terça-feira, 11 de maio de 2010

Para que servem os Corpos Sociais?

Tinha já redigido esta reflexão quando hoje tomo conhecimento da notícia de demissões no Conselho Leonino, mais concretamente de elementos da lista de Pereira Cristóvão, designados como elementos de oposição. Não podia ser mais a propósito.

Os conselheiros supra-citados confessam a inutilidade do órgão como confirma a sua falta de actividade há mais de 6 meses. Desconheço se o mesmo não sucede também com o Conselho Directivo do clube, mas não ficaria muito surpreendido se assim fosse. Mas o que me surpreende é o silêncio estabelecido em torno do clube, como se houvesse um pacto, ou como se nada houvesse a dizer por parte daqueles que foram eleitos. São muito mais evidentes as suas omissões e silêncios do que as repercussões dos seus actos. Será provavelmente resultante de alguma limitação minha, talvez imposta pela distância a que vivo de Alvalade, mas de há muito tempo a esta parte que não consigo perceber o que fazem os elementos que compõem os actuais corpos sociais do nosso clube. Mais ainda quando o momento do clube merece reflexão profunda.

A pergunta que não deixo de fazer vezes sem conta é que tipo de relação têm então os dirigentes do Sporting com o clube que dizem amar. Sendo muitos dos actuais e anteriores membros dos corpos sociais referências nas suas actividades profissionais – gestores, empresários, juristas, médicos, economistas, etc., etc. – conseguiram-no certamente com o rigor e o empenho com que se dedicaram na sua afirmação profissional, pessoal e social. Mas, olhando para os resultados das suas presenças nos órgãos sociais, não se encontra qualquer paralelo entre as suas conquistas pessoais e as marcas que deixam na sua passagem pelo clube.

Algo de profundamente errado tem que estar por detrás isto. Ou é o modelo de governo do clube, ou são as pessoas ou a forma como estas são seleccionadas e claro, as próprias opções dos adeptos quando chamados a escolher. JEB tem estado sob fogo cerrado, muitas das vezes por culpas próprias. Mas quer-me parecer que há muita gente escondida atrás dele, ou a simplesmente a fazer figura de corpo presente.

Não é de estranhar o ruído dos adeptos. Imaginem um autocarro da Carris. Se, ao descer a calçada de Carriche, ele aparenta falta de controlo, é natural os passageiros comecem a murmurar. Alguém os pode censurar? É que é quem dirige quem toma as decisões. Ou devia ser.

21 comentários:

  1. Não sei como é hoje, mas no tempo de Soares Franco, o próprio Conselho Directivo passava meses largos sem reunir, o que é absolutamente espantoso...

    ResponderEliminar
  2. Eu sou profundamente contrário à ideia de que o Sporting é um clube elitista, mas olhando para muitos dos membros do Conselho Leonino não consigo deixar de pensar o que é que lá estão a fazer. Perdoe-se a franqueza de linguagem, mas acho que para muitos é tão somente uma questão de 'cagança'.

    É que se em alguns reconheço esforço, dedicação e devoção ao Sporting noutros acho que apenas foram nomeados e aceitaram o lugar como símbolo de estatuto social e como tal o que se lhes 'exige' é tão somente fazerem figura de 'burrinho de presépio'. Os que não tiverem perfil para isso, que saiam.

    Como tal, acho que o post acerta nas questões ("Ou é o modelo de governo do clube, ou são as pessoas ou a forma como estas são seleccionadas e claro, as próprias opções dos adeptos quando chamados a escolher."), simplesmente considero que a razão do não funcionamento e inutilidade dos órgãos sociais resulta da combinação de todos aqueles factores.

    ResponderEliminar
  3. Calma porque o cabeça de cotonete embora esteja em alvalade á cerca de 10 anos, passou os últimos 7 meses a reorganizar o clube para que para o ano possamos lutar com benfica, porto e principalmente braga um lugar nos 3 primeiros.

    As coisas estão a ser tratadas internamente e estes elementos que se demitiram apenas estavam a estorvar, é preciso elimina-los e deixar governar quem realmente percebe do assunto.

    SL e viva o Sporting de antigamente.

    ResponderEliminar
  4. Exacto... na verdade o moço tem estado estes meses todos a trabalhar numa poção miraculosa. Com ela, vamos ter um JEB competente, criterioso, ambicioso, mobilizador, cheio de capacidade de liderança e de visão!

    Basicamente o homem vai deixar der ser um incapaz!

    ResponderEliminar
  5. Sendo um órgão consultivo e que se reúne de forma espaçada, mais de 6 meses entre cada reunião, qual é sua utilidade?

    Porque se com a época que tivemos, não se reuniram para debater o estado do SCP, vão fazê-lo quando a situação for inversa? Para quê? Palmadas nos ombros e afins?

    Extinga-se este órgão de "notáveis" que mais não é que um desfilar de vaidades e meio de ganhar notoriedade.

    ResponderEliminar
  6. Se fosse 'só' o CL a ser inexistente...

    A enorme maioria dos membros eleitos para os restantes Órgãos Sociais (CD, AG e CFD)do SCP, estão lá a fazer exactamente o quê? Dar palmadinhas nas costas ao inimputável?... A rir às custas das barbaridades que ele debita? A comer croquetes? Ou não será q aceitaram apenas e só para fazer o frete e/ou pq é 'chic' aparecer nas listas?

    Pessoalmente, concordo com a atitude destes conselheiros eleitos na lista de PPC. Se o CL não serve para rigorosamente nada, continuam para quê? Aconselhar não será... seguramente...

    SL

    ResponderEliminar
  7. JVL:
    "Sendo um órgão consultivo e que se reúne de forma espaçada, mais de 6 meses entre cada reunião, qual é sua utilidade?"

    A questão é mais grave do que isso. Os elementos demissionários várias vezes solicitaram o convocação do CL, o que nunca foi atendido. Ao não verem atendidos os seus pedidos é natural a posição tomada.

    Devo dizer que quando li a noticia a minha primeira reacção foi pensar: "bolas mas afinal desistem facilmente. Depois de lido a cara enviada a Dias Ferreira sou obrigado a compreendê-los. Aqui fica, via Site de Apoio:

    "Exmo. Senhor Presidente,

    É do conhecimento geral que o Sporting Clube de Portugal vem atravessando, desde alguns anos a esta parte, um dos períodos mais conturbados da sua história, necessitando, por isso e para o ultrapassar, do contributo e apoio incondicional dos seus sócios.

    Por assim o entendermos, por paixão e devoção ao clube do nosso coração, aceitámos integrar, sem reservas, a lista para o Conselho Leonino encabeçada por um dos ora signatários, concretamente por Luís Aguiar de Matos.

    Mas fizemo-lo, também, por entendermos ser o Conselho Leonino um órgão importante para o bom desenvolvimento do Clube, através do contributo de todos os seus membros.

    Todavia, não decorrido um ano, somos forçados a concluir o contrário!

    Com efeito, verifica-se que o Conselho Leonino já não reúne desde o mês de Novembro de 2009, isto é, há cerca de 6 (seis) meses, não obstante os muitos

    momentos difíceis e sensíveis por que passou o nosso Clube durante a época que está agora a findar, o que para nós é manifestamente incompreensível e censurável.

    Verifica-se, também, que o Conselho Leonino não reúne desde aquela data, não por vontade ou por falta de interesse de alguns dos Conselheiros eleitos, designadamente por parte dos Conselheiros ora signatários, mas sim por falta de interesse de V. Exa., enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral, do Presidente do Conselho Directivo, do Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar e da larga maioria dos restantes membros que o compõem, bem patenteada pelo facto de nunca terem respondido afirmativamente aos pedidos formulados para esse efeito.

    É forçoso, pois, concluir que o Conselho Leonino é, na actualidade, um órgão que não reúne, não produz e que não é chamado a participar na vida do Clube.

    Estando ferido na sua essência o espírito que presidiu à nossa candidatura e eleição, por esgotada que está a possibilidade de podermos servir o Clube, enquanto Conselheiros Leoninos, de forma activa, livre e cooperante, vimos apresentar a nossa resignação aos cargos para que fomos eleitos, com efeitos imediatos, o que fazemos em nome do respeito que se nos impõe observar pelo Sporting Clube de Portugal e por todos os seus sócios.

    Com os melhores cumprimentos,

    Luis Aguiar de Matos

    Margarida Caldeira da Silva

    Luis Dória Cortesão

    Carlos Paiva Raposo"

    ResponderEliminar
  8. Como devem compreender dada a minha "posição", obviamente que não é algo que constitua uma novidade para a minha pessoa...

    SL

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,

    A questão também é essa, o Sporting actualmente parece um 'one man (bad) show', pois não se vê ninguém de nenhum dos órgãos sociais a tomar uma atitude, são só adeptos do 'c_roquette'?

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    "A questão é mais grave do que isso. Os elementos demissionários várias vezes solicitaram o convocação do CL, o que nunca foi atendido. Ao não verem atendidos os seus pedidos é natural a posição tomada."

    Não é a 1ª vez que oiço isso. Antes das eleições falou-se exactamente nesse problema - se não estou em erro foi o Aguiar de Matos.

    É grave que esses pedidos não sejam atendidos, obviamente, mas sempre me questionei àcerca da utilidade desse órgão consultivo.
    Optaram por demitir-se; respeito, compreendo e possivelmente teria feito o mesmo. Ainda assim, não invalida em nada a minha opinião acerca do mesmo.

    Isto demonstra que o JEB acha que vai tudo sobre rodas. O meu receio aumentou e muito.

    ResponderEliminar
  11. Quanto se tem um déspota a frente do clube é difícil esperar melhor que isto.

    Eu posso, eu mando (cof cof), o Sporting sou eu.

    Para quê ligar a ralé?

    Que chatice!

    ps – temos que admitir uma coisa. Ele é coerente, quem fugiu de debates em plena campanha eleitoral, deixando os 3 comentadores da tv fazendo o serviço de plagiar a campanha opositora (aqui, eduardo barroso, foi um mestre); temos que convir que há coerência.

    ResponderEliminar
  12. Leia-se Quando* e não Quanto, desculpem.

    ResponderEliminar
  13. 10A:

    Exactamente! Se não são apenas e só adeptos do c(r)oquet(t)e, parecem...

    E na SAD 'idem aspas', temos o DdF Costinha... e (após alguns segundos a pensar) só me lembro de mais o 'team manager', ou lá o que é, Salame Garçon (ex de ex de ex qlq coisa dentro da 'estrutura'...)... É pois, mt naturalmente que se tem q recorrer aos 'préstimos' de uma gestifute qlq...

    Olha, estamos entregues...

    SL

    ---

    Hugo:

    Há reacções da AAS face aos últimos desenvolvimentos?


    Abraço.


    ----


    FCS:


    "...na verdade o moço tem estado estes meses todos a trabalhar numa poção miraculosa. Com ela, vamos ter um JEB competente, criterioso, ambicioso, mobilizador, cheio de capacidade de liderança e de visão"

    LOL. Valha-nos o humor (negro?; verde?) para não desesperar...

    SL

    ResponderEliminar
  14. Confesso que assim de repente, não me ocorre um único nome dos restantes membros da direcção do Sporting Clube de Portugal…. Admito que seja apenas falha minha.

    Curiosamente, assim de repente lembro-me de nomes como José Manuel Roseiro, Abílio Fernandes ou Tomás Aires… dos tempos do Sousa Cintra.

    Porque será?


    Virgílio,

    É puro azedume!!! :)

    ResponderEliminar
  15. Caros,

    A AAS apresentou recentemente uma proposta ao Sporting Clube de Portugal para a reforma do funcionamento do Conselho Leonino.

    Aqui fica o link:

    http://www.aasporting.com/pdf/AAS_Modelo_CL.pdf

    ResponderEliminar
  16. Falando em Conselho Leonino, não há ninguem que cale este tipo???

    Bolas!!!

    ResponderEliminar
  17. Refiro-me à sua eminência Rui Oliveira e Costa.

    ResponderEliminar
  18. FCS:
    Se ele não fala no CL ao menos deixa-o falar no "Pograma" :-)

    ResponderEliminar
  19. jaugusto:

    Ele que fale onde quiser desde que pare de diminuir o Sporting Clube de Portugal.

    A imagem que ele projecta do Clube é horrorosa! Só aquele discurso do 2ºlugar... que nojo!!

    ResponderEliminar
  20. Caros amigos,
    Como sabem não tenho a disponibilidade que gostaria para participar neste querido espaço compartilhado por sportinguistas de coração nobre como todos aqui são.
    Dada a sensibilidade do tema, informo-vos em primeira mão que os ora demisssionários conselheiros leoninos informaram-me em primeira mão da sua decisão, ainda antes da mesma ser comunicada ao PMAG, num gesto de enorme simpatia, cortesia e respeito. Eles sabem bem o ambiente que se respira naquelas reuniões e das dificuldades que nós, conselheiros da AAS, iremos ter de forma acrescida doravante.

    Não obstante, devo-vos dizer que um dos pontos do programa da AAS era precisamente a reforma do Conselho Leonino por entendermos que era um orgao inócuo, o que, na prática, foi plenamente comprovado. Mas tão não se configurou como uma surpresa. Muito pelo contrário.

    Entendendo a argumentação dos conselheiros demissionários e sem querer fazer qualquer critica, considero que será sempre muito mais fácil desistir e "deixá-los" governar a seu belo prazer sem terem que ouvir as verdades nos lugares certos. E é para isso que ali estamos. Para dizermos o que pensamos, nem que seja uma vez por ano. Também nós pedimos imensas reuniões que não foram aceites, porque para serem obrigatoriamente aceites é exigida a aprovação de 1/3 dos conselheiros. E nós somos só 3...

    Mas não desistimos do Sporting Clube de Portugal. Nem hoje, nem ontem, nem amanhã.
    Contem connosco! TODOS! Os que votaram em nós, os que não votaram e simpatizam connosco e todos aqueles que não simpatizam com as nossas posições. O objectivo é uno : Sporting Clube de Portugal.

    Um abraço,
    Pedro Faleiro Silva
    Conselheiro Leonino
    Associação de Adeptos Sportinguistas

    PS: Em breve contarei expor esta e outras posições da AAS publicamente num jornal da especialidade. Temos estando calados, mas o silêncio não é sinónimo de desatenção...

    ResponderEliminar
  21. FCS,

    "Ele que fale onde quiser desde que pare de diminuir o Sporting Clube de Portugal.

    A imagem que ele projecta do Clube é horrorosa! Só aquele discurso do 2ºlugar... que nojo!!"

    Apesar de não acompanhar esses programas, chega até mim o eco dos mesmos. O ROC, com o discurso dele, é mais terrorista e taliban que qualquer um dos Sportinguistas que assim foi conotado pelo JEB.
    Seria bom que tal fosse revisto, pelo próprio ROC - o que duvido pois parece-me ser um imbecil de 1ª - ou então que alguém da comunicação do SCP, o fizesse junto dele - o que me parece difícil pois política de comunicação do SCP = 0 ou perto disso.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)