terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Sporting (não) é isto

Corre desde ontem, por quase toda a blogosfera leonina, um texto com origem no Fórum Sporting que terá sido publicado por alguém que terá estado nos tristes acontecimentos ocorridos no Porto, que se estenderam do Solar do Norte, passando pelo hotel onde estagiou a equipa, até ao estádio do dragão, onde se disputou o jogo.

Sobre o que se passou no Solar do Norte dei aqui a minha opinião ontem. 

A situação em que o Sporting vive hoje é motivo de sofrimento, indignação e até de revolta. Esse sentimento não é exclusivo de ninguém, todos o sentimos. O argumento, muitas vezes usado, dos sacrifícios feitos em prol do clube, também não colhe, só os faz quem quer. 

Os Sportinguistas não podem ficar refém dos que têm mais força, falam mais alto ou têm maior predominância para poderem opinar, reunir e confraternizar. E isso depende de todos, dos que querem manifestar o seu descontentamento e da forma como o escolhem fazer, dos que todos os dias radicalizam cada vez mais o discurso, fomentando a violência, até aos que, de forma conivente ou fugindo às suas responsabilidades, fazem de conta que não se passa nada.

Sou um confesso apreciador do papel das claques - para mim é o melhor sitio para ver um jogo do Sporting. O que se passa entre claques não me cabe a mim julgar, porque desconheço o meio com a profundidade necessária para o fazer, há muitos dados que me escapam. A única coisa que posso dizer relativamente ao assunto é que não me revejo em qualquer acto de violência, muito menos entre Sportinguistas, venham eles de onde vierem.

Mas, e não é de agora, há em tudo isto algo está profundamente errado quando, seja em Alvalade, seja nas deslocações que fazemos pelo país fora, além de termos que nos preocupar com as recepções dos adversários, ainda temos que andar a fugir uns do outros. Todos nós, mas acima de tudo o Sporting, merecemos muito mais do que isto.

34 comentários:

  1. e um post sobre todos os pormenores?? ando a ver se percebo o que se passa mas ainda nao percebi!!

    ResponderEliminar
  2. A ser verdade o presidente compra proteção, gravissimo e não me pareçe impossivel. Tem uma frase nos ultimos dias em que se compara a Pinto da Costa, ridiculo. Não se pode levar uma frase a contestar quem nada faz pelo meu grande amor? Mas que sentido critico tão baixo, eu também sou daqueles que tive 18 anos à espera sempre com paixão mas quando os jogadores lutavam e ficávamos a 5 pontos ou por ai e mesmo nessa altura havia contestação. Não é andarmos a mais de meio da tabela e estes supostos sportinguistas andarem aqui a escrever que o sporting é apoiar e mais isto e aquilo. Eu até apoiaria o sporting na distrital mas não com directores a ganharem 20 e 30 mil euros mensais (duque) e eu nunca ouvi-los a defender treinador nenhum ou seja garantindo a manutenção dos seus poleiros. Esta linhagem continua a destruir o sporting a as divisões entre adeptos tambem é resposabilidade em parte dela logo o meu presidente não é este e não me venham dizer que então não sou do sporting, sou sim senhor mas não de presidentes que acabaram com as modalidades e agora só por caroliçe de alguns socios consegui-mos retomá-las e vitórias nas modalidades já nem em atletismo mas não critiquem porque assim é que são sportinguistas. Mais, PPC defendido até à ultima por alguns aqui mas só apareçeu no sporting depois de ser despedido agora os adeptos das claques sao sempre bandidos.

    ResponderEliminar
  3. Mas não é de agora que a Juve é a segurança da direcção, já vem de há muito, segundo consta, e não sou eu que digo, apenas ouvi que há elementos pagos na referida claque pelas direcções (notar que não é pela mas sim PELAS), algo que considero deplorável, isso não é ser Sportinguista...
    Atenção que não estou a generalizar, também eu vejo os jogos junto de uma claque (Tor. Verde) e em todo lado há elementos bons e maus...

    ResponderEliminar
  4. Isto é fantástico.

    De repente descobriu-se !!!! que a JL é uma cambada de facínoras e os DUXXi uns santinhos, os verdadeiros sportinguistas, sim, esses que entraram pelo Solar a dentro e ameaçaram tudo e todos os que lá estavam, que são pessoas como qualquer outras, homens mulheres e crianças. Pelos vistos só com esses é que são valentes também. Tudo farinha do mesmo saco.

    JPM

    ResponderEliminar
  5. Desde de o início da época que ao ler os posts e comentários da blogoesfera leonina só me lembra aquela frase popular...

    "Em casa onde não há pão, todos berram e ninguém tem razão"

    ResponderEliminar
  6. LdA, partilhamos um erro, achar que o Sporting não é isto. É, é isto e muito mais, é o conflito permanente entre Sportinguistas, transversal, do croquete ao sandes de pão com pão.

    Estamos a atravessar um momento onde o Sporting se sente como peixe na água, vamos mudar tudo! Outra vez! Viva, viva!

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  7. Encontrei tambem este depoimento no blogue fonte segura, de todos os que li, este é sem duvida o mais chocante!!

    de um tal de Antonio Lopes:

    07/10/2012 – O dia em que, para mim, o Sporting morreu

    Já se ouviram várias versões da recepção dos adeptos do Sporting ao seu presidente no Solar do Norte e da repressão que se fez sentir, por membros da Juve Leo, a Sportinguistas, durante o jogo contra o Porto.
    Pois bem, chegou a vez de contar a minha história.

    Quando o Godinho chegou ao Solar do Norte, logo comecei a vaiar e mostrar a minha indignação para com a personagem. Não é um direieto que tenho, como sócio? Acima de tudo, não é um DEVER, em prol de um Sporting melhor, indegnar-me com o que está mal? Pois bem, foi o que eu pensei…
    Fui acompanhado da minha filha, de 7 anos. Enquanto cumpria o meu dever, um dos seguranças chegou-se ao pé de mim e falou baixinho: “Xiu, vou deixar um aviso e cale-se”. E eu, como nunca pensei que me fizessem mal, continuei a apupar o GLopes. Até que, o mesmo segurança, chegou-se ao pé de mim, empurra-me, “espeta-me” um dedo na barriga (em sinal de ameaça) e, com o joelho, aleija a minha filha. A rapariga aleijou-se ficou em choque, sem saber o que fazer. No meio de isso tudo, lembro-me de um olhar cúmplice entre o GLopes e o segurança, como que a agradecer-lhe/felicitá-lo pelo bom trabalho.
    Como devem calcular, fiquei tão nervoso e perplexo que nem consegui reagir bem à situação.

    A minha filha já nem quis ir ao jogo, sendo que continua com uma negra na zona da anca.

    À noite estava disposto a tudo. A minha filha tinha ficado em casa, não tinha medo de ninguém. Ia dizer tudo a toda a gente!
    Quando chego ao estádio, deparo-me com o idiota do Fernando Mendes, como que se de um polícia se tratasse, a ver quem estava por quem, a inquirir e a reprimir toda a gente. Mas não tive medo nenhum, durante a 1ª fiz-me ouvir. Alguns membros da Juve Leo chamaram-me todos os nomes possíveis e imaginários! No fim da 1a parte, decidi ir à casa de banho e comuniquei-o a um amigo que me acompanhava. Ele disse-me para ter cuidado, pois achava que um sujeito (de péssimo aspecto) da Juve Leo que estava atrás de nós, tinha ouvido. A verdade é que, mal o disse, ele saiu dali em direcção a outros membros da Juve Leo.
    QUando entro na casa de banho, alguém tapa a porta do meu cubículo e começa a bater, várias vezes e com bastante força, na porta. Deram murros e pontapés. Eles eram para aí uns 5/6. Disseram que me iam matar quando saísse e que eu estava a brincar com o fogo. Para além disso, mandaram-me com tampas de torneira e maçanetas de porta (umas 3 ou 4). Eu mantive-me no cubículo, à espera que saíssem. Quando deixei de ouvir barulho, saio do meu cubículo e, de trás alguém me prega uma rasteira. Bati com a cabeça no chão e torci o pulso. Tive de ir para o hospital e nem consegui ver a 2a parte.

    Tal como vos disse, para mim o Sporting acabou! O sistema que está montado no Sporting está muito mais enraizado do que nós pensamos!
    O mais incrível é que continuo a ver quem apoie estes vigaristas, por isso acredito que isto seja para durar.

    RIP SPORTING"

    ResponderEliminar
  8. JPM, tudo farinha do mesmo saco menos os presidentes que tu escolhes.
    LMGM, quem quis mudar antes ou seja a maioria continua agora ainda com mais força a querer.
    Quem dividiu os adeptos foram estas direcções ou seja se não patrocinassem alguns não haveria isto e se fizessem um trabalho ao serviço do sporting e não deles proprios tambem haveria menos divisões. Em todos os clubes há grupos não percebo porque são tão desrespeitados em portugal isto é não têm de lhes dar apoio dentro do que é razoável, um casinha onde possam conviver e pouco mais. Quanto ao resto não se esqueçam que milhares de pessoas que hoje se sentam noutras bancadas do estadio começaram ali a sua paixão pelo clube ou seja fazem um papel importante de fidelização e estas divisões vêm de uma má gestão do clube e dos seus socios pois se não dessem mais que o que deviam as claques nunca se tinham separado, abram os olhos, é do interesse da direcção esta divisão para melhor os controlar.

    ResponderEliminar
  9. Olha lá ó caramelo, por acaso sabes que presidentes é que eu escolhi?

    JPM

    ResponderEliminar
  10. O Fórum Sporting e o Fórum SCP são um antro de lixo. Tudo o que dali sai, vale merda atrás de merda. "Democrático" era terem podido dar porrada no Godinho Lopes, na "lógica" dessa tralha. Era a sorte grande e a aproximação que o Sporting morresse para eles.

    ResponderEliminar
  11. Se o Sporting NÃO é isto, vocês acham que vale a pena dar importância a essa estória de claques? Acham que quem foi lá para insultar a comitiva do Sporting merece algum crédito? Se foram apertados pela JL, AINDA BEM!

    ResponderEliminar
  12. Lamentável,tudo o que está para trás.
    Só se lê um lado,não há como comprovar a veracidade do que é dito.
    O documento de que todos falam é lamentável.Esse sim é um documento escrito.Nenhuma destas pessoas tem nada a ver com todos aqueles que apoiam o Sporting ao longo de muitos anos a ganhar muito pouco.Depois como é que pessoas que dizem que querem mudar o clube para melhor dizem RIP Sporting.
    O que relatam é um caso de polícia.Façam as respectivas queixas.Testemunhas não devem faltar.Mas isso não fazem,é só conversa.
    Uma última pergunta:
    Estas pessoas são do Sporting?Ou já vale tudo para os lados do porto?

    VSP(Vivo Para Sempre) Sporting

    SL

    ResponderEliminar
  13. Quando o tema não é futebol mas politica dentro do clube e guerra entre claques, estranhamente os comentários são em larga maioria de anónimos. Porque será?

    ResponderEliminar
  14. Impossível. Aquilo eram NN vestidos de verde. O Sporting é um clube diferente. Um clube Superior.

    ResponderEliminar
  15. Estou parva e de boca aberta com o que leio este Sporting não é o meu necm pode ser de ninguem que se diga Sportinguista...
    para onde vais Sporting???

    ResponderEliminar
  16. Fico desoladada com os meus 44 anos a ver estas "atrocidades" :(
    SL

    ResponderEliminar
  17. Volto aqui novamente a dar os Parabéns a este blogue, e a ti em particular Leão de Alvalade por conseguirem ainda manter na blogosfera uma postura SPORTINGUISTA, da forma com que fui educada a amar este clube.
    SL

    ResponderEliminar
  18. Primeiro só sócios é que podem criticar um Presidente, dirigente, funcionário ou atleta do clube, os demais são simpatizantes, sem direito a decidir seja o que for, e quem é sócio não ofende nem ameaça sócios, sejam eles dirigentes ou não, está nos Estatutos, dever de lealdade, solidariedade e respeito para com os seus consócios. O que os amigos do Solar do Norte não dizem foi o que fizeram antes do jogo, onde agrediram, ofenderam e ameaçaram vários sportinguistas, sócios e não sócios, dirigentes, atletas e funcionários, homens, mulheres, crianças e agora vêm para as redes sociais fazer barulho e vitimizarem-se, mais que isso, ameaçam vinganças e acertos de contas, pobrezinhos do crl, pensam que a Juve é só os que lá andam, piores que os Ultras é a tropa que está por trás, que não são ultras e que são matadores com as mãos, pés e não só, apareçam na Casinha, nada que uma meia dúzia de viúvas negras e incendiárias não resolvam.

    ResponderEliminar
  19. Discordo. Gajos que vão importunar a equipa a horas de um jogo e atirar garrafas ao presidente merecem levar na tromba porque sportinguistas nao sao mesmo que pensem que sim. Contestar é uma coisa outra é isto. Como alguém disse acima democracia é chamar filho da puta e arremessar objectos? Vou ali e já venho. Se comeram comeram bem.

    Directivosempre (mas nao o do norte pelos vistos)

    ResponderEliminar
  20. Os brutunetes são a maior merda que existe no sporting..eles minam e destroiem o clube..mas se ele ganhar o Sporting vai acabar e vai haver uma guerra tremenda..Nem imaginam a guerra que vai haver se esse brutunete ganhar..

    ResponderEliminar
  21. Todos os que falam em nome de SC brunetes, SC godinhos, SC santanistas, SC ferreiristas ou o que quer que seja deviam calar-se duma vez por todos.

    O SPORTING É CLUBE DE PORTUGAL.

    Por outro lado proliferam por aqui anónimos que devm ser de outros clubes e que laçam confusão.

    VAMOS PROTEGER O NOSSO CLUBE. TODOS.

    Ed

    ResponderEliminar
  22. Este sempre foi um dos grandes problemas do SCP, basta falar com ex jogadores.
    Os jogadores são apresentados com cachecol da claque, vão agradecer à dita, dão a camisola à dita.

    O Sporting não precisa destes senhores ao contrário do que eles pensam.

    São inúmeros os casos de Sportinguistas agredidos por esses senhores.

    Se acham que representam o n/ clube, digam quem são,curriculum e cadastro.

    ResponderEliminar
  23. Ainda hoje li uma entrevista do presidente do clube argentino Indepiendentes que dizia que a primeira coisa que fez foi cancelar todas as mordomias das claques do clube, uma delas funcionava como braço armado da anterior direcção, o homem hoje tem de andar com segurança 24 horas, pois todos os dias recebem ameaças de morte.

    Havia dirigentes a ganhar 40.000 dolares por mes do clube. Acabou a mamata começou os problemas.

    Lembrou-me estes dias no clube. Ou alguem acha que não há braço armado no clube?

    E respondendo a pregunta:

    O Sporting é isto, e ainda vai ser bem pior.

    Os arbitros que tão mal tratam o clube passeiam-se a seu belo prazer, enquanto os nossos batem nos nossos. Ha alguma logica nisto.

    Se o Godinho mandasse arrear nos arbitros durante a semana e depois de uma robalheira qualquer, podem ter a certeza que não era contestado, porque ate as vitorias eram em maior numero.

    Mas como gostamos de ser diferentes batemos nos proprios sportinguistas.

    Logico, não é?

    ResponderEliminar
  24. É feio abordar temáticas que não se dominam. Mesmo quando não valem nada. Com o itinerário errado os adeptos perdem o percurso da coisa na Mealhada. Ou não aconteceu nada na Mealhada?

    ResponderEliminar
  25. Rua com a escumalha do Sporting, as claques não interessam a ninguém.

    Enquanto não forem corridos não passamos da merda.

    Se gostam do Sporting tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  26. sportinguistas,

    fico estupefato com td o que estou a ler, em primeiro lugar com td a vossa preocupação que são as claques e em segundo lugar a luta do poder.
    como adepto e sócio envergonha-me td isto saber que a preocupação de todos é o protagonismo em vez de nos unirmos.
    não sei se reparam que quem se ri com td isto não é o GL, nem a JL, nem os Diretivo, nem o BC Etc, são os filhos da puta dos lampiões e dos tripeiros.
    acordem para a vida e deixem o scp em paz, pq se estamos nesta situação a culpa e nossa, de todos nós.
    saudações leoninas

    ResponderEliminar
  27. Surreal esta caixa de comentários. Vergonhoso. É retirar todos os benefícios e acabou! Ah, mas não se pode fazer isso, porque ainda se leva um enxerto de porrada. É caso para dizer que estamos reféns da bicharada! Meu querido clube... Quando o presidente de um clube tem de ter protecção contra os próprios adeptos... quando um clube se divide em facções que resolvem os seus problemas à chapada... facções essas compostas por marmanjos, com idade para terem juízo.
    Gosto de claques pelo que é suposto representarem: apoio aos atletas em competição. Isto não são claques, são autênticos gangues. Que me perdoem os elementos que lá estão por bem...

    ResponderEliminar
  28. um dos blogues que sigo( o cacifo do paulinho) nos ultimos posts tem colocado la cenas de apreço pelos apertoes ao presidente e ontem colocou um post onde condenava uma das claques que era acusada de ser vendida e segurança privada do presidente e congratulava outra por ter apertado pelo presidente.

    eu escrevi um comentario onde disse que tinha verginha destas cenas eleitoralistas de tomar o poder pela força como alguns que se intitulam de "verdadeiros sportinguistas" pretendem, e que independentemente de quem fosse a direcçao, o treinador e os jogadores, estes eeriam sempre apoiados por mim e se queriam ter explicaçoes da direçao ou responsabiliza-la os locais eram as ags e as eleiçoes e nao os nucleos e as portas de hoteis.

    logo foi ofendido de tudo( lambuças, drogado, fascista, fdp,etc pelso pessoal que apoia este tipo de coisas.

    enfim este é o clube que temos.

    ResponderEliminar
  29. Blogue de presunçosos, têm a mania que voçês é que são importantes e que mais ninguem faz falta ao clube nem pessoas que já viram mais de 500 jogos ao vivo entre eles alguns 40 no estrangeiro. E esse da solidariedade por quem nos rouba é lindo, deves andar a jantar com o JEB. Ser do sporting não é ser menino do couro isso foi o que eles quiseram fazer de nós. Não defendo a violencia mas defendo a responsabilização, quem é responsável são sem duvidas as sucessivas direcções de mal feitores que só se interessaram consigo proprios e não os adeptos que sofrem e que por vezes até admito que podem ter atitudes erradas. o Roquete alguma vez mais o viram em alvalade? Que grande amor esse, e outros podia falar. Ser um blogue correcto não ser um blogue de anginhos que no fundo faz o mesmo que os que voçês chamam bandidos, andam para aqui a ofender sportinguistas a torto e a direito. E nem sequer percebem que ter 20 anos não é o mesmo que ter 40 evidentemente que o descernimento é menor. hipocritas do caralho, vou vaiar o Godinho sempre que me apeteçer e todos os dessa linhagem que estragaram isto tudo, esta divisão é culpa deles e só deles e se andam a ofereçer viagens em troca de proteção e voçês disso não falam e anda com capangas e compara-se a pinto da costa e perde jogos e veio com o Domingos para ganhar eleições mas só lhe paga o ordenado e foi o do estadio sem pavilhão e desse não digam nada, ataquem os adeptos que choram que riem etc. Bando de palhaços, adorava o blog mas já percebi que com esta exigencia deviam era ir para o belem e deixem de atacar sportinguistas sejam eles de que grupo, sector ou orientação forem.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo 13.04, antes vai aprender a escrever, "imbeçil".

    ResponderEliminar
  31. Obrigado Ana pelo único comentário lúcido.


    ps:Riga,é uma versão engraçada a que conta.
    Mas estão lá os seus posts para serem lidos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)