sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Malcolm Allison




No site do Man City está uma nota que diz: "Flamboyant, brilliant and larger than life, Malcolm will be sorely missed by everyone at the club and beyond".

Confesso que não tenho grandes recordações da temporada 81/82 em que nos sagrámos campeões, treinados por Big Mal mas sempre ouvi falar de Malcolm Allison com grande respeito, consideração e também pelo seu comportamento. Excêntrico, mulherengo e apreciador das coisas boas da vida, era impossível ficar indiferente a um homem destes.

Malcolm Allison levou o SCP à conquista do campeonato nessa época, sofrendo apenas 3 derrotas, todas elas fora - fcp, bfc e Portimonense - e acabando o campeonato com o melhor ataque. Só não tivemos o maior goleador, porque na derrota por 2-0 nas Antas, Jaques marcou batendo assim Jordão nessa corrida.
Até arrepia comparar o plantel de então com o de agora...

Porque me faltam sempre as palavras em ocasiões destas, digo apenas paz à sua alma. Descansa em paz grande Leão!

PS: Para recordar:

7 comentários:

  1. JVL:

    Que vídeo delicioso... O velhinho (e inexistente) estádio de Alvalade, ainda sem a bancada nova! Eu lembro-me vagamente de ver os festejos na tv, a invasão pacífica e os jogadores a saírem praticamente nus (como puto inocente que era achei mt piada)… Era assim que começavam os festejos dos campeões! LOL! Mas recordo-me perfeitamente de ver os meus familiares (principalmente do sexo masculino) a assistirem a tudo embevecidos e ultra concentrados no que transmitia a caixinha-que-mudou-o-mundo… até o meu tio Zé aparecer com uma garrafa de champanhe e acabar tudo naquelas típicas celebrações confusas, com muito ruído, sorrisos, conversas de volume e excitação no máximo, risos esporádicos que abafavam tudo o resto, e adrenalina no ar… O som, o cheiro, a visão, o sentimento da felicidade. O ‘puto’ observou atentamente e registou as reacções de quem o rodeava e o clima que o envolvia. Ao ponto de passados 28 anos poder agradecer esses momentos de puro deleite a um grande herói da minha outra família: a leonina…

    Até sempre e obrigado por tudo, Big Mal!!!


    NOTA: Foi o primeiro título que me lembro de festejar. Tinha 11 anos, só aos 29 voltei a sentir aquele ruído, aquelas conversas, aqueles risos e sorrisos e aquela adrenalina no ar. A única diferença foi o local dos festejos que da casa do meu avô passou para as rotunda e ruas da minha cidade… A terceira (e ultima) foi há oito anos e digo-vos: como tenho saudades!!!!


    SCP, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Foi a ver a equipa maravilha que tínhamos na altura que eu comecei a ir à bola e cresci a amar o Sporting, nunca me esqueci deste treinador. Big Mal foi, é e será para sempre um marco no nosso clube e, para mim, o paradigma do que deve ser o futebol - um desporto lindo que deve ser vivido com paixão e alegria, numa comunhão intensa entre os adeptos e a equipa que os representa.
    Descanse em paz.

    ResponderEliminar
  3. Treinador do tempo que o Sporting era um clube que tinha a essência e os valores, que me levaram a apaixonar-me por ele.

    ResponderEliminar
  4. O "meu" Sporting!

    Malcolm foi talvez o primeiro treinador que apareceu em Portugal que era fundamentalmente um condutor de homens. Na sua loucura de bon-vivant ganhou a confiança de um grupo de homens que tresandava futebol e fez com que em cada jogo, eles, dessem o máximo das suas energias em prol da equipa.

    Inteligente, alegre, apaixonado pela vida, deu à equipa do Sporting um perfume de classe só ao alcançe dos predestinados que tinha no seu plantel, entre muitos o meu trio de luxo, Oliveira, Manuel e Jordão, nunca, jamais, em tempo algum, uma equipa nacional reuniu um tal grupo de classe num mesmo momento e eles tiveram o lider que precisavam.

    Até sempre, Malcolm, nós cá continuamos a lutar!

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  5. Para todos:

    Setanta

    Mais Futebol

    Wiki Sporting

    Algumas passagens:

    "He was a centre-half with West Ham United in his playing says before suffering tuberculosis and losing a lung."

    "«O desejo de alimentar esta personagem começou a ser maior do que a ambição de ser um treinador inovador. É por isso que ele não é recordado por ter conquistado quatro troféus em três temporadas no Manchester City e de ter proporcionado o futebol mais atractivo daquela época, mas sim por ser o tipo de chapéu e charuto»"

    E ainda as palavras de um amigo meu, adepto do Vitória:

    "Quando se fala dele, o nome surge rapidamente associado ao SCP, onde fez de facto um bom trabalho e foi campeão. Muita gente desconhece que passou 3 anos em Setúbal, onde alcançou "títulos" ainda mais dificeis. O respeito de uma cidade, de ...uma massa associativa (que na altura era bem maior), de um país futebolístico. Ainda hoje é tido como um dos melhores treinadores que passou pelo futebol nacional. Em Setúbal existem 4 nomes, sendo que 1 deles (ainda) nem treinou o VFC. Fernando Vaz, José Maria Pedroto, José Mourinho e...Malcolm Alisson. E isso já ninguém lhe tira.

    Ah, para mim foi uma figura importante, pq foi com o VFC de Alisson que comecei a ver bola. Ao vivo, no Bonfim. Um estádio frequentemente cheio, ou quase. Futebol vibrante, de ataque. Futebol que já foi "à Vitória". E o Big Mal foi, para além das influências familiares, a figura mais preponderante na minha paixão pelo futebol (jogado) e pelo Vitória Futebol Clube. E são destes pequenos contributos anónimos que se fazem as grandes figuras. Obrigado Malcolm Allison."

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Bonitas mensagens Virgilio e JVL.
    Ver essas imagens faz-me ter a certeza que ja fomos bem mais fortes e capazes do que aquilo somos hoje. Nem na final europeia de 2005 houve um ambiente sequer parecido com o que essas imagens nos deixam cheirar.
    Sobre o Malcolm Allison - e tal como o JVL - nunca o "vi", nao sou do tempo. Mas a reputacao fala por si, reputacao essa que cruza-se com o Sporting, tal como o Robson. Percursos em tudo identicos: jogadores acima da media e treinadores que foram no seu tempo do melhor que havia. Allison com o City em 3 anos foi campeao, ganhou a taca, a taca da liga, 2 supertacas e a taca das tacas. O Robson alguns anos depois fez coisa parecida mas ainda mais dificil, porque ao servico de um clube menor, o Ipswich, ganhando tacas, tacas da liga, a taca das tacas, e atingindo 6 ou 7 qualificacoes europeias e 3 terceiros lugares, em 13 anos, tendo contratado para o clube nesses 13 anos ... 14 jogadores.
    Ambos passam depois pelo Sporting, em tempos diferentes, ficando no entanto os 2 com um lugar na historia do clube: porque nos, adeptos, nunca nos esquecemos deles.

    O Roger Spry, hoje no Middlesbrough e que tambem esteve no Sporting diz o seguinte ao "Mail", neste dia:
    'In one sense he was a fraud in that he was this flamboyant character to the media and the public, but in private he was quiet and one of the most knowledgeable coaches I have worked with. I have worked with some of the best managers in the business, including Jose Mourinho and Arsene Wenger, and I would put Malcolm in that category. He really was that good. He was a luminary and a visionary.'
    Esta nocao - naquilo que e a sua reputacao - prendia-se sobretudo com a mistura de 2 coisas: uma forma muito pouco conservadora de ver o jogo, dando sempre primazia ao espectaculo, mas ao mesmo tempo um treinador que foi visto como inovador na preparacao fisica dos seus jogadores, fazendo coisas ate entao nunca vistas, como levar as suas equipas a universidades onde todos os jogadores viam as suas diversas capacidades fisicas medidas semanalmente, e depois trabalhadas de acordo com isso. Em 1962, nunca tal havia sido feito antes. 'Malcolm changed football by making us train like athletes. In that respect he was ahead of his time, being a great tactician as well.' Mike Summerbee, referencia da equipa do City que nesses 3 anos ganhou tudo.

    Gosto particularmente deste pequeno documentario:
    http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/football/teams/m/man_city/9096162.stm
    Ele falando para os jogadores, ou para o jogo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)