quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Teorema de Tales

Descansem. Não vos falar daquele que é considerado o pai da filosofia ocidental, nem do teorema que demonstra a igualdade dos triângulos em determinadas circunstâncias. Vou-vos falar do teorema de Tales, na versão a verde e branco, que parece radicar num antigo ditado popular: com Tales e bolos se enganam os tolos. Na politica desportiva, como na genericamente na politica, o que parece é e, no caso da contratação de Tales, é mesmo isso que parece. E, aparentemente, nem houve o cuidado – ou pudor? – de fugir à inevitável associação de estarmos perante um favor prestado por Jorge Mendes. Pergunto: neste, como noutros casos, vale a pena diabolizar a figura do empresário ou pedir responsabilidades a quem deve cuidar dos nossos interesses? Se ele faz grandes negócios com todos os outros e para todos os outros, porque não os faz connosco também?

De Tales o que se pode dizer é que pertence à chamada turma do “foguete molhado”, isto é das decepções da geração de 90. Falamos de jogadores internacionais brasileiros sub-17 e sub-20 a que se augurava grande futuro, mas que ainda não confirmaram o valor que se pressagiava. Com Tales, que jogou com Kardec e Walter, p.ex., estavam na turma do foguete molhado, Lulinha, agora no Olhanense, e o ressuscitado Alex Teixeira que, em Janeiro passado, rendeu ao Vasco a bonita soma de 6 milhões de euros. Grande parte dos problemas de afirmação de Tales tem residido na sua morfologia. Ainda em idade júnior foi sujeito a um programa de fortalecimento muscular para obviar aos problemas que já enfrentava na categoria. Com a subida ao último escalão do futebol profissional esse óbice ganhou maior relevo. E, como agravante, à maior massa muscular correspondeu à perda da capacidade de explosão, a sua melhor característica, juntamente com a capacidade técnica.

Esperemos por ver se o juízo que agora faço está ou não errado. Mas estou em crer que Paulo Sérgio, como qualquer treinador, não porá a cabeça no cepo por uma contratação que não pediu. E se ele queria um pinheiro e um extremo porque chegou um 10? Pormenores que terão que ser levados em atenção quando se fizer a avaliação do trabalho realizado pelo treinador. É que se tudo isto nos penaliza, imaginemos o que representa para quem depende dos resultados...

Pouco ou nada nesta contratação faz sentido, mais ainda sendo o Sporting um clube formador. Com tanto tempo que houve para elaborar e burilar os dossiers é absolutamente lamentável a forma como este dossier foi conduzido para a opinião pública e em particular junto dos adeptos do clube. Se foi para lhes deitar a areia para os olhos só revela desrespeito. Resta-nos esperar que Domingos se tenha enganado á cerca do valor de Tales, quando o observou e rejeitou no inicio de época. E que se tenha também enganado no valor de Hugo Viana e no que lhe vão pagar nos próximos três anos. Olhando ao histórico, em quem confiavam?

Anexo a comunicação ontem enviada pela AAS ao Record (clique para ampliar):

40 comentários:

  1. Infelizmente tenho de concordar com o LdA,

    "com Tales e bolos se enganam os tolos."

    O único aspecto positivo nesta contratação é o facto de não terem contratado nenhum velho remunerado principescamente.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Considero esta contratação uma vergonha! Mesmo que se venha a mostrar um bom jogador!

    É impressionante a falta de critério nas contratações. Desde a atrasada programação da época que se estendeu até ao último dia de inscrições sem conseguir dar ao treinador o que ele pretendia, apesar de muito cedo terem tido a possibilidade de preparar esta época. Até ao facto de se contratar demasiados jogadores para ma mesma posição, um excesso de trincos e afinal o melhor, com mais qualidade e mais futuro já cá estava na casa. Contrataram-se jogadores em fim de carreira que vêem ganhar milhões e tiram lugar aos excelentes valores da Academia. Continuamos sem flanqueadores, sem um matador e sem um senhor central. E agora contrata-se um jogador que ninguém percebe a mais valia.

    O clube atravessa momentos muito complicados mas parece que temos os piores gestores de sempre a comandar os destinos do clube.

    ResponderEliminar
  3. A minha questão é: se havia uma lista de 20 jogadores para avançado, ou nenhum cá quer jogar ou ou o Sporting não convence ninguém. Triste.

    ResponderEliminar
  4. Com o tal avançado, os jogos que ficarão 2-0, ficariam 4-0. E pior, os que ficarão 0-0, ficariam 1-0...Enfim.

    ResponderEliminar
  5. Em Braga observou-se o jogador, treinou com a equipa, foi observado durantes mais de uma semana, certamente, e depois ponderaram e decidiram em não contratar o jogador.

    Aqui o processo foi a vergonha que se viu!

    Quais são as necessidades no plantel de um jogador para esta posição? Temos o Matias Fernandez, o Maniche e até o Valdés que sabem jogar bem a 10. Sem falar no Postiga que muitos apostariam nessa posição. Contratámos alguma vedeta indiscutível capaz de ser melhor e sentar no banco algum destes jogadores?

    Ou será que é mais um para salvaguardar os interesses de alguém ao mesmo tempo que serve de chupa-chupa para alguns sócios?

    Um plantel que continua com fragilidades e falta de qualidade em alguns sectores.

    Isto é vergonhoso!!

    ResponderEliminar
  6. Eles é que nos en(TALES) bem!

    Mandam embora 4 pontas de lança(3 Pinheiros), Baldé (1,93m), Purovic (1,93m), e owusu (1,87m), um que custou 6,5 milhões (Pongolle) e trazem um médio, Tales de 1,68m.

    Ou seja, o ataque, fora Liedson, fica entregue a Postiga e Saleiro, que Paulo Sérgio teve que encontrar uma táctica viável - Liedson sozinho na frente - em que eles não participem, devido à sua (falta) de qualidade. Espantoso!

    UM DESABAFO SENTIDO SOBRE UM DIA NEGRO.

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, este post mistura dois assuntos:

    1º A não vinda do tal PL que o PS pediu. Não veio, e a culpa é unica e exclusivamente do JEB e Costinha. Ficar apenas com os PL que lá estão parece-me muito curto.

    2º A vinda de um brasileiro, um jovem jogador. Mas eu, assim como faço com todas as contratações, antes de começar a falar mal só por falar, vou primeiro assistir ao que faz em campo, para depois poder opinar.

    E vergonha considero esta afirmação: "Considero esta contratação uma vergonha! Mesmo que se venha a mostrar um bom jogador!"

    Em relação ao termos iguais na Academia, já é uma conversa muito comum. Se fossemos buscar mais um "velho", deveriamos ir buscar um novo com possibilidade de encaixe financerio no futuro...se vamos buscar um puto novo la fora, podiamos ter ido à Academia...é a tal conversa que já enjoa. Uns são gregos, outros troianos...é dificil agradar a todos.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Poderá revelar-se uma contratação importante se o Sporting for atingindo os objectivos, jogo a jogo, competição a competição...jogadores de qualidade nunca são demais nos plantéis, mas será que é mesmo bom jogador para o Sporting ao invés do que foi para o Sp. Braga? O futuro o dirá!

    Inquestionável é, a publicidade feita a mais duas aquisições, ponta de lança e extremo, onde na realidade estamos limitados e nada se confirmou. Quanto a extremos, esperemos que o Izma recupere depressa e esteja de cabecinha fresca e estamos resolvidos, agora quanto ao famoso goleador é que aí pia mais fino. JEB/Costinha, o futebol vive de golos e as vitórias e títulos conseguem-se com golos. Para termos aspirações ao título o nosso maior goleador terá de ter pelo menos mais de 25 golos e o Liedson não sei se conseguirá lá chegar...

    Lamento imenso esta indefinição quanto ao reforço da equipa, vamos rezar para que Liedson não se lesione.

    ResponderEliminar
  10. João:
    Já te tinha avisado que todos os teus comentários seriam eliminados. Tenho o direito de escolher as pessoas que aqui comentam e há muito que te tornaste indesejável.

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao comunicado da AAS, excelente...e mostra que podemos defender o Sporting, mesmo na estando na direcção.

    Mas, não querendo fazer publicidade, li um post deveras interessante neste blog:
    http://oantilampiao.blogspot.com/

    Parece que as ligações da Cofina (CM+Record) com os porcos lampiões existem mesmo...

    SL

    ResponderEliminar
  12. Ouvi agora na bola branca que timo hildebrand (não sei se se escreve assim), é o novo concorrente do Patrício.

    ResponderEliminar
  13. Quanto à contratação de Tales, a minha maior crítica vai para o facto de que não tem nada a ver com o perfil definido pelo treinador e amplamente debatido, devido à maneira como a ele se referiu.

    Dizer que se tem 20 nomes em carteira e não conseguir assinar com nenhum deles, é que me parece estranho. Ainda por cima porque duvido que nesses 20 nomes estivessem o Ibra, Villa e Raúl.

    Em relação a Tales, não posso opinar porque não conheço o jogador. Tem um bom CV, como N antes dele, e o facto de não ter ficado em Braga não me diz muito. O RGaúcho não ficou no Estrela e o Giovanni no Guimarães portanto não é por aí.

    ResponderEliminar
  14. adams,

    Se se confirmar, é 1 boa contratação!

    ResponderEliminar
  15. Caro LdA

    "E, aparentemente, nem houve o cuidado – ou pudor? – de fugir à inevitável associação de estarmos perante um favor prestado por Jorge Mendes." Não quererá antes dizer "um favor prestado A Jorge Mendes"?

    Não vou pôr mais achas na fogueira. Quem se der ao trabalho de dar uma vista de olhos pela blogoesfera leonina hoje, facilmente a confundirá com a zona florestal de Vila Real. Há contudo, e uma vez mais, uma enorme desilusão por sentirmos que este é mais um ano de desilusão, mais um ano zero. E que isto uma vez mais, e aqui reside a diferença do Roquettismo, ou Jebardismo do Cintrismo por exemplo, nos é auto-imposto. Por negligente incompetência, por incúria dolosa. Não porque o Zé Pratas nos impediu de ganhar com um fora-de-jogo escandaloso, ou porque o Silvano nos expulsou injustamente 2 jogadores. No essencial o mecanismo é o mesmo, chama-se roubo. Os intérpretes é que são diferentes. Antigamente eram externos, e roubavam-nos títulos. Agora estão lá montados dentro e hipotecam-nos o futuro.

    Ele podem dizer o que quiserem, que isto é tão simples como isto. Se queriam 1 dez para ser alternativa ao Matias, promissor, ainda que franzino, então tinham ficado com o Rabiu, por quem pagaram $1M há 2 anos atrás! Mas opção foi outra. Este ano o NaTales vem mais cedo.

    Há porém um aspecto que este dirigismo tem de se habituar: ao direito a discordar, e a falar de tudo aquilo que acho ser mal feito no meu clube.

    O Jeberdismo tem 10 anos, e se exceptuarmos o 1º ano Boloni e do actual presidente, tudo o resto foi assim. Desinvestimento, falta de planeamento desportivo, péssima gestão de activos e uma política de aquisições caótica.

    Foi isto que me levou o ano passado a tomar a decisão de não renovar o lugar anual. Porque não admito contribuir para um projecto cheio de nada, eivado de gaffes, cabeças tontas e oportunistas que com sede de protagonismo e defendendo interesses comerciais de terceiros, espezinham a grandeza histórica do Sporting Clube de Portugal.

    É um direito que me assiste, de não contribuir directamente para a SAD, mantendo apenas activa a filiação clubística, já de 25 anos.

    Esta é uma decisão que me doeu, não pelo afastamento, que intimamnte já havia começado há uns anos, mas pelo simbolismo que encerrou. Eu já não fazia nada naquela bancada Sul. Ás tantas assobiava e invectivava mais do que apoiava. Que é que eu fazia lá? Mas e os outros? Para que é que querem lá os outros? Para que é que querem vender GB? Para lhes mostrar mais Tales da vida?

    O período mais próspero do Sportinguista com mais de 30 anos é porventura o pós 1995! É por essa altura que o rival de vermelho desbaratou uma equipa campeã,e a substitui por uma novinha em folha, cheia de matumbos. Durante anos tirámos o sarro aos cabeçudos por causa dos Nelos, Tavares, Paredões, Kings, Bermudez, Michael Thomas, Tahars, Jorge Soares, Pringles, Hassans, Mintos, Kandaurovs, Pandurus, Ilievs, Abazis (no Sporting nunca jogaram Albaneses, mas não deve faltar muito...), Marcelos, Jordões, etc...

    Bem eu, arrisco-me a dizer que o nosso 1995, deu-se em 2002, e o nosso Artur Jorge chama-se bettencourt. A azia dos cabeçudos terminou permaturamente em 2005, quando um velho de cabelos brancos os levou a um título à Calabote! Espero que o nosso "cabelos brancos", faça o mesmo que Il Trap e se ponha a mexer, não para a Áustria mas para o BES, gozar a reforma dourada, pondo assim fim à década mais horribilis da nossa História!

    Na mala levará o registo de grande obreiro do vergonhoso rol de contratações desta década. Isso e também o facto de ser o "Roqettete" (neologismo- dirigente da era roquette) com mais anos em funções, e que contribui para aumentar dez vezes o passivo. O que vale é que ele não é gestor!


    SL

    ResponderEliminar
  16. Será que temos aí um novo Schemeichel?

    http://www.youtube.com/watch?v=UcXgOmVOk1M

    Vamos esperar que sim :-D

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao Timo Hildbrand duvido da necessidade da sua contratação uma vez que o Sporting i) tinha nos seus quadros um GR internacionais, que foi dispensado e que provavelmente ainda tem que suportar parte dos ordenados; ii) e não vejo por hoje a necessidade de contratar outro guarda-redes. Se havia e não se toma em conta Tiago como concorrente porque se renovou com ele e não se emprestou Gollas, que ficará um ano apanhar golas, perdão, bolas?

    Em relação ao valor de Hildbrand o facto de não ter clube fala por si, embora não diga tudo. Se for o Hildbrand que jogou no Estugarda em 2003/04 foi uma boa aquisição e por excelente preço. Se for o que se transferiu para Valência já não me entusiasma tanto, apesar de reconhecer que o momento do clube foi dos piores para lá passar.

    ResponderEliminar
  18. "Talo é uma estrutura vegetativa não diferenciada em raiz, caule ou folha e sem formação de qualquer tecido." - Wikipédia

    Afinal sempre há qualquer relação entre o Tales e o tal "pinheiro" pretendido pelo treinador Paulo Sérgio, também ele com uma fisionomia de "tronco", para integrar um plantel constituído por alguns "cepos", anteriormente fustigado por "maçãs podres", num clube dirigido por gente que ameaça se transformar em autênticos eucaliptos, tal é a forma como secam os, ainda, magros recursos existentes.

    Resumindo, um autêntico bosque desorganizado, sem ordenamento e ausente de coerência e planificação.

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. LdA,

    "i) tinha nos seus quadros um GR internacionais, que foi dispensado e que provavelmente ainda tem que suportar parte dos ordenados;"

    O Stoj alguma vez seria opção? Não, estava mais que visto.

    "ii) e não vejo por hoje a necessidade de contratar outro guarda-redes."

    Eu vejo. Rui Patrício necessita de concorrência efectiva e não seria o Tiago ou o Gollas a oferecer-lha, porque não acredito que o Paulo Sérgio os veja como potenciais titulares.

    ResponderEliminar
  20. JVL:
    Como eu digo "Se havia e não se toma em conta Tiago como concorrente porque se renovou com ele e não se emprestou Gollas, que ficará um ano apanhar golas, perdão, bolas?"

    Se não concorrem com Patricio porque pagamos os ordenados?

    "O RGaúcho não ficou no Estrela e o Giovanni no Guimarães portanto não é por aí."

    Tanto um como o outro eram titulares nas suas equipas e Tales estava relegado à equipa B. E quem eram os treinadores que produziram essas avaliações? Seria interessante sabê-lo...

    Tudo isso não faz de Tales um flop, mas, juntando à avaliação de Domingos, obriga a algumas cautelas. Veremos se pega de estaca como algumas espécies arbustivas.

    Não posso deixar de concordar com o Cenademaceiros: incógnita por incógnita porque não apostar nas nossas e que nos custaram tanto dinheiro?

    ResponderEliminar
  21. O Domingos não gostou dele ou o Braga não precisava de reforço para aquela posição?

    ResponderEliminar
  22. LMGM:
    Cada um que interprete como quiser:

    i)Tales esteve no estágio do Braga em observação desde o dia 30 de Junho.

    ii) O Braga contratou, para a mesma posição, Aguiar, em 21 de Julho.

    ResponderEliminar
  23. A continuidade do Tiago tem que ser vista noutro contexto: o termos um jogador já com vários anos de casa, no plantel. Outros clubes fazem-no e a mim não me choca.

    "Tanto um como o outro eram titulares nas suas equipas e Tales estava relegado à equipa B. E quem eram os treinadores que produziram essas avaliações? Seria interessante sabê-lo..."

    Eram? Confesso que não me lembro, apesar de duvidar bastante no caso do Gaúcho. Quanto aos treinadores, não me parece relevante. Foi um erro da parte deles, apesar de no caso do RG haver uma verba(200 contos?) que o EAmadora não quis dispender, como pode ter sido um erro agora do Domingos.

    Quanto às incógnitas, sou da mesma opinião. A questão é que no caso do Rabiu, pelos vistos, chegou-se à conclusão que ele não tinha qualidade suficiente...

    ResponderEliminar
  24. JVL:
    O Gaúcho quando chegou ao PSG já tinha muito jogo nas pernas.

    O treinador é relevante e tens exemplos disso no Sporting. Basta ver o que sucedeu com o Varela: o treinador então achou que não servia os nossos interesses.

    ResponderEliminar
  25. "...contratou, para a mesma posição, Aguiar..."

    Eu fazia o mesmo... e desde que ele andou a jogar na Académica. Era da maneira que hoje já não contratava um Tales.

    ResponderEliminar
  26. JVL:
    Contudo não creio que seja útil centrar a questão no valor do jogador, uma vez que qualquer Sportinguista quererá que o Sporting tenha feito um bom negócio.

    O que eu questiono é porque foi preciso esperar pelo último momento para inscrever um jogador que estava disponível, cuja função na equipa não estava identificada pelo treinador como necessária preencher e as que estavam não o foram.

    ResponderEliminar
  27. Não é preciso recorrer ao r. gaucho...também tivemos o Pepe à experiencia e não o quisemos, hoje está no R. Madrid.

    Se o Domingos não o quis, problema deles. Agora é nosso, e só temos mais é que valoriza-lo.

    SL

    ResponderEliminar
  28. LdA, não querendo ser chato, o Ronaldinho Gaúcho esteve para assinar pelo Estrela da Amadora aos 17 anos, na pré-temporada de 1998, era treinador do Estrela o próprio Jorge Jesus. No entanto, só se estreou pelos séniores do Grémio em 98, onde ficou até 2001 (44 jogos, 21 golos) antes de rumar a Paris.

    ResponderEliminar
  29. LdA,

    A passagem do Ronaldinho Gaúcho pelo Estrela é bem antes da do PSG, pois ainda tinha idade de juvenil (salvo erro) e sendo assim não faz sentido comparar.

    Quanto ao timing, perfeitamente de acordo. E lembro-me do caso do Angulo, por exemplo. Duas grandes diferenças no entanto: a idade e não está sem competir, como o Angulo esteve.

    LMGM,

    Eu também teria ido buscar o Luís Aguiar, quando estava na AAC para o SCP. Imagino o que se diria então.

    ResponderEliminar
  30. Dezperado,

    Ou es burro ou fazes-te! e a ultima vez que tento explicar-te uma coisa simples! Por isso as proximas burrices ficas na ignorancia.

    Se tiveres 10 trincos e contratares mais um, mesmo que seja bom, achas que estas a ser esperto?

    Se precisares de fazer uma salada e ja tiveres alface, faltando-te o tomate, compras mais tomate so porque parece-te um bom tomate?

    Tens 6 meses para ires as compras e deixas tudo para o ultimo dia, estando tanta coisa em jogo!!!, achas que nao e vergonhoso?

    Vendes o Veloso por um preço baixo porque aceitaste receber um jogador que nao te faz falta nenhuma porque ja tens umjovemcheio de valor , uminternacional A cheio de experiencia, alem do trinco que emprestaste, e achas que fizeste um bom negocio?

    Se nao percebes azar!

    ResponderEliminar
  31. Pedro

    Não me considero burro, mas as vezes fico burro com as coisas que leio.

    E se leste bem o meu comentario... dividi em dois pontos...um pela frustação de não ter chegado o PL e outro sobre a aquisição deste medio.

    Mas como és tão inteligente...diz-me lá quantos jogadores tens para jogar a nº10 caso o Matias se lesione????

    SL

    ResponderEliminar
  32. O sporting já oficializou estas contratações???

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  35. João:
    Não adianta.

    Caso não tenhas lido lembro-te o que escrevi na caixa de comentários neste post,

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/parece-que-correu-bem.html

    "João, hipericão e outros canídeos:

    A minha paciência é tão ilimitada como a vossa estupidez.

    Ao contrário do que pretendem, não me conseguirão atrair para o campo onde vocês se sentem à vontade e julgo que pela primeira vez desde que este blogue foi fundado tenho que dizer a alguém que deixou de ser bem-vindo. E não são portistas ou benfiquistas! Façam o que bem entenderem com isso e vivam com as consequências.

    O que aqui escrevo é a minha opinião. Deste blogue fazem parte outros Sportinguistas que convidei a quem nunca perguntei se pensavam como eu, ou o que pensavam. Sei que alguns deles têm pontos de vista diferentes, que dirimimos aqui na caixa de comentários ou pessoalmente, quando se torna possível.

    Este é um espaço que passa bem sem vós, não porque não concordam comigo, mas porque estão abaixo do mínimo que se exige para uma troca de opiniões. Quando o problema de ter opinião se torna numa questão pessoal, não há discussão possível."

    Isto foi o culminar de vários comentários patéticos teus, que em nada tinham a ver com os post que eram publicados. Se conseguisses perceber o que lês verias que aqui escreve muita gente com uma linha de pensamento diferente da minha.

    ResponderEliminar
  36. Os contornos do negócio Tales são no mínimo estranhos:

    Na RR:
    "O Internacional de Porto Alegre emprestou o jogador por uma época e os "leões" têm opção de compra do passe de um jogador cuja maior percentagem dos seus direitos desportivos pertence ao Saragoça. 50% do passe do jovem médio pertence ao emblema espanhol.

    Terça-feira, em cima da hora do encerramento do mercado de transferências de Verão, o Sporting inscreveu o médio criativo Tales Souza.

    O Internacional de Porto Alegre emprestou o jogador por uma época e os "leões" têm opção de compra do passe de um jogador cuja maior percentagem dos seus direitos desportivos pertence ao Saragoça.

    De resto, o acordo só foi possível com o aval do clube espanhol, que até poderá no futuro, resgatar o jogador, como confirmou, a Bola Branca, o director geral do Saragoça, António Prieto.

    "Nós demos o «OK» para o jogador ir para o Sporting. O jogador é nosso e temos essa percentagem (de 50%). Ele estava incluído na operação que fizemos com o Internacional pelo D'Alessandro. Se podemos voltar a chamar o jogador? Sim, porque não? O jogador é nosso", explicou o dirigente espanhol"

    Então e se o Sporting e o Saragoça quiserem ficar com o jogador????

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  38. Dezperado,

    Foda-se, apanhaste-me num dia bom para dar troco a palermas.

    Mais uma vez vou explicar-te uma coisa simples.

    Se tivesses lido bem, no meu primeiro post, eu falei da falta de critério das contratações, além da atrasada preparação da época. E por isso achava esta contratação muito má -"vergonhosa"- Como não percebêste o raciocínio, vieste tu criticar a "vergonhosa contratação". Eu expliquei-te melhor para ver se entendes e até te dei uns exemplos..


    Agora vens falar que não há outro nº10 além do Matias. Se tivesses lido bem outro meu post também falo das alternativas a Matias. Por isso acho que não lês bem tudo o que se escreve aqui.

    Mas havendo ou não muitas alternativas, que até há, sendo ou não este jogador um bom jogador, que duvido mas mesmo que seja, é óbvio para quem tem olhos na cara que a incompetência impera nos nossos dirigentes!

    E a incompetência não acaba mesmo que contratem um bom jogador. E isto é que é difícil de perceberes. Percebes?

    Lê os posts, lê os comentários e pensa!

    ResponderEliminar
  39. Boas a todos,

    Bons jogadores são sempre bem-vindos, e Hildebrand se conseguir fazer uma rápida adaptação ao clube e futebol português, é sem dúvida uma mais-valia e a custo zero é uma excelente e inesperada contratação.

    Quanto ao Tales, tenho a minha opinião sobre a contratação mas prefiro esperar para ver se realmente é bom ou mau.

    tal como já o disseram aqui, já muitos jogadores passaram por Alvalade e foram dispensados por não terem rendido o suficiente ou simplesmente porque não convenceram o mister (caso do Tales em Braga).
    Lembro só alguns desses exemplos: Pepe, Moisés, Heinze, etc

    Faltou realmente o avançado pois de todos os que temos, apenas um, Liedson, o é de verdade....os outros são tapa buracos bem pagos em demasia.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  40. Pedro

    Tens de decidir...ou chamas-me burro, ou chamas-me palerma...

    O post não fala em analise global às contratações do Sporting. Fala de um suposto "pinheiro" que não veio (por enquanto) e de um medio que assinou pelo Sporting...

    Mas como vais ganhar o premio do Sportinguista mais inteligente que já passou por Alvalade...vens sempre com o mesmo discurso. E aí deixas de criticar construtivamente, para passar para o bláblábláblá.

    Bons jogadores são como a cultura (que pelos visto te falta), têm sempre lugar e são sempre bem vindos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)