domingo, 13 de junho de 2010

Não haverá Quaresma

Ficou-se a saber hoje que Quaresma ruma à Turquia, mais propriamente ao Besiktas. Nunca imaginei que fosse fácil tê-lo de volta, tendo em conta o preço do passe e seus elevados vencimentos. Mas depois de saber que custou 7 milhões de Euros, menos do que poderemos vir a pagar por Pongolle, talvez esse sonho não fosse assim tão irrealizável. Mas, pelo que se sabe até agora, tudo leva a crer que em Janeiro passado gastamos como se não houvesse amanhã e agora não podemos queixar de amanhã não chegar ninguém… Mas mais lamentável parece ser a opção do “cigano”: a Turquia costuma ser um refúgio dourado para estrelas decadentes, e do Estreito do Bósforo é mais comum a passagem para o anonimato do que para o estrelato.Uma pena para um jogador da sua categoria, se tal vier a suceder!

Falando em reforços, possíveis ou imaginários, não deixa de ser intrigante saber que Costinha foi de férias, precisamente um par de dias após ter declarado que “se um dirigente quiser ter sucesso não pode ter férias nem horários diários definidos". O que me leva a concluir que, a uma semana do inicio dos trabalhos, i) o director desportivo tem os dossiers todos tratados, tendo feito tudo o que estava ao seu alcance, ii) preparou-se para um período decisivo e extenuante, iii) há muito pouco ou nada a fazer na actual conjuntura em Alvalade e o plantel só ficará definido após o Mundial, depois de se saber o que se vende, para depois se saber o que se poderá comprar.

Os próximos dias poderão ser esclarecedores, ou talvez não. Mas não deixo de assinalar que seria uma pena que, precisamente no ano em que a pré-época voltou a ser preparada como dever ser a de uma equipa com ambições, que possa esta possa vir a ser desperdiçada. Que é o que acontecerá, se, no dia 5 de Julho, quando se partir para Evian-les-Bains, não se saiba muito bem quem sai ou quem entra.

14 comentários:

  1. Caro,
    Há que ser correcto na análise das situações. Quaresma vai custar 14 milhões de euros.

    Sete melhões do passe mais 7 milhões em ordenados dispersos por 3 épocas.

    Posto isto, acha que faz algum sentido o seu comentário?

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  2. Waterloo_scp:
    Tenho pena que se estreie a comentar aqui no blogue pretendendo dar lições sejam elas de que natureza for. Mesmo assim ficam as boas-vindas ao blogue.

    Se o meu caro lesse com atenção teria lido que "nunca imaginei que fosse fácil tê-lo de volta" mas que 7 milhões pelo passe é menos do que o de Pongolle, que pode acabar em 9 milhões, como julgo que sabe. Ficam de fora os valores dos vencimentos e prémios. Por isso acrescento que, se fosse bem planeada, talvez a operação Quaresma até fosse viável.

    Dito isto acho que faz todo o sentido colocar a questão. Fica por saber qual a vontade do Quaresma e se ele seria um jogador da vontade do treinador.

    ResponderEliminar
  3. Posto isto, acha que faz algum sentido o seu comentário?

    Caro Waterloo_scp

    Desde que construtivos todos os comentários fazem sentido. Por isso não me parece desajustada a análise sobre os gastos completamente irracionais de Janeiro e quiça nos poderão penalizar na próxima abordagem ao mercado, não acha?

    ResponderEliminar
  4. Desilusão? Se Izmailov ficar e estiver a 100% na minha opinião ficamos a ganhar.

    Falta-nos isso sim, dois centrais altos e bons no jogo aéreo, um lateral esquerdo e um matador a sério.

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Acho que aqui também conta muito a vontade do jogador, e por mais que uma vez li que ele achava não ser ainda tempo de regressar a Portugal.

    Agora, a questão é mesmo porquê escolher a Turquia para jogar onde muito dificilmente poderá brilhar e voltar a ser referência a nível europeu?
    Parece-me mais um passo atrás na carreira deste brilhante jogador...oaxalá me engane.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  6. O quaresma tem qualidade inata, já percebemos, mas parece destinado a brilhar em campeonatos de segunda linha, onde se sinta a referência. Não me parece despropositada a opção dele: brilhou em portugal mas falhou em espanha, itália, inglaterra e itália de novo. Ao invés de integrar grandes clubes onde é reserva mais vale que jogue e se destaque num mediano como este besiktas, onde aliás vai ganhar papel com fartura. Talvez seja esse o caminho mais curto para voltar à selecção, e bem precisávamos agora dele, se estivesse em forma.

    Quanto a não ter regressado ao sporting, fico indiferente. Desde logo porque nunca mostrou qualquer interesse nisso, e depois porque já festejou golos pelo porto em alvalade como se não houvesse amanhã. E que não fosse por isso, nunca mostrou a mais pequena gratidão por quem o formou. Que vá para onde lhe der na telha.

    Por outro lado, nunca o conseguiríamos comprar. A contratação do pongolle e a ausência da champions devem ter deixado os cofres do clube sem um euro líquido. Acresce que os nossos poucos activos com valor importante de mercado estão desvalorizados, e até contribuímos para que isso acontecesse - caso do izmailov.

    Falta uma semana para arrancar a pré-época e os reforços inequívocos que o presidente prometeu ainda não sairam dos jornais. E para virem os amigos do costinha em final de carreira mais vale deixar o plantel como está e apostar nos andrés santos, pelo menos conferem ao clube algum tipo de identidade.

    E seja o que paulo sérgio quiser (ou puder).

    ResponderEliminar
  7. Quaresma NÃO queria voltar a Portugal...disse-o várias vezes e de várias formas,é um não assunto e o post não faz sentido.

    ResponderEliminar
  8. Rui Coelho,

    "Quanto a não ter regressado ao sporting, fico indiferente. Desde logo porque nunca mostrou qualquer interesse nisso, e depois porque já festejou golos pelo porto em alvalade como se não houvesse amanhã. E que não fosse por isso, nunca mostrou a mais pequena gratidão por quem o formou. Que vá para onde lhe der na telha."

    Quaresma esteve até ao último momento à espera que o SCP o contratasse antes de assinar pelo fcp. O SCP é que não quis. Quanto ao não mostrar gratidão pelo clube que o formou, já o ouvi várias vezes manifestar exactamente o inverso.

    ResponderEliminar
  9. Dificilmente Quaresma voltaria a Portugal como um falhado. É uma questão de ego pessoal que entendo, porque afinal todos nós temos o nosso brio! De qualquer modo, a questão colocada pelo LdA das contratações efectuadas no mercado de Inverno é pertinente. Foi mais uma das asneiras de quem parece ser especialista nisso mesmo - fazer asneira! Pretendeu salvar a pele perante a contestação dos socios e não soube guardar as fichas para a altura correcta que seria a prepararação conveniente da nova epoca preferindo investir na que já estava perdida! Desmotivando inclusive os jogadores contratados que se integraram num grupo desmoralizado e perdedor! Queimando activos ainda antes de vestirem a camisola do Clube!

    Quanto ao comentário feito pelo jvl, é pertinente e se bem me lembro foi exactamente o que se passou e que Quaresma exprimiu na altura. Ele queria voltar ao Sporting. O clube é que não atendeu ao desejo e abriu a porta ao FCP!

    ResponderEliminar
  10. Nas hipóteses sobre as férias do Costinha faltou um "são falsas férias para poder tratar mais tranquilamente de alguns negócios para o Sporting". Eu para nosso bem espero que seja esta hipótese.

    ResponderEliminar
  11. Para quem desvaloriza o campeonato turco: é bom recordar que nos ultimos tempos tem recebido mt mais craques que, por exemplo, a nossa Liga Sagres... O poderio económico de um Gala, Fener e Besiktas é considerável e incomparavelmente superior ao do SCP.

    Um exemplo de um jogador que ali relançou a sua carreira: ANELKA! Saiu da Turquia para regressar à Premier. E não foi para um clubezeco qlq do meio da tabela...


    Ricardo Quaresma não passou de um devaneio... dos pasquins...

    Não me parece que Quaresma seja ingrato... Por mais que quisesse regressar ao SCP, nunhum profissional o faz prescindindo de parte substancial do seu salário. Estamos a falar de diferenças muito avultadas... e não uma redução de 10 ou 15%, p.e.!

    Boa sorte 'ciganito'. Cumprimentos ao Rodrigo.

    SL!

    ResponderEliminar
  12. Virgilio:
    Apesar das importações e do poderio económico - estamos a falar de um produto que se pode vender num país com 70 milhões - o campeonato turco dificilmente tem mais visibilidade que o nosso, à excepção da Alemanha, por razões sócio-económicas. Num os grandes de Portugal, especialmente se fosse num contexto de uma época favorável, Quaresma teria outra exposição. E como digo no texto, a Turquia tem sido procurada mais para manter o status económico do que para reavivar êxitos.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pelas boas vindas.

    Não pretendo dar lições a ninguém.

    O facto é que andamos todos descontentes, fruto de uma época a todos os níveis miserável e de um dirigismo cheio de graves equívocos.

    O que me parece é que isso por vezes já nos bloqueia a razão.

    Pego no frase que finalizou o seu post para dizer o seguinte:

    "Fica por saber qual a vontade do Quaresma e se ele seria um jogador da vontade do treinador."

    Provavelmente o treinador não se importaria de ter um jogador como o Quaresma.

    Já em relação ao Ricardo Quaresma, a sua vontade (neste caso falta dela) foi expressa por diversas vezes nos últimos tempos.

    Por tudo isto continuo a achar que a análise que fez só tem sentido, à luz da frustração que os últimos tempos trouxeram às hostes leoninas.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Admiro o passado de Quaresma, mas nós precisamos de jogadores que, mais do que técnica, tenham atitude. Um jogador com a técnica do Quaresma, que foi treinado por Mourinho e que poucas vezes tocou na chicha na época que passou só pode ter um problema de atitude (reparem que até o Balloteli, apesar dos inúmeros problemas, foi sempre reabilitado por Mourinho e jogou bem mais do que ele).

    E de vedetas já está o Sporting cheio... Acho mais. O Quaresma é, na minha opinião, o típico jogador da formação que deve render para a equipa principal 2/3 anos e depois deve ser vendido por um bom preço. Foi o que aconteceu. Ganhamos o nosso dinheirinho e não devíamos agora estragar esse rendimento com a recompra de um activo claramente desvalorizado. Sei que ele jogou bastante no Porto, mas naquele clube quem não jogou nos últimos anos? Em terra de cegos quem tem um olho é rei... E o passado raramente se repete.

    Quero ver no Sporting jogadores com qualidade, mas também com garra! Quaresma ficava-se apenas pela primeira e, meus amigos, sem garra... esqueçam os títulos!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)