sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Branco mais branco não há!

Já depois de ter dormido sobre o assunto volto à entrevista de ontem para uma análise mais reflectida da entrevista de JEB ontem à RTP1.

Parece-me ser obrigatório fazer algumas notas introdutórias. Antes de mais convém realçar que o formato do programa e as características da moderadora dificilmente ajudam a que ocorra uma grande entrevista, pelo que o nome do programa é desde logo desajustado. Interrogo-me igualmente sobre o critério jornalístico em chamar para o prime-time o presidente do Sporting, ignorando potenciais protagonistas que a conjuntura socioeconómica seria capaz de aconselhar. E logo para ser entrevistado por uma jornalista que está longe de ser uma referência em conhecimento sobre matérias desportivas. Sem querer enveredar por uma teoria conspirativa, no final da entrevista fiquei com a sensação que o objectivo primeiro havia sido conseguido: um face-lift a Bettencourt, retocando e branqueando uma imagem desgastada.

Mantenho a opinião que aqui expressei ontem: relativamente à forma, Bettencourt esteve bem, sobretudo se atendermos aos antecedentes. Sem dúvida que se preparou para dar uma imagem mais consentânea com a instituição que representa.

Quanto à substância que se pode retirar da entrevista, não podia ser mais decepcionante e aí as culpas têm que ser repartidas entre a entrevistadora e vacuidade do entrevistado. Quem ouviu Bettencourt e não conheça a história recente do Sporting não diria que estava a ser entrevistado alguém que faz parte dos órgãos sociais do Sporting há cerca de uma década como vice-presidente e em lugares executivos. Se Judite de Sousa o tivesse presente dificilmente deixaria passar em claro a conversa da “herança recebida” ou a vitimização pela “marcação tardia das eleições”. Mas essencialmente passou-se por cima de um ano de gestão Bettencourt com a mesma leveza de espírito e profundidade com que se faz um passeio matinal à beira-mar.

No fundo ficou-me a ideia que este Bettencourt é o mesmo que há sensivelmente um ano dizia que com “um pouco mais de cagança e uns treininhos” a coisa ia. É o mesmo que não se conseguia distanciar da relação pessoal e que confundia lealdade e empatia com competência na avaliação das habilitações dos profissionais a quem confia os mais importantes cargos no futebol do Sporting, sendo por isso incapaz de acautelar os interesses do clube. E não deixei de reparar na forma subtil com que voltou o discurso do 2º lugar, marcando como referência o SLB e não quem segue em primeiro.

O discurso é retocado, trocando a “cagança” pelo clique, o” forever” pelo “até à morte” por isso não será de estranhar que o resultado venha a ser sensivelmente o mesmo: será Paulo Sérgio a reconhecer que não tem condições para levar cabo a tarefa de que foi incumbido. Da mesma forma que Paulo Bento concluiu que era mais um problema do que uma solução. De facto JEB mudou alguma coisa mas, no fundo, no fundo, JEB está na mesma.

12 comentários:

  1. O que não está na mesma é o Clube, cada vez mais pobre.

    ResponderEliminar
  2. Pela qualidade da entrevistadora neste tipo de matéria, já esperava que a entrevista fosse uma desilusão. Pelo discurso normal do entrevistado, receava que saíssem mais alarvidades. Pelos vistos, a última não se verificou mas também nada de importante foi dito.

    Será que foi sequer mencionado, a situação actual? 10º lugar, 9 pontos, 6-6 em golos, 10 pontos de desvantagem para o 1º, incapacidade de vencer equipas com ORÇAMENTOS muito menores que o nosso.
    E é de uma hipocrisia extraordinária desculpar-se com o passado. Estou tão mas tão farto DASS

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente por razões da minha vida particular não tive oportunidade de assistir à entrevista. Mas pelo que percebo também não perdi grande coisa...

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    é caso para dizer que o JEB melhorou no estilo e manteve-se na substância. Nada que seja surpreendente.

    Confesso que gostei da entrevista. Por duas razões: em primeiro lugar, porque JEB se colou totalmente ao sucesso que Costinha e PS poderão atingir, em segundo lugar, porque um outro discurso poderia ter sido, em benefício próprio, profundamente mais penalizador para o Sporting.

    Acho louvável (sinceramente) que JEB se mantenha ao lado dos que recrutou e em quem acredita. Todos sabemos que o Carvalhal era para queimar, desde o início e facilmente se entenderia que soluções como Sá Pinto ou Salema Garção eram transitórias e destinadas exclusivamente a manter a vassalagem das claques. E é nessa lógica que se poderá analisar a sucessão de directores desportivos e treinadores. Aliás, a Judite de Sousa até insistiu várias vezes neste ponto, o que não foi nada doce para o JEB. Mas, mais importante que isso, a tal colagem - por ser excessiva - aos méritos de Costinha e de PS dá uma enorme margem de manobra (enorme!) aos seus opositores. Ela é atacável sob inúmeros prismas: desde a competência do Costinha, à competência do PS, à "inversão da estratégia" da SAD, ao tipo de comunicação e centralização do futebol, à real liderança do clube... Todos aqueles que quiserem discordar de JEB publicamente têm muitos pontos em que pegar porque o JEB disse "está tudo bem e são todos competentes e eu vou com eles até à morte". Ou seja, pode criticar-se esta postura sem colocar tudo o que está a ser executado e dá muita margem para aquilo que não acontece no Sporting: que alguém diga "estou de acordo com isto, mas não estou de acordo com aquilo".

    Em segundo lugar, não se confirmaram os meus piores receios. Em vez de um JEB cínico e revanchista, voltámos a ver um JEB algo ingénuo na sua abordagem. Ele ganhou algum tempo com esta entrevista, mas não esmagou uma oposição que neste momento nem sequer existe. E a ausência de novas propostas é, em si, fortemente atacável: será fácil para qualquer opositor dizer "mas é de mim ou o Sporting está descapitalizado, gasta mais do que recebe, apresenta prejuízos enormes que não serão compensados com as receitas e está mais pobre em termos de mercado e na mesma em termos desportivos e o presidente acha que este é o rumo a seguir?".

    Se JEB tivesse optado por lançar um forte ataque a focos de contestação, ser-lhes-ia muito mais difícil afirmar-se publicamente como discordantes. Se tivesse sido agressivo, teria sido capaz de arregimentar todos aqueles que usualmente suspeitam dos que se organizam contra o poder instituído e, continuando a fazer o que sempre tem feito (responsabilizar os devastadores efeitos das suas decisões políticas na contestação de uns poucos) e assim - por exemplo na AG - ganhar renovada legitimidade, ao mesmo tempo que dividiria ainda mais o Sporting.

    Desta forma, o que JEB fez foi colocar a sua continuidade na dependência do sucesso de PS e Costinha. E esses já deram as suas provas...

    ResponderEliminar
  5. Já são citados pelo pasquim record... fico na dúvida se devo felicitar os caros editores! :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Sobre a entrevista de ontem gostaria de deixar 2 ou 3 considerações.

    Não tenho a minima duvida que JEB é um fervoroso Sportinguista, pessoa honesta de boa indole, duvido é que seja suficiente para que se torne um bom lider e um grande presidente, que a intenção dele é a melhor disso restam-me poucas duvidas.

    Em relação ao formato da entrevista, o que gostaria de ter visto ser perguntado e respondido seria mais em relação ao futuro do clube, do que sobre treinadores passados. Algumas perguntas deste tipo:

    - Com o possivel novo aeroporto em Alcochete e com a academia agora na SAD, qual a posição do presidente sobre o futuro da academia? Aproveitar a valorização?

    - Com a contratação de um especialista de comunicação(Nuno Dias) como explica tantos problemas com a CS nos ultimos tempos e que medidas estão a ser tomadas para a relação com o Sporting ser mais saudavel?

    - Se os maus resultados continuarem que medidas em relação ao treinador e director desportivo? Costinha também está dependente de resultados desportivos?

    - Vai haver mudanças na formação?

    - A aposta em jogadores ja feitos vai continuar? A equipa ja tem indices de maturidade necessarias e agora vai se apostar em outro tipo de contratações?

    - Qual a posição do clube perante as proximas eleições na FPF? O Sporting põe hipotese de "patrocinar" uma candidatura propria que rompa com o passado?

    - O novo pavilhão vai ter Hoquei em patins?

    - O sporting coloca hipotese de perder maioria na SAD?

    - Que medidas para estancar problemas com jogadores que constantemente vem aparecendo nos jornais?

    - O que fazer com Caneira?

    - Que ilações tirou da ultima epoca e do inicio desta retirou para que daqui para o futuro os erros sejam menores?

    - Que propostas existem para fomentar o trabalho dos nucleos espalhados por esse mundo afora?

    Era este tipo de perguntas que gostaria de ver respostas.

    SL

    André Gonçalves

    ResponderEliminar
  7. Começou mal...sem dizer grande coisa...depois dou-lhe razão quando passados 4 meses houve demissão em bloco e os "amiguinhos" deixaram-no com o "menino nas mãos". Admitiu que era dificil de um dia para o outro arranjar outra direcção, e admitiu que errou.

    Teve mal, quando por vezes comparava o nosso clube aos lamps filhos da puta, no caso do Pongolle vs Roberto....nós não temos nada haver com as contratações dos outros e por o outros levarem barretes, nós não temos nada haver com isso....mas respondeu bem...que nós estamos numa crise profunda...os futuros bi que estão a 7 pontos, para os media, está tudo optimo.

    Não precisava de dizer nunca ficamos em 6º...

    Acho que falou muito bem sobre o caso Izma....finalmente percebemos o teor da multa e ao que diz respeito...deu a entender que o Paulo Barbosa era um filho da puta.

    Respondeu bem sobre as escutas, não fugiu ao assunto, poderia ter dito que não comentava, mas comentou, disse que achou mal as escutas irem parar ao youtube, mas não poderia deixar de ouvir o que lá estava, e assim concluiu que houve viciação de resultados durante largos anos...Não percebi foi para que concluiu que se deveria fechar o dossier

    Gostei quando disse que o Sporting por estar afastado desse submundo, por vezes é chamado de tótó....ou seja no nosso país honestidade = totó.

    Resumindo, na minha opinião, começou a entrevista muito mal...mas depois lá foi dizendo algumas coisas importantes...

    SL

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Como já disse, esta entrevista foi maçadora e desmoralizadora!

    Para mim, não disse nada de relevante.

    Na questão das escutas, baixou as calcinhas. Tinha o oportunidade de dizer perante o país na maior audiência possível que o nosso clube é o único que não foi apanhado nas escutas (isto que a imprensa vermelha esconde a adultera) e não diz nada, minimiza o caso que diz que se deve arquivar. Ainda se preocupou com o facto das escutas serem ilegais. Quer dizer a podridão está lá mas o problema é o pormenor jurídico da obtenção das provas. PALHAÇO!

    Parece que o Sporting não foi ROUBADO no passado bem recente. ( por ex.: na final da taça da Liga e não só..) NADA, BAIXA AS CALCINHAS!!


    FALTA PULSO, FALTA GARRA, FALTA ALMA DE LEÃO!

    ELE É UM TÓTÓ!!

    E enfim, o resto já foi aqui falado. Não falou de coisas importantes, desculpou-se de tudo e pronto ele herdou um caso difícil, coitadinho.

    A jornalista não teve pertinência nenhuma. E parece-me também que isto tudo foi muito bem ensaiado só para dar mais crédito ao sr.

    Assuntos quentes nem foram falados.

    Ha, e acha que estamos a praticar um bom futebol, dominamos os jogos e tudo. Enfim, ao que chegámos.

    Um clique, basta um clique...

    ResponderEliminar
  10. LdA:

    Já manifestei a minha primeira impressão á entrevista de JEB no post de ontem e que, basicamente, mantenho.

    Concordo que houve um up-grade na forma como comunicou. Mais ponderado, muito menos agressivo, apesar de se sentir que o pé lhe ia falhando…

    Já o conteúdo manteve a mesma versão de sempre: continuanado com a linguagem informática, diria que mostrou um ‘programa’ muito básico, com urgência em evoluir, uma vez que se encontra completamente ultrapassado e obsoleto.



    Gde abraço!

    ResponderEliminar
  11. Falta um ou mais candiadtos que se assumam e convoquem eleições porque como está não é nada e só destroi o clube esta campanha tão grande contra o JEB..Ele disse que não está agarrado ao poder e que sai num minuto..Mas é preciso candidatos e que se assumam até ao fim..Não desistem como fizeram nas últimas eleições que inventaram desculpas para não irem a votos..Só o PPC se aguentou..Agora os outros desaparecem e depois passam os 3 anos a fazer um bota aabixo diário na imprensa..PORRA APAREÇAM..ou então esperem pelas eleições..Isto asim é que não é nada pois só destroi o clube..

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)