segunda-feira, 16 de abril de 2012

O regresso de PPC pode ser para ontem?

Face ao esturricar diário que vem sendo feito na imprensa ao vice-presidente do Sporting, sem que o clube o defenda de forma eficaz, não me surpreende a decisão de PPC em regressar às funções. O segredo de justiça parece, como em quase todos os outros casos mediáticos, funcionar apenas num sentido, obrigando os arguidos ao silêncio enquanto a imprensa, com o Correio da Manhã à cabeça, a deixar cair diariamente noticias, sem qualquer prova ou confirmação, que vão formando a opinião pública.

Sobre a possibilidade de o CD recusar o regresso de PPC  e salvo melhor opinião , tal não me parece uma boa medida. Para o exterior seria a admissão de culpa. Se, como Godinho Lopes disse, o CD confia na sua inocência, tem agora uma dimensão prática para o demonstrar.

Sou já demasiado velho para acreditar em coincidências. Não me surpreende que, independentemente do que é verdade e do que venha a ser apurado, PPC seja um alvo que a muitos daria gosto abater. PPC talvez seja, dos membros que compõem o actual CD, aquele que melhor percebe as particularidades do futebol português, juntamente com o Luís Duque. E isso tem faltado em anos seguidos ao Sporting. Os dirigentes parecem revelar alergia ao cheiro dos balneários bem como aos subterrâneos do futebol português, onde muito da sorte é decidida. Não duvido que o Sporting precisa de gente que incomode e que infunda receio junto de aqueles que se recusam a respeitar-nos. Já passou demasiado tempo para esperar que nos vejam trazer ao colo o que é nosso de direito.

Nada acontece por acaso. Nesse sentido não surpreende que o Correio da Manhã, baluarte nacional do jornalismo de sarjeta, tenha escolhido Patrício como exemplo dos “perseguidos” de PPC. É pública a sua situação contratual com o Sporting e uma noticia como esta dificilmente ajuda a um entendimento. E quanto à possibilidade de os jogadores do Sporting serem “vigiados” da parte que me toca só me resta um comentário: até que enfim! Provavelmente o Sporting será dos últimos clubes a adoptar tal medida.

Não falo obviamente de um “Big Brother” mas o Sporting, tendo em conta o investimento que faz nos seus jogadores e do que deles depende para alcançar resultados, tem que assegurar que a sua vida privada é consentânea com a sua vida profissional. E tem obviamente que assegurar também que noticias, como por exemplo as do Grimi apanhado a altas horas da noite e com álcool no sangue, ou não aconteçam ou sejam contidas. Elas fazem a imagem do clube e a relação dos adeptos com a equipa.

É lamentável que o Sporting, sempre que está num bom momento ou em véspera de grandes decisões veja, seja por culpa própria uma vezes, por fomento externo ou ambos, surgirem casos e episódios que ameaçam a estabilidade necessária. Será inocente que um caso que foi despoletado o final do ano passado tenha dito agora os desenvolvimentos que teve e, face à acusação de “denúncia caluniosa” os meios que foram empregues?

Do mês que resta para o fim se fará a história desta época e por isso não é a altura para abrir mais uma frente interna, discutindo o  sexo do anjos. Não concebo que o meu clube adultere a verdade desportiva mas tenho cada vez menos pruridos em aceitar uma resposta musculada contra o tráfico de influências, contra os interesses instalados.

O Sporting pode contar apenas consigo e com os seus. Da imprensa, mais do que a missão de informar, que ainda ocorre, mas cada vez menos, há a necessidade de vender. Não é apenas o CM. Durante todo o fim-de-semana a Sport Tv passou em rodapé a noticia de que PPC foi acusado de tentativa de corrupção. E vários foram os que tentaram que o caso fosse analisado como se de coacção se tratasse, com objectivos óbvios. E dos organismos oficiais que pode o Sporting esperar, depois do que vimos este ano acontecer com a recusa dos árbitros e as consequências nulas deste procedimento?

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. se a liderança num clube e no balneário for forte não é cá preciso andar ninguém a ver o que os jogadores fazem ou deixam de fazer! Actualmente temos uma liderança forte no balneário.

    Já este senhor querer voltar ao cargo do qual se demitiu há uns dias, ainda por cima numa das semanas mais importantes do clube esta época, está no mínimo ao nível do trabalho que este senhor tem feito, baixo.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  3. a quem critica as vigilancias aos jogadores, bem no porto têm um metodo mais interessante: sao so elementos das claques e das proprias discotecas que dao as informaçoes do que os jogadores fazem na noite,e depois dão o tratamento ( porrada) necessario a coisa.

    quanto ao CM, parece que esta semana não tem mais noticias para dar e cada dia tem uma informaçao para dar sobre o PPC, pelos vistos ele é o demo em pessoa e tudo o que aconteceu nos ultimos meses tinha dedo dele

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Mas o CM tem alguma credibilidade como jornal?
    Todos nós sabemos que o CM é um tabloide sensacionalista há muito tempo. Publica o que bem entende sem precisar de fontes fidedignas ou confirmações.

    O SCP teria toda a legitimidade de os meter em tribunal. Alias, acho que o SCP até tem um caso em tribunal com o CM.

    ResponderEliminar
  6. LdA:

    Perfeito.

    O post reflecte exactamente o que eu penso.

    O cm é useiro e vezeiro em tentar denegrir a imagem do SCP e reduzir a sua capacidade financeira. Este episódio será mais um (excelente) instrumento para os seus propósitos: continuar a sua reles campanha de manipulação / intoxicação. É preciso notar que para além do momento desportivo, o SCP encetava negociações decisivas com vista à sua sustentabilidade financeira que este episódio pode afectar... Mais uma 'coincidência', claro. Um 'azar' do catano...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro LdA,

    Desta vez - é raro - não posso concordar.

    O Sporting é uma instituição centenária que sempre se bateu contra a corrupção e todos os podres que fazem parte do futebol nacional.

    Este caso jamais será esquecido, ainda que PPC, como espero, nem sequer seja acusado ou julgado culpado. A mancha fica para sempre.

    Como tal o Sporting só tem de fazer uma coisa para marcar a diferença face aos demais clubes: afastar das suas esferas alguém que é suspeito de actividades não condizentes com os nossos pergaminhos.

    Deixá-lo ficar é fazer igual aos outros (PdC, LFV, LOureiros, etc.) que nunca sairam até serem obrigados.

    Mesmo que isso seja assumido como assunção de culpa, que não me parece que seja.

    Um abraço,
    Duarte

    PS: pessoalmente, apesar das vantagens de termos quem se movimente bem no submundo da bola, não vejo que trabalho notável o PPC deixou. Veja-se o caso da Luz/gaiola, as fotos do túnel, etc. Se não voltar, não terei saudades.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Mike:

    Tribunal?

    Pois... Pois...

    E qd ( se forem) forem condenados, já ng se lembra do caso... Entretanto os lucros, as vendas, as audiências, td nos píncaros...

    Já para não falar nos desmentidos publicados em cantos esconsos que ng nota...

    ResponderEliminar
  10. Duarte:

    Então e se for inocente?

    Fica a mancha na mesma? :S

    Eu tb já fui arguido... Fui apanhado completamente de surpresa. Pendia uma suspeita de agressão física sobre mim que nunca aconteceu... Evidentemente q após investigações concluiu-se que não havia qlq espécie de prova que sustentasse a denuncia do 'autor'. Fui ouvido por funcionário justiça que registou a minha 'versão dos factos'. Uma manhã de trabalho perdida... Claro que o 'caso' jamais deu entrada num tribunal. Entretanto o autor pagou as despesas judiciais, mas o meu dia de trabalho, esse, foi para o galheiro... Desmentidos, indemnizações, desculpas? ZERO, Claro que podia eu avançar com uma queixa ao MP por calúnia... Mas não tive para me chatear com gente mesquinha e andar a perder tempo, dinheiro e paciência.

    Mas onde pretendo chegar é: fui arguido e estava inocente. Devo eu viver com essa 'mancha' para sempre?

    ResponderEliminar
  11. Duarte,

    Comparar o que é acusado PPC com o que foram as práticas desses citados é absurdo. É precisamente isso que pretendo alertar da colagem que querem fazer e de meter todos no mesmo saco. Mesmo que se prove que PPC tem culpa, denúncia caluniosa não é o mesmo que corrupção.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Aos que confundem livre pensamento com livre insulto aviso que tenho 1 paciência de santo.

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Claro que comprar um árbitro ou montar uma armadilha não são a mesma coisa. O primeiro é mais grave ainda para mais se feito com frequência como nos exemplos que citei.

    Mas imaginando que aconteceu - espero que não, reforço, não me interessa nada a cabeça do PPC - não é nada que nos devesse orgulhar, mesmo que fosse menos grave que comprar um jogo no supermercado.

    O julgmanento da opinião pública está feito e estas notícias diárias só consolidam essa ideia. Parece-me que deixar que o PPC volte não vai ajudar, mas talvez esteja enganado.


    Virgílio,

    Com todo o respeito, os eventuais crimes e a exposição mediática do Sporting e a tua não são comparáveis. Mas percebo o teu ponto e respeito-o. De facto quem é inocente não tem de arcar com as consequências de um julgamento sumário na opinião pública. Mas sabendo nós como é "lesta" a nossa Justiça, será bom para o Sporting mantê-lo em funções enquanto o processo decorrer e a suspeita se mantiver?

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade,

    Lapidar.

    Sem recriminações internas, com a liberdade de opinião que é própria de todos e particular ao Sporting, é importante que se compreenda a importância desta semana para o Sporting.

    É importante que se compreenda que a oportunidade escolhida em TUDO - desde a 1ª notícia do DN sobre o Cardinal, às buscas, às alegações de "espionagem" dos jogadores - NÃO É UM ACASO.

    Se com tanta frequência percebemos e censuramo as tendências dos órgãos de comunicação social, se percebemos que em época de crise a pressão para vender consegue ser ainda maior... não fechemos os olhos a este ataque sem quartel ao Sporting.

    Que não se faça o que muitos fazem: só dar crédito ao Correio da Manhã quando as notícias servem os propósitos de facções dentro do Sporting. O Correio da Manhã é lixo e todas as notícias publicadas pelo Correio da Manhã devem ser lidas como o lixo que é.

    Sobre as alegadas divergências dentro da Direcção, só pedia que não se desse (também) excessiva importância ao que vem sendo publicado. O que nos interessa mais? Que o Paulo Cristóvão seja vice presidente ou que continue a incomodar os nossos adversários?

    Duarte,

    Essa é uma opinião de quem se encontra condicionado pelas acusações formuladas na imprensa. Acaso sabemos se têm alguma correspondência com a verdade? O Sporting não tem de se demarcar de mentiras.

    Quanto às imagens dos túneis - para não variar publicadas na véspera de um jogo decisivo com o FCPorto, ele há coincidências... - queria apenas notar que muito pior do que o (duvidoso) gosto das fotos colocadas, é um órgão de comunicação social estar ao serviço de alguém (no caso foi o FCPorto, e recordo as referências completamente idiotas às "saudações nazis") ou os clubes rivais não receberem o mesmo tratamento jornalístico que o Sporting, relativamente aos mesmos factos.

    Imagens como aquelas, no túnel do FCPorto e do Benfica, são prática comum. Mas eles como têm mais dinheiro, mudam-nas mais vezes.

    ResponderEliminar
  16. Duarte:

    Nem eu quis comparar a exposição mediática, Obviamente. Já os crimes... não sei... O que é para ti mais grave, agressão física ou denuncia caluniosa?

    "Mas sabendo nós como é "lesta" a nossa Justiça, será bom para o Sporting mantê-lo em funções enquanto o processo decorrer e a suspeita se mantiver?"

    São coisas diferentes. O que não concordo é que digas que a MANCHA, independentemente do que se concluir com este caso, ficará para SEMPRE...

    Relativamente ao facto de PPC voltar a assumir a vice-presidência, há prós e contra. E essa decisão dependerá mt dele estar implicado ou não com o caso.
    SL

    ResponderEliminar
  17. PLF,

    De acordo quanto ao contexto em que tudo isto surge. Cirúrgico.

    Quanto ao túnel, não me queria referir ao gosto das imagens iniciais, mas sim ao episódio "a UEFA aprovou" (e afinal até recomendou tirar depois) e mudar para os girassóis, o que nem por ironia me pareceu inteligente.

    Mas como dizes, estamos (estou) a jogar o jogo que o pasquim pretende, discutir o secundário. Já tenho o meu bilhete para 5.ª e é nisso que devemos agora concentrar-nos.

    Abr

    ResponderEliminar
  18. PLF,

    Para quando um post a desancar nesses gajos?

    ResponderEliminar
  19. O Sporting para além de outras fragilidades tem claramente dois grandes inimigos de peso - a APAF e a CS.
    Tem sido referida esta situação por muitos e inúmeras vezes.

    Relativamente ao caso do PPC, que não sei se é verdade ou não, a campanha da CS era mais que esperada.

    Não vi até hoje nenhuma análise desapaixonada e isso faz-me confusão. Daquilo que ouvi e daquilo que percebo temos que:

    - O Cardinal teve depositados na sua conta € 2000. Mesmo que tenha sido ele a denunciar este movimento anómalo(como alguma imprensa afirma), não houve qualquer contacto da parte do PPC, porquanto nesse caso a comunicação do Cardinal à PJ teria que o referir e o PPC já teria sido constituído arguido por corrupção muito antes;
    - O Sporting denunciou a situação à FPF antes do jogo. Dificilmente quem quer corromper vai avisar as autoridades que o pretende fazer e que simpaticmente até já pôs o dinheiro na conta do corrupto;
    - Corrupção para os que não sabem, e parece que muitos não o sabem, significa a obtenção de favores/facilidades não previstas através de pagamentos(em espécie ou outros) ilicítos. Não é este o caso, como referido no ponto anterior, porquanto ninguém do SCP e/ou o PPC falaram com o Cardinal ou lhe pediram qualquer favor;
    - Quando as notícias sobre processos judiciários aparecem na imprensa, da forma que este apareceu, é porque as policías/magistratura já sabem que não vão conseguir nada e por isso tentam julgamentos na praça pública;
    - O PPC atua numa das áreas mais cinzentas da nossa sociedade e deve ter muitos inimigos nas próprias áreas da investigação (e isto não é um juizo de valor).

    Tudo compilado, para mim a questão é se o Cardinal denunciou na altura certa o movimento anómalo, porque se o não fez então é porque se calhar estamos sobre uma prática normal. (a mim é que ninguém põe €2000 na conta!).

    Por mim o PPc nunca sequer deveria ter considerado pôr o lugar à disposição.

    SL

    PS: Espero que isto não afecte em nada a equipa de futebol.

    "Os cães ladram e a caravana passa"

    ResponderEliminar
  20. Brilhante!

    Fiz referência no Quinta del Duque. Caso queira que a retire diga.

    Um abraço

    VIVAS AOS ADMINISTRADORES DO BES
    http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/04/vivas-aos-administradores-do-bes.html

    ResponderEliminar
  21. A CS sabe à muito que a maioria dos ditos sportinguistas são facilmente manipuláveis. Como tal basta debitar "noticias" consoante as conveniências para pôr sportinguistas contra sportinguistas. Por caricato (e passe o exagero) se amanhã qualquer CM publicasse uma notícia que o Sporting tinha contratado um macaco para ponta de lança, a maioria dos sportinguistas não questionavam tal noticia , mas a sua...Utilidade. Aliás haveria logo alguns a alvitrar que seria melhor uma girafa por causa do jogo de cabeça! Peço desculpa, mas dá-me dó ver verdadeiros sportinguistas acreditarem em quase tudo e deixarem-se manipular! Tenha-mos calma e não nos deixe-mos enganar. Podemos não ser mais espertos que outros, mas mais parvos não somos de certeza. S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  22. Aceitam-se apostas para titulo (ou sub-titulo) do pasquim para amanhã...

    "Cristóvão espiava Bento... XVI"


    LOL!

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. o sporting tem de ser responsabilizado! afinal foi um seu vice presidente q se envolveu em espionagens e chantagens.
    orangina já!

    ResponderEliminar
  25. Caro LdA:

    Só tenho pena que textos como este não tenham maior divulgação e quiçá possam não fazer voz no CD. Não quero crer que este retrocesso de PPC não tenha o apoio de GL, e espero sinceramente não ver o nosso presidente a ter de ceder. Obrigado mais uma vez por ser do Sporting!

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  26. A criação deste caso no Sporting, para além de visar criar desestabilização no clube, na direcção e contribuir para o nosso insucesso desportivo bem como reorganização do Sporting (não esquecer que vão haver AG do clube e da SAD na próxima semana, decorrendo ainda negociações com investidores), que em caso de insucesso atrasa ainda mais o Sporting, que já vem de um atraso significativo para os rivais, serve também a agenda encarnada de desviar as atenções da Luz.

    A semana passada, após a derrota lampiónica em Alvalade, começou com Gaspar Ramos a pedir a cabeça de Jorge Jesus e José Veiga a descrever LFV como o pior presidente da história do carnide. Aquela que podia e DEVIA (accountability!) ser mediaticamente uma semana difícil para o beifica, rapidamente ficou à vontade quando os media passam para o caso PPC. Foi só atirar-lhes um "osso" que foram logo fazer a vontade ao dono.

    E a verdade é só esta. O beifica tinha a obrigação de ganhar o campeonato depois do porco perder o André Villas Boas em cima do início do campeonato (se este tivesse avisado atempadamente da sua saída, nunca Vítor Pereira teria sido o treinador para esta época). Os andrades vão ganhar o campeonato sem contar nada com isso, contando que fosse um ano de transição, com Vítor Pereira a aguentar aquilo enquanto Pinto da Costa escolhesse o treinador para a próxima época. Entretanto, as coisas até começaram bem para eles, mas depois tendo perdido a liderança com o empate em Alvalade e deixando o beifica ampliar a vantagem, após a derrota em Barcelos, os andrades já davam o campeonato por perdido. Até que houve a derrocada encarnada. Uma das maiores BARRACAS de sempre no futebol português, num ano em que o porco deu o flanco, o Sporting foi empurrado para baixo, tendo investido 40 ou 50 milhões e mesmo assim precisam de um milagre (como quem diz, pagar muito bem a quem jogar contra os andrades...) para vencer o título. Por isso o regime vieirista na Luz tem de criar casos nos adversários para desviar as atenções dos seus FALHANÇOS. Até porque se a contestação pega, os lampiões correm com o Jesus, este vai parar ao porto e o Vieira fica agarrado. Ele precisa desesperadamente de segurar o actual treinador, a quem deve os últimos títulos.

    ResponderEliminar
  27. Regressar à Direcção ?
    Está tudo doido ?

    Será que o computador do PPC, que a PJ se prepara para desbloquear conta coisas da vida de Godinho, como corre no bas-fond da justiça portuguesa ?

    Folhadela

    ResponderEliminar
  28. Folhadela, o que há mais agora são intrigas. Ou é porque "há" vice-presidentes a quererem o lugar de PPC, ou porque este "está" a encostar GL à parede, etc, etc, etc. Isso é só ESPECULAÇÃO. Não liguem a isso.

    ResponderEliminar
  29. Julgo que seria um erro o regresso de PPC neste momento, mesmo que seja essa a vontade da direcção e do próprio.

    Primeiro porque concordo com a sua auto-suspensão, não o considero culpado, tem todo o direito à sua inocência mas principalmente enquanto o caso se apresenta "turvo" deve manter uma saudável distância da direcção do Sporting. Isto não deve significar que o Sporting (ou a sua direcção) o abandone aos porcos, principalmente se estiver convicta da sua inocência.

    Conforme o caso for evoluindo, tudo pode acontecer, ser reintegrado, ser demitido, etc.

    Neste momento, acho que todos tomaram as posições que deviam e não deveriam alterar para não criar ainda maior ruido.

    ResponderEliminar
  30. Ponto 1: O SCP não pode, de forma nenhuma, estar associado a este processo, muito menos para defender quem quer que seja. Se a pessoa em causa se sente, de algum modo, ofendida tem mais é que, por si, recorrer aos meios ao seu dispor para o demonstrar. O SCP só tem que demonstrar que nada tem a ver com isto e que aguarda que as investigações terminem.

    Ponto 2: essa estória de se achar bem que se vigie seja quem for é tão idiota que nem merece discussão. E é fácil perceber-se isso, ponham-se no lugar de quem poderá ser vigiado que seguramente encontrarão a resposta certa. Prefiro que um jogador seja apanhado nos copos, pague a sua multa e arque com as consequências do que ter no clube uma espécie de SIS.

    Conclusão: espero que a atitude do SCP seja firme e de recusa ao regresso deste personagem como dirigente do clube. Permiti-lo é só dar a entender que queremos encobir alguma coisa!!

    O Sporting Somos Nós e esta merda de dirigentes, com o Gordinho Lopes à cabeça, não servem... Ganhar não justifica tudo!!!

    ResponderEliminar
  31. O PPC pode não estar a fazer tudo bem, mas está a fazer mais do que alguns ...

    ResponderEliminar
  32. Continuamos um clube de virgens ofendedias e meninos bem comportados.
    Continuamos a ser roubados ano após anos, gozados pelos bois de negro agora que arranjamos alguem para por esta malta toda em sentido queremos crucificar o homem.
    Afinal de contas para voces o Cardinal é um homem honesto já se devem ter esquecido das vezes que fomos roubados por esse corrupto.
    Para mim PPC já devia estar em funções, pois para mim além de querer combater a corrupçao estava a fazer um bom trabalho..!!!

    ResponderEliminar
  33. Obrigado por este post cheio de lucidez. Infelizmente no Sporting poucos percebem o que realmente está em causa.

    RMB

    ResponderEliminar
  34. LdA concordo e discordo contigo.
    Concordo porque de facto toda esta situação cheira mal, e olhando os pasquins diariamente, o cheiro vai ficando pior, ainda hoje as declarações de Gonçalo Amaral provam isso. Se de facto os directores do Sporting acreditam na inocência, PPC deve regressar e continuar e trabalho, por sinal bom, que estava a fazer.

    Por outro lado discordo, não se podem tomar decisões a quente e passados horas ou dias querer voltar atrás. Em caso de aceitação dá a sensação que a direcção do Sporting dá sempre o flanco.Se daqui a meses houver outro director que sai, até pode ser por exigências parvas ( imaginemos por exemplo Duque a sair porque pediu mais dinheiro para orçamento), e depois queira volta, terá toda a legitimidade para o fazer. Sei que conta pouco, aqui o que interessa é a família sportinguista, mas opinião publica será sempre que o regresso se deverá a alguma chantagem sobre a direcção, uma vez que os pasquins referiram vigias aos directores.

    Seja qual for a decisão ou solução, estarei sempre de acordo. Apoio a direcção do meu clube, apoio o meu clube. De qualquer forma aproveito tb para expressar a minha convicção na inocência de PPC. Um ex-PJ não é nenhum amador, e tudo o que tem vindo a publico é de um amadorismo confrangedor, mt pq nem sequer são apresentados provas ou razões para os supostos actos de PPC

    ResponderEliminar
  35. Concordo plenamente.

    Não conheço PPC, mas a imagem que tenho dele é exactamente essa, não é um menino do coro, não é necessariamente um bom rapazinho, mas nós precisávamos de alguém que se impusesse perante os habituais "bad boys" do futebol português.

    À partida não concordaria com a possibilidade de alguém vigiar outrem, mas o futebol é um fenómeno à parte - estamos a falar de jovens que custam milhões com ordenados de dezenas de milhares de euros, em que surgem várias "amizades" oportunistas com múltiplos intentos (lembram-se do Jardel?) e isto é só à superfície, depois temos o submundo das relações entre dirigentes, árbitros, delegados,"amigas", bares da especialidade, etc. Alguém acha mesmo que, ainda que tivéssemos a melhor equipa, teríamos hipótese de ganhar a liga se não tivermos alguém com os olhos abertos nesta teia? Só se não estavam atentos no final dos anos 80 e início da década de 90...

    Eu não digo que também devemos jogar este jogo, mas não podemos ser anjinhos e dizermos que como somos sérios temos de nos conformar em ser enganados todas as épocas. Impõe-se defender o clube e neste caso, a defesa do clube também passa por saber "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?" em relação a várias figuras do futebol.

    ResponderEliminar
  36. Isto mais parece um patio infantil.. ai, mas o outro tb me bateu, e bateu-me na cabeça, enquanto que eu so lhe bati na barriga..

    Que VERGONHA!

    Epa, ISTO É O SPORTING, e porque os outros fazem mal, nao é razao para nos tb fazermos, nem em maior nem em menor dimensao!!

    Existem meios e instituiçoes legais para combater a corrupçao!, e é com esses meios e nessas instituiçoes que temos de actuar!, por mais viciadas, que estas instituiçoes possao estar! ésta é a unica maneira de honrrar a centenaria historia do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e dos seus fundadores! Porque SER DO SPORTING NÃO É APENAS SER DE UM CLUBE DE FUTEBOL, É UMA MANEIRA DE ESTAR NA VIDA!!

    ResponderEliminar
  37. E quais são esses meios e ou instituições.??É que no caso do APITO DOURADO não me pareceu que essas instituições funcionassesm..!!!
    Embora este caso NADA tenha a ver com o APITO DOURADO..!!
    Precisamos de alguem como PPC e Duque no SCP senão somos comidos ano após ano.
    Eles ainda só chegaram à 1 ano e vejam bem o ruido que já fizemos junto desses curruptos aos poucos eles vão perceber que não nos podem foder ano apos ano.!!!

    ResponderEliminar
  38. PPC voltou..!!
    Quem não deve não teme..!!
    Com ele não há gatinhos castrados HÁ LEÕES..!!!

    ResponderEliminar
  39. «Face ao ocorrido entendi que, estando a minha honestidade pessoal e enquanto dirigente em causa, deveria apresentar ao presidente do Conselho Diretivo, com efeitos imediatos, o meu pedido de suspensão do mandato como vice-presidente do Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal. Tal decisão não encerra qualquer assunção de culpa, antes pelo contrário, e deve-se única e exclusivamente àquilo que entendo serem os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal. No dia de hoje, foram efetuadas buscas à minha residência, à minha empresa e às instalações do Estádio José Alvalade, e no decurso das quais fui constituído arguido num processo de denúncia caluniosa. Sobre este assunto, nesta fase, nada mais entendo que deva declarar.»

    O que é que mudou? Os "superiores interesses" deixaram de ser os do Sporting e passaram a ser outros?

    Tenham vergonha! Godinho Lopes foi constituído arguido por factos que não tinham nada a ver com o SCP e DEMITIU-SE, ponto. Este artista "suspende-se" (coisa que não existe nos estatutos), começa a arrepender-se logo no mesmo dia e três dias depois está de volta como se nada fosse.

    Se somos diferentes agora é a altura de mostrar...

    ResponderEliminar
  40. Acredito que o #cardinal# esteja metido em manipulações de resultados e supostamente com dividendos das casas de apostas. E mais não digo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)