quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jardim de Inverno

A pior das derrotas é aquela em que não se chega sequer a disputar o jogo. Se tal acontece frente ao rival de sempre esse sentimento ganha contornos ainda mais carregados. Foi isso que aconteceu no derby. O Sporting esteve lá mas não chegou verdadeiramente a disputá-lo. Uma exibição paupérrima, indigna do momento e até da imagem que esta equipa tinha dado de si mesma até agora. 

Podia ter ido buscar o titulo à primeira frase do post mas acabei por fazer a escolha em função do que me parece ter sido o principal factor de desequilibro: a opções de Jardim.

A surpresa que não foi
Pode haver quem se sinta tentado a explicar o resultado e sobretudo a fraca exibição da equipa no facto de a surpresa que Jardim tinha reservado para Jorge Jesus ter voado com parte da cobertura do estádio. Não vou por aí. A surpresa poderia ter acontecido, mas não creio que, por si só, ela tivesse o poder de sustentar uma vitória que se alcança em 90 minutos de jogo. A menos que essa surpresa produzisse danos substanciais imediatos, o que obviamente ninguém pode garantir. 

Demasiado espaço, pouca bola
Jardim acreditava ser possível condicionar a construção do jogo da equipa de Jesus com a colocação Slimani e Montero, mas pareceu-se esquecer que para o conseguir precisava também de reduzir o espaço para jogar e tempo para pensar aos jogadores adversários. Precisava para isso de uma equipa compacta, capaz de recuperar muito rapidamente a bola, de a fazer circular e de gerir a sua posse. Para o fazer tinha que colocar a equipa de uma de duas formas: recuando linhas e partindo detrás para contra-ataques rápidos, tal como o fazem as equipas pequenas quando vão jogar a Alvalade. Ou obrigando a defesa a subir no terreno, reduzindo drasticamente o espaço entre cada linha de quatro defesas de cada equipa.

O super-homem não se chama William Carvalho 
Por instruções do treinador, por iniciativa própria ou por a isso se ver obrigada pela equipa adversária o Sporting ficou-se pelas meias tintas, não fazendo uma coisa nem outra. Acabou por, dessa forma, morrer pelo veneno com que queria matar o adversário. Não conseguiu construir o seu jogo, não conseguiu destruir o do seu adversário. Não conseguiu ter bola para a fazer chegar de forma directa a Slimani ou circulando-a pelas alas, como costuma fazer. 

Achar que William Carvalho mudaria substancialmente o pesadelo em que a equipa se viu envolvida é pensar que ele é o super-homem. Nem mesmo a prestação desastrada de Dier permite ter tal veleidade. A memória tende a ser curta e também selectiva e por isso já poucos se lembrarão que, com William Carvalho em campo, sofremos mais ou menos os mesmos problemas nos jogos anteriores com o adversário de hoje, incluindo no jogo da primeira volta em Alvalade.

Desequilibro, inferioridade numérica
O Sporting foi quase sempre uma equipa desequilibrada e obrigada a disputar os lances em inferioridade numérica, dando até a impressão por vezes de jogar com menos jogadores. Os duelos a meio-campo eram perdidos consecutivamente  e os jogadores adversários chegavam como e quando queriam  ao nosso último terço do campo com demasiada facilidade. Ter Montero, Slimani e Heldon pode dar a sensação que rapidamente vamos conseguir criar perigo na baliza adversária, infelizmente para nós aconteceu precisamente o oposto, com aquelas unidades a contarem muito pouco para o jogo. 

Vertigem
Foi provavelmente essa a vertigem que iludiu Jardim que, associada às ausências forçadas de William e Jefferson, contribuíram para uma apresentação em evidente estado de anemia competitiva. As exibições de Piris e Dier mais do que nos dizerem muito sobre o seu valor individual confirmam que é muito mais provável descer aos infernos do que ganhar um lugar no céu vindo directamente do banco ou da bancada. Com a indiscutível qualidade de jogo do SLB e de muitos dos seus jogadores é necessário intensidade e ritmo. Isso não se ganha em aparições esporádicas e a tapar buracos. É fácil culpar os soldados de falta de atitude e coragem. Mais difícil é ao general  aceitar que não gizou um plano onde as melhores qualidades dos seus comandados viessem ao de cima.

31 comentários:

  1. Exibição incompreensível.
    Falta de garra e atitude não têm a ver com $$ e orçamentos, e até com qualidade.
    Pede-se que, apartir do momento que se veste o manto verde e branco se lute a cada bola como fosse a última.
    O SCP nem consegui pressionar...incomodar...um calhau com dois olhos como o Fejsa.
    Leo...acorda, existem jogadores a dormir....

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que não me ria tanto:
    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcronicaderby_110214_124012.asp

    ResponderEliminar
  3. O Sporting para ganhar o jogo ontem teria que ter a mais valia de LJ, como já tinha dito antes.
    E foi precisamente por aí que começou a perder o jogo.
    Já iamos sem 2 jogadores importantes para este jogo, mandar mais 2 novos titulares lá para dentro foi demasiado para este Sporting que como equipa nunca se encontrou.

    Os ultimos 5 jogos do clube (Nacional, Estoril, Arouca, Académica e Benfica com um goal average de 2-3) para o campeonato foram claramente em decréscimo e começam já a soar os primeiros alarmes em Alvalade...

    Temos que nos escontrar depressa e acho que o próximo jogo contra a equipa mais fraca deste campeonato é o momento perfeito para começar a afastar fanstasmas do passado.

    ResponderEliminar
  4. Desde de 1982 o Sporting venceu 2 campeonatos. Em mais de 30 campeonatos em disputa, o Sporting venceu 2.

    Talvez seja por aqui que se deve começar qualquer reflexão.

    A análise que o Leão de Alvalade apresenta do jogo do Sporting é de uma dimensão que não se coaduna com uma equipa que vence tão pouco. Está desfasada da realidade.
    A análise é Grande e Completa. Tudo aquilo que não somos.

    Ou ainda não somos? Este é o Ano ZERO? Até pode ser. Mas é só mais 1 a juntar a outros tantos "anos zero" com que o Sporting vive desde dos inícios dos anos 80.
    Se sobrevivemos a esses, porque não haveremos de sobreviver agora?

    ResponderEliminar
  5. Como Benfiquista fiquei preocupado: este Sporting dificilmente consiguirá travar o Porto daqui a umas jornadas e vai contribuir para dar ânimo aos azuis. Espero que o Jardim seja mais realista do que foi na Luz e que jogue contra o Porto para não perder. É a única hipótese que o Sporting tem para ficar à frente do Porto no final do campeonato. Se o Porto perder pontos e ficar com muito atraso em relação ao Benfica, passará por um período de instabilidade que o levará a perder mais pontos nos jogos seguintes e o Sporting pode aproveitar isso. Mas é preciso que o Jardim não seja burro e que não vá atrás da ilusão de pensar que pode ganhar ao Porto. Antes do jogo tem que fazer o discurso de que vai montar a equipa para ganhar, mas no campo tem que montar a equipa para não perder. Esse jogo vai ser a chave do campeonato.

    ResponderEliminar
  6. Costuma-se dizer que as instituições são a imagem fiel dos seus líderes.
    Ora o Jaime Marta Soares já tinha dito que o Sporting não tinha ido ao galinheiro para instabilizar as galinhas e ontem foi isso que sobressaiu em campo: uma equipa amiga e aliada.
    O Bruno andava preocupado no domingo em derramar os seus conhecimentos de empreiteiro quando as telhas começaram a voar e ainda provocou uns sorrisos nos amigos LFV & Cia. Porque eles sabem que além de umas lojecas para uns amigos em centros comerciais da periferia a sua obra maior foi conseguir falir a empresa de que era dono.
    Olha só faltou no final um comunicado conjunto.
    Bardo

    ResponderEliminar
  7. "É fácil culpar os soldados de falta de atitude e coragem. Mais difícil é ao general aceitar que não gizou um plano onde as melhores qualidades dos seus comandados viessem ao de cima." Esta frase é a cereja no topo do bolo, é o remate ideal para o post.
    Acrescento que vejo com grande preocupação esta insistência de LJ em querer a todo o custo talhar a equipa para o 4-4-2. Se continuar a insistir nisso vamos acabar a lutar pelo 3º lugar com o Nacional e com o Estoril. Um bom treinador é que sabe tirar dos jogadores o melhor que eles têm para dar. Impor um sistema para o qual não tem jogadores é burrice. E o grave da situação foram as declarações finais em que LJ não assumiu a sua estupidez e culpou os jogadores que foram vítimas da soberba do treinador. Não ter a humildade de assumir que falhou poderá levar a bater com os cornos outra vez na parede. Alguém acreditava que Adrian sozinho no meio campo ia aguentar com Perez, Feja, Rodrigo e Lima que descem muito e transportam bola!? É que o Lima e o Rodrigo não são o Montero e o Slimani. O rodrigo apesar de ser avançado é melhor médio que o André Martins!.
    Jardim, a minha mulher agradece teres libertado os meus fins de semana de fevereiro até Agosto de 2014. A taça e a tacinha foram-se e agora foi-se a liga por pura estupidez.
    E para quem quer valorizar jogadores, não será certamente com exibições destas que vão fazer milhões. Ontem os olheiros que viram o jogo levaram notas dos jogadores do Benfica e riscaram os jogadores do Sporting.

    ResponderEliminar
  8. Haja um sitio onde se possa ler algo que bata certo com o que se passou em campo ontem. O Cacifo ou lá como se chama agora aquela merda a Cortina Verde o Site do Poio e outros da mesma linha é broche atrás de broche que qualquer dia ainda ganham um problema de coluna, se é que a têm. Anda tudo a propofol?
    Mas o pior é a crónica do jogo no site do clube, aquela merda parece o órgão oficial da Coreia do Norte.
    TENHAM VERGONHA! O SPORTING NÃO É ISTO
    JP

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa em discordar, mas penso que o LJ não é assim tão culpado. Como fazer omoletas sem ovos? O plantel do SCP não tem a minima qualidade para ombrear com os lampiões. A diferença entre as duas equipa é gritante demais! Vocês acham que algum jogador nosso tinha lugar no onze ou sequer no plantel dos lampiões? O LJ não pode fazer milagres... e o jogo de ontem só provou (como se fosse preciso...) que nós só apostamos nos jogadores formados na academia porque não temos dinheiro para ter jogadores com mais qualidade. Já só temos o campeonato para disputar (ao contrário dos outros) e nem assim conseguimos sequer ser competititvos com quem vai à frente...

    ResponderEliminar
  10. Jorge Vicente,
    O problema não é fazer omeletas sem ovos. A académica, Rio Ave, Nacional e estoril tb não tem Ovos e roubaram-nos a Omoleta. Estou a ver que muita gente não viu o mítico jogo do Mourinho no Inter quando eleminou o Barça na Liga dos Campeões. Assumiu ser inferior, teve essa humildade e ganhou. Leonardo Jardim de humilde não teve nada. Armou-se em grande mestre e levou baile.
    O que se passou ontem foi que para resolver o problema da falta de 1 jogador, perderam-se 4. Dier e André Martins fora das suas posições foram ZERO e Montero e Slimani sem bolas foram ZERO. O problema não está no Piris ou no Rojo. Está em passar 90min a correr atrás dos jogadores do Benfica porque não há meio campo. Só lá estava um: Adrian que foi uma vítima no meio disto tudo.
    Quem era o melhor substituto do William? Adrian. Então qual era o problema? Era substituir o papel do Adrian no jogo. Qual o jogador mais parecido? Está na equipa B e chama-se Ricardo Esgaio. Segundo problema: sem William perdemos altura: Montero no banco joga Slimani.
    Se achava que ainda não era suficiente colocava o Dier em vez do Maurício ou do Rojo. Se ainda estivesse obcecado com a altura começava o jogo com Heldon e Wilson Eduardo nas alas. Mantinha a equipa equilibrada e mesmo que perdesse 2-0 fazia uma boa exibição. Assim perdeu e foi uma cagada em 3 actos...

    Vergueiro.

    ResponderEliminar
  11. A exemplo da tempestade perfeita, ontem foi a derrota perfeita, não demos uma para a caixa. As culpas vão sempre morrer em quem lidera, neste caso Jardim, tenho alguma dificuldade em criticar demasiado quem arrisca, quem tem uma ideia ambiciosa. Concordo com a ideia que Jardim teve para este jogo, e não tenho cegueira nenhuma para reconhecer que errou em toda a linha, perdemos absolutamente, mas só perdemos 3 pontos, a equipa que nos tem dado tantas alegrias e que devolveu futebol a Alvalade continua ali, o próximo jogo vale tanto como este e assim vai ser até às contas finais.

    Ninguém sabe se uma táctica de retranca resultaria, apenas sabemos que aquela surpresa de 11 inicial e modelo de jogo falhou, as retrancas com que o porto tantas vezes nos brindou em Alvalade e com elas levou o 0-1 de ouro, não me atraem, eu sei que podem render mais, mas não consigo ter respeito por aquilo, tal como não tenho respeito pelo Inter que Mourinho levou a Barcelona.

    Foi um tiro completamente ao lado, mas que em nada põe em causa o trabalho feito, concordo que este era um bom momento para arriscar algo diferente, naquele estádio contra aquele adversário, mesmo a saída de Píris que acaba com o pouco equilíbrio que existia e um risco positivo, ou morremos ou damos a volta a isto. Morremos.

    Apenas não concordei com a entrada directa de Heldon para o 11, percebo a vontade de surpreender, mas, titular após uma semana? Com tantos que têm dado o corpo ao manifesto durante meses? Foi mais uma falha, mas ontem falhou tudo...

    O Olhanense vai pagar a factura.

    ResponderEliminar
  12. Todos estes comentários, incluindo o próprio post, demonstra que havia para aí muitos sportinguistas liudidos... e que agora passaram de repente para o oposto.

    A equipa do SCP era a que melhor futebol jogava, o plantel já era excelente, LJ era o melhor treinador do mundo e agora passámos do 80 para o 8... Não pode ser! Não faz qualquer sentido.
    Esta exibição do SCP na Luz, não foi muito diferente da do FCP há umas semanas atrás. Acho que independentemente da estratégia de LJ para este jogo era sempre muito dificil ganha-lo, pelas ausencias (ambas) e principalmente porque considero que a jovem equipa do SCP ainda não tem estofo para este tipo de jogos. Isso ficou demonstrado, agora acredito que esta equipa tem muita margem para progredir, se o trabalho continuar na mesma linha o plantel será reforçado aos poucos e Leonardo Jardim continua a ser para mim o melhor treinador de futebol a actuar em Portugal... Correu-lhe mal este jogo? Sim, é verdade e então??? Muitos esquecem que para a taça, com a equipa toda estavamos a levar 3-1 e foi assim, com este sistema, que demos a volta e chegámos ao 3-3... Seria assim tão descabida esta estratégia?? Agora veio-se a provar que não foi a melhor... Mas para mim, a questão foi mais mental e de atitude do que qualquer outra.

    Não podemos nem devemos dramatizar!

    SL

    ResponderEliminar
  13. O autor do post, habitualmente equilibrado e sóbrio, ter-se-á deixado contaminar pela estranha doença que ataca o adepto sportinguista e que eu chamaria, à falta de melhor nome, a “ioiômia”. Como o ioiô, o adepto sportinguista vai da depressão à euforia em menos tempo que o que leva a dizer “quatro-quatro-dois”. A adjectivação, cheia de “paupérrimos”, “indignos” e afins, é digna de um Bruno de Carvalho a funcionar a uma dieta de Red Bull. O Sporting perdeu por um conjunto de razões combinadas: ausências, rendimento insuficiente de peças fundamentais, opções tácticas que se revelaram erradas (e que tanta gente elogiou há dois dias atrás e, deixem-me dizer o que será uma heresia para o autor do post: com razão, se nos lembrarmos dos problemas que a equipa conseguiu causar ao Benfica no jogo da Taça quando adoptou uma disposição táctica semelhante, embora – e aí residiu muita da diferença entre esse jogo e o de ontem – com uma dinâmica radicalmente diferente) e enfim, vejam lá, por esta razão simples: o adversário foi melhor e fez um grande jogo. Daí a ir comprar os pregos para crucificar o treinador (o que, perdoe-se a metáfora religiosa, até seria mais adequado para o treinador adversário) vai uma distância que me parece que não devemos percorrer. Mesmo olhando exclusivamente para os resultados (e dispenso lembrar o número de pontos, os golos marcados e sofridos, etc., e o comparativo com o ano passado), a conclusão é óbvia e inatacável: o treinador é bom e está a trabalhar bem.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo anterior (13:58)

    Se o meu problema foi uma qualquer contaminação fique o meu caro descansado porque pode não passar de um estado transitório.

    Já para o seu caso não vejo como possa vir a encontrar solução. Casos semelhantes que conheço tendem mais a agravar-se do que a manifestar qualquer melhoria.

    ResponderEliminar
  15. O que mede bem o estado miserável em que o SCP caiu nas últimas eleições é que nunca pararam as comparações com a pior época de sempre, segundo os próprios brunecos. E quando a coisa corre mal ainda tende a ser pior.

    ResponderEliminar
  16. O jogo de ontem não foi muito diferente do no dragão na primeira volta.

    Defensivamente não chegamos para jogadores como marcovic, e gaitan. Em 3 jogos com o benfica, sofremos 6 golos(com a sensação que podiam ter sido mais). Com um porto meio inspirado, levamos 3 num só jogo.

    A nivel atacante, apesar de termos bons ponta de lança, não temos neste momento criativos que lhes façam chegar bolas. E isto nota-se mais quando jogamos contra equipas da qualidade do benfica/porto, mas os sinais já vem de jogos contra equipas inferiores, e não são de agora.

    Ontem jardim olhou para o banco e o que viu? 4 extremos que neste momento não valem um gaitan.

    Temos um onze porreirinho...(se bem que sempre com falta de um Nº10 e 2 extremos de qualidade), e uma equipa no geral muito esforçada, e tem sido esse esforço muitas vezes a dar-nos vitorias.

    Quanto ao treinador...Tivesse jardim as soluções que tem jesus, e falhasse desta forma...aí sim ficava preocupado.

    O homem agarrou numa equipa esfrangalhada, juntou-lhe meia duzia de miudos, e uns quantos "retornados" da segunda divisão brasileira e da liga americana, e pos-nos a sonhar outra vez.

    A sonhar só. Claro que depois uns sonham mais que os outros, daí as reacções diferentes.

    Temos de ter muita paciencia, ainda temos muito caminho para percorrer.

    Mas há um dado a ter em atenção....o tempo dirá que, e nao deve faltar assim tanto quanto isso, quando os outros perderem os jacksons, e os cardozos, e não poderem ir buscar mais danilos ou markovics....e tiverem de se sujeitar como nós agora, a ir buscar licás e stevens vitorias...ainda vão chiar muito mais que nós agora....

    ResponderEliminar
  17. "Era importante os adversários começarem a dar mais luta". Afinal faz tudo parte.

    ResponderEliminar
  18. Não consigo ver semelhanças nenhumas entre o jogo de ontem e o anterior nas antas... Aliás até vejo uma grande diferença, quer nesse, quer no anterior derby, ontem não existiram erros infantis de Marcelo a "dar avanço" aos nossos adversários, aliás, ontem resumia o que esteve bem, ao centro da defesa, centrais e guarda-redes.

    ResponderEliminar
  19. Ui, é só saudosistas a meter o neurónio à mostra.

    É isso, vamos meter o LJ a andar, não percebe nada disto e vamos buscar um Vercauteren qualquer... ou o Abel à equipa B... Afinal estamos a 5 pontos do último lugar, não é?

    Até há um que diz que tem os fins de semana libertos até Maio... É um favor que nos fazes! Isto claro, se lá tiveres metido os pés alguma vez...

    Tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  20. LMGM, até estou de acordo mas não terá sido apenas porque sofremos o golo logo a abrir o jogo no Dragão? É que, infelizmente, há uma semelhança, pelo menos: em ambos os jogos entrámos a medo e a dar o controlo do jogo ao adversário. Como no Dragão sofremos o golo cedo, também desde cedo percebemos que tínhamos que mudar a forma de jogar. E acabámos a fazer um jogo razoável (as segundas partes nem têm comparação, concordo).

    ResponderEliminar
  21. A razão principal razão da derrota ou para ser mais claro a razão desta exibição mediocre foi a alteração tatica promovida pelo LJ não venham com outras desculpas podiamos perder de qualquer maneira mas uma exibição destas é vergonhoso... deixar o centro do terreno entregue a Dier ( adaptado ) e a Adrien é suicidio os jogos ganham-se no meio campo ... não tou a crucificar LJ pk gosto dele e quero que continue mt tempo ...mas desta vez a verdade é k esteve mt mal.

    ResponderEliminar
  22. Como benfiquista, é claro que estou contente com a vitória justíssima que só peca por defeito! Não fora a falta de pontaria dos jogadores do Benfica e teríamos vingado os 7-1!
    Mas o jogo que vi ontem (confesso que não tenho visto os vossos jogos) sugere-me uma questão: Como é possível, o Sporting ter a classificação que tem?! Talvez a alteração táctica do LJ para o jogo de ontem, responda a isso!
    Vejam lá se rectificam isso contra os corruptos! Como eu gostaria que passados tantos anos pudessemos atirá-los para o terceiro lugar que é onde devem estar SEMPRE!
    Ah! Claro que para isso é preciso que os nossos clubes não desatem a perder jogos e/ou pontos!

    ResponderEliminar
  23. Para o SAR,
    Não só meto lá os pés como devo gastar $ do que tu, uma vez que não tenho gamebox e ainda pago o bilhete do cota. No último jogo que fui deixei lá mais de 70euros. Mas uma coisa é ir ver uma equipa esforçada que não dá mais do que aquilo. Outra coisa é ganhar uma crise de nervos a ver o Leonardo Jardim a enterrar a equipa apenas por estupidez... Desculpe lá Sr. Sar se não tenho paciência para estupidez. É um defeito meu.

    ResponderEliminar
  24. Mais uma coisa Sr. SAR, se os jogadores não podem ser primadonas o treinador também não deverá ser. Errou: deve levar e bem no toutiço! Espero que o presidente lhe dê nas orelhas! Se fosse eu, hoje às 8h00 teria de comparecer em alvalade e ficaria até às 17h com uma hora de almoço a visionar em non-stop a merda de jogo que fez, para perceber o que correu mal. Porque se ninguém critica e ainda desculpam o gajo no próximo jogo em Alvalade vais ver a mesma bosta que viste ontem. E depois, quando a equipa se afogar na depressão quero ver quem a tira de lá. Vais ser tu? Bem podes cantar no estádio que isso não dá força nas pernas quando a cabeça não quer.

    ResponderEliminar
  25. Epah que análise fantástica!!!
    Como é possível LJ ter perdido William Carvalho, o seu melhor médio, e ter desfalcado tanto o meio campo??
    Sim, porque ao abrir André Martins na direita e deixar Adrien sozinho com Dier, com Montero a 10 é abrir completamente o meio campo.
    Meio campo este onde Enzo Perez parecia que ía de Ferrari e os médios leoninos de Fiat 600.

    ResponderEliminar
  26. Dada a falta de tempo para análises mt profundas, segue justificação sucinta da derrota por pontos (em ordem decrescente de importância):

    1. Falta de intensidade;
    2. Desorganização colectiva;
    3. Falhas individuais, precisamente dos substitutos directos do castigado William Carvalho e do lesionado Jefferson. Sim, pq os lances de golo que ditaram o resultado final, tiveram origem, o primeiro numa escorregadela de Piris e o segundo no bailarico que o Eric Dier levou do Enzo.

    Portanto, vistas assim as coisas, existe aqui responsabilidade repartida entre treinador e jogadores. A equipa do SCP deu, ontem, uma pálida imagem do que tem sido no decorrer desta época. De modo que à semelhança do que ocorreu anteriormente, tem que reagir imediatamente e voltar aos triunfar já no sábado e repor a sua verdadeira imagem.

    SL!

    ResponderEliminar
  27. Koba, o jogo de ontem foi, para mim, de longe o pior, nunca tivemos sequer possibilidade de controlar os acontecimentos, em ambos a entrada foi melhor do adversário, como aliás é sua obrigação, estão a jogar em casa e ambos têm melhores recursos, mas no primeiro o Sporting controlou o ascendente azul e só falhou em pormenores, ontem foi o contrário, não controlámos nunca nada e tivemos acerto nos pormenores, diversos cortes providenciais e Patrício imperial.

    O que deitou por terra a boa exibição que se estava a produzir no clássico a norte, foi o segundo golo logo após o empate que acontece num lance individual, fortuito e completamente contra a corrente de jogo que se estava a verificar (nós tínhamos tomado controlo do jogo).

    Ontem falhou tudo, acontece, - 3 pontos, muito melhor que nós Jardim percebeu o erro e fez.

    ResponderEliminar
  28. LMGM, de acordo. O ponto era apenas o facto de o FCP ter marcado ao minuto 6. É-me impossível provar como seria o jogo se o FCP não tem marcado ao minuto 6 (será que nos sujeitaríamos a um massacre equivalente ao de ontem? e quais seriam as consequências psicológicas desse massacre?) mas tenho sérias dúvidas que algo mudasse na primeira meia-hora.

    Desconsiderando cenários especulativos, obviamente que ontem foi o pior jogo da temporada, a larga distância de todos os outros.

    ResponderEliminar
  29. Águia preocupada ontem nao foi a primeira vez que defrontaram o SCP esta época pois não? Acho que mesmo para quem vê poucos jogos do SCP deu para ver que ontem estivemos muito abaixo do que conseguimos jogar.

    Como já disseram ai em cima o de ontem já passou é ao olhanense que tem de ser dada a resposta!

    ResponderEliminar
  30. Foi um Benfica demasiado forte para um Sporting em dia não. Sem William e Jeferson, - e da maneira que as duas equipas entraram - fosse qual fosse a táctica, o Sporting só por milagre ganharia o jogo, como muito bem frisou LJ. O desacerto foi geral, mas não penso que se possa atribuir as culpas todas ao treinador. Mas se compararmos o preço dos jogadores desta época com os da passada a equipa está a fazer milagres. Portanto, parece ainda cedo para grandes lamúrias e derrotismos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)