domingo, 22 de agosto de 2010

Crónica de uma miséria continuada

Paulo Sérgio voltou a mexer e a remexer equipa mas os resultados práticos da nova miscelânea não foram muito diferentes do que já se havia visto anteriormente. Remeteu para o banco Valdês, Postiga e Matias, deu a titularidade a Zapater, Djaló e Vuckcevic. Assim, construiu o meio campo com uma linha de três médios de contenção André Santos, Maniche e Zapater. Na frente Liedson sozinho ao meio e nas alas Vukcevic mais Djaló.  

Resultado de tudo isto? Na primeira parte, e em termos práticos, resultou na nulidade absoluta. O Sporting nunca conseguiu ou tentou construir jogadas de ataque de outra forma que não fosse de pontapé para a frente, futebol directo portanto. Em contrapartida, continuou a revelar imensos problemas em lidar com as transições rápidas para o ataque do adversário, que só não deu piores resultados devido à atenção de Patrício. Os primeiros 45 minutos não terminariam sem as imagens terríveis e preocupantes de um João Pereira inanimado, após um violento choque com o nosso guarda-redes, o que obrigou à entrada de Polga.

A segunda parte parecia começar melhor. Djaló apareceu mais perto de Liedson, ficando Evaldo com todo o corredor esquerdo a seu cargo, uma vez que Carriço no lado contrário, não tendo as características de João Pereira, ficava numa missão mais contida. Mas foi sol de pouca dura, voltando depressa as dificuldades iniciais. Foi até com alguma sorte que não sofremos um golo, numa jogada que revelou que o Marítimo sabia como devia explorar a subida da nossa defesa.

Aos 70 minutos Paulo Sérgio retira Zapater  e Vuckcevic, entrando Saleiro e Matias Fernandez. Seria precisamente o chileno a marcar de penalty, mais do que justo, que nos permitiu somar os primeiros 3 pontos do campeonato. De forma feia e igualmente preocupante foi cumprida a obrigação de ganhar.

26 comentários:

  1. LdA:

    Tb não gostei da 1.ª parte. Depois do 442 losango de 5.ª feira, PS muda para o 433 da 1.º parte de hj e novamente para 442 na 2.ª parte com Yannick a servir de '10'...

    Mais uma vez tivemos uns fogachos, pressionamos por uns instantes mas os minutos bons são escassos. Mt escassos.

    De qlq forma a vitória não sofre contestação. O Maritimo jogou sempre na retranca teve uma única oportunidade de golo em 90 minutos e teve tb o castigo merecido: a derrota.

    Rui Patrício mandou, finalmente, os assobios pró c*r*lh* e mostra mais confiança. A ele devemos o facto de não ter sofrido golos na 1.ª parte.

    O momento mais emocionante (para além do penalty convertido por Matias)acabou por ser a homenagem a De Franchesci ao intervalo, com o filhote sempre por perto. O puto é mt giro! Deve ser um traquinas do camandro... hehehe...;)

    O momento mais receoso foi o lance entre RP e JPereira. Foram instantes mt aflitivos e cheguei msm a temero pior... Felizmente vi o JP a mexer o braço qd estava a sair de maca e fiquei mais aliviado. É verdade que a sorte tb tem andado arredia. Depois de PMendes, lesiona-se JPereira, joagores que vinham sendo os mais preponderantes na equipa.


    Este resultado é mais um balão de oxigénio para PS. Que o aproveite da melhor maneira. Há q começar a estabilizar a tactica, a equipa, e não mudar td constantemente... Assim será mais dificil conquistar rotinas de jogo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. PS voltou a mudar o esquema ( desta vez 4-3-3) e voltou a deixar Matias no banco! Tonel não foi convocado!!!! PORQUÊ???

    Finalmente vimos Zapater ( exibição muito discreta mas regular) juntamente com Maniche e A. Santos num meio campo que se revelou praticamente nulo de dinâmica e criatividade. Aliás Maniche tem sido quase sempre uma desilusão desde o inicio dos jogos oficiais.

    Houve o azar de J. Pereira, um dos jogadores mais dinâmicos e e ofensivos da equipa e depois entrou o pior jogador do campeonato: Polga, e eu temi o pior!

    Quando entraram Matias e Saleiro tive alguma esperança que ganhássemos o jogo - merecíamos a vitória pelo que lutámos - e houve uma sucessão de livres à entrada da grande área... todos mal marcados. E depois, ao min. 89 surgiu o penalti ( justíssimo e flagrante)e... UFFFF! Esta já cá canta!

    Não entendo porque é que não se dá uma oportunidade ao Stojkovic. Patrício não me dá nenhuma confiança. Alterna o bom com o péssimo...

    O Sporting continua a jogar muito mau futebol, este treinador continua a inventar e eu honestamente não prevejo nada de bom para esta equipa ao longo desta temporada. Mas pode ser que esta vitória arrancada a ferros motive esta equipa! 5ª feira joga-se um jogo-chave para estes jogadores, treinador e para estes dirigentes (???)!

    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Vitória arrancada a ferros, mas fundamental!

    Espero que seja a 1ª de muitas...

    SL

    P.S. Lda: O Valdes ficou fora dos 18...não recuperou do estado febril de ontem.

    ResponderEliminar
  4. LMP:


    Estou espantado com o fim do teu comentário...

    Dirigentes? Estás mesmo contente com os três pontos...

    Aos jogadores e a PS ainda lhes dou algum crédito. ;)

    Vamos ver na 5.ª feira como corre. E estou completamente de acordo que será um jogo-chave. Tds sabemos o que a motivação provoca numa equipa de futebol. E dar a volta a uma eliminatória tão complicada, ainda por cima fora, seria mt bom para a moral das tropas. Enfim, um SCP nos melhores dias e com sorte, chegava para ganhar a este Brondby, que não mostrou nada de impressionável. O problema é que o SCP não nos transmite a suficiente confiança que permita alcançar tal proeza. Vamos ver.

    Outra nota: os jogadores pareceram-me mt unidos. Notei-o durante os festejos do golo.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Mais uma nota: é impressão minha ou o relvado continua com mt pouca qualidade? Parece que a bola 'prende', e os tufos de relva / terra continuam a saltar com uma facilidade extrema.

    ResponderEliminar
  6. Foi mais um mau jogo, é verdade, mas três pontos arrancados desta maneira poderão fazer com que a equipe ganhe um pouco mais de confiança.

    ResponderEliminar
  7. Continuamos com um futebol muito fraco. Os jogadores parecem que não sabem o que fazer quando passam do meio-campo.

    Mas para disfarçar este futebol mediocre, tivemos o momento alto da noite ao intervalo. Com a entrada em campo de De Franchesci, e o visionamento do seu video nos ecrans de Alvalade...capaz de puxar a lagrima a todos os adeptos.

    Espero que esta vitória traga alguma galvanização à equipa...que contou com um excelente apoio da massa associativa.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Virgilio,

    Espantado porquê?

    Eu quero sempre que o meu clube ganhe! Mas quero estes dirigentes no olho da rua!

    Mais honesto e sincero é difícil!

    SL

    ResponderEliminar
  9. Dezperado:

    "capaz de puxar a lagrima a todos os adeptos."

    Capaz de continuar a puxar as lágrimas aos adeptos parece-me mais correcto,porque o futebol jogado é de ir às lágrimas.

    Cristiano Moreira:
    Se as derrotas retiram confiança,não creio que serão vitórias conseguidas desta forma que farão ganhar confiança. Para isso parece-me que são necessárias exibições categóricas e / ou vitórias confortáveis.

    Gnitrops:
    A minha desculpa pelo lapso. Valdés não poderia ter estado no banco, uma vez que, tal como tinha dado conta no post anterior esta estava ocupado por Tiago, Anderson Polga, Grimi, Matías Fernández, Diogo Salomão, Saleiro e Hélder Postiga.

    LMP:
    Não posso concordar com a observação feita a Polga, até porque não me pareceu haver qualquer razão para sair a seguir ao jogo de Paços,quando foi NAC a jogar pior e a comprometer. Só a consigo compreender àluz de acontecimentos passados,mas indo por aí não jogaria ninguém que tenha feito parte do plantel nos últimos anos. E ainda menos em relação a Patricio,que foi o garante de não estarmos agora a lamentar algo pior que uma vitória preciosa, mas sem qualquer brilho.

    ResponderEliminar
  10. Virgílio:
    Nem mais: um balão de oxigénio para o treinador, que desejo seja devidamente aproveitado para reflectir sobre o que realmente pretende para o nosso futebol. O até agora visto está longe de me deixar esperançado ou tranquilo.

    ResponderEliminar
  11. Caro leão de alvalade o que pretendi dizer foi que é bom somar pontos a jogar mal.

    ResponderEliminar
  12. Eu vi o jogo numa estação de serviço na auto-estrada neste final de férias. Com aminha mulher a chamar-me maluquinho e a minha filha a rir-se do stress que o pai aparentava, foi mais um jogo fraquinho, enervante, sem chama, embora houvesse alguns (poucos) momentos.

    Escrevi um post, na semana passada onde referi as experiências efectuadas na pré-época quanto aos sistemas tácticos. De tudo um pouco foi experimentado. Nada a opor quanto à pré-época, mas neste momento nota-se perfeitamente que o modelo ainda não esta definido e que PS ainda anda à procura de algo... a ver vamos!

    ResponderEliminar
  13. Foi um final de tarde de muito sofrimento...uma vitória que tardava em chegar e um susto tremendo. Quando vi o JP cair desamparado percebi logo que estava inconsciente, os que estavam comigo achavam que não e só se convenceram que poderia ser realmente grave quando viram que alguém ia buscar o desfibrilhador.
    Não percebi algumas das opções de PS mas ele é que é o treinador e eu de tácticas não percebo nada. Achei a equipa lenta e sem ideias.
    Ainda por cima nem vi o Postiga jogar, ou seja...um jogo que não me vai deixar saudades.

    ResponderEliminar
  14. andré santos, maniche e zapater: desde uma célebre equipa formada por três trincos - lang, oceano e pedro martins - que não via um ferrolho destes, ainda para mais na estreia em casa para o campeonato contra o maritimo. vocês sabem de que treinador estou a falar.

    joga-se de forma sofrível mas, pior, parece que se joga aquilo que se pode. a vitória é boa, fundamental, sabe melhor por ter sido conquistada no fim, mas estamos tramados, não há qualidade, é tudo aos repelões e fé na fortuna.

    Precisámos de quatro horas e meia para marcar um golo de penálti. É um plantel fraco com um treinador que carrega mais dúvidas do que um rascunho de entrevista.

    Entre tanta miséria exibida pelos que jogam, pergunto, por exemplo, que mal fez o salomão na pré-época para agora não ser opção um minuto que seja numa posição do terreno em que ninguém consegue dar conta do recado?

    nota: hoje estiveram 20 mil adeptos em alvalade. fui um deles. fiquei feliz porque foi o primeiro jogo que vi no novo estádio à luz do dia, numa hora que considero excelente para se jogar futebol e atrair os adeptos, mas aterrado por ver 20 mil adeptos na nossa estreia em casa para este campeonato, abaixo da média do ano passado (24.606).

    Nos primeiros anos do novo estádio era quase sempre o dobro.

    No antigo chegou a ser o triplo, 60 mil, à pinha.

    Como travar e inverter esta queda livre?

    ResponderEliminar
  15. Importante vitoria. 3 pontos conquistados.
    8' posto da geral bem seguro. A apenas 3 pontos do 1'.
    E 6 lugares acima do 1' da epoca passada, que se encontra em lugares de despromocao.
    Paulo Sergio garantiu que quando menos esperarmos vamos cilindrar aos 3 e 4 de cada vez.
    O Joao Pereira estara bem, ao que tudo indica.
    Rui Patricio levou um boost de confianca.
    E o mago Chileno voltou aos golos.
    Folha limpa, o que e sempre bom.
    E um ambiente feliz em Alvalade, com sol e muitos sorrisos.
    Tudo felizmente acabou bem.

    A complementar:
    Campeonato Nacional de Futebol de Praia conquistado com goleadas sobre Porto e Benfica.
    E Benfica emite comunicado a negar saida de Roberto.

    So excelentes noticias portanto.
    Carrega 9 milhoes.

    ResponderEliminar
  16. So uma coisa:
    Ainda bem que foi o Matias a marcar o penalty, assim devera ter assegurado a titularidade para o embate com os nordicos.

    11 para na Dinamarca vencer por 2-0 ao intervalo, sofrer 1 golo aos 62', e marcar mais 1 aos 79', carimbando a passagem para a fase de grupos:

    Rui Patricio.

    Abel.
    Daniel Carrico.
    Nuno Andre Coelho.
    Evaldo.

    Andre Santos.
    Maniche.
    Matias Fernandes.

    Helder Postiga.
    Djalo.
    Levezinho.

    Em regime de 4-3-3 com 1 bico para baixo (Andre Santos) e 2 para cima (Maniche e Matias "el magico" Fernandez), flecha.
    4-3-3 flecha, com uma ponta em tridente dinamica com Postiga a jogar nas costas de Yannick que por sua vez jogara nas costas do Levezinho.
    Pode parecer tudo um pouco ao centro demais mas o campo la na Dinamarca e um pouco pequeno por isso nao valera muito a pena jogar a bola junto as linhas: ela saira demasiadas vezes e quebrara um ritmo de jogo que se quer alto.

    Em momentos de posse, movimento base:
    Bola em Andre Santos que faz um 1-2 com Maniche deixando para tras o 10 contario, o mesmo Andre Santos da a bola a Matias que roda sobre os 2 trincos contrarios e perante os bloqueios do comboio 1-1-1 (Postiga, Djalo, Levezinho) feitos aos 4 defesas contrarios desmarca Nuno Andre Coelho que com um violento remate a queima-roupa do guarda-redes adversario faz o 1-0.

    Em momentos de transicao defensiva:
    O Levezinho encosta ao defesa esquerdo dinamarques.
    O Djalo desmarca-se ao meio por entre os centrais.
    Postiga recua para fazer pressao sobre o Maniche, que fruto dessa pressao recupera a bola, completando a transicao defensiva com sucesso.

    Para que entao inicie o momento de transicao ofensiva:
    Bola no Djalo que continua desmarcado pelo meio dos centrais, olha para a direita e simula para as bancadas com novo remate violento de Nuno Andre Coelho e esta feito o 2-0 com que chegamos ao intervalo.

    Paulo Sergio sorri, faz peito ao Jesus e diz: carrega bronco.

    ResponderEliminar
  17. Já cheguei! De forma muito rápida, na primeira parte houve mais remates perigosos e oportunidades, o Maritimo fez uns contra ataques sem conseguir rematar uma única vez. Os jogadores que mais foram Patricio e André Santos (fez um jogo fantástico). Vi três sistemas tácticos 433, 442 losa e 4132, tudo ainda com muito pouca dinâmica, mas parece ser esta a imagem de marca de Paulo Sérgio, variações constantes do posicionamento dos jogadores que tem os mesmos defeitos e qualidades de nunca mexer.

    A virtude estará algures pelo meio. Os jogadores continuam a ser muito naifs.

    ResponderEliminar
  18. O porto em primeiro, o Benfica perdeu e nós á frente deles. Venham de lá essas taças que os corruptos ficam com o campeonato e vivemos felizes assim.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Importa não esquecer que é a primeira grande equipa que o Paulo Sérgio lidera, ou seja, é a primeira equipa que ele tem que não joga com o autocarro e em contra-ataque. Ou seja, estamos a pagar os custos de sermos uma equipa formadora de... treinadores, o PS tem de definir urgentemente um ou dois esquemas tácticos e rotinar os jogadores, já chega de experiências.

    Além disso, acho que mesmo sem jogarem bem aqueles homens precisam da tranquilidade que só as vitórias trazem. Venham mais e melhores.

    Finalmente, urge resolver os problemas na frente, custa-me ver que com tantos avançados, Liedson, Postiga, Saleiro, Yannick e Pongolle (já nem falo do Purovic que está a treinar à parte e que perante alguns dos esquemas já utilizados pelo PS até podia muito bem ter jogado) não haja um, um só que marque golos. Liedson está muito em baixo, refila, refila e falha e falha, Postiga é o ás dos falhanços, Saleiro é um tipo esforçado, mas parece-me que é apenas bom p'ró banco, Yannick e Pongolle, embora por diferentes razões, ainda não se percebeu muito bem o que são. O que fazer com toda esta malta? Porque raio é que o Costinha não descobre por aí um verdadeiro 'matador'? Temos tantos p'rá troca...

    ResponderEliminar
  20. Foi o meu primeiro jogo desta temporada, deu para ver que temos (novamente) muito trabalho pela frente para conseguir por a equipa a jogar um futebol de jeito.
    Essencialmente, falta-nos alguém que pegue no jogo e o leve para a frente, não pode ser os centrais a fazer isso, e depois falta-nos aquele ponta de lança, que marque e motive o resto da equipa.
    Como já disse anteriormente, o meu objectivo é ser "conquistado" por esta equipa, só depois disso é que julgo existirem condições para sonharmos com outros objectivos, até lá, estaremos aqui, ali ou num qualquer outro lugar a discutir e falar mal do nosso SCP, e isso, por muito que tenhamos razão não contribui para melhorar.

    Por isso, na minha opinião, teremos que dar mais algum tempo a PS, e não esperem que seja já próximo que equipa vai estar madura e estabilizada, a meu ver isso só acontecerá daqui a 5/6 jogos, depois disso é que começa a ser preocupante.

    Até lá continuarei a apoiar o meu grande amor.

    SL.

    ResponderEliminar
  21. Caro LdA,

    Não me perguntes os motivos pois não te saberia responder ao certo. Sei é que apesar do mau momento, ou talvez por ele, vi-me - à revelia da minha própria vontade - reencarnado neste corpo. E se achas que esta é a primeira vez que aqui comento, posso desde já dispensar-te dos tradicionais cumprimentos com que amavelmente brindas os novos visitantes. A relação que mantenho contigo e com outros editores e frequentadores deste espaço já tem longa data. Se percebeste alguma coisa do que aqui disse, limita-te a acenar com a cabeça, a fazer-me uma visita inaugural e a dar-me a honra de que a minha nova morada figure na tua ilustre lista de blogs.

    http://chiclasdementol.blogspot.com/

    Pela enésima vez (e sempre de forma sincera), parabéns pelo excelente trabalho produzido e que tenho tido o privilégio de acompanhar desde o ínicio.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  22. "Mas quero estes dirigentes no olho da rua!"

    LMP:

    OK! Agora percebi.

    Pareceu-me, com o teu 1.º comentário (apesar dos ????), que consideravas dar mais oportunidades a JEB & Cª. Foi isso que estranhei.;)

    Deverás saber que para mim, tb já estavam no olho da rua.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Adams:

    Chiclete, mastiga.
    Chiclete, deita fora.
    Chiclete, vai postar.
    Chiclete, sem demora...

    :)

    ResponderEliminar
  24. Mais um mau jogo, a vitoria assenta bem mas foi muito sofrida.

    Paulo Sérgio fez entrar a equipa com um 433 mas esqueceu se de definir quem organiza o game.

    Gostava de ter visto esta equipa (433) mas com maniche no banco e matias na organizar sem ter que se preocupar em defender.

    Realmente na 2 parte entramos melhor mas não gostei nada de Paulo Sergio ter voltado a 442 que nenhum resultado positivo nos tem trazido.

    Quinta feira era muito importante dar a volta a eliminatória e era uma grande doce de confiança para esta equipa e adeptos, mas a ressentes exibições não nos dão grandes esperanças.

    Força grande Sporting....Vence por nós...

    ResponderEliminar
  25. Não digam mais nada sobre sistema tácticos pois ainda confundem mais o homem. Ele vem aqui, lê estes posts e vai escrever no caderninho. Depois leva para o jogo, pois nos treinos não deve ter tempo, e vai saltando da folha 1 para a 3, da 2 para a 4 e olhando os rabiscos e as setinhas mais as bolinhas e não percebendo muito bem os gatafunhos que fez, vai dando umas instruções lá para dentro. Alguns jogadores, de tão habituados que estavam a este procedimento ( com origens em PB ), aceitam com naturalidade a troca interminável de posições.
    Entretanto Djaló está em campo, mas a pensar em comprar mais um carro como se os 6 que tem não fossem suficientes. PS não repara que Djaló está em campo, em Alvalade também não, mas ele lá continua.
    Polga também passa por Alvalade faz tempo, mas a figura que faz... é de corpo presente. Mas Tonel nem é convocado e Torsiglieri foi comprado apenas para gastar dinheiro que, como todos sabem, é coisa que abunda em Alvalade. E por falar em ' a bunda ', não se percebe porque é que alguns não sentam a dita cuja no banco e outros a arrastam pelo relvado. Mistérios que PS, treinador dos melhores jogadores do mundo, lá saberá responder... Ou melhor, ele tem muitos melhores jogadores do mundo porque, em 5 jogos, ainda não repetiu nenhuma equipa... e assim deverá ser na Dinamarca. Aqui a pequena desculpa das mudanças obrigatórias por via das lesões.
    Se porventura algum dos ilustres comentadores deste espaço conhecer PS, diga-lhe p.f., que o tempo das experiências era nas aulas de física e química...
    ... ou porventura PB ainda lá deixou 3 ou 4 pastas com anotações...
    ... se calhar é isso!

    SL

    ResponderEliminar
  26. Muito fraquinho , má qualidade de jogo. Paulo sergio a mais, qualquer um já tinha visto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)