sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

(Mais) uma história de amor

Nos dias que correm é mais fácil “deixar falar a dor” do que olharmos para os exemplos que demonstram que o Sporting continua a ter muita gente que não se entrega e não desiste. É este o caso que hoje vos trago, contado por um dos protagonistas desta história de amor pelo clube, que amanhã tem um final feliz. Final que se deseja seja o também o inicio de uma história de sucesso.  Havia-me comprometido com o Tiago Marques em dar o meu pequeno contributo, rendendo aqui a minha homenagem a todos quantos conseguiram que a sede de distrito de Aveiro tenha novamente um núcleo. Faço-o apenas hoje, em vésperas de reabertura daquele espaço, devido à intensa actualidade Sportinguista dos últimos dias. Era bom que os Sportinguistas que tenham essa possibilidade acorram amanhã a Aveiro.

"O Núcleo Sportinguista de Aveiro deriva de encontros entre Sportinguistas da região de Aveiro, sendo o seu primeiro espaço uma garagem de um dos sócios fundadores, onde todos discutiam o momento do Sporting Clube de Portugal.

Devido a uma grande adesão das pessoas, começaram-se a combinar almoços e jantares em diversos restaurantes de Aveiro até que, a 15 de Novembro de 1993, se fundou oficialmente o 100º Núcleo Sportinguista: o de Aveiro.Entre 1993 e 1998 o Núcleo teve um grande crescimento e grande dinamismo. Os sócios apareciam em grande número e os eventos eram cada vez mais, desde as deslocações a Alvalade aos almoços e jantares.

A garagem tornou-se pequena para tanta actividade e os dirigentes do Núcleo optaram por se deslocar para diversos espaços até se estabelecer de vez onde está hoje. A sede do Núcleo passou por diversos locais de Aveiro, desde a rua da Palmeira no bairro da Beira Mar, até Taboeira tendo pelo meio passado por Aradas. Hoje, situa-se em Esgueira, na Rua Bento Moura, nº55. Isto deve-se a um desejo, expresso pelo falecido pai de um dos actuais elementos do Núcleo, o Sr. José Carlos, cujo desejo era que o Núcleo se sediasse numa das suas casas... E assim foi!

Entre 1998 e 2004 o Núcleo manteve-se conhecido mas já a diminuir a sua dinâmica, com excepção feita às épocas de 1999/2000 e 2001/2002 que teve um grande dinamismo devido ao título ganho pelo Sporting Clube de Portugal que, durante a época, empolgou toda a gente.

De 2004 até 2009 o Núcleo perdeu o gás, tendo começado a desaparecer do mapa. Oficialmente existia mas não criava eventos, não puxava pelos Sportinguistas de Aveiro e começou-se mesmo a dividir, facto que levou ao surgimento de outro Núcleo Sportinguista na cidade de Aveiro mas com o nome de Núcleo Sportinguista de São Bernardo (uma das freguesias de Aveiro).

O meu interesse pelo Núcleo vem desde pequeno. Juntamente com um grande amigo (André Reis que também pertence à Direcção do Núcleo) dizíamos que um dia iríamos poder ajudar o Sporting com o nosso trabalho, nem que fosse como dirigentes do Núcleo Sportinguista de Aveiro. E assim aconteceu.

Em 2009 tornei-me mais activo, talvez por já ter uma maior formação (sou finalista da licenciatura em Finanças) e comecei a fazer por mim mesmo o que podia pelo Sporting Clube de Portugal.

Tornei-me sócio do clube (já tinha sido mas havia deixado de pagar devido às dificuldades vividas na altura de Santana Lopes para pagar as quotas à distância) e criei a petição online para o Derlei ficar mais um ano no Sporting, petição que me levou a tornar-me um pouco mais conhecido em Aveiro devido às entrevistas dadas para a Sport TV e para a Rádio Renascença, entre outros anúncios nos mais diversos jornais.

No Verão de 2009, tive o prazer de ir a Lisboa gravar o anúncio da Gamebox e em conversa com algumas pessoas ligadas ao Sporting Património e Marketing e mesmo alguns jornalistas (lembro-me que na altura dei uma entrevista para O Jogo) surgiu-me a ideia de realizar um estudo sobre os 3 grandes na cidade de Aveiro, onde procurei saber qual o clube mais apoiado, o jornal de um clube mais vendido, a existência de material oficial e de núcleos/casas dos clubes). E é aqui que me aventuro pelo Núcleo.

Devido a ter umas conclusões que não me deixaram indiferente, achei que estava na hora de fazer ainda mais pelo meu clube (adormecido na região de Aveiro) e que já tinha capacidade para o fazer.

Solicitei uma reunião com o antigo presidente do Núcleo (agora presidente da mesa de assembleia geral do Núcleo) onde dei a conhecer alguns eventos que eu achava pertinentes para o Núcleo realizar.Tal foi o meu discurso que fui logo convidado a formar uma lista e candidatar-me a eleições que, curiosamente, iriam ser marcadas naquela altura.

Assim fiz. Realizei uma equipa de pessoas da minha máxima confiança, aos quais juntei alguns dos sócios fundadores do Núcleo pois a sua experiência e conhecimento é fundamental, apresentei-me às pessoas, apresentei um projecto eleitoral e uma lista de ideias e venci por maioria absoluta as eleições. 


A tomada de posse foi feita a 19 de Dezembro de 2009, altura que aproveitamos para fazer um Almoço de Natal com a cerimónia incluída. Solicitou-se ao Sporting Clube de Portugal um representante oficial e tinha-se tudo combinado com o Jorge Cadete para também estar presente mas, devido a questões de força maior (internas ao clube) não foi possível... Pelo que a cerimónia se realizou sem qualquer presença de figuras do clube.

Chegou o fim do ano e a pessoa que estava a explorar o snack-bar / restaurante do Núcleo terminou o seu contrato e abandonou. Chegou-se a acordo com uma nova pessoa e em Janeiro fechou-se a sede para se realizarem todas as obras e remodelações necessárias. Assim, a 13 de Fevereiro será a reabertura oficial da sede e restaurante do Núcleo (que começará a funcionar a partir de 1 de Fevereiro) num almoço tipo buffet na sede, com o custo de 10€ para quem nos quiser visitar. Este evento conta com a presença garantida de representantes oficiais do Sporting Clube de Portugal, amigos do Núcleo como Jorge Cadete (ex avançado), Madjer (futebol de praia), Isabel Trigo Mira (ex vice-presidente) e Nuno Mourão (Sporting Apoio). 

Tiago Marques

16 comentários:

  1. Belo Exemplo! O Tiago Marques está de parabéns. Espresso aqui o meu desejo de que tudo corra pelo melhor. Com o esforço, a dedicação e devoção que tem demonstrado só pode correr bem.

    Entretanto mais uma péssima notícia: Izma vai-se embora, vendido pelo preço que os russos quiseram... O noos ex-7 não quis ficar. Se querem que vos diga, compreendo-o. Deve estar farto do caos que nota à sua volta.

    Mas a confirmar-se o preço da venda (6M€) observa-se tb a força actual do SCP no mercado. Compra pelo preço imposto pelo vendedor. Vende pelo preço oferecido pelo comprador. Basta notar as ultimas 'transacções'.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Virgílio:
    A noticia carece ainda de confirmação. Uma fonte do Sporting não dá ainda a transferência como concluída.

    ResponderEliminar
  3. Faço votos que sejam muito felizes neste projecto tudo pelo nosso grande SPORTING !!!!!!!!!!!!!!

    Virgílio,

    A minha 1º reacção foi a mesma que a tua mas depois pus me a pensar no seguinte :

    - O histórico de lesões do Izma
    - A sua possível vontade em sair para ganahr o triplo do que ganha
    - O seu profissionalismo enquanto envergou a nossa camisola
    - A sua idade (27 anos)

    Sendo que para mim o pior nesta noticia será o timing da transferência perdemos um grande jogador não podendo substitui-lo com outro do mesmo "valor".

    SL,

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Aguardemos então. Mas a confirmar-se a transferência e pelos valores avançados, custa a acreditar que até com um jogador de qualidade insofismável como o Izmailov, conseguimos perder dinheiro...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Todos:

    A ler o artigo de opinião do Daniel Oliveira.

    Fica o excerto disponibilizado pelo 'rascord on line' (peço desculpa pela poluição):

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=7ddcdb71-e8a5-4230-93b7-2b553b0bda2d&idCanal=00000124-0000-0000-0000-000000000124&h=5


    O resto, façam como eu: vão ao café ler (não comprem, pq mt provavelmente será o unico que hoje iriam ler no pasquim sem sentir um misto de asco com tendências destruidoras).

    SL

    ResponderEliminar
  6. Grande exemplo! Espero que corra tudo pelo melhor e que o sucesso seja absoluto.

    Virgílio,

    Perdendo o Marat perdemos a melhor contratação dos últimos 5 anos (ou mais), um dos dois melhores jogadores do plantel e o mais profissional sem dúvida absoluta.
    Realmente deve estar farto de ver tanto caos à sua volta e uma proposta que lhe permita ganhar 3xs mais é bastante tentadora. Espero bem que o SCP possa continuar a contar com o Marat mas parece-me difícil.

    ResponderEliminar
  7. Tirado do Sporting Clube de Portugal – Site de apoio:

    “O máximo dirigente do Sporting voltou a falar do ex-treinador, referindo: ”Se o Paulo Bento cá estivesse, faríamos uma grande dupla, porque seríamos dois a dar o corpo às balas”.”

    Então escolhe e contrata um treinador que não cumpre a sua função, onde entre muitas coisas consta a defesa intransigente do Clube (em sentido figurado, dar o corpo às balas), e não o despede?
    Um treinador que não é solidário com o Presidente do Clube, não é despedido?

    Sr. Presidente José Eduardo Bettencourt, só tem 2 alternativas, perante um treinador que não “dá o corpo às balas” ao seu lado: ou despede o treinador ou demite-se o senhor.

    ResponderEliminar
  8. Jvl

    Eu vou mais longe. O Russo é o jogador mais completo do plantel. É com muita pena que o vejo ir embora, pois craques como ele não abundam por aí.

    Pelo menos, por Alvalade...

    ResponderEliminar
  9. 8,

    Está visto que o JEB não pode abrir a boca...

    The LC,

    Estive para escrever isso. É com grande pena que vejo partir um dos melhores jogadores do plantel, ainda por cima numa altura em que não podemos colmatar a sua asuência.
    É que Pereirinhas, Djalós e quejandos, não são alternativas do mesmo valor, para mim.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado LdA pela divulgação do nosso Núcleo, da nossa pequena história e do nosso evento de amanhã.
    Efectivamente, a actualidade do clube leva a que pouca gente se envolva nestas actividades mas esperamos que tudo corra bem.
    Com o nosso esforço, dedicação e devoção todos podem contar! Esperamos ajudar o clube a atingir a Glória e, que eles nos ajudem também, a atingir a nossa pequena "glória" que é ter um núcleo forte e activo com peso no Clube e a nivel nacional.

    Esperamos ter muitas mais noticias a divulgar, é sinal que as coisas correm bem. E temos as portas abertas a todos nos visitarem.

    Saudações Leoninas

    Tiago Marques
    Presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro

    ResponderEliminar
  11. E POR HAVER GRANDES SPORTINGUISTAS COMO O TIAGO MARQUES QUE O NOSSO CLUBE AINDA TEM ADPETOS POR TODO PAIS.
    E PENA E TERMOS UM PRESIDENTE QUE SO TEM DESTRUIDO O CLUBE PECO AO TIAGO MARQUES QUE FACA AGORA UMA NOVA PETICAO PARA DEMITIRMOS ESTA DIRECAO.
    FICO A ESPERA DESTA PETICAO QUE TENHO A CERTEZA VAI BATER TODOS OS RECORDES E SER ASSINADA POR MUITOS SPORTINGUISTAS QUE ESTAO FARTOS DE VER UM SENHOR A DESTRUIR O CLUBE.

    ResponderEliminar
  12. 8:

    Tenho que começar a apontar as 'Jebardices'... É q são tantas e tão graves que um gajo, em apenas sete meses, já se esqueceu de mais de metade delas...

    Mais uma para o rol... Eu bem digo, JEB 'só' manda bujardas qd abre a bocarra. Não haja dúvidas: gosta mais de PB do que do SCP. Ele sente-se órfão, coitadinho. O PB era treinador, director desportivo, dirigente da SAD, braço direito / mentor do presidente do clube e sabe Deus mais o quê!... Saiu, e o SCP ruiu. Está visto que JEB não tem capacidade, já não tem ng a assopra-lhe ao ouvido... Em vez de preparar o futura tem a cabeça teimosamente presa e a suspirar pelo passado. Isto já é demais... Todos os dias, TODOS, se comprova a sua incapacidade. Precisa de companhia para dar o corpo às balas? Não devia. Mas se precisa pq é q não a arranja? E já agora dá o corpo a que balas? O q eu sinto é q ele se tem escondido / fugido das balas como um qlq vampiro da luz do dia!!!! Porra, deixa-te de uma vez por tds de queixinhas e de ser lamechas. Mexa-se e resolva os problemas que criou!

    Sabem o q vos digo? Tb eu me sinto orfão... De um presidente com 'eles no sitio'... Incrível, suprema lata de atirar com as culpas para cima de um treinador contratado por ELE e q apenas tenta (sem qlq apoio, antes pelo contrário) exercer o seu cargo da melhor maneira possível perante as actuais circunstancias...

    E o CC ainda tem q ouvir isto? Dps desta declaração CC está a prazo. Não sei se não foi mesmo 'usado' para desenrascar até o pseudo-sucessor do Zé da Europa não vir bater à porta...

    Vamos lá reanalisar o alvo da alcunha Shrek, sff...

    ResponderEliminar
  13. Virgílio,

    São tantas e tão graves que me enervam. Quem foi que despediu Paulo Bento? Quem foi que iniciou a época com ele, pondo a amizade à frente dos interesses do Clube? Quem foi que minou o campo ao sucessor de PB, dizendo que ainda iríamos ter saudades dele?

    E quando é que ele deu o corpo às balas? Quando foi para o Brasil? Quando depois das férias, chegou e pediu profissionalismo aos jogadores?

    JEB RUA!

    ResponderEliminar
  14. Com um dia super-ocupado e sem possibilidades de comentar digo apenas isto: o JEB quer é ir-se embora mas não tem coragem para se demitir, ou não o deixam...

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    Já me passou isso pela cabeça.

    ResponderEliminar
  16. Endereço daqui os meus Parabéns públicos ao Tiago pelo trabalho que tem desenvolvido em Aveiro.
    E, como a todos os restantes núcleos, estarei, eu e a Associação de Adeptos Sportinguistas, disponíveis para ajudar os nossos núcleos a terem condignas condições de desenvolvimento na região. Tal como projecto apresentado ao clube em Julho de 2009 e que se encontra público no nosso site.

    Como costumo terminar nas minhas apresentações internacionais:
    "Nothing ends here, but everything starts..."
    É a mensagem que deixo para o Tiago para que continue com o dinamismo que tem demonstrado.

    Um abraço,
    Pedro Faleiro Silva
    AAS

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)