domingo, 26 de setembro de 2010

De importância nacional

Costinha abriu a porta e Paulo Sérgio não se fez rogado: “bem ou mal o importante é ganhar!”. Talvez o seja para ambos e seja também afinal para nós todos, face à situação em que nos encontramos na tabela classificativa. Mas o dramatismo destas expressões, e outras como “atirar a toalha ao chão”, são uma confissão de incapacidade quando, a meio da jornada 6, e com menos um jogo, o melhor que podemos esperar é chegar ao quinto lugar. Um Sporting verdadeiramente candidato deveria estar a pensar no segundo lugar, a 3 pontos do líder.  Paulo Sérgio diz que “confia que é possível recuperar o atraso para FC Porto” mas parece-se esquecer que mesmo ganhando, há mais equipas a quem temos que disputar terreno. Independentemente do resultado e exibição de mais de logo fica prometida uma análise do que significa este baixar de "standard" no Sporting. Estivemos 18 anos sem ganhar mas tínhamos a consolação de  "jogar à Sporting". O que significa isso nos dias de hoje?

 Perante isto, alguém é capaz de se preocupar com as contas do Sporting? Já estará em preparação no Project Finance?


Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Hildebrand
Defesas: Carriço, Polga, Torsiglieri, Evaldo, Nuno André Coelho, João Pereira e Abel.
Médios: Matias Fernández, Zapater, André Santos, Diogo Salomão, Tales e Vukcevic.
Avançados: Saleiro, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

19 comentários:

  1. Como pode o outro imaginar sem agrado a possibilidade de ser presidente do Sporting. Clientes destes é que eles gostam: sufocados e apertadinhos. E ainda há quem diga que os Bancos só gostam de emprestar a quem pode pagar.

    O Sporting é um verdadeiro mundo de fantasia.
    Mas daqueles maus, dos que enganam muito e não fazem sonhar ninguém.
    Ninguém vá ao teu socorro que não precisas ...

    ResponderEliminar
  2. Não é uma questão de se fazer rogado, é a mais pura das verdades. Há algum treinador que prefira jogar bem e perder, a jogar mal e ganhar? O ideal será jogar bem e ganhar, obviamente, mas entre essas 2 possibilidades, qualquer treinador no Mundo escolherá a 2º. Quem disser a 1ª estará a mentir.

    Sobre o mesmo tema, na vizinha Espanha:

    Ricardo Carvalho

    «É um treinador que pensa como os jogadores e como eu próprio: mais vale jogar mal e ganhar, que jogar bem e perder... O ideal é jogar bem e conseguir a vitória, e eu que o conheço sei que se ganhamos e jogamos mal Mourinho não fica totalmente contente»

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente nem sei que esperar do jogo de hoje...oxalá este meu desânimo se deva única e exclusivamente à maldita enxaqueca que me atormenta há 3 dias e não ao receio de mais um resultado desastroso.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    O Sporting não é para lamechices: agora é ganhar, ganhar! Acabou-se a tentativa de dar espectáculo com a vitória como objectivo subsidiário...

    Esta discussão da dicotomia entre jogar bem e ganhar (como se fossem conceitos mutuamente exclusivos) é das coisas mais idiotas que existe no futebol. Porque não é difícil inferir-se, deste tipo de afirmações, que o resultado (ganhar) é indiferente ao processo (jogar bem) e daqui extrapolar-se que mais vale "jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder". De um vazio intelectual bem ao nível daqueles que, de 6ª-feira para cá, o repetira: PS e Costinha são duas faces da mesma moeda.

    Mas há nuances. Se nos podemos digladiar sobre este conceito indeterminado conhecido por "jogar bem" - o conceito de ganhar já é bastante objectivo - no que há um mundo de hipóteses em que jogar bem é jogar com muita eficácia, por exemplo, já me parece mais prudente olharmos para os declaratários Costinha e PS e compreendermos se há uma dissonância entre ambos acerca do conceito.

    Costinha disse o mesmo que PS: reconheceu que a época não vem correndo como esperava e disse que pode vezes não bastava jogar bem. PS, a esta afirmação, acrescentou algo que (nós juristas chamamos de..) densifica o conceito de "jogar bem", esclarecendo que " O que fizemos foi trabalhar com a imagem desse jogo e demonstrar ao grupo aquilo que foi bem feito e aquilo que foram as nossas lacunas. O grupo, acho que ficou elucidado. O Benfica jogou o jogo inteiro no nosso erro, e pena foi que nós, depois de trabalharmos bem a bola até à entrada da área deles, não tenhamos finalizado as jogadas. Colocámo-nos a jeito do tipo de jogo que o Benfica queria fazer. Temos de ser mais incisivos no último terço do campo e aumentar a nossa agressividade e determinação. Não podemos ser uma equipa tão simpática para os nossos adversários"

    Ora, sugiro que a interpretação a dar das palavras de PS passe pela constatação de que não basta chegar ao último terço ("jogar bem"), é preciso concretizar ("ganhar". O que nem seria reprovável...

    Pois.

    A questão é que o PS tem repetido à exaustão que o Sporting joga bem e que falta eficácia na concretização. E isso encontra-se presente noutra parte da sua conferência de imprensa, quando disse que "Preocupa-me, mas, nesses jogos em que perdeu pontos, a equipa apresentou elevados índices de criação de jogo, esteve sempre muito próxima do golo, mas não foi eficaz. Temos de nos tornar mais objectivos, sabemos que os outros vão perder pontos, mas teremos de saber fazer a nossa parte."

    E este, mais do que a estéril e ridícula discussão do "jogar bem ou ganhar", é o ponto mais importante: o PS não apenas acha que o Sporting joga bem (o que ainda tem uma alguma componente subjectiva), acha também que o Sporting jogou bem na Luz (repetiu-o) e acha que o Sporting teve problemas de eficácia no jogo contra o Benfica (apesar de se contarem pelos dedos as vezes que passou o meio-campo com a bola controlada).

    Assim, contextualizando a sua afirmação, conseguimos constatar que mais este chavão é um meio termo entre a idiotice e a alienação da realidade. Mais uma pérola made in Alcochete.

    ResponderEliminar
  5. PLF:
    Como digo no post prometo a minha própria reflexão sobre o tema, mas não posso deixar de antecipar que sou dos que entende que a preocupação primeira deve ser a de jogar bem porque é que nos deixa mais perto de ganhar.

    Veremos que reflexos têm este tipo de afirmações no jogo jogado mais logo. Mas isto parece-me mais um incitamento a um jogo "à ramaldense" como se costuma dizer por aqui.

    Se não fico triste com as vitórias do meu clube, já dificilmente me satisfaço com maus espectáculos.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    também sou daqueles que acha que "jogar bem" leva uma equipa a estar mais perto de ganhar. E se tenho uma concepção própria do que é jogar bem, sei que cada um tem a sua e que aqueles que não se preocupam com isso (nem têm) percebem sempre que tipo de exibições são mais conducentes ao rumo das vitórias do que outras.

    Por exemplo, ninguém achará que uma equipa que jogue um futebol ofensivo muito trabalhado, positivo e espectacular, mas que conceda excessivas oportunidades ao seu adversário de marcar, estará a "jogar bem". Mas reitero, há um grau grande de subjectividade.

    Onde já podemos voltar ao campo da objectividade é fazendo a pergunta aos adeptos do Sporting: "acha que o Sporting está a jogar bem"? Aí teríamos uma percentagem. E aí quer parecer-me que o PS estaria (objectivamente) entre uma esmagadora minoria.

    Portanto, mais preocupante do que a referida interpretação disjuntiva entre jogar bem e ganhar, preocupará a própria acepção do treinador do que é "jogar bem".

    É que se ele acha que o Sporting joga bem...

    ResponderEliminar
  7. Eu já tou farto das idiotices que este treinador diz!

    Quando digo que não tem categoria para treinar um grande penso que o mais importante são os resultados e as exibições (boas exibições a nível táctico, técnico, individual e colectivamente). E nisto ele é mediocre!

    Mas além disto também não sabe abrir a boca. Só diz asneiras. Quando este sr. vem dizer que o Sporting joga bem, só me apetece partir-lhe os dentes! Parece que está a brincar com o Sporting, com a sua história e a sua dimensão!

    É um cretino incompetente! Um treinador mediocre!

    ResponderEliminar
  8. Eh, pá!!! Que bela fatiota, sim senhor! Gostei à brava!

    Esta conversa é a conversa habitual de quem queria mas não consegue. Não deve faltar muito para lhe dizermos adeus. De qualquer modo, só posso esperar que estejamos todos enganados e que o Sporting desate a ganhar e a jogar à bola. A começar já hoje.

    ResponderEliminar
  9. A todo o A Norte,
    Parabéns pelo 'project new look' :)
    Ficou muitíssimo bem, mais leve e mais organizado.

    LdA,
    "Estivemos 18 anos sem ganhar mas tínhamos a consolação de "jogar à Sporting". O que significa isso nos dias de hoje?"

    Na minha opinião,já não há "jogar à Sporting", quando a equipa sénior do nosso clube joga, vejo um conjunto de moços, alguns esforçados, outros nem tanto, mas quase todos sem saber muito bem para onde ir, nem o que fazer. Com o Carvalhal ainda se vislumbraram alguns laivos de futebol "à Sporting", mas com o Paulo Sérgio caímos outra vez no "pontapé-p'rafrentismo" que por um lado aborrece e por outro assusta qualquer adepto minimamente exigente.

    Confesso que me dói tanto ver o Sporting a jogar assim que este ano, nem mesmo quando me deram um bilhete, fui a Alvalade, pois prometi à minha filha que quando fosse a levava a ver o primeiro jogo dela ao vivo, mas quero que ela veja o Sporting a jogar e não este simulacro de equipa que entra em campo equipado de leão ao peito.

    Quanto às contas, bem... quanto a isso, se o passivo cresce à velocidade da luz com quinze anos de supostos profissionais muitíssimo bem pagos, talvez devêssemos lá ter amadores, pior não faziam de certeza.

    ResponderEliminar
  10. Olá Amigos aqui do A Norte!

    Enquanto não conseguir elevar o meu moral sportinguista que, diga-se, anda pelas ruas da amargura, venho felicitar-vos pelo novo visual.
    Parabéns e creiam que adorava que no nosso clube alguém conseguisse fazer omeletes com poucos ovos.
    Anda para aí tanto clube a mostrar que isso é possível. Será que também empenham os activos do clube mesmo antes de os terem? ou no pressuposto de...?
    Se me contassem estas histórias há um tempo atrás eu nem sequer lhes passaria cartão mas... hoje... tudo é possível naquele querido clube. Até quando?

    ResponderEliminar
  11. Eh Lá... LDA,

    Sai um gajo de casa ao domingo e quando volta dá com a moradia toda transformada e modernaça e o camandro!!


    O 'lifting' está mt giro, agora vou lá acima ler o post... :)

    ResponderEliminar
  12. Daqui a nada quero duas coisas:


    1.ª) festejar golo(s);

    2.ª) GANHAAAAAAAAAAAAAAAAR!


    Para já contento-me com isto. É pouco? Neste momento é o possível...

    Abraço e até logo.

    ResponderEliminar
  13. Deixei um comentário no forno que já ia em 5 paragrafos de palheta com o PLF e foi-se com o resto da cozinha... Bem agora é ver a 1ª parte e torcer pela segunda que já não vou ver.

    Parabéns LdA, está muito bom.

    ResponderEliminar
  14. Isto à bocado não estava assim...muito bem, gostei!!

    Finalmente Paulo Sérgio viu aquilo que eu já vi há muito...o Liedson não está em forma e por isso não devia ser titular. Teve coragem finalmente para o substituir.

    ResponderEliminar
  15. Ainda não chega!?! Até quando é que vamos levar com este treinador / director desportivo / presidente?

    ResponderEliminar
  16. Afinal o meu desânimo tinha razão de ser...

    ResponderEliminar
  17. Fico sem saber quem manda no SCP,sim pq não acredito que seja o P.Sérgio a mandar recuar os jogadores e jogar na contenção após o 1-0,logo significa que alguém manda ali e não é o treinador...
    Acho que este ano nem à Europa vamos.
    Já não basta dizer que temos jogadores medíocres,há algo mais.
    Evaldo do Braga e este Evaldo é a água e o vinho. André Santos NÃO SERVE para o SCP,Zapater idem,NAC voltou a enterrar...
    Não há que marque golos.

    ResponderEliminar
  18. 6 jogos, 2 vitórias-2 empates-2 derrotas, 5 golos marcados-5 sofridos, 8 pontos no total a 10 do líder.

    Vergonhosa prestação no campeonato!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)