segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Antevisão Naval - SCP

Naval - SCP

Depois da alegria que nos foi proporcionada pela equipa de futebol profissional na Quinta-feira passada, tendo o SCP dado a volta a uma eliminatória que parecia irremediavelmente perdida e para a qual o SCP partiu como natural favorito pois era sua obrigação eliminar o Brondby, eis que volta o campeonato nacional.

O SCP desloca-se à Figueira da Foz para enfrentar a Naval 1º de Maio, equipa que recebeu na 1ª jornada o fcp tendo perdido por 0-1, num penalty muito duvidoso, diria mesmo num penalty "à fcp". É que não são só os jogadores que são "à fcp"...

Voltando ao jogo, o SCP conta por vitórias as deslocações ao reduto da Naval e assim espero que continue. É que depois da alegria da qualificação, se analisarmos o jogo friamente, verificamos que ainda falta ao SCP apresentar futebol que conjugue o querer e a capacidade de luta demonstradas, com qualidade do "jogo-jogado" (anda ausente este último).


Movimentações do mercado

Tonel no D. Zagreb, Stojkovic no Partizan e Pongolle no Saragoça, foram as últimas movimentações no mercado por parte do SCP.

Stoj - Em relação ao Stoj nada a dizer. Era notório que não seria opção em Alvalade, apesar de tanto Carvalhal como Paulo Sérgio terem tido a determinada altura, um discurso que parecia indiciar o contrário. Sendo assim, espero que aproveite a hipótese que lhe é dada de competir, para mostrar serviço de modo ao SCP conseguir recuperar alguma parcela da verba que despendeu para o adquirir.

Pongolle - Situação que roça o criminoso, a nível da gestão do SCP. Um jogador que foi adquirido por 6.5M€, é agora, e sem que tenha realizado 10 jogos (valor de cabeça, não fui confirmar), emprestado ao Saragoça!!!!
Num Clube que todos os dias - pelo menos até há bem pouco tempo - se queixa de falta de dinheiro, emprestamos a 2ª contratação mais cara da nossa História, sem que esteja sequer contemplada, uma cláusula de aquisição futura. Espero que o salário seja suportado na íntegra pelo Saragoça.

Gostaria de ver explicadas as razões que nos levaram em 1º lugar a adquirir Pongolle para agora o emprestar. Não é uma questão de nos explicarem todas as movimentações que fazem mas esta merecia, da parte da Direcção / Depto. Futebol, uma explicação, na minha opinião.


Tonel - Como disse no post acerca da sua saída, só tenho a agradecer-lhe tudo o que deu ao SCP. Um jogador que sempre respeitou o Clube, sempre deu o máximo em campo e que se mais não fez, foi porque não pôde, fosse por limitações próprias ou injustiça do treinador. Tonel encarnou na perfeição o nosso lema e merece o nosso respeito e consideração. Que tudo lhe corra bem nesta sua nova aventura.

Aniversário do "A Norte"

Last but not least, o aniversário do blog.

Um blog que me dá um gozo enorme ler e um orgulho enorme em pertencer, pois é feito por Sportinguistas para Sportinguistas, sem qualquer agenda, sem qualquer interesse, onde cada qual dá a sua visão, colocando sempre em 1º lugar aquilo que realmente é importante: o nosso Sporting Clube de Portugal.

Um blog que principalmente devido ao seu criador e mentor, o nosso "Mister" LdA, se tornou num espaço de reflexão e debate do nosso Clube. Parabéns LdA, por todo o teu empenho e dinamismo, pelo teu esforço e companheirismo.

É uma honra fazer parte do conjunto de editores deste blog e poder falar do SCP convosco!

SCP SEMPRE!!!

16 comentários:

  1. "Espero que o salário seja suportado na íntegra pelo Saragoça"

    Também espero mas desconfio. Não vi em lado nenhum os contornos do negócio, muito menos uma explicação sobre a não inclusão da cláusula de aquisição.

    Só posso concluir que não convém explicar o negócio. Mas li algures que o jogador não deseja voltar a Portugal. Mais uma razão para incluir uma clásula de aquisição. Mas parece-me que o Sporting deve estar a suportar grande parte do salário, caso contrário, o Saragoça exigiria concerteza uma opção de compra.

    Ainda ontem soubemos do empréstimo do Ibrahimovic sobre o qual o Barcelona fez questão de explicar os seua contornos e evidenciar quanto vai poupar com o mesmo. Mas nós é que somos pobrezinhos e não precisamos de poupar nada.

    Também sobre o Tonel não sei por que valores foi vendido. Talvez me tenha escapado esta informação. Se alguém souber agradecia saber.

    Muitas explicações deveriam ser dadas, não só no caso Pongolle. Mas ninguém presta contas, ninguém diz nada sobre estas gestões miseráveis. Anda tudo calado, direcção, oposição, ex-presidentes, enfim está tudo calmo, tranquilo e satisfeito.

    ResponderEliminar
  2. Vi a estreia do FCP na Figueira da Foz e aquilo que eu vi foi uma primeira parte em que a Naval foi um osso bem duro de roer. Previno já os menos atentos que o registo da equipa da Figueira mudou muito do ano passado para este ano, menos tentada para a bola para frente de Inácio.

    Estou convencido que, à semelhança do jogo com o FCP, a Naval vai jogar com 11 elementos atrás da linha bola, criando-nos as mesmas dificuldades que então criou, ao ponto de apenas na 2ª parte se terem visto oportunidades de golo reais. Isto se excluirmos um lance duvidoso na área do Porto que o árbitro mandou seguir. O mesmo não aconteceu quando outro lance duvidoso se deu na área da Naval.

    A Naval não tendo problemas em jogar em 4x5x1 é no entanto bastante elástica e rápida a lançar contra-ataques. Com os problemas que a nossa equipa tem revelado na transição e processo defensivos e na organização do ataque, teremos hoje um bom teste de aferição ao tal upgrade de falava ontem PS, lembrando os jogos dos USA. Acontece que a Naval não joga da mesma forma que o Man. City ou Tottenham, como veremos mais logo. Mas o Sporting tem revelado mais ou menos os mesmos problemas, independentemente das nuances tácticas que PS tem introduzido.

    Provavelmente este será daqueles jogos em que se concluirá que sempre se precisa do tal pinheiro, isto se a decisão do jogo se prolongar para os momentos finais. Mas lembro que, numa equipa bem orientada até o Villa marca golos de cabeça, com ontem se viu. O próprio Liedson, que à beira do Luisão e outros pinheiros defensivos parece que joga de joelhos, consegue marcar golos de cabeça. O problema não estará seguramente na altura mas sim na profundidade... do raciocínio.

    ResponderEliminar
  3. Naval - SCP

    Só conheço uma palavra para este jogo GANHAR.

    Movimentações do mercado

    Stoj: fosse ao Partizan, fosse ao Beleneneses, fosse ao Odivelas FC, se não fazia parte do plantel...então longe de Alvalade é que ele está bem.

    Pongolle: Má contratação, e por isso, tinhamos que arranjar uma solução. Ou ficava o resto da temporada no banco (a ouvirmos todos os dias que o nosso jogador mais caro estava no banco), vendiamos ou entao emprestavamos.
    Emprestamos, segundo a imprensa ganhava 85 mil por mes, vezes 14 meses, poupamos para já 1,2 milhoes de euros, neste ano. Se vai com clausula ou não, não estou a ver onde está esse problema tão grande.

    Tonel: até na despedida, mostrou ser um grande homem...irá ser sempre recebido pela porta grande em Alvalade.

    SL

    ResponderEliminar
  4. pedro,

    E pedirmos esse esclarecimento é, por alguns, mal-visto quando deveria ser exactamente o contrário. Alguém fica satisfeito com o desenrolar deste processo? Duvido.

    LdA,

    Para além das dificuldades inerentes, não temos a "estrelinha de campeão" que o fcp tem. A que é patrocinada pelos homens do apito.

    Dezperado,

    Não ter cláusula de aquisição, dá a ideia que o Saragoça não está sequer interessado em contar com o Pongolle findo o empréstimo. Emprestamo-lo, pagamos (possivelmente) uma % do seu salário e no fim do empréstimo, repete-se a situação?
    Não é que não se possa fazer o negócio na mesma mas é comum adicionar-se a mesma. É a isso que me refiro.

    ResponderEliminar
  5. JVL

    Eu percebo em relação à clausula de opção de compra. Mas pondo a hipotese que haveria uma clausula na ordem dos 5 milhoes como se falou de inicio. Chegamos ao fim da epoca, e o Saragoça avança com 4 milhões? seria uma má venda??? seria melhor faze-lo regressar para arranjarmos mais um caso, ano após ano??? Ele foi emprestado, se correr-lhe bem a época, pode o saragoça como outro clube qualquer comprá-lo.

    Daí até acho que foi uma boa opção emprestá-lo, porque não iriamos ficar com um jogador no plantel, apenas porque foi o mais caro. Como disse anteriormente, foi uma pessima compra, mas agora há que resolve-la, tentando minimizar o prejuizo.

    Mas acho engraçado uma coisa, não se fala do DD da altura que houve esta compra porquê??? porque ainda não era o Costinha que lá estava???

    SL

    ResponderEliminar
  6. jvl,

    Nem cheguei ainda a esse ponto de sermos nós, "simples" sócios a pedir explicações. Apenas referi a minha indignação de ninguém mais "relevante" na história do clube ( ex-presidentes, ex-dirigentes, figuras do clube, etc) mostrar-se preocupado com o estado das coisas. Nem as oposições das eleições. Acho curioso esta passividade de quase toda a gente.

    Se alguém fica satisfeito com o desenrolar deste processo? Pelos vistos há quem fique. Aqui mesmo pode-se ler opiniões conformadas e contentes com o desenrolar das coisas. Além disso, também não vejo mais ninguém, como referi em cima a equacionar o que quer que seja. Por isso parece que há quem esteja satisfeito com o desenrolar deste processo.


    Dezperado,

    Onde lêste que poupamos 1.2 milhoes com o empréstimo do Pongolle?
    Isso, a ser verdade, quer dizer que o Saragoça paga a totalidade do salário do jogador! E não tem direito a cláusula de compra?? Acho isso muito estranho. Aposto que o Sporting para, no mínimo, metade do salário! Se não fôr mais que metade, uma vez que nem há a clásula..


    Boa opção emprestá-lo? Se não sabem rentabilizar os jogadores então vamos emprestar muita gente nos próximos tempos. Não se pode apreciar um caso como este só a partir deste momento do empréstimo. É preciso responsabilidades porque por falta delas é que o clube está como está! E este jogador não deve ser mau jogador. E para o campeonato portugês deveria ser uma mais valia. Mesmo que eu não concorde com a compra, pelo preço que foi. Mas é preciso responsabilidades e competência para gerir os casos e rentabilizar o clube! desde o presidente até ao treinador. E como não há varre-se o jogador para outro lado, num negócio que ninguém sabe como foi mas que não parece vantajoso para o clube. Dei o exemplo em cima do empréstimo do Ibra ao Milan. Veja-se a diferença de como o Barcelona fez questão de dizer a mais valia do empréstimo. Como disse também, eles é que são um clube rico e nós o clube pobre num momento crítico mas parece que eles é que se preocupam em gerir bem e poupar, ao contrário de nós!

    É preciso mais rigor e mais exigência a apreciar esta gestão danosa!

    ResponderEliminar
  7. Dezperado,

    Concordo que foi bom emprestá-lo se ele não iria ser utilizado.

    "Gostaria de ver explicadas as razões que nos levaram em 1º lugar a adquirir Pongolle para agora o emprestar."

    Se digo isto, estou implicitamente a criticar o DD da altura. Quando acho que alguém é passível de crítica, faço-o, chame-se ele Costinha, Sá Pinto, JEB, Liedson, Rui Patrício ou Maniche.

    ResponderEliminar
  8. PS: Agora gostava era de saber porque é que o Pongolle não iria ser utilizado.

    ResponderEliminar
  9. Pedro

    Eu fiquei com a ideia que o Saragoça irá pagar o ordenado.

    Estás indigando porque ninguem protesta, porque ves esta passividade no clube e elogias o Barcelona porque foi explicar o bom do emprestimo do Ibra certo?
    Agora eu ponho-me no lugar de adepto de Barcelona e perguntava: então tinhamos o Etó (um dos melhores marcadores), foi para Italia, a troco do Ibra com mais uns milhoes envolvidos...passado um ano estamos a emprestar o jogador mais caro do Barça ao Milan??? isto já não te faz confusão?????...a não ser que bastasse uma explicação do JEB para ficar tudo bem??? é isso?????

    É que criticas tanto o Sporting e elogias o Barcelona que envolveu muitos mais milhoes....fiquei sem perceber.

    SL

    ResponderEliminar
  10. jvl


    o paulo sergio disse que tinha 4 pl com caracteristicas semelhantes e o pongolle foi o unico que nao teve hipotese de jogar, se gundo o p sergio porque nao se adaptou ao esquema da equipa

    ResponderEliminar
  11. riga,

    Assumindo que isso é verdade, então emprestamos um jogador porque em meia dúzia de semanas não se adaptou ao esquema? Tem alguma lógica ainda por cima tendo em conta o avultado investimento que implicou a sua contratação?
    Dispendemos 6.5M€ para 6 meses passados o pormos a andar? Isso só demonstra que as contratações de Janeiro foram para calar os adeptos e que no SCP não se pensa a médio-longo prazo.

    ResponderEliminar
  12. JVL:

    Ou a minha memória já não é o que era, ou o Pongolle não chegou, sequer à meia-duzia (de jogos, claro está). E em NENHUM (disto estou certo), dos pcs q participou, jogou os 90 minutos.

    Qd por aqui 'ANorte' analisamos a contratação, foi unanime o espanto pelo preço da aquisição. Ainda mais numa altura de crise. Financeira e desportiva, já que à excepção da Liga Europa, em q o jogador não poderia dar o seu contributo, já tds as outras competições tinham 'ardido'...

    Ora, se o 'cepo' deste pinheiro atlântico (nome comum dado ao Pinus pinaster em França) já custou os olhos da cara aquando da sua 'instalação' em Alvalade, estou convencido que a sua 'manutenção' ainda vai custar-nos mais, tendo em vista o rendimento que se viu e que se antevê... Carai! Qlq produtor florestal octagenário e 'analfabruto' geria melhor o seu pinheirito... ;)

    É caso para perguntar ao nosso excelso sábio e magnánimo presidente do CD e SAD. Pinaste o SCP, mais uma vez, não pinaste, Zé? ai, ai... seu maladrim...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Ganhar hoje e limpar a mente com o interregno motivado pelos jogos da selecção exige-se de modo a partirmos para um novo ciclo que se quer vitorioso.

    ResponderEliminar
  14. Dezperado,

    Fico confuso com os teus comentarios e as tuas duvidas. parece que nunca comentas bem o tema das conversas.

    1. Eu nao critico o Sporting mas sim os incompetentes que o governam. E isto e daquelas coisas que sao obvias e que sao uma perda de tempo explica-las.

    2. E ridiculo achares que estou preocupado com os milhoes do barcelona. Obviamente que o que me interessa sao as explicaçoes que uns deram e outros nao!

    3. Reforço o que disse, e preciso rigor, competencia e responsabilidade porque o Sporting atravessa um momento muito complicado.

    Acho que a maioria dos post aqui ja dissecaram bem a incompetencia, a falta de rigor e a irresponsabilidade deste caso. Fora os outros alem de tudo o resto que anda pela mediocridade por culpa de quem o governa.

    ResponderEliminar
  15. E Pedro Silva no Portimonense.
    Penso que falta apenas Caneira. (já agora o que fica o Grimmi a fazer?)
    Acredito numa vitória hoje.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Juvenal:
    Esqueceu-me essa questão no meu comentário: depois das vitórias dos rivais, com a paragem do campeonato e dos jogos que se seguem (FCP-SCB, GUI-SLB, e depois SLB-SCP) não podemos facilitar. Começarão agora as primeiras definições.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)