sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Voando sobre um ninho de apupos

Por vezes para mudar o rumo dos acontecimentos basta mudar uma letra, a recente descoberta que era difícil condenar incendiários porque eles incendiavam mato e a legislação só previa o incêndio de mata é mais uma prova disso. Felizmente ainda ninguém se lembrou de dizer que os incendiários bem vistas as coisas só pegam fogo ao fósforo, esse palito criminoso é que posteriormente cai inadvertidamente sobre a gasolina que ensopava o mato.

O Sporting encontra-se numa encruzilhada destas, há incendiários de maior ou menor dimensão espalhados por todo o lado e uma incapacidade enorme de apagar fogos, as razões para que nunca se consiga a extinção completa de um fogo e posteriormente fazer o respectivo rescaldo são várias e resultam num avolumar de condições propicias para reacendimentos.

Tem existido nos últimos anos diversos casos que nunca foram devidamente concluídos, o exemplo mais gritante foi a eliminatória contra o Bayern, no nosso intimo foram dias de profunda amargura, similar a algo que nos é querido e que morreu, nestes momentos exige-se um velório, um luto para permitir enterrar o assunto bem fundo e partir com esperança renovada para o futuro.

Tal não aconteceu, a Culpa continua a passear livremente por Alvalade e quem sabe é a razão de repetidamente o nosso relvado apresentar condições melhores para a prática do Corfball do que do Futebol, tal nunca acontece seja por intervenções idiotas na comunicação social de jogadores e dirigentes ou por defesa insuficiente dos interesses do clube. Ninguém entende quando se chega a um acordo de dispensa com diversos jogadores nos quais vemos alguma utilidade, e por oposição nada se consegue resolver sobre um jogador que já provou à exaustão que é mau profissional e continua a ensombrar a nossa baliza.

Neste ambiente quem paga as favas é quem dá a cara, é indigno pedir ao povo que cale o seu descontentamento quando se deixa a duvida e a suspeita medrar livremente. As vozes que se ouvem não são de inconscientes ou energúmenos são o espelho fiel de uma liderança fraca e confusa que tem receio de se assumir perante nós.

Aquilo que há de mais urgente a fazer não é mudar de treinador é sim mudar toda uma forma de actuação interna do clube que permite a quem se “mete com o Sporting” continuar a sua vida sem consequências. Perante o momento que vivemos a decisão foi de novo nada fazer, como tal por não concordar essa inacção assumo eu essa função de regeneração se basta mudar umas letras para um plano financeiro que antes foi recusado ser agora aprovado também eu tenho o prazer de vos apresentar o novo treinador do Sporting.

Senhoras e Senhores eis Jorge Gomes!


16 comentários:

  1. LMGM: Mais uma vez brutal...

    Quer-me parecer que este Jorge Gomes vai ser igualzinho ao Paulo Bento, sem tirar nem por. É só um presentimento...

    "Aquilo que há de mais urgente a fazer não é mudar de treinador é sim mudar toda uma forma de actuação interna do clube que permite a quem se “mete com o Sporting” continuar a sua vida sem consequências"

    Mais um pronto a dar O murro! Pena que chegue, como mts outros, com 4 meses de atraso.

    Concordo que não é só o treinador que tem que ser alterado, mas temos que começar por algum lado, certo?

    Gde Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ah, faltou-me dizer uma coisa: acho o titulo delicioso! :)

    ResponderEliminar
  3. O Paulo Bento não paga as favas por dar a cara mas porque o futebol desapareceu. Óbvio que o desgaste que existe por ser o único a fazê-lo é evidente.

    É preciso começar por algum lado e o que se tem assistido, é um desfilar de desculpas e justificações risíveis que apontam para que, mais uma vez, nada se faça. E é isso que me preocupa.
    Tudo pode ser feito ou acontecer ao SCP que as responsabilidades são todas elas dos adeptos e sócios.
    Até me admira como ainda não disseram que se venderam apenas X Gameboxes, porque os sócios e adeptos não compraram mais, sem sequer se interrogarem sobre a razão que nos leva a agir assim.

    Alguém acredita que, caso Barbosa e MRT saiam, a qualidade de jogo do SCP melhora? Eu não. Agora caso optem por reformular o departamento de futebol, que arranjem quem efectivamente possa lidar com o mercado. Que se comece a trabalhar de maneira a que, caso um jogador nosso seja vendido ou se lesione, haja 2,3 ou mais soluções para o substituir.

    Eu gostava de ser campeão com PB. Merece-o, todos nós o merecemos. Assim como merecia sair pela porta grande, coisa que dificilmente acontecerá neste momento. Pessoalmente, acho que PB não é parte da solução mas sim do problema. Sendo assim, só resta (um)a saída.

    ResponderEliminar
  4. "mudar toda uma forma de actuação interna do clube que permite a quem se “mete com o Sporting” continuar a sua vida sem consequências"

    Com mais ou menos palavras, de forma mais ou menos delicada, qualquer sportinguista que acompanha o clube e o futebol português percebe que o problema principal do Sporting é o seu comportamento como um todo, e que o miserável futebol apresentado é apenas um dos rostos visíveis dessa (falta de) atitude.

    Tenho dúvidas se o Jorge Gomes será parte do problema ou da solução, mas espero que quando optarmos por um treinador com valor, não o façamos para podermos manter toda a estrutura, que está há bem mais de 4 anos, agarrada ao poder.

    Desconfio que JEB tenha forças para mudar este Sporting, mas confio que pelo menos chegará a hora em que se demitirá e concorra às eleições com uma lista elaborada por si, com os que realmente o acompanham, e lhe possam permitir reais mudanças.

    SL

    http://sportingseculoxxi.blogspot.com

    P.S. - as mais recentes declarações de Vítor Pereira, que acabei de 'postar' no meu blogue falam por si, e mostram cabalmente a chacota que somos para a arbitragem neste país.

    ResponderEliminar
  5. Se soubesse o verdadeiro problema da pobreza do futebol do SCP talvez deixassem de falar do Paulo, mas enfim....

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde pessoal,

    Precisava de falar com vocês, têm contacto de msn ou email? Respondam sff para http://futebolodesportorei.blogspot.com/, em cima têm os nossos contactos.

    Continuação do bom trabalho efectuado.

    ResponderEliminar
  7. Caros Futebol Desporto Rei:

    Já seguiu o e-mail.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo, estamos aqui para isso mesmo. Diga lá então quais os verdadeiros problemas do Sporting?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo,

    Já que sabe, e de maneira a que não só nós, mas todos, deixemos de falar do PB, dig-nos então, qual o verdadeiro problema da pobreza do futebol do SCP. Ou é mais um adepto da escola Octaviana?

    ResponderEliminar
  10. O SPORTING precisa de um PRESIDENTE.

    Fanático pelo SPORTING

    ResponderEliminar
  11. LMGM:
    Começando pelo fim: acredito que a questão que tanto nos aflige no momento tenha uma componente psicológica associada e se, por acaso, rapassemos o cabelo a PB, lhe dessemos uns banhos gelados, seguidos de choques electricos, à semelhança do sucedido com o Jack Nicholson no filme que te inspirou, ele mudasse de expressão o suficiente para que os jogadores e adeptos pensassem que tinhamos mudado de treinador.

    Mas não precisamos de chegar a esses extremos, uma vez que também PB, tal como McMurphy, não está louco apenas esgotou e esgotou-se a fazer o seu papel e de outros, não me parecendo que possa superar este momento. Tal como dizia há dias vejo dificil a tomada de posição que acabe com a saída de Bento, por 2 razões: pelo complexo de culpa que quem manda sente por não dar as condições para poder exigir mais e por não ficar ninguém para servir de alvo, atrás do qual muitos se escondem .

    "é indigno pedir ao povo que cale o seu descontentamento quando se deixa a duvida e a suspeita medrar livremente. As vozes que se ouvem não são de inconscientes ou energúmenos são o espelho fiel de uma liderança fraca e confusa que tem receio de se assumir perante nós." Não podia estar mais de acordo.

    O final do post é a parte mais brilhante deste post e retrata na perfeição o que muitos de nós sentimos quando olhamos para o clube.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Esqueci-me de um pormaior: quem teríamos nós encarregue da missão de escolher um novo treinador?

    É que mudar de treinador significaria a trabalheira de ter que escolher alguém. O mais certo seria promoverem o Lima (nada contra o homem, serve apenas o exemplo).

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    nao temos o presidente que sugeriu ao outro candidato que se quisesse brincar aos futebóis, que começasse pelos infantis?

    É de facto um problema pedir a uma pessoa para despedir um amigalhaço (MRT), ou a outra para encontrar uma alternativa a um amigalhaço (Barbosa), ou mesmo ao presidente para pôr em causa os amigalhaços que o fizeram chegar ao poder. E por isso temos esta "soluçao": esperar pela serenidade, pelo regresso da "confiança" e - de preferência - em silêncio.

    No meio disto tudo, continua a preocupar-me a fuga para a frente. Em vez de se constatar o evidente: que os mesmos recursos produzem cada vez menos e quase sempre contra quem tem ainda menos recursos, há quem aponte a insuficiência de recursos como desculpa para a qualidade que se vem evidenciando (desde 2007 para mim, para outros desde o pincípio da temporada...).

    E por isso é com enorme reserva que os sportinguistas devem ver quaisquer alienaçoes ou restruturaçoes que passem por colocar mais €uros nas maos de quem consabidamente nao tem tido capacidade para os reproduzir. Quantos MA17 e FC11 (LG18, Purovic, etc.) serao necessários para se perceber que o problema nao está em quem SE contrata, mas em quem contrata? (e também em quem pretende que aquele primor de técnica montenegrino desça às alas para organizar...)

    É que a soma de todos os Paredes, Farneruds, Buenos, Romagnolis, Caicedos e Angulos vale - em salários e em (des)valorizaçao dos nossos jogadores, bem mais baratos - seguramente mais que os direitos que se pretendem agora passar para a SAD. Com ou sem razao para a operaçao, oferecer dinheiro a quem nao o sabe investir sempre me pareceu mau negócio.

    Por isso - caro LdA - face à inevitabilidade de se continuar com esta estrutura podre, sugeri aqui há uns meses (já... como o tempo voa...) que o MÍNIMO que o JEB poderia fazer era contratar um homem de confianca que aferisse da qualidade dos treinos, dos jogadores, das contrataçoes, etc. Alguém de fora da estrutura que reportasse exclusivamente a ele.

    Porque se se pergunta o que está a correr mal a quem acha que se está a fazer o melhor possível, que tipo de resposta se pode obter??

    ResponderEliminar
  14. "Aquilo que há de mais urgente a fazer não é mudar de treinador é sim mudar toda uma forma de actuação interna do clube que permite a quem se “mete com o Sporting” continuar a sua vida sem consequências."

    LMGM, revejo aquilo que penso nessa postura, apesar da minha paciência com Paulo Bento estar completamente esgotada. Porém, considero que há algo de mais errado do que somente a questão técnica. Há muitos anos que assim é, infelizmente.
    Abordas a questão de Munique, exemplo que eu próprio não me canso de trazer a lume, já que falamos em fogueiras. É que esse incêndio não teve de facto rescaldo. Ribeiro Teles ainda disse que alguém tinha que assumir as consequências, mas a verdade é que até hoje, os únicos que assumiram tais consequências foram os adeptos vexados pelo peso de tamanha derrota. E isto aplica-se a tudo o resto no Sporting. Ninguém assume o que quer que seja, tudo foge, ninguém dá a cara, tudo se esconde. JEB, tens muito que pedalar...

    ResponderEliminar
  15. Para quem nao é do sporting (como eu), a avaliação q faço do mau momento do clube é que resulta de um plantel muito mediano para quem tem aspirações ao titulo. Abel, caneira, andre marques, polga, pereirinha, adrien, não tinham lugar no plantel do porto (principal candidato) ou do benfica. Mesmo do braga, vejo melhores jogadores em algumas posições, como nos centrais.

    Não me parece q o principal problema seja o paulo bento. No entanto, visto q todos já vimos o sporting a jogar muito mais futebol em épocas passadas com este treinador e praticamente os mesmos jogadores, acho q seria benéfico uma mudança de treinador. A mensagem já nao passa do paulo bento p jogadores. Não sei é quem poderá vir. De momento não identifico nenhum treinador que prometa mais q o paulo bento e q esteja ao alcance do sporting.

    Além do mais as constantes cenas q o paulo bento e seus dirigentes fazem em relação à arbitragem passa totalmente o limite do aceitável. Em vez de culparem os jogadores por falharem passes certos ou golos de baliza aberta, atiram se aos arbitros. Já todos sabemos q os arbitros em portugal são maus. Não têm bom senso. Muitos são uns perfeitos patetas. Mas se o sporting marcasse dois golos, não estaria dependente do penalti mal assinalado à equipa adversária ou duma expulsão errada. Os arbitros vão sempre falhar. Não nos podemos fiar neles. Daí a descobrir uma perseguição dos arbitros ao sporting vai um longo caminho. E querem tirar o vitor pereira de socio do sporting?? Sem comentários. Quem tem q se queixar dos arbitros e mandar vir com eles são os adeptos.Não os dirigentes e treinadores. Pelo menos da maneira q os dirigentes do sporting fazem. E os do benfica tb infelizmente.

    O bettencourt atirar-se constantemente ao benfica é mais uma cena ridicula. Ainda hj no record o pedro souto, q se tinha candidatado à presidência do sporting e q a meio se retirou, diz q um no projecto do bettencourt estava tb a criação de um fundo de investimentos. E ontem o dias ferreira dizer q nas assembleias gerais nunca cabam à pedrada no sporting. É verdade. Mas tb tem menos 70% ou 80% de participantes. Prefiro assim.

    Não ajuda tb este ano o benfica estar a jogar um bom futebol, estando nos lugares cimeiros, o q indirectamente acentua o mau estado do sporting. Além do mais, a boa campanha do braga tb nao ajuda. Mas eu como benfiquista nao me iludo. Quando começarem os jogos dificeis, q estão aí à porta (everton, nacional,sporting) o benfica vai perder pontos com certeza, e o porto infelizmente tem outra estaleca q em portugal mais ng tem, q faz dele os mais provaveis campeoes nacionais este ano.

    Por fim só felicitar pelo blog, está bastante bom.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)