quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Do SectorB32


Ponto prévio: o momento que se vive no nosso Clube não é, de todo, o mais baixo ou o mais crítico que a minha memória me permite recordar. Basta lembrar vários momentos em temporadas de finais dos anos 80, ou várias dos anos 90 para perceber que:

 - já tivemos (bastante) menos gente no estádio;

 - a equipa já esteve bem mais longe em termos de qualidade face a Benfica e Porto;

 - o clube já viveu piores crises de resultados.

 Este “reality check”, sem querer ser desculpabilizador do actual momento, é importante para a discussão ter alguma aderência à realidade.

Adicionalmente há dois factores que convém realçar:

O primeiro, que este ano perturba ainda mais o espírito e as mentes dos sportinguistas, é o fantástico início de época do Benfica. Queiramos ou não, convém reconhecer que somos afectados pelo que acontece do outro lado da segunda circular. Para o bem ou para o mal.

O segundo é o facto estar já incutido nos adeptos sportinguistas uma permanente discussão em torno de contas e orçamentos e, pior, uma divisão entre os adeptos face ao rumo seguido pelo clube. Se repararmos, a performance financeira do Benfica tem sido pelo menos tão má, para não dizer pior, mas os adeptos preferem falar de futebol. Conversa sobre contas, reestruturações, VMOC’s, alienações, maiorias do clube na SAD, etc, são exclusivo dos sportinguistas. Sejamos honestos, por muito meritórias que sejam, não contribuem para reforçar o desejado espírito de união.

Posto isto, constatemos o óbvio: o Sporting não está bem. Na minha opinião por vários motivos, todos ligados à força motriz do clube que é a sua equipa de futebol.

1)       A deficiente construção do plantel. Compreendo perfeitamente que o orçamento explique o porquê de termos um Caicedo emprestado enquanto o Porto contrata um Falcao e o Benfica um Saviola. Mas já não percebo porque motivo temos laterais de qualidade inferior a um Sporting de Braga.

2)      Fraco rendimento de jogadores-chave do plantel e falta de liderança dentro de campo. O mau momento de Polga, Moutinho ou Abel, entre outros, é dificil de entender, já que jogam nas “suas” posições . Por outro lado, parece-me que falta um patrão na equipa, uma voz de comando que, e posso estar enganado, Moutinho ainda não tem. As saídas de Derlei e Rochemback (apesar de Veloso estar a jogar melhor este ano) e mesmo a saída da equipa de Caneira são prejudiciais nesse aspecto.

3)      Algumas opções de Paulo Bento que limitam o potencial de alguns jogadores e da própria equipa. Dois exemplos, Vukcevic não rende como médio interior e Matías não tem sido bem aproveitado . E será mesmo uma verdade absoluta que enquanto houver Liedson o Sporting não jogará com extremos?

4)      A pressão que cada vez mais se acumula em cima de jogadores e equipa técnica contribui para que, como diz o presidente, cada jogo em Alvalade seja uma “final”. Se a pressão transforma o carvão em diamante, no caso dos jogadores de futebol já não é bem assim.

Poderão achar simplista resumir os problemas apenas ao futebol dentro das 4 linhas. Mas parece-me óbvio que quando a equipa está bem, lutando de forma credível pelo primeiro lugar, o povo vai ao estádio e apoia freneticamente.

Acredito por isso que a curto prazo ocorrerá um de dois cenários: esta crise “acaba” com 3 ou 4 vitórias seguidas ou poderá agudizar-se, culminando na saída do treinador, caso não apareçam essas vitórias. Bettencourt, subtilmente, já retirou alguma carga emotiva ao “Forever” dizendo que o clube estará sempre em primeiro lugar.

Um abraço leonino e amigo,
Miguel (SectorB32)

24 comentários:

  1. Miguel,

    Obrigado por teres aceite o convite. Sendo o sector o primeiro blog que li, e que sigo desde então, fico bastante contente por poder contar com a tua opinião aqui.

    Completamente de acordo com o teu reality check. Sei perfeitamente que as assistências que temos actualmente, quando comparadas com certas fases das décadas de 80, são boas. Só que perdeu-se qualquer coisa desse anos. Não acho que tenha sido paixão, porque essa existe sempre, mas sim união. Acho, ou pelo menos eu não me lembro, de ver o SCP tão dividido como actualmente. E passa muito pelo discurso economicista que referes. A paixão tem sido desprezada, dando lugar a demasiados discursos racionais e uma constante referência, que só nos enfraquece, ao orçamento que temos. Isso e a desculpabilização e falta de responsabilização constante.
    Actualmente no SCP, parece que não interessa o erro que se comete, não se é chamado a responder por ele. E isto não se passa apenas no futebol.

    Sendo certo que a rivalidade entre nós e o slb é algo sempre presente, não acho que tenham sido apenas as suas contratações a inquietarem-nos. Foi também a manutenção da equipa técnica e o agravar constante, da falta de qualidade de jogo do SCP. A cada semana, mês, ano que passa, o SCP joga pior.

    Passando aos pontos que destacas:

    1) Perfeitamente de acordo. Não se pode dizer que fosse difícil detectar a principal lacuna na nossa equipa. Para mim, isto demonstra que não é apenas pelo orçamento que não vamos lá. Além de que mesmo o dinheiro que temos, é mal investido.

    2) Concordo que não há um líder em campo. Alguém que carregue com a equipa e que se for preciso dê 2 berros a um colega e árbitro. A forma dos jogadores que mencionas, é mais um exemplo de quão má esta época tem sido.

    3) Ou a teimosia de insistir em qualquer dos laterais direitos para depois substituí-los ao intervalo por Pereirinha.

    4) Os adeptos colocam pressão na equipa mas em que é que isto difere dos anos anteriores? Agora uma derrota com o Braga em casa é quase visto como normal, há uns anos seria motivo para fortes protestos.

    Ao contrário de ti, não acho que a crise acabe com vitórias. Já as tivemos só que a qualidade de jogo foi tão pobre, que saíram debaixo de assobios. Neste momento, parece-me que apenas espectáculo aliado a vitórias, fará com que a crise se desvaneça. E não acredito que isso venha a acontecer com PB, infelizmente.

    Abraço leonino e amigo,

    jvl

    ResponderEliminar
  2. Análise lúcida. Confesso que nunca frequentei o Sector b32, mas parece-me que passarei a fazê-lo.

    Abraço Leonino!

    ps: Caro Leão de Alvalade,

    consulta o teu mail assim que puderes. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Miguel, os meus Parabéns e agradecimentos pela tua participação em representação do SectorB32. Não sei se o Sector b32 foi, como no caso do JVL, o primeiro blogue que segui (já não me lembro de qual foi) mas garanto que foi dos primeiros. E tenho sido fiel desde então. Não comento sp mas leio os post todos, com especiel interesse os teus, os do Peyroteo e os do João, claro! Um abraço para eles.

    Gostei do teu post. É conciso e reflecte o momento relativo ao futebol que é sem qlq espécie de dúvida a "força motriz do clube". O facto de direcionares este post maioritariamente para o futebol, permitiu desanuviar um pouco, uma vez que nesse capitulo julgo que tds estamos mais ou menos de acordo: o momento é mau. Concordo tb com o diagnóstico que fazes e desenvolves nos quatro pontos.

    Ponto 1 - é realmente inaceitável a 'qualidade' que o SCP apresenta nas laterias defensivas. E mais ainda qd esse problema parece agravar-se de época para época... e sem solução à vista. esse tem sido, confesso, um dos pontos que eu mais tenho insistido, talvez por ter jogado a lateral esquerdo e consequentemente preste mais atenção e seja mais exigente... :)

    Ponto 2 - 100% de acordo. Reforço o exemplo do Derlei. Era realmente um líder e mt falta tem feito o ninja na equipa, principalmente no ataque... E aquela atitude contagiante já deixa saudades. A sua manutenção no plantel por mai um anito, não mereceria um esforço adicional por parte dos nossos dirigentes? E que papel teve PB na sua continuidade?... Terá insistido nela? Muito, pouco ou nada? Fica a dúvida.

    Ponto 3 - Mais uma vez concordo com a tua visão. Principalemente no caso de Vuk q eu próprio já estou farto de comentar. Vuk tem, insistentemente jogado na posição q menos gosta e em consequência disso e das suas características, menos rende. Não me parece que Moutinho se fixe numa posição, se isso o prejudica, por outro lado é notória o seu péssimo momento de forma. Nem no passe, uma das suas características mais forte, se tem revelado acertado.

    4 - Touché! :) No dia em que a pressão deixar de existir no SCP...

    Por fim, deixa-me dizer que só não concordo com o 1.º dos pontos prévios que referiste. Pq? Primeiro pq dos dois jogos completos (é verdade que foram só dois...) que vi aos lamps não me pareceram que jogassem esse futebol 'fantástico' que se apregoa por aí... Muito longe disso. Dps pq o que me deprime é mesmo o péssimo futebol que o SCP apresenta, independentemente do que fazem ou deixam de fazer lamps e/ou andrades. Mas apesar de a mim me passar ao lado, tb admito que esse facto possa afectar alguns dos nossos.


    Mais ma vez, os meus parabéns e um gde abraço.

    Nota - eliminei o comentário anterior. era igualzinho a este mas estava cheio de erros. Faltavam 'ene' letras em bastantes palavras (PQP o teclado do portátil!!!).

    ResponderEliminar
  5. 4 - Touché, JVL! :) No dia em que pressão deixar de existir no SCP... (Aqui partilho da visão do JVL)

    fdx... E tinha ainda que falhar alguma coisa... Aho que vou para a cama mais cedo. Faltam-me horas de sono... ;)

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguel,

    Excelente post, mas, se me permite, alguns reparos:

    1. Já tivemos menos gente no Estádio. Mas, e salvo melhor opinião, tivemos menos gente num Estádio que não abrigava da Chuva, com menos condições e com uma série de outras condicionantes. Tivemos gente num contexto de bilhetes avulsos e onde não havia a "pressão" de "fazer render" um bilhete anual que se comprou. Por outro lado, não me lembro por exemplo de noites europeias do SCP com tão pouca adesão, nem de queda tão acentuada nas assistências tão cedo na temporada.

    2. Sinceramente, e sem prejuízo de este ano o plantel do FCP e dos lampiões ser invulgarmente forte, não me lembro dum fosso tão grande na qualidade média do plantel. Temos bons executantes, mas uma segunda linha e partes da primeira, francamente sofríveis. Não me lembro de uma equipa do SCP à excepção da treinada por Waseige onde coubesse um Pedro Silva.

    3. Já viveu piores crises de resultados é verdade, mas estas são ampliadas pela recusa da Direcção em as reconhecer e corrigir. Uma crise de resultados é normal na vida de um Clube e numa temporada. Menos normal é o Presidente, a 10 do 1o pontos com 7 jornadas volvidas, afirmar que isto o que falta é sorte e confiança. A crise de resultados é ampliada por uma inércia que assusta. Mais do que isso. A crise de resultados é ampliada pela cada vez mais perfeita noção que o interesse que norteia a Direcção é a estabilidade financeira e não a competitividade desportiva. Esta crise de resultados é para mim a pior porque resulta cada vez mais duma opção semi-consciente por parte da Direcção: Não tendo dinheiro para investir ao nível dos outros, prefere não investir tout court. A crise de resultados é fruto de circunstâncias internas, de desnorte. E isso assusta.

    Quanto à discussão em torno em finanças, é verdade que os Sportinguistas têm o exclusivo. Mas é preciso vermos que o SCP é o único Clube onde as finanças são usadas há anos para justificar tudo. O património tem que se vender em condições ruinosas à MDC porque não há dinheiro, não se compram jogadores porque não há dinheiro, tudo é devido ao dinheiro e nunca devido a erros de gestão.

    Em 14 anos com a mesma gestão, não ouvi UM membro da Direcção assumir uma falha na política orientadora, o retrato pintado é sempre "n'so fazemos tudo bem e esta política não tem mácula, mas temos a CML,o Sá Fernandes, os árbitros, a sorte e o fundo de jogadores do benfica contra nós". AH, "e não há dinheiro".

    Ora, é natural que os Sportinguistas prestem mais atenção ás contas do que os outros quando as contas são o papão usado pela Direcção para culpar tudo. E pior, de tanto se invocar o papão, ele tornou-se real, as contas são hoje em dia a besta negra do SCP, a peste, fome e guerra todas juntas. Ninguém sabe bem é como ou porquê.

    É verdade que somos tão pobres e estamos tão endividados como os outros. Mas chegar ao mesmo grau de miséria quando se começou com muito mais dinheiro no bolso e tendo muito menos resultados é triste.

    SL

    ResponderEliminar
  7. @ Virgilio, em relação ao Vuk, dois pontos:
    1º - Paulo Bento foi considerado culpado, a meio do ano passado, por estar a deitar "para o lixo" dois jogadores: Vuk e Veloso. Afinal, parece que os conseguiiu recuperar. Lembram-se de Vuk a dizer peremptoriamente que em Janeiro ia embora?

    2º - Paulo Bento, este ano, considera imprescindíveis 2 jogadores: Moutinho e Izmailov. Perdeu o russo que para ele era uma pedra basilar e o substituto mais óbvio é, obviamente, o Vukcevic. Eu não gosto nada de o ver a médio interior, mas se as opções são Pereirinha (deslocando Moutinho), Djaló ou Angulo, deixem lá estar o Vukcevic. Alguém vê outra opção?

    ResponderEliminar
  8. Miguel:
    Começando pelo teu comentário o Vuk disse que ia em Janeiro, mas terá dito de que ano? É que já tem sido noticia na comunicação social que sairá em Janeiro de 2010... :)

    Fait-divers à parte, deixa-me que te diga que todos os convites realizados para esta reflexão foram muito bem ponderados. O SectorB32 teria que figurar entre os eleitos por 2 razões fundamentais: pelo que é como espaço de discussão plural e porque entre os editores deste blogue há "sectoristas" militantes. Eu corria o risco de ser despedido se o convite não seguisse. E nestas coisas afianço-te: sou como o comum dos mortais. Com o lugar em risco, agarro-me como uma lapa.

    ResponderEliminar
  9. @ JL,

    1 - Uma das coisas que mais me dói é chegar ao estádio e não ver aquilo a abarrotar de gente. Na minha opinião, a quebra nas assistências no antigo estádio deu-se por vários factores: começou porque o "dia do clube" deixou de ser 4 ou 5 vezes por ano e passou a ser em todos os jogos, continuou porque a equipa no Natal abandonava a luta pelo título, o futebol deixou de ser domingo à tarde (horário de Verão 16h, horário de Inverno 15h), Santana introduziu a quota suplementar que foi das medidas mais criminosas que vi tomar.

    A questão da comodidade faz evidentemente toda a diferença, mas esta comodidade introduziu uma coisa que detesto: o pessoal entre no estádio 5' antes do jogo começar. Antigamente entrava-se a tempo e horas para garantir o melhor lugar possível. Enfim... o tempo já~não volta para trás.


    2 - Pois eu lembro-me bem de diferenças abismais de Porto e Benfica para o Sporting. As famosas épocas do Natal do Sporting, ou outras em que disputávamos o 4º lugar com Boavista ou guimarães. Pedro silva de facto é fraquíssimo, mas não indo mais longe, não vamos esquecer o patético plantel de 97-98 com Missé Missé, Renato, Leão, Balajic, Gil Baiano, Ivo Damas (talvez o pior de sempre), etc etc... :)

    3 - De acordo. O diagnóstico é bem feito. Soluções? temos duas. 1ª: investir forte e feio na equipa do futebol à la Benfica e esperar (como eles esperam) que tudo corra pelo melhor. 2ª: deixar tudo como está, que não é carne nem é peixe e esperar que a Academia volte a dar Ronaldos e Nanis em vez de dar Djalós, Adriens e Pereirinhas. Eu prefiro a 2ª via, e é por isso que critico várias coisas. Por exemplo, protocolos com equipas de 2ª divisão B, desperdiçando craques como o Diogo Rosado.

    4 - Quanto à paranóia das contas, pois é verdade...

    Ultimo ponto: pode não parecer mas eu sou um fervoroso adepto do Sporting associativo e não do Sporting empresarial. Na linguagem que se fala em Alvalade, eu tomo partido pelo primado do clube em vez do primado do futebol...

    ResponderEliminar
  10. @leão

    Eu é que agradeço o convite. Nem sei se vcs próprios têm reparado mas o A Norte cresce de dia para dia de uma forma que considero espantosa. Não falo apenas em nº de visitantes, mas sim no impacto que tem em vários outros locais ;)

    ResponderEliminar
  11. Miguel,

    Posso te dizer que da minha parte, não sai um tusto para O Jogo ou para o Bernardo Ribeiro ;)

    Quanto ao Izmailov - e como já disse inclusivamente no sector, foi a melhor aquisição que o SCP fez nessa época, bem superior à do Vuk - não é de estranhar que sendo um jogador tão importante, que se sabia que se encontrava lesionado e não iria começar a época, ou pelo menos a 100%, não se tenha avançado imediatamente para a contratação do seu substituto? Esperou-se até ao fim do prazo de inscrições e contratou-se um jogador que, qualidade à parte, se sabia perfeitamente que não vinha nas melhores condições físicas e que estava livre. Porque é que não avançaram antes?
    Isto é, seja qual for o prisma pelo qual se analise, incompetência.

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao teu post permite-me o comentário.
    Ponto prévio: Estou longe de discordar da análise feita, mas, volvidos quase década e meia de era SAD não é a situação que agora vivemos a evidência de que andamos muito para não termos chegado a lado nenhum, estando hoje, tendo em conta os números, muito pior? Não é esta a razão onde radica muita da desilusão e da contestação pertinente? Adepto militante desta nova era, quando ela foi anunciada, não posso deixar de colocar esta questão. E obrigado a confessar as saudades que tenho dos dislates de Sousa Cintra, ( sendo o expoente máximo a entrevista à TSF, no carro…) mas onde sempre se adivinhava enorme paixão pelo clube.
    Sou dos que não se sente intimidado com as melhorias do vizinho e rival. Algumas delas eram quase inevitáveis, se considerarmos os erros na direcção técnica da equipa. Bastou melhor conhecimento do futebol português e melhor uso do potencial humano disponível, misturado com um pouco de bom senso para as coisas serem o que são. Embora o futebol tenha destas coisas: se em casa com o Marítimo podiam ter goleado e empataram, nos jogos com Guimarães e Leiria, por motivos diversos, poderiam ter sido outros os resultados e estaríamos hoje a falar de outras coisas.
    É precisamente o que o rival agora tem na direcção técnica que nós não conseguimos: experiência, maturidade (sim porque não falha só no plantel…), melhor uso do potencial humano, e bom senso na sua gestão. Os problemas que afligem o nosso futebol estão tão bem diagnosticados que, se houvesse uma chicotada psicológica hoje, bastava ao novo técnico ler o que se tem escrito (nem tudo, ok!) para conseguir melhorias evidentes. A teimosia de PB em ver o que por vezes é tão óbvio agrava a nossa candidatura, que já de si parte atrás quando tem que se ir ao mercado.
    Dificilmente compreendo um Caicedo ou um Angulo. O dinheiro que se gasta em ordenados com o equatoriano não nos permitiria melhor do que amamentar os filhos dos outros? Quando o Nacional consegue um Nené, Adriano etc pelos preços que sabemos, fica evidente que o nosso problema não é apenas o dinheiro.
    Concordo com a falta de liderança em campo. Moutinho não o é, Caneira perdeu-se entre lesões, adaptações e, pelos vistos, ambições políticas.Fazem falta os gritos que víamos Derlei lançar em campo ou até desde o banco.
    A pressão num clube como o nosso “comes with the territory” se me permites. Se os resultados aparecem os adeptos também. Senão aparecem os assobios e quem não aceita isto escolheu erradamente o futebol como profissão. Julgo que tem falhado tem sido a equipa e não os adeptos. Até os assobios têm aparecido no fim.
    Sinceramente não vejo como os nossos problemas possam ser resolvidos sem a saída de PB, uma vez que me parece que ele se tornou um problema, deixando de ser solução.
    Obrigado Miguel!

    ResponderEliminar
  13. O post é simples e deixa algumas pistas importantes, apesar de eu achar que nunca os sportinguistas se desligaram tanto do Clube como hoje. E achar também que a paranoia das contas, passivos e VMOCS foi criada pelos dirigentes e não pelos socios...

    A questão dos extremos e do Liedson é interessante. Gostava de lembrar aqui que Liedson foi compativel com Nani que, não jogando no Sporting como extremo classico, era o tipo de jogador que nos falta hoje. Rapido, tecnicista, desiquilibrador. O problema é que hoje o plantel é construído como se não precisassemos de jogadores assim...

    ResponderEliminar
  14. Já falei isto várias vezes. O problema do Sporting não é apenas a falta de investimento na equipa. O dinheiro tem é sido mal aplicado. Como se explica a contratação definitiva do Grimi quando se viu, nos seis meses em que esteve emprestado, que não jogava absolutamente nada? Porque razão temos laterais tão fracos? Ninguém da equipa técnica reparou nas limitações que tinhamos aí? Desde que o Tello saiu que o Sporting não tem um lateral de jeito e a explicação é muito simples. Não há, na estrutura do futebol, quem conheça minimamente o mercado. Pior ainda, não se sabe avaliar os jogadores vindos da formação. Tiago Pinto é muito superior ao André Marques. André Santos é muito melhor que o Adrien. Varela é mais objectivo que Djaló. Diogo Rosado tem categoria para estar no plantel principal.
    E depois jogamos um futebol horroroso. Eu olho para um meio campo formado por Veloso, Moutinho, Matias e Izmailov e penso que temos tudo para praticar um futebol de grande qualidade.

    ResponderEliminar
  15. Peyroteo,

    Acabo de "chegar" da CL onde novamente, referi a questão da péssima utilização do dinheiro que existe para investir. Had, Purovic, Mota, Koke, Grimi!?!?! O Grimi então é de uma incompetência e de uma estupidez sem paralelo!! 4 milhões num clube sem dinheiro, sim senhor. PQP!

    Custa-me a acreditar que as laterais não tenham sido reforçadas. Quando o Pedro Silva chega a ser o melhor lateral direito, deveriam parar para pensar e verificar que precisamos mesmo de reforços.

    Resumindo, a minha pergunta é: para quando um departamento de futebol a sério?

    ResponderEliminar
  16. Peyroteo:
    Quer-me parecer que os problemas na lateral direita são bem piores do que do lado oposto. Há que dar uma chance pelo menos igual à que se tem dado ao Abel e ao Pedro Silva, não? O Tiago Pinto, como defesa-esquerdo, não me parece nada superior ao André Marques.

    Quanto ao Adrien/André Santos a comparação parece-me injusta. Se o André Santos fosse posto a jogar como tem sido posto o Adrien ou, se preferires ao contrário, eu queria ver o que se dizia do André. Sempre que vejo jogar o Adrien parece-me que temos ali jogador. E fica sem responder o que seria hoje o Moutinho se não tivesse quem o tivesse posto a jogar...

    Subscrevo:"E depois jogamos um futebol horroroso. Eu olho para um meio campo formado por Veloso, Moutinho, Matias e Izmailov e penso que temos tudo para praticar um futebol de grande qualidade."
    SL

    ResponderEliminar
  17. jvl,

    Os outros clube negoceiam com clubes, fundos, compram metades de jogadores, fazem prospecção.

    No SCP, ou temos o Freitas com quem só comprávamos ao Luciano d'Onofrio e aos amigos dele, ou então compramos ao Gilmar Veloz, e, mais recentemente, ao Pini Zahavi. Este, neste pré-época, teve carta branca do SCP para bater a Premier League à procura

    Não se precisa de ser genial: tinhamos dinheiro a haver do Real Madrid pelo CR. Não se podia ter negociado o passe do Saviola para nós com essa margem de crédito?

    Quem quer o Caicedo? Só quem não viu o Caicedo jogar.

    O nosso departamento não existe, só existem pessoas que recebem salário pelas tarefas supostamente de um Departamento de Futebol.

    O SCP fica à espera que os agentes de jogadores batam à porta. E, mesmo entre esses, de acordo com alguns relatos, só alguns são recebidos por Pedro Barbosa.

    Somos o único Clube no mundo que acrdita que um agente quando traz um jogador à consideração do Clube tem o benefício do Clube como prioridade.

    SL

    ResponderEliminar
  18. JL,

    É realmente extraordinário a ligação que existe entre o SCP e um, dois agentes.
    Ao invés de darmos carta branca a Zahavi para colocar o MV em Inglaterra, porque não dizermos abertamente que estamos em saldos? É o passo que falta, no discurso de coitadinho e da falta de dinheiro.

    Dizia o JPS na CL, que o SCP faz um grande esforço no que à contenção da massa salarial diz respeito. Como lhe disse, não se nota, quando se opta por contratar o Angulo e o Caicedo. E isto leva-me cada vez mais, a questionar se existe, efectivamente, alguma estratégia em Alvalade.

    Eu continuo a perguntar: se não fosse a verba do CR, que dinheiro tínhamos para investir? Isto após termos atingido pela 1ª vez, os oitavos da LC. 0? E isto não merece o repúdio de todos nós?

    "Somos o único Clube no mundo que acrdita que um agente quando traz um jogador à consideração do Clube tem o benefício do Clube como prioridade."

    Por alguma razão somos diferentes ;)

    ResponderEliminar
  19. Uma das manifestações desse esforço no corte da despesa salarial deve ser pagarem-se prémios de acesso à LC aos administradores.

    Num Clube como o SCP, cumprir os mínimos dá dinheiro a prémio. Eis a cultura de excelência.

    Tenho que perguntar nas Finanças se não me querem pagar qualquer coisa por eu apresentar o IRS a tempo, também.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Eu "sectorista" militante me confesso, o meu primeiro blog foi o 442 mas fiquei agarradinho à blogosfera pelo SectorB32, um ponto engraçado é que comecei a comentar não por causa de algum post mas porque combinei com um amigo que está a km de distância e com quem discuto o Sporting desde os 12 anos falar atraves da caixa de comentários do Sector que ambos acompanhavamos, de repente estava a discutir com o JPL e ainda cá ando...

    Sobre o post,

    1) A deficiente construção do plantel.
    2) Fraco rendimento de jogadores-chave do plantel e falta de liderança dentro de campo.

    Estes dois pontos estão ligados e talvez por isso exista a tal crise, entendo melhor o não reforço da defesa porque não foi esse o sector que falhou no ano anterior, onde era urgente investir era no ataque. Não chegou, a defesa está uma calamidade e jogadores com qualidade para a reforçar não existem no futebol nacional. Não partilho da opinião do Peyroteo sobre Grimi, mas confirmo que ele sempre defendeu que ele era uma nódoa, o mesmo que eu acho sobre Pedro Silva.

    3) Algumas opções de Paulo Bento que limitam o potencial de alguns jogadores e da própria equipa.

    Qual é a melhor posição de Vuk, ou melhor, onde é que o Vuk rende mais? Devem existir umas 5 respostas diferentes a esta pergunta, sendo que onde ele não rende é onde jogou no jogo imediatamente anterior a responder a esta pergunta. Talvez aqui o problema seja do Vuk que não tem pachora para ouvir o que lhe dizem nem gosta de futebol.

    As responsabilidades de PB existem e não são despresiveis, mas são muito mais colectivas do que individuais, sabendo das limitações dos seus jogadores era importante montar a equipe de uma forma que a protega mais e não é isso que tem acontecido, vejo muito sofrimento em campo e pouca alegria, das poucas vezes que vi PB dar redeas à equipa o espectáculo melhorou, o poker de Bueno, o 5-3, o 3-3 de Aveiro, o 1-1 contra o Porto na Taça, mas concordo com ele não vai ser assim que vamos ser campeões.

    4) Se a pressão transforma o carvão em diamante, no caso dos jogadores de futebol já não é bem assim.

    Nem dos adeptos, que é a nossa "profissão", andamos com cara de carvão e só apetece partir o focinho a alguém, vivemos da defesa impossivel, do corte no último instante, da "cueca", do golo. Neste momento falta isto tudo.

    ResponderEliminar
  21. Relativamente às laterais, o ano passado com Abel e com Grimi / Caneira, fomos a melhor defesa do campeonato...

    @jvl, Ainda por cima os custos com pessoal no Sporting subiram vários milhões o ano passado. A contenção salarial acabou o ano passado. O resultado está a vista, nos resultados que foram apresentados...

    ResponderEliminar
  22. JL,

    "Uma das manifestações desse esforço no corte da despesa salarial deve ser pagarem-se prémios de acesso à LC aos administradores."

    Exactamente o que disse na CL.

    Miguel,

    "Ainda por cima os custos com pessoal no Sporting subiram vários milhões o ano passado."

    Ora aí está. Contenção salarial? Quando se renova com Moutinho, Liedson e Polga, só podem estar a gozar, quando invocam este argumento.
    Em relação à defesa e sua eficácia, penso que apesar de tudo, o Caneira sempre dava alguma estabilidade. Agora para jogarmos em losango, são precisos laterais que defendam e ataquem bem. Pedro Silva ajuda no ataque comprometendo na defesa, Abel lembra-me o pior Saber, centrando mal passa a linha de meio-campo e Grimi...bem Grimi nem falo. Como o peyroteo, nunca gostei dele. O problema do Grimi é o mesmo de Pedro Silva: as alternativas eram ainda piores.

    ResponderEliminar
  23. http://www.sportingapoio.com/noticias/cesar-prates-querem-laterais-apesar-da-idade-estou-fresquinho/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)