terça-feira, 17 de agosto de 2010

Das duas... duas?

Queirós só tem razões para se rir
Acompanho sem grandes expectativas o “caso Queirós”. Ele retrata de forma muito fiel aquilo que é há muitos anos o futebol português: um lago de águas profundas, cuja superfície apenas deixa entrever o que não é de todo possível conter na ebulição permanente que resulta da luta sem ética nem quartel entre interesses pessoais, clubisticos e económicos. Mal o caso começou já cheirava mal e de maus cheiros andamos todos cheios.

Mas dois factos despertaram-me a atenção.  Como podia não ter chamado? 

I) O rol de testemunhas arroladas pelo ainda seleccionador nacional. De um cavaleiro de sua inglesa majestade, passando por Figo e acabando nos presidentes dos nossos principais rivais, a passadeira vermelha da Praça da Alegria teve finalmente uso adequado.

(Todos sabemos que os VIP`S pouco ou nada lá foram fazer que contribua para um cabal esclarecimento do caso: nenhum deles o presenciou, pelo que o testemunho que possam ter prestado terá o mesmo valor que teria se fosse feito por qualquer um de nós. Mas o espectáculo de fogo fátuo conduzindo por Queirós, um verdadeiro mestre de cerimónias quando se trata de criar ilusões, está à altura do ridículo que representa o processo em si: a verdadeira razão da sua existência tinha como objectivo o despedimento do seleccionador sem a indemnização a que ele se julga com direito).

II) Não sei se estranharam como eu, mas o seleccionador não convocou em seu favor nenhum elemento ligado ao Sporting. E começa por ser estranho logo porque Queirós nunca foi treinador do Porto ou do Benfica , mas foi-o no Sporting. Uma falha de Queirós, parece-me, pois, se tivesse que decidir, questionar-me-ia das razões de tal omissão. Uma dupla falha se a esta omissão juntarmos a preferência,  no rol de testemunhas abonatórias, por um expert em trapaças, chitos e golpadas. Quem defende a FPF  ou  a Autoridade Nacional de Dopagem - isto porque é difícil de perceber quem está mais interessado na condenação de Queirós - atraver-se-à a descredibilizar, como seria normal, a testemunha Pinto da Costa, lembrando o infindável número de processos de que já foi alvo, ou com as famosas escutas?

O que estará por detrás da opção de Queirós? Das duas uma, ou até ambas:

a) O seleccionador não deixou amigos nem saudades no Sporting, pelo que ninguém estaria disposto a abonar o quer que fosse em seu favor. Isto depois de nos ter deixado os cofres mais leves em, à época, mais de 100 mil contos, no que teve a preciosa ajuda – legitima, apesar de tudo - do actual presidente da AG e da inabilidade de Santana Lopes.

b) O seleccionador não vê no actual Sporting Clube de Portugal qualquer capacidade de influenciar decisões ou de constituir qualquer loby destinado a ser bem sucedido, isto apesar de Bettencourt ter dado o seu “forever” de assentimento, ainda Queirós desfazia as malas, à chegada da campanha africana. O que nos remete, inevitavelmente, para o peso real que tem hoje o Sporting no contexto do futebol nacional e das capacidades próprias para promover os seus próprios interesses. Num futebol como o contextualizado acima, este tipo de fragilidade é fatal para qualquer aspiração mais ambiciosa.

Independentemente de tudo isto tenho como certo que o ainda seleccionador se vai sair a rir de tudo isto: ou com o bolso recheado por mais uma indemnização choruda, ou com o bolso recheado pelo chorudo ordenado que contratualizou com Madail. Das duas uma, ou até as duas, substituindo o ordenado que lhe paga actualmente a FPF, pelo de um clube ou federação qualquer, e somando-lhe a dita indemnização por despedimento.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É só esperar a próxima convocatória do Carlão para tudo ficar clarinho...

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Parece que temos Roger Guerreiro vs. Daisuke Matsui como hipóteses de médios polivalentes... Eu sinceramente alinho pelo japonês. E porquê? Sponsoring que está por trás e promoção do Sporting no Japão.

    E os confrades leoninos? Que opinam?

    ResponderEliminar
  4. Eu aposto no último comentário..do post..mais uma grande indeminização paga por todos nós para os bolsos do queirós e mais uma vez se mostra que o nosso clube não tém peso nenhum na sociedade nem nos poderes..O nosso clube está entregue apenas aos 20.000 adeptos que ainda conseguem ir ao estádio e gritar bem alto o nome do nosso clube..

    ResponderEliminar
  5. Jonhy,

    Do que vi do Matsui no Campeonato do Mundo, não desgostei. Aliás gostei bastante de ver jogar o Japão. Quanto ao Guerreiro, não conheço pura e simplesmente.
    A promoção da marca em terras nipónicas poderia ser um factor bastante importante a ter em conta. Para além da possível venda de merchandising, sabemos bem que as digressões asiáticas rendem bastante aos clubes que as fazem.

    Agora quem eu gostava mesmo que o SCP fosse buscar da selecção do Japão, era o Honda. :D

    ResponderEliminar
  6. Ele continua a ser pessoa non-grata em Alvalade? Julgo que, oficialmente, não. Mas para mim nunca deixou de o ser.
    Concordo com o que dizes acerca do ridículo das diligências do processo - o processo, em si, para mim, tem razão de ser, independentemente da irrazoabilidade perversa de se ter iniciado bem após a conclusão do mundial. Eu não acho dispiciendo constatar-se que o seleccionador nacional tenha insultado (aparentemente naqueles termos) os responsáveis do Comité Anti-Dopagem, como não achei dispiciendo que tenha agredido um jornalista num aeroporto à frente de toda a gente. Carlos Queiroz parece ter um verniz que estala facilmente, não me convence enquanto gentleman, não me convence enquanto líder, não me convence com as decisões que toma ao longo dos jogos.
    Não me vejo propriamente como um grande adepto de teorias da conspiração, mas o futebol português dá-se a todas as especulações. Não acredito que Pinto da Costa e Filipe Vieira tenham estado lá só porque sim. Como noutras máfias igualmente sofisticadas, aqui não se dá ponto sem nó. "Não há almoços grátis" - alguém pagará esta conta, mais cedo ou mais tarde.

    Aquelas imagens de Pinto da Costa a prestar declarações aos jornalistas, com palavrões e linguagem imprópria à mistura, fizeram-me lembrar a cena de abertura de "Os Intocáveis", de Brian de Palma, em que Al Capone está a prestar declarações aos jornalistas enquanto lhe fazem a barba. Diz as maiores bacoradas acerca de tudo e mais alguma coisa, e os veneráveis repórteres riem-se de tudo, num misto de medo e de simpatia forçada. No filme só faltou chamar-lhes "fdp"; com Pinto da Costa, nem isso.

    ResponderEliminar
  7. LdA, cuidado, tens de tomar 3 vezes banho e desinfectar o teclado depois de escrever este post. Sobre a ligação ao Sporting as contas ficaram saldadas (bem saldadas). A questão que me fica na cabeça é porque é que não foi chamado nenhum representante do clube que mais atletas cede às selecções nacionais, até porque o apoio já estava dado.

    ResponderEliminar
  8. Bruno:
    Concordo contigo, até porque ao seleccionador nacional pede-se uma postura diferente da que se permite aos taberneiros. Mas parece-me que o processo só existe como calçadeira para um despedimento sem direito a indemnização. De tal forma que um dos titulos pensados para o post chegou a ser "eles merecem-se".

    É perfeito o paralelismo que fazes com "Os intocáveis", com a agravante para nós que a cena é bem real, (não sei se a do filme foi inventada pelo Brian de Palma...) e passa-se quase um século depois das que foram protagonizadas por Al Capone em Chicago.

    LMGM:
    Há porcaria que não sai com facilidade...

    Quanto ao resto também me custa a perceber que o Sporting poucas nenhumas vezes seja tido ou achado, seja em processos da lana caprina, seja noutros de maior envergadura.

    ResponderEliminar
  9. Jonhy Green e JVL:
    Pouco nos adianta pensar no marketing no Japão se o Sporting não tiver uma equipa que potencie o valor dos seus jogadores. O exemplo de Matias Fernandes é o melhor que se pode dar: alguém imagina o Sporting a vender camisolas no Chile de um dos maiores ídolos locais nas actuais circunstâncias? Não estará Matias, a continuar assim, mais perto de perder protagonismo e, quem sabe, a titularidade na selecção chilena?

    Quanto aos jogadores que falas, recordo-me da prestação do Guerreiro na selecção polaca no europeu, se não estou em erro. Mas com 28 anos parece-me demasiado jovem para o perfil que agora se pretende para a equipa leonina. :)

    ResponderEliminar
  10. Bruno:

    Comentário 5*!


    Tds:

    CQ não me convence. Já não me convencia enquanto treinador. Agora tb não me convenece enquanto pessoa educada e decente. Td nele soa a falso. Por mais palavroso que seja, por melhor retórica q apresente, já foi apanhado variadissimas vezes com as calças na mão (na aldrabice mais despudurada e insonsa). Depois há coisas que não se conseguem esconder, a não ser aqueles artistas q passam uma vida inteira a enganar outrém e, como tal, disfarça tudo através do treino e do 'calo' que possuem. E o que não se consegue enganar é a linguagem corporal e a espressão facial. Queirós é um homem comprometido, nota-se à distancia. Perdido na compostura, socorre-se dos poderosos e dos influentes para se manter no poleiro ou, no minimo, salvaguardar o vil metal a q julga ter direito. Nestas lides, mais uma, vez não entra o SCP. Se querem saber, ainda bem...

    O mau cheiro a mim incomoda-me! Mt razão tem o LMGM: qd falamos de tds estas trapalhadas, a seguir mais vale desinfectarmo-nos todos mt bem. Só tenho pena é dos jogadores q continuaram a lidar com este teórico de meia tigela que nem com uma cenoura bem gordinha consegue motivar o burro mais faminto...

    Não auguro nada de bom na qualificação para o Euro 2012.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Com a devida vénia ao post e ao comentário do Bruno, esta temática já tinha sido abordada por mim aqui:

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/2010/08/dar-e-receber.html

    Para mim, tudo se resume a trocas de favores que Queiroz presta a Pinto da Costa (e vice-versa) e à luta de Vieira contra Madaíl e Luís Horta (caso Nuno Assis).
    Percebam agora porque Moutinho não foi convocado (mas vai sê-lo, brevemente), porque foi Beto ao Mundial e a chamada repentina de Ruben Amorim.

    Queiroz = Escória

    Fico muito contente por ver o Sporting longe "disto". Mas o nosso clube é, claramente, um dos grandes prejudicados destes senhores.


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que no post não foi possível dissociar uma opinião pessoal do seleccionador ao comentário e interpretação de factos que, penso eu, deveria ter sido a matéria a analisar.

    Rol de testemunhas:
    Certamente que a derradeira selecção de testemunhas coube ao advogado e também a Queiroz.
    Qual o estratégia a adoptar por um advogado de defesa quando em causa está também, o carácter do seu constituinte ?
    Convocar testemunhas que tenham presenciado os acontecimentos, mas também aqueles que abonem em favor do carácter moral e ético do acusado.
    Parece-me natural que se tenha convocado figuras de relevo do futebol português e que com ele tenham privado.
    Figo e SAF são escolhas naturais e os presidentes dos dois maiores clubes da actualidade (não quero ferir susceptibilidades) são nomes que dão muita força à estratégia de defesa (parece-me que será pacifica esta opinião)

    E agora aquilo que me parece ser o erro do post.
    Questiona 'como podia não ter chamado), colocando o ónus em Queiroz mas logo a seguir aponta 2 possíveis respostas que retiram qualquer ónus a Queiroz.
    - Que o presidente Bettencourt se terá recusado
    - O pouco peso politico do SCP no panorama actual

    Será Queiroz culpado de qualquer destas duas possiveis razões para não constar ninguém do SCP no rol de testemunhas ?

    Por outro lado há uma espécie de conflito que passa pela vontade de maldizer Queiroz e de o criticar mas igualmente uma interpretação correcta deste processo (a meu ver) "está à altura do ridículo que representa o processo em si: a verdadeira razão da sua existência tinha como objectivo o despedimento do seleccionador sem a indemnização".

    Não é possivel criticar o seleccionador pelas suas escolhas e opção técnicas e por ter escolhido mais jogadores do clube A ou B; mas igualmente defende-lo de processos vergonhosos e da campanha surreal que lhe é feita pela comunicação social (vide caso Nani)

    ResponderEliminar
  13. Em relação ao Moutinho acho curiosa as criticas à sua não convocação para o mundial em contraste com as opiniões emitidas sobre a sua qualidade futebolística (e não pessoal) depois de ter sido divulgada a sua transferência

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    "Pouco nos adianta pensar no marketing no Japão se o Sporting não tiver uma equipa que potencie o valor dos seus jogadores."

    Sem dúvida, sendo que isso aplica-se a todos os jogadores, sejam eles da Academia ou não.
    Numa equipa que realmente valorize os seus jogadores, o que espero que suceda com o SCP, a contratação de Matsui poderia render dividendos futuros nesse plano.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. “mas também aqueles que abonem em favor do carácter moral e ético do acusado.”

    Eh páh, isto é mesmo uma comédia!

    Ao que chegamos: ver o Orelhas e o Bimbo a abonar o carácter moral e ético de alguém. Parecia impossível que estas duas personagens aparecessem aliadas em algo no que ao futebol diz respeito. Mas como é para avaliar o carácter de CQ, acho realmente super coerente que se juntem…

    Realmente, “ELES MERECEM-SE”.

    ResponderEliminar
  17. Offshore:
    Em causa no processo parece-me estar em causa afirmações de Queirós completamente desadequadas ao lugar onde foram proferidas, contra quem foram proferidas e por quem foram proferidas, neste caso não o cidadão mas o seleccionador Carlos Queirós.

    O melhor que conseguirão os testemunhos abonatórios (que credibilidade terá Pinto da Costa investido nesse papel é algo que me escapa...) é dizer que o seleccionador não tem esse comportamento como habitual. Estranho pois que tenha escolhido os presidentes que escolheu, prescindindo de outros com quem trabalhou, como por exemplo do Sporting.

    Em nenhum momento sugiro a recusa de JEB, antes saliento que ele foi dos primeiros a manifestar apoio, pessoal ou institucional, na altura em que Queirós regressava do Mundial, no auge da contestação. Não conheço idêntico comportamento dos outros 2 presidentes citados, cujo apoio a Queirós só foi conhecido no dia em que foram ouvidos. E efectivamente duvido muito da capacidade de influenciar da actual gerência do Sporting.

    Mas não vejo no post o conflito de que fala entre "vontade de maldizer Queiroz e de o criticar" com a interpretação dada uma vez que as referências ao seleccionador ao seleccionador, em particular ao seu trabalho não são feitas no post.

    Não posso contudo deixar de concordar consigo relativamente à não convocação de Moutinho. Tal como na altura referi foi um erro que lhe limitaram as escolhas. Na altura muitos sportinguistas eram da minha opinião, embora muitos deles hoje achem que ele, afinal, não joga nada.

    ResponderEliminar
  18. JVL:
    Não sei qual o valor do Matsui nem o que representa para os amantes da modalidade no Japão. Sem essa informação não consigo avaliar as hipóteses de sucesso de qualquer acção de marketing.

    Devo dizer também que essa é a última das minhas preocupações relativamente à aquisição de um jogador, dando-me por satisfeito pelo sucesso alcançado entre portas e sobretudo no relvado. E é-me completamente indiferente, nessa apreciação, se é da Academia, do Japão ou de Braga.

    Mas se há alguém no actual plantel do Sporting com esse potencial é precisamente Matias Fernandes, pelo que pode representar por cá e pelo que é querido no seu país. Mas a coisa está difícil de engrenar.

    ResponderEliminar
  19. Cantinho do Morais:
    Já tinha lido o post porque acompanho sempre que posso o cantinhodomorais.

    Não sei se tudo o que afirmas tenha de facto acontecido, concordando com esta conclusão, que cito com a devida vénia:

    "O domínio da selecção nacional voltou a virar-se para o reino dos clubes. Após um interregno com Scolari (onde, curiosamente, se atingiu as melhores performances a nível de selecção nacional), o seleccionador volta a ser um "fantoche" na mão dos mais influentes. Os resultados estão à vista. Queiroz, como outros antes dele, irá cair, embora com bolsos cheios, mas com uma carreira oca de desportivismo, profissionalismo e sucesso. Pinto da Costa, após ter usado e abusado deste lacaio, irá arranjar outro, para prolongar o seu domínio. O Sporting está fora desta corrida e jogo."

    Só não concordo com o :
    "Não fará mossa."

    Porque, como digo no post, "este tipo de fragilidade é fatal para qualquer aspiração mais ambiciosa."

    E que fragilidade é essa? É estar ausente dos centros de decisão, desconhecer as movimentações que se fazem "debaixo das águas". É que tudo no que diz respeito ao futebol português é feito casuisticamente, como se podem ver pelos resultados dos últimos anos. Mas as nomeações dos árbitros, observadores, etc, quem vai apitar mais longe e assim ganhar mais é tudo devidamente escrutinado e insere-se no que muito bem chamas "pay it forward" ou Os favores em cadeia, que é quase um insulto ao inspirador filme com o mesmo nome.
    SL

    ResponderEliminar
  20. Andamos mt cinéfilos...

    Ele é 'Os Inocáveis', ele é o 'Favores em Cadeia',...

    Nunca mais surge é uma sequela no futebol tuga do "Gone with the wind"... HEHEHE...

    ResponderEliminar
  21. LdA,

    Excelente análise a um caso miserável e que é o resultado da incompetência, cobardia, navegação à vista e compadrio da FPF - uma associação geriátrica que sobreviveu à sua extinção por obra e graça do Euro 2004, e que por via desse Campeonato é hoje uma organização ( o termo é quiça excessivo) próspera. A FPF, controlada e comandada pelo lacaio institucional G. Madail é claramente o espelho do futebol português, ou seja, uma arrecadação escura onde se armazena de tudo um pouco: interesses, corrupções, politicas, partidos, institutos, negócios, etc.

    Queiroz lá vai negociar a sua indemnizaçãozita um pouco mais razoável do que ele esperava, e quer-me parecer que ainda haverá quem dê umas bicadas nessa maquia...

    Relativamente ao não-envolvimento institucional do SPORTING neste processo, é um favor que Queiroz nos faz, aliás um duplo favor: 1) Não vermos o nosso clube alinhado com os 2 mafiosos + 2º maior mercenário do futebol português ( o 1º foi o Paulo Sousa). 2) Pouparem-nos a eventuais declarações de JEB, o que normalmente traduzem-se sempre em momentos de vexame para os sócios e adeptos do SCP...

    Num mundo ideal o próximo Seleccionador seria o grande Manel Zé! Mas primeiramente era preciso defenestrar toda aquela gente na sede da FPF*

    * A sede da FPD situa-se desde há alguns anos na Rua Alexandre Herculano e já não fica na Pç da Alegria.

    p.s. No que toca ao eclipsar do Sporting enquanto força dominante no futebol português, também terá de se defenestrar muita gente em Alvalade, mas quanto a esse problema, os sintomas e as causas estão mais do que detectadas pelo autor deste Blog.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade,

    Antes de mais é um prazer ver um texto meu num centro de discussão (sempre produtiva) do Universo Leonino. Aliás, foi com muita pena minha que vi retirado o meu blog da vossa zona de "Leitura Obrigatória" (desculpa lá esta tentativa de cunha, "dar e receber"... tou a brincar).

    Eu também não sei se isto tudo aconteceu, mas não me admira nada que, pelo menos, metade tenha ocorrido.

    Quando digo que o Sporting não fará mossa é porque, realmente, como tu bem dizes, estamos mesmo afastados de tudo. Entristece-me se, para vencermos, temos que ter estar nesses meios que falas. De facto, atendendo ao trabalho que Luís Duque teve na época 1999/2000, parece-me que "andar no circulo do poder" é vital.
    Ainda somos demasiado românticos e puros...

    Vejo o Benfica a "imitar" as tácticas nortenhas e, visto que Pinto da Costa durará pouco mais de 5 anos, prevejo uma alternância de poder. E nós não estamos lá.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)