domingo, 27 de fevereiro de 2011

Era uma vez o tempo em que qualquer um podia ser treinador do Sporting

O Sporting perdeu hoje de forma injusta, tendo em conta o que foi a produção de ambas as equipas. Não tendo mais uma vez jogado bem fez pelo menos o suficiente para alcançar o empate. Mas o ascendente sobre o adversário aconteceu apenas a partir do momento em que ficamos em superioridade numérica e isso diz tudo sobre ao que está reduzido o futebol do Sporting. Paulo Sérgio já saiu mas deixa um legado que será difícil de contrariar, pelo menos até que haja uma nova equipa técnica investida em funções que não apenas interinas. Advinham-se tempos difíceis, até porque foi hoje fácil perceber a estabilidade emocional que se instalou no grupo de trabalho, a que não será alheia a forma sôfrega como se procurou o empate. Que o sofrimento que se adivinha até ao final da época seja suficiente para nos lembrar este tempo em que parece que qualquer um servia para ser treinador do Sporting.

Se tivermos em conta o dinheiro pago ao Guimarães pela sua contratação (600 mil euros), os ordenados pagos (50 mil euros mensais só para Paulo Sérgio?) e a indemnização que ontem foi acordada (500mil para PS, outro tanto para a restante equipa técnica?), ficando por incluir no custo o valor intangível do que se perdeu ao longo dos últimos 9 meses, estaremos provavelmente a falar da mais cara equipa técnica da história do Sporting. Quem diz que o Sporting não tem dinheiro para gastar, nomeadamente em bons treinadores, tem aqui um bom motivo de reflexão.

Segundo o DN a iniciativa de por fim ao contrato terá partido do próprio Paulo Sérgio. Isto é, não foi a direcção da SAD que percebeu que o treinador não servia, foi o treinador que percebeu que não tinha soluções para um problema de cuja criação é co-autor. Assim se percebe melhor o timing da saída: com "o dele do lado de lá" Paulo Sérgio já não "tem responsabilidades" nas 2 deslocações difíceis impostas pelo calendário: Nacional e SLB. A primeira deu uma derrota, veremos o que dá a segunda. O treinador soube tratar dos seus interesses, pode-se dizer o mesmo da SAD do Sporting?

Independentemente do timing é óbvio que o final deste ciclo era inevitável. Não era só por causa dos resultados, mas também por causa da ausência de futebol de qualidade. Não faltará quem ache Paulo Sérgio tenha sido mais uma vitima do Sporting, como se pergunta e insinua em alguns inquéritos e comentários nos média. Mas se há alguém de quem se possa queixar é antes de mais de si próprio, pela falta de qualidade da suas propostas para o futebol do Sporting. E ainda se pode queixar de si próprio por ter aceite tudo e mais alguma coisa que lhe puseram à frente ou por tudo que lhe negaram, como o próprio foi deixando passar sub-liminarmente nas últimas conferências de imprensa. Paulo Sérgio deu muito jeito à incompetência de Costinha e Bettencourt e aí, tal como ao Sporting, é capaz de se justificar o papel de vítima.

Paulo Sérgio sai com os mesmo elogios com que entrou: trabalhador dedicado e esforçado, com capacidade de liderança. Mas, tal como quando foi contratado, ninguém pode afirmar o essencial: é um bom treinador. E o problema está aí: ninguém pode, no seu perfeito juízo dizer que uma mesa que tem uma perna maior que outra é uma boa mesa. Paulo Sérgio pode ser até um trabalhador incansável e parece inegável que tinha a equipa com ele. É talvez por isso a instabilidade emocional que acima falava. Mas não tinha no seu trajecto um trabalho que merecesse ser referenciado, e durante 9 meses ficou bem demonstrada a sua incapacidade quer ao nível táctico quer ao nível do trabalho físico. O seu 2º falhanço consecutivo em menos de um ano é tudo menos uma surpresa. Essa foi, do meu ponto de vista, a sua contratação.

Ficha de Jogo
Liga Zon Sagres: 21ª Jornada
Estádio da Madeira, Choupana
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
NacionalBracalli; Patacas, Felipe Lopes, Danielson e João Aurélio; Luis Alberto, Bruno Amaro e Skolnik; Edgar Costa, Mateus e Diego Barcelos.
Suplentes: Elisson, Todorovic, Thiago Gentil, Márcio Madeira, Bodul, Anselmo e Tomasevic.
Treinador: Predrag Jokanovic.
SportingRui Patricio; João Pereira, Torsiglieri, Carriço e Evaldo; Zapater e André Santos; Yannick, Matías e Vukcevic; Hélder Postiga.
Suplentes: Tiago, Polga, Maniche, Saleiro, Abel, Salomão e Cristiano.
Treinador: Alberto Cabral.

Golos: Mateus (19').

14 comentários:

  1. Ora bem...

    Vamos lá ver uma coisa...


    Ora bem... hummm... Pois então... Parece que o Matias e o Patrício até coisa e tal... os postes tb jogaram, outra vez?... o penaltie falhado, mais uma vez... jogar contra 10, dois jogos seguidos... e sem marcar um unico golo... A série negra, mais uma... E vão sete... jogos sem ganhar... e sem jogar a ponta duma pevide...


    Eh pá... Esqueçam.

    A que horas é que começam os Òscares?

    ResponderEliminar
  2. Se oiço falar em Godinho Lopes e nas soluções que tem para o futuro do Sporting ...corto os pulsos...

    Essa escumalha em 15 anos tem acabado com a alma, grandeza, e dignidade de um clube centenário que um dia foi respeitado na Europa e em Portugal.

    Nunca vou perdoar a essa gente o mal que têm feito ao nosso amado clube. Nunca!

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Então vais mesmo cortar os pulsos, enfim..
    O paulo sérgio com o costinha são os principais culpados, porque existiam outros jogadores mais baratos e melhores, e escolheream estes, também não se nota nenhuma melhoria na equipa, potenciada pelo treino, e isso não é culpa dos dirigentes.

    ResponderEliminar
  4. O problema é que depois não serei sou eu a cortar os pulsos caro amigo.

    Ab.


    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. PAULO SERGIO saiu-lhe o euromilhoés e eu não vejo nada à minha frente...

    ResponderEliminar
  6. Não sei se em Março as coisas mudam . sei que nós somos fiéis e de graça ,os artistas ganham uma vergonha de dinheiro e nada fazem...
    não sabem marcar penaltis.
    não sabem onde é a baliza
    se recebessem ordenado consoante a produtividade a coisa mudava de figura...

    enfim...estou verde de raiva...

    MAS...SORRIO SEMPRE...
    beijos

    ResponderEliminar
  7. CONSELHO LEONINO ENTRA NAS ELEIÇÕES DO SPORTING

    Hoje todos criticam os candidatos e hipotéticos candidatos, mas ninguém suger nada de novo.

    PERCAM 1 MINUTO DO VOSSO TEMPO E PASSEM NO CONSELHO LEONINO. VÃO VER QUE VALERÁ A PENA. A VOSSA OPINIÃO E SUGESTÃO É FUNDAMENTAL. O SPORTING É NOSSO!

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Acho extraordinária a imagem que alguns tentam passar agora, de que o Paulo Sérgio foi uma vítima. Era o que faltava.

    Só espero que a História não se repita e que agora contratemos um Luís Campos para que depois se oiça: afinal o Paulo Sérgio não era assim tão mau. Já chegou com o Paulo Bento I, não façam o mesmo com o Paulo Bento II.

    E como disse ontem n'O Sangue:

    Não há dinheiro? Há! O que não há é competência, critério e rigor em aplicá-lo. Bardamerda para isto!

    ResponderEliminar
  9. Jvl, a distância que vai entre Paulo Bento e Paulo Sérgio é tão grande, mas tão grande que eles não merecem estar juntos na mesma frase.

    Temos sorte da Académica já ter contratado o Ulisses, porque senão...

    ResponderEliminar
  10. Hoje e depois do jogo de quarta-feira certamente vão aparecer uns iluminados a dizer que afinal a culpa não era do Paulo Sergio porque a equipa continua a perder, foi apenas mais uma vitima da trituradora existente em alvalade etc e tal.

    Esquecem-se obviamente da herança que o homem deixou, meses e meses perdidos!

    Temos jornalistas ou jornaleiros assim tão fraquinhos ou assim tão pouco sérios?

    Mesmo supostos sportinguistas fazem estas avaliações são superficiais e levianas.

    Tudo isto serve para perpetuar este estado comatoso em que nos encontramos.

    ResponderEliminar
  11. LMGM,

    Para o paralelismo que pretendi demonstrar, estão muito bem um para o outro ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)