segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Revolução, evolução ou continuidade?

Desculpem-me os que, atraídos pelo título, vinham à procura do eterno tema na nação sportinguista, e que foi o mote incontornável nas pretéritas eleições. Tema esse que é convenientemente ressuscitado sempre que os resultados se "engasgam". Foi assim no inicio da época, voltou a ser agora e continuará a ser sempre. Uma pena que assim seja, isto é, que o espírito critico só se acenda quando o comboio parece querer descarrilar e não haja quem o preveja a tempo de o evitar.

Que valor têm esses prognósticos depois do jogo? Muito pouco para mim. Da blogosfera a anteriores presidentes os maus resultados têm o condão de soltar as línguas e as penas, mas quase sempre com intuito de ajustar contas pessoais antigas, exercícios que ao Sporting Clube de Portugal aproveitam muito pouco.

É isso que vejo nas palavras de Dias da Cunha e replicadas em muitas outras opiniões semelhantes. 

Que diferença faria que a "cambada de tolos" (palavras de Dias da Cunha sobre os actuais dirigentes do Sporting) ao invés de serem os que lá estão agora fossem outros nos jogos com o Nacional ou com o Moreirense, que, sendo da Liga Orangina, jogou com apenas 3 titulares? 

Quando factos como estes acontecem e ameaçam ser inultrapassáveis devemos convocar eleições ou questionar o modelo de jogo? 

E se, ainda nas palavras de Dias da Cunha «o actual maior valor do Sporting é Domingos» a quem deve ser dado o crédito da sua contratação senão ao "conjunto de espertalhões" que o contratou? 

Goste-se muito ou pouco de Godinho Lopes e da actual direcção do Sporting, esse é um exercício incontornável e cuja resposta é muito fácil de encontrar, a não ser para quem não é honesto do ponto de vista intelectual.

Infelizmente o Sporting está outra vez mergulhado numa crise que tem a sua génese nos resultados. E se estes permanecerem no actual registo serão a gasolina numa fogueira, (muitas vezes apenas de vaidades pessoais, pontuada por muita ignorância do que é o jogo de futebol), que queimará o muito que de bom foi feito nos últimos tempos e que tinha devolvido o orgulho dos sportinguistas na sua equipa. Daí a minha pergunta e inquietação, centrada no jogo de logo no Algarve.

Será possível uma revolução no jogo do Sporting, que desfaça a impressão de estagnação e retrocesso nos métodos que a equipa utiliza e já por todos percebidos e contrariados? 

É difícil que tal aconteça, mas uma evolução não só é desejável como imprescindível. Que obviamente não passará unicamente pela entrada de Jeffren, de quem substituirá Elias ou quem jogará a 6. Os lamentos de Domingos, queixando-se das tácticas ultra-defensivas dos adversários, são quase tão absurdos como queixar-se das listas verde e brancas nas nossas camisolas. Essa é a forma de os nossos adversários nos renderem homenagem, reconhecendo a nossa superioridade. Saber contrariar essa disposição é factor imprescindível para o sucesso de qualquer treinador que ambicione treinar o Sporting e não deveria nunca servir como lamento! 

Dito isto o que menos se espera é a continuidade dos mesmos processos, tão evidentes no jogo com o Moreirense. Fazendo sempre tudo igual é difícil de obter resultados diferentes.


Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo
Defesas: Rodriguez, Daniel Carriço, Polga, Oniewu, Evaldo, Insua e João Pereira
Médios: Schaars, Matias Fernandez, Pereirinha, André Santos, André Martins e Renato Neto
Avançados: Capel, Jefrén, Carrillo, Sebastian Ribas e Diego Rubio

9 comentários:

  1. LdA,

    A pergunta é pertinente, mas a resposta é talvez fácil.

    Em Fisica diz-se que perante as mesmas causas detetam-se os mesmos efeitos. Tal tem vindo a ser demonstrado pelo Sporting a cada jogo que passa.

    Apenas uma mudança radical nos jogadores (equivalente a uma mudança radical das causas) motivará uma evolução. Tal não é possível neste jogo de hoje e nos outros que se seguirão proximamente, logo continuaremos a assistir provavelmente e infelizmente a um processo de continuidade.

    Outra questão é se esta equipa e este treinador servem aquilo que são os nossos objetivos e que se traduzirão numa clara evolução? A resposta é, no meu ponto de vista, ainda não!
    Faltam alternativas (ou mesmo elementos de raíz) para lugares chave e sem tal não conseguiremos inverter o atual quadro.
    Falta, ainda, percebermos a real valia do Domingos (as dúvidas são muitas e não resolvidas).

    Importa, no entanto, não esquecer o que fomos nas 2 épocas anteriores e reconhecer o quanto evoluímos nesta época.
    Não somos, ainda, os melhores, mas já mostrámos a espaços que temos matéria prima para o sermos. Faltam alguns ajustes.

    Não me parece por isso que neste momento seja a altura para iniciarmos a enésima revolução em Alvalade, provavelmente com os mesmos resultados a médio prazo de todas as outras.

    Por fim, e por muito que isso me custe, desde os anos 50 do século passado que não somos a equipa dominadora de Portugal, não queiramos transmitir a ideia de que agora é que a situação se agravou. Esta situação existe, pelas mais variadas razões há demaisado tempo e é bom verificar que ninguém se conforma com a mesma e que todos queremos inverter a situação.

    SL

    ResponderEliminar
  2. AMendes,

    Apoiando-me na teoria da física, não podes concluir que uma mudança radical nos jogadores motivará uma evolução. Porque a mudança pode ser para pior.

    Eu diria que, neste momento a bola está do lado de Domingos. Ele tem jogadores com qualidade para fazer mais e melhor. Veremos se agora as lesões deixam os jogadores em paz.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com a avaliação feita.

    O Sporting não está em crise. A equipa de futebol está com problemas, mas isso não se deve à direcção. A construção de uma equipa competitiva demora tempo e dinheiro. Nem o Manchester City, nem o Malaga são exemplos disso.

    E em relação aos problemas da equipa de futebol nós sócios temos de ter consciência que não existiu dinheiro para comprar 16 estrelas ou 16 jogadores que possam ser titulares. Uma coisa é certa, estamos melhores do que anteriormente, no ponto de vista competitivo e com perspectivas de rentabilidade economica dos jogadores. Comparem o valor de mercado do Ricky com o valor do Pongolle ou Purovic. Já há muito tempo o Sporting não tinha capacidade e esperança de contratar jogadores de selecção como Schaars, Elias, Insua ou jogadores de renome como Capel ou Jefren (com mais internacionalizações que Javi Garcia e Nolito juntos) e segurar 2 titulares da seleção portuguesa.
    Existem problemas no futebol, sim existem, mas estão identificados pelo Domingos e a pela estrutura. Queríamos reforços de inverno, que fossem titulares absolutos mas não existiu dinheiro. Crise no sporting só para os atletas fora futebol e funcionários que viram o vencimento não ser pago no dia respectivo. E acredito que, como acontecia antigamente em que os funcionários ficavam meses sem receber para canalizar tudo para o futebol, a actual direcção previligie ser uma entidade respeitada e respeitadora e cumprisse as obrigações.

    Os problemas da equipa de futebol terá de ser o Domingos a resolvê-los. Essa é a sua função e daí advem a sua valorização profissional. O que deve fazer é impor o que quer para o Sporting:
    -Quais os jogadores que pretende, de forma a acabar com a irresponsabilidade de dizer que não os conhece (Neste ambito reforçar que não aceita mais o BJ9 é um dos sinais, impedir entrada de jogadores como Rubio caso acredite que nada trazem à equipa...)
    -Qual o papel da formação e dos emprestados (é deprimente o que fez ao Renato Neto - de reforço a titualar para não convocado - desvalorizando um ativo e um trabalho de 2 anos)
    - Estabilizar a equipa (encontrar um onze e fazer deles uma equipa)
    - Ter uma ideia para o estilo de jogo da equipa (vejo talento nos jogadores, não vejo esquema de jogo, um objectivo no desenvolvimento do jogo, só consigo perceber dinâmica nas transições mas isso é residual para uma equipa competitiva)
    - Trabalhar os sectores da equipa (lastimável a forma como a defesa acumula erros. Se antes era da voz de comando do RuiPatricio, dos chutões do Polga da inabilidade do Evaldo, da pouca altura da defesa, na minha opinião o Sporting não pode TREINAR bem, caso contrário estes problemas não existiam)
    - Trabalhar livres e cantos (o plano de jogo de Domingos não sai bem. Único golo de livre frontal foi de Jefren contra Maritimo, golos de canto(numa equipa que joga com 2 Alas) são baixos comparado com o número de cantos(tx de sucesso de cantos no SCP é muito baixo).
    - Mandar na equipa (Carillo não está formado e preparado para este tipo de competição e acumula erros, mas continua a titular)
    - Garantir maior envolvimento dos jogadores com compromisso de ganhar sem se envolverem emocionalmente, já que em caso de derrota afecta a moral (ou seja, TIRAR o STRESS da equipa. Poucos treinadores conseguem mas os melhores conseguem como exemplo Alex Fergunson consegue, Guardiola consegue, Marcelo Bielsa sempre e até Scolari conseguia na selecção)

    Sustento esta ideia após ter visto o jogo treino com o Pinhalnovense no inicio do ano. Nenhuma rotina de jogo,o SCP com os titulares contra o PINHALNOVENSE(escalão inferior ao Moreirense)sem criar ocasiões de perigo...Um vazio de ideias e de entrega competitiva que depois vi refletido no jogo contra o Porto, Braga e Moreirense.

    ResponderEliminar
  4. Excelente apreciação, mais uma vez, com coragem e lucidez que lhe são peculiares.

    Apesar de não comentar há algum tempo mantenho-me como leitor assíduo, dependendo dos afazeres profissionais. Hoje venho cá para lhe dar conta de um comentário que deixei no Aventar e que não sei vão publicar, a propósito do concurso de blogues. O A Norte não estar no elenco é como o festival da canção, não conta para nada quando os melhores faltam.
    SL

    ResponderEliminar
  5. VOTEM MO ÚNICO BLOG SPORTINGUISTA CONTRA A MERDA DA LAMPIONAGEM SFF

    http://aventar.eu/blogs-do-ano-2011/

    ResponderEliminar
  6. LdA, considero pessoalmente a qualidade do jogador que faz a posição 6 como fundamental num candidato ao titulo, mas não ponho na ausência de Rinaudo o principal ónus dos males desta época. Fez mais falta Matias que Rinaudo, os dois então foi fatal. Com Matias a regressar ao 11 os golos vão reaparecer e com eles as vitórias.

    Nas "sortes" o nosso maior azar terá sido a lesão de Carriço que estava a tapar bem o buraco da lesão de Rinaudo. Para Matias não existiu substituto (seria Luis Aguiar, mas...) e continua a não existir.

    Hoje vão existir golos, vamos marcar, como aliás tem acontecido desde que regressou Matias espero que os suficientes para vencer.

    P.S.- Pedro Carvalho, acho que o Aventar tão cedo não se mete noutra... O concurso dependia da auto-inscrição de cada blog, podendo inclusive ser feita por leitores com o acordo ou não dos editores do blog. Provavelmente nenhum de nós lê regularmente o Aventar, aquilo que tenho a certeza é que o Aventar já deve ter um imenso pico de audiência e uma trabalheira gigantesca a gerir esta modalidade original de "nomeações".

    Boa sorte para o Cacifo, as votações só terminam no sábado.

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena que o vosso blog não esteja na lista, porque a par d'"O Cacifo" é o único que leio diariamente. Tem qualidade para isso!

    Z

    ResponderEliminar
  8. independentemente do resultado de logo à noite, o Sporting já foi um dos grandes,agora só tenho a certeza de uma coisa ,tem de facto os melhores adeptos do mundo.. amamo-lo incondicionalmente...por vezes o amor supera a razão
    um beijo verde SL

    ResponderEliminar
  9. Não minimizando os comentários anteriores que contêm argumentos válidos, designadamente o post do Leão de Alvalade, estou convencido que o principal problema do Sporting é psicológico.

    Tal como acontece com a generalidade do País, está-se a entrar num estado depressivo, e de descrença, o que como se sabe limita a acção dos afectados!

    O Sporting já jogou bem esta época e chegou mesmo a ser considerado como a equipa com melhor futebol.
    As equipas contrárias aprenderam a jogar contra o Sporting?
    Talvez, mas não me parece a única exlicação, senão vejamos:
    1 - Até ao jogo na Luz, inclusive, o Sporting fez uma sequência de jogos com grande dinâmica ofensiva e mereceu ganhar a generalidade dos embates;
    2 - Seguidamente essa dinâmica foi substituída por transições lentas, sem desmarcações nos espaços vazios (como vinha fazendo), e com passes para jogadores parados e por isso fáceis de marcar por qualquer Moreirense;
    3 - Esse futebol sem procurar a bola no espaço, com equipas oponentes com 11 jogadores atrás da linha da bola as marcações são inevitavelmente mais fáceis;
    4 - A isso juntou-se uma falta de eficácia defensiva arrepiante que foi comprometendo resultados;

    A descrença instala-se numa equipa quase toda nova, acompanhada de falta de eficácia na hora de rematar á baliza, o que fez com que o Sporting apenas ganhasse jogos se jogasse bem, ao contrário do que ia acontecendo com os nossos oponentes, designadamente do outro lado da 2ª circular que quando não jogava bem ganhava e quando jogava bem goleava.

    As razões acima levam-me a crer que a equipa precisa de voltar novamente a acreditar nas suas capacidades individuais e grupais, quando isso acontecer voltaremos a jogar bem e a ganhar.
    Estou a contar que seja já hoje!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)