sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Na Europa e o que vai trazer o fecho do mercado

Foto MaisFutebol
Ao golear o frágil conjunto dinamarquês o Sporting cumpriu ontem a sua "obrigação" (seja lá o que isso for em futebol...) apurando-se para a fase de grupos da Liga Europa cujo sorteio decorreu hoje (Basileia, Genk e Videoton). Numa breve análise importa perceber o que mudou dos jogos anteriores para o jogo de ontem, em que coleccionamos desaires.

Desde logo mudou a sorte, sempre indispensável em qualquer jogo. Com uma equipa naturalmente pressionada pelos resultados negativos, o pior que podia acontecer seria não marcar cedo ou, ainda pior, sofrer um golo. E isso em futebol pode acontecer com a maior das facilidades, sem que esteja em causa a diferença de categoria que existe entre as duas equipas em confronto. Ao contrário do sucedido na Dinamarca, o Sporting marcou primeiro, e já depois de falhar oportunidades clarissimas de golo e que, noutras circunstâncias, poderiam ser penalizadoras para a equipa. Pela primeira vez, em jogos oficiais, o Sporting esteve primeiro em vantagem no marcador.

Mudou para muito melhor também a produção atacante da equipa. Foram construídas mais (muitas mais) e sobretudo oportunidades de melhor qualidade. Algumas das quais (Elias e mais do que uma vez Rojo) imperdoáveis, como foi dito no parágrafo anterior. Esse facto marca uma diferença significativa para os jogos anteriores e explica a razão pela qual Wolfswinkel tornou a marcar, com toda a naturalidade. 

A essa subida de produção não serão alheios alguns factores colectivos e individuais. Do lado do colectivo assinala-se um posicionamento mais correcto, em função das necessidades da equipa e das suas características, de Elias, um pouco mais próximo da linha da frente. Nesse sentido esta disposição dos médios parece ser a mais aconselhável para enfrentar a maior parte dos adversários da Liga. Um médio mais posicional à frente da defesa e, à sua frente, 2 elementos que consigam manter o contacto com ambas as linhas que se desenham mais à frente e nas suas costas, consoantes os vários momentos do jogo. A ideia que precisamos de um 10 clássico pode muito bem cair por terra e evitar os equívocos vividos com Matias.

Aproveito a deixa das últimas linhas do parágrafo anterior para partir para a análise individual. 

Patricio - teve que dizer presente, ostentar a braçadeira de capitão e pouco mais.

Cedric- Lembro-me perfeitamente da sua primeira participação a sério com a nossa camisola. Foi no último jogo da era Couceiro, em Braga, onde assegurámos o 3º lugar ante a equipa de Domingos, então finalista da UEFA. Jogo de grande dificuldade a que o miúdo correspondeu sempre com muita qualidade e uma maturidade impressionante para a idade. Segui com atenção a sua evolução na AAC e o que tenho visto este ano só me permite uma observação: é capaz de muito melhor do que tem feito. Estranho esta urgência de centrar sem procurar a triangulação ou sem procurar fazê-lo da forma que deixa a defesa em maior dificuldade, que é das costas das defesas, permitindo aos avançados ver a bola e a baliza na mesma perspectiva. Difícil de entender que sejam instruções da equipa técnica, resta pois esperar que melhores resultados permitam melhores decisões, mais de acordo com o que é capaz.

Boulharouz - o passe de bola com olhinhos para Wolfswinkel que permitiu desbloquear o resultado é fabuloso. 

Rojo - oportunidades incríveis falhadas. Depois a culpa é do Wolfswinkel...

Pranjic - substituiu com ganho o Ínsua em fase pré-Obelix. Mas quando o argentino voltar ao seu melhor podemos ter uma ala esquerda sólida como há muito tempo não tínhamos, com o croata mais à frente. Mas quer Ínsua quer Shaars estão avisados que não podem dormir na forma. Excelente aquisição.

Gélson - Jogador de equipa, sem preocupações de ser o "mais bonito", antes sim um dos mais úteis. Injustas as criticas que o apontam de "jogador à Custódio". Injustas para ambos, acrescente-se. É nos pés de Gelson que estão os salvo-condutos para as incursões dos outros companheiros de sector. Vai ser um jogador importante esta época.

Elias - De grande categoria parece-me apenas a precisar de perceber que todos os jogos são importantes, sejam quais forem os adversários, pelo facto de só aparecer no seu melhor com os pretensamente mais difíceis ou afamados.

Adrien- faz o que pode mas pode muito mais, aquele não é o lugar dele. 

Carrilo- subiu de produção em relação ao que tinha feito com o Rio Ave e até marcou um golão. Um miúdo que tem tudo para nos fazer sorrir e por, (desejavelmente muito mais tarde) o homem dos orçamentos a esfregar as mãos de contente. Um dos que está em melhor forma.

Capel- dentro da linha que já tinha mostrado no ano passado e mais esclarecido que no jogo com o Rio Ave.

Wolfswinkel - cumpriu a sua obrigação, a única diferença para os jogos anteriores foi ter marcado, continuou a trabalhar como sempre. Já só faltam 28 golos...

O que poderá trazer o mercado?

Provavelmente nada, mas são mais prováveis as saídas do que as entradas. 

Onyewu quererá continuar a ser a última opção para o centro da defesa ou irá procurar a sorte noutro lugar?

Izmailov poderá regressar a casa? (para saídas a leste este não é sequer o último dia...)

Patricio poderá ser o guarda-redes que Villas Boas precisa depois da aparente recusa de Lloris?

Quanto ao avançado cuja necessidade parece mais do que óbvia parece que não virá. E se não vem agora por favor não gastem o dinheiro em Janeiro...

29 comentários:

  1. Acho injusto não ter falado de André Martins. Entrou muito bem e pegou na equipa. Merece a titularidade em vez de Adrien.

    De resto concordo com a análise.

    ResponderEliminar
  2. Mike,

    Quer Carriço, quer Jeffren quer Martins entraram com o jogo já resolvido e com a equipa em descompressão. Sobretudo os últimos 2 estiveram bem mas são capazes de, em cricunstâncias mais favoráveis, de fazer melhor.

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao Cedric, eu não o conhecia bem. Mas se há coisa que o miúdo está a revelar é que sabe centrar bem, muito bem mesmo.

    Quanto ao Gelson, parece-me muito pouco inteligente a jogar. O golo do Rio Ave é esclarecedor, neste aspecto. É um jogador que ataca sempre o portador da bola, mesmo quando a acção não é necessária ou abre avenidas nas suas costas.

    ResponderEliminar
  4. Falta falar dos adeptos.

    Os unicos momentos em que há harmonia é quando quando cantam alternadamente o nome Sporting ou o La, la, la la la la.

    Depois fui até ao lado Norte e ouvia o Diretico e a Torcida em harmonia mas a Juve? nada!

    Na 2ª parte fui para o lado sul e só houvia a Juve + a Brigada (penso eu que tb colaborava). O que se cantava do lado norte? Não sei.

    E isso é 2 a 3 minutos dum jogo.

    Os restantes 88 minutos é o canta cada um para seu lado. Qaul o resultado?

    Ontem comecei a ver o jogo na zona central da Bancada B Nascente. Ouvia na maior parte do tempo ruídos, com os deois setores a cantarem canticos diferentes ao mesmo tempo.

    Para quando a Juve, Diretivo e Torcida entenderem-se no apoio durante um jogo. Já que não é possivel (porque não? nos jogos fora estão juntas) juntarem-se todas no mesmo sector (seria brutal e o Sporting sairia beneficiado) ao menos combinem o apoio para os jogos.

    Abraços de leão

    Ed1963

    ResponderEliminar
  5. Por lapso o texto anterior saiu errado.



    Falta falar dos adeptos.

    Os unicos momentos em que há harmonia é quando quando cantam alternadamente o nome Sporting ou o La, la, la la la la.

    Ontem comecei a ver o jogo na zona central da Bancada B Nascente. Ouvia na maior parte do tempo ruídos, com os deois setores a cantarem canticos diferentes ao mesmo tempo.

    Depois fui até ao lado Norte e ouvia o Diretivo e a Torcida em harmonia mas a Juve? nada!

    Na 2ª parte fui para o lado sul e só ouvia a Juve + a Brigada (penso eu que tb colaborava). O que se cantava do lado norte? Não sei.

    Para quando a Juve, Diretivo e Torcida entenderem-se no apoio durante um jogo. Já que não é possivel (porque não? nos jogos fora estão juntas) juntarem-se todas no mesmo sector (seria brutal e o Sporting sairia beneficiado) ao menos combinem o apoio para os jogos.

    Abraços de leão

    Ed1963

    ResponderEliminar
  6. Kovacevic

    Podes até ter razão. Mas no golo do Rio Ave foi apenas mais um que falhou, tendo começado em Elias ao perder a bola. Tudo o que passou a seguir não teria acontecido.

    ResponderEliminar
  7. LdA,
    Eu acho que não vem mais ninguém e temo por eventuais baixas de forma e pelos dias que o VW não jogar por castigo ou lesão. Além disso, a falta de concorrência directa num jogador tão jovem não me parece ser nada avisado.

    Ainda que a ideia seja recorrer à equipa "B" quando for necessário, essa solução não me dá segurança nenhuma, pois apesar do talento os jogadores ainda estão muito verdes. Mas enfim, tenhamos fé...

    Além disso, concordo com a tua ideia que comprar um PL em Janeiro é sempre um mau negócio, ainda há pouco tempo levámos um enorme barrete com o Pongolle.

    Quanto às saídas, apenas me parecem possíveis as do Onyewu e do Izmailov, do Patrício não acredito.

    Abç

    ResponderEliminar
  8. Caro Leão de Alvalade,

    Queria só comentar a questão da "inversão do triângulo do meio campo". Não consigo identificar essa alteração porque nunca vi o contrário. O próprio Sá Pinto referiu que contra o Rio Ave já tinhamos jogado dessa forma. Sinceramente acho que sempre o fizemos!

    O que notei de diferente face ao Rio Ave foi a presença dos 2 médios (Elias e Adrien) em espaços mais recuados (mais perto para ajudar às saidas para o ataque e com mais espaço para jogar).

    ResponderEliminar
  9. Bernardo,

    Elias e Adrien jogaram apenas 45 minutos contra o Rio Ave e nesse tempo o Adrien jogou quase sempre mais adiantado que Elias. Se foi isso que o treinador pediu ou por aconteceu por iniciativa deles não sei, sei apenas que foi isso que se passou.

    ResponderEliminar
  10. O Mochilas continua a centrar muito mal. Raramente sai um centro de jeito. Ou são cortados ou saem mal. Ele que ponha os olhos no Pranjic. Não falhou um...

    ResponderEliminar
  11. se nao vier + 1pl e + 1epoca p esquecer. sporting sempre

    ResponderEliminar
  12. O jogo de ontem vale apenas pelo resultado. O adversário é fraco e seria um escândalo do tamanho do mundo não seguirmos em frente. É obvio que não passamos ao 80 como (apesar dos resultados) estaríamos no 8. Este plantel tem valor para fazer mais e a meu ver falta apenas (+) um ponta de lança. O grande problema deste Sporting para além do erro de não ir buscar mais ninguém será o treinador. Um clube como o Sporting não pode continuamente gastar cartuchos (diga-se projectos) em treinadores "bebes" a fazerem o crescimento na equipa principal. Infelizmente já se percebeu que o treinador é teimoso. O meio campo está mal construído e seria bem melhor ter um médio ofensivo/2 avançado para que pudesse ajudar RVW.
    Um aparte as considerações individuais do LdA. Não entendo a tendência de cedric puxar para o pé esquerdo para cruzar. Invarialvelmente é um cruzamento que se perde. Os extremos estão a anos luz daquilo que deveriam ser. Jogam demasiado abertos e ajuda pouco no jogo interior. Adrien a 10 é perda de tempo e continuo sem descortinar o grande Elias que toda a gente fala....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  13. Mike,

    Deves estar a confundir o Cédric com o Capel (que ontem passou toda a 2ª parte a atacar pela direita)que esse sim centra sempre com o Esquerdo.

    Quanto ao Sá Pinto não partilho da mesma opinião.

    SL,

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao PL fala-se no Sychev do Lokomotiv que eventualmente deverá estar relacionado com uma possível saída do Izma.

    SL,

    ResponderEliminar
  15. O Gelson fez um grande jogo, para mim foi o melhor em campo. O Boula é imperial e titular indiscutivel, já o Rojo é mais fraco e tenho dúvidas que Xandão ou Oneyu não sejam iguais ou até melhores. Quanto a Adrien acho-o um jogador banal (quando pouco pressiona ou joga a passo, como por vezes tem acontecido). Estou curioso: Para quando a sua renovação? S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  16. Adrien é o plano B do FCP para a saida do Moutinho.

    Caso o Maça podre seja vendido o FCP deverá fazer uma proposta 5M€ ao SCP para vender o Adrien e nós como ainda não temos a renovação acertada e sabendo do interesse do FCP o mais certo será cedermos.

    SL,

    ResponderEliminar
  17. Caro Leão de Alvalade

    Completamente de acordo no que a Cedric diz respeito. Ouvi, ainda na pré-época, o Paulo Sérgio afirmar que era um dos jogadores que melhor cruzava em Portugal. Será que o miúdo também ouviu isto? É que seguir conselhos do Paulo Sérgio...

    Quanto ao avançado, penso que faz falta. Saviola tinha sido bem jogado... Penso que ainda é cedo para Betinho e Rubio.

    ResponderEliminar
  18. Quanto a Adrian, lembro-me que o João Moutinho era também constantemente criticado por muitos adeptos; parece que alguns tentam querem seguir o mesmo roteiro.

    JRamos

    ResponderEliminar
  19. E quanto a Cedric, para mim, é uma agradável surpresa.

    JRamos

    ResponderEliminar
  20. Não concordo minimamente com o parágrafo dedicado a Cédric. Está a ser dos melhores em campo neste início de época. Tou a gostar mto! E continuando assim não fará mais do que 2 épocas no Sporting. Vai ser jogador para grande clube europeu.

    João Costa

    ResponderEliminar
  21. O Rojo não é ponta de lança...já o Wolfs...

    ResponderEliminar
  22. Comparando os preços porque o Porto e o Benfica vendem os seus jogadores com os preços porque o Sporting vende os seus, dá que pensar sobre a menor qualidade dos responsáveis pelo departamento de futebol do Sporting.
    Basicamente o Sporting, ou vende mal, ou só consegue emprestar.
    E as coisas já estão atualmente muito melhor nesta matéria, é justo reconhecer.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  23. Já me dava por contente com a capacidade negocial do braga.

    Lima...29 anos, último ano de contrato, um par de boas épocas mas basicamente um zé ninguém : 4.5 milhões + 1 ponta de lança, sim porque não embarcaram nesta moda de só ter um 9 no plantel.

    Por cá estaríamos todos contentes numa lógica à Oliveira e Costa por o ter vendido uns 2 milhões, fazendo grande alarde nos 500 mil euros que também poupamos em ordenados.

    ResponderEliminar
  24. Mas vamos acreditar, fazer força!

    Talvez o homem aguente 50 jogos seguidos sem quebras.

    ResponderEliminar
  25. Sérgio , não me enganei, o Cedric puxa demasiadas vezes a bola para o pé esquerdo para cruzar. Quanto ao Sá pinto é a minha opinião , espero que ele me prove estar enganado mas salta a vista que é muito verdinho ou inábil.

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  26. Mike,

    Ainda vem que é Verdinho :) !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  27. Estou surpreendido com o Mercado.
    Pensei mesmo que o Benfica ia contratar um defesa-central. É que o Luisão vai ser castigado por ter agredido um árbitro, ou não? É que eu estive de férias e deve-se ter passado qualquer coisa pois ninguém fala nisso. Não me digam que as imagens eram falsas? Alguém mudou as imagens para incriminar o Benfica e o Luisão?
    É que só ter Garay (Jardel e Miguel Vitor não contam) e agora que Javi foi embora é arriscado.

    Se calhar ele não vai ser castigado...

    ResponderEliminar
  28. Para quem elogia tanto as contratações dos outros:

    O FCP por exemplo:

    Spaunaru sai a custo 0 após ter custado 5M€ um jogador que não fossem os casos com o Treinador (onde está a habilidade dos corruptos em disciplinar os jogadores ????) seria titular a maior parte das vezes.

    Palito sai por 10 M€ ainda o ano passado poderia ter saido por mais de 20M€ tivessem aceite a proposta do Chelsea.

    Para não falar nos mais de 35M€ que o FCP torrou em 2 laterais o ano passado.

    Falando do SLB:

    Toda gente sabe que precisam de um lateral esquerdo !!! ... ok nem toda porque o Jesus tem lá o Melga :).

    Contratam jogadores por 9M€ que nem são convocados para posições onde possuem uma grande variedade de soluções.

    Vende o melhor 6 que têm num negócio do ponto de vista financeiro excelente mas caso não arranjem alguma solução miracolosa vão andar meio perdidos nos próximos tempos até voltarem a equilibrar a equipa.

    Agora o Braga:

    No Braga o risco é menor as exigencias não são tantas a pressão também e dessa forma jogadores com menor capacidade puderão ter o tempo e a paciencia que nos clubes grandes não teriam (sendo o SCP o pior exemplo no que toca a estes aspetos).

    Bem amigos o Braga só vendeu o seu melhor PL a grande referencia ofensiva um jogador que eu aprecio e contratou para o seu lugar o ^Michel mais um papá léguas corre corre mas no Braga já se ataca de forma continuada e ai meus caros este tipo de jogadores já não terão grande impacto.

    Sinceramente prefiro que o SCP não contrate por contratar e que se aposte nos nossos jovens e que os adeptos se deixem de merdas e apoiem tenham paciência e dêem confiança a quem luta por todos nós.

    SL,

    ResponderEliminar
  29. Sérgio , ser verdinho ?? Lol
    O homem é tripeiro....:-)

    Espero que ele deixe-se de palminhas e arrepie caminho.

    Em relação ao mercado concordo que ir buscar por ir buscar mais vale estar quieto. É bem verdade que podiam vender o palito por 20M mas ainda venderam por mais do que nos conseguiríamos alguma vez vender alguém do actual plantel.

    Só temos 35% do passe do RVW. Mas quando é que esta SAD aprende a não hipotecar futuras mais valias?!!?? Precisam de dinheiro? Vendam!! Agora hipotecar é apenas adiar o problema....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)