Será mesmo?
Resta saber até que ponto é que dinheiro não é um problema e se para um jogador que recebe 150 passar a receber 100 não há problema, não é menos verdade que a questão estará na capacidade e/ou possibilidade de pagar 100 - isto tudo numa base meramente hipotética e sem fazer qualquer ideia de quais os números que possam estar em cima da mesa. Isto é, se existir mesmo a figura da "mesa de negociações" em toda esta situação.
Como seria de esperar, as opiniões dividiram-se entre os adeptos leoninos. Se por um lado, o recorrente discurso dos "Amigos do Costinha" me pareça algo exagerado, não deixa de ser verdade que se põem a jeito para este tipo de comentários. No entanto, gostava de comentar quanto à opinião daqueles que fizeram prontamente alusões a jogadores como Raul (34 anos), Nistelrooy (35 anos) , Luca Toni (33) ou então o "nosso" matador, Alberto Acosta.
Bernardo Corradi é em minha opinião mais um exemplo do clássico avançado italiano que realiza uma ou duas épocas interessantes e à conta disso fica com a carreira "assegurada". Para um suposto "matador" (ou avançado centro - finalizador), o italiano apresenta números que deixam muito a desejar, pelo que:
- A sua comparação a atletas de referência e com cunho de goleador me parecem algo exageradas;
- Insiro Corradi mais num lote de jogadores como Iaquinta, Ravanelli ou Amoruso, que pontualmente realizaram boas épocas num clube e depois simplesmente eclipsaram.
Não sei se esta transferência não passará de especulação e/ou desestabilização ou se será mesmo um sinal de onde haja fumo poderá haver fogo, em todo o caso, mantenho-me convicto que apesar de poder ter argumentos técnicos que possam acrescentar algo ao futebol leonino, este não é certamente um nome que me convença ou a quem eu seja capaz de dar algum benefício da dúvida, como foram os casos de Pedro Mendes ou Maniche, cujas carreiras apresentavam um percurso efectivamente considerável.
Se se concretizar, julgo que os mais cépticos como eu ficarão a desejar uma clara chapada de luva branca...
EM FRENTE SPORTING!
Nem mais, a lista de avançados italianos deste tipo é extensa. No fundo poderiam ser os Marcelos, Hassans, Penas, Meyongs etc, do nosso campeonato, mas em formato melhor e mais publicitado.
ResponderEliminarNão sou grande fã dos tipos, embora alguns impressionem pela frieza e ratice.
E a ser verdade, não me entusiasma nem me deprime, fico à espera para ver 1º se é verdade e depois, caso se confirme, se o homem vem para somar ou para subtrair...
Confesso que de inicio fiquei um pouco céptico com este nome. Entretanto surge-me a questão: no campeonato português o que pode valer um Corradi?
ResponderEliminarCom essa frieza e rigor táctico que tão bem caracteriza este tipo de avançados não poderá ser um elemento de grande utilidade para o Sporting? Estou a lembrar-me (embora noutra posição) de Di Francheschi. Quando chegou também era de um plano secundário em itália, mas adaptou-se de uma forma extraordinária ao nosso futebol. O certo é que Corradi tem pinta de Sporting...mas não seja pela mulher, Elena Santarelli, que de certeza iria dar um certo glamour às nossas bancadas.... tou a falar disto:
http://www.sportlive.it/foto/calcio/foto-bernardo-corradi-elena-santarelli/santarelli14.html
:-)
Saudações leoninas!
Vem para cá fazer o quê, alem de ganhar 100 mil brasas/mês?
ResponderEliminarPois bem, vai tornar ainda mais dificil a titularidade de um tipo que custou 6,5 milhõs e que urge não desvalorizar ainda mais e queimar o único avançado jovem do plantel - Saleiro.
Será que ainda vamos ver esta época um onze deste tipo?
Tiago, Abel, Polga, Tonel, Evaldo, Pedro Mendes, Maniche, Valdes, Vuk, Liedson e Corradi.
Uma equipa cheia de futuro sem dúvida.
FCS: Cheer up mate! Vamos acreditar... mas já viste bem as fotos da Elena Santarelli??!!!?! Isso sim é futuro!!
ResponderEliminarJonhy, o campeonato italiano, tirando os jogos, tem fantásticos motivos de interesse.
ResponderEliminarO Corradi (ou algum jogador com a sua idade) só é útil se render 15/20 golos por época (sem adaptações, nem tempo, nem lesões), o melhor exemplo em Alvalade foi o Gomes, veio velho para ser em Alvalade o melhor marcador nacional.
Não seria a minha escolha, precisamos de um finalizador, com bom jogo de cabeça. Olhando para o plantel actual mais depressa adaptava o Tonel a avançado do que adquiria alguém em fim de carreira.
Reparem bem nesta diferênça..Se um jogador de 33 anos vier para o nosso clube é velho vém para a reforma mas se vier para as galinhas é um jogador experiente e que vém dar qualidade a equipa..Ainda ontem um sportinguista que não me via há muito tempo me dizia que não estava nada a gostar da equipa de veteranos que se estava a formar no Sporting e eu respondi..Então a época passada tínhamos lá muitos jovens e ficámos em quarto a trinta pontos do primeiro..Por isso não fales antes de sabermos o que vai dar esta época..APOIA que é preciso..pois ter 25.000 nas bancadas faz-nos parecer um guimarães que mesmo na segunda nunca abandonaram o seu clube
ResponderEliminarFCS, é possivel, tal como um com:
ResponderEliminarRui Patricio, Pereira, Carriço, Torsi, Grimi, André Santos, Cédric, Izmailov, Salomão, Djálo e Saleiro
Entre um extremo e outro, joga a equipa que der mais garantias ao Paulo Sérgio de ganhar o jogo, tenhamos seus jogadores 40 anos ou 19.
LMGM,
ResponderEliminarCerto, mas a preocupação do Sporting não deveria ser apenas ganhar o proximo jogo.
Há melhor forma de valorizar um jogador do que ganhar?
ResponderEliminarSobre Rui Patricio:
ResponderEliminarTalvez o melhor comentário que li sobre o jogador. Resume realmente a questão:
http://www.ojogo.pt/26-223/artigo879088.asp
Sinceramente não me parece a contratação certa, mas...
ResponderEliminarEstou como o LMGM, se vier e marcar 15 a 20 golos, sem adaptações nem lesões, é uma questão de ver quanto vamos dispender...
O Sporting precisa de um avançado/ponta de lança que faça a diferença, que resolva, um matador... que marque 20 golos/época... De preferência com 28 anos e não com 34!!!
O problema é que esses estao noutros campeonatos, embora por cá também se vejam (Falcão e Cardoso)... falta-nos um desse género...
Jonhy, o comentário sobre o Patricio está bom, eu sou dos que defende a aquisição de um guarda-redes mas não ponho em causa a qualidade de Patricio. Mais o guarda redes que vier nunca seria titular só pelo seu custo ou nome, tinha de conquistar o lugar, porque o Sporting tem um titular na sua baliza.
ResponderEliminarDefendo a contratação de um guarda-redes por diversas razões, a saber:
1- É a forma mais barata de dar à defesa um lider. Perfiro um central, mas será sempre mais caro.
2- Rui Patricio tem de sentir concorrencia, sentir o lugar em perigo. Há erros atribuidos ao Patricio com que eu não concordo nada (p.ex. o celebre golo do Mafra), mas tem muito que crescer e tem erros que já não são admissiveis com o número de jogos que ele tem como titular. Nesses casos e principalmente se tiver erros consecutivos tem de se ir sentar no banco, ou corre o risco de se sentir fundamental e relaxar. Se Tiago não é opção (não entendo porquê...) então que venha outro que ponha o Patricio em sentido.
A idade não é problema...vamos acabar com essa questão. Desde que seja bom...
ResponderEliminarLMGM...tal e qual. Concordo inteiramente contigo. Só gosta de ver darem por uma vez só a chance ao Stoi... Talvez as coisas pudessem ser diferentes a partir daí.
ResponderEliminarAcho que o principal problema é que o Corradi está longe de ser um finalizador. Além disso, valoriza-se a sua nacionalidade como se fosse garantia de qualidade.
ResponderEliminarEspero bem que não chegue a Alvalade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCaros
ResponderEliminarCreio tratar-se de mais um devaneio (estava para chamar-lhe jornalístico, mas o termo não é o correcto). Enfim, de um devaneio que se escreve nas publicações desportivas diárias.
Os 34 anos não me assustam, até porque, em tese, poderia jogar mais duas épocas. O custo também não me incomodaria, desde que contido.
Mais importantes que a questão da idade e, ligeiramente mais importantes do que a questão do custo, são outras questões:
(i) quantos jogos jogou Corradi na época passada ao serviço da Udinese?
(ii) quantos golos marcou na época passada?
(iii) quantos golos marcou há duas épocas?
(iv) (com base nas respostas às perguntas anteriores) porque é que o treinador da Udinese considera Corradi tão importante para a equipa?
Quanto ao mais, contra factos não há argumentos, e Santarelli é um excelente Argumento. Se a lógica for essa, então aguardo ciosa e ansiosamente a vinda de Kirsten Dunst que, como a própria disse: "I´m not prety, I´m sexy".
Bruno:
ResponderEliminar:-) That's the way... venha a Kirsten Dunst!!!!
Amigos, poupem-me, estou a trabalhar... é Santarelli, é Dunst, e a praia aqui tão perto!
ResponderEliminarBruno Azevedo Rodrigues,
ResponderEliminarBem vindo ao nosso espaço ;)
De resto, sintetizas bem o meu ponto de vista. Até pode ser que dê, mas vale o risco?
Abraço!
Hugo:
ResponderEliminarNão consigo perceber esta súbita atracção do Sporting por jogadores em fim de carreira, mas consigo perceber que jogadores como Corradi se gostem de imaginar no Sporting.
Como sempre não ponho em causa o valor de um jogador que desconheço, mas não posso deixar de CONTINUAR a manifestar a minha perplexidade e preocupação, caso a sua vinda se confirme, pelo que as decisões tomadas este ano venham a representar num futuro próximo para o clube.
De qualquer forma é bom que percebamos que quando falamos de Corradi não falamos de Raul (34 anos), Nistelrooy (35 anos) , Luca Toni (33) ou Beto Acosta. Seria o mesmo que estar a falar da beira da estrada a pensar que estavamos a falar da estrada da beira...
Quanto à necessidade assim tão propalada de reforços, lembro-me perfeitamente do que ouvi nas viagens de metro quando saí do Estádio de Alvalade. Enquanto a maior parte dos sportinguistas continuam a pensar que é necessário um matador, que o Liedson está velho (envelhecimento súbito, em poucos meses...) etc, etc, eu continuo a pensar que o Sporting tem que resolver primeiro a sua movimentação colectiva.
Por isso deixo a pergunta aos leitores: tendo em conta precisamente esse jogo com os dinamarqueses, acham que o resultado seria substancialmente diferente, ou até um pouco diferente, se lá tivesse estado o Corradi, o Acosta, ou até o Manuel Fernandes?
P.S.- O Acosta é precisamente um bom exemplo de uma aposta bem sucedida num jogador veterano. E o que teria sido se ele tivesse chegado com 28 anos, p. ex.?
http://www.youtube.com/watch?v=jTRVJOQ50_k
Tb para mim Corradi é um ilustre desconhecido. E para desconhecidos sempre prefiria um mais 'jovenzinho'... Por óbvias razões.
ResponderEliminarSL!
Só depois de abrirmos o melão é que vamos saber se é bom.
ResponderEliminarMais um amiguinho do costinha.