terça-feira, 10 de agosto de 2010

Abrir um novo ciclo

A bola vai começar a rolar e com ela vão desenrolar-se emoções, frustrações, anseios e desejos. O mais importante é que a bola role e role bem. Se possível, evitando polémicas no dia seguinte. Afinal, hoje em dia, perde-se mais tempo a entender os caminhos da bola fora do relvado do que a vê-la rolar no tapete verde.

No Sábado, o nosso Sporting desloca-se à capital do móvel para defrontar um Paços de Ferreira sempre difícil no seu reduto. O primeiro jogo do campeonato é sempre muito importante. Se há adeptos que entendem que um mau começo se pode desvalorizar, por ainda faltar muito campeonato, eu sou daqueles para quem os primeiros três pontos são deveras importantes. Desde logo porque elevará o moral das tropas e assim sendo serão mais fáceis de conquistar os segundos três pontos. Grão a grão, jogo a jogo, todos são importantes e assim se faz a caminhada do campeão.

Este é para nós um campeonato muito importante, por vários motivos. Tantos que não terei espaço para os descortinar a todos, mas aqui ficam, na minha opinião, os mais importantes.

O Sporting mudou de direcção há um ano. As expectativas elevaram-se imenso, mas caíram a pique com a época desastrosa. Seria importante para o Clube vivenciar um período de estabilidade política e económica. Só assim se poderá solidificar um projecto e conquistar um ciclo vitorioso, algo que nos falta há imensos anos. Sem resultados não haverá estabilidade. Sem estabilidade não haverá ciclos vitoriosos.

O fosso entre nós e os nossos rivais tende aumentar, a vários níveis. O nosso estádio está mais próximo em número de espectadores de um clube como o Vitória de Guimarães do que dos nossos rivais e isso é significativo. Em número de títulos, estamos por hora arredados de tal luta, factos que apenas nos deve motivar a estreitar esse fosso. Dai se reforça a ideia de que necessitamos de iniciar um ciclo vitorioso.

Os Sportinguistas são o património mais importante do Sporting Clube de Portugal. Sem Sportinguistas não há Sporting. Diz o marketing leonino, diz o bom senso. O Sporting dispõe de um potencial adormecido, desmotivado e sobretudo céptico, talvez adormecido. É preciso conquistar novamente a confiança destes Sportinguistas, que são as peças mais importantes de uma máquina que precisa de rolar em uníssono, no caminho da glória. É por isso que considero importante este campeonato, esta época. Para que pelo menos sirva para atenuar a amargura e a desilusão que se apoderou de muitos leões em todo o mundo, fazendo-os vivenciar novamente a paixão leonina com todo o seu esplendor. E assim será mais fácil demonstrar todo o potencial do Sporting.

Sei que muitos de nós olham para o plantel, para a equipa técnica e para a direcção com elevado cepticismo. Sei que muitos de nós vivenciam um misto de resignação e impotência. Todos nós podemos transformar essa resignação num desafio e essa impotência num exercício de força colectiva para embalar o Sporting numa grande época. Se no final vencermos, vence o Sporting.

O Sporting precisa de nós e nós não vivemos sem o Sporting!

12 comentários:

  1. LT,

    Excelente post.

    Sou também da opinião que será especialmente importante iniciar o campeonato a vencer, devido a esse cepticismo que existe e que aumentou devido à péssima época passada.

    Sábado lá estarei em frente do televisor, a apoiar da maneira possível, o nosso Clube. Só espero que não tenha que sofrer muito e que a esses 3 pontos se adicionem outros tantos, até que alcancemos o título que perseguimos há já demasiado tempo.

    ResponderEliminar
  2. MUITO BEM!!

    Muito bom post, com as verdades nuas e cruas e com os desafios imensos que assolam o Sporting que nasceu para ser muito maior do que tem sido.

    Mas, para mim, os desafios ganham-se só de uma forma, com qualidade! O resto são cantigas, são desculpas, são mediocridades.

    É verdade que não há dinheiro. Mas podemos todos perguntar para onde foram as promessas de grande investimento quando se vendeu a Alvaláxia. E no fundo, já vendemos tanto património, que tínhamos antes do estádio novo, fora as contrapartidas que recebemos da câmara, fora a venda de jogadores, do edífio Stromp e de muitos mais activos. A mim parece-me tudo uma grande mentira destes senhores engravatados e incompetentes!

    Nós que partíamos à frente na construção do novo estádio, que partimos à frente com o nosso centro de estágios, que não tínhamos o maior passivo, fomos ultrapassados a 1000/hora enquanto os nossos dirigentes continuam a prometer o que já nem há.

    Até tínhamos um projecto desportivo ímpar e de grande potencial, com jogadores jovens cheios de valor, quase um 11 de jogadores formados na Academia. Mas afinal destruiram tudo isso, é a purga e a viragem para uma nova filosofia banal, mal pensada e sem activos.

    Maus negócios, péssima visão, uma falta de qualidade assombrosa, dirigentes incompetentes vendidos à banca!

    Fica a nossa esperança eterna e o nosso grande amor! Lá estaremos todos a dar força, mesmo com todas as adversidades


    O SPORTING SOMOS NÓS!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Patrício;

    Carriço, Nac, Torsiglieri;

    Pereira, Maniche, Zapater , Evaldo;

    Matias

    Liedson Vukcevic

    Este seria, na minha opinião, o melhor onze para começarmos a época.
    Aliás, este jogo e onze deve ser bem trabalhado pelo Paulo Sérgio,até que novas hipoteses surjam.

    SPORTING SEMPRE!!!!!

    sócio 47035

    ResponderEliminar
  4. Pedro

    Eu percebo esse cepticismo todo em relação ao JEB/Costinha, gosto de ler criticas quando são construitivas, mas há certos aspectos no seu comentário que não compreendo.

    - qual era esse "tanto património que tinhamos antes do novo estadio"?
    - as contra-partidas da camara??? já recebemos?
    - concordo com a venda de jogadores e edificio Stromp...mas não sei quais são os "muito mais activos" que fala.

    "Nós que partíamos à frente na construção do novo estádio, que partimos à frente com o nosso centro de estágios, que não tínhamos o maior passivo, fomos ultrapassados a 1000/hora "

    Fomos ultrapassados a 1000/hora no passivo também...ou será que temos um passivo maior que os outros dois??? Além de que para ajudar, os lamps porcos já receberam o dinheiro da CML, nós passados 7 anos ainda estamos à espera...os tripas conseguiram uma Academia que pagam tuta e meia por mês de aluguer...resumindo, há detalhes que ultrapassaram a nossa direcção.

    "quase um 11 feito por jogadores da Academia" - sempre ouvi da boca de vários adeptos que era curto...e eu concordo.

    Maus negocios concordo...no que diz respeito as aquisições...agora na minha opinião, não faz sentido meter tudo no mesmo saco.

    Percebo e compreendo este cepticismo todo...e espero que, como diz o post, entremos com o pé direito na capital do móvel, é fundamental os 3 pontos, para os adeptos voltaram a acreditar no Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  5. JVL,

    Se tudo correr bem vou a Paços de Ferreira. Espero ser talismã e alcançar os tais importantes 1.ºs 3 pontos... Talvez vá a Lisboa ver a 1.ª mão com o Brondby, se assim for e caso o pessoal do A Norte for, lá nos encontramos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pedro,

    Apesar de perceber as razões invocadas também concordo que não se deve meter tudo no mesmo saco. Os rivais têm um passivo maior do que o nosso, apesar de continuarem a ser mais apoiados. A verdade é que em noma da verdade e dos bons princípios, da moral e da legalidade que vai pautando a nossa postura, independentemente de quem governa o clube, ainda hoje estamos à espera do dinheiro da CML. Repare que relativamente aos lamp, até um PDM se alterou para que não fossem prejudicados na questão dos terrenos. O centro de estágios do Olival é um activo imobiliário da CM de Vila Nova de Gaia. Por muito que a imprensa apelidae a nossa Academia de Academia de Alcochete, a nossa Academia é propriedade do nosso Clube e não do Município de Alcochete.

    Por estas e por outras, não devemos meter tudo no mesmo saco. No entanto percebo onde quererá chegar, considerando que o nosso clube continua a ser consecutivamente prejudicado, dentro e fora das 4 linhas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Dezperado e Leão Transmontano,

    Tenho que concordar que não se deve, não devia, meter tudo no mesmo saco. Isto em relação às condições mais vantajosas que outros beneficiaram em relação a nós.

    Mas também pergunto se não fomos incompetentes na forma de fazer as coisas?

    Porque os nossos dirigentes andam sempre com a bandeira da transparência e dos bons princípios e os outros dois porcos têm sabido negociar e garantir melhores contrapartidas com as câmaras e com o poder político. Há que ter princípios, há que ter o nosso orgulho e as nossas convicções mas não embarco em utopias, nem em ingenuidades e incompetências! OS porcos dos lamps até uma vez, numas eleições nacionais, usaram a chatagem do voto dos merdosos para reinvidicarem direitos. Se calhar acho mal mas a verdade, tal como a história do PDM é que se safaram muitas vezes com as suas posturas. Também chegámos a não querer estar representados nos lugares de decisão do futebol por causa das influências, armados em anjinhos, mas acabamos por perceber que temos de lá estar sempre! Acabamos não, acabaram esses senhores engravatados que nos têm desgovernado!!

    Quem não chora, não mama!!..

    Património? Haverão por aqui, penso eu, associados muito melhor infados do que eu sobre este assunto, mas num passado recente, tínhamos terrenos, tínhamos uma concessão de uma gasolineira junto ao estádio, tínhamos o terreno do antigo estádio mais os do actual estádio, além de, salvo erro interesses/participações em empresas de estacionamento e mais algumas coisinhas..Se estou muito enganado, peço-vos desculpa, mas é esta a minha memória..

    E num passado recente, tínhamos a Alvaláxia (péssimamente gerida) e o edifício Stromp que FSF disse que ia vender para fazer um forte investimento na equipa de futebol..

    Vai tudo para a banca, até os lucros de moutinho e veloso, segundo dizem!!!

    Eu, como percebem facilmente, sou muito crítico em relação a estes senhores engravatados do roquetismo! Acho que não têm visão nehuma e não percebem nada do Sporting. Acabaram com tudo, com as modalidades (diziam que era para dar mais dinheiro ao futebol..), acabaram com o pavilhão, pista de atletismo, enfim, castraram um clube cheio de vida e de adeptos!

    Este presidente acabou com o nosso projecto da Academia. Era um escelente projecto. Era original e tinha muita qualidade. Já sinto saudades do orgulho que tinha de ver os miúdos todos vindos da Academia. Nenhum jogador sente mais o clube do que eles! Era curto? Era sim senhor, porque numa tiveram a jogar com eles dois ou três jogadores de categoria em certas posições do campo, porque nunca tiveram um treinador mesmo mesmo bom, nem lhes deram tempo. Passamos 2/3 anos sem investimento na equipa, com um investimento medíocre e sem qualidade, e os miúdos a terem de levar com a responsabilidade toda. Agora gasta-se 6 milhões em Pongoles e em velhadas invendáveis! Além de não terem tido um treinador a sério nesse tempo todo! E não é o Costinha o culpado, continuam a ser os engravatados que quiseram vender os jogadores vendáveis ( na pior altura possível = incompetentes!!)


    Enfim, a minha opinião passa por estas questões todas. Para mim é preciso competência na direcção, cultura de clube e qualidade!

    Parece que no Andebol, Futsal e Hóquei estamos bem servidos!

    VOU APIOAR SEMPRE O MEU/NOSSO GRANDE SPORTING! Mas vou lutar sempre contra os incompetentes que o têm destruído!

    SL

    ResponderEliminar
  8. LT,

    Que sejas um talismã e que faças uma boa viagem (ida e regresso). Para o Brondby, seria uma excelente ocasião para fazer um convívio "A Norte".

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. 'Bora lá começar com 'isto'...

    Mt coragem, mt força, mt suor... E talento, e sorte tb!

    São estes os ingredientes para a vitória final. E que sábado seja o inicio de Uma excelente caminhada, com mts sprotinguistas como testumunhas, ao vivo e a cores.

    LT, que sejas uma dessas testenunhas, logo no desafio inaugural. Desejo que sejas msm um verdadeiro talismã no arranque do nosso Sporting no campeonato.

    Abraço!

    E VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  10. Porra metam os olhos neste post e vejam que o SPORTING precisa de nós e nós não vivemos sem o SPORTING.Deixem o bota abaixo para daqui a dois anos quando houver eleições e toca a apoiar em todo o lado onde jogar o nosso clube..tenham orgulho em apoiar..Eu não sou um yess man desta direção mas sim um yess man do SPORTING..Os blogues e so seus editores têm que puxar e fomentarem a ida e o apoio ao estádio como este editor faz neste post..PARABÈNS E CONCORDO COM ESTE POST..

    ResponderEliminar
  11. Falta falar nos meandros...

    FILHO DA PUTA=BEM VINDO?
    O futebol português todos os dias mete mais um pouco de nojo.

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)