sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Público e notório: mais uma vez o clássico começou fora do relvado

A escolha do dia de hoje, véspera do clássico com o FCP, para o público se referir ao Sporting, (Sporting forrou acesso a balneário com imagens que exaltam violência) será casual apenas para quem acredita ainda no pai natal ou em histórias da carochinha. Ao publicar a noticia em vésperas de jogo, dando conta de um facto que nem é novo mas como se o fosse, e sem sequer cuidar de saber nem a opinião do Sporting nem o que fazem os outros clubes  – nem vale a pena discutir a classificação das imagens – o Público decide jogar por um dos lados do campo.

Apesar da gravidade do acto, obviamente deliberado (a notícia vem na 1ª página), não é nada a que o Sporting não esteja habituado, da parte do Público (que tem um histórico de mau relacionamento com o Sporting, com quem já se bateu longamente em tribunal), ou até mesmo com o árbitro designado para o jogo, Pedro Proença (não é preciso puxar o histórico muito atrás, basta lembrar o que foi o jogo deste ano com o Marítimo, ou célebre lance do pretenso atraso para Stojkovic, no Dragão). 

Igualmente lamentável é que Vicente de Moura, conhecido sportinguista, se tenha aprestado a servir de muleta na estratégia coxa do Público. Quando ele afirma que "o clube sempre pautou a sua conduta pela hospitalidade e confraternização com equipas adversárias" certamente se refere ao tempo em que os corredores de Alvalade podiam ser confundidos com os de uma vulgar piscina municipal, sem qualquer referência ao Sporting, e um paraíso para os adversários, onde só faltava  estender uma passadeira vermelha. Ou azul... 

Caso o sr. Vicente de Moura se se queira informar, não há passadeiras estendidas nos estádios onde o Sporting se desloca. E, como infelizmente não se apercebeu, a noticia em si é a prova de que há quem jogue permanentemente do lado de fora e nos relvados sem as mãos limpas mas que tal, até agora, não parece incomodar nem o sócio do Sporting que é Vicente de Moura nem o presidente do Conselho para a Ética e Segurança no Desporto, que também é.

51 comentários:

  1. Nem mais.
    Confesso que algumas fotos são de gosto duvidoso, mas que eu saiba o bom/mau gosto nunca deu machetes...
    Bem sei que é um frase típica do lampião fanfarrão, mas "se se preocupam tanto connosco é porque somos grandes".

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente??

    Gosto muito de saber que já não temos anjinhos em Alvalade!

    Somos constantemente mal recebidos por ai a fora, vide o caso da gaiola, mas nós é que sempre somos os errados, hipocritas é o que eles são, com o Vicente Moura a cabeça.

    Só peço é que os nossos dirigentes não se deixem intimidar e sigam o seu caminho sem desvios.

    ResponderEliminar
  3. Caro Leão de Alvalade, não concordo e, como sócio, envergonho-me do que hoje constatei. Descemos ao nível de todos os outros. Exibimo-nos deste modo a turistas.

    Estou-me borrifando para as intenções do Público (não sou assinante e leio-o de borla, como merece) e para os efeitos que tenha no Clássico.

    As imagens documentam posse de artigos proibidos em estádios, divulgação de uma ideologia condenada na Lei. Eu não pago 12 euros por mês para o nosso Clube os gastar ‘nisto’.
    Envergonho-me de ver um jogador ser apresentado em pleno Auditório Joaquim Agostinho com um cachecol da JL simbolizada por uma caveira.

    Quanto a Vicente de Moura, só lamento que a incompetência seja recompensada como é, mas isso já não tem nada a ver com sportinguismo.

    ResponderEliminar
  4. Auditório Artur Agostinho, corrijo.

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso também não concordo nada com as imagens. Para quê colocar uma foto dum adepto de cara tapada? Temos algo a esconder?

    Deveria ter havido mais bom senso na escolha das imagens.

    O que não invalida o mau trabalho do jornal Publico, que faz isto com intenção de caluniar, como é óbvio.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo,

    podemos discutir o bom gosto das imagens e se de facto há ou não implícito o apelo à violência.

    Eu vi pessoalmente algumas das transformações operadas pelo clube no defeso e na sua generalidade aprovo-as. Acho até incrível que os corredores de Alvalade fossem até esse altura tão "inócuos" sendo quase impossível distinguir se estávamos em Alvalade ou numa qualquer piscina municipal.

    E o que são os corredores dos outros estádios e o que fazem os nossos adversários quando lá nos deslocamos? Essa é uma parte da história que convém saber. O Sporting tem de facto uma postura diferente dos seus principais rivais mas que não deverá ser confundida com ingenuidade.

    Não é inocente é o timing da noticia que em si mesmo é mais apelativo da violência que as imagens que estão colocadas desde o inicio da época e que "só" agora o público descobriu.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de algumas dessas imagens e envergonho-me se existir uma clara conotação com a extrema direita e se os mesmos tiverem o apoio do nosso clube. (odeio as apresentações com os cachecois da JL)

    No entanto, porquê que eu nunca vi uma notícia dessas (ainda mais na véspera de um clássico) sobre a sigla NN na principal claque (não legalizada, por acaso) do SLB? E porquê que nunca saiu uma notícia destas sobre as claras relações entre Madureira, Bruno Pidá (gente boa, portanto) e o FC Porto? E, já agora, onde é que esteve uma notícia destas quando o SLB resolveu reviver o Gueto de Varsóvia, engavetando seres humanos na sua casa, há cerca de 1 mês atrás? Isso não será violência?

    ResponderEliminar
  8. Até posso concordar com o "timing" da divulgação da notícia, em vésperas de clássico é, no mínimo estranho...para não dizer outra coisa! Culpa do Benfica, por certo!

    No entanto nada que os dirigentes do Sporting não mereçam. Basta recordar que foram esses Srs. que em vésperas de derby ( o derby da Luz ) que apesar de estarem ao corrente e terem participado um diversas visitas ao local (caixa de segurança) sem colocar quaisquer questões não tiverem qualquer problema de fazer disso um "caso lesa pátria" e iniciar o Derby fora do relvado, com as consequências que todos sabemos.

    Com as mais cordiais Saudações Gloriosas,

    ResponderEliminar
  9. Eu gostaria de rectificar a conotação dada às fotografias, que não passam apenas de publicidade à empresa Prosegur... :)

    ResponderEliminar
  10. até que enfim que mostramos alguma raça, so falta aquele corredor estar um bocado mais escuro, tem luz a mais e não passa a mensagem . . .não há nada como fazer pressão psicologica...

    ResponderEliminar
  11. Caro Leão de Alvalade

    Não é uma questão de gosto. Há tochas incendiárias nas imagens. Temos um ex-PJ como responsável de património que, caso quisesse, encaminharia a mesma para investigação.

    As alterações foram quase todas boas. Mais verde, mais 'nosso'. As tarjas gigantes nos dois topos, o 'SPORTING' nas laterais. Gosto.

    Eu também já percorri aqueles corredores como turista. Em primeiro lugar, nem deviam estar abertos a gente de fora. Nem gostei de poder entrar no nosso balneário. É um local sagrado, de acesso a eleitos, aos que vestem a nossa camisola.

    Naquelas imagens vejo Partizan, Estrela Vermelha, coisas desse estilo. Não vejo o Sporting.

    O que mais lamento? É não me sentir confortável para escrever isto ao nosso Clube. Não sei a quem seria passado o mail, a quem seria passada a minha morada. É neste esquema que entrámos. O problema é esse.

    O timing da notícia é irrelevante. Não há timings nestas coisas.
    Também apresentámos um PL a quatro dias de um jogo crucial e não sei se o Ricky van W., o Bojinov ou o Rúbio se sentirão confortáveis com isso.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Uma coisa é certa: o objectivo da notícia do Publico foi um sucesso.

    Estamos aqui a discutir isto em vez de apoiar o Sporting em vésperas do jogo que nos vai dizer para que posição vamos jogar no campeonato, e, mais uma vez, criou divisão entre os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  14. Magalhães, aqui vens com a tradicional mania das grandezas lampiónic que vos enviesa a visão.

    E o que dizes relativamente os dirigentes do Sporting é mentira que não tenham colocado objecção à vossa miserável gaiola quando, em solidariedade com os adeptos, decidiram antes do jogo, ir para as bancadas.

    Aliás no teu comentário contradizes-te: por 1 lado :

    "apesar de estarem ao corrente e terem participado um diversas visitas ao local (caixa de segurança) sem colocar quaisquer questões"

    e por outro,

    "iniciar o Derby fora do relvado, com as consequências que todos sabemos."

    Enfim, nada a que não estejamos habituados.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Ricardo,

    "Eu também já percorri aqueles corredores como turista"

    Ora aí está. O turismo nos balneários de Alvalade acabou. Tal já não é possível desde o inicio de época.

    ResponderEliminar
  18. Só espero que a Prosegur tenha pago para ter publicidade nos corredores de Alvalade.

    De resto, não vejo qual o problemas das imagens...

    Se tivessem uma foto do Estádio ad Luz a arder.... vá lá... agora adeptos nossos????

    Qual o stress????
    JR

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Centenas de pessoas, dirigentes e jogadores já têm passado por aqueles corredores, nunca ninguém se manifestou. Agora o Público, qual virgem ofendida, vem com estas tretas. Qual violêcia? Imagens reais, que se vêm todos os dias em anúncios, nas fotografias do Público, de todos os jornais, na TV. Qual é a intenção do Público? Está com medo do SPORTING? Tenham calma, que os senhores árbitros da Liga vão conseguir fazer o seu trabalho. O(s) clube do Público, cuja moralidade sobre o tema da violência, é indesmentível (já contam mortos no currículo), vão conseguir os seus objectivos. Não necessitam de ajudas dessa natureza. SL(comentário da notícia no próprio pasquim).

    ResponderEliminar
  21. Eu acho muito bem, ora se até está uma saudação de boas vindas explicita.....

    ResponderEliminar
  22. Também acho uma vergonha a publicidade gratuita à empresa de segurança. O gajo da tocha está como eu, precisa de emagrecer...

    Já agora se por azar um dos variados personagens em pose de apoio à equipa (felizmente cada um vê o que quer), com a cara devidamente destapada, aliás só lhes falta o cartão de sócio e o BI, tivesse o azar de ter o punho fechado seria um apelo vil ao comunismo? Ou pior, segundo a Moddys, ao socialismo?

    ResponderEliminar
  23. @Leão de Alvalade, não vou responder à pequena provocação com que iniciou a sua resposta ao comentário. Não foi para alimentar discórdia ou coisa que o valha que resolvi hoje comentar o vosso Post. Para mais tenho dito, há muitos anos, a amigos Sportinguistas, que a "luta" entre Benfica e Sporting só beneficia os de lá de cima..adiante!

    O meu caro Leão de Alvalade talvez não tenha percebido o que tentei dizer ( ou eu não me expressei da melhor maneira)...

    Sobre o assunto que voçes apelidam "miserável Gaiola" cumpre referir o seguinte: Bem sabem que a 3 semanas do Derby, vários dirigentes ou funcionários do Sporting foram verificar a caixa de segurança, não colocaram questões, sugestões ou propostas de alteração; No dia do jogo, nova visita e nada a questionar. O que "inquinou" esta questão foi a tomada de posição do Sr. Dr. Eduardo Barroso que, sem saber de anteriores demarches efectuadas por pessoas do Sporting, resolveu, no Jornal A Bola, "incendiar" os ânimos e alguns dirigentes do Sporting resolveram "cavalgar" a Onda ( do meu ponto de vista cavalgaram a onda errada, até porque a relação entre clubes estavam pelo menos cordiais),à revelia do Presidente e fazer disso um caso antes do jogo... 2ª questão: sobre o timing da colocação da "Zona de Conforto" como a UEFA lhe chama", aconteceu com o Sporting porque não antes tinha o Benfica recebido qualquer claque organizada nesta época, só e tão só. Não disponho de informação previligiada mas acredito que não teve como objectivo provocar o Sporting... Alguns Sportinguistas é que assim entenderam.
    3ª questão: No Pós jogo só aconteceu o que se verificou porque o Sporting, por falta de eficácia, não venceu nem empatou o jogo.

    Gloriosas Saudações...

    ResponderEliminar
  24. Caros,
    Não gosto particularmente das imagens. Embora se perceba o objectivo legítimo de intimidar e "assustar", a escolha não foi feliz.

    São claramente incitadoras à violência, e por causa de gente como aquela que ali aparece eu não levo a minha filha de 4 anos ao estádio (e tenho de a levar rapidamente pq já se diz do carnide...)

    Há muito mérito na forma como se tem blindado o futebol, o balneário, os jogadores, mas neste caso em concreto não me agrada o que foi feito.

    Mas isso não quer dizer que repudie e lamente o timming escolhido pelo Público AINDA POR CIMA EM MANCHETE para publicar esta notícia. Não é inocente...

    SL
    saint

    ResponderEliminar
  25. Ah, e se o pasquim não souber eu digo, na saida da cabine dos árbitros esta uma mensagem sobre justiça. Não sei qual é, por mim podia ser:

    "Olho por olho, dente por dente!"

    Ou então, dado o árbitro designado:

    "Sei em que shooping vais estar no próximo fim de semana." Com uma foto do Rinaudo a fazer um carrinho a ilustrar.

    ResponderEliminar
  26. Correcção:

    onde está "que repudie" devia estar "que não repudie".

    SL
    saint

    ResponderEliminar
  27. Eu só acho que o adepto em destaque na foto, não está em forma, denota obesidade e uma postura pouco autoritária, além de usar óculos.
    Por isto a foto foi mal escolhida.

    Do outro lado não percebo porque escolheram uma foto com um agente da prosegur em destaque. Acho péssimo.

    O pavimento é horrível, parece dos anos 50 e o tecto falso é manhoso.

    ResponderEliminar
  28. Vou repetir aqui o que escrevi no meu blogue (anda tão abandonado...) e no FB:

    Não percebo a polémica em torno das imagens que estão colocadas no corredor de acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade. Estão lá desde o início da época, segundo li e só agora estão a dar que falar? Vou fazer uma proposta à direcção...retirem essas imagens e coloquem umas florzinhas...de preferência que possam mudar consoante o clube que recebem...papoilas, rosas, lírios...talvez assim ninguém se sinta tentado a apresentar queixa. Ou será que depois apresentavam por se sentirem atingidos na sua "masculinidade"?


    Entre estas notícia, as notícias referentes à vida privada de Rui Patríco no CM e agora à pouco à "possível" ida de Djaló para o Dragão...é uma maravilha. É sempre no mesmo sentido...por isso só espero que o Sporting dê a devida resposta mas amanhã em campo.
    FORÇA SPORTING!!

    ResponderEliminar
  29. Estaria muito admirado se nada acontecesse para tentar desestabilizar o Sporting. Pelos vistos, os andrades estão com medo de levar na pá e já encomendaram uma notícia ao Oliveirinha para tentarem sair do jogo com uma vitória moral, já que em campo, mesmo com a ajuda da praxe, não há garantias. Já é típico deles, armarem-se em virgens ofendidas quando eles são aquilo que toda a gente sabe. Portanto fica a minha sugestão: unam-se em torno da vossa equipa e não liguem a estas merdas. O momento a que prestam atenção a esta porcaria é o momento em que perdem.

    ResponderEliminar
  30. E o Sporting respondeu muito bem ao Público:

    O Sporting Clube de Portugal reage com alguma estranheza e perplexidade à polémica que se quer instalar, em vésperas do clássico Sporting Clube de Portugal-Futebol Clube do Porto, relativas às notícias veiculadas hoje pelo jornal Público. Em relação a isto, cumpre esclarecer o seguinte:

    1 - Consideramos que a notícia deste jornal é insidiosa, tendenciosa e parece ser feita com o claro propósito de incendiar ânimos e provocar polémicas inúteis em véspera de um clássico;

    2 - As imagens seleccionadas pelo jornal são do Estádio e dos adeptos. A escolha específica do jornal Público destacando um ou outro adepto num conjunto alargado de imagens nota um claro princípio de má fé, quando há outras imagens onde se vêem em sã convivência adeptos de todas as raças e credos, uma diversidade que muito nos honra e que espelha o sentimento comum de todos os que vivem o Clube: o amor ao Sporting Clube de Portugal!

    3 - Não deixamos, por isso, de condenar e estranhar a escolha selectiva deste Órgão de Comunicação Social e o timing de publicação desta notícia, quando as fotos escolhidas pelo jornal decoram este corredor desde Agosto, tendo já passado por este diversos jogadores e dirigentes desportivos nacionais;

    4 - Todas as imagens que decoram os corredores dos balneários fazem parte de uma decisão da Direcção de mostrar respeito pela história do Clube e dos seus adeptos. O respeito pelo Clube e a sua História, a sua massa associativa e os jogadores, actuais e antigos, fazem parte do ADN do Sporting Clube de Portugal e são um património que não renegamos e defenderemos sempre. Também por isso, a Direcção do Clube admitiu em Alcochete um conjunto de antigos jogadores para que estes, de forma transversal, pudessem ajudar a transmitir aos jogadores da formação o que é ser Sporting;

    5 - Ainda relativamente a estas imagens, cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários;

    6 - Refira-se ainda que o Sporting Clube de Portugal entregou ao Ministro da Administração Interna três dossiers com protocolos assinados com os três grupos organizados de adeptos, e respectivos CD com a identificação de todos os elementos que os compõem, situação esta que pensa ser única em toda a Liga;

    7 - Consideramos que a forma como o texto do jornalista Hugo Daniel Sousa é construído, a forma como as imagens são apresentadas e a coincidência desta notícia surgir em vésperas de um Clássico é um comportamento irresponsável do jornal e do seu jornalista. Induz em erro quem a lê e é provocatória e potencialmente catalisadora de violência. O texto expressa também mentiras referindo-se a aspectos xenófobos completamente inexistentes;

    8 - O Sporting Clube de Portugal tem um nome e uma história a preservar e defender. Por isso e pelo que acima foi exposto o Sporting Clube de Portugal lamenta e condena veemente o mau serviço prestado ao jornalismo pelo jornal Público, bem como a falta de oportunidade do artigo cujo conteúdo é atentatório e provocador;

    9 - Continuaremos, como até aqui, a defender princípios de fair-play e sã convivência. Esforço, Dedicação, Devoção e Glória não são para nós palavras vãs. Estamos concentrados no jogo de amanhã e apelamos a que adeptos e massa associativa compareçam em força no Estádio para que, com o nosso exemplo, mostremos aquilo que sempre fomos: um grande Clube!

    ResponderEliminar
  31. Sem tempo para ler os comentários, correndo o risco, portanto, de repetir ideias, apenas pergunto:

    - Onde é que a mensagem "BEM VINDOS" apela à violência? Mas anda td parvo?

    - Qt às imagens, apenas mostram adeptos apaixonados pelo SCP em exaltação... Não se pode?

    Até amanhã bravos leões, vemo-nos num vulcão verde de paixão!

    Abraço.

    P.S. - mt medo tenho eu do desdentado do gel... (Alô Maritimo?). è mt pior que o Xistra, disso não me restam dúvidas.

    ResponderEliminar
  32. Se calhar temos que começar a fazer como alguns faziam á uns anos atrás que empestavam o balneário adversário obrigando os jogadores a equiparem-se no corredor…ou então começar a colocar cabazes de natal no balneário dos árbitros com envelopes brancos e uma pétalas rosas no chão.

    Abram os olhos, problemas já tiveram o túnel da luz com porrada até dizer chega ou o tão conhecido “túnel da antas”…em Alvalade colocam-se uns placares nas paredes e faz-se barulho?!
    Óptimo, é sinal que o Sporting está mesmo vivo e começa verdadeiramente a incomodar a raça vermelha e azul deste pais.

    O Sporting está de volta.

    Sporting Sempre!!!

    Ps:. Para o circo ser completo, era colocar o corrupto nortenho e todos os mafiosos que o acompanham dentro do fosso com merda até ao pescoço.

    ResponderEliminar
  33. O Publico que não sai do vermelho desde a 1ª edição, é um veiculo para o seu dono como outro qualquer, como por exemplo a sgps, que os portugueses começam agora finalmente a compreender. Visam ambos a mesma coisa. Também desde a a 1ª edição e para amortizar de algum modo o prejuizo que recorre ao mecenato privado.

    Já o sujeito da ética continuar a prestar-se quando costuma estar calado perante as verdadeiras atrocidades...

    ResponderEliminar
  34. Claramente encomendado este trabalho jornalístico.

    Vi as imagens e apenas foram citadas algumas imagens e não o quadro/mural inteiro.Se o objectivo é apelar a violência são claramente imagens erradas.

    1-Do que vi veio-me a cabeça amor pelo clube, sacrifício, inclusive o rapaz do gorro fez-me lembrar mais Ski e os coitados dos Bombeiros em situações de fogo do que violência.

    2- Imagens estão inseridas no caminho para o balneário visitante. E que queremos criar no adversário ao verem essas imagens?Medo? intimidação? Então se o objectivo é esse receio que tenha falhado, afinal o SCO foi a Alvalade empatar e o Marítimo ganhar....

    Não tenham duvidas que isto foi encomendado, mesmo que as paredes estivessem forradas com rosas, o dito jornalista iria sempre indicar que seria imagens a incitar a violência uma vez que. a rosa tem espinho, pica e magoa e pode fazer sangue.

    Só me posso rir com este trabalho do jornaleco, mas por um lado fico contente, finalmente os nossos balneários inspiram respeito e sobretudo pelo demonstrado pelo artigo, medo.

    PS: houve gente que aqui mencionou possiveis ligações da extrema direita ao clube,devido a poses nas fotos.Mas se existisse os culpados por isso seria facilmente identificados:autoridades competentes, nomeadamente a policia, uma vez que sendo as claques do SCP as únicas legais no pais, e havendo conhecimento pormenorizado dos seus sócios/membros dessas mesmas claques, não os tenha identificado como membros de extrema direita e impedido de frequentar eventos desportivos

    ResponderEliminar
  35. O mesmo sujeito que já veio falar da abertura do capital como uma opção e não uma inevitabilidade ao crescimento, centrando-se na futura distribuição do mesmo, já depois de GL assegurar que os sócios do clube continuarão a eleger o centro de decisão do futebol.

    Numa analogia, ainda gora vimos o capital chinês manter a administração executiva na EDP.

    Também no clube tudo está a ser feito para alcançarmos resultados o mais depressa possivel, esse sim o unico garante que não nos tornaremos meros adeptos das camisolas listadas verdes e brancas.

    Amanhã contamos com um treinador, ainda agora
    eleito entre os dez melhores, para de alguma forma atenuar a maior experiência da estrutura do norte.

    E não é só o melhor treinador quando toma decisões do agrado de cada adepto, para além de manifestamente impossivél é ele quem trabalha diáriamente com o plantel.

    ResponderEliminar
  36. Vicente Moura, o grande amigo das sucessivas administrações do Belenenses que colocaram o clube onde ele está hoje. Encarna na perfeição o verdadeiro espirito da belenização, do retrocesso!

    ResponderEliminar
  37. Por acaso, vcs nunca foram a um estadio de futebol.Cara tapada com uma t-shirt por causa do fumo dos engenhos pirotecnicos. O jornal publico esta a atingir o seu objectivo que era dividir a Nacao Sportinguista. Sou caboverdiano e vivo nos EUA.A essa tal cruz e tb simbolo dos choppers.Da nojo este tipo de "jornalismo". Sejamos espertos na defesa do nosso clube.

    PS: vejo aqui alguns com um certo "ciume" (justificado ou nao) da Juve Leo. Lembrem-se juntos seremos mais fortes.

    ResponderEliminar
  38. Por acaso, vcs nunca foram a um estadio de futebol.Cara tapada com uma t-shirt por causa do fumo dos engenhos pirotecnicos. O jornal publico esta a atingir o seu objectivo que era dividir a Nacao Sportinguista. Sou caboverdiano e vivo nos EUA.A essa tal cruz e tb simbolo dos choppers.Da nojo este tipo de "jornalismo". Sejamos espertos na defesa do nosso clube.

    PS: vejo aqui alguns com um certo "ciume" (justificado ou nao) da Juve Leo. Lembrem-se juntos seremos mais fortes.

    ResponderEliminar
  39. Força Sporting. Vai Ser um grande jogo!! Temos que ganhar para não abandonar a perseguição ao título

    ResponderEliminar
  40. Caro Leão de Alvalade:

    Saúdo a sua coragem por denunciar, de forma muito clara, a óbvia intenção desta notícia do Público hoje.

    E para todos os que acham que as imagens são de mau gosto, eu chamo a atenção de que a própria interpretação do Público é bastante subjectiva. Senão vejamos:

    a) a mão que parece estendida em saudação nazi não mais é do que apenas o braço direito de um adepto, cujo resto do corpo não está visível. Não é assim possível comprovar se o outro braço também está estendido ou não, o que muda por completo a conotação que lhe querem dar;

    b) o próprio Público admite que o único símbolo polémico que surge nas imagens nem sempre é conotado com a extrema direita, sendo largamente usado noutras simbologias mais informais.

    É evidente que as imagens tem um só objectivo: criar um determinado ambiente antes do jogo. Mas não se faça disso um caso de conotação hostil ou violenta ou até de ligação a ideologias extremistas porque essa é uma interpretação abusiva.

    Para as virgens mais ofendidas, sugiro igual passeio pelos túneis da Luz ou do Dragão. Talvez ainda saiamos a perder.

    De resto, algumas notas adicionais:

    1) o Sporting já esclareceu em comunicado que a Liga e a UEFA aprovaram e até elogiaram a decoração;

    2) é óbvio que o Sporting de hoje é uma instituição que se faz respeitar;

    3) Vicente de Moura não é apenas um "conhecido Sportinguista". É também um "conhecido Sportinguista" que se esforça, amiúde mas com insistência, em se dirigir ao Sporting em moldes que não se atreve a usar com outros Clubes.

    Em Alvalade mandamos nós. Isto é o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  41. LMGM:

    A mensagem na saída das cabines dos árbitros diz apenas isto:

    "A verdade purifica"

    Lapidar.

    ResponderEliminar
  42. Caro Leão de Alvalade:

    Não me ficaria bem, como compreenderá, encetar diálogos com adeptos de outras cores.

    Assim, remeto para si a resposta ao adepto de outra cor com quem trocou hoje opiniões, para que a verdade dos factos prevaleça.

    Deve esse adepto tomar consciência, que a gravidade do que aconteceu no último derby não está relacionada com a gaiola, com a decisão dos dirigentes do Sporting em nela assistirem ao jogo, ou na forma como a hipoteticamente aprovaram em momento prévio.

    A gravidade do que aconteceu nesse jogo prende-se pura e exclusivamente com a forma como os adeptos foram encaminhados, recebidos e instalados naquela zona do estádio e na forma degradante como foram tratados DURANTE o jogo. Esse foram os acontecimentos explosivos que serviram de rastilho para tudo o que, absolutamente condenável diga-se, aconteceu depois. Esta é a verdade dos factos que foram por nós constados no local, que não podem ser desmentidos por quem não os viveu e que forma posteriormente branqueados pelos dirigentes daquele Clube.

    Para que a verdade prevaleça.

    Um abraço para si.

    ResponderEliminar
  43. Eu acho que algumas pessoas deveriam ter algum cuidado no que dizem para mais tarde não se terem de contradizer(embora bem sabemos que muitas vergonha é coisa que não tem).

    As imagens foram escolhas infelizes?Admito que sim,não vejo no entanto nenhuma clara saudação fascista como o Publico insinua(e isso sim seria grave).E certamente uma situação dessas não iria passar despercebida a responsáveis da UEFA por exemplo.

    Isto só é noticia porque é o Sporting,pois eu sei de outro clube que não põem imagens nos corredores.É mesmo nos balneários dos visitantes,e embora o conteúdo seja diferente o objectivo é o mesmo(mas esses são os mestres das provocações e discórdia no futebol Português).

    Como disse embora a escolha das imagens possa ser infeliz(eu teria optado por outras)o que registo é que tal como o autor do post diz e bem contra o Sporting os jogos agora já começam na véspra.
    E isto denota claro medo(e esta história não passou disto).

    E o que eles não percebem é que atitudes destas só nos tornam mais fortes e unidos na busca dos nossos objectivos.Eles são os primeiros a criar união num clube que não há muito vivia em plena discordia.

    Estas tentativas de destabilização estão a ter o efeito contrário do objectivo de quem as cria.

    Sábado lá estarei a apoiar o nosso clube em mais uma vitória.


    SL

    ResponderEliminar
  44. Pois, há umas semanas também um clube, que não mencionarei o nome, também tentou uma estratégia idêntica de destabilização, arranjando problemas onde eles não existiam. Por isso, agora não se queixem. Não faças aos outros o que não queres que façam a ti!

    ResponderEliminar
  45. Impressionante a quantidade de comentários a mais um excelente post! Só pode significar que a nação leonina está alive and kicking, demonstrando a sua indignação quando "notícias" deste teor ocorrem nas vésperas de jogos importantes.

    Parece-me óbvio que mais do que imagens pseudo-violentas, seria mais eficaz mensagens nos corredores de acesso ao balneário dos árbitros tais como: "Sabemos a vossa morada de casa!"

    Quanto ao jogo, que é o que de facto interessa, temos uma desvantagem óbvia que se prende com a ausência das principais apostas para o lugar de médio defensivo: Rinaudo e Carriço.

    Espero o regresso de André Santos aos grandes jogos da época passada e que isso signifique a vitória do Sporting. Não me interessa que seja grande, pequena ou assim assim.

    Quero e acredito numa vitoria efectiva e não numa vitória moral assente numa figura talismã que poderá ser Izmailov ou ... Domingos.

    Quero e acredito num estádio de alvalade com mais de 40 000 leões a rugir abrindo caminho para uma vitória do Grande Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  47. Sou benfiquista.

    Já cansa, nos dias imediatamente anteriores aos jogos, os meios de comunicação social, abstraírem-se do acontecimento desportivo e realçam os ódios existentes entre claques e adeptos dos clubes, num país ridiculamente tão pequeno que perdemos mais com estas coisas do que sinceramente ganhamos.
    Que há elementos de extrema direita em todas as claques não é novidade. Acabem sim com essas claques ou elementos.
    Nem sempre me orgulhei das acções do meu clube, mas francamente começa-me a parecer mais seguro engaiolar toda a gente, porque cada vez menos são as famílias a preencher os lugares dos estádios, que como a minha tem pessoas de variados clubes.
    Gosto muito de futebol e do Benfica, mas isto assim já cansa!
    Abraço para todos, sem excepções!

    ResponderEliminar
  48. Antes uma associação á extrema direita, que pelo menos mantém a honra deste país, que ter conotação a criminosos imigrantes que afundam este país. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  49. Ora bem o mau gosto discute-se. Mas isto não foi mau gosto. Isto tem imagens de violência, não é apenas agressividade porque a agressividade não é necessariamente violenta. Imagens violentas, as máscaras nos adeptos são muito graves porque eles usam-nas para poder cometer crimes sem poderem ser identificados. Há adeptos na imagem a fazer a saudação fascista, e há elementos com a cruz de ferro tatuada que é um símbolo muito utilizado por movimentos racistas.

    É grave. Quem achar que isto é normal, não está a ajudar ou defender o Sporting, está a sujar o nome desse clube. Eu sou Benfiquista, se acontecesse no meu clube eu iria procurar mobilizar as pessoas para colocarem os responsáveis por aquilo fora do meu clube. Acho que os Sportinguistas deviam fazer o mesmo.

    Saudações desportivas.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  50. Eduardo,

    Como benfiquista tens muita violência real, cujas imagens nem requerem interpretação, para te preocupares e com responsáveis para fora do teu clube que não sei como te sobra tempo para vires aqui comentar.

    ResponderEliminar
  51. Não é embirração, mas devo voltar a este tema e complementar os meus comentários feitos a quente.
    Além de envergonhado com o tipo de sportinguistas que (não) me representam naquela foto, devo agora envergonhar-me também por o meu Clube ter sido desmentido como foi.
    Eu sou doente pelo Sporting, mas o espírito crítico não tem clube. Identifico-me com os sportinguistas 'normais', os que dão a cara, e não posso olhar para aquele túnel sem sentir desprezo pelo(a) decorador(a) de interiores.
    Para intimidação, pagava-se multa à Liga e a equipa visitante subia sozinha ao relvado.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)