quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A diferença entre o clique e o chilique

Tenho alguma dificuldade em comentar sem o devido distanciamento a entrevista que José E. Bettencourt acabou de dar à RTP1. Deixo por isso apenas aqueles que me pareceram os pontos marcantes:

O discurso de JEB assenta numa visão do momento do Sporting com o qual estou longe de me identificar. E é precisamente por não partilhar da visão do presidente que não acredito que o sucesso esteja “à distância de um clique”, no que ao futebol diz respeito. As razões de assim pensar estão explicadas nos posts que aqui tenho escrito.

Com se pode usar um simples “acontece” para explicar os 3 directores desportivos e igual número de treinadores num espaço de pouco mais de um ano?

Notável a  facilidade em saber os números positivos dos exercícios que aí vêm (o próximo trimestre, certamente pela inclusão das vendas de Moutinho e Veloso) e o já habitual desconhecimento dos números do passado, (embora tenha aceite de bom grado os 400 milhões como base conversa…)

A contradição entre a “necessidade de “recolar aos rivais” (gastando dinheiro que não se tem e com critérios mais do que discutíveis) e a igualmente reconhecida como urgente necessidade de ajustar os custos à realidade do contexto do clube, nacional e das regras apertadas que a UEFA deseja impor.

Sou incapaz de afirmar que tudo está mal no Sporting, porque o Sporting não é apenas um clube de futebol. Mas o futebol é o barómetro que pontua a atmosfera Sportinguista e não há felicidade quando os resultados são os que conhecemos. Quem viu JEB nesta entrevista – Judite de Sousa cooperou… -  e desconhece o que tem sido o seu mandato e algumas das suas anteriores intervenções, poderia dizer que o Sporting tem um líder equilibrado e conhecedor do caminho que pisa e para onde quer levar o clube.

Infelizmente o Sporting não é apenas uma entrevista de 30m onde se pode passar por cima de quase todas as questões com enorme leveza de espírito, ignorando a realidade. Não está tudo mal no Sporting, mas o que está não são apenas os resultados do futebol. Quem conhece o Sporting há mais de 3 década pode afirmá-lo sem receio de ser desmentido.

16 comentários:

  1. Uma entrevista sem substância!

    Grandes explicações de nada! Não toca nas questões, vagueia à volta de tudo e acaba por não dizer absolutamente nada!

    Parece muito ingénuo. E nas questões das podridões do futebol nem elogiou o facto do Sporting ser o único dos grandes que não aparece nas escutas. Preferiu pôr água na fervura e mostrar-se contra as escutas ilegais. Palermice! Com a gravidade das mesmas vem falar das ilegalidades..

    Algumas contradições..tanto disse que Pongolle está longe de ser rentabilizado como logo a seguir disse que está longe de não o ser..

    Enfim, mais do que o que não gostei de ouvir acho que falta pulso, falta garra, falta convicção..

    Não me dá confiança, não me motiva, não me enche de esperança..

    A entrevista foi fraca e muitos assuntos quentes nem foram tocados..

    E claro, ele não percebe um boi de futebol. Parece que anda feliz com as exibições..chiça!

    Estamos tramados com isto!

    ResponderEliminar
  2. E É UM VERDADEIRO TÓTÓ!

    chega a ser maçador!..

    ResponderEliminar
  3. Este Sr. JEB deve ser o único que esta bem com certeza, só ouvi na entrevista que afinal o SPORTING é um jardim bem colorido e a florir a cada dia que passa.

    ResponderEliminar
  4. Entrevista exclusiva com Filipe Vieira de Sá do Jogo Directo, esta 6ª Feira no blog

    www.contingentetuga.blogspot.com

    Não deixem de nos visitar para lerem as palavras do Filipe numa entrevista que nos dá a conhecer um pouco da pessoa por trás do melhor blog português de futebol.

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Já eu dou-me por muito satisfeito com o desempenho de JEB. Não esperava melhor e pelo menos não nos envergonhou. Já é alguma coisa.

    Mas receei o pior, quando logo no início afirmou “que o Programa VASTO [apresentado durante a campanha eleitoral] está a ser posto em prática”.

    Não houve nada de muito disparatado, nem nenhum 'sound bite' que possa ser aproveitado com parangonas escandalosas nos pasquins de amanhã…


    Ainda ameaçou com um ou outro ‘descuido’ divisionista como, por exemplo, quando referiu a famosa “tendência para a auto-destruição” e as "invejas" existentes, mas corrigiu a tempo o rumo, e ainda ensaiou um discurso mais “agregador”.

    Revelou, mais uma vez, a sua bendita ‘paixão bentiana’ (será mesmo tema ‘forever’ no discurso de JEB?), que serviu de justificação para as ‘falhas’ dos treinadores/DD seguintes. Mas agora com Costinha e Paulo Sérgio é que é… sem que esperemos por milagres. Ou seja implicitamente a mensagem que fica é de um adeus, by by, ciau, prematuro à conquista do campeonato…

    Na questão do Izma esteve bem. Acho que sinceramente, pouco haverá a fazer no sentido de recuperar um jogador que, nitidamente, tem sido instigado e que provou (até documentalmente)possuir uma efectiva atitude “errática”.

    Mais ma vez desaproveitou o caso das escutas do apito dourado e não focou devidamente a falta de equidade / verdade desportiva que tanto nos tem prejudicado nas ultimas 3 décadas. Ainda assim atreveu-se mais que o habitual.

    Pena que o tema que está na agora na berra: Academia, formação, futebol juvenil, não tenha sido aflorado. A grande lacuna da entrevista. Seria bastante interessante perceber qual a opinião (se é que tem alguma) de JEB sobre esse aspecto da vida do Sporting. A Judite não quis…


    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro LdA

    100% de acordo.

    Além do tal “acontece” aquando da pergunta dos 3 directores/treinadores fiquei perplexo quando JEB responde que o ano passado foi a UEFA e nunca ficou em sexto.

    Apetece-me dizer algo que não ficaria aqui bem no blog.

    É por isso que raramente comento ultimamente. Perdi as forças.

    Como é possível apoiar algo deste gênero.

    Apenas em relação ao Izmailov fiquei de acordo com o nosso presidente.

    Sinceramente o resto foi para encher.

    The LC

    ResponderEliminar
  7. "Acontece", "Não há curso para ser-se presidente do Sporting", "Os outros também gastam muito e enganam-se" (e por isso é no seu entender importante) "gastar tanto ou o mais próximo possível do que eles gastam", "O Izmailov mentiu-me", "O Pongolle teve uma série de azares pessoais", "Dificilmente recuperaremos o investimento e assumo o erro" (ainda sobre Pongolle), "Quem sabe se para o ano não está melhor, mais adaptado, marcou agora 2 golos e é um jogador com mercado" (ainda em Pongolle, contradizendo-se numa questão de segundos), "Estamos dependentes do fecho de muitos dossiers", "Perdemos 15 milhões de euros porque tal assunto não foi concluído antes", dito de uma forma completamente leviana, preferindo passar por incapaz do que por "Totó" (Bettencourt lê a blogoesfera), "Ser presidente do Sporting é uma enorme dor de cabeça" (que não pediu), "O Sporting é um clube especial" (na perspectiva em que é mais difícil contrariar fracassos), "A 2ª década mais vitoriosa da vida do Clube" (ideia repetida 2 ou 3 vezes, e mais uma vez porque prefere o rótulo de incapaz a outros mais negativos), "Em Janeiro teríamos feito algumas coisas" (para ajudar o Paulo Bento), "Estamos a 3 pontos do 2º e ninguém diz que o 2º está em crise", "O Roberto também custou 8 milhões e meio", "Toda a gente dizia que não íamos à Europa e fomos", "Nunca ficámos em 6º lugar", "Não podemos demonizar quem nos ajudou" (a Banca), "Nós (e o futebol) somos um risco melhor" (quis dizer menor, e ainda sobre a Banca), "Que seja 400 milhões" (de passivo), "Não digo porque os meus números são sempre mal interpretados" (é melhor que não se saiba, ou quando eu próprio o souber trato de avisar), e tudo isto porque "São coisas da vida", ideia que repetiu 2 ou 3 vezes para as 1ªs perguntas.

    Sujeito bastante insuficiente.
    Que muito se esforça para parecer o contrário.
    A troco de 400 mil euros anuais.

    Não disse nada na entrevista, mas disse muito sobre si. Não fez figura de tolo, mas não fez também figura de sabedor, responsável ou sequer de pessoa consciente daquela que deve ser a sua missão no lugar que ocupa.
    Não fez figura de presidente, porque não o é, nunca o foi.

    ResponderEliminar
  8. Não vi a entrevista mas acabo de ler o que disse das escutas. Como é possível que o presidente do SCP, ainda para mais tendo sido visado pessoalmente numa delas, venha dizer que é preciso fechar o dossier, como se quisesse passar uma borracha por cima?

    ResponderEliminar
  9. MM

    Excelente resumo. É que foi tal & qual.

    ResponderEliminar
  10. Para um leigo a ideia com que se fica depois desta entrevista tem 2 interpretações:

    1 - Está tudo bem, o VASTO programa est+á a ser executado e o SCP vive na mais absoluta normalidade institucional, financeira e desportiva, apesar de pequenos obstáculos, facilmente ultrapassáveis. O SCP é um clube diferente, com gente diferente ( obviamente competentíssima)e segue o seu caminho sempre com fair-play.

    2 - Este individuo que foi eleito com 90% dos votos dos sócios é uma verdadeira fraude, um bluff, um logro, uma piada de mau gosto. Para quem o ouviu esta noite, passa uma imagem de perdedor-nato ( mas com "imenso" cavalheirismo...), duma pessoa que não tem qualquer ideia concreta para o clube, alguém que repete frases feitas ( soundbites como "estamos à distancia dum clique"). Branqueia o seu passado recente e o passado da sua "dinastia"! Faz uma vénia aos parceiros do clube ( os seus empregadores) e passa uma esponja sobre o apito dourado e sobre a corrupção no futebol nacional. Para finalizar relativiza os resultados desportivos do seu mandato, desculpa-se com o azar!!!, porque quem se rege pela mediocridade e aceita o miserabilismo como facto quotidiano acha normal o Sporting estar em 10º lugar à 7ª jornada a 10 pontos do lider...

    Uma vergonha incomensurável este Presidente.

    Uma vergonha ainda maior para todos os Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  11. Uma entrevista perfeita para se perceber que quem se chateia com isto, quem perde horas de sono a tentar perceber o que se passou com o nosso clube, não são eles, os dirigentes, os que estão ao leme, somos nós, os adeptos, o povo. Um clique, basta um clique pra dar a volta a esta merda, diz o nosso presidente. Um clique.

    ResponderEliminar
  12. E eu a pensar que estávamos a caminhar para o abismo e afinal só estamos á distancia de um clique para que as vitorias e as conquistas sejam alcançadas. Fda-se.

    Na próxima AG lá estaremos e ai sim, trataremos dos problemas do Sporting convenientemente. Sempre quero ver se este incompetente está ou não agarrado ao poder.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Um bom comentário este.

    E na minha modesta opinião, esta entrevista também foi mal conduzida por Judite de Sousa.

    Houve questões importantes que ficaram de fora.

    Conclusão, aguardemos para ver de onde e quando, e por parte de quem, surgirá o tal clique.

    ResponderEliminar
  14. Agora que venha o tal clique, e que mostre que tinha razão mas tb tenha coragem de caso o clique nao surgir, marcar eleições antecipadas

    ResponderEliminar
  15. Ai falta um clique? Só se for porque nas próximas eleições já passará a ser possível votar online. E aí, com um clique apenas, pode ser que se acabe com este rumo.

    ResponderEliminar
  16. Um aberrante vazio no conteudo e sempre com a mesma forma de falar e não dizer nada!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)