segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os piores resultados possíveis

É mesmo preciso levantar a cabeça...
Este fim-de-semana o Sporting “conseguiu” os piores resultados possíveis:

Perdeu com uma equipa pequena, que é onde se costumam queimar as faixas dos putativos campeões. A propósito, escrevia eu no dia seguinte ao jogo da eliminatória da Liga Europa: "Saio preocupado, para não dizer preocupadíssimo. Os problemas que o Sporting ontem revelou serão bem piores com equipas pequenas do nosso campeonato, que, em regra são mais competentes, mais conhecedoras e até, algumas delas, estarão melhor apetrechadas de jogadores que o adversário de ontem. E é com essas equipas ditas mais pequenas que se ganham e perdem os campeonatos."

A Académica carregou gloriosamente na Luz, ao impor a 3ª (ter-cei- ra!!!) derrota consecutiva à excelsa (perdoem-me a modéstia) equipa vermelha e branca. (pronto mais branca ontem, por causa da lividez futebolística). E ainda teve tempo para deixar no relvado 2 compêndios para a mesinha de cabeceira de Jesus: COMO SOBREVIVER AO MASSACRE DOS PONTAPÉS E COTOVELADAS, SAINDO A RIR e COMO MERGULHAR COMO DI MARIA. Um resultado adverso para nós, por entreter os Sportinguistas que se satisfazem com a desgraça alheia e não percebem que isso não nos dá pontos. E sobretudo adverso porque não foi aproveitado por nós. Os campeões ganham quando os adversários perdem.

O FCPorto ganhou com dificuldade aproveitando para se distanciar. Ao contrário dos nossos, os seus pontas-de-lança azuis e brancos não são perdulários, e resolvem quando é preciso. No sábado foi Paulo Baptista, no próximo fim-de-semana pode ser Falcão. A propósito, dizia eu aqui há dias: "O FCP vale sempre mais do que o valor absoluto do seu plantel e do futebol que produz em cima do relvado." "o perdermos depois de saber que um rival ganhou é evidência de incapacidade, sintoma de falta de estofo. dido. Sim, Dido, que diz na sua canção Hunter: I want to be a hunter again! Para quando ?

Tivessemos 50% de aproveitamento, já ninguém se lembraria do móvel desajeitado que trouxemos de Paços de Ferreira. Ao invés, eficácia tem sido, de há uns meses a esta parte o apelido dos arsenalistas. Depois de ter visto o jogo ainda mais me parece que os arcebispos vieram para ficar, pelo menos para impôr penitência aos habituais suseranos da nossa Liga, mesmo que não seja suficiente para, no fim, vermos os 3, aos seus pés, beijando-lhe os anéis. E se ainda deu pouco para ver Elton, já Filipe não engana, segurando quando foi necessário. Contudo, nota negativa para a cidade e região, que não conseguirá, desta forma, deixar de ser pequena: menos de 15 mil adeptos, com os resultados e exibições recentes é muito, muito pouco. Domingos, Salvador e os jogadores merecem melhor.  Por muito menos Guimarães estaria a arder.

29 comentários:

  1. mto boa reflexão sobre a primeira jornada do campeonato. apenas um ou outro reparo que como adepto do braga tenho que fazer. nos ultimos 3 anos as assistencias na pedreira foram as que mais cresceram % depois do benfica. foi o clube que mais gente levou a estadios como dragao,luz e guimaraes na ultima temporada. o crescimento está à vista mas é feito de forma lenta e felizmente consolidada. guimaraes atrai gente quando sao epocas excepcionais (para o bom ou para o mau) porque por exemplo o ano anterior teve imensos jogos com 9\10mil nas bancadas adoptando a tão criticada moda das portas abertas praticada em braga para o fim do campeonato.
    quanto ao sporting a boa imprensa de carriço e o peso de liedson sao alguns dos problemas na minha opinião a resolver. carriço fez um jogo esforçado e apenas isso como trinco.liedson está totalmente fora de forma e não pode neste momento sentar saleiro no banco. e djaló depois da melhor pré-temporada de sempre ñ tem lugar no primeiro jogo do campeonato? muitos erros de p.sergio em paços.

    cumprimentos arsenalistas

    ResponderEliminar
  2. Fosga-se !!! Levantar a cabeça e partir prás vitórias, tudo bem!
    Agora insistirem em grafismos deprimentes...eh pá,párem lá com isso,p.f.! é que já vão 3!

    ResponderEliminar
  3. Karlinhos:

    E crescer de foma lenta no melhor periodo da história do clube, não é preocupante?

    Até posso estar errado, já que não conheço a cidade / sociedade bracarense, mas da fama de ser um antro lampiónico não se livram... Talvez ai resida a razão do crescimento lento, apesar de sustentado (?). Vamos ver se será sustentado qd as coisas deixarem de correr tão bem...

    Há q reconhecer que sendo significativamene menos populosa, a cidade de Guimarães é bem mais aguerrida qd está em causa o clube da sua terra. Imagino o que seria um Vitória de Guimarães a atravessar uma fase tão boa qt o Sporting de Braga... Uma loucura, q não se nota (pelo menos a esta distância) em Braga.

    Por ultimo, seja benvindo a este espaço, caro Karlinhos. Pela primeira vez leio uma opinião de um arsenalista assumido. No minimo é refrescante. :)

    ResponderEliminar
  4. Já fartam os discursos enjoativos...

    Não chega 'levantar a cabeça'... há que saber aproveitar a tesão para F*d*er os adversários, porrraaaaaaaaaaaaa! ;)

    ResponderEliminar
  5. E o penalty que permitiu ao clubezeco do Bimbo da Bosta somar três pontos é ridiculo, risível, anedótico, indecente, mal-cheiroso de nojento...

    Futebol tuga: viró disco e toco o mesmo... Em tds os sentidos. arghhh.

    ResponderEliminar
  6. eu sou o primeiro a reconhecer e por vezes invejar os adeptos e a força do guimaraes, mas apenas quero demonstrar que nao é aquilo que se pinta tanto que nas ultima eleiçoes apenas 9mil dos 35mil socios podiam votar.tem fases más e os numeros baixam como em todo lado.
    quanto ao braga eu o crescimento lento mas sustentado foi no aspecto de nao ser como boavistas e afins para depois rebentar.eu tb gostava que o estivessem 30 mil pessoas na pedreira depois de amanha,e era justo que assim fosse, mas não é a nossa realidade e a crise tb ao futebol chegou como se ve pelos numeros até dos grandes. quanto ao benfiquismo da cidade ele ainda existe,felizmente hoje muito menor, e os verdadeiros adeptos do braga tiveram até atitudes extremistas por exemplo no fim do campeonato,depois de anos a ouvir isso.
    quanto às coisas correrem menos bem, poderão correr, ja correram nestes ultimos 7 anos com 3 treinadores e por ai fora na mesma epoca.mas a noçao de que temos uma grande estrutura (talvez a que na proporçao devida) que faz grandes negocios da-nos confiança para crescer,tanto em resultados como em socios\simpatizantes,mesmo com a noçao dos percalços que poderao surgir.

    cumprimentos e boa sorte para quinta-feira.

    ResponderEliminar
  7. Virgílio, na parte há um penalty bem mais claro sobre o avançado da Naval quando se preparava para fuzilar. Não se fala nisso, diz-se apenas que, a haver contacto(!!!), terá sido casual...

    Já os outros na Catedral choram por 3 penaltis e cruxificam o Cosme Machado...mas não dizem que o gajo que leva o 2º amarelo tenta apenas evitar o passe e NÃO toca em ninguém...enfim.

    ResponderEliminar
  8. Karlinhos:
    A última vez que o Braga subiu de divisão, há muitos anos, eu estava presente, era um miúdo. Se não estou em erro foi precisamente o grande José Carlos, capitão do Sporting, o treinador da proeza. Acompanhei o crescimento do clube de perto, onde vi jogadores que eram referência no meu clube de coração, o Sporting de Portugal, como Marinho, conhecido pelo "russo" que com Litos e Fidalgo foi campeão pelo Sporting. Vi também Chico Faria, já em final de carreira, p.ex. E nessa altura, o Braga lutava pela Europa e tinha tanta gente ou mais como hoje tem quando acabou um campeonato a lutar até à última jornada.

    Talvez a razão esteja no que dizia o Virgilio: em Guimarães é-se adeptos do Vitória, em Braga é-se de um grande e depois do Braga. Quanto ao sucedido o ano passado com as assistências em Guimarães, convenhamos que o futebol da equipa nunca foi de encher o olho, assim ao jeito do se vem vendo por hoje no Sporting, com mais dúvidas que certezas.

    ResponderEliminar
  9. Karlinhos:

    Mt bem. fiquei mais conhecedor da realidade do q se passa na cidade de Braga. Espero que sim, que o SCBraga cresça dentro da sua própria cidade/região e reduza o lampionismo (argh) ainda existente. Se querem apoiar um clube com sede em Lx, tenham o bom gosto e a coerencia de apoiar aquele q tem o msm nome do princpal cube da capital minhota (hehehehe)...

    Retribuo os votos de boa sorte, mas para quarta-feira. O Sevilla é um osso duro de roer, mas não é impossível

    Até breve, espero.

    ResponderEliminar
  10. Carlos:
    Se a tua observação fosse feita na sequência de um resultado retumbante marcava já a consulta no psiquiatra. Assim sendo, e tendo em conta o título e o teor do post, que imagem sugeres?

    ResponderEliminar
  11. Uma imagem que levante a moral, LdA.
    Vão já tres qual delas a mais deprimente.
    E eu quero pensar em golear já quinta-feira! e assim não há condições... :-(

    ResponderEliminar
  12. Uma coisa tenho a certeza... as equipas pequenas já não são tão pequenas e inofensivas como antes.
    Serve para preparar bem as que têm ambições Europeias como é o nosso caso.
    5ª feira regressaremos ao Deus nos acuda!.
    Será apenas porque os nossos Dirigentes vivem da adrenalina da instabilidade? Eu não. Sofro até dizer...chega!

    apesar de tudo... rugidos de muita esperança

    ResponderEliminar
  13. Para levantar a moral em lugar do Liedson de 4 põe a Megan Fox, ou Michael Carreira a tocar castanholas, que é talvez o que alguns gajos merecem.

    Mas não sei se foi intencional mas o melhor do post foi "estofo. dido." Só percebi à 2ª, depois de à primeira me ter soado familiar. Mt bom mesmo. Ganda LOL!

    ResponderEliminar
  14. LdA, bom resumo da jornada. Uma das mais valias que via nesta aposta no Paulo Sérgio era vencer estes jogos, que são como bem dizes aqueles que fazem campeões. Se Paulo Sérgio tem alguma experiência e conhecimento é como funcionam os balneários e as estratégias dos Paços e Olhanenses desta liga.

    Estava mentalmente preparado para aceitar umas escorregadelas em jogos contra grandes ou europeus (jogos de arte), mas contava com mais astucia nestes jogos com equipas de meio da tabela (jogos de trabalho).

    Nem uma coisa nem outra.

    Do que vi (não vi a associação nacional de árbitros, vulgo fcp), o Braga foi também o que mais gostei, entrou à campeão, sem queixinhas, jogou, sofreu e ganhou.

    Gostei de ver a minha Académica a jogar olhos nos olhos, com niveis de agressividade semelhantes ao clube dos tordos (pelo menos assim que chegam à área caiem que nem tordos), mas o apitador depressa explicou que tácticas de parar o jogo do adversário à porrada são exclusivo de quem come de gamelas fruteiras e bebe ninfas. No final do jogo olhei para a estatistica e dizia.

    Tordos - 15 faltas, 3 cartões amarelos, um deles por falha artistica do tordo-Mor. Há um lance maravilhoso na área da Académica onde durante o precurso da bola na área caiem 5 tordos, um deles o tordo-Mor reincidente.
    Académica - 16 faltas, 5 amarelos e 1 vermelho, caceteiros pá!

    É a vida, venha de lá o Brondby para afinar a pontaria para o jogo de Domingo.

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    Excelente prosa como sempre.

    A maioria das declarações dos jogadores do Sporting nas "flash interviews" são de uma banalidade, dum vazio, duma boçalidade que entristece o sócio e adepto. São sempre os lugares comuns do costume: há que levantar a cabeça; agora temos o próximo jogo; a equipa estava um pouco nervosa/ansiosa, etc, etc.Era assim com Moutinho e agora continua com... ?

    Aos jogadores de futebol não se lhes pode exigir que sejam os mais lídimos oradores da língua de Camões mas pelo menos que passem uma imagem de raça, de espírito de conquista, de personalidade, numa palavra: de Sportinguismo!

    Escusado será dizer que esta medida de não haver um capitão de equipa definido - que é duma anormalidade inadjectivável e dum pioneirismo totalmente imbecil - também "ajuda à festa" e faz com que a indeferenciação e a confusão sejam mais uma vez sinónimo da mais pura incompetência que reina no Dirigismo do nosso clube.

    E é isto que está a acontecer há muitos anos no Sporting, seja por acção ou por omissão.

    Acção: Traduz-se por um determinado nº de acções ( as mais visíveis são a saída e dispensa nos últimos anos de inúmeros jogadores e dirigentes abertamente Sportinguistas)que tem como objectivo dissimulado fazer uma purga interna em Alvalade, para assim conseguir o controlo sem focos de contestação/oposição.

    Omissão: Caracteriza-se pela mais do que manifesta Incompetência desta geração de pseudo-gestores na gestão nos planos desportivo, financeiro, de comunicação e institucional.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Luis Magalhães Pereira, o capitão é o Carriço!

    P.S.- Já sei que vai sair para o ano...

    ResponderEliminar
  18. LMGM,

    O capitão foi o Carriço na 1ª jornada. Eu não li em lado nenhum informação oficial dA SPORTING SAD a veicular que o Carriço é o capitão oficial para esta época 2010/11...

    ResponderEliminar
  19. Luis Magalhães Pereira:
    Julgo que ainda não lhe tinha visto nenhum comentário aqui, antes da cronica do jogo de sábado e do de hoje, pelo que, como é hábito nestas bandas, seja bem-vindo.

    Obrigado pela massagem ao ego no seu comentário, se bem que, por agora, não sei se uma massagem cardíaca não fosse mais útil.

    Brincadeira à parte, 2 coisas:

    Espero que o LMGM tenha razão, e não o meu caro, quanto à questão da braçadeira, que também não me pareceu bem esclarecida.

    Se há algo que vem caracterizando o actual mandato é precisamente a omissão em quase toda a linha. E sendo naturalmente JEB presidente e por isso o principal responsável, não deixo de me interrogar onde andam os outros elementos que constituem os corpos sociais, se se reúnem, com que periodicidade e que decisões são tomadas.

    Por exemplo, espero ainda uma tomada de posição firme pela vergonhosa forma como fomos tratados em Paços de Ferreira, com bilhetes exorbitantes, em condições quer de visibilidade quer de segurança praticamente nulas, por venda de número excessivo de bilhetes.
    SL

    ResponderEliminar
  20. "E sendo naturalmente JEB presidente e por isso o principal responsável, não deixo de me interrogar onde andam os outros elementos que constituem os corpos sociais, se se reúnem, com que periodicidade e que decisões são tomadas."

    Precisamente, que eu saiba nas eleições foi eleita uma direcção e não - o JEB - porque raio tem de ser sempre o mesmo a levar com os adjectivos todos. Até o Soares Franco tinha um anão amigo...

    ResponderEliminar
  21. LMGM:
    Esse pensamento foi o que me ocorreu quando hoje fui actualizando a leitura nos blogues leoninos que sigo. Seria assim se as coisas estivessem a correr bem?

    Ou corresponde a uma estratégia definida? Um clube com a dimensão do Sporting, que tem sobre sua alçada uma empresa cotada em bolsa, não se pode resumir a dois... bombos da festa.

    ResponderEliminar
  22. "Se há algo que vem caracterizando o actual mandato é precisamente a omissão em quase toda a linha. E sendo naturalmente JEB presidente e por isso o principal responsável, não deixo de me interrogar onde andam os outros elementos que constituem os corpos sociais, se se reúnem, com que periodicidade e que decisões são tomadas."

    Foi exactamente por essa razão que os 4 conselheiros leoninos eleitos pela lista SER SPORTING( sendo que também eu fazia parte dessa lista) apresentaram a sua demissão, porque nos últimos 7 meses daquela Vergonhosa época transacta, e depois de sucessivas iniciativas dos mencionados conselheiros, nunca houve da parte de quem de direito qualquer disponibilidade ou vontade de reunir para se analisar a prestação da equipa de futebol profissional ou qualquer outro assunto de relevo! Devem achar que estava tudo bem, e estou certo que continuam a achar que está tudo bem.

    O CL tornou-se, portanto, um órgão-fantoche o serviço do Continuismo.

    Quanto aos restantes elementos que constituem os órgãos sociais:

    No Conselho Directivo só o 1º Presidente profissional e pago é que fala, todos os restantes membros do CD ou são mudos ou anónimos ( o caso do Prof. Moniz Pereira é especial, sendo flagrante o seu aproveitamento "politico") para a maioria dos sócios e adeptos. O recém cooptado( mais um) Nobre Guedes quando se aproximam as AG's para a enésima renegociação do Projecto de Reestruturação Financeira, também intervém, excepcionalmente, na imprensa desportiva para comunicar aos Sportinguistas mais um adiamento da renegociação do Projecto - com a promessa de que"... faltam apenas pequenos detalhes para fechar o novo acordo com os nossos parceiros"

    Não sei deva rir ou chorar...

    Na Mesa da A.G. temos às 2ªas feiras na SIC-N e ás 3ªas no jornal do Sporting ( para quem o lê o que não é o meu caso) a refrescante participação do Presidente do citado órgão, num hino à vulgaridade, à dissimulação, ao compadrio e em especial à promiscuidade. É de facto absolutamente vergonhoso como é que Dias Ferreira - para mais sendo advogado - mantém a tribuna no Dia Seguinte, depois de ter sido eleito para Presidente da A.G.!

    No Conselho Fiscal e Disciplinar também temos a dirigi-lo um velho conhecido destas andanças: Agostinho Abade, um homem que não gosta da expressão Auditoria Externa e Independente. Também existe um "Special Guest Star na Vice-Presidência: José Maria E.S. Ricciardi: um homem que tem o dom da ubiquidade e.. da ambiguidade também.

    Mas assim em linhas gerais até parece que os órgãos sociais são dois: O JEB e o Costinha...! Mas a malta só quer saber se ganhamos ao Paços, ao Brondby, se os lampiões perdem ou se vem o Corradi...

    Quo Vadis Sporting?

    ResponderEliminar
  23. Também me pergunto o mesmo já que não vale a pena perguntar à Presidência do Sporting. Era bem capaz de ser chamada de terrorista.

    ResponderEliminar
  24. Luis Magalhães Pereira,

    Subscrevo o LDA e dou-te as boas vindas, sobretudo com o requinte das tuas pitadas "venenosas". Ainda és o que eras, lol
    Agora a sério, vê lá se dizes qualquer coisa para irmos almoçar com um gajo que diz que jogava andebol no Sporting. Espero sentado, ou vens mesmo?
    Abraço "camarada"!

    ResponderEliminar
  25. AS DERROTAS EM PORTUGAL SÃO VISTAS DE FORMAS DIFERENTES, DEPENDENDO DOS INTERESSES!

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Tite, na medida em que o Amor serve a união:

    http://www.youtube.com/user/MHumberto#p/u/0/Q0CyvF_Qk9s

    ResponderEliminar
  27. Eu nem entendo bem a minha frustação... Já sabia que isto ia acontecer e continuo con.fodido.

    PS: alguém sabe do PLF?

    ResponderEliminar
  28. a direcção tem menos de duas semanas para fazer aquilo que não fez nos últimos cinco meses, desde que deixámos de lutar seja pelo que fosse na época passada, e que entretanto já foi prometido pelo nosso bronzeado presidente: reforçar a equipa de forma inequívoca.

    de outro modo cada um dos 30 jogos na liga será de tripla e teremos tantas hipóteses de ganhar o campeonato como o braga, o guimarães ou o marítimo.

    até lá, espero que chegue para eliminar o brondby.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)