Quem viu os primeiros 45 minutos sem conhecer o futebol português ficou sem perceber que se tratava de um jogo entre equipas de escalões diferentes. Mas, se tal lhe ocorresse, só poderia ser levado a pensar que, a haver uma equipa de primeira divisão, essa só poderia ser o Estoril. Medonhos os primeiros 45 minutos, sem uma jogada digna desse nome.
Seria a diferença de valores individuais a ditar a diferença, com 2 excelentes golos de Liedson e Postiga. Colectivamente o Sporting não existe, vale apenas a forma voluntariosa como os jogadores se batem. Lamentavelmente a situação vivida hoje é o signo da época, não se tratou de apenas de um sortilégio habitual na Taça de Portugal. Paulo Sérgio bem pode hoje agradecer à eficácia dos pontas-de-lança, que praticamente converteram a totalidade das oportunidades.
Individualmente, além do destaque dado a Liedson e Postiga, saliente-se a estreia de Hildebrand e as exibições paupérrimas de Zapater, Matias, Valdês e Vukcevic.
Uma visita pobre e envergonhada de gente rica à Linha.
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
Estoril - Sporting, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Alex Afonso, 36 minutos.
1-1, Liedson, 64.
1-2, Hélder Postiga, 78.
Equipas:
Estoril: Céber, Anderson Luís, Luíz Alberto, Lameirão, Jefferson, João Coimbra (Erik, 70), Luciano, Vinicius, Alex Afonso, Tiago Costa (Tony Taylor, 85) e Paulo Sérgio (Nelsinho, 76).
(Suplentes: Vagner, Tony Taylor, Tiago Bernardi, Clodoaldo, Nelsinho, Steven Vitória e Erik).
Sporting: Hildebrand, Abel, Daniel Carriço, Polga, Evaldo, André Santos, Zapater (Diogo Salomão, 46), Valdés, Matias Fernandez (João Pereira, 90+3), Vukcevic (Liedson, 46) e Hélder Postiga.
(Suplentes: Tiago, Torsiglieri, Liedson, Diogo Salomão, Cedric, Nuno Coelho e João Pereira)
Leão de Alvalade,
ResponderEliminaria salientar um dos pontos aqui efectuados: o PS deverá ter gostado da exibição porque a eficácia foi finalmente a desejada. Isto é, o Sporting marcou nas oportunidades que teve.
É triste ter de dizer isto, mas pode também agradecer ao Pedro Proença. Aconteceu hoje ao Estoril o que nos aconteceu tantas vezes: o árbitro abanou a equipa, marcou uma falta discutível e expulsou o treinador e defensivamente os resultados foram imediatos. Importante perceber o quanto a gestão do factor emocional conta neste jogo.
Entretanto, PS continua a demonstrar que não percebe para que serve aquela zona do campo entre as duas faixas laterais.
Mas ninguém se atreva a criticar, porque é só invejosos e mal-formados.
Está claro: estamos no bom caminho.
PLF:
ResponderEliminarEste futebol é de uma pobreza confrangedora. A satisfação de passar a eliminatória é completamente anestesiada pelo sofrimento que é imposto a quem vê a equipa (?) tratar tão mal o futebol.
PLF e Leão de Alvalade,
ResponderEliminarInfelizmente o que vemos em campo em nada nos surpreende. É triste usar aquela expressão "eu bem avisei"... mas ela tem que ser aplicada.
Quem acompanha este blog e, como eu, acompanhava o agora no sub-mundo (pelo menos para mim) Bancada Nova, sabe que isto era previsível.
Paulo Sérgio é isto e nada mais. Aliás, só piora à medida que se avança na época. Porra! Os jogadores não podem ser todos maus!!
É caso para dizer, caríssimos, como gostávamos de estar enganados quando vaticinamos isto.
ps: os jogadores são todos banais. e não eram... o fundo aproxima-se.
Eu odiava jogar a meio-campo se fosse treinado por Paulo Sérgio. Mas o meu pescoço já tinha crescido uns cm de tanto olhar para cima.
ResponderEliminarAmigo LdA
ResponderEliminareu podia jurar que até ao minuto 63, o Sporting jogou de amarelo.
Caro PLF
Sejamos justos, falta discutível que podemos aceitar, mas caso proença nada marcasse, matias (se não estou em erro) ficava com a bola completamente sozinho e praparava-se para entrar na area.
The LC
abraço grandes Leones
Mais do mesmo. Uma mediocridade imensa.
ResponderEliminarNem vale a pena comentar. Isto não é nada. Não há absolutamente nada neste futebol. Não se percebe identidade nenhuma. É medonho!
Agora, será que quem tem apoiado, quem tem estado satisfeito, quem acredita neste treinador, vê alguma coisinha neste futebol.
PS ganhou mais um balão de oxigénio. Sem saber como ganhou o jogo e tem ganho e empatado pontualmente alguns jogos sem merecer, sem qualidade e sem nenhum entusiasmo. E estes resultados pontuais têm-lhe dado uma margem de manobra que o afasta de uma vergonha gigantesca. Mas com isto, o Sporting vai continuando por um caminho que no final será vergonhoso e muito pior que a época passada.
Este treinador é uma vergonha!
ps - quero apenas acrescentar que paulo sérgio está a ser uma bela desilusão.
ResponderEliminaro discurso que tem não se vê na prática, ou melhor, o discurso não tem valor quando não é posto em prática.
e isto de só jogar com um avançado lá na frente não me parece também muito produtivo.
Cantinho do Morais:
ResponderEliminar"Os jogadores não podem ser todos maus!!"
Seguramente que não são tão maus como parecem e seguramente que não são piores que os do Estoril, como pareceu na 1ª parte e do mesmo nível como pareceu na maior parte do jogo.
Pedro e The Cure:
O problema de PS é de dimensão e perspectiva. Ele acha que nos empates, p. ex. com o Beira-Mar, o Sporting jogou bem. Quando assim é torna-se muito difícil melhorar. Para que isso aconteça é necessário reconhecer a necessidade para tal.
miserável, não fosse a eficácia e teríamos ido para a rua contra uma equipa da segunda divisão a quem não criámos perigo durante uma hora de jogo.
ResponderEliminaruma dúvida, pode ser que alguém me consiga esclarecer isto: então os jogos em casa do estoril não eram disputados no algarve?
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarSe olharmos objectivamente para as exibições do Sporting esta temporada, sem olhar para os resultados, reparamos que todas foram fracas. Obviamente haverá umas piores que outras. Mas pergunto qual a grande diferença entre os jogos com o Levski de Sofia e com o Olhanense? Para além do resultado, pouco ou nada de diferente houve.
Portanto, já definimos o nível médio exibicional do Sporting, que é fraco fraquinho até doer na alma. Sabendo que os resultados se irão apresentar segundo a célebre curva de Gauss, fica claro que nos temos que habituar aos empatezecos contra equipas totalmente inferiores.
Deste modo, é para mim extremamente difícil celebrar qualquer resultado que ajude à permanência do PauloSérgio & Co. no Sporting. Longe de mim querer que o Sporting perca, mas enquanto não houver outra maneira de ele deixar o Sporting, terei de ver as derrotas apenas como um mal menor.
Um mal menor para a minha satisfação, mas é preciso pensar que as derrotas poderão ser um grande passo na evolução da carreira de alguns jogadores, como o André Santos, ou o Cédric...
Vitória sofrida e sofrível perante uma equipa de uma divisão inferior.
ResponderEliminarQuinta-feira exige-se mais, de forma a que pelo menos na Europa consigamos ter um bom desempenho.
Deliberadamente pouco poderemos esperar desta equipa.
Caros,
ResponderEliminarJa deu para perceber que Paulo Sergio tem muito boas intencoes, mas nao sabera fazer muito mais do que aquilo que o Sporting tem jogado. Triste e ver tao bons interpretes (porque o plantel deste ano e tao bom ou melhor que o do ano transacto, e imagine-se o que seria se nao tivessemos vendido Veloso e Moutinho ao desbarato) fazerem tao pouco em campo.
Eu ate compreendo o sentimento do JPDB. O meu problema e que se o Paulo Sergio for despedido, da forma como as coisas estao, JEB fara outras entrevistas na TV, Costinha colocara outros fatos vistosos e ainda nos arriscamos a levar com um Ulisses Morais, Luis Campos ou o raio que o parta.
O meu problema e que Paulo Sergio ate pode ser o menos mau dos treinadores que JEB e Costinha gostam de ter no Sporting - sem curriculum, sem capacidade tecnica demonstrada a priori e doceis, faceis de manipular.
Posto isto, sou capaz de vaticinar que a qualidade tecnica dos jogadores do Sporting sera suficiente para nos levar ao 3o lugar esta temporada. E preciso dizer que a quantidade de empates nao vai ajudar, mas se por algum acaso Liedson recuperar a sua eficacia poderemos assistir a mais vitorias pela margem minima que deverao "maquilhar" a classificacao final. E ja se sabe, por causa do choradinho do orcamento, o 3o lugar e o que os nossos dirigentes acham "normal" para o Sporting.
SL
Porra, que isto anda mesmo mal... Estava convencido que o jogo da Taça era hoje e lá passei o dia de ontem descansadinho num casório de uma colega de trabalho... até ouvir, ao longe, uns lampiões (que praga, fosga-se) falar dos 3 a 0 deles e 2 a 1 do Sporting em tom de gozo... Valente cagaço que apanhei.
ResponderEliminarPelo que li, o cagaço foi real: o resultado final ainda foi o único que se safou do jogo. É certo que andei nestes últimos dias numa roda-viva e não confirmei a data do jogo, mesmo assim, uma falha imperdoável. Devo ficar preocupado? Começo a pensar que o meu ‘bota-abaixismo’ neste blogue desde o tempo de Peseiro e Dias da Cunha (não interessa para nada se este blogue apenas existe desde 2008) se virou contra mim sendo eu próprio, mais uma vitima… ;)
SL