terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O que fazer sem William ou quando 1 mal nunca vem só

Antes de ir propriamente à questão da substituição de William Carvalho há que dizer que, no mínimo, o jovem jogador foi imprudente. Depois do jogo, visto e revisto o lance, William podia ter evitado até respirar durante uns segundos para que nem o jogador da AAC nem o árbitro tivessem a oportunidade para contribuírem para aquele desfecho. O jogador tem revelado desde os jogos iniciais grande capacidade para aprender, melhorando o seu jogo a olhos vistos, e por isso dificilmente o veremos a comportar-se da mesma forma em lances semelhantes no futuro.

Não interessa ou interessa muito pouco se o lance é digno de castigo, isto no sentido que não será essa a discussão que nos tornará nem mais fortes nem mais preparados para o importante jogo do derby. Mas há algo que é inevitável constatar: o critério do árbitro. Fosse sempre o seguido no que ditou o amarelo a William nenhum jogo acabaria com onze. Neste jogo em particular com a AAC o adversário teria terminado com menos vários elementos. Algumas das faltas foram a roçar a violência e por isso teria que merecer punição mais severa que o amarelo a William. Dentro deste critério até Rojo poderia ter sido expulso numa falta rispida ainda na primeira parte, mas que foi antecedida por uma outra sobre Montero que Paulo Baptista e os seus auxiliares preferiram ignorar. O futebol português é isto, infelizmente.

Atribuir directamente, sem mais, a culpa ao jogador pode até ser bastante injusto. Quando inicia a disputa do lance ele apenas controla os seus movimentos, não sabe exactamente como vão ser os do adversário. Naquele momento o foco está na bola e ganhá-la para tentar ainda chegar ao golo e não que, caso qualquer coisa corra mal, se veja impedido de jogar o derby. E, como o futebol é um jogo de imponderáveis, não sabemos se, caso William se tivesse alheado do lance, a jogada tem continuado e resultado num golo, e estaríamos agora ainda mais preocupados. Afinal o resultado do jogo com a AAC já não poderíamos mudar e não há nada que nada que nos condene a perder o derby só porque o William não o vai jogar, Capelas, Duarte Gomes e quejandos à parte.

Mas com certeza que William é uma ausência de peso. Como seria noutra equipa qualquer a de um dos jogadores mais preponderantes e que acaba de deixar sair o jogador que o poderia substituir, Rinaudo. Acontece que o Sporting foi, dos três grandes, o clube mais activo a contratar na reabertura de mercado e nenhum dos jogadores recém-chegados faz a posição. Isso é a declaração, sem necessidade de reconhecimento no notário, que Jardim e a direcção da SAD entenderam que, em caso de lesão ou castigo, o lugar poderia ser preenchido sem colocar em causa a competitividade da equipa.

O primeiro na linha para tal efeito será obviamente Eric Dier. Já fez o lugar o ano passado, o treinador de então, vaticinava-lhe um grande futuro na posição. É provável que seja ele quem Jardim tem em mente, mantendo intacto o centro da defesa, ao não deslocar Rojo para lateral-esquerda pela quase certa ausência de Jefferson. Piris é a outra possibilidade e até já fez a posição precisamente com o mesmo adversário.

Ao contrário de muitos juízos que vejo frequentemente expressos, mudar um ou mais jogadores, não é o mesmo que por peças novas no motor de um carro. É esse o enorme handicap em desfavor de Dier: a falta de ritmo. Não só a falta de minutos nas pernas, mas também a falta de rotina no lugar. E isso não tem nada a ver com a valor do jogador. Se for ele o eleito para 6 acredito que irá sofrer bastante quer para responder ao ritmo e itensidade elevados que a equipa de Jesus imporá naquele sector, quer para aguentar a totalidade do jogo. Fosse outro jogo com outro adversário e a preocupação seria bem menor.

Em teoria, é Adrien quem me parece o jogador mais capaz para a função no imediato. Conhece o lugar, atravessa um grande momento de forma, detém elevados níveis de confiança. Perde apenas para Dier na capacidade para se opor ao jogo aéreo. Mas levantaria outro problema: que faria o seu lugar? Não me parece que seja Magrão. O brasileiro colecciona aparições fugazes com exibições discretas, faltando muito para justificar a contratação que o seu curriculum - provavelmente o melhor dos contratados - anunciava. Vítor que tem revelado muitas dificuldades em fazer o lugar de André Martins, poderia render melhor uns metros atrás?

Outra possibilidade, de todas a mais improvável, é que Jardim mexa no 4x3x3 para optar por uma outra solução menos treinada. Por norma mexidas estruturais feitas à medida para um jogo e adversário em particular dão a este um ascendente psicológico importante.

Toda uma série de perguntas que seguramente ocuparão estes dias pela cabeça de Jardim. Estou certo que na sua tomada de decisão terão factor preponderante factores que lhe assegurem estabilidade e equilíbrio construídos a partir de trás. Porque essa tem sido a sua marca desde que assumiu funções no clube. É claro que Jardim entende que uma equipa está sempre mais perto de ganhar se não sofrer golos, o que, no limite, a impede de perder. Dois dos resultados "possíveis e necessários" para poder continuar a sonhar nos jogos que faltam para terminar a época.

20 comentários:

  1. Caro Leão,

    Vou ser mais directo na questão William:
    - o jogador leva "aquele" amarelo porque já tinha 4 e o próximo tirava-o da luz. Não vale a pena tentar questionar, lamentar ou atacar o William (que fez um grande jogo, tentando sempre não tocar em ninguém).
    - e mais! um árbitro que tira um jogador, daquela forma, do jogo mais importante da época não está ali para proteger o espectáculo e a profissão. Ele tinha mais essa missão e cumpriu-a (era um jogo em que ele tinha "prémios" por objectivos e terá cumprido quase todos, faltando Montero). O jogador da Académica está no meio-campo, a caminho do balneário, aos 92m e leva um toque de peito do William... por favor...
    Alguém acredita que um jogador importante do Benfica ou Porto levava o 5ª amarelo naquelas condições antes de um clássico ou derby?

    Substituto? Dier.

    E jogar assim (4:1:3:2):
    Patrício
    Cedric, Maurício, Rojo, Píris
    Dier
    Martins, Adrien, Vítor (ou Magrão)
    Heldon (Wilson ou Carrilo); Montero

    ResponderEliminar
  2. Foi falta para amarelo e acho exagerado tentar encontrar conspirações nesse lance. Já em outros...

    Eu acho que este foi daqueles jogos que matam esperanças e ambições.
    O Sporting tinha que ganhar o jogo e ponto final. E até nem se pode dizer que não estavamos avisados. Já tinhamos empatado antes um jogo quase da mesma maneira.
    Não aprendemos claramente a lição e agora arriscamo-nos a ver o Benfica a 5 pontos.

    A perda do William para este jogo, a par da óbvia falta que este jogador nos vai fazer, tira-nos muita da confiança para enfrentar o Benfica.

    Eu apostava no Adrien a trinco, Vitor a meio campo e A.Martins mais solto na frente.
    Mas claro, não é nada a mesma coisa...
    Devo confessar que estou um pouco pessimista.

    ResponderEliminar
  3. J.

    Não é tanto a questão de ser ou não amarelo mas sim o critério adoptado, como expressei no post.

    ResponderEliminar
  4. Sim eu percebi, mas entrar por aí acho que é perder tempo. Para mim, o William foi precipitado nesse lance, um pouco tb pela frustação de ver que já não iamos ganhar o jogo contra a Académica. Tivessemos a ganhar e aquele lance nunca aconteceria.

    ResponderEliminar
  5. Cantinho,

    O Magrão não me dá confiança nenhuma, fazer frente ao meio-campo do SLB requer ritmo, concentração e muita disponibilidade coisa que ainda não lhe vi.

    Carrillo e Capel, o jogo vai ter espaço para eles. Ou Carrillo e Wilson. Só apostaria em Heldon se tivesse a certeza que era uma aposta ganha mas ele não conhece a equipa e respectivas dinâmicas nem a equipa conhece as movimentações dele.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Leão,

    Vítor deixou cair muito do seu crédito em Penafiel. Aquela atitude de distraído (que teve o auge no golo do Penafiel) já dura a algum tempo e creio que Jardim já o deixou cair. Tenho pena porque fui grande apologista da sua contratação.
    Visto que não há mais ninguém para o meio campo (e nem há a certeza que Adrien vá jogar) talvez tenha-se mesmo que recorrer a Magrão (o que se vê bem a nossas limitações).
    Magrão pode ter revelado muita disponibilidade mas para jogar na luz também é preciso saber recepcionar uma bola, joga-la bem ao 1º toque e acerto no passe (além que sem Jefferson não há quem saiba cruzar de pé esquerdo). E isso Magrão tem.

    As limitações atacantes também são grandes, visto que Slimani só jogou no domingo pelo factor psicológico que impõe à equipa, adeptos e adversário. Pela parte física (está, claramente, lesionado), não assusta ninguém.
    Visto que Capel é limitado, Mané é verde e ainda terá que pedir desculpa quando levar um pau de Maxi ou Fejsa qualquer (como o Bruma com o Matic, na época passada), Wilson só vê baliza (e de olhos fechados) e visto que Carrillo foi cortado por Jardim, resta Heldon.

    Se é o melhor que se pode arranjar? Logo se vê.

    Eu queria era o Jefferson a jogar e não lesionado. Mas se calhar o que originou a sua lesão foi um lance normal de futebol e não quero correr o risco de "tentar encontrar conspirações nesse lance". Já com o Nacional foi igual. Mas é mais uma coincidência.

    ResponderEliminar
  7. Estou como o J. Este jogo tinha de ser ganho! Tirava completamente pressão para a ida a Luz.

    Faço 3 críticas a Leonardo Jardim:
    1) Os amarelos têm de ser geridos (à primeira oportunidade os jogadores do Sporting vão ser amarelados). William tinha de ter visto amarelo em Arouca. Até para proteger Dier...uma coisa é jogar a 6 contra a Académica em Alvalade, outra coisa é jogar fora contra o Benfica.
    2) Mané está ainda muito verde para ser titular no campeonato.
    3) Carrillo é de longe o nosso melhor extremo, tem de entrar neste tipo de jogos.

    Sobre o jogo na Luz Jardim não vai alterar o modelo. E ainda bem! Vamos jogar em 4-3-3. Magrão não é opção para titular. Vai jogar o Dier a 6.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Mas o Dier nem na equipa B jogou a trinco?
    Se é para ganhar rotinas não vai ser num jogo contra o Benfica na Luz concerteza.

    Eu já estou como o outro, se é para a arrebentar com o campeonato, mandamos para lá o Slimani e o Chikabala lá na frente.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Ontem o Piris e o Magrão foram titulares na equipa B, creio que poderá indiciar que, pelo menos neste momento, o Jardim está a ponderá-los para o jogo da Luz.

    LdA, embora perceba o ponto, estou com o J. no tema do amarelo. E convenhamos que havia várias formas de parar aquele lance sem levar amarelo, o William na próxima saberá gerir melhor a situação.

    Já agora, J., em Arouca o Jardim pouco podia fazer para forçar esse amarelo: o jogo estava por ganhar quando o William, precisamente o William, foi substituído. Só se demorasse a sair do campo mas isso não está no ADN dos nossos jogadores (em particular quando estamos empatados e queremos rapidamente dar a volta ao jogo). E ainda bem.

    SL

    ResponderEliminar
  10. J rotinas sinceramente acho que o Dier não terá a 6. Fez uns jogos no ano passado com Jesualdo mas acho que o lugar natural dele não é ali. Vai ser utilizado quando o William não puder.

    Na próxima época gostava que fosse um dos centrais titulares, depois da previsivel saída de Rojo.

    Shikabala não estará ainda em condições mas o Heldon não me surpreenderia que fosse titular. No momento actual de Capel, prefiro o ex-Marítimo.

    ResponderEliminar
  11. A resposta está na equipa B: Elias.

    Um meio-campo com Dier-Elias-Adrien seria a melhor opção.

    ResponderEliminar
  12. A solução para substituir Willian é Elias, sem dúvida e a partir daí para continuar

    ResponderEliminar
  13. Elias? lol

    Dar a titularidade a um jogador "proscrito" com meia duzia de treinos na B, com um historial de empenhamento pelo Sporting tremendo, depois de ter ameaçado o clube com a fifa, e de toda a gente saber que ta com a cabeça noutro lado...dar a titularidade a isto em deterimento de tantos outros que lá estão e estavam muito antes dele, e que apesar de não mostrarem o mesmo potencial, se calhar mostram muito mais empenhamento...bem...

    Há aqui malta que com certeza está farta de ver o Sporting "bem" outra vez....

    ResponderEliminar
  14. Leão (veremos se desta vez é publicado, visto que já tentei 3 vezes, a primeira logo após responderes ao meu comentário),

    Quando se fala de Vítor ou Magrão para serem titulares no jogo mais importante da época, é sinal que o nosso plantel é, de facto, muito limitado para aquilo que luta (pelo título).
    Magrão dá pouca confiança, ainda mais porque tem jogado pouco e não se tem destacado. Fisicamente é pouco comprometido e isso pode ser fatal contra o Benfica. Por outro lado, tem qualidade de passe, boa % no passe, tem bom 1º toque e recepção e é um pé esquerdo numa equipa sem Jefferson.
    Vítor terá dado as últimas em Penafiel. A sua lentidão, desconcentração e a forma escondida como joga não o favorecem. Leonardo já o terá deixado cair. Tenho pena porque queria a sua contratação.

    Nas alas, Mané é verde para estes jogos e o mais certo era ter de pedir desculpa ao Maxi ou Fejsa quando levasse um pau deles, à imagem de Bruma com Matic, na época passada com Capela.
    Wilson só vê baliza (mas de olhos fechados) e as suas qualidades não se coadunam com a titularidade na luz.
    Capel é limitado.
    Carrillo nem com a Académica joga (o único dos extremos que não jogou), logo não deve contar muito.
    Sobra Heldon...

    Mas o que eu queria era o Jefferson a jogar mas, tal como no Nacional, teve uma infelicidade ficará de fora. Mas é só mais uma coincidência, pois não quero "tentar encontrar conspirações nesse lance." (como referiu o J para o lance do William Carvalho).

    "É futebol..." (como referiu Pedro Martins quando Rodrigo marcou um golo ao Marítimo em claro fora de jogo)

    ResponderEliminar
  15. Será Dier e mais 10! Nesse aspecto estou confiante na maturidade e compromisso com o jogo do inglês. Creio que mesmo "existindo" Rinaudo a opção recairia sobre Dier. É o mais parecido com William (físico, capacidade técnica e cumprimento tático).

    Vamos lá recuperar o optimismo malta! Os nossos homens têm de nos sentir fortes e prontos a apoiá-los. Temos de deixar a frustração (e que frustração caramba!!!) para trás.


    Mas digo só isto sobre o jogo com a académica: bastava o árbitro ter sido competente ao apitar braço nítido na grande área do adversário e estaríamos todos a exultar o nosso completo domínio contra a equipa de Coimbra após uma vitória que teria tanto de difícil, como de justa!

    O trabalho foi encomendado, ainda por cima depois do tropeção dos lampiões, que nem com a ajudinha ao cair do pano conseguiram arrecadar os 3 pontos em Barcelos. O Sporting (ainda) é o elo mais fraco e a situação assim continuará nos próximos tempos.

    Vejo BdC a evidenciar alguma estratégia que me parece correcta: obrigar o sistema a ser mais transparente. Não queremos ser beneficiados, queremos, sim, transparência. Devíamos também procurar mais apoio na comunicação social para esta causa (em busca da transparência no futebol português) para não deixar o assunto "morrer". Já vimos que existem vários clubes com "vontade" em mudar as "regras" do "sistema".

    Os árbitros, quando erram... Coitadinhos... Quem não erra!
    Mas se cada vez que errassem com más decisões influenciando o resultado final ficassem inibidos de arbitrar os próximos 2-3 jogos (sem receber o respectivo pagamento), dando lugar a outros... De certeza que errariam muito menos no futuro!

    ResponderEliminar
  16. Todos vimos que o jogador quando abordava os lances ia a medo, nem parecia o William que nós conhecemos, sempre com medo de ser amarelado, aquele lance é em desespero, tentar ganhar a bola, para relançar o ataque. Se jogarmos como temos feito com espírito de equipa. Podemos sair de lá vitoriosos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Isto é maldade pura...

    http://s809.photobucket.com/user/Captomente/media/Jeffersonlesatildeo_zpsa317ac4b.gif.html

    Para cortar o cruzamento nunca se vai com aquela perna. A intenção é clara.

    ResponderEliminar
  18. Eu sou um admirador confesso do Drier. Mas para este jogo concordo que o Adrien é a melhor solução. Precisa apenas de abdicar mais da sua função construtor e jogar simples e fácil. É capz de o fazet muito bem. Temo que a elevada mobilidade dos médios do Benfica coloque problemas ao Drier. Uma alternativa interessante num cenário em que o egípcio estivesse em condições de jogar era construir um meio-campo mais de contenção com Adrien e Drier ambos numa posição mais central e o terceiro médio actuar como jogador livre atrás do ponta-de-lança. Para as alas aposto em Capell e Heldon, que tem estado a jogar e a marcar.

    ResponderEliminar
  19. Isto de gerir um clube de futebol, nao é como jogar o Football Manager.
    Nao é so ver quanto um jogador vale e pôr-lo a jogar.

    O Elias nao voltará a vestir a camisola do Sporting, como aconteceu antes com Labyad e Jeffren. Apesar de todos terem potencialidades, ganham muito (demasiado até para aquilo que o clube pode pagar) e demostraram por vezes comportamentos pouco profissionais (pelo que se ouviu dizer por aí).
    Goste-se ou nao, este é o critério deste Sporting para que um jogador deixe de jogar pelo clube. Discutivel, na minha opiniao, mas coerente!
    E nao me parece agora no caso do Elias que irao alterar isso

    ResponderEliminar
  20. Com a decisão da liga a dar razão ao Sporting,porque raio tem a federação que dar o veto final?
    Está mais que visto que Fernando Gomes das faturas do Porto não vai esquecer as origens.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)