Das duas... duas?
Queirós só tem razões para se rir |
Mas dois factos despertaram-me a atenção. Como podia não ter chamado?
(Todos sabemos que os VIP`S pouco ou nada lá foram fazer que contribua para um cabal esclarecimento do caso: nenhum deles o presenciou, pelo que o testemunho que possam ter prestado terá o mesmo valor que teria se fosse feito por qualquer um de nós. Mas o espectáculo de fogo fátuo conduzindo por Queirós, um verdadeiro mestre de cerimónias quando se trata de criar ilusões, está à altura do ridículo que representa o processo em si: a verdadeira razão da sua existência tinha como objectivo o despedimento do seleccionador sem a indemnização a que ele se julga com direito).
II) Não sei se estranharam como eu, mas o seleccionador não convocou em seu favor nenhum elemento ligado ao Sporting. E começa por ser estranho logo porque Queirós nunca foi treinador do Porto ou do Benfica , mas foi-o no Sporting. Uma falha de Queirós, parece-me, pois, se tivesse que decidir, questionar-me-ia das razões de tal omissão. Uma dupla falha se a esta omissão juntarmos a preferência, no rol de testemunhas abonatórias, por um expert em trapaças, chitos e golpadas. Quem defende a FPF ou a Autoridade Nacional de Dopagem - isto porque é difícil de perceber quem está mais interessado na condenação de Queirós - atraver-se-à a descredibilizar, como seria normal, a testemunha Pinto da Costa, lembrando o infindável número de processos de que já foi alvo, ou com as famosas escutas?
O que estará por detrás da opção de Queirós? Das duas uma, ou até ambas:
a) O seleccionador não deixou amigos nem saudades no Sporting, pelo que ninguém estaria disposto a abonar o quer que fosse em seu favor. Isto depois de nos ter deixado os cofres mais leves em, à época, mais de 100 mil contos, no que teve a preciosa ajuda – legitima, apesar de tudo - do actual presidente da AG e da inabilidade de Santana Lopes.
b) O seleccionador não vê no actual Sporting Clube de Portugal qualquer capacidade de influenciar decisões ou de constituir qualquer loby destinado a ser bem sucedido, isto apesar de Bettencourt ter dado o seu “forever” de assentimento, ainda Queirós desfazia as malas, à chegada da campanha africana. O que nos remete, inevitavelmente, para o peso real que tem hoje o Sporting no contexto do futebol nacional e das capacidades próprias para promover os seus próprios interesses. Num futebol como o contextualizado acima, este tipo de fragilidade é fatal para qualquer aspiração mais ambiciosa.
Independentemente de tudo isto tenho como certo que o ainda seleccionador se vai sair a rir de tudo isto: ou com o bolso recheado por mais uma indemnização choruda, ou com o bolso recheado pelo chorudo ordenado que contratualizou com Madail. Das duas uma, ou até as duas, substituindo o ordenado que lhe paga actualmente a FPF, pelo de um clube ou federação qualquer, e somando-lhe a dita indemnização por despedimento.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarÉ só esperar a próxima convocatória do Carlão para tudo ficar clarinho...
ResponderEliminarhttp://conselholeonino.blogspot.com
Parece que temos Roger Guerreiro vs. Daisuke Matsui como hipóteses de médios polivalentes... Eu sinceramente alinho pelo japonês. E porquê? Sponsoring que está por trás e promoção do Sporting no Japão.
ResponderEliminarE os confrades leoninos? Que opinam?
Eu aposto no último comentário..do post..mais uma grande indeminização paga por todos nós para os bolsos do queirós e mais uma vez se mostra que o nosso clube não tém peso nenhum na sociedade nem nos poderes..O nosso clube está entregue apenas aos 20.000 adeptos que ainda conseguem ir ao estádio e gritar bem alto o nome do nosso clube..
ResponderEliminarJonhy,
ResponderEliminarDo que vi do Matsui no Campeonato do Mundo, não desgostei. Aliás gostei bastante de ver jogar o Japão. Quanto ao Guerreiro, não conheço pura e simplesmente.
A promoção da marca em terras nipónicas poderia ser um factor bastante importante a ter em conta. Para além da possível venda de merchandising, sabemos bem que as digressões asiáticas rendem bastante aos clubes que as fazem.
Agora quem eu gostava mesmo que o SCP fosse buscar da selecção do Japão, era o Honda. :D
Ele continua a ser pessoa non-grata em Alvalade? Julgo que, oficialmente, não. Mas para mim nunca deixou de o ser.
ResponderEliminarConcordo com o que dizes acerca do ridículo das diligências do processo - o processo, em si, para mim, tem razão de ser, independentemente da irrazoabilidade perversa de se ter iniciado bem após a conclusão do mundial. Eu não acho dispiciendo constatar-se que o seleccionador nacional tenha insultado (aparentemente naqueles termos) os responsáveis do Comité Anti-Dopagem, como não achei dispiciendo que tenha agredido um jornalista num aeroporto à frente de toda a gente. Carlos Queiroz parece ter um verniz que estala facilmente, não me convence enquanto gentleman, não me convence enquanto líder, não me convence com as decisões que toma ao longo dos jogos.
Não me vejo propriamente como um grande adepto de teorias da conspiração, mas o futebol português dá-se a todas as especulações. Não acredito que Pinto da Costa e Filipe Vieira tenham estado lá só porque sim. Como noutras máfias igualmente sofisticadas, aqui não se dá ponto sem nó. "Não há almoços grátis" - alguém pagará esta conta, mais cedo ou mais tarde.
Aquelas imagens de Pinto da Costa a prestar declarações aos jornalistas, com palavrões e linguagem imprópria à mistura, fizeram-me lembrar a cena de abertura de "Os Intocáveis", de Brian de Palma, em que Al Capone está a prestar declarações aos jornalistas enquanto lhe fazem a barba. Diz as maiores bacoradas acerca de tudo e mais alguma coisa, e os veneráveis repórteres riem-se de tudo, num misto de medo e de simpatia forçada. No filme só faltou chamar-lhes "fdp"; com Pinto da Costa, nem isso.
LdA, cuidado, tens de tomar 3 vezes banho e desinfectar o teclado depois de escrever este post. Sobre a ligação ao Sporting as contas ficaram saldadas (bem saldadas). A questão que me fica na cabeça é porque é que não foi chamado nenhum representante do clube que mais atletas cede às selecções nacionais, até porque o apoio já estava dado.
ResponderEliminarBruno:
ResponderEliminarConcordo contigo, até porque ao seleccionador nacional pede-se uma postura diferente da que se permite aos taberneiros. Mas parece-me que o processo só existe como calçadeira para um despedimento sem direito a indemnização. De tal forma que um dos titulos pensados para o post chegou a ser "eles merecem-se".
É perfeito o paralelismo que fazes com "Os intocáveis", com a agravante para nós que a cena é bem real, (não sei se a do filme foi inventada pelo Brian de Palma...) e passa-se quase um século depois das que foram protagonizadas por Al Capone em Chicago.
LMGM:
Há porcaria que não sai com facilidade...
Quanto ao resto também me custa a perceber que o Sporting poucas nenhumas vezes seja tido ou achado, seja em processos da lana caprina, seja noutros de maior envergadura.
Jonhy Green e JVL:
ResponderEliminarPouco nos adianta pensar no marketing no Japão se o Sporting não tiver uma equipa que potencie o valor dos seus jogadores. O exemplo de Matias Fernandes é o melhor que se pode dar: alguém imagina o Sporting a vender camisolas no Chile de um dos maiores ídolos locais nas actuais circunstâncias? Não estará Matias, a continuar assim, mais perto de perder protagonismo e, quem sabe, a titularidade na selecção chilena?
Quanto aos jogadores que falas, recordo-me da prestação do Guerreiro na selecção polaca no europeu, se não estou em erro. Mas com 28 anos parece-me demasiado jovem para o perfil que agora se pretende para a equipa leonina. :)
Bruno:
ResponderEliminarComentário 5*!
Tds:
CQ não me convence. Já não me convencia enquanto treinador. Agora tb não me convenece enquanto pessoa educada e decente. Td nele soa a falso. Por mais palavroso que seja, por melhor retórica q apresente, já foi apanhado variadissimas vezes com as calças na mão (na aldrabice mais despudurada e insonsa). Depois há coisas que não se conseguem esconder, a não ser aqueles artistas q passam uma vida inteira a enganar outrém e, como tal, disfarça tudo através do treino e do 'calo' que possuem. E o que não se consegue enganar é a linguagem corporal e a espressão facial. Queirós é um homem comprometido, nota-se à distancia. Perdido na compostura, socorre-se dos poderosos e dos influentes para se manter no poleiro ou, no minimo, salvaguardar o vil metal a q julga ter direito. Nestas lides, mais uma, vez não entra o SCP. Se querem saber, ainda bem...
O mau cheiro a mim incomoda-me! Mt razão tem o LMGM: qd falamos de tds estas trapalhadas, a seguir mais vale desinfectarmo-nos todos mt bem. Só tenho pena é dos jogadores q continuaram a lidar com este teórico de meia tigela que nem com uma cenoura bem gordinha consegue motivar o burro mais faminto...
Não auguro nada de bom na qualificação para o Euro 2012.
SL
Com a devida vénia ao post e ao comentário do Bruno, esta temática já tinha sido abordada por mim aqui:
ResponderEliminarhttp://cantinhodomorais.blogspot.com/2010/08/dar-e-receber.html
Para mim, tudo se resume a trocas de favores que Queiroz presta a Pinto da Costa (e vice-versa) e à luta de Vieira contra Madaíl e Luís Horta (caso Nuno Assis).
Percebam agora porque Moutinho não foi convocado (mas vai sê-lo, brevemente), porque foi Beto ao Mundial e a chamada repentina de Ruben Amorim.
Queiroz = Escória
Fico muito contente por ver o Sporting longe "disto". Mas o nosso clube é, claramente, um dos grandes prejudicados destes senhores.
http://cantinhodomorais.blogspot.com/
Parece-me que no post não foi possível dissociar uma opinião pessoal do seleccionador ao comentário e interpretação de factos que, penso eu, deveria ter sido a matéria a analisar.
ResponderEliminarRol de testemunhas:
Certamente que a derradeira selecção de testemunhas coube ao advogado e também a Queiroz.
Qual o estratégia a adoptar por um advogado de defesa quando em causa está também, o carácter do seu constituinte ?
Convocar testemunhas que tenham presenciado os acontecimentos, mas também aqueles que abonem em favor do carácter moral e ético do acusado.
Parece-me natural que se tenha convocado figuras de relevo do futebol português e que com ele tenham privado.
Figo e SAF são escolhas naturais e os presidentes dos dois maiores clubes da actualidade (não quero ferir susceptibilidades) são nomes que dão muita força à estratégia de defesa (parece-me que será pacifica esta opinião)
E agora aquilo que me parece ser o erro do post.
Questiona 'como podia não ter chamado), colocando o ónus em Queiroz mas logo a seguir aponta 2 possíveis respostas que retiram qualquer ónus a Queiroz.
- Que o presidente Bettencourt se terá recusado
- O pouco peso politico do SCP no panorama actual
Será Queiroz culpado de qualquer destas duas possiveis razões para não constar ninguém do SCP no rol de testemunhas ?
Por outro lado há uma espécie de conflito que passa pela vontade de maldizer Queiroz e de o criticar mas igualmente uma interpretação correcta deste processo (a meu ver) "está à altura do ridículo que representa o processo em si: a verdadeira razão da sua existência tinha como objectivo o despedimento do seleccionador sem a indemnização".
Não é possivel criticar o seleccionador pelas suas escolhas e opção técnicas e por ter escolhido mais jogadores do clube A ou B; mas igualmente defende-lo de processos vergonhosos e da campanha surreal que lhe é feita pela comunicação social (vide caso Nani)
Em relação ao Moutinho acho curiosa as criticas à sua não convocação para o mundial em contraste com as opiniões emitidas sobre a sua qualidade futebolística (e não pessoal) depois de ter sido divulgada a sua transferência
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminar"Pouco nos adianta pensar no marketing no Japão se o Sporting não tiver uma equipa que potencie o valor dos seus jogadores."
Sem dúvida, sendo que isso aplica-se a todos os jogadores, sejam eles da Academia ou não.
Numa equipa que realmente valorize os seus jogadores, o que espero que suceda com o SCP, a contratação de Matsui poderia render dividendos futuros nesse plano.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar“mas também aqueles que abonem em favor do carácter moral e ético do acusado.”
ResponderEliminarEh páh, isto é mesmo uma comédia!
Ao que chegamos: ver o Orelhas e o Bimbo a abonar o carácter moral e ético de alguém. Parecia impossível que estas duas personagens aparecessem aliadas em algo no que ao futebol diz respeito. Mas como é para avaliar o carácter de CQ, acho realmente super coerente que se juntem…
Realmente, “ELES MERECEM-SE”.
Offshore:
ResponderEliminarEm causa no processo parece-me estar em causa afirmações de Queirós completamente desadequadas ao lugar onde foram proferidas, contra quem foram proferidas e por quem foram proferidas, neste caso não o cidadão mas o seleccionador Carlos Queirós.
O melhor que conseguirão os testemunhos abonatórios (que credibilidade terá Pinto da Costa investido nesse papel é algo que me escapa...) é dizer que o seleccionador não tem esse comportamento como habitual. Estranho pois que tenha escolhido os presidentes que escolheu, prescindindo de outros com quem trabalhou, como por exemplo do Sporting.
Em nenhum momento sugiro a recusa de JEB, antes saliento que ele foi dos primeiros a manifestar apoio, pessoal ou institucional, na altura em que Queirós regressava do Mundial, no auge da contestação. Não conheço idêntico comportamento dos outros 2 presidentes citados, cujo apoio a Queirós só foi conhecido no dia em que foram ouvidos. E efectivamente duvido muito da capacidade de influenciar da actual gerência do Sporting.
Mas não vejo no post o conflito de que fala entre "vontade de maldizer Queiroz e de o criticar" com a interpretação dada uma vez que as referências ao seleccionador ao seleccionador, em particular ao seu trabalho não são feitas no post.
Não posso contudo deixar de concordar consigo relativamente à não convocação de Moutinho. Tal como na altura referi foi um erro que lhe limitaram as escolhas. Na altura muitos sportinguistas eram da minha opinião, embora muitos deles hoje achem que ele, afinal, não joga nada.
JVL:
ResponderEliminarNão sei qual o valor do Matsui nem o que representa para os amantes da modalidade no Japão. Sem essa informação não consigo avaliar as hipóteses de sucesso de qualquer acção de marketing.
Devo dizer também que essa é a última das minhas preocupações relativamente à aquisição de um jogador, dando-me por satisfeito pelo sucesso alcançado entre portas e sobretudo no relvado. E é-me completamente indiferente, nessa apreciação, se é da Academia, do Japão ou de Braga.
Mas se há alguém no actual plantel do Sporting com esse potencial é precisamente Matias Fernandes, pelo que pode representar por cá e pelo que é querido no seu país. Mas a coisa está difícil de engrenar.
Cantinho do Morais:
ResponderEliminarJá tinha lido o post porque acompanho sempre que posso o cantinhodomorais.
Não sei se tudo o que afirmas tenha de facto acontecido, concordando com esta conclusão, que cito com a devida vénia:
"O domínio da selecção nacional voltou a virar-se para o reino dos clubes. Após um interregno com Scolari (onde, curiosamente, se atingiu as melhores performances a nível de selecção nacional), o seleccionador volta a ser um "fantoche" na mão dos mais influentes. Os resultados estão à vista. Queiroz, como outros antes dele, irá cair, embora com bolsos cheios, mas com uma carreira oca de desportivismo, profissionalismo e sucesso. Pinto da Costa, após ter usado e abusado deste lacaio, irá arranjar outro, para prolongar o seu domínio. O Sporting está fora desta corrida e jogo."
Só não concordo com o :
"Não fará mossa."
Porque, como digo no post, "este tipo de fragilidade é fatal para qualquer aspiração mais ambiciosa."
E que fragilidade é essa? É estar ausente dos centros de decisão, desconhecer as movimentações que se fazem "debaixo das águas". É que tudo no que diz respeito ao futebol português é feito casuisticamente, como se podem ver pelos resultados dos últimos anos. Mas as nomeações dos árbitros, observadores, etc, quem vai apitar mais longe e assim ganhar mais é tudo devidamente escrutinado e insere-se no que muito bem chamas "pay it forward" ou Os favores em cadeia, que é quase um insulto ao inspirador filme com o mesmo nome.
SL
Andamos mt cinéfilos...
ResponderEliminarEle é 'Os Inocáveis', ele é o 'Favores em Cadeia',...
Nunca mais surge é uma sequela no futebol tuga do "Gone with the wind"... HEHEHE...
LdA,
ResponderEliminarExcelente análise a um caso miserável e que é o resultado da incompetência, cobardia, navegação à vista e compadrio da FPF - uma associação geriátrica que sobreviveu à sua extinção por obra e graça do Euro 2004, e que por via desse Campeonato é hoje uma organização ( o termo é quiça excessivo) próspera. A FPF, controlada e comandada pelo lacaio institucional G. Madail é claramente o espelho do futebol português, ou seja, uma arrecadação escura onde se armazena de tudo um pouco: interesses, corrupções, politicas, partidos, institutos, negócios, etc.
Queiroz lá vai negociar a sua indemnizaçãozita um pouco mais razoável do que ele esperava, e quer-me parecer que ainda haverá quem dê umas bicadas nessa maquia...
Relativamente ao não-envolvimento institucional do SPORTING neste processo, é um favor que Queiroz nos faz, aliás um duplo favor: 1) Não vermos o nosso clube alinhado com os 2 mafiosos + 2º maior mercenário do futebol português ( o 1º foi o Paulo Sousa). 2) Pouparem-nos a eventuais declarações de JEB, o que normalmente traduzem-se sempre em momentos de vexame para os sócios e adeptos do SCP...
Num mundo ideal o próximo Seleccionador seria o grande Manel Zé! Mas primeiramente era preciso defenestrar toda aquela gente na sede da FPF*
* A sede da FPD situa-se desde há alguns anos na Rua Alexandre Herculano e já não fica na Pç da Alegria.
p.s. No que toca ao eclipsar do Sporting enquanto força dominante no futebol português, também terá de se defenestrar muita gente em Alvalade, mas quanto a esse problema, os sintomas e as causas estão mais do que detectadas pelo autor deste Blog.
Saudações Leoninas
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarAntes de mais é um prazer ver um texto meu num centro de discussão (sempre produtiva) do Universo Leonino. Aliás, foi com muita pena minha que vi retirado o meu blog da vossa zona de "Leitura Obrigatória" (desculpa lá esta tentativa de cunha, "dar e receber"... tou a brincar).
Eu também não sei se isto tudo aconteceu, mas não me admira nada que, pelo menos, metade tenha ocorrido.
Quando digo que o Sporting não fará mossa é porque, realmente, como tu bem dizes, estamos mesmo afastados de tudo. Entristece-me se, para vencermos, temos que ter estar nesses meios que falas. De facto, atendendo ao trabalho que Luís Duque teve na época 1999/2000, parece-me que "andar no circulo do poder" é vital.
Ainda somos demasiado românticos e puros...
Vejo o Benfica a "imitar" as tácticas nortenhas e, visto que Pinto da Costa durará pouco mais de 5 anos, prevejo uma alternância de poder. E nós não estamos lá.
Um grande abraço