terça-feira, 12 de outubro de 2010

Estamos no bom caminho

No dia em que sabemos que antecipamos as receitas dos próximos 2 anos das gamebox, quando já sabíamos da venda de uma perna de Eric Dier e outra de Tobias Figueiredo, o presidente vem dizer-nos, via jornal do clube que estamos no bom caminho. Como o comprovam os resultados desportivos e financeiros. Só não vê isto quem não é Sportinguista de corpo inteiro. Obviamente.

43 comentários:

  1. Boas,

    Pelo o que li e entendi trata-se de um empréstimo cuja garantia são as receitas das Gameboxs para as próximas duas épocas.

    A questão principal neste seria qual o Juro melhor do que a Banca cobra ao SCP ? a forma de pagamento ?

    ResponderEliminar
  2. Deitem os foguetes!

    Pum! Tchibum!!! Pum...pum! BOOOOOM!

    ResponderEliminar
  3. Só não vê quem não quer, que o LdA é que sabe tudo...

    Este blog está a tornar-se um "sportingatmorrer", com muita pena minha...

    ResponderEliminar
  4. Só não vê quem não quer que existem muitos 'sportinguistas de corpo inteiro'. Daqueles que extravasam o conceito mais restrito de JEB. O Sporting Clube de Portugal é que cada vez mais parece desmembrado…

    Ricardo:

    Este blogue reflecte a realidade do SCP. E a actual realidade é tiste e preocupante... Muito preocupante.

    Assinado: sportinguista (preocupado) desde a unha do dedo mindinho do pé canhoto até à ponta do cabelo por trás da orelha direita.

    ResponderEliminar
  5. Ah bom, se este é o caminho, então que façam boa viagem que de mim…nem dinheiro, nem apoio, já não levam nada!!!

    ResponderEliminar
  6. Sérgio... A questão é: mais um credor (a somar à banca) do SCP!

    ResponderEliminar
  7. Inimaginável e revoltante, é o que me apetece dizer de mais esta decisão da direcção de JEB.
    Para um Presidente remunerado é de exigir muito mais.



    Se estivesse numa empresa privada, já tinha sido demitido pelos fracos resultados obtidos.

    Sportinguistas, acordem.

    ResponderEliminar
  8. Calma que este presidente está em aprendizagem..

    Acho uma medida muito boa, como diz o Virgílio é só mais um credor..

    Será que vão vender muitas gameboxes nos próximos dois anos?

    Já agora, eu também sou Sportinguista da ponta das unhas dos pés até à ponta dos cabelos. Tenho dois lugares anuais no estádio, pago as minhas cotas, as da minha irmã e só não pago da minha filha porque ela só tem 18 meses e está isenta, por enquanto. (Já pensei se, com o salário do nosso presidente, os bébés não passarão a pagar as cotas..)

    SL

    ResponderEliminar
  9. Das duas uma ou este negócio é vantajoso para o SCP ( empresa privada em vez da banca ), ou então já não temos crédito na banca e temos de recorrer a outras fontes provavelmente "mais caras" ... espero que seja a 1ª.

    SL,

    ResponderEliminar
  10. Depois da renegociação dos direitos televisivos, agora temos a venda das gameboxes dos próximos 2 anos. É impressão minha ou estamos a hipotecar o futuro? E cada vez com menos património.

    ResponderEliminar
  11. Sergio

    "Das duas uma ou este negócio é vantajoso para o SCP ( empresa privada em vez da banca ), ou então já não temos crédito na banca e temos de recorrer a outras fontes provavelmente "mais caras" ... espero que seja a 1ª."

    Excelente comentário...mas isso pouco importa, porque se desta forma conseguirmos um financiamento com juros mais baixos que na banca, não interessa...Foi o JEB que fez...tá mal feito e ponto final... se é proveitoso para o Sporting ou não...isso é conversa para os "seguidistas".

    Seria bom, sabermos, apenas um pequeno "pormenor", que juro iremos pagar, mais alto ou mais baixo que na banca...e apartir daí, sim, poderiamos opiniar se foi ou não um bom negocio!

    SL

    ResponderEliminar
  12. Eu um dia ainda vou conseguir que me emprestem dinheiro (real) dando como garantia algo de que ninguém sabe o valor. Ainda tenho de comer muito sal mas pode ser que um dia consiga.

    Quem me dera que em vez de venderem o patrimonio imobiliário o tivessem dado como garantia para um qualquer financiamento.

    Estamos a falar de uma verba de aproximadamente 5 Milhões de euros. Sem saber o valor emprestado (e as restantes condições de emprestimo) é dificil ter opinião.

    Mas fica uma questão, quais são as alternativas de financiamento, que quem é contra esta medida desejava?

    - Um mecenas.
    - Venda de patrimonio.
    - Venda de jogadores.
    - Hipoteca de patrimonio.
    - Criação de fundos de jogadores.

    Era bom a critica dizer que isto está errado porque o caminho certo é aquele. Não diz, limita-se a dizer que este está errado. Pode ser necessário mas é insuficiente.

    ResponderEliminar
  13. Interesa é dizer mal, não interessa a taxa, valor ou outras questões, interessa é dizer mal, eu não enbarco nessa, porque sei ver, pensar e opinar.

    ResponderEliminar
  14. LMGM,

    para ter este presente, vale a pena hipotecar o futuro? É que se este presente vale pouco, um futuro hipotecado não valerá nada.

    Há uma enorme diferença entre um financiamento efectuado por um Peter Kenyon e por um Banco credor do Sporting. É que assumindo que os credores desejam sempre ter o melhor negócio, a insolvência do clube/sociedade prejudica mais os credores que têm muito dinheiro empatado do que os credores que aparecem pela primeira vez.

    Acresce que fica difícil quantificar a contrapartida oferecida ao Peter Kenyon. Será apenas o juro?

    Este crítico sempre foi bastante claro relativamente à melhor opção que se perfilaria para o Sporting: vender jogadores, desorçamentar reforçar a aposta em jogadores de elevado índice de valorização. A "aposta" foi a contrária.

    O que me obriga a voltar a colocar a questão: que receitas sobrarão ao Sporting que o JEB deixará?

    Criticar medidas como esta, face à ruinosa gestão que tem sido praticada no Sporting, não é insuficiente. Reitero o que plagiei ontem: "Ao cuidado de quem aceite com ligeireza que, vendido o património não desportivo e desvalorizado o património desportivo, os EUR400M de JEB ou os desejados EUR150M de FSF são a mesma coisa. Não são."

    ResponderEliminar
  15. É isso! A solução é endividarmo-nos até ao tutano...

    A questão não está nas condições que se conseguiram com mais este empréstimo. A questão está na necessidade de fazer novo empréstimo hipotecando inclusivamente receitas futuras...

    Julgava eu que o facto de apenas ter pedido crédito para habitação, evitando ter que pagar prestações à banca da aquisição do automóvel, das férias, ao consumo disto e daquilo era gerir bem a minha casa... vivendo o dia a dia com mais tranquilidade, equilibradamente, sem gastos supérfluos e com qualidade de vida (orgulho-me de não faltar nada ao meu filho). Afinal, não, gerir bem era se tivesse pedido crédito para comprar a casa, o carro, as férias nas Caraíbas ou Seichelles, a aparelhagem dos meus sonhos, etc, etc e depois estoirar dinheiro indiscriminadamente e à tripa forra... Agora que vejo o meu salário estagnar e a minha mulher perdeu o emprego, e q tive que desfazer-me das poupanças e mesmo assim não consigo fazer face às despesas mensais, vou ter que fazer um crédito para alimentar a famíla... mas, atenção!!! Com juros especias!

    Vivendo e aprendendo...


    AHHH! E VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. E se o JEB não tem estoirado o dinheiro que estoirou com um Natal09 de pobre à milionário? Teria que andar com estes recursos? Sim, não, talvez?

    Mas pronto, malbaratar o dinheiro (que não se tem), com aplicações de risco e dps ver td ir pelo cano abaixo, é uma coisa que "acontece"...

    Soluções? Para isso é preciso saber exactamente como é que este clube / SAD andam? Será que alguém sabe?... Fica a questão para quem ganhar 300 mocas ano resolver. Se é assim que o consegue? Pois muito bem, agora para o Natal10 é repetir a formulan já que "estamos no bom caminho".

    ResponderEliminar
  18. Virgílio,

    "Soluções? Para isso é preciso saber exactamente como é que este clube / SAD andam?"

    Não arranjes mais desculpas para o JEB. É que ele só lá está ha pouco tempo. Agora a sério, já faltou mais para ver este argumento servir como atenuante.
    Seria do mais irónico, ver um dirigente do SCP desculpar-se que não consegue fazer melhor devido à obscuridade das contas.

    ResponderEliminar
  19. Soluções fora daquela matilha de dirigentes, JVL... Alguém sabe? Ora... se eles hj deixam escapar (sim, pq informar com intenção e clareza, tá quieto) num dia um valor x e noutro o valor y... e assim, andamos tds a navegar... e quem está fora, sem qlq info devidamente validada, ainda tem que apresentar soluções!!!


    Mas mantenho: se este é o caminho, então vamos comprar um pinheiro bem lustroso no Natal que se aproxima... E o dinheiro? Pró ano, logo se vê. Vende-se a outra perna do Tobias e do Dier... e se não chegar a receita das gamebox de mais dois anos... Mas só se se conseguirem uns JUROS E X P E C T A C U L A R E S! Gestores de topo é assim que fazem!

    ResponderEliminar
  20. Bom exemplo Virgilio...não me quero intrometer na tua vida pessoal, mas dizes que tens um emprestimo bancário porque compraste uma casa, deixo-te 2 perguntas:

    - Achas-te refem dos bancos por isso?
    - Desde que fizeste o emprestimo, quantas vezes já renegociaste o teu contrato com o banco?

    É que uma das soluções milagrosas que se ouve todos os dias é: "deveriam renegociar os emprestimos bancários"...

    E eu respondo...é uma hipotese, se quisermos andar a pagar mais juros durante mais anos!

    SL

    ResponderEliminar
  21. Ricardo /Relva
    Fico mesmo muito pouco impressionado com esse tipo de comentários. Não me demoves a dar a minha opinião.

    Tenho pena que percas tempo com o acessório ( o blogue) e não te debruces sobre o fundamental. Sou levado a crer que não tens opinião sobre o assunto o que é uma pena.

    Aos restantes:
    O que me parece aqui importante não é tanto como ou quem empresta, embora isso não possa deixar de ser escrutinado, mas porquê a contínua antecipação de receitas, se afinal até estamos no bom caminho.

    Como espero que o Sporting para o ano ainda tenha orçamento, equipas, competição gostava de saber como, a continuar neste ritmo, como vai fazer face às despesas se já recebeu o que tinha a receber.

    À semelhança do que dizia há dias, se aqueles que acham que está muito bem este tipo de estratégia, pergunto se gostariam de chegar a casa e a esposa vos mostrasse toda orgulhosa os melhores electrodomésticos, as melhores mobílias e os melhores carros, porque o banco lhe antecipou o dinheiro que esperaria receber nos 2 anos seguintes. É tão simples como isto.

    Se, como me parece, isso não seria tolerável nas vossas casas por que o é no Sporting?

    Com uma agravante: o Sporting não está a comprar os melhores electrodomésticos ou os melhores carros. Está a vender o que tem de melhor (jogadores, receitas mais ou menos seguras) para comprar não se sabe muito bem o quê.

    ResponderEliminar
  22. - Achas-te refem dos bancos por isso?

    Não, pq, precisamente fiz uma gestão competente da minha casa. E não tenho que gramar o gerente do banco a dizer-me se tenho que investir no futuro do meu filho e abrir uma conta poupança-educação ou investir em aplicações financeiras de risco ou se tenho de fazer isto ou aquilo... E se tenho de alienar isto ou aquilo, para cumprir com as abrigações que tenho para com o banco.


    - Desde que fizeste o emprestimo, quantas vezes já renegociaste o teu contrato com o banco?

    Já renenociei, sim senhor. Mudei do Santander Totta para a CGD. E qd renogociei apresentaram as suas condições e eu estudei-as livre de pressões. Pq é q o SCP não renogoceia? Eu digo-te: pq os nossos 'parceiros financeiros' são tão nossos amiguinhos e não podemos voltar as costas a quem nos ajudou... Tá bem abelha! Têm-nos é presos pelos tomates.

    ResponderEliminar
  23. "Com uma agravante: o Sporting não está a comprar os melhores electrodomésticos ou os melhores carros. Está a vender o que tem de melhor (jogadores, receitas mais ou menos seguras) para comprar não se sabe muito bem o quê."

    Exactamente... Compramos electrodomésticos rascas ao preço do topo de gama... Depois o electrodoméstico avaria e ainda temos que gastar dinheiro na sua manutenção sem qlq utilização...

    ResponderEliminar
  24. Nos 3 anos em que Filipe Soares Franco aparentemente inverteu a política desportiva despesista do Sporting, mantendo nos plantéis 50 ou 60% de jogadores vindos da formação o Sporting vendeu todo o seu património não-desportivo. O que aconteceu a esse dinheiro, alguém sabe? Considerando que continuamos a falar de valores de passivo na ordem de 400 milhões de euros. Como é afinal: o passivo eram 550 ou 600 milhões e vendido o património passou para 400, ou todo esse dinheiro não abateu passivo nenhum? Se não o fez, o que lhe aconteceu?

    ResponderEliminar
  25. "À semelhança do que dizia há dias, se aqueles que acham que está muito bem este tipo de estratégia, pergunto se gostariam de chegar a casa e a esposa vos mostrasse toda orgulhosa os melhores electrodomésticos, as melhores mobílias e os melhores carros, porque o banco lhe antecipou o dinheiro que esperaria receber nos 2 anos seguintes. É tão simples como isto."

    E eu dou outro exemplo: Chega a casa e a esposa diz o seguinte "finalmente conseguimos construir a casa (estadio) que os nossos filhos (sócios) tanto queriam, mas o emprestimo que tinhamos não chega para fazer face as despesas.
    Não há problema, vou ali abanar aquele pinheiro que devem cair uns euros por causa dos meus olhos lindos!

    Como diz o ditado, em casa que não há pão, todos ralham e ninguem tem razão.

    SL

    ResponderEliminar
  26. Dezperado,

    Um amigo meu já renegociou o empréstimo dele 3 vezes, sendo que na última, foi ao banco dele com a proposta de outro e perguntou se faziam melhor. Se não fizessem, ele iria mudar. Sabes qual foi o resultado? Fizeram ainda melhores condições.

    Só no SCP é que não se pode renegociar nada, que tudo deve ser aceite, que não há problemas em antecipar receitas, que o caralho do relvado seja uma merda de ano para ano, etc etc. Responsabilidade? Dos sócios e adeptos claro. Aliás, dos "não-verdadeiros" Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  27. Dezperado:

    Mas atão o estádio não se pagava a ele próprio??????


    Ó Catano... Ai os aldrabões!!!!

    ResponderEliminar
  28. Dezperado.

    "E eu dou outro exemplo: Chega a casa e a esposa diz o seguinte "finalmente conseguimos construir a casa (estadio) que os nossos filhos (sócios) tanto queriam, mas o emprestimo que tinhamos não chega para fazer face as despesas."

    Conheço poucos casais onde um acontecimento destes passaria sem pelo menos uma forte discussão pela incompetência do acto.

    No Sporting os "gestores de topo" beneficiam de um critério muito lato, laxista até.

    ResponderEliminar
  29. jvl

    Dás um bom exemplo, o teu amigo renegociou 3 vezes o contrato...mas deveria ter um IRS aceitável não?
    Experimenta pegar nas DF´s do Sporting, vai junto da banca e vê quem quer emprestar dinheiro a uma SAD em falencia técnica...ou se algum banco iria baixar os juros num futuro emprestimo.

    Virgilio

    Dou-lhe total razão...foi pena é o Roquette ter sido afastado pelos sócios para fora do Sporting.

    Lda

    "Conheço poucos casais onde um acontecimento destes passaria sem pelo menos uma forte discussão pela incompetência do acto."

    No nosso caso, os filhos (sócios) agora mudaram de opinião e demarcam-se do tal projecto, afinal nenhum deles queria uma casa (estadio) nova.
    Também só conheço um clube em que todos os sócios assinam de cruz, se bem me recordo, os sócios votaram e aprovaram o projecto (novo estadio), ou estarei enganado?

    SL

    ResponderEliminar
  30. "foi pena é o Roquette ter sido afastado pelos sócios para fora do Sporting."

    Os sócios afastaram-no? Quando? Como? Onde? Em que circunstância?

    ResponderEliminar
  31. E já agora... Quem é que surgiu com a conversa e as ideias megalómanas de construção do novo estádio? e complexo com clinica, centro comercial (e outros investimentos imobiliários), centro de estágio, etc? Os sócios ou o Sr. Dr. José Roquette?

    Continuando com a analogia familiar. "Chega o pai a perguntar à mulher e aos filhos: Querem uma casa nova toda moderna e equipada com o que há de melhor? Não se preocupem que eu tenho uma forma de que ela se financiará a ela própria... Arranjamos ali um espaço para vender uns produtos novos aos vizinhos do bairro e basta essa exploração para amortizamos o investimento... Então querem ou não?"

    Depois de um pai, que até ali nunca tinha dado razão para desconfianças, dar essas garantias à restante da família, qual é que achas que seria a resposta desta?


    Mas, se calhar até tens razão... A culpa foi da mulher e dos filhos que foram demasiado ingénuos em confiar mas promessas do chefe de família...

    ResponderEliminar
  32. Virgilio

    "Mas, se calhar até tens razão... A culpa foi da mulher e dos filhos que foram demasiado ingénuos em confiar mas promessas do chefe de família...

    Se calhar os filhos estavam escaldados com o padrasto que tinham antes...apesar de ninguem beliscar as contas que esse padrasto fazia.

    SL

    ResponderEliminar
  33. É impressionante como ainda há quem aprove medidas destas!!

    Depois das vendas de património, depois de vender os melhores jogadores a um preço de saldo, depois das últimas contratações que pouco ou nada serão rentabilizadas, depois de tanta asneira, ainda há quem acredite nestes senhores..

    O clube está numa situação complicadíssima, há salários em atraso nas camadas jovens, imensas dificuldades, gastam-se milhões mal gastos, aumenta-se o salário do presidente e, para alguns, estamos no bom caminho..

    O presidente que fala em 400 milhões como se fossem 40 milhões..O presidente que está em aprendizagem..tal como o director desportivo e o treinador principal, suponho eu..Isto de estar num grande clube é outra coisa..Mas está tudo louco???

    Agora vende-se as gamebox dos próximos dois anos. E ainda há quem ache muito bem..

    E quem não concorda deve explicar bem as suas razões.. porque quem concorda também explica bem porque concorda..Mas afinal é preciso muito para perceberem porque não se concorda com uma merda destas??????

    Mas agora é para pagar a merda do estádio? e da Academia? O argumento é esse? Mas está tudo doido?

    É só conversa! Uma entrevista de merda para dizer que este é o caminho certo..Uma vergonha! Vão vender tudo e dar cabo de tudo. Porque se ainda percebessem alguma coisa de futebol talvez ainda sobrasse alguma coisa de jeito no final.

    É só negócios de merda!

    ResponderEliminar
  34. Não respondeste ao que te perguntei... Como te compreendo.

    ResponderEliminar
  35. Mas eu respondo à tua insinuação:


    Talvez... Apesar de estares a falar dum padastro que deixou um património impar que levou dezenas de anos a construir e que 'o chefe de familia' estoirou em década e meia...

    ResponderEliminar
  36. Dezperado,
    Deixemos os padrastos e os filhos, isso são assuntos deles e não temos nada com isso. Entre filho e padrasto não devemos meter a colher, porque ao fim ao cabo estamos a cometer ingerência em assunto alheio.
    Não sou "entendido" na matéria (a necessidade de sempre afirmarmos isto confirma o absurdo de um complexo que nos venderam) mas tenho algum bom senso, e esse chega-me para ver algo muito simples:
    - O futebol não é estúpido, mas o Futebol é uma actividade estúpida. Este é o conceito mais importante de todos. O 11º mandamento que Moisés deixou ficar para trás.
    - Anteontem os clubes enriqueciam à custa dos jogadores, e estes terminavam frequentemente na pobreza.
    - Ontem os jogadores começaram a enriquecer, asfixiando os clubes rumo à pobreza.
    - Hoje os jogadores continuam a enriquecer mas, não o fazem sozinhos. Os administradores juntaram-se-lhes. E é por isso que ser-se gestor ou administrador é uma profissão importante: gerindo coisa alheia posso em nome dela negociar empréstimos (endividando-a) para com competência geri-la usando-me desses empréstimos para remunerar-me. Isto é brilhante, um verdadeiro sonho na terra.
    - Com jogadores, administradores, agentes e outros a enriquecer à sua custa, os clubes perante o sufoco viram necessidade de fazer algo. A quem é que recorreram? Aos gestores e administradores. E os administradores disseram: vamos resolver o problema. Traremos para o futebol toda uma série de práticas que são norma em muitas outras actividades. É muito simples e faz-se assim. Vós têm jogadores que compram e vendem, receitas de bilheteiras, televisões e camisolas, campos, estádios, terrenos, edifícios, muita História e uns quantos milhões de pessoas dispostos a morrer por vós. O saldo dos jogadores que compram e vendem, as camisolas, jogos para a TV e receitas das bancadas que têm não são suficientes para continuar a fazer enriquecer os jogadores, seus agentes e nós próprios que vos governamos. Até aqui nada a fazer, não podemos infeliz e miraculosamente multiplicar-vos o património ou o tipo de receitas que geram mas, podemos fazer algo, reparem: transformamos todo esse património, predicado (passado e futuro) de receita, história e energia humana num valor monetário numérico e, vamos vender às pessoas as partes desse valor que elas quiserem comprar e ser dele proprietárias. Ou seja, vamos especular, fingir, criar artifício, pôr a circular aquilo que não existe mas que virtualmente fabricámos: vamos criar uma SAD. E uma vez criada a SAD entrou uma quantidade fabulosa de dinheiro. Dinheiro que as pessoas por sua livre vontade nos entregaram, maravilha. Pedir emprestado às pessoas é bem melhor do que pedir aos bancos e se essas pessoas forem adeptos melhor ainda, porque não cobram juros (dividendos). Nem sequer os esperam.
    E o que é que vamos fazer com todo este dinheiro? Construir estádios de merda para um europeu que alimentará durante 1 mês o drogado povo português.

    ResponderEliminar
  37. Manteremos as estúpidas práticas que nos arruínam diariamente, usar-nos-emos desse dinheiro todo que entrou para pagar parte do estádio, ficaremos a pagar o remanescente à medida que o futuro se for desenrolando e, feito isto, mais tarde, logo, vamos ver o que acontece. Este "logo", foi já ali ao virar da esquina. Cedo o dinheiro desapareceu todo e as causas do problema mantiveram-se as mesmas, só que agravadas, porque para pôr em prática todo o plano foi também necessário tornar o clube numa engenhosa máquinas financeira virtual muito complicada ao olhar do adepto comum. Complicada para uns mas uma ingénua e feliz criança ao pé de outras engenhosas máquinas igualmente muito complicadas que já cá andavam há muito mais tempo, e que sendo muito mais tarimbadas e experientes dia após dia vão-nos dando baile confundindo-se entre os papeis de "alguém que hoje ajuda" mas que amanhã bater-nos-á à porta para cobrar a divida. Uma divida gerada pela nossa própria estupidez. Enquanto isto, e porque não sabemos mais do que isto, vamos continuar a jogar da forma que melhor soubermos: aumento capital aqui, venda de património acolá, emissão de VMOC´s acoli, até já não haver nada que possa sequer ser especulável. O dinheiro, esse, continuará a evaporar-se e às tantas já nem discutimos futebol, porque sem que déssemos por isso transformámos um belo clube desportivo centenario num valente conjunto de merda onde nada faz sentido com nada.
    Basicamente foi isto que aconteceu, com mais ou menos imprecisões e terminologia mal empregue.

    ResponderEliminar
  38. MM:

    "por isso transformámos um belo clube desportivo centenario num valente conjunto de merda onde nada faz sentido com nada"

    É triste mas é com o que vamos ficar!

    Porque estes senhores são uns incompetentes e nãopercebem nadinha de futebol nem do Sporting. O que se preocuparam foi em serem bem renumerados!

    ResponderEliminar
  39. Virgilio

    Fizeram ao Roquette, o mesmo que estão a fazer ao JEB...e ele saiu...ou estarei a mentir, e até houve manifestações de sócios a pedirem para ele ficar?????

    "Apesar de estares a falar dum padastro que deixou um património impar que levou dezenas de anos a construir e que 'o chefe de familia' estoirou em década e meia..."

    Virgilio estaremos a falar do mesmo padrasto??? do Sr. Sousa Cintra???? de certeza que não...lembra-te do porquê de ninguem se chegar à frente nessas eleições??? seria pelo clube estar de rastos??? é a minha opinião...Lembra-me lá uma grande venda de algum jogador que tenha gerado uma mais valia brutal...e não vale referir o Rijkkard, porque esse teve apenas dois dias em Alvalade.

    MM

    Está uma história muito bem contada...em relação ao estadio ser uma merda..é a sua opinião.
    E a história estava muito bonita, até eu acrescentar uma coisa que se chama eleições, que existe num clube democrático. O projecto já tem 15 anos...pelo meio alguns presidentes da continuidade.
    E partindo do pressuposto que fomos todos enganados pelo Roquette, só deve cair no mesmo erro duas vezes quem é burro...e pelos vistos, os sócios votantes tem sido muito burros nestes ultimos 15 anos. Até me faz confusão, num clube que respirava saude na contabilidade, não terem aparecido logo 5 ou 6 candidatos e só apareceu um tal de Roquette.

    Resumindo MM, tenho pena de ter só 32 anos, não ter vivido esses tempos que o Sporting ganhava campeonato sim, campeonato sim...e ter nascido na altura que ainda não havia SAD, quando andamos durante 18 anos ver navios, quando jogadores rescindiam por falta de pagamentos de ordenados. E deixo-lhe um exercicio pratico...na altura o Sousa Cintra deixou um passivo de 30 milhões de euros...quanto é que valeriam esses 30 milhoes na altura????

    SL

    ResponderEliminar
  40. Dezperado,
    30 milhões de euros em 1995 não sei quanto seria em dinheiro de hoje mas, lembro-me que em 1987 ou 1988 eu comprava uma gorila por 5 escudos (das fininhas, não as super-gorila grandes que vinham em pacotes de 5) e hoje não sei mas, custarão o quê, 20 escudos, 10 cêntimos, 4 vezes mais? Portanto esses 30 milhões de euros seriam hoje menos de 100 milhões de euros, porque de 1988 até 1995 ainda vão 7 aninhos.

    Pessoalmente nunca confundi o Roquette com aqueles que lhe seguiram. Vamos tornar ponto assente que as SAD´s eram uma inevitabilidade, algo que em Inglaterra, França e noutros campeonatos tantos clubes haviam já feito e sem aparentes consequências negativas. Sem discutir isto, o que é que para além disso (SAD´s) Roquette disse que o Sporting ia fazer:
    - Rentabilizar o seu património não-desportivo, expandi-lo de preferência, construir as Alvaláxias e fazer os modernos edifícios de escritórios que gerariam rendas. Não era vocação do Sporting mas bom, porque não? Se eram coisas nossas excelente seria que delas tirássemos rendimento.
    - Construir a sua Academia e pôr em prática aquela que era a verdadeira arma do Sporting: usar-se da sua excelência na formação de jogadores para daqui retirar sucesso desportivo e através das suas vendas gerar as receitas que permitiram ao Sporting viver.
    - Construir um novo estádio, porque esse novo estádio seria também ele uma fonte de receita.

    Quem é que não vê nisto uma boa fórmula de sucesso? O caminho era de facto este, continua a ser. Mas o problema é Dezperado ... foi isto que eles fizeram, é isto que estão a fazer?
    Não é pois não?

    ResponderEliminar
  41. MM

    Imagine um passivo de 100 milhões num clube em que o estadio já deveria estar mais que pago, não havia Academia, eram tantos milhões em quê? nas excelentes compras que faziamos que normalmente vendiamos sempre pelo dobro?? Ou já andamos com a corda no pescoço há largos anos??

    Com isto não estou a desculpar quem quer que seja, agora não concordo quando fazem parecer que antigamente as contas eram transparentes...e mais, sempre equilibradas, que fazia-mos excelentes mais valias em qualquer jogador.

    Mas concordo, assim como referiste, o projecto Roquette falhou em alguns pontos...não concordo com o ponto sobre a Academia...durante este projecto, tens gerado grandes receitas com esses jogadores.

    Por outro lado, falamos sempre de um projecto, e um projecto deste tipo, é assente em vários factores variaveis. Correu mal, correu. Mas este projecto só dura há 15 anos, porque os sócios tem escolhido dessa forma.

    ResponderEliminar
  42. Dezperado:

    Mas tu acreditas msm nisso? Que JR se afastou por causa de manifestações de desagrado dos sócios? Coitadinho.... não pode ser criticado... Deve ter um ego igual ao do professor carlinhos queiróz...

    O gajo pisgou-se, páh! E deixou o SCP nas mãos do amigo DC, o primeiro sucessor da dinastia e pisgou-se! Agora, só aparece para assegurar a continuidade da sua linhagem...

    Qt a Sousa Cintra: apesar dos erros (alguns graves: despedimento de Robson, p.e.), SC fazia tudo ao seu alcance para dotar a equipa do SCP de grandes jogadores, isto é, ambição nc lhe faltou. E conseguiu-o... Sem colocar em causa o futuro do SCP! O sistema do pintelho da bosta e do adriano pintelho, em plena actividade, impediu que tivesse o sucesso juntamente com Figo, Balakov e companhia, Lda. E como mereciam. Ainda me lembro de um jogo nas Antas em que Fernando Couto só não partiu uma pera ao Juskoviak por mero acaso e quem acabou expulso foram 3 jogadores do SCP!!!! E SC defendia o SCP da melhor forma que sabia... Como hj em dia gostava de ver o SCP defendido com a mesma garra... e outra sabedoria... Mas nem uma coisa, nem outra.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)