sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Vai começar a rolar...



Faltam menos de 24 horas para a bola começar a rolar. Já aqui referi a importância que os primeiros jogos têm numa prova como o campeonato e a importância que este campeonato representa para o Sporting. As expectativas nem estão muito elevadas, nem demasiado baixas, na verdade, estamos mais racionais, por força das circunstâncias, mas sempre com uma enorme fé e paixão.

Infelizmente tenho que concordar com a nossa classificação projectada no post anterior para a grelha de partida. Mesmo sabendo que o carro está mais potente, com mais cavalos e cilindrada, terá que haver mestria no piloto, na equipa de apoio, na direcção e nos próprios adeptos, para conseguirmos fazer a diferença.

Creio que olhamos para esta época que se vai iniciar com um misto de cepticismo e de entusiasmo. Cepticismo, porque, como diz o provérbio, gato escaldado de água fria tem medo. Reforços já com alguma idade, a incógnita quanto à equipa técnica, o pesadelo que foi a época passada, estranha, pródiga em problemas e mais problemas, alguns deles ainda por resolver.

O entusiasmo de sempre, gerador de emoções. A camisola verde e branca, carregada de mística, o nosso orgulho, a nossa cor, a nossa paixão, o Sporting Clube de Portugal, um ideal, uma crença, uma fé.

Olhando para a nossa equipa, continuo a pensar que necessitamos de um defesa central, sólido e experiente, um comandante da defensiva leonina, que imponha respeito e segurança. Há quem defenda que necessitamos de mais um guarda-redes. Se o Sérvio não for recuperado e integrado, também defendo que sim. Para fazer evoluir Patrício, que deve ser apoiado, porque é um puto da casa e tem futuro.

No meio campo, sector em que mais nos reforçamos, penso que estamos fortes, embora com demasiadas opções para a mesma zona do terreno, a posição 6. Se Zapater for craque, com Maniche, Pedro Mendes, André Santos, Matias, Izmailov (se por cá ficar) Vuckcevic, Valdés, e a jovem promessa que constituí Salomão, não há dúvidas que estamos mais fortes.

O ataque preocupa-me, mas a verdade é que temos 5 avançados. Se Liedson voltar aos bons velhos tempos e fizer 15 a 20 golos no campeonato, penso que a coisa se resolve. Arranjar parceiro para o levezinho é que não tem sido tarefa fácil. Postiga, em forma e confiante (algo que infelizmente não tem acontecido) parece-me ser a melhor solução. Sinto saudades de um matador em Alvalade, que nos dê confiança e alento. O Levezinho já não resolve? Desaprendeu? Está ficar velho? Nada disso, esperamos nós. O grande problema é que o seu comportamento não é consentâneo com o estatuto que aparentemente possui nas quatro linhas e isso por vezes, pode ser fatal.

Em termos tácticos, do 4-4-2 clássico, ao 4-2-3-1, passando pelo 4-1-3-2 ao 4-3-3, de tudo um pouco foi ensaiado. Creio que o 4-3-3 é o sistema em que menos teremos hipóteses, considerando a falta de avançados/alas. É verdade que Valdés, Salomão e Vuck, podem desempenhar a tarefa, mas falta rotina e cultura táctica para jogar nesse sistema. Vai também existir um outro problema, que poderá condicionar, alterar, influenciar ou definir o esquema táctico: como conciliar um médio defensivo com Maniche e um médio ofensivo em campo, utilizando 2 avançados? Ou se joga sem alas, ou então utiliza-se o 4-4-2 clássico e sacrifica-se o médio ofensivo (Matias). Jogando apenas 1 avançado, dará para manter os alas, o pivô defensivo e o médio criativo. Questões para Paulo Sérgio resolver e daqui resultará o sistema táctico, que pode bem mudar no próprio jogo, sinal de que as rotinas e a cultura de jogo estão perfeitamente assimiladas.

Independentemente do sistema e de tudo o resto, amanhã e sempre, compete-nos apoiar o nosso Sporting, crescer com esta equipa, dar-lhe confiança e solidificar a relação equipa/adepto para juntos alcançarmos o grande objectivo.

Para nós, o Sporting é a melhor equipa do mundo, amanhã e sempre!

21 comentários:

  1. Que o Sporting, bom|mau, forte|fraco, melhor|pior ou assim ou assado saia da Mata Real com os 3 pontos no bolso.
    Neste momento a corrida vai iniciar-se e a nossa equipa e esta e nao outra. Desde o apanha-bolas ate ao tonto la em cima.

    Vai ser uma epoca sofrida, vai, mas o infinito desejo para que o Sporting venca todas as semanas esse nunca desaparece, ou diminui.

    E o problema nem foi a epoca passada. Recordo por exemplo quando passamos do miseravel 1997 para 1998 existir para o arranque dessa nova temporada um conjunto de ligitimas e renovadas ambicoes, assentes em coisas palpaveis: meritos do Treinador de entao e 3 ou 4 reforcos internacionais todos eles com menos de 21 anos de idade.

    Do ano passado para este nao existiu nada disso. O Paulo Sergio - a quem desejo toda a sorte do mundo - apesar de colher simpatia e agrado pelo discurso que apresenta nao nos inspira grande fe nas qualidades tecnicas que possa ou nao acumular: que nos engane a todos e se revele um excelente treinador porque se o fizer tera garantido o apoio incondicional de todos os sportinguistas, dado que no mero campo da sua personalidade nao ha nada a apontar-lhe, antes pelo contrario, e claro ... os cancros que por la permanecem, ao nivel da estrutura.

    Os problemas sao estes, esses cancros. Nao a equipa de futebol.
    E estes cancros tem todos origem num mesmo tumor, tumor esse que esta mais do que batido e rebatido e por isso pouco importa agora escarafunchar mais a ferida.
    Teremos ao longo dos proximos 8 meses muitas oportunidades para faze-lo, infelizmente ...

    Muito infelizmente.

    Forca Sporting.
    E forca Paulo Sergio.

    ResponderEliminar
  2. Beto, Quiroga, Rui Jorge.
    Nao me lembro se o M. Aurelio ainda por la estava.
    Delfim. Duscher.
    Pedro Barbosa. Kmet. Simao.
    Iordanov. Edmilson. Gimenez.

    E um excelente Treinador, Mirko Jozic.

    Este plantel que tinha - entre outros - esses nomes acima era inexperiente, profundamente renovado mas essencialmente curto de qualidade. Nao obstante ser curto de qualidade, chegaram nesse ano a Alvalade 4 ou 5 internacionais de quem se esperava muito:

    Quiroga, Duscher, Kmet, Gimenez e Delfim.
    O Rui Jorge caiu-nos nas gracas aos poucos, a sua aceitacao nao foi imediata mas cedo se revelou um jogador de qualidade indiscutivel e muito inteligente (como o rotulou Boloni uns anos mais tarde).

    E tinhamos ainda a experiencia de um excelente Pedro Barbosa ou de um experimentado Edmilson.

    Jogamos um futebol excelente mas ficamos em 4^, porque la esta, a miseravel estrutura de entao nao teve o senso de fazer as coisas como deve ser: preservar os talentos (Leandro) e preservar os homens da casa (Oceano ou Carlos Xavier), que terminaram a carreira 1 ou 2 anos antes do termo devido.

    Ao Sporting acontece muito isto> ora tem A mas falta B. E quando tem B ja nao tem o A. Sabem quando e que o Sporting se vai reforcar de defesas centrais? Quando ja nao tiver o Joao Pereira ou o Carrico. Os cegos e incapazes dirigentes de Alvalade sao incapazes de observar aquilo que muitos adeptos curiosos vem de fora: identificar as lacunas x, y e z e ataca-las convenientemente, e rapidamente.

    Mas seja como for ... comparem a qualidade desse plantel com o deste ano e digam com sinceridade que tipo de fe podemos apresentar na epoca que daqui por algumas horas vamos iniciar, em campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Heinze, faltou o excelente Heinze.
    Lembram/se do golo que ele marcou nas Antas? Jogo que perdemos por 2-3 quando o podiamos e deviamos ter ganho por 4-2?

    O Jose Roquette nao pescava nada de bola, era certo e sabido, mas os seus vices e directores ou la o que se chamavam responsaveis pelo futebol do clube que dispensaram o Heinze nessa epoca nao ficavam atras destes em termos de incapacidade para tomar boas decisoes.
    Simoes de Almeida e um outro de cabelo branco magrinho que por la andava nessa altura.

    O Sporting desses anos foi um pouco como este: muito deprimente. Ate o tipo que abria a cancela para os jogadores que chegavam ao Estadio de carro era um triste de todo o tamanho.

    Nesta medida a chegada do Luis Duque ao Clube no ano seguinte foi uma bencao, porque muita coisa mudou.

    Lembram/se nesse 1998 do 3' golo do Sporting frente ao Estrela em casa? Golo do Leandro de pontape de bicicleta? Que golo. O Jesus era o Treinador do Estrela e lembro-me dele dizer na conferencia na flash interview do fim do jogo: "foi um ganda golo! e os que metem o Sporting fora da corrida para o titulo este ano estao enganados."

    O Mirko Jozic era muito muito bom. O Sporting jogava belissimo.
    Saudades.

    ResponderEliminar
  4. Foi ainda nesse ano que vimos pela primeira o Carlos Martins em accao. Tinha ele 17 anos, e estreou-se em Alvalade num dia chuvoso frente a uma equipa que agora nao sei qual era mas equipou nessa tarde de amarelo e nao era o Pacos.
    Entrou na 2' parte do jogo, a meio dela.
    Ganhamos esse jogo salvo erro por 3-0.

    Vejam agora a distancia que vai de 1998 para o ano da afirmacao do Carlos Martins no Sporting de 2004/2005, do Peseiro. 7 temporadas, e onde andou o Carlos Martins esse tempo todo? A rodar por Academicas e coisas parecidas.

    Fosse a estrutura de futebol senior do Clube comandada pelos mesmos que nos servem na formacao e o Sporting daria um salto de gigante nesse mesmo futebol.

    ResponderEliminar
  5. E convem como e claro nao esquecer o Saber.
    Lateral marroquino que apesar de ser algo estupido na forma de jogar tinha muita pedalada, for all that's worth. Mas pronto, pedalada ja e qualquer coisa.

    Reparem neste 11, repartido ao longo de 3 epocas>

    Nuno Santos.
    Patacas.
    Beto.
    Facundo Quiroga.
    Rui Jorge.
    Oceano.
    Aldo Duscher.
    Pedro Barbosa.
    Simao.
    Sa Pinto.
    Leandro.
    Acosta.

    Nao 11, mas 12. Seria uma equipa de 12.

    Todos estes jogadores estiveram no Sporting de 1996 a 1998, passando por 1997. Nao contabilizo 1999 porque fomos campeoes nesse ano.

    Teria chegado bom senso e boa capacidade de analise para nesses 3 apresentarmos uma equipa decente que conseguisse ser campea em alguns deles.
    Gostava de lembrar/me do nome do de cabelo branco mas nao consigo. Salvo erro ja faleceu, era director ou, ou o cara ... Paulo Abreu, era o seu nome.

    Paulo Abreu.

    ResponderEliminar
  6. Como sao quase 02:00 da manha proponho que facamos uma votacao sobre aquelas que deverao ser as traves mestras do Sporting 2012/2013.

    As minhas sao estas:
    Patricio.
    Carricio.
    E Fenicio.
    Bem comandados por uns excelentes:
    Marco Aurelio.
    Octavio Augusto.
    E Julio Cesar, ex-Dortmund.
    Na frente de ataque e alinhados em 1-2-3 abertos em semi-circulo:
    Leandro.
    Krpan.
    E Ivo Damas.
    Com o Bino a fazer de 3' central e a cobrir as subidas do Marco Almeida.

    Lembram/se do Marco Almeida? Tinha tudo para ser o novo Fernando Couto do futebol portugues mas faltou-lhe alguma serenidade: cortou os cabelos. A sua forca estava nos cabelos e sem eles eclipsou-se por completo ... muita pena. E a vida. A vida e a Morte. Que o diga Sancao.

    E verdade, o que e feito da Dalila Carmo? Ainda existe?
    Era girinha ela ate, engracada, tinha um corpo engracado.

    ResponderEliminar
  7. Está tudo doido? o que interessa sao os que estao e os que ainda possam vir.
    Hoje falam de um japones qualquer para medio direito, será que o Izma tb vais sair?
    E o central e o avançado que marque golos será que isso sim nao será prioridade?
    basta ver os golos sofridos pela nossa defesa e marcados pelos nossos avançados

    ResponderEliminar
  8. LT:

    Apesar do palerma lá de cima (que Deus o mantenha calado e sossegadinho) acredito essencialmente na vontade em fazer bem de Costinha, Paulo Sérgio (remodela o processo defensivo da equipa, sff) e da bravura dos nossos jogadores…

    Quero começar as minhas férias em grande: com os três pontos na sacola. O resto, jogando pouco, benzinho ou espectacularmente é, para já, secundário. Vamos dar tempo às exibições, mas não ao empenho. Ou seja exijo empenho, muita vontade, muito esforço JÁ e, claro, os primeiros três pontos. Quero é GANHAAAAAAAAAAAAAAAR. :)


    MM:

    Isso é que foi uma madrugada nostálgica, hein? E mt profícua e inspirada tb… ;)

    E concordo com mt do q escreveste. Não me farto de repetir que aquela equipa do Mirko Josic foi marcante. Um futebol de encantar, mais até que a famosa equipa do Bobby Robson e, mais tarde do Zé Pézudo. O Peseiro era um fracote que não dominava o balneário (mais uma vez faltou estrutura para compensar a falta de liderança natural de um bom treinador), mas o futebol ofensivo que o SCP apresentava agradava mt… Pena ser um 'pé frio' do camandro! E (à atenção de PS) permitir mt brechas na defesa…

    E o Beto Zapater, q nc vi jogar um segundo que fosse, vai ser a revelação deste campeonato, dasss! O gajo até é amigo do David Villa… Do David (Mara)Villa, pá!!!

    ZA-PA-TER! ZA-PA-TER! :D

    Ah... A Dalila Carmo tem uma boquinha… Bom, o melhor é fazer o q aconselho a JEB: manter-me sossegado…

    SL!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Ó q c*ar*lh*... Nunca mais chegam as 9 da noite...

    Mais uns tantos meses a sofrer... Só espero q seja um sofrimento daqueles assim pró... bom. If you know what I mean...

    ResponderEliminar
  11. Leão Transmontano:
    Sou um visitante irregular deste espaço e por isso andei a pesquisar os seus escritos, porque não conhecia. Gostei muito do artigo sobre o aniversário do estádio de Alvalade, mas, não leve mal a critica, este seu artigo é uma matéria já algo estafada neste inicio de época e a dissertação que faz sobre questões tácticas é nitidamente um assunto que não domina em profundidade. A questão dos reforços é também, além de repetitiva do que se faz noutros espaços, algo inconsequente. Talvez eu esteja mal habituado pela referência de qualidade com que este espaço normalmente se distingue dos demais, mas aí a culpa é inteiramente vossa. Mais uma vez lhe peço que não tome a mal a minha critica, que julgo se construtiva.Mas, acima de tudo, que ganhe o Sporting!
    SL

    ResponderEliminar
  12. Pessoal, tenho fé no Paulo Sérgio, parece um gajo inteligente e vai meter muita malta na linha e calar outros tantos!

    UMA DÚVIDA: estou de férias no continente e queria levar a família a Alvalade, queria saber se há visitas guiadas às instalações/estádio? Posso ver mais sobre isso na net? Um grande abraço a todos e hoje vamos começar com o pé de direito ou esquerdo, conforme se for Maniche, Liedson o Valdés a sacudir as redes, quem sabe até vamos de cabeça!!!!

    ResponderEliminar
  13. Estou ansioso, e o ano passado não estava!

    Boa sorte a todos!

    A VERDADEIRA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS.

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Pedro Carvalho,

    Aceito a sua crítica. Não tenho nenhum doutoramento em tacticas de futebol. É simplesmente a minha opinião, mas considero saber do que falo, sem arrogância e modéstia à parte. Gostava de o ver dissertar sobre o sistema táctico, uma vez que deve dominar perfeitamente o assunto.
    Da mesma forma que lê o que quer eu escrevo sobre o que me apetece, por isso não estou a pensar se o assunto está ou não estafado.

    ResponderEliminar
  15. Leão das Ilhas,

    creio que há visitas guiadas, mas o melhor será ligar para a Secretaria. Pode sempre visitar o Museu, que é um espectáculo.

    ResponderEliminar
  16. há ai uma cena, do blog de ouro a correr. Era necessário nomear 3 blogs e informá-los de que estavam nomeados.

    Estão informados!

    Mais info no último post q tenho lá no estaminé

    abraços

    ResponderEliminar
  17. Caro PB:

    Da ínfima percentagem que me toca, agradeço pela cena do 'blog de ouro'. Não é para isso que o "ANorte" existe, mas reconheço que ver o blogue em que participo distinguido, não deixa de me causar um certo orgulho. Mais ainda quando o reconhecimento tem origem num blogue da categoria do 'Lateral esquerdo'.

    Obrigado e abraço.

    ResponderEliminar
  18. Pedro Carvalho, antes de mais benvindo, aqui a casinha é um blog de adeptos, se não estou em erro nenhum de nós tem uma ligação profunda com o futebol excepto na bancada. O LT anda é com falta de treino, tem consumido o seu tempo numa nobre actividade, criar uma leoa.

    Para me defender de dizer muitas asneiras tecnicas e tácticas visito as seguintes casas, o Jogo Directo (para aprender muito!!!!), o Bancada Nova (para pensar), o Lateral Esquerdo (para esclarecer) e o Entre Dez (para me rir).

    Mas aqui o fundamental é postar o que nos vai na guelra de adeptos e sujeitar-mo-nos à discussão e ao contraditório.

    Vamos ao que interessa, ainda não sei se vou conseguir ver o jogo... já estou doente... mas na próxima semana lá estarei em Alvalade. Para hoje o Paulo Sérgio já disse tudo, se o Sporting trabalhar mais que o Paços os 3 pontos são nossos.

    O meu onze:

    Patricio, JPereira, Carriço, NAC, Evaldo, Zapater, Maniche, Matias, Vuk, Liedson e Postiga. A equipa é coxa do lado esquerdo, é verdade. Trabalha Evaldo!

    P.S.- MM tu és o MHumberto disfarçado, certo? Uma correcção quem estreou o Carlos Martins foi Inácio.

    ResponderEliminar
  19. Este blogue merce ouro mesmo. Reencontrei aqui o espírito ido de outros blogues que consumiram (e bem) muitas das minhas linhas no passado. É excelente o ambiente que aqui se vive, a simpatia e coordialidade de todos.

    Para hoje só quero 99% transpiração e 1% de inspiração... é a receita para ganhar o primeiro de 30!

    Saudações leoninas

    Vosso

    Jonhy Green

    ResponderEliminar
  20. Brevemente em Alvalade...o perfume do futebol japones!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=Q_gNY_yptKw&feature=player_embedded#!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)