terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saudades do futuro I

Ri-me com vontade ao ler a notícia da RR que colocava JEB no fio da navalha. A menos que o nosso presidente estivesse a fazer a barba num barbeiro à moda antiga, também ele se deve ter rido, talvez até com mais vontade.

JEB está nos destinos do clube e nos cargos ao mais alto nível há mais de 10 anos e por isso conhece os Sportinguistas melhor que ninguém. (Tenho que usar o plural, porque as decisões da maioria é que prevalecem sobre a vontade dos restantes). Ele sabe que nós, pelas mais variadas razões, estamos emocionalmente distanciados do Sporting, quando não desligados. As idas à Alvalade deixaram de ser uma cerimónia de comunhão para se tornar no cumprimento de uma formalidade. Não fora assim e ter-nos-íamos indignado com a frouxidão dos espectáculos, isto quando, em muitos casos, a palavra só faria sentido se estivéssemos a falar do género burlesco ou de terror. É essa distância emocional que nos leva a desinteressar pelas contas do clube, sendo incapazes de exigirmos a transparência que nos foi prometida e que nos é devida. Ele sabe, e por isso se deve rir, que toda esta agitação é apenas o produto de umas derrotas consecutivas, e que se andássemos um bocadinho mais para cima, mas ainda assim sem poder ganhar o campeonato, poucos reclamariam. Com uma cenoura de uma vitória ou duas a maralha lá voltará a cantar “O Sporting é o nosso grande amor”, mesmo que a seguir leve 2 ou 3 derrotas em forma de pancada. O jugo também é um hábito. Ser pequeno ou ser grande começa por ser um estado de espírito.

JEB e a gerontocracia que o promoveu, com a anuência infeliz e irresponsável de grande parte de nós, sabe que o clube em que tornaram este Sporting não pode competir e ganhar mais do que umas pequenas escaramuças nas guerras que devia disputar com os principais adversários. Há muito que o Sporting deixou de lutar com os seus rivais e muitas vezes inimigos em todos os relvados e organizações. As únicas vitórias possíveis são dentro de portas, sobre os Sportinguistas que se lhe opõe e quem vence esta luta como Pirro é o próprio Sporting. E sabe que pode continuar a contar com a indiferença, conformismo, apatia e displicência para levar pela frente os seus intentos que, nesta altura me parece resumirem-se apenas a salvar a face e garantir a subsistência da oligarquia.

De facto seria um acto de amor desinteressado abdicar, ou pelo menos promover a realização de uma A.G. Sabemos que isso não acontecerá, o que é um erro crasso. A história de muitas organizações e até de países conheceu muitos episódios similares, e o que não se foi dado de livre vontade foi conquistado á força. As revoluções não deixam de ser uma enorme perda de tempo e recursos. As feridas que se abrem num dia levam anos a reparar.

Não seria por mim que haveria a manifestação aprazada para quarta-feira. Não porque não me apeteça fazer-me ouvir em bom português. Não porque JEB e companhia não mereçam uma boa sacudidela que os desperte finalmente para o mandato que lhes foi confiado. Mas porque esse acontecimento, a ter lugar, em nada ajudará a causa pretendida. Antes servirá, devidamente aproveitado, como foram os que se lhe assemelharam anteriormente, para a estratégia de vitimização atrás da qual se têm escondido. Segundo os próprios se Sporting não está melhor isso deve-se aos adeptos. O que não deixa de ser verdade…

Não há oposição constituída no Sporting. Talvez tenha sido um erro, por desânimo e cansaço ou até por ingenuidade, mas a verdade é que JEB não se pode desculpar com obstáculos de qualquer espécie que não lhe tenham sido pela sua inaptidão para o cargo e pelo silêncio cúmplice e acrítico dos que o acompanham. No entanto a oposição é constantemente citada, como se pode ler na blogosfera quase diariamente, e geralmente identificada como não credível. A bitola que se exige a uns e a outros é variável. Interrogo-me que mais será preciso (não) fazer para continuar a achar que Bettencourt é credível.

Neste cenário difícil a estratégia e acção consequente é o caminho a seguir. As AG´s são os locais apropriados para discutir o clube e tomar decisões. Habitualmente tidos como críticos histéricos e inconsequentes, desejosos de protagonismo ou com projectos pessoais mal disfarçados, a blogosfera tem aqui uma oportunidade de demonstrar a utilidade que não lhe é reconhecida, lançando a ideia e criando condições para uma A.G. com um único ponto na ordem de trabalhos que é discutir o estado da nação leonina. Independentemente da visão e do alinhamento pessoal em relação ao clube quem tem medo ou acha inútil discutir o Sporting no momento presente?

Não é uma tarefa fácil – face às dificuldades acrescidas pela alínea c) artigo nº 52 dos estatutos do clube: “1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data: c) a requerimento de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil e quinhentos votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes - mas a sua viabilização será possível quão maior for a adesão.

Vivendo longe de Lisboa, não tenho outra possibilidade que não participar com a minha assinatura. E não tenho o perfil ou a influência necessária para ter êxito nesta tarefa. Nesse sentido, farei seguir um email para todos os que me parecem poder levar esta empreitada por diante. Quem se identificar com a proposta que apadrinhe a ideia, a faça sua e use a sua influência para a divulgar. Não quero louros nem são necessárias referências.

Sei que o mais natural é este apelo não ter continuidade e cair no saco roto da indiferença. Parece que o conformismo se estendeu aos que deveriam, pelo amor ao clube, assumir um papel mais interveniente. Notável hoje no Sporting é apenas o silêncio e a passividade. “Tenho saudades do futuro” diferente e melhor para o nosso Sporting, que não acontecerá se nos calarmos.
P.S.: Este artigo representa apenas a opinião do autor do post e não vincula os restantes editores do blogue.

20 comentários:

  1. Olhe, eu apoio a sua ideia, e aprovo a sacudidela na quarta feira. Depois dos terramotos provocados por Bettencourt, merece qualquer abanão.


    15 MESES DE TERROR BETTENCOURTIANO

    O PORQUÊ DE "INSISTIRMOS EM DIZER MAL"

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ontem pediram ao Pedro Faleiro da Silva para comentar o momento actual do Sporting, e o jornalista começou por dizer: "Então, uma nova crise no Sporting..." e ele responde "Não. É a mesma crise". E esta é a verdade que cada vez mais sportinguistas parecem subescrever. Como referes no post, é um problema sistémico, transversal, que vai muito para além da bola que entra, do poste ou árbitro. Julgo que cada vez mais sportinguistas deixam de acreditar que os interesses do Sporting estão bem representados, seja em relação a adversários, seja em relação a questões internas (gestão do plantel do futebol, modalidades, etc), seja em relação aos próprios sportinguistas, que, ao longo destes 15 meses, foram o alvo das mais duras palavras de um Presidente que se calou em relação a quase tudo o resto.

    Como relata o Pedro Varela na "Bancada de Leão", ontem o Dr. Eduardo Barroso, na sua tribuna, comentou que um dos responsáveis da crise são os adeptos. Ouço isto e fico como os pobres quando lhes acontece uma desgraça, sem saber para onde me virar, e só a conseguir dizer: "Não tenho palavras". Mas desta vez tenho: chegou a hora de todos os que não acreditam neste Sporting se mostrarem vivos, e manifestarem-se, com toda a civilidade, durante a tarde de amanhã.

    LdA, este é o teu melhor post em dois anos de blog. Espero que fique associado a uma mudança de que o nosso Sporting precisa.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez de acordo Leão de Alvalade.
    É incrível como no momento de maior tensão e descrença por parte dos adeptos e sócios não tenha aparecido nenhum dos chamados ilustres a encabeçar um movimento que está a crescer apenas com base nos blogs e redes sociais e levado a cabo por pessoas dos mais diferentes quadrantes e sensibilidades.
    A iniciativa que está em marcha tem quanto a mim a virtualidade de mandar um sinal para os que lá estão e para os que poderão estar na expectativa de avançar. Poderá funcionar como uma manifestação de vitalidade dos sócios como que a dizer "estamos aqui ! organizem algo que nós não falharemos com o nosso apoio ".
    Se a concentração dos sócios amanhã puder funcionar como rampa de lançamento para uma coisa maior como a necessária reunião de assinaturas para realizar uma AG extraordinária então o esforço não terá sido em vão.

    Vamos esperar.

    FORÇA SPORTING !!!

    ResponderEliminar
  4. LdA, não sou sócio. Só voltarei a sê-lo para a refundação do clube.

    ResponderEliminar
  5. Quando as pessoas têm dignidade e vergonha na cara assumem os fracassos e a sua incapacidade. Não é o caso do nosso Presidente.

    Parece-me obvio que JEB não nasceu para isto e parece-me também obvio que consegue ser ainda pior que Soares Franco, Dias da Cunha, Roquete, Santana Lopes e Jorge Gonçalves, todos juntos.

    É sem duvida o pior Presidente de sempre do Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  6. Leão StªEngrácia

    "É incrível como no momento de maior tensão e descrença por parte dos adeptos e sócios não tenha aparecido nenhum dos chamados ilustres a encabeçar um movimento"

    Isto era uma boa frase para relexão...o porquê???? será porque é mais facil falar e opninar do que passar a actos a sério????

    SL

    ResponderEliminar
  7. Depois de lido o post o que é que há mais para acrescentar? Mais nada, a não ser, assinar por baixo.

    LdA: a minha posição fica totalmente vinculada. Subscrevo o post e desejo assinar, igualmente e enquanto antes, a petição para AG extraordinária do CLUBE. Depois é aguardar que a boa vontade e bom senso (será que existem?) do PMAG prevaleçam e a AG seja marcada em data e hora consentâneas com a maior participação possível dos sócios do SCP. É favor não esquecer quem mora longe de Lx…

    É que marcar AG’s a meio de uma semana de trabalho e às 18.00 horas é mesmo incentivar à não participação.


    Aproveito para falar na manifestação que está agendada para amanhã… Ou muito me engano ou aquilo, sem a mais que previsível participação das claques amestradas e tendo em conta as circunstancias temporais (dia de semana e hora que se pretende efectuar) vai ser um fiasco de todo o tamanho... Aliás, vamos esperar que a guarda pretoriana do JEB (JL) não se volte contra os ‘terroristas’ revoltosos.

    Bruno: não sei se este será o melhor post do LDA em dois anos de ‘ANorte’… O que sei é que li outros dele com muito mais prazer. Mas também sei que este post é, INEGAVELMENTE, o mais IMPORTANTE e aquele que poderá ser mais DECISIVO no futuro do nosso querido SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Assim queiram os sportinguistas. Basta passarem a palavra, organizarem-se e meter mãos à obra. Ontem já era tarde. Esta é a altura, não podemos adiar mais. Urge resgatar o nosso Sporting das mãos daquela chusma parasitária! Td pelo ‘nosso grande Amor’ e antes que seja definitiva e completamente tarde…

    Um grande, enorme abraço LdA, do tamanho do nosso Sporting. Podes contar com todo o meu apoio.

    PELO SPORTING, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  8. Leão de St.ª Engrácia:

    Sei que só recentemente concluiu que JEB não foi, não é e jamais será solução. Como tal, quero aproveitar para lhe desejar as boas vindas dentro do grupo de sportinguistas que partilha essa ideia. Há que insistir e ganhar o maior numeros de 'leões' para esta caussa. Pq há muito que estou firmemente convicto que é esta a posição que melhor DEFENDE o nosso amado SPORTING!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. @ Dezperado: creio que é exactamente por isso que há pouca gente a avançar, mas usarem esse argumento ( não sei se é o seu caso ) para prepetuar o poder de JEB é que já não posso concordar. SL

    @ Virgílio: Obrigado pelas boas-vindas ! Infelizmente é para mim triste reconhecer que não tinha razão quando alimentei expectativas sobre o Dr. JEB. Contudo, e por uma questão de princípio, penso que fiz o que estava correcto: dei tempo a quem foi eleito com 90% dos votos para poder meter em marcha as suas ideias e o seu projecto. Por má-sorte e muita incompetência as coisas correrm mal pelo que é sem veleidades nem vergonha que assumo agora que JEB é um erro crasso de casting, mesmo que me possam acusar de incoerente. Não o sou pois nunca apoiei JEB, só pedi para o deixarem trabalhar mas ainda que tivesse sido apoiante da mesma forma reconheceria ter-me enganado. Há muitos sportinguistas a fazê-lo neste momento.
    Não sou um blogger tão conhecido que não pudesse ter feito um lifting no meu blog e apagado as antigas entradas em que pedi aos contestatários de JEB para não o atacarem mas não o fiz pois acho importante ficar a referência e o testemunho de um sócio, portador de game-box que após tantos e tantos desaires, erros e flops chegou à triste conclusão de que JEB não é a solução para os problemas do SCP mas antes um potenciador desses mesmos problemas. Gostava que JEB tivesse a hombridade necessária para o reconhecer ao invés de se escudar nas tiradas do costume de que só há meia-dúzia de opositores e são sempre os mesmos. Isso é totalmente falso e eu posso confirmá-lo pelos piores motivos.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Leão de St.ª Engrácia:

    Jamais o acusaria de incoerente. Apesar de não ter votado JEB, tb eu lhe dei o beneficio da dúvida. Pensei mesmo que era eu quem, provavelmente, estaria errado qd me deparei com os resultados eleitorais... O peso de 90% de votos era de tal forma absurdo que dei comigo a reflectir na impossibilidade de tantos meus consócios estarem tão enganados!... Se votei em PPC, mt tb se deveu à desconfiança profunda que já então sentia nesta ‘linhagem’ de dirigentes ou no actual paradigma de governação do Sporting… FSF foi, para mim, muito mau presidente: a falta de transparência e a sua atitude sobranceira sempre me desagradaram bastante. Nc pensei que JEB conseguisse, em tão pouco tempo, superá-lo (negativamente, claro está).

    Mas, depressa, comecei a decepcionar-me até ao ponto em que, para mim, ficou claro que JEB não servia, não tinha capacidades para liderar o SCP da forma que o clube necessita. Parece-me que as ‘primaveras’ apenas servem para adiar a solução. Em tempos, Portugal viveu a sua Primavera ‘Marcelista’, agora é o Sporting que atravessa uma espécie de Primavera ‘Jebiana’… Mas comparando as figuras que privilegiaram os movimentos Primaveris, diria que no caso do Sporting, com a agravante de termos ficado muito pior servidos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_Marcelista

    Caro, a única diferença que nos ‘separava’ é, no fundo, esta: deu mais oportunidade a JEB para acertar do que eu.


    SL!

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Subscrevo totalmente o post. É chegado o tempo dos sócios e adeptos, aqueles que tantas vezes criticados foram, se façam ouvir demonstrando toda a sua insatisfação.
    Cada dia que passa com esta corja instalada em Alvalade, é mais um golpe no amor que sinto por este enorme Clube.

    Bruno,

    O Eduardo Barroso é um idiota e labrego. Ele ser considerado "ilustre", é ofensivo para qualquer adepto e sócio, seja ele conhecido ou não, do grande público.

    JG,

    Não hajam dúvidas que estamos perante o pior presidente de sempre do SCP. A agonia, como falámos por altura do SCP-Olhanense, continua e não tenho grandes esperanças para o curto prazo.

    Todos,

    É urgente demonstrarmos que ainda temos interesse e número para que estes "gestores de topo" nos respeitem. É que nós não somos clientes do SCP, nós somos apaixonados pelo SCP e o que estes fds têem feito ao longo dos anos, é matar-nos a paixão e destruído o Clube.
    É da responsabilidade desta linha a descaracterização do SCP e os episódios mais vergonhosos que tenho memória.

    Estou plenamente convicto, e já de há algum tempo a esta parte, que o melhor para a saúde do SCP, é o afastamento imediato do cancro que o mina. Está na hora de tirar o poder a estes crápulas e, à imagem de Vale e Azevedo, averiguar quantos deles irão bater com os costados na prisão. PQP!!!!

    ResponderEliminar
  12. Caro Virgílio,

    Necessito urgentemente de lhe fazer uma vénia. Foi daqueles que desde sempre esteve no outro lado da barricada: no "desconforto" dos 10%.

    Eu faço parte dos 90%: daqueles que acreditaram no gestor de topo, e que agora têm de meter a viola no saco. Faz parte da vida...

    Mas quero-lhe igualmente fazer uma pergunta. Não acha que hoje os 10%, parecem 90% - percebe concerteza onde quero chegar?

    Quem navega pela blogosfera e não está dentro do assunto, rapidamente conclui, que Bettencourt não teve mais que os votos dele próprio e da família. É que ninguém votou ou apoiou Bettencourt e previu tudo o que se está a passar...

    A minha vénia deriva daqui...Depois é fácil!

    ResponderEliminar
  13. TOP LEÃO:

    É uma ilusão pensar que o se lê e escreve na blogosfera representa a posição maioritária no clube.

    Bem antes pelo contrário. Daí a razão deste post.
    SL

    ResponderEliminar
  14. LdA

    A partir deste momento, infelizmente, já tens a maioria absoluta de entre os editores. Sei que não precisavas, mas é apenas para demonstrar que há mais um a assinar por baixo.

    Neste momento só vejo uma solução para o Sporting: mudança radical.

    Vejo aparecer o nome de Godinho Lopes. Não o conheço, mas já vi qualquer coisa pela blogosfera que é vígaro. É o ideal. Para se vencer no lodo que é o futebol português, tem de se combater os inimigos com as mesmas armas deles: para vigaristas, vigarista e meio.
    Que se faça acompanhar de mais vígaros, trafulhas, corruptores e outras seitas do género, desde que sejam para defender o Sporting. Neste momento já não olho a meios.

    Como as claques só partem para a violência quando não devem, nem há interesse nenhum nisso, sugiro formar-se uma guarda pretoriana de gente de combate, que ponha em respeito quem se meta com o Sporting.

    Em relação à manif de amanhã, só peço um pouco de cuidado: 5ª feira há um jogo importante que é necessário vencer. Mesmo em conflito interno: GANHAR SEMPRE!

    ResponderEliminar
  15. Quais socios? O SCP só tem socios porque é uma receita que entra para a tesouraria do clube, os socios nao mandam nada, não têm poder para nada, e qualquer manisfestação feita é perda de tempo, pois o SCP é dos Bancos, é dos Roquetes, Bettencourts, Francos, Dias Ferreiras e Cunhas e Ricciadis que por ai andam e que trocam entre eles de poleiro.
    Se este sair é para ser substituido por outro da mesma quadrilha, queimar o cartao ou destrui-lo nao o faço mas cotas nao pago enquanto esta cambada de Gatunos andar a delapidar o meu SCP.
    Sou neste momento contra tudo que seja dár dinheiro ao SCP, só de pensar que o meu dinheiro possa servir para pagar o ordenado ao presidente fico doente.
    RUA DO SCP.
    Quero um presidente por amor ao clube e nao um MERCENARIO

    ResponderEliminar
  16. TOP LEÃO,

    Se fores ver no histórico, por altura das eleições fizemos um (possivelmente dois) post conjunto onde cada um dizia em quem votaria e porquê.

    ResponderEliminar
  17. Caro TOP LEÃO:

    1.º ponto - não me congratulo com o 'ter razão' antes dos 'outros', mas sim com o facto dos 'outros' estarem a mudar de opinião. Como é o seu caso e isso, de certa forma, reconforta-me e aumenta o meu nível de esperança no sportinguismo. É sinal de que valeu a pena batalhar, criticar, apontar para as más decisões que vinham de cima... Mesmo se quem o fazia era apelidado de mau sportinguista e outros 'mimos' piores. E acredite que houve gente que sofreu mt, incomparavelmente mais do que eu… E esses sim, merecem a sua vénia! E não é preciso ir mt longe para encontrar sportinguistas de enorme cepa que por Amor ao SCP enfrentaram e tiveram que suportar insultos dos ‘outros’: o LdA é bem um exemplo de quem sofreu dessas situações de “delito de opinião” e logo na casa que ele fundou e tanto se esforçou por fazer crescer… Manifestou sempre a sua opinião de forma independente e com espírito critico livre. Se hoje é mais ‘fácil’ ser-se contra o JEB a mts ‘terroristas’ como ele, o JVL, o 8, etc, etc, o devemos. Resumindo, neste momento pouco me importa se é fácil ou difícil criticar e estar contra JEB. Importa-me que sejamos cada vez mais os que queremos mudar de vida…

    2.º ponto - qd interpelei o Leão de St.ª Engrácia e apelei para juntos continuarmos a informar todos os sportinguistas que conhecemos de forma a fazê-los parar para pensar um pouco neste rumo que o SCP leva, é porque, como diz o LdA, tenho a perfeita noção de que a blogosfera é um microcosmos leonino que, infelizmente, representa mt pouco na ‘vida real’. Os 90% que já não apoiam JEB e que agora se notam pela blogosfera afora, deixam-me ainda pc confortável pq representam mt pouco lá fora.

    O apelo que renovo é que se fale de viva voz, que se telefone, se reencaminhem e-mails dos post mais incisivos que se encontrarem na blogosfera com/para os ‘outros’ sportinguistas. O objectivo é só um: salvar o SCP. O Sporting merece que lutemos por ele. Os nossos antepassados merecem que hoje façamos td aquilo que nos é possível fazer com o objectivo de continuar a engrandecer o Sporting e assim honrar o enorme trabalho que eles anteriormente fizeram e que nos permite a nós hj sentirmos todo este orgulho leonino que nos preenche a alma. Acredito que só mudando radicalmente, como diz o 8, é que atingiremos verdadeira Paz e União. Só venceremos se um dia lograrmos unir as tropas. Nesse dia, meus amigos, ninguém nos parará. Nem pintelhos da bosta ou luís filipes orelhas conseguirão opor-se à força dum LEÃO unido e verdadeiramente forte! :)

    Abraço e boa sorte para a manif de amanhã. Pode ser a primeira ‘batalha’ duma ‘guerra’ que não se augura nada fácil. Nem sabe como me incomoda o facto de não poder estar junto com a corajosa malta que amanhã irá enfrentar os ‘todo poderosos’. Força, Leões!

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  18. É nestas horas que sinto pesar por ninguém ter ligado às mensagens que enviei do meu blog no sentido de não se votar em "herdeiros" da "monarquia" instalada há muito no nosso clube.

    Paciência!!!!

    Agora... vale a pena estar alerta logo que as condições sejam propícias para o voto.

    Quanto ao valor dos escritos do amigo LdA não tenho dúvida em dizer que muitos têm sido os posts em que revela a sua boa escrita, o seu amor ao clube e o seu poder de análise.

    Parabéns por tudo isso e cá estamos todos para o que der e vier.

    FORÇA!!!!

    ResponderEliminar
  19. Leao de Alvalade, publiquei o teu excerto no meu blog, indicando que o excerto partiu daqui, claro!!

    Espero que não leves a mal, aliás nem sei se o sentido era esse mesmo, de passarem a mensagem!! ;)

    Um abraço!!

    ResponderEliminar
  20. LdA, apenas não subscrevo o post por não concordar com muito do que é explanado nos segundo e terceiro parágrafo do teu post.

    Eventualmente essa discordância até será mais de estilo do que de substância. Para o caso é irrelevante. A minha ideia para o imediato seria outra (vamos ver se consigo cumprir a promessa que fiz ao Miguel Damas), isso não invalida que concorde plenamente com a necessidade do Sporting Clube de Portugal se reunir em AGS exactamente com esse ponto único da ordem de trabalhos, no mais breve intervalo de tempo possivel.

    Por já ter desempenhado as funções de Presidente da AGS de uma associação centenária, não posso deixar de referir que acho perfeitamente insultuoso este pormaior do artigo 52 dos estatutos "... desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes."

    Há as mais variadas formas de evitar que a convocação de uma AGS seja algo banal ou se torne uma arma de arremesso de um qualquer grupo de sócios.

    Provavelmente o primeiro passo a dar é solicitar formalmente ao Sporting um orçamento descriminado dos custos da realização de uma AGS nas instalações do Sporting. Suponho que sendo os proponentes a custear as despesas inerentes será possivel recolher outros orçamentos e escolher livremente o local de realização da AGS, confinado obviamente aos limites do território nacional (continente e ilhas).

    Quem sabe A Norte de Alvalade...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)