sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Agora chorem eles

Tal como havia predito ontem, a missão era difícil mas foi levada a cabo na plenitude. O Sporting i) venceu a história, aditando uma nova alínea ao seu livro de memórias e do futebol português, uma vez que nenhuma equipa nacional havia conseguido ainda o reviralho de um resultado adverso em casa de 0-2; ii) contra os seus próprios fantasmas e insuficiências, bem patentes nos resultados e exibições recentes; iii) contra o adversário e contra o seu espectacular público, há que dizê-lo. Aquele inicio de jogo nas bancadas foi ao mesmo tempo bonito e intimidante.

O futebol jogado não foi ópera? Não foi, de facto, e dificilmente poderia ter sido. A equipa do Sporting estava à beira de um naufrágio iminente, pelas atrás aludidas prestações decepcionantes e pelo resultado do primeiro jogo. Não é expectável que se lute contra um naufrágio com passos de natação sincronizada. Como seria um espectáculo no mínimo grotesco que, na iminência do naufrágio, e após atingir um porto seguro, que agora cortássemos os pulsos. Dar largas à alegria genuína que o pequeno feito de ontem significou pode ter um efeito, desejável diga-se, ao mesmo tempo libertador e purificador.

Se pudesse mudar alguma coisa nesta vitória seria o local onde ela ocorreu: punha-a em Alvalade. Os Sportinguistas precisam de comemorar juntos os grandes e os pequenos feitos e nessa catarse afastarem-se da amargura provocada pelo sofrimento em excesso, que mina a confiança e a auto-estima. Pior, na ausência de vitórias sobre os adversários, os Sportinguistas escolhem vencer-se uns aos outros. A caixa de comentários deste blogue tem alguns, felizmente poucos, exemplos.

Nem tudo está bem quando acaba bem e o jogo de ontem de ontem deixou imensas sombras a cinzento-escuro, que confirmam o diagnóstico aqui feito no post de ontem, de onde víamos um general no seu labirinto. Mas se é verdade que ainda não se viu ontem uma equipa de corpo inteiro, vimos-lhe a alma. Não apenas até Almeida mas a alma que de Alvalade chegou à Dinamarca. O jogo teve momentos particularmente adversos, o naufrágio iminente, mas, mesmo quando não conseguiram jogar bem, os jogadores não soçobraram perante a adversidade. O que desmente os diagnósticos de falta de carácter dos jogadores, argumento usado para esconder outro tipo de deficiências. Carácter não é uma característica que se tenha às segundas, quartas e sextas e se ausente nos dias restantes. Essa intermitência não seria mais que a confirmação natural da sua ausência.

A vitória de ontem teve a coluna vertebral em i)Patricio, que cumpriu o que se pede a guarda-redes de um grande, que é ser decisivo nas poucas vezes que tem que intervir; ii) Carriço, tão discreto como eficaz, apesar de o seu companheiro de sector ter sido mais exuberante mas também mais permissivo; iii) Evaldo, cujo mérito deve ser realçado pela quase total ausência de apoio às suas acções; iv) André Santos, uma formiguinha tão laboriosa e segura como discreta; v) Djaló, o melhor elemento da frente no cômputo geral, cujo golo não pode ser marcado por quem tem tábuas no lugar dos pés ou por um matraquilho (mea culpa). Maniche e NAC ficaram num patamar ligeiramente inferior, pela descontinuidade das suas boas prestações.

O que devemos então fazer? Comemorar o regresso da filha pródiga, a vitória. Se o apuramento após sorteio era obrigatório a verdade é que no caminho quase se perdeu. Este fim-de-semana vou recostar-me no sofá e ver como nada André Villas Boas nas águas difíceis do Rio Ave. Se Jesus ressuscita após a 3ª derrota consecutiva. Segunda-feira pensarei então na batalha Naval.
 
E no fim, mas não menos importante a homenagem à grandeza do Sporting e dos seus adeptos. Olhem bem para o centro da fotografia:

PS:  O Sporting, após o sorteio da fase de grupos da Liga Europa, ficou colocado no Grupo C, e terá como  adversários o Lille (França), Levski Sofia (Bulgária) e Gent (Bélgica).

28 comentários:

  1. Caro LdA,

    Se a vitória de ontem foi deliciosa, a análise que fazes não lhe fica atrás. Dá-me um gozo imenso ver o crescimento do Patrício. O André Santos encheu-me o olho. O Carriço, ao contrário do que vi comentado noutros blogs, esteve imperial. A única situação embaraçosa ocorreu num confronto directo com o Djaló lá do sítio e a responsabilidade não lhe pode ser imputada, mas antes à falta de apoio que a linha defensiva recebe por jogar demasiado distante do meio-campo (revê lá isto, Paulinho). E há quanto tempo não víamos genuína alegria no Djaló após a comemoração de um golo?

    ResponderEliminar
  2. Discordo da análise a Djaló. Até aos 74m não se percebeu o que andava a fazer em campo, pois sempre pensei que PS o úia tirar do jogo. A sua produção é normalmente zero. Não sabe parar uma bola, perde-a amiúde, corre sem nexo, perde-se em campo, desmotiva-se com enorme facilidade. É, na minha opinião, o tipo de jogador irritante e que irrita a plateia e veria com muito bons olhos a sua venda.
    De quando em vez, faz daquelas coisas. Não tem tábuas como pés, é um facto mas podemos perguntar porque é que a sua produção atinge níveis tão baixos?

    Algumas pistas:
    a Lucy
    querer ganhar mais dinheiro
    estar a pensar em comprar mais um carro, como os 6 de que é dono não chegassem
    e como os carros que ele 'compra' custam muito dinheiro ( tipo Porsches )
    há que ir para um sítio onde se ganhe mais
    e levar a Lucy

    Por mim era melhor e para o bem da equipa e do clube

    A não ser que ele me mostre o contrário.

    Mas hoje é dia de festejarmos ( sem fogetes ) a vitória saborosa com o forte contributo do Lucy Djaló.
    Como não sou ingrato, obrigado ao Yannick...
    mas mais ao Carriço, ao NAC, ao André Santos, ao Patrício...

    SL

    ResponderEliminar
  3. porta10a:
    Não vimos o mesmo jogo seguramente e as observações à sua vida pessoal não me parecem pertinentes, "to say the least"...

    No artigo digo que Djaló foi o melhor dos atacantes. Concorda? E o que me diz da prestação de Liedson, Postiga e em especial de Vukcevic, cuja susbtiuição terá pecado por tardia aí uns 84 minutos?

    Djaló não será um primor de técnica nunca, mas tem virtudes que já era tempo de as começarmos a descortinar. O lance do golo revela inteligência da oferta de uma linha de passe nas costas da defesa que infelizmente não vemos muitos a fazer no Sporting.

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Mt bem. Agora, com mais calma, já podemos partir para uma análise mais aprofundada.

    E a primeira foi o feito alcançado. "O Sporting i) venceu a história, aditando uma nova alínea ao seu livro de memórias e do futebol português, uma vez que nenhuma equipa nacional havia conseguido ainda o reviralho de um resultado adverso em casa de 0-2"

    Fazer o que ainda não foi (agora, não fora) feito... E só isto é digno de registo e é memorável.

    Mas, tb foram evidente as gdes dificuldades numa eliminatória que deveria e tinha obrigação de ter sido mt mais descansada.

    Recordemos apenas o jogo de ontem. A entrada em jogo só não foi péssima pq o Brondby não marcou. Depois lá equilibramos, marcamos um golo limpo (mal anulado pelo quíntuplo arbitral) é verdade, mas sem termos feitos mt para o alcançar tb não deixa de ser verídico. Se Evaldo não facturasse o primeiro msm à beira do intervalo, que nos devolveu a esperança, diria que toda a primeira parte teria sido uma autentica desilusão. Desilusão com a nossa exibição, com a exibição da arbitragem e, por fim, com o próprio resultado. Na segunda parte tb tivemos um período mt complicado, em que os dinamarqueses só não empataram ou por demérito próprio (fraca pontaria) ou por mérito de Rui Patrício, q com uma inacreditável defesa (não sei se não terá sido a sua melhor de sempre) aguentou a nossa (ainda) magra vantagem. Bem ou mal e com a sorte a, finalmente, bafejar-nos, lá conseguimos aguentar. E foi com a bujarda de NAC que finalmente empatamos a eliminatória e transferimos os nossos fantasmas para a cabeça dos adversários. Por fim, qd já tds esperávamos pelo prolongamento deu-se aquela maravilhosa jogada de combinação, insistência, garra e técnica q culminou no golo decisivo de Yannick.

    Destaques individuais são óbvios: André Santos esteve mt bem neste jogo. Assim como Maniche que lutou bravamente. Correu quilómetros atrás de quilómetros e foi um exemplo de abnegação. Patrício foi tão decisivo como os marcadores dos golos. Foi chamado mt poucas vezes a intervir, mas, qd o fez, teve uma intervenção estupenda. O Evaldo, continua a atacar melhor q a defender, isto na minha óptica. Às vezes deixa-se antecipar de forma estranha, até pq me parece ser um gajo com arcaboiço físico e velocidade suficientes para evitar a perda desses lances. Carriço sp mt eficaz. Tb houve jogadores de q não gostei, mas esses não vale a pena estar agora a apontar o dedo.

    Qt ao desempenho colectivo: a equipa continua mt desorganizada e desequilibrada em campo. Para além da distancia entre sectores, faz-me mt confusão o amontoado de jogadores sobre o flanco onde circula a bola, desguarnecendo o outro flanco quase por completo... Esse facto já nos trouxe mts dissabores, veja-se o exemplo do primeiro golo sofrido em Alvalade perante este msm BrondbY.


    Mais uma vez: "E o Sporting é o nosso grande Amoooooooooooooooooooooor"

    Gde Abraço e SL!

    ResponderEliminar
  5. Grupo do SCP na Liga Europa:

    Lille, Levsky de Sófia e Gent... Mas uma vez, julgo que temos a obrigação de continuar em prova após conclusão da fase de grupos.

    SL!

    ResponderEliminar
  6. Começando pelo fim, ou seja, grupo da Liga Europa: bom grupo que nos abre boas perspectivas de seguirmos em frente. Exije-se a continuidade em prova.

    Qunato ao jogo não posso fazer grande análise - vi a primeira meia-hora (péssima) e os últimos 10 minutos - mas pelo que me foi dito e li, os destaques são RP, que fez aquilo que se exije a um GK de um Grande, NAC, André Santos e Maniche.

    O destaque dado ao Djaló vem do golo marcado porque foi parco o seu rendimento durante o jogo. Ainda assim, agradeço-lhe o golo e consequente apuramento.
    Quanto à alegria demonstrada na celebração, já era tempo de se deixar de amuos. Como costumo dizer, deveria agradecer a todos os Santos jogar onde joga.

    Segunda logo me preocupo se estamos a jogar mal ou não. Até lá, vou aproveitar a bonança, coisa rara ultimamente no nosso Clube.

    ResponderEliminar
  7. Caro LdA,
    A vida pessoal dos jogadores interfere e de que maneira no seu rendimento em campo. E se quiser dou-lhe alguns exemplos de jogadores nossos e com os quais tivémos imensos problemas devido á sua ' vida pessoal '.
    E YD é um desses. O que eu escrevi, não foi ao calhas. Ele precisa de dinheiro, mais dinheiro, para pagar o leasing dos carros. E se calhar é lá fora que o vai buscar. Porque é que o empresário insistia ( insiste ? ) tanto nos clubes interessados?
    Quanto à análise ' pura e dura ' do seu rendimento, discordamos. O que não é nada de extraordinário. Para a minha 'tese' e pelo que tenho lido nos comentários, existem muitos apoiantes o que, quer dizer o que quer dizer.
    Se acha que um jogador que perde constantemente a bola, corre mal, muito poucas vezes rende ao 'seu' melhor nível, que tantas vezes se alheia do jogo passadas 3 ou 4 fintas mal sucedidas e outras tantas infantilidades... é esse jogador todo, fantástico! Como a minha, é uma opinião válida.
    No golo demonstrou que, mais uma vez, sabe fazer coisas de vez em quando. E um jogador do SCP ( como de qualquer outro clube ) tem que fazer coisas bem feitas... muitas vezes!!! E já agora, a bola foi-lhe colocada redondinha por Liedson pelo que meio golo estava feito.
    Por mim, repito, era vendê-lo enquanto alguém quiser dar uns chavos por ele.
    Não consigo descortinar mais que isto e espero que ele me faça engolir as palavras que aqui deixo mas, existe sempre um mas, o YD já teve todo o tempo do mundo para o fazer e oops!... não conseguiu.
    Ele próprio, tantas vezes, não consegue descortinar o seu futebol...

    mas os carros... isso consegue!

    ResponderEliminar
  8. Quanto a Postiga, Liedson e Vukcevik

    Postiga - um jogador de equipa que luta e que, azar nosso, perde muitos golos. Tem aquele defeito ' à FCPorto ' de se atirar para o chão e de provocar os adversários tentanto ganhar de esforço. Sabe-se movimentar bem nos espaços ' lá da frente ' mas não tem rendimento suficiente para jogar na equipa principal

    Liedson - já foi um '31'. Tem vindo a descer de produtividade, leia-se golos e longe vão os tempos do Levezinho. Se tem lugar na equipa? Sim, têm porque não temos mais alternativas. Se precisa de se esforçar mais? Sim, muito mais. Se ainda é bom jogador? Sim, é. Se já nos custaram caro algumas das suas 'partidas'? Sim, muito caro.
    Não sou do clube de fãs do Liedson, gosto q.b. mas não é o meu ídolo. Aliás ele foi culpado por um dos meus ídolos já não estar em Alvalade.

    Vukcevik - excelente jogador, mas individualista. Grande técnica, mas produção intermitente. É um guerreiro e nós gostamos de jogadores assim. Empolga a plateia, faz coisas tremendas. Mas como muitos jogadores oriundos daquelas paragens, falta-lhe cabeça... Precisa de alguém que o compreenda, estimule e lhe faça ver que a carreira de futebol é curta. E que alguém lhe dê o nº de telemóvel do Niculae, um ser parecido que outrora tivemos...

    No jogo: claro que tirava Postiga mais cedo
    Sim, deixava Liedson acompanhado com quem quer que fosse
    Sim, tirava Vuk assim que percebesse que as suas acções individuais se tornassem inconsequentes, o que acontece com regularidade.

    ResponderEliminar
  9. Hoje não me apetece falar do PS, nem de táticas, nem de tecnicas, nem do jogador A, B ou C...

    Hoje só me apetece continuar com este sorriso estampado na cara de quem dormiu feliz.

    E enviar um grande abraço aos cercas de 100 adeptos que se encontravam na Dinamarca apoiar o nosso grande amor...Obrigado por terem acreditado!!!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Então nada a dizer do adepto do Sporting de olhos rasgados?

    ResponderEliminar
  11. "Se pudesse mudar alguma coisa nesta vitória seria o local onde ela ocorreu: punha-a em Alvalade".

    Provavelmente, hoje em dia é mais dificil para o Sporting jogar em casa do que fora. Provavelmente, os cerca de 200 adeptos que estiveram na Dinamarca, não assobiaram os jogadores do Sporting à primeira falha.

    ResponderEliminar
  12. LdA:

    É um Herói! Eu reparei no cachacol que leva posto e na pinta gorducha e asiática.

    Um gajo com inconfundível e infindável bom gosto! :)

    ResponderEliminar
  13. Por outro lado... Não sei se não será um daqueles cachecois que reflectem um jogo específico (principalmente em ocasiões especiais) e têm as cores dos dois clubes em compita...

    Fica a dúvida...

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Constatar que o SCP tem adeptos de todo o Mundo? ;)

    ResponderEliminar
  15. Hummmmm....não me parece, Virgilio! Aquele cachecol só tem as 2 cores mais lindas do mundo!!!!!

    ResponderEliminar
  16. E tinha-me escapado o nosso lindo adepto!!! Isto ainda é nervos!!!

    ResponderEliminar
  17. Diria que se trata de um familiar de algum antigo elemento da equipa de Ténis de Mesa do nosso clube :D

    ResponderEliminar
  18. Os Sportinguistas precisam de comemorar juntos os grandes e os pequenos feitos e nessa catarse afastarem-se da amargura provocada pelo sofrimento em excesso, que mina a confiança e a auto-estima.

    Tens toda a razão amigo.
    É preciso, é urgente, que a nossa equipa galvanize os adeptos para que o nosso belo estádio volte a vibrar de alegria e emoção. Basta de tristeza, de desconforto, de amargura pela falta de respeito demonstrada pelas equipas que nos visitam.

    Será que o sorriso de orelha a orelha que hoje se instalou nos nossos rostos veio para ficar? Quero crer que sim.

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  19. Ganhar 3-0 em Brondby é notável. Ganhar 3-0 em Brondby com Postiga, Abel e Djáló, com este em souplesse a dar a estocada final é histórico. Para ver estes e outros comentários de outros dois Leões do Norte convidáva-os a lerem http://www.levezaliedson.blogspot.com/.
    Saudações leoninas e viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  20. "Aquele cachecol só tem as 2 cores mais lindas do mundo"

    Realmente só se 'bê' 'berde' e brano, carago! :)

    Hugo:

    LOL!

    ResponderEliminar
  21. Não quero lançar falsos testemunhos, mas chegou-me aos ouvidos que o tal adepto (que até ficou com os olhos em bico com as 3 batatas) não é dos nossos....até porque se repararem bem...as letras no caschecol não estão em portugues...cheira-me que como o Virgilio referiu, é daqueles que comprou com as duas equipas inscritas.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Não poderiam fazer um pacto de deixar trabalhar em paz toda a estrutura da SAD e em Junho no caso de estarem insatisfeitos convocam uma assembleia geral para destituição de todos os orgãos ; eu sou o 1º a assinar essa petição mas até lá podiamos discutir FUTEBOL, jogadores , treinadores , etc e parece-me que se tivessemos TODOS a atitude dos adeptos do Brondy que depois daquela decepção não se ouviu um assobio á equipa ; que exemplo de civismo e amor ao CLUBE ; eu imagino se o nosso pobre Patricio desse aquele frango á Roberto o que não seria ; ele vai ser o futuro Guardião da Selecção ; e gostava de perguntar porque não o Nuno André Coelho a precisar de um grande central a seu lado ; viste com atenção o jogo de ontem, quantos bolas ele tirou de cabeça com jogadas de golo ? pois é continuamos a idolatrar jogadores muito cedo e depois saiem grandes homens com o Montinho e Veloso ; vamos ver quem fica a ganhar com a venda do Montinho ; se calhar ainda nos vão processar por termos ficado com um grande central e mais 11 milhões ; um abraço e não duvido que TODOS somos Sportinguistas ;

    ResponderEliminar
  23. Dezperado:

    Há outro dado q adiciona mais desconfiança q é o facto do 'chinoca' (agora já não acho tanta piada ao ar gorducho e asiático do gajo) estar a bater palmas em sintonia com... a claque amarela...

    Zé... Mesmo não sendo este, não haja dúvidas que temos adeptos em todo o mundo. ;)

    ResponderEliminar
  24. Notícia triste:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/tonel-d-zagreb-croacia-oficial-mercado-maisfutebol/1187645-1457.html


    TONEL: Obrigado. Vais deixar saudades.

    ResponderEliminar
  25. de volta à realidade: pongolle emprestado ao saragoça e tonel no dinamo de zagreb.

    ainda não sei pormenores e por isso fico na expectativa a dois níveis:

    1 - saber qual o encaixe financeiro que fazemos com o tonel, uma vez que o senhor 6,5 milhões foi oferecido por uma temporada com opção de compra de 5 milhões - mesmo este montante seria ouro, reconheça-se.

    2 - saber com que jogadores nos vamos reforçar até ao fim do mês, já que faltavam chegar dois - avançado e extremo - e agora pelos vistos terão de ser quatro, na certeza de que o braga já se chegou à frente e levou um dos nossos: hugo viana.

    ResponderEliminar
  26. Quanto às últimas notícias da saída de Pongolle e Tonel, só me custa ver sair Tonel porque Pongolle nunca o vi como jogador do Sporting, desde que chegou praticamente não jogou.
    Penso que o Tonel vai deixar saudades, foi quanto a mim um jogador muito profissional e que quando estava em campo dava tudo pela equipa e a cabeça dele tinha um óptimo relacionamento com a bola...

    ResponderEliminar
  27. Há muito tempo que não festejava tanto os golos do Sporting como festejei o 2-0 e 3-0, foi mesmo a loucura.Outra coisa que gostei foram os festejos do 2º e 3º golos da equipa mostraram um querer, uma vontade, uma alegria e se calhar um bocado de revolta, ou seja, mostraram que têm fibra e que estão vivos.

    PS: uma coisa curiosa, já viram que a maior parte dos "frangos" que o Patrício dá são em Alvalade?! Se calhar se o pessoal não fizesse tanto escarcéu ajudava...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)