sábado, 9 de outubro de 2010

Pragmatismo devolve tranquilidade

Se a selecção voltou às vitórias e se com estas regressou a tranquilidade – o mesmo é dizer que a esperança da qualificação continua a fazer sentido – muito se deve ao pragmatismo de Paulo Bento. Ao contrário do seu antecessor, do discurso à acção, o novo seleccionador foi eminentemente prático, pondo os melhores jogadores nos melhores lugares, face ao que tinha disponível, aproveitando para, no acto, corrigir algumas injustiças como por exemplo as ausências de João Pereira, Carlos Martins e até Patrício. E com decisões a revelar coragem, como  por exemplo, sentar Bruno Alves, optando pela rotina dos centrais de Mourinho e do Real Madrid.

O resto fizeram os jogadores o que lhes competia, nem sempre bem, mas sempre com a atitude exigível a quem tem o privilégio de representar o País. Julgo não especular ao afirmar que este Bento tornou o ar mais respirável, quer no seio quer à volta da equipa que tem de ser de todos nós. Começar bem era o único caminho possível e Paulo Bento soube como o trilhar. Longe de ter tudo feito, longe de se vislumbrar magia, esse é um mérito que lhe deve ser reconhecido.

Como Sportinguista acho absolutamente lamentável ver jogadores como Martins e Moutinho, juntamente com Varela, serem titulares com todo mérito de quinas ao peito. E, ao contrário de Nani, Ronaldo ou Quaresma, não estarem no Sporting porque não lhes podemos pagar. As razões das suas saídas são diversas, mas em todas elas existe, no meu entender, motivos para desconfiar que o clube poderia ter feito mais e melhor, defendendo os seus interesses, quer desportivos quer económicos, com maior proficiência. Dá que pensar que Sporting poderíamos ter com os jogadores que formamos e perdemos. Os adeptos no entanto, na sua generalidade, parecem mais propensos a usar de maior paciência com Matias, Vukcevic, Zapater, Valdes e Torsiglieri do que com gente da casa.

P.S.- junto comunicado enviado pela A.A.S, para conhecimento (clique para aumentar):



18 comentários:

  1. Não sei se foi propositado o esquecimento. Mas, a verdade é que a ausência mais injusta não foi a de nenhum dos 3 que mencionou, caro Leão :)

    Paulo Bento está mt bem onde está!

    ResponderEliminar
  2. PB:
    Referes-te ao Moutinho certamente. Não a referi porque ele já havia sido convocado nos compromissos anteriores. Foi esse o meu critério embora ele tenha ontem demonstrado à evidência que já merecia não apenas a convocação mas também a titularidade.

    Estou convencido que a sua ausência do Mundial foi tudo menos um erro de julgamento de Queiroz ou muito menos mero acaso.

    ResponderEliminar
  3. Ja no passado, tinha referido o facto de o SCP poder ter uma estrutura de futebol, mediadamente os jogadores, de extema qualidade e concerteza muito proveitosa tanto a nivel de titulos,como tudo o resto que vem por acréscimo. Salientando os jogadores referidos no texto poderiamos juntar mais alguns sem ofender os puristas que gostam de muito bom futebol, tal qual o praticado por Nani ou Ronaldo. O SCP teve (continua a ter...) uma atitude lamentavel, indesculpave, podendo considerar-se de cumplicidade, visto os interesses serem desportivos e não clubisticos como muitos querem fazer passar, ao nivel do processo apito dourado. Não tenho duvidas á cerca do pacto engendrado a norte com aprovação a sul, atraves de Roquette e companhia, de forma a mantr esses dois clubes com lugar garantido na liga dos campeões. Demosntrou o quanto o SCP prima pelo futebol em Portugal e a sua verdade desportiva. Não tenho duvidas de afirmar que com o interesse do SCP no desporto em Portugal, na verdade desportiva, e todos os aspectos positivos que devem emergir do futebol teria sido impossivel aos intervenientes do Apito Dourado, quer arbritos, dirigentes de clubes e desportivos, juizes, policias, agentes verdadeiros e falsos, empresários e outros que mais, teriam sofrido as penas devidas tal qual as praticadas em paises nos quais nos revemos quando pretendemos higiene politica, judicial, humana, moral. Foram e são os SCPs por estes srs roubados, enganados, humilhados, ofendidos e continum a apoair os golpes baixos e altos desta pandilha, destes mafiosos corruptos com nitido prejuizo para vós, vide caso Moutinho, á muito prometido ao FCP como comprovam os jantares em familia em que foi apanhado na prensença dos mafiosos e do seu agente. Podiam ter uma equipa de sonho, podiamos ter um futebol transparente. Abdicaram destes ideais em favor de um Anti-benfiquismo primário, que de forma alguma se consegue entender, aceitar...

    Sem mais,

    Benfiquista sempre

    ResponderEliminar
  4. Ja no passado, tinha referido o facto de o SCP poder ter uma estrutura de futebol, nomeadamente os jogadores, de extema qualidade e concerteza muito proveitosa tanto a nivel de titulos,como tudo o resto que vem por acréscimo. Salientando os jogadores referidos no texto poderiamos juntar mais alguns sem ofender os puristas que gostam de muito bom futebol, tal qual o praticado por Nani ou Ronaldo. O SCP teve (continua a ter...) uma atitude lamentavel, indesculpavel, podendo considerar-se de cumplicidade, visto os interesses serem desportivos e não clubisticos como muitos querem fazer passar, ao nivel do processo apito dourado. Não tenho duvidas á cerca do pacto engendrado a norte com aprovação a sul, atraves de Roquette e companhia, de forma a mantr esses dois clubes com lugar garantido na liga dos campeões. Demosntrou o quanto o SCP prima pelo futebol em Portugal e a sua verdade desportiva. Não tenho duvidas de afirmar que com o interesse do SCP no desporto em Portugal, na verdade desportiva, e todos os aspectos positivos que devem emergir do futebol teria sido impossivel aos intervenientes do Apito Dourado, quer arbritos, dirigentes de clubes e desportivos, juizes, policias, agentes verdadeiros e falsos, empresários e outros que mais, teriam sofrido as penas devidas tal qual as praticadas em paises nos quais nos revemos quando pretendemos higiene politica, judicial, humana, moral. Foram e são os SCPs por estes srs roubados, enganados, humilhados, ofendidos e continum a apoair os golpes baixos e altos desta pandilha, destes mafiosos corruptos com nitido prejuizo para vós, vide caso Moutinho, á muito prometido ao FCP como comprovam os jantares em familia em que foi apanhado na prensença dos mafiosos e do seu agente. Podiam ter uma equipa de sonho, podiamos ter um futebol transparente. Abdicaram destes ideais em favor de um Anti-benfiquismo primário, que de forma alguma se consegue entender, aceitar...

    Sem mais,

    Benfiquista sempre

    ResponderEliminar
  5. Benfica1,
    E viverias bem com isso? Ou quem tem telhados de vidro já não deve sentir medo de andar à pedrada? Vê lá o que desejas, porque a linha que separa a corrupção do tráfico de influência - para os leigos, como eu - não existe.
    É a diferença entre eles e vós: eles são desportivamente muito competentes mas, não satisfeitos com isso querem comprar a vantagem competitiva do apito. Já a vós essa vantagem é oferecida de mão beijada, sendo quase sempre insuficiente porque ela por si só não garante nada. Não garante nada sempre que confiada a clubes de merda como o teu que desportivamente são uma anedota. E isto claro, confiando eu (convictamente) que a escuta onde o Luís Filipe diz "sim" e "não" aos árbitros que o Major na altura lhe sugere é inventada e fabricada. Houvesse um YTube vermelho e vermelhos de vergonha não se iriam certamente sentir, porque lhes (vos) falta.

    Sabes onde é que podes enfiar esses conselhos não sabes? No campo do Estoril, ou no apito do Lucílio. Enfia-os aí, se ainda houver espaço.

    ResponderEliminar
  6. benfica1:
    A generalidade dos Sportinguistas não se revê em algumas posições tomadas nos últimos anos pelas direcções do Sporting, estou absolutamente certo disso.

    Mas também não são os benfiquistas que estão autorizados a dar lições de moral ou a chamar "corruptos" a quem quer que seja:

    No record ontem:

    Pinto de Sousa reagiu às declarações de Luís Filipe Vieira afirmando, através de comunicado enviado para as redacções, que foi julgado e absolvido por um tribunal coletivo. "Não reconheço ao senhor Filipe Vieira sabedoria e competência para se pronunciar sobre o mérito de decisões judiciais", relevou.

    "Desde 2004 que não exerço qualquer cargo ligado ao futebol em geral eà arbitragem em particular. Sou, por conseguinte livre de almoçar ou jantar com quem bem entender. Depois de tantos anos ligados à arbitragem, é natural ter amigos nesse meio e não devo ao Senhor Filipe Vieira quaisquercontas relativas às minhas amizades", acrescentou.

    "Não sou, nem admitirei ser, bode expiatório ou manobra de diversão, para acalmar sócios descontentes de resultados desportivos abaixo das expectativas criadas", lê-se ainda no comunicado, onde revela que estranha que Luís Filipe Vieira na condição de presidente do Benfica, e enquanto Pinto de Sousa liderava o Conselho de Arbitragem da FPF, tivesse jantado consigo "variadíssimas vezes" e a pedido do líder encarnado.

    "Sem que isso o tivesse incomodado", comenta ainda Pinto de Sousa. "Porque não admito ingerências na minha vida pessoal, reservo-me o direito de em sede própria proceder ao apuramento de responsabilidades relativamente as torpes insinuações do Senhor Filipe Vieira", concluiu o antigo dirigente.

    ResponderEliminar
  7. MM, um exemplo de como enterrar a cabeça na areia...

    Eu falo de factos.

    O telefonema que foi feito a LFV foi feito a pedido e foi feito tambem com o clube adversário Os Belenenses assim como aos outros clubes envolvidos nessa meia final da taça de Portugal. Segunda consta como era prática á época (discordando eu totalmente com essas praticas) a que se referem essas escutas. Podendo assim ser provado, facto, atraves das actas publicadas das escutas. Repito todos os inervenientes nas meias finais da taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Sr Leão de Alvalade, mas voce dá credito a esse sr? Fico pasmado novamente com a reacção de SCPs a essa personagem e como a defendem. O SLB ja respondeu e a meu ver muito bem ao comunicado desse sr. Agora só por muita maldade e ma fé não refere que a liga deste ano ja esta ferida de mentira ilegalidades, influenciando directamente a classificação actual. Apenas em 7 jornadas. Voces continuam a apontar as espingardas na mesma direcção, errada, sendo novamente directos interessados em tudo isto... Não consigo perceber, sinceramente.

    Como se ve o sr PS contina envolvido na trama podre do futebol portugues. Podem argumentar que não será parte activa relevante porque não exerce qualquer cargo desportivo. O sr Antonio Araujo tambem não, tal como juizes, macacos e outros que tais, mas são estes que contribuem para a decadencia do futebol e da sociedade.

    ResponderEliminar
  9. Benfica1,
    Enterrar e desenterrar não custa nada, e por isso mesmo convém ao Sporting curar-se dos problemas desportivos que o afligem antes de começar a escavar buracos, porque esse tipo de escavações dizem-nos muito pouco. Dizem-me muito pouco, melhor dizendo.

    Não precisavas de ter explicado esse telefonema. Comecei por dizer-te que estou convencido que ele é fabricado, vê lá o tamanho da bondade que existe. Mas outros há que não são. Explica-me este por favor, porque de factos pelos vistos percebes tu:

    "(...) Em Julho de 1993 foi julgado e condenado no Tribunal da Boa-Hora pela prática de um crime de roubo.
    Foi condenado a 20 meses de prisão.
    (Falamos de Luís Filipe Vieira)
    No acórdão do 3.º Juízo Criminal de Lisboa, o Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira, refere com alguma ironia que “esta história é digna da sétima arte” e destaca que “o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira foi o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido”. Afinal a “queda” para a sétima arte já é antiga...
    O Homem que lhe deu a mão e a quem ele deve a fortuna que hoje diz ter, era um Director de uma Instituição Financeira, António Pedra Almeida Gomes, que, entretanto, se aposentou e, como já não era útil, foi “descartado”. Aliás isso é uma das suas práticas, serve-se das pessoas e depois abandona-as.

    Enquanto Presidente do Alverca há muitas histórias, mas focaremos a relacionada com a adulteração de resultados nas últimas jornadas num ano em que o Alverca estava em risco de descer de divisão, mas salvou-se “empurrando” para a descida o Beira-Mar.
    Estes factos deram origem a um inquérito no Departamento de Aveiro, pois os mesmos foram conhecidos, após aliciamento efectuado ao guarda-redes do Beira-Mar Palatsi.
    O Palatsi deu conhecimento ao então presidente Mano Nunes e deslocaram-se ambos ao Departamento da PJ em Aveiro. Apesar do inquérito ter sido distribuído ao elemento mais fanático pelo Benfica daquele Departamento o processo deu alguns “passitos”. Havia no inquérito informação que revelava haver resultados combinados nas últimas quatro jornadas. O Sr. Luís Vieira telefonou ao guarda-redes Palatsi dizendo-se director do clube que se deslocava a Aveiro na jornada seguinte. Esse clube era um dos três que lutava por um apuramento para a Taça UEFA. Quão habilidade maliciosa o homem tem...!
    O referido jogo terminou empatado, sem aparentes casos. Todavia, os seus tentáculos tinham que se estender aos jogos onde o Alverca intervinha. Aí conseguiu, nalguns casos directamente, noutros por intervenção de outras pessoas os seus objectivos. Recordámos que um dos homens de quem se serviu foi do então presidente do Benfica, Sr. João Azevedo. Como é seu apanágio, quando já não lhe servia, esquecendo os serviços prestados, descartou-o, conseguindo mal chegou à presidência do Benfica a sua expulsão de sócio."

    ResponderEliminar
  10. E depois explica este:

    "(...) Voltemos à época 2004/2005 (ano em que o SL Benfica quebrou o longo jejum), nomeadamente à sua preparação, na qual o SL Benfica em vez de contratar jogadores contratou pessoas para os órgãos sociais da Liga, controlando-a na sua totalidade.
    Este assunto é deveras conhecido do público em geral, pois o Sr. Vieira chegou inclusivamente a tecer declarações em que confirmava nitidamente as suas intenções.
    Porém, desconhecerá a maioria das pessoas o que foi negociado com o segundo clube com mais influência nesse ano na Liga (Braga).
    O Sr. António Duarte (representante do Braga) e nº 2 do Sr. Cunha Leal tinha que dizer ámen a tudo o que este último quisesse.
    Os dois clubes foram durante a época escandalosamente beneficiados, mas no momento da decisão do campeonato, como o Braga ainda era candidato, ainda houve desentendimentos, mas decidiram oferecer o campeonato ao Benfica com a contrapartida do presidente do SC Braga construir, por adjudicação directa, o Centro de Estágio do Benfica, através da sua empresa de construção “Britalar”.
    Já que falamos do Sr. Salvador era importante investigar as ligações que possui à Bragaparques e ao Sr. Vieira.
    O Controlo dos órgãos da Liga não se limitava aos de maior visibilidade, pois o Sr. Vieira introduziu uma série de elementos que ainda hoje lá se encontram, nomeadamente alguns Delegados. Um desses Delegados, de nome Reinaldo, foi contratado no Algarve através de um colaborador do Sr. Luís Vieira, o sobrinho do Presidente da Câmara de Albufeira. Neste momento, já estão na Liga como Delegados dois funcionários das empresas do Sr. Reinaldo ..."

    Ou então explica-nos todos, há para todos os gostos e feitios:
    http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20090307/corrupcao-no-benfica

    Mas lê-os todos, e depois se não quiseres enterrar a cabeça na areia dirigi-te ao 2º piso do Alvaláxia no espaço onde funcionava o 2º andar da Loja Verde e pede uma proposta de sócio. Quem vier por bem é sempre bem vindo.

    ResponderEliminar
  11. b1,

    Não generalizes. Se há coisa que neste espaço existe, é igualdade de tratamento. É por isso que para nós, slb e fcp são farinha do mesmo saco.
    Quem não vos conheça que vos compre. Quando o Dias da Cunha chamou os bois pelos nomes, foi apelidado de senil e fartaram-se de rir. Agora proclamam-se os únicos defensores da verdade desportiva, com ligeiras interrupções quando conveniente.

    ResponderEliminar
  12. Carlos Martins por tudo que fez no SCP já saiu foi tarde, foi uma miseria o que fez no SCP.
    Varela nunca se entendeu porque não teve uma verdadeira oportunidade no SCP e ai o Paulo Bento tem muita responsabilidade pois correu com ele deixando lá jogadores de qualidade muito duvidosa.
    O nosso capitão é uma maça podre, o que é Liedson? e a cambada de chulos que temos por lá?

    Vukcevic? dá tdo pela camisola do SCP, sempre o vi jogar com garra, Izma, até lesionado jogou, e depois de uma noite a soro, quanto a Matias, Zapatero e Valdes para mim não valem nada pois ainda nao mostraram nada, são mais 3 numa grande quantidade de jogadores medianos que passam pelo SCP.

    ResponderEliminar
  13. LdA:

    Caraças, à primeira análise até parece que bastou um clique para as coisas se alterarem significativamente. Mas não, o afastamento de CQ seguido da respectiva contratação de uma equipa técnica capaz de agregar vontades e proposrcionar um ambiente muito mais descontraído e JUSTO dentro da seleção é coisa de grande significância!

    Eu gostei bastante da exibição portuguesa. A selecção marcou 3, mas, com outra eficácia, até podia ter mt bem marcado mais uns golitos. Apenas o troço inicial da primeira parte parecia demasiado 'perro'...

    Para jogo de estreia, PB (sem esquecer a restante quipa técnica que lidera), esteve em mt bom plano.

    O apuramento está complicado, mas essa possibilidade mantém-se. Agora resta ganhar na terça-feira e aguardar que a Noruega escorregue, o que até é expectável que aconteça, já que tem q enfrentar jogos e adversários mt difíceis, como os seus vizinhos escandinavos, uma Dinamarca necessitada de vencer e um jogo em Portugal.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Fiquei a saber que João Moutinho é o melhor jogador português da actualidade (e quase de SEMPRE). Isto a julgar pelos rasgados elogios que os senhores Hélder Conduto e António Tadeia, "independentes" relatores e comentadores, fizeram ao longo da partida. Moutinho foi tão bom, mas mesmo tão bom, que só não foi melhor que Nani porque este marcou 2 golos e assistiu para o 3º golo (golos!! até parece que isso é importante no Futebol...). Fiquei admirado com esta descoberta destes senhores em relação à qualidade de Moutinho, que pergunto-me por onde andaram nos últimos 4 anos? É que Moutinho jogou, realmente, bem. Muito bem mesmo. Só que jogou exactamente o mesmo do que tem jogado nos últimos 4 anos. Jogou tanto, mas mesmo tanto, que os distintos senhores deviam interrogar-se porque não foi ele ao Mundial. O que é que mudou, então, em Moutinho, para ele ser o melhor do Mundo?
    Mudou de clube. Tão simples. Moutinho já foi anunciado como "homem da casa" (tal como Varela, tal como Meireles, Bruno Alves e, até, Postiga, mesmo que já não joguem lá).
    Moutinho começou, ontem, a sua valorização. Ontem viu-se como foi injustiçado ao longo de mais de 4 anos. Moutinho é, e sempre foi, aquilo, Bom. Não foi ontem que subiu todos os degraus de qualidade. Ontem Moutinho lapou-se na Selecção. Já vale mais do que valia após o Mundial. E isso é o que Porto também lhe pode dar (além do sucesso desportivo). O sucesso pessoal e reconhecimento.
    Os elogios com que foi brindado fez-me lembrar o que se disse de Bruno Alves e Meireles no Mundial de África do Sul. Como tinham que ser vendidos, os elogios roçaram o ridículo de tão exagerados que eram. Meireles, que ontem deve ter feito a melhor exibição dos últimos 12 meses, foi banal no Mundial. Mas estes senhores não falaram de outra coisa. E ontem? Mencionaram que fez um bom jogo... mas Moutinho!! Porra! Isso sim! Isso é que foi jogar!


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. PO,

    "Vukcevic? dá tdo pela camisola do SCP, sempre o vi jogar com garra..."

    Sempre? Tens a certeza disto? E quando andou amuado, lembras-te do comportamento dele em campo e fora dele?

    Cantinho do Morais,

    Pois é. O Moutinho agora é que é bom. Só que no SCP jogava muito tempo e por isso chegou ao Mundial cansado, com muitos jogos nas pernas. Daí a chamada do Pepe, Beto e afins que estavam fresquinhos e fizeram um Mundial soberbo. Talvez seja por isso que o AVB agora o tira em todos os jogos, para ir descansando, de maneira a estar em condições de representar Portugal no próximo certame, seja ele o Europeu ou o Mundial. A justificação que arranjaram para a não convocatória do Moutinho foi do mais estúpido que se ouviu nos últimos tempos.
    Em relação ao Meireles, não foi apenas o Mundial que foi banal, foi toda a época.

    ResponderEliminar
  16. jvl,

    Em relação ao Meireles, por isso é que eu disse que ele, na sexta-feira, fez a melhor exibição dos últimos 12 meses.

    ResponderEliminar
  17. Cantinho,

    Completamente de acordo, estava apenas a complementar o que tinhas escrito.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)