segunda-feira, 16 de maio de 2011

Encerrada para balanço

A época que entretanto findou não deixará saudades a nenhum Sportinguista mas convém tê-la bem presente nos tempos mais próximos porque nela estão contidos muitos ensinamentos que, bem aproveitados, nos poderão evitar a repetição de alguns dos erros.



O erro crucial de toda a campanha 2010/11 centrou-se ainda na época anterior quando Costinha e Bettencourt decidem prescindir de Villas Boas e contratar Paulo Sérgio. Não há qualquer garantia de que AVB fosse tão bem sucedido em Alvalade como o está ser no Porto, mas o que há de mais lamentável nesta deriva é a total ausência de estratégia. O perfil dos dois técnicos é tão díspar que equivale a que alguém à procura de um carro novo entre num stand para comprar um Mercedes ou um BMW e saia de lá com uma pick-up. Seguramente que um comprador assim não sabe para que quer o carro… Um treinador sem nada que o recomendasse e que de seguida aceitou placidamente tudo e todos, - até Tales! – que lhe puseram à frente para construir um plantel ditaram os resultados que hoje se conhecem.



Mas há que reconhecer também que o futebol do clube esteve ao longo desta campanha completamente desprovido de uma estrutura que estivesse à altura da exigência da sua grandeza e por isso o êxito nunca passou de uma miragem. O terceiro lugar alcançado acaba por ser um mal menor perante o muito que o prestígio e o património do Sporting foram delapidados.



Seria quase masoquista lembrar hoje todas as peripécias que foram ocorrendo durante o ano, ao melhor estilo de uma tragédia grega, pelo que optei por me debruçar sobre alguns dados estatísticos que ajudarão a perceber alguns dos números com o Sporting encerra a Liga, mesmo que não revelem na plenitude o quanto foi desbaratado.



O clube tem hoje segundo plantel mais velho da Liga



Manteria o 3º lugar se houvesse um campeonato separado das primeiras e segundas partes



Seria o 6º classificado nos jogos disputados em casa e o 3º nos jogos fora.



O último classificado juntamente com a indesejável companhia do Marítimo, Beira-Mar e Académica das equipas que viraram resultados, isto é, nunca conseguiu virar um resultado desfavorável.



Ocuparia um desonroso 2º lugar nas equipas que deixaram virar um resultado a favor (por 2 vezes).



O mesmo 2º lugar, juntamente com SLB e Nacional, no número de golos sofridos, mas com quase o dobro da média dos golos consentidos pelo campeão: 1.03 por jogo.



4º classificado no campeonato dos golos marcados – 41 – atrás de FCP 73, SLB 61 e Braga 45.



O Sporting acaba por ser o 2º classificado no campeonato da posse de bola, com uma média de 28 minutos por jogo.



Os melhores marcadores da equipa são Postiga e Djaló com 6 golos cada.



O Sporting ficou em 3º lugar no campeonato das assistências com 393. 596 espectadores, com o SLB a liderar ( 657.550) seguido do FCP (601.436) e em 4º lugar o Braga com 231.281.

Nota: dados da Liga de clubes.

24 comentários:

  1. Bom dia!

    A partir de hoje existe mais um blog leonino na blogosfera:

    http://universosportinguista.blogspot.com/

    Apareçam !!!

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  2. muito bem escrito (mais uma vez) só não percebo o comentário "até Tales"...como podemos julgar um jogador sem um unico minuto de jogo?!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo excepto no que diz respeito ao AVB. É que para mim é mais do que óbvio que ele recusou treinar o Sporting e preferiu ir para o porto. Como é que as coisas foram feitas, se havia acordo, isso não faço ideia. Mas ainda no outro dia ele disse isso em conferência de imprensa e não acho que lá em cima deixassem escapar sempre uma oportunidade para dar mais uma facada em nós. Agora de facto quis-se comprar um Mercedes e depois escolheu-se uma pick-up sem dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Jorg, acho que a tua frase "como podemos julgar um jogador sem um unico minuto de jogo?!" é em si um julgamento sobre a qualidade do jogador.

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade,

    todos os instrumentos estatísticos são bons para ajudar a diagnosticar como se pode melhorar. Mas nenhum pode ser lido isoladamente ou compreendido sem a totalidade do contexto envolvente.

    Isso para as vitórias em casa por exemplo: havia uns poucos que achavam, ainda a época não tinha começado, que o Sporting - com o modelo de jogo instituído - iria ter muitas dificuldades em ultrapassar equipas que se colocassem num bloco baixo e isso mesmo acabou por verificar-se. E o que pretendo salientar por isto é que o resultado estatístico não deve ser lido sem considerar o perfil de jogo (pela disparidade de existente entre os jogos em casa e os jogos fora), mas também as soluções (em termos de jogadores) e/ou o divórcio entre equipa e adeptos. Factores confluentes em que se torna difícil distinguir qual o que mais pesa ou qual é mais fácil alterar.

    Mas é precisamente nessa confluência de factores que se torna importante perceber quais os múltiplos factores que conduzem ao sucesso. É útil lembrar como se pode trilhar esse caminho do sucesso, ponderar as palavras de Couceiro que disse que é muito fácil e rápido destruir e muito mais difícil e demorado construir.

    Às vezes é apenas preciso repensar-se, perceber em que topo de gama é que o Sporting encaixa melhor. Aqui na barra dos blogs recomendados aparece uma homenagem a uma equipa que passou de excelente à melhor da história, sem que tenha alterado muito - em jogadores, dirigentes, investimento e mesmo em filosofia de jogo. Às vezes mudar alguns pequenos detalhes, quando somados, faz toda a diferença.

    De facto, há muitas lições a tirar desta época e tenho dúvidas que todas sejam aprendidas. Com esta nova direcção, temos visto sobretudo coisas boas até ao momento, mas ainda estamos longe de vermos concretizadas as promessas. Herdou-se um problema bicudo, com um plantel envelhecido e com um valor muito superior ao que lhe reconhem, que não será fácil de resolver. Talvez falte que dê o golpe de asa necessário, uma ponta de génio, mas essa característica é mesmo aquela que é mais difícil de encontrar.

    Para já, tirem-se ilações das diferenças de rendimento dos jogadores consoante os treinadores, para compreender - apenas - que um diferente contexto pode dar resultados amplamente diferentes (ainda que, tudo somado, insuficientes).

    Há muito que sou um optimista. Acho que o Sporting tem os meios humanos para fazer muito melhor do que tem feito. Mas para isso precisamos todos de ter os pés na terra e de baixar a intensidade das promessas. Se é preciso vender ilusão para que haja maior adesão, é preciso também perceber que prometer-se o que é manifestamente difícil de cumprir pode comprometer o presente e o futuro. Veja-se o exemplo do Benfica que, com provavelmente o melhor plantel em Portugal, parece destinado à mesma sede de sangue que têm muitos sportinguistas.

    Comece-se pelo mais simples: em desporto, uma derrota hoje não significa uma derrota amanhã.

    ResponderEliminar
  6. PLF, a única coisa que eu peço é que formem um grupo capaz de competir por titulos até ao fim das competições. Vitórias ninguém as pode prometer.

    Um grupo que devolva alegria a Alvalade, quer em campo, quer nas bancadas, essa seria uma vitória imensa devolver sorrisos e festa às bancadas.

    Este teria sido um óptimo ano para construir, uma vez que analisando friamente o campeão dificilmente conquistaríamos o campeonato, assim foi só (mais) um ano perdido...

    Não sendo eu um adepto de Villas-Boas a distância que vai dele a Paulo Sérgio é enorme! Essa distância para mim é perfeitamente visível nas estatísticas apresentadas, nomeadamente golos marcados e sofridos.

    A defesa do Sporting tem sido atacada de todas as formas e feitios e individualmente considero os seus elementos tão bons ou melhores que os do campeão a diferença de 15 golos sofridos é a capacidade do treinador a brilhar. Não sei se VB teve noção da fraqueza do seu quarteto defensivo mas sei que montou a equipa para o proteger e com um excelente sucesso.

    Nós nem uma coisa nem outra, cruxificamos jogadores com falhas individuais num processo que devia ser colectivo e de toda a equipa.

    No ataque um bom finalizador resolve metade dos problemas. Com um Liedson "normal" talvez fosse possível subir uma posição, mas a coisa está tão fraca nesse capitulo que o único registo positivo desta época é uma quantidade pavorosa de bolas ao poste e à trave.

    Continua para mim a ser o sector prioritário para reforçar... logo a seguir ao treinador bem entendido.

    P.S.- Por sorte não foi este comentário para o limbo... porcaria do blogger!

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade:

    Adiciono um dado horrível à estatística: na lista dos primeiros 16 marcadores da Liga, não há nenhum jogador do Sporting.

    Só este aspecto deverá já ser um recorde negativo a juntar à tragédia.

    ResponderEliminar
  8. LMGM,

    em vez de pedir uma luta pelo título, pediria duas coisas bem mais pragmáticas: (i) jogar um futebol que seja agradável a maior parte das vezes e (ii) aumentar drasticamente o número de pontos conquistados no final do campeonato (o meu objectivo para os jogadores seriam também estipulados, a acrescer à posição no campeonato, pelo número de pontos conquistados). Qualquer coisa como um objectivo estipulado nos 68pts para o campeonato, que foi o que o FCPorto atingiu em 2009/2010 para ficar em 3.º!

    Por exemplo, esta temporada o Sporting ficou em 3º lugar, mas o número de pontos conquistados foi exactamente o mesmo (48pts), sendo o desempenho nas outras competições inferior, o que faz com que a avaliação da época (do interesse dos jogos, da forma como se conseguiu - apesar de tudo - cativar o interesse dos adeptos, etc.) também deva passar por esse prisma.

    Tudo o resto, jogadores, técnicos e equipa, acho que poderíamos ficar muito tempo a discutir sem se chegar a um consenso sobre as causas, qualidades e defeitos. Parece-me, contudo, que concordamos que qualquer avaliação que seja feita por meros adeptos tenderá a desvalorizar os jogadores mais do que estes mereceriam.

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    Antes de submeteres comentários faz o seguinte: seleciona o texto todo e faz CONTROL+C (para copiar), de seguida se o blogger falhar, como copiaste para a memória, para recuperar o texto basta na caixa do comentário fazer CONTROL+V.

    ResponderEliminar
  10. Mike, eu sei eheheh, mas só me lembro disso nos dois dias seguintes a isso ter acontecido!

    Por sorte hoje lembrei-me a tempo, como é hábito demorei umas 2 horas a escrever o comentário, fui acrescentando parágrafos de cada vez que aqui regressava. Por vezes o comentário perde sentido ou é uma grande misturada. Mas se não tivesse tomado precauções lá tinha ido ele para o espaço como já foram tantos outros.

    ResponderEliminar
  11. Green Lion felicidades para o esse projecto.

    Jorg: O Tales foi recusado pelo Braga e até pelo Rio Ave. Isso diz tudo sobre a presença dele no plantel do Sporting!...

    ResponderEliminar
  12. PLF,

    um dos valores que me surpreendeu foi a posse de bola. Normalmente associamos esse valor ao exercicio do controlo do jogo e do adversário e quando pensamos no que foram os jogos do Sporting este ano não conseguimos reconhecer como uma das equipas que melhor geria a posse de bola. Faltarão por certo, para desmistificar este valor, os números parciais onde se exerceu essa posse. Não arrisco muito em especular que os valores desceriam de forma dramática se contássemos apenas a 2º metade do campo e em particular o último terço.

    Quanto ao seu comentário ( e já agora ao do LMGM) acrescentaria apenas que me entristece a pressão que se exerce de semanas a esta parte pelos "nomes" quando será conveniente arrumar primeiro a casa para depois e se pensar no futuro. Porque o futuro será muito melhor se poder ser encarado sem lastros.

    E concordo com o LMGM quanto ao valor individual dos nossos defesas, em particular dos titulares João Pereira, Carriço e Polga. Ainda no sábado dizia em Braga a um amigo que ser defesa no Sporting é mt mais dificil do que no FCP ou no SLB...

    ResponderEliminar
  13. Eu próprio:

    A versão que foi tornada pública e que não foi desmentida foi que o contrato com AVB foi assinado julgo que ao tempo de Sá Pinto em casa de Jorge Mendes e "rasgado" em Alcobaça já quase no final de época quando o Sporting foi jogar em Leiria, já com Costinha no lugar de DD.

    ResponderEliminar
  14. Leão Justiceiro,

    por acaso esse é um valor que menos me preocupa. Trata-se de uma estatística individual que pode ter pouco significado no contexto colectivo.

    Preferia que o Sporting tivesse 4 jogadores na casa dos 10 / 12 golos do que 1 com 35. Um goleador é obviamente necessário mas 1 equipa que dependa quase em exclusivo de 1 acaba por ter um ou vários problemas para resolver no futuro próximo.

    ResponderEliminar
  15. Lda

    Concordo com o post, excepto no que diz respeito ao AVB. Será que fomos nós que rasgamos o contrato, ou foi ele que não quis vir???? Era interessante que se apurasse a verdade, não que nos valha alguma coisa, mas pelos menos é um mito que cai. É que apoiar-se na versão que veio a publico, parece-me pouco, visto que ha dias o proprio AVB disse que foi ele que recusou o Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  16. O nosso melhor marcador na Liga tem 6 ou 7 golos.
    Se isto não é um LOL, o que será?

    ResponderEliminar
  17. Sobre AVB posso dizer-vos que:

    * na primeira ocasião em que o Sporting esteve interessado e em que se disse que foi o Presidente da Académica que não o libertou, a razão da não vinda foi da exclusiva opção de Villas-Boas. Na sequência da uma avaliação das condições de sucesso (ou falta delas) que o Sporting lhe oferecia, uma picardia com Sá Pinto levou AVB a optar por não vir;

    * na segunda ocasião, AVB assinou efectivamente um pré-acordo com o Sporting, do qual foi libertado pela exclusiva opção de Costinha e Bettencourt, por razões que desconheço. As más línguas dizem que foi apenas para não passar pela vergonha de o perder para o FC Porto, o que de facto viria a acontecer.

    Não me perguntem como é que eu sei (por que não vos vou dizer), mas sei que foi assim que aconteceu. No limite, AVB poderá sempre dizer que foi ele que não quis vir, mas quando essa opção se lhe colocou, já Costinha tinha prescindido dos seus serviços.

    ResponderEliminar
  18. Dezperado,

    E porque te apoias no que diz o AVB?

    ResponderEliminar
  19. A análise, baseada nos factos expostos e que motivou o insucesso desta época, é simples:

    - falta(m) 1 ou dois goleadores que façam a diferença e que marquem mais de 20 golos por época

    - falta(m) 1 ou dois defesas centrais bons no jogo aéreo

    - falta um marcadores de livres mortifero

    ResponderEliminar
  20. ED,

    Não partilho desse tipo de visão que me parece redutora. O falhanço do Sporting foi essencialmente colectivo e não por termos este ou aquele jogador. O exemplo do Liedson é paradigmático, quantos golos marcou no passado e marcou este ano?

    ResponderEliminar
  21. Lda

    Eu não me apoio no AVB, mas foi o unico que vi falar sobre o assunto. Não estou a dizer que ele tem razão, mas gostava sinceramente de saber se foi incapacidade nossa para o trazer, ou ele simplesmente não aceitou o Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Redutor? Talvez, mas baseado em evidências.

    As duas últimas vezes que fomos campeões,quem foram os nossos melhores marcadores e com quantos golos?

    6 não foram de certeza...

    ResponderEliminar
  23. Sem bandeira,cínico,sem complexos, provocador,polémico,divertido.

    sakanagem69@gmail.com

    ResponderEliminar
  24. Eu continuo a ter a mesma opinião em relação ao ADV. Em determinada altura era importante passar para a imprensa que tinha havido erro do Sporting em não o ter trazido porque assim dava-se mais uns tiros num barco que estava a afundar e a partir de determinada altura passou a ser mais importante a opção ele veio para nós porque preferiu porque sabia que aqui é que podia ganhar. É a jogada habitual. Fomos mais uma vez, como quase sempre, anjinhos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)