terça-feira, 13 de outubro de 2009

De Fonte Segura


Momento actual do SCP

A convite do blog A Norte de Alvalade, vamos fazer um balanço sobre o actual momento do nosso clube. Dividimos o nosso comentário em 4 blocos: Ecletismo, Economia, Futebol e Projectos futuros.

Ecletismo:
Não vivemos tempos de outrora. Nem temos todas as modalidades no seu auge, com 5 e 6 mil pessoas no pavilhão a apoiar euforicamente o clube na conquista de mais um título. Mas, temos 4 Modalidades (Atletismo, Ténis de Mesa e especialmente Futsal e Andebol) que têm finalmente francas hipóteses de nos fazer repetir essas tardes de alegria. Para que isto tivesse acontecido, não nos podemos esquecer o belo trabalho realizado por Mário Patricio.

O aumento do numero de modalidades de pavilhão, algo muito desejado pelos sócios e adeptos do clube, só poderá ser uma realidade quando o novo pavilhão for uma realidade, com Hoquei em Patins à cabeça, pelo projecto já existente e que obriga a um menor investimento por parte do clube.

Economia/Finanças:
Neste balanço vou preocupar-me unicamente com factos, para não tornar este texto demasiado longo.
Estamos perante uma situação gravíssima, basicamente temos ainda dinheiro para pagar ordenados e isso ainda o temos porque os bancos até à nossa AG ainda não nos fecharam totalmente a “torneira”. Temos cerca de 240 +40 milhões de Euros de passivo, pagamos 12/13 milhões de juros anuais, temos que pagar 100 milhões de Euros até 2016.

E isto resulta num desinvestimento claro do nosso clube, que só poderá ser alterado com um novo contrato com a banca, no futebol e restantes modalidades. Para isso acontecer, foi-nos apresentada uma alternativa há 2 anos e foi chumbada, essa proposta foi ligeiramente alterada e passou a garantir a maioria da SAD por parte do clube e foi novamente chumbada. Existiram entretanto eleições com os resultados que se conhecem e será apresentada novamente a mesma proposta. Vamos esperar pelos resultados.

Aquilo que sei como sócio, é que como estamos não é futuro. Aquilo que sei é que durante 2 anos que debatemos e vivemos emocionalmente e racionalmente este, problema não existiu UMA única proposta alternativa. Aquilo que queria ter era 2,3, 4 opções para escolher. Mas só me deram uma até hoje, presumo portanto que arranjar soluções para a crise instalada não seja assim tão facil.

Fica na consciência de cada um a decisão de 3º feira, que não tenho a minima dúvida de que marcará para sempre o futuro do nosso clube.

O Futebol:
Não tenho dúvidas que vivemos o momento mais complicado dos últimos 4 anos. A equipa não rende, os “espectáculos” têm sido pobres, os adeptos estão descontentes e afastados do estádio e da equipa.

Mas penso que ligar isso unicamente e exclusivamente a Paulo Bento é demasiado redutor. Ao contrário de muitos considero que Paulo Bento é o último dos nossos problemas a ser resolvido.

E acho que a mudança de treinador até podia dar alguns resultados a curto prazo, mas a médio/longo prazo estariamos pior do que estamos hoje. Se tivessemos as mesmas armas que os rivais e os resultados fossem os mesmos a minha opinião seria diferente.

Agora dizer que só um cego é que não vê que o PB é culpado de tudo, e depois fechar os olhos que os outros gastam 40 milhões em reforços com 40 milhões de orçamento contra 3 milhões em reforços contra 23 milhões de orçamento nossos parece-me pouco coerente,  completamente descontextualizado do actual momento do futebol e revela alguma desonestidade intelectual.

Projectos futuros:
Os únicos conhecidos mas que ainda não foram oficializados foram o novo Pavilhão do SCP e a SportingTV.
Pavilhão perto do estádio, que reavivará a chama do ecletismo que existe no coração de cada Sportinguista, será mais um passo para o crescimento da militância de que tanto se falou pelos piores motivos nos últimos anos.

A Sporting TV numa lógica parecida com o ultimo paragrafo, fortalecerá os laços entre o SCP e os sócios/adeptos, e ao mesmo tempo, garantirá outra fonte de receita para o clube.

Saudações Leoninas,

9 comentários:

  1. Subscrevo esta forma nada demagógica de reflectir o Sporting.

    Só há três formas de resolver a situação económica:
    - Ou aparece um benemérito a oferecer dinheiro;
    - Ou aparece um investidor cheio de dólares para comprar a SAD;
    - Ou temos que fazer engenharia financeira com o que há em casa.

    A proposta da direcção, como não poderia deixar de ser, é pura engenharia financeira para tentar salvar o SCP.

    ResponderEliminar
  2. Caros Fonte Segura,

    PB até poderia ser o "último dos problemas". Mas os problemas nao se resolvem apenas em funçao da prioridade ou importancia, resolvem-se também em funçao da facilidade.

    Resolver o problema do enorme passivo que estranha e insistentemente permanece depois de tantas restruturaçoes financeiras é prioritário e muito difícil.

    Mas nao impossibilita que se resolvam os problemas mais fáceis. PB é um problema que é relativamente fácil de resolver. Resolva-se esse enquanto se trata dos outros. Ou isso nao merece os €40mil/mes que o Presidente recebe?

    No futebol gerem-se emoçoes. Os jogos do Sporting nao permitem nenhuma. É fácil de perceber este silogismo.

    ResponderEliminar
  3. Quero começar por agradecer aos editores do “Fonte Segura” a disponibilidade demonstrada, participando com o seu artigo. A sua presença aqui era para mim fundamental uma vez que reconheço na linha editorial do Fonte Segura a representatividade da opinião de uma grande maioria dos associados do Clube.

    Ecletismo:
    É verdade que estamos longe dos tempos de outrora e muito porque as modalidades, fonte de inumeráveis momentos de glória, foi das actividades do clube que mais sofreu com a entrada da era das SAD. O regresso do pavilhão, de preferência junto ao Estádio, permitirá fazer sentir verdadeiramente em casa os nossos atletas. A forma actual é absolutamente lamentável e decorre do abandono total a que foi votada esta questão. A verdade é que desde a demolição do antigo estádio nunca se pensou verdadeiramente numa solução. Olhando para o novo estádio, para o aproveitamento dado ao espaço disponível, e comparando com o que foi feito pelos nossos rivais, com quem competíamos pelos títulos, deixa-nos sem palavras para qualificar o estado a que se chegou.

    Economia/Finanças:
    Concordo com o diagnóstico feito: vivemos um momento dificil, por força dos compromissos assumidos, mas duvido do caminho, mas sobretudo não confio, e essa é a grande questão, que quem participou e ao longo dos últimos anos na elaboração de propostas ou foi solidário com a sua aplicação, nos venha com mais uma “operação salvadora” para nos resgatar de um fim que é certo. É a mesma coisa que alguém confie o galinheiro a quem lhe anda a desbaratar as galinhas. Afinal o que ganhamos com todas as operações anteriores? Estranho que os Sportinguistas não se interroguem sobre isto.

    Admito porém a aprovação hoje em AG, uma vez que, tal como os amigos do Fonte Segura, esta seja a disposição da maioria dos sócios do clube. Se assim for resta-me lamentar e desejar, do fundo do coração, e a bem do clube que seja o caminho certo. Não me parece. Aliás no post anterior, a propósito da entrevista do Presidente, reparo que JEB dá a entender que os nossos rivais andam a gastar mais do que devem e certamente podem, declara que não conseguimos chegar aos níveis orçamentais deles, mas embarcamos na mesma loucura. Porque não paramos para pensar, e ficamos com os anéis que restam. Afinal nunca vamos chegar a 1º lugar se os orçamentos são assim tão importantes!

    ResponderEliminar
  4. Caro PLF:
    deixei-lhe um pedido no último post do "Bancada Nova".
    SL

    ResponderEliminar
  5. O Futebol:
    Os problemas no futebol não são deste ano. Parece-me que desde que ficamos a apenas 1 ponto do campeão desse ano que nunca mais vimos um Sporting consistente. Mesmo nesse ano tivemos prestações confrangedoras na 1ª volta, onde, como sempre com PB, deixamos ficar os campeonatos. Obviamente que PB não é o único culpado mas é-o também, como tem que ser sempre cada treinador cuja equipa não rende resultados nem exibições. A questão do treinador é muito importante, às tantas tão importante como os orçamentos. É por isso, julgo eu, que perdemos tantos pontos com equipas que gastam menos que nós. O nosso futebol tornou-se fácil de contrariar. Esta questão é mesmo muito importante, sobretudo num clube que precisa de dinheiro. Mesmo não ganhando títulos é possível jogar muito melhor e com isso promover jogadores no mercado, ajudando a resolver os problemas financeiros, de forma quiçá tão eficaz como várias idas à Champions. O futebol que actualmente se joga dificilmente o conseguirá. Fica por avaliar as consequências que o actual estado terá a médio-longo prazo num clube que faz da formação uma bandeira. Ou na renegociação de contratos publicitários e de Tv. Com os Sportinguistas a afastarem-se como olhará o mercado para nós?

    Projectos futuros:
    O pavilhão parece-me o maior anseio dos Sportinguistas nesta área. Duvido da SportingTV como fonte de receita, não duvido porém como veículo dinamizador do Sportinguismo. A realizar-se espero que haja as devidas cautelas e não se caia no ridículo diário que é o chicken´s channel

    ResponderEliminar
  6. Desde já, gostaria de agradecer aos caros membros do 'Fonte Segura' o contributo que deram com este post sobre o actual momento do nosso SCP.

    Depois, dizer que concordo com o Norte Leonino ao classificar o post de não demagógico, como foi o de ontem da autoria dos amigos do 'Lateral Esquerdo’ e como antes já foram outros publicados e que apresentam uma visão diferente da deste post. Quando se tomam posições, poderão ser opostas, mas julgo, todas visam o melhor para o SCP. Da parte dos membros deste blogue sempre assim tem sido.

    Se relativamente aos pontos ecletismo (justa homenagem a Mário Patrício), Futebol, e Projectos futuros coincido no essencial com a opinião manifestada neste post, já no que concerne à Economia/finanças tenho outra visão. JEB fez parte de sucessivas direcções no Clube e também na SAD. Poderia não ter um conhecimento tão pormenorizado dos vários aspectos da gestão do SCP como hoje acredito que tenha, mas não pode alegar total desconhecimento. Durante anos, graves erros que se foram cometendo, e pelos quais também foi co-responsável, já que fazia parte dos Órgãos Sociais quer do clube (Direcção) quer da SAD. Por outro lado, a solução que hoje (a esta hora) estará a apresentar não é uma solução nova, é antes uma solução repescada para não dizer repetida, uma solução gasta, que já por duas vezes foi recusada pelos sócios em anteriores AG. Avançar agora sem mais explicações não faz o mínimo sentido. No passado fizeram-se outras reestruturações financeiras que tiveram precisamente os mesmos autores e que comprovadamente produziram resultados desastrosos. Quem não se recorda das promessas feitas durante a alienação do património desportivo? Passaram-se três anos e aqui estamos na mesma (com as promessas por cumprir), se não ainda pior...

    Ora JEB, dps de 4 meses como dirigente máximo do SCP, apostando praticamente na mesma equipa de mandatos anteriores, continua tb a ter uma acção que mina a confiança dos sportinguistas. É quase unânime que estes quatro meses têm sido bastante insuficientes. Portanto, se na gestão quotidiana e na (falta de) resolução dos vários casos JEB tem nota negativa, que garantias temos nós, sócios do Sporting, de que numa medida com tamanha implicação no futuro do SCP, que visa ultrapassar problemas gravíssimos, JEB terá sucesso? Se a equipa autora deste Plano falhou anteriormente se a acção de JEB só nos dá razão para desconfiar da sua capacidade, como confiar num ponto tão fulcral como o que hoje está em causa?

    A confiança ganha-se e JEB não conquistou essa confiança, muito pelo contrário. O próprio processo que origina a convocação desta AG é, por si só, já geradora de mais desconfiança. Não vou entrar por questões mais técnicas. Tenho ainda muitas dúvidas sobre a tal 'bondade' desta reestruturação e a verdade, é que pesando os argumentos apresentados pró e contra esta reestruturação, opto por não arriscar em implementar o que a direcção propõe.

    SL!

    ResponderEliminar
  7. Primeiro agradecer ao Fonte Segura a participação neste desafio.

    Aproveitando a vossa organização:

    Ecletismo - O Pavilhão é a pedra fundamental deste tema, sem ele não é possivel sequer pensar em projectos. Estou preocupado porque houve muito pouca adesão às gamebox modalidade, temo que o ruido seja muito maior que a convicção. Todos gostamos muito de medalhas e campeonatos mas na hora de dizer presente há muito poucos onde se apoiem projectos.

    Economia/Financas - Neste pormaior não tenho memória do Sporting bem, tenho do Sporting a gastar muito, a pagar em simultâneo a 7 (sete) treinadores, se nunca estive, ao longo dos anos, muito preocupado era pelo patrimonio que o clube detinha, hoje já não existe e só há uma solução - o futebol tem de ser um projecto vencedor, se isso falhar não há petrodolars que nos salvem. Se não temos confiança em quem os Sportinguistas escolheram de forma inequivoca, não sei realmente quem é o "salvador".

    Futebol - Será que o Sporting aguenta o lado mau de um "forever"? Neste momento a opção do Sporting tem de ser sempre esta, independentemente do treinador. Com pouca capacidade de investimento há que ter estratégia e estrategas, olhei para a recente homenagem feita a Figo, JVP e Pauleta e sonhei com um departamento de futebol "a sério", conhecimento do mercado interno, conhecimento de mercados médios, glamour e marketing. Talvez a solução não seja despedir mas contratar.

    Projectos futuros - Para mim só há um ser campeão, ser campeão, ser campeão. Tudo o resto virá por arrasto a paz, a solidariedade, a tranquilidade, os sócios, o orgulho em gritar diariamente "Até morrer, Sporting allez..."

    ResponderEliminar
  8. Malta:

    A proposta passou.

    Os dados estão lançados... Mal ou bem, o futuro dirá! Oxalá que quem nos colocou neste estado, nos consiga tirar do abismo. Serão capazes? O passado não é bom indicador.

    Mais não digo que estou estafado ecansado de tudo isto.

    Até amanhã.

    Ah! E Viva o SCP!...

    ResponderEliminar
  9. Aproveito também eu para agradecer a participação por parte dos editores do "Fonte Segura"

    Ecletismo

    Concordo totalmente com a menção ao excelente trabalho realizado pelo Eng. Mário Patrício.

    É positivo ver que a competitividade das principais modalidades tem vindo a crescer e não podemos esperar o crescimento de outras modalidades sem estarem sustentadas num bom modelo estratégico e na consolidação da imagem institucional do Sporting (fundamental para a angariação de patrocinadores).

    Finanças

    O plano foi aprovado e espera-se assim uma nova disponibilidade financeira por parte do clube. Ainda assim, continuo com as diversas ressalvas que tenho vindo a fazer nomeadamente o nº de votos na SAD e ainda o receio de dentro de pouco tempo surgir um novo plano.

    No entanto, aprovado por larga maioria, estão dadas as condições "reclamadas" pela direcção para conseguir fazer um trabalho melhor.

    Futebol

    Tem de ser o motor do clube. Reafirmo que não temos um plantel tão mau como às vezes se pinta por aí.

    Precisamos de repensar toda a nossa estratégia e modelo de funcionamento com o objectivo de potenciar a nossa matéria prima, aumentar a capacidade negocial e saber valorizar os nossos jogadores.

    Novos Projectos

    Já há 10 anos antes de haver a SportTv defendia talvez a criação de um modelo de pay-per-view na transmissão das nossas partidas, à semelhança do que é feito noutros países - embora a negociação global tenha as suas valências por reunir receitas "estáveis" e não estar vulnerável às oscilações exibicionais.

    Recebemos também a excelente notícia quanto à edificação do pavilhão. Ao que pude apurar, não será um projecto tão ambicioso quanto o que eu pretenderia mas vai além da "banalidade" de um pavilhão de jogo simples.

    Mais uma vez, o meu obrigado pela vossa participação.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)