terça-feira, 24 de agosto de 2010

Torsiglieri, Otamendi e outros


O que diriam a generalidade dos adeptos Sportinguistas se o Sporting contratasse um defesa-central de 1.78m? “Mais um anão” será dos epítetos mais fáceis de publicar aqui. Eu pelo menos não me esqueci do que pediam insistentemente a grande maioria de nós… Agora que Otamendi aterrou no aeroporto Sá Carneiro já há quem se interrogue da compra de Torsiglieri, quando este foi suplente de Otamendi. Foi, é a palavra correcta, porque Torsiglieri de facto esteve no banco em todo o Torneio Clausura, mas no torneio seguinte foi totalista nos 13 jogos, com 4 cartões amarelos e 1 golo marcado, sendo uma das revelações da prova. A selecção de Otamendi para o Mundial é um certificado de garantia, e o seu custo final reflecte-o. Mas não retira valor a Torsiglieri, que, sem o passado do ex-colega teria que ser mais barato. Há riscos em ambas as apostas, o futuro dirá quem perdeu e quem ganhou. Mas os Sportinguistas, pelo menos grande parte, não se pode queixar de ter agora o que tanto pediram: um central alto. Eu continuo preferir os bons centrais, sejam eles da altura do Ricardo Carvalho ou do Beckenbauer.

------------------

Ontem falei aqui sobre Roberto a brincar. Volto agora ao assunto noutro tom, porque ele me lembra duas situações vividas no Sporting que têm algo de semelhante com o que agora se vive no vizinho de cima e que tanto nos diverte assistir de cadeirão.

Julgo que em Portugal poucos conhecem o valor de Roberto, para além de Jesus, uma vez que os jogos do Saragoça não têm a visibilidade no nosso País como sucede com o Barcelona ou Real Madrid. Não tem carreira internacional digna de registo, também. Por isso são tão válidos os juízos que asseguram que se trata de um bom guarda-redes como o contrário. O que todos sabemos é que não foi pelas prestações que agora conhecemos que Jesus o foi buscar a Espanha e jogou o prestígio de bom observador que granjeou justamente no ano passado.

Tudo indica que o problema de Roberto é o que se costuma dizer uma questão de estofo, neste caso de falta dele. O valor pago pelo seu passe, o peso de ter que jogar numa equipa que quer revalidar o título, é muito diferente de jogar no Saragoça para não descer. Num candidato ao título um guarda-redes é chamado poucas vezes a jogo e cada falha é vista milhares de vezes. Ao contrário, numa equipa do meio para baixo da tabela está-se permanentemente em jogo, as defesas realçadas e as falhas menos escrutinadas.

Roberto vive hoje o mesmo problema que Ricardo viveu quando se transferiu para o Sporting. No caso do ex-guarda-redes da selecção nacional o seu eclipse deu-se não tanto pela mudança de estatuto mas pela campanha sórdida por causa da preferência de Scolari em detrimento de Baía. Ricardo não soube lidar com a situação e nunca mais foi o mesmo. 

É olhando para estes 2 casos, passados com jogadores mais velhos, que olho para Patrício, que, com todas as falhas, as próprias e as alheias, e com toda a turbulência em que tem crescido, continua de pé, de forma quase estóica. Algum valor deve ter.

31 comentários:

  1. Prevendo que a discussão do dia de hoje seria sobre os dois centrais argentinos e divagar sobre quem fez o melhor negócio resolvi, ontem, escrever sobre Nuno André Coelho que veio para o Sporting no negócio do "outro" e realçar a sua prestação e de como foi acertada a sua escolha.

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Ao longo desta tarde de férias, venho dizendo (noutros locais blogsféricos, uma vez que aguardei q publicasses a tua opinião), mt daquilo que tu escreves.

    Para já não consigo avaliar a qualidade dos dois centrais pq não conheço nem um, nem outro. Por isso é igualmente difícil comparar os dois 'negócios'. Se é verdade que Torsi me pareceu caro, não sei se o Otamendi tb não o virá a ser. O Otamendi chega ao aeroporto Sá Carneiro, como o Torsi chegou ao da Portela: com ZERO segundos de competição europeia...

    Poderá vir a revelar-se um gde defesa e pode ser mais um flop argentino, à semelhança de mts outros barretes q aterraram no fcporto.

    O facto de ter ido ao mundial é pc relevante para mim. O Ricardo Costa tb foi, tb jogou (e tb fez de defesa direito) e digo com sinceridade que não gostava de o ver por Alvalade. Assim sendo…. E se a Argentina é uma selecção de top, Portugal com a história recente, tb o é!

    Não sabia da estampa física de Otamendi... 1,78m? Então era certinho o epíteto de "anão". Julgo q o Daniel carriço é mais alto e já li algures adjectivo semelhante a referir-se ao nosso jovem capitão... É evidente que o q interessa é a qualidade futebolística do jogador e até há bastantes exemplos de ‘gdes’ centrais no futebol mundial q não são altos. Em actividade lembro-me, assim de repente, do Puyol (Barça) e do Canavaro que até foi, recentemente, considerado melhor jogador do mundo. Logo após ter conquistado com a sua Itália o título mundial de selecções... Por isso...

    Torsi, para além de alto é canhoto, joga descaído para a esquerda, características que não tínhamos antes de ele chegar. Tem 22 anos, é alto, e precisa de se adaptar. Vamos ver como o fará.

    QT ao Roberto. Nota-se perfeitamente que a realidade que veio encontrar o afectou. Mas isso é logo mau indício… demonstra, precisamente, fraqueza psicológica, a famosa falta de estofo! Mas, o pior é que vem piorando de jogo para jogo ao ponto de fazer uma palhaçada incrível na Choupana!!! A postura q teve no segundo golo do Nacional foi anedótica… Ou leva uma lavagem cerebral mt gde ao vai ser novo Bóssio… Oxalá se confirme. Nada contra o homem em particular, td contra o clube q representa (nosso rival), obviamente.

    Rui Patrício. No dia em que pura e simplesmente cagar(o termo correcto é emso este) nos assobios, irá melhorar de certeza. Este ano parece-me mais segura. Inclusivamente a sair aos cruzamentos e a jogar com o pé (só joga com o esquerdo) que eram as suas gdes lacunas. Acredito nele e tenho simpatia pessoal pelo miúdoÉ daqueles tipos q me parecem boas pessoas, pronto. Desejo firmemente que se imponha. Seria bom para ele e para o nosso Sporting.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Claro, tudo é tema para falar mal do SCP. Irra que é difícil ser padre nesta freguesia.

    ResponderEliminar
  4. ó St Engrácia... leste o post? Ou viste apenas descarregar a bilis?

    ResponderEliminar
  5. Tenho para mim que se devia apostar no Torsi com ponta de lança, mal por mal quase apostaria que chegava no fim do ano com mais golos que o Postiga. Pelo menos atrapalha mais os centrais só com o cabedal.

    ResponderEliminar
  6. pelo que sei o otamendi parece franzino mas tem 1,83 metros, é o que dizem as fichas técnicas dele e o que ouvi na televisão.

    para mim o tamanho lá atrás não conta se houver equilíbrio: se um dos centrais for baixo o outro terá de ser mais alto: o puyol (1,78) joga com o piqué (1,92) no barça; o cannavaro (1,75) jogava com o nesta (1,87) na sel.italiana; o ricardo carvalho (1,81) jogava com o terry (1,87) no chelsea; o cordoba (1,73) ou o samuel (1,83) com o materazzi (1,93) no inter.

    equilíbrio.

    mas antes disso têm de ser bons, o que parece ser o caso deste argentino, que jogava de início no mundial, embora à direita.

    e apesar dos 3,2 milhões, não parece ser esse o caso do torsiglieri - ou então o paulo sérgio é maluco e escolhe os que pior se treinam.

    ResponderEliminar
  7. E o Braga ganha em Sevilha!!!


    Boa Karlinhos... :)

    ResponderEliminar
  8. Pois é: o Braga tem uma dupla de centrais fantástica com 2 jogadores com pouco mais de 1,80...

    ResponderEliminar
  9. Pois, o Sporting de Braga pode assumir a lugar deixado pelo SCP, e se nada for feito, essa será uma constante :-). Ou seja, o SCP baixa da prateleira dos "grandes" para lá deixar o Braga que bem merece.
    Estamos mesmo mal...
    SL.

    ResponderEliminar
  10. Boas

    Este Braga que tanto tem surpreendido nos últimos anos, está já uns bons furos acima do Sporting ao nível de organização e gestão.

    Este Braga tem um Presidente que sabe gerir.
    Este Presidente sabe comprar barato e vender com grandes ganhos.
    Este Presidente fala pouco e trabalha muito.
    Sabe escolher treinadores, pois raro é aquele que se dá mal com os ares de Braga nos últimos anos.
    Rodeia-se de um boa estrutura, que trabalha em silêncio e tem vindo calmamente a solidificar a posição do clube como quarto grande português.

    Este tipo de Presidente já não vejo em Alvalade desde os tempos de João Rocha.


    Pelo contrário, em Alvalade temos um presidente que é uma anedota, uma estrutura que parece um circo.
    Para qualquer problema com que se depare esta Direcção com vencimento profissional, existe sempre uma resposta...amadora.

    Admiro o Braga, não o escondo, e este sim deve ser o modelo de gestão a seguir, e não o modelo dos corruptos do Norte que o Sr. Bettencourt tanto gosta de dizer ser o seu favorito.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  11. Grande Braga!!! Parabéns! É um feito que eu julgava impossivel. Absolutamente fantástico. Muito, muito, muito bem.

    ResponderEliminar
  12. Sporting até morrer, muito deste Braga foi construido por rejeitados de Alvalade. Alguns que sairam porque perderam a paciência de serem constantemente insultados.

    Parabéns, continue, o caminho para fazer o Braga mais forte é esse.

    ResponderEliminar
  13. Ajudem-me pois não me recordo de um central que tenha chegado da América do Sul e se tenha imposto assim à primeira.

    Pessoalmente, acho que a gestão de Torsiglieri tem a ver com uma protecção que estão a dar ao jogador à medida que se adapta ao futebol europeu. Se começar a jogar agora, ao mais pequeno erro, será colocado no mesmo saco que Paredes, Farnerud, Maniche, Had, Pongolle, etc...

    Quanto a Otamendi, escusado será dizer que não espero qualquer tipo de felicidade nos nossos adversários :D

    ResponderEliminar
  14. LMGM,

    Não percebi se a última frase era ironia ao que escrevi, ou se está de facto a dar os parabéns ao Braga pela excelente gestão que se tem feito neste clube nos últimos anos.

    Concorda com isso, correcto?

    Não concorda com algo do que disse sobre a actual Direcção do Sporting?

    Já agora, dos nosso rejeitados, só me estou a lembrar do Carlos Freitas, que por acaso já lá nem está.

    SL
    José

    E por favor não me confunda com um outro senhor que até tem um blogue com o mesmo nick que eu tenho. Eu não tenho blogues.

    ResponderEliminar
  15. Caro Sporting até morrer
    Leitura simples como devem ser todas as boas leituras.
    Purovic,Pongolle etc,etc,etc orçamentos, desorganização, a procura de treinadores tipo Mourinho, directores Freitas;Barbosa;Costinha
    O problema é simples falta de liderança.
    Agora está meia nação Sportinguista à espera de eliminar o Brondy.
    Nem daqui a um ano isto vai melhorar
    Rei fraco faz fraca a forte gente.

    Sporting

    ResponderEliminar
  16. 1,84 e não 1,78.
    Como parte da argumentação assenta na altura, parece-me importante esta correcção.

    Quando Ricardo se transfere para o Bétis já há muito essa discussão, acerca da opção do seleccionador, tinha saído da ordem do dia.

    ResponderEliminar
  17. A propósito da altura de Otamendi:

    http://www.goal.com/br/people/argentina/25706/nicol%C3%A1s-otamendi/profile

    http://pt.fifa.com/worldcup/players/player=310116/index.html

    ResponderEliminar
  18. Ver o Otamendi a "crescer" desde que aterrou no Sá Carneiro não é estranho. Aquilo que eu estranho é o Torsi ainda não ter já diminuido e ter só 1,87 por esta altura. Pelo menos já não presta e ainda nem jogou oficialmente, isso sim já é coisa mais normal.

    P.S. - Aposto que lá para o fim da época o Moutinho já tem mais de 1,80

    ResponderEliminar
  19. "Pois é: o Braga tem uma dupla de centrais fantástica com 2 jogadores com pouco mais de 1,80..."

    LdA:

    E um deles até já andou a banhos na Academia de Alcochete. Na altura despacharam o gajo de uma forma q até parecia um leproso... Só não é outro Pepe, pq a idade já vai avançada...


    Parabéns ao SCB. Não foram só as duas vitórias perante uma das equipas mais fortes de um dos melhores campeonatos do mundo. Foi a forma CATEGÓRICA como factura 4 golos em pleno Sanchez Pizuan... A organização, a personalidade, a ousadia com que encararam um jogo tão decisivo mete inveja à actual equipa do SCP...

    E já tinham despachado o Celtic com uma facilidade estonteante. Nós nem ao brondby vencemos em casa...

    Hj ivemos uma demonstração cabal de como uma equipa baratinha e um treinador minimamente 'arrumadinho' dá uma autentica banhada a uma equipa caríssima, cheia de vedetas e treinada por um 'emproadinho' mas com o 'sótão' de pantanas...

    ResponderEliminar
  20. E porque não confiar nos dados do próprio Velez ??
    Ou é o Porto a produzir os conteúdos do site do Velez ?

    já agora, dados adicionais:

    Fecha de Nacimiento:
    12 de febrero de 1988

    Lugar de Nacimiento:
    Centro (Ciudad de Buenos Aires)

    Edad:
    22 años

    Peso:
    82 kgs.

    ResponderEliminar
  21. Carlos Freitas foi o bode expiatório para sossegar mais uma crise. Podiam sair todos, menos o grandioso e todo poderoso forever Paulo Bento. Já era assim no tempo do Soares 'mistura-de-ameba-com-girafa' Franco.

    Estou à vontade pq afirmei isto na altura da saída de CF. E mais ainda. Que as coisas não só não melhorariam, como nos viamos privados de um dos poucos gajos q percebia alguma coisa do assunto. Agora já há quem se lamente. O costume. tentaram fazer o mesmo ao Barbosa (acalmar as hostes) mas o amigo segurou-o.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Offshore...

    Como se disse. A altura é irrelevante. Ou tem qualidade ou os centimetros (a mais ou a menos) não lhe servirão de nada.

    Qt aos dados do Velez, nem me vou dar ao trabalho de confirmar. Mas quem vende quer sp dar uma melhor imagem do produto que tem exposto... E sabendo-se q lá como cá, existe o preconceito dos centrais altos serem os melhores...

    ResponderEliminar
  23. O q realmente espanta é q já vi a altura do Otamendi variar desde 171 até 184 cm... Será q se fala do mesmo jogador?... :s

    ResponderEliminar
  24. é a ficha técnica do jogador (no site do clube) quando ainda fazia parte do plantel

    algo que existe em qualquer clube desde que tenha site; nome, idade, altura, peso, data de nascimento, posição
    o básico

    como refere o importante é a qualidade mas dar relevância à informação de um site em detrimento da ficha técnica do próprio clube parece-me descabido

    ResponderEliminar
  25. Ainda hoje no CL, em conversa com o Nuno Manaia Costa, falava na altura dos centrais.

    A grande maioria dos Sportinguistas queria era um central alto. Chega o Torsi e elogia-se. Depois o fcp compra o Otamendi e já se critica o negócio e afirma-se que o Torsi, que pouco ou nada jogou, é tosco.

    Esta conversa sobre a altura de um jogador, já a ouvi em outras ocasiões. Por exemplo, antes de chegar o Liedson e mais tarde, antes de chegar o Purovic. Com os resultados que se conhecem.
    Reduzir uma determinada posição à estatura física do jogador, seja avançado ou central, é que não me parece correcto. O que deveria interessar em primeiro lugar, é a sua qualidade.

    Quanto ao Roberto - caguei.

    Quanto ao Rui Patrício: continuo a achar que ainda não tem o estofo necessário para ser GK do SCP apesar de, e como diz o Virgílio:

    "tenho simpatia pessoal pelo miúdo. É daqueles tipos q me parecem boas pessoas, pronto. Desejo firmemente que se imponha. Seria bom para ele e para o nosso Sporting."

    Para finalizar, grande Braga! Grande resultado e, pelo que li, grande exibição. Um exemplo para todos.

    ResponderEliminar
  26. Qto ao roberto tb CAGUEI, tal como o JVL. N vou perder tempo a falar d um jogador dos porcos.

    Qto ao Torsi, acho que e flagrante a nedcessidade do Sporting em ter um central de categoria no 11. E por isto deveria ter sido procurado e contratado um jogador para jogar e nao para se adaptar.

    Por outro lado, e verdade q teremos de aguardar pela integraçao e adaptaçao do Torsi a sua nova realidade, mas pelo q vi, q foi no entanto muito pouco, nao gostei da pinta. Ha pormenores que nao precisam de adaptaçao. Sera que o rapaz estava muito nervoso? Espero q nao seja mais um caso de falta de esforço. Ou de incompetencia directiva. Vamos entao aguardar e entretanto jogamos como habitual.

    ResponderEliminar
  27. escrevi mal: ''falta de estofo'' e nao ''falta de esforço''

    ResponderEliminar
  28. Concordo com o Post mas não no seu todo. Principalmente no caso do Rui Patricio. Mas como é chover no molhado , adiante.

    Quanto ao Braga , equipa e a sua estrutura.

    A diferença chama-se Presidente. Há rigor e todos prestam contas. Carlos Freitas no Braga não traria Kokes ou Tiuis...ou já se esqueceram desses fenomenos futebolisticos entre outros que esse senhor trouxe? Em Braga com agora na Grecia o senhor Freitas será controlado e obrigado a mostrar serviço. Em Alvalade "Land of the free friendship" vive-se a grande , faz-se o que quer e raramente se presta contas. As vaidades e cismas de treinadores ou mesmo de directores prevalecem sobre as necessidades do Sporting ou na gerencia dos seus activos. Dou 2 exemplo. Freitas após 1 ano de fora não descansou enquanto não despachou todas as compras de Paulo de Andrade.
    Bento nunca poderia encostar certos jogadores ou não aproveitar outros apenas e só por não caberem na unica tactica que conhecia. Varela é o caso mais mediatico.
    É assim o Sporting. Um colosso sem rei nem rock. Quando os socios meterem na cabeça que mais que as alternativas é no proprio edificio que estão as pedras no sapato talvez saiamos do buraco em que nos metemos.

    Falta um Presidente e um director desportivo. E já agora tambem um treinador....e já nem falo de meia duzia de jogadores que recebem ouro e apresentam zero em campo e no total ultrupassam em muito os 500 mil mensais em massa salarial. Depois olhamos para Braga e vemos-os por um canudo....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  29. Em relação ao Torsi, não acho estranho que ainda não tenho jogado, o PS diz que precisa de adaptar-se...e eu acho melhor assim, que lança-lo já e ao primeiro jogo menos bom, passava a ser assobiado e nunca mais ia conseguir jogar à bola.

    Do pouco que vi dele com a nossa camisola, pareceu-me um gajo bom nas alturas, mas com alguns problemas de rins, um pouco lento. Esperamos para ver...em relação ao que o fcporcos foi buscar, problema deles, não tenho nada a ver com isso.
    Deixa me triste, é os dois serem praticamente desconhecidos, mas o do fcporcos já é o melhor do mundo antes de jogar e o nosso não vale nada.

    Em relação ao Braga, começo a dar razão ao Lda, não esperava que o Braga continuasse tão forte.

    Concordo que tem um presidente bom, uma boa estrutura, mas também me custa comparar conosco. Por nós temos a obrigação de ganhar o campeonato, eles correm como outsiders...e faz-lhes bem, não sentirem essa pressão.
    Mas acho piada agora falarem tão bem do Carlos Freitas, um gajo qe há uns anos era chamado de filho da p... das bancadas...e tudo fizemos para correr com ele.(e com isto não estou a dizer que morria de amores por ele)

    SL

    ResponderEliminar
  30. Mike Blitz, esta é a lista de entradas e saidas do plantel do Braga no ano passado, diz-me lá quantos Kokes e Tíuis estão ali?

    ENTRADAS
    Louis Peña Estudiantes de Mérida
    Yazalde Varzim
    F.Alexandre Est. Amadora
    Ney Santos Est. Amadora
    Diogo Valente FC Porto
    Possebon Man. United (emp)
    Paulão Naval
    Hugo Viana Valencia (emp)
    Osvaldo Al Ahli (emp)
    Adriano FC Porto
    Tiago Pinto Sporting
    Luís Aguiar Dynamo Moskva (emp)
    Miguel Garcia Olhanense
    Rafael Bastos Consadole Sapporo
    Rentería FC Porto (emp)
    Gal Agbossoumonde Miami FC (emp)
    Olberdam Marítimo (emp)
    Andrés Madrid FC Porto
    Kieszek V. Setúbal

    SAÍDAS
    Forbes Ribeirão
    Orlando Sá FC Porto
    Mendes Varzim (emp)
    Diego Silva Sp. Covilhã (emp)
    Pizzi Sp. Covilhã (emp)
    Paulo Jorge APOEL
    Jair Baylón Gil Vicente (emp)
    Abdou Nacional
    Zé Manuel Merelinense
    Stélvio U. Leiria (emp)
    Castanheira Chaves
    Roland Linz Gaziantepspor
    Wender Ermis Aradippou
    Diego Costa Valladolid
    Sibide AD Lousada
    Ruca Fão
    Nani Merelinense
    Mário Felgueiras V. Setúbal (emp)
    Palmeira Est. Amadora (emp)
    Edu Est. Amadora (emp)
    Dani Est. Amadora (emp)
    Ricardo Ferreira Olhanense
    César Peixoto Benfica
    Zé Pedro Valdevez
    Rui Lopes AD Lousada
    Fernando Alexandre Leixões (emp)
    Jorginho Gaziantepspor
    Frechaut Metz
    Rainford Kalaba U. Leiria (emp)
    Jair Baylón Univ. San Martín (emp)
    Alex AD Lousada
    Ney Santos V. Setúbal (emp)
    João Pereira Sporting
    Pizzi P. Ferreira (emp)
    Pedro Odivelas
    Edu Vizela (emp)
    Yazalde Olhanense (emp)
    Veiga Sp. Braga
    Rainford Kalaba Zamalek SC (emp)
    Stélvio 1º de Agosto (emp)
    Karim Kazeem Oliv. Douro (emp)
    Anilton Portimonense
    André Leone Sport


    O Braga tem uma época fantástica de compras, 2008/2009 onde formou grande parte do grupo que lhe está a render este sucesso. Mas falhar... falha tanto ou mais do que os outros.

    ResponderEliminar
  31. LGMG

    Estou a ver que sim
    Ao menos eles conseguem colocar os excendetarios....
    ;-)
    De qq forma ambos sabemos que Freitas pouco ou nada prestava contas em Alvalade....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)