quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Izmailov e o Sporting


Marat Izmailov tinha todas as condições para se tornar num símbolo leonino, adorado pela massa associativa. O Russo, além de ser um jogador de elevada qualidade, aparenta ser uma personalidade serena e humilde, racional, esforçado e dedicado, atributos normalmente apreciados nos profissionais de futebol e que na verdade, distinguem os bons dos maus profissionais, não apenas no futebol, mas em tudo na vida.

As constantes lesões que amaldiçoam o 7 leonino, camisola que parece estar amaldiçoada desde a saída de Luís Figo de Alvalade, têm impedido o “tigre” Siberiano de mostrar todo o seu potencial com constância e sustentabilidade.

Porém, a espaços, Izma, tem-nos brindado com requintes de classe, contagiando os adeptos com a fragrância do seu futebol. Parece ser um futebol com um toque e pormenores algo diferentes, do futebol de um europeu latino ou de um sul-americano, o que confere a Izma o estatuto de “jogador diferente” do padrão normal a que estamos habituados no campeonato português.

Essa diferença, não pode no entanto desviar-se das quatro linhas. Fora delas, Izmailov deve tratar e ser tratado de forma idêntica aos restantes profissionais que servem o Sporting Clube de Portugal.

Os acontecimentos da eliminatória com o Atlético de Madrid, na época passada, espantaram tudo e todos. Ainda hoje é uma história “mal contada”, com contornos algo estranhos: o jogador queixou-se com dores, não sentindo apto para defrontar o Atlético em jogo decisivo a contar para a Liga Europa. O departamento médico do Clube, dava o atleta como apto.

O que deveria ter acontecido a partir daqui?

Ou o jogador era convocado prevalecendo a opinião do Departamento Médico ou tendo em conta as queixas do atleta, optava-se por deixá-lo recuperar da suposta lesão, não o convocando. Vistas as coisas desta forma, o problema ou o caso não existiriam e nada do que se passou se passaria, nem a imprensa, ávida de casos, empolgaria aquilo que aparentemente parece ser algo normal na vida de um atleta e de um clube.

Assim seria se houvesse sensibilidade e bom senso no tratamento destas situações, precisamente, o que faltou, considerando que as posições se extremaram, ao ponto do caso continuar a fazer mossa em Alvalade e a correr tinta nos jornais.

Por entender que o jogador não queria ajudar o Clube no decisivo jogo de Alvalade, o Director Desportivo, solicitou ao atleta que abandonasse o estágio “ em nome da estabilidade do grupo e da equipa”.

A partir daqui Marat Izmailov “desapareceu” misteriosamente por dois dias, não cumprindo as suas obrigações profissionais, ou seja, apresentar-se na Academia para treinar ou ser tratado na recuperação da suposta lesão. Provavelmente, foi aqui, que Marat perdera a razão em termos jurídicos.

O direito do trabalho que opine quem tem razão no caso, sendo que deve haver a tal sensibilidade e bom senso para avaliar tais comportamentos e situações. Nem só de dor de pernas poderão padecer os profissionais de futebol. O jogador poderia não estar psicologicamente bem por razões diversas e ao departamento médico penso que não caberá apenas tratar ou avaliar a condição física dos atletas, porque sem a mente sã, dificilmente haverá um corpo são. Em Alvalade não há uma estrutura capaz de avaliar e tratar situações que escapem ao padrão normal da actividade quotidiana que a gestão futebolística impõe. O departamento de futebol do Sporting não soube lidar com esta situação, ponto. Fica claro, a ausência de uma personagem como, Manolo Vidal, ou alguém com perfil idêntico, com perspicácia suficiente para lidar com este género de situações, evitando males maiores.

Hoje, sabemos no que desaguou toda esta história mal contada. Sangue, suor e lágrimas. Um atleta em rota de colisão com o Clube, subvalorizado e com clubes à espreita a ver se o levam por meia dúzia de cascas de alho. O atleta vai forçar a saída do Clube, seja pela via jurídica, seja através da pressão constante que o seu empresário e a imprensa empreenderão, podendo com isso vir a desestabilizar o próprio grupo na presente temporada.

Não estou com este post a defender ou a criticar o atleta. A mim, enquanto sócio e adepto do Sporting, interessa-me que o Clube saiba tratar estas situações, porque quem perde com elas, desportiva e economicamente, é única e exclusivamente o Sporting.
PS: O post foi reeditado para correcção de lapso verificado pelo nosso leitor Nelson Santos.

20 comentários:

  1. "Passaram-se quase cinco meses sobre o incidente, mas as circunstâncias da falta de Marat Izmailov ao jogo com o Atlético Madrid continuam a ser evocadas com a mesma frequência com que se questiona a permanência do russo em Alvalade. Como uma ferida por cicatrizar que ameaça constantemente reabrir...

    Sem um esclarecimento cabal do tema, as dúvidas quanto ao futuro do médio arrastaram-se para o início da nova época. E a três semanas do fecho do mercado, perto de concluir um programa de tratamentos ao joelho direito, volta a especular-se sobre a transferência do Czar. Alegadamente, o camisola 7 estará insatisfeito com o desgaste resultante do conflito com o diretor de futebol, Costinha, que dura desde março. Mas, em declarações reproduzidas ontem pelo “Sport Express”, Izmailov dá sinais de... contentamento. E acusa a imprensa de querer alimentar um diferendo ultrapassado.

    “Os órgãos de comunicação social querem pôr-nos um contra o outro, mas a nossa relação é muito boa”, garantiu o jogador de 27 anos ao jornal moscovita, qualificando da mesma maneira o relacionamento profissional com “treinadores” e restantes “companheiros” de equipa.

    Izmailov aproveita para revelar que ainda não foi multado pelo clube devido às situações ocorridas em março. No entanto, acrescenta, se o Sporting o punir, irá “contestar a decisão” com os meios legalmente ao alcance.

    “Nim”

    Quando confrontado com a eventualidade de deixar o Sporting, Izmailov não exclui o cenário, obedecendo ao princípio de que em futebol tudo é possível. Mas, com contrato até 2013, o ex-Lokomotiv mostra-se confortável em Lisboa. “Se vou ficar no Sporting? Há sempre muitas variantes no que diz respeito a uma transferência, mas neste momento estou a treinar-me com a minha equipa para o campeonato português, que começa no sábado. E estou satisfeito com tudo”, declara. O Sporting, na posição oficial divulgada 3.ª feira, mantém Izma nos planos para 2010/11."

    no Ricord.

    O melhor é mesmo esperar para ver mas admito que ficava muito mais descansado se o russo não tivesse aquela besta sebenta como empresário.

    ResponderEliminar
  2. E só um reparo, a recusa em jogar e posterior viagem para Moscovo foi no jogo da 2ª mão, em Lisboa, e não em Madrid. Aliás o russo foi titular na capital espanhola.

    ResponderEliminar
  3. Resta saber porque razão naquela altura particularmente difícil e crítica para o clube o atleta tomou a decisão que tomou. Quem o aconselhou a isso e com que motivos... Não vamos acreditar que saiu tudo da cabeça do Isma, certo?

    ResponderEliminar
  4. È o empresário que é uma bosta e é a imprensa vermelha que está sempre a envenenar o ambiente entre o izmalov e o clube..Mas actualmente já se trabalha bem no clube e nada se sabe cá fora e por isso a bolha aparece todos os dias com histórias para apagar a derrota dsa galinhas contra os bimbos..mas o verdadeiro sportinguista já abriu os olhos e já não acredita em nada o que vém escrito na imprensa só ligando ao site do clube...

    ResponderEliminar
  5. Mesmo lendo hoje as palavras do Izma, não acredito que esteja tudo sanado entre ele e o Costinha, desde aquela novela...mas tambem acredito que grande parte desta novela é alimentada pela imprensa de merda que temos.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Nelson Santos,

    reeditei o post, afim de corrigir o reparo que oportunamente fez o favor de assinalar.

    Obarigado

    ResponderEliminar
  7. Só a Bola é que diz que o Izmailov quer sair. Assim como só a Bola diz que o Caneira está a ser mal-tratado. Já todos sabemos de onde sai o vento.
    Curiosamente, o mesmo pasquim que fala dessa situação do Caneira, não diz nada acerca do Makukula, Jorge Ribeiro, Balboa (e mais um que não me lembro) que se encontram exactamente na mesma situação.

    ResponderEliminar
  8. Mus, é que o Rui Costa é principe e o Costinha Ministro...

    O Izmailov terá um mal estar crónico no joelho, com ou sem dor, não detectável pelos médicos, por vezes será impeditivo de jogar futebol profissional, mas nunca será impeditivo de fazer viagens de avião.

    Em resumo, o Izmailov sem mal estar é um excelente jogador, o Izmailov com lesões crónicas será uma óptima venda.

    ResponderEliminar
  9. Caro Leão Transmontano,. eu próprio tive que ir verificar, não fosse estar a fazer confusão. É o que dá haver casos e confusões a mais no nosso clube, verdadeiros ou fictícios, concretos ou exagerados, o que é certo é que às vezes um tipo já se baralha nos dados e datas dos mesmos. E isto tudo quando a malta quer é ver a bola a rolar e de preferência a entrar muitas vezes nas balizas contrárias.

    ResponderEliminar
  10. LT:

    Izmailov é mt bom jogador qd está em condições. Pena é que seja cada vez mais raro encontrar-se em condições...

    Qt ao episódio 'Atlético de Madrid' há um pormenor que faz td a diferença: Ou o Izma tem uns contacto do catano na ramo da aviação comercial, ou já tinha adquirido bilhete para Moscovo antes de rebentar o conflito com o Costinha. É q ficou provado que zarpou no mesmo dia em que (supostamente) foi expulso da Academia... Só não se sabe é se ainda teve tempo de passar no seu domicilio ou se foi directamente para o aeroporto da Portela.

    Eu sp fui dos maiores fãs (e continuo) do futebol praticado pelo russo, mas nesse episódio esteve mal. Se foi mal orientado pelo paulo barbasov? Julgo que é mais ou menos óbvio que sim.

    Analisando o caso a outro nível: a posição ambigua do Sindicato, que anda ao sabor das cores q os jogadores em conflito representam, tb não estranha. Rigorosamente NADA. Nem etranha o reclame que os pasquins fazem a este caso. Estranhava era o contrário...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. 1 - Izmailov na hora que o Sporting defrontava o Atlético de Madrid encontrava-se dentro de um avião em viagem para a Rússia. Tendo em conta que os bilhetes de avião não se compram na hora do embarque, logicamente este já tinha de estar reservado com antecedência. Por conseguinte o jogador já tinha em mente não jogar a partida. É claro!

    2 - Depois disso, ausentou-se sem justificação dos tratamentos.

    3 - Quando chegou disse algo bastante importante que todos deram pouca importância " a familia está primeiro que tudo"

    4 - Costinha podia ter tratado o caso com mais cuidado.

    5 - Izmailov é grande jogador mas fora de campo falha mais que dentro.



    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. LT:
    Quando o caso Izmailov estourou estava eu dentro do carro a fazer a viagem de volta, após a eliminação com o Atl. Madrid. Nos posts que aqui escrevi na sequência do caso, fui particularmente duro com o russo, como seria com qualquer outro que tivesse procedido de igual forma. Como aqui vinquei na altura o caso que antecedeu o jogo teve acção decisiva no desfecho da eliminatória, tendo até em conta a forma desconcentrada como a equipa abordou o jogo. Era uma eliminatória ao nosso alcance e que se perdeu.

    O russo não se pode, pelo que aconteceu e que o Virgílio mt bem refere, escapar à disciplina do clube, pelos dias que se ausentou. Se o joelho foi ou não pretexto, o estado em que se encontra hoje vai em favor da razão do atleta. E a haver justiça ela tem que ser equilibrada tendo em conta o histórico do jogador no clube. E tem que se usar do bom-senso indispensável nestas situações. Ou então o Sporting devia ter vendido o jogador quando teve oportunidade para o fazer.

    Para já, e enquanto aguardamos pelas cenas dos próximo capitulos, fico satisfeito que Izmailov venha hoje afirmar que não tem problemas com o COstinha, contrariando o que deixou implícito na entrevista de 5 de Maio ao Jogo:

    http://www.ojogo.pt/26-138/artigo865395.asp

    ResponderEliminar
  13. O blogue lampião da estrela é um bota abaixo diário e não admite criticas e por isso tudo o que seja contra elimina-os..Voltamos ao tempo da ditadura onde o seu editor pode dizer tudo contra o nosso clube e não admite que alguém seja contra..È um lampião disfarçado que só anda a envenenar o ambiente entre nós..Eu ando aqui neste blogue e noutros e nunca ninguém me proibiu de comentar aquilo que penso e sinto sobre o nosso clube..o lampião da estrela baniu-me do facebook..È por isso blogues como este duram e vão durar porque aceitam criticas...O outro o fim está para breve

    ResponderEliminar
  14. "Ou o Izma tem uns contacto do catano na ramo da aviação comercial, ou já tinha adquirido bilhete para Moscovo antes de rebentar o conflito com o Costinha"

    Virgílio, és impagável :) Esta está demais :)

    Concordo contigo e no post não o defendo. Apenas penso que a gestão do caso não foi bem gerida pelo Sporting.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. LDA,

    De acordo... conforme disse ao Virgílio, no post apenas quero reafirmar que a estrutura/departamento de futebol do Sporting, não estava (oxalá agora esteja) preparada para lidar com este género de situações. Não gostei da atitude do jogador embora me custe a admitir que estando bem, não tivesse querido jogar uma partida tão importante.

    Faltou bom senso na gestão deste caso, as posições extremaram-se e agora... vamos a ver...

    Tiveram oportunidade para vender, por 6 milhões... Era pouco? sim, era, mas e agora, caso a coisa dê para o torto?

    Aguardam-se os próximos capítulos, como bem dizes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. José,

    O empresário juntamente com a imprensa lampeã são do piorio... e vão explorar muito o caso...

    ResponderEliminar
  17. É uma campanha terrível e depois ainda se vê blogues a fazerem posts com notícias da bolha ou do correio da manhã..Em vez de andarmos todos unidos e a lutarmos pelo nosso grande amor pois não vivemos sem o SPORTING vemos um blogue a fazer um bota abaixo diário ao nosso clube..Agora pergunto?? Afinal neste caso acredito em quem??? No jogador que diz que anda uma campanha a enlear ele e o clube ou na imprensa vermelha que diz que há guerra entre ele e o costinha...

    ResponderEliminar
  18. Meus amigos,
    Um dia contarei toda a história do Izma...
    Posso garantir que durante esta época foi recusada pelo jogador uma proposta de outro mundo do Man City... posso ainda garantir que o jogador não tem qualquer problema interno no joelho (já teve mas recuperado) e que estamos perante um problema estético do mesmo... um dia explicarei...
    Posso ainda dizer que o problema é, somente, de confiança no departamento médico e que o treinador do clube que teve para levar o russo para o seu país é o mesmo que encostou o Costinha no dinamo de moscovo...
    Tb vos digo que o Paulo Sérgio impediu que o jogador fosse vendido porque acha que pode ser uma peça fundamental na época...
    Desculpem não vos poder dizer muito mais, mas TODOS estão a fazer os possíveis para o atleta ficar no GRANDE SPORTING, mas aguardemos...
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  19. "Em Alvalade não há uma estrutura capaz de avaliar e tratar situações que escapem ao padrão normal da actividade quotidiana que a gestão futebolística impõe. O departamento de futebol do Sporting não soube lidar com esta situação, ponto."
    Leão Transmontano.
    --
    Já há muito que venho dizendo o mesmo.
    Seria um aspecto a implementar quanto antes a bem da saúde do balneário.
    A boa ou a má gestão de mentalidades e personalidades pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma época.
    Mais até do que os números gastos em matéria humana...

    ResponderEliminar
  20. LT:

    Acabei por não me referir à gestão que o clube fez deste caso.

    Realmente já passou mt tempo. Deveria ter sido colocado uma pedra no assunto em tempo util, ísto é, até ao fim da época passada. Tem faltado capacidade da estrutura que lida com o assunto para tal, mas...

    Para se chegar a um consenso é necessária vontade de tds as partes envolvidas... e eu não sei se da parte do jogador (ou mais concretamente do seu representante) existe real vontade em sanar esta questão... Ou se se pretende extremar posições, desgastando, provocando o clube com o objectivo de atingir fins obscuros... É que se não é essa a intenção do tal Barbosov, lá q parece, parece... E muito!

    Gde abraço.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)