domingo, 31 de outubro de 2010

Época e meia sem ver o padeiro

João Querido Manha escreve hoje no CM uma artigo sobre um tema que tem posto a discorrer analistas e adeptos: a diferença, abissal diga-se, entre o comportamento da equipa nos jogos europeus e em casa. Mais do que uma teorização sobre as razões que estão por detrás de tal conduta, o jornalista fornece uma série de dados estatísticos que merecem ser analisados.

Entre eles destaco um, sobre o qual já gostaria de ter aqui ter reflectido, que é uma completa anormalidade num clube com as ambições do Sporting: Há época e meia que não marcamos um golo de livre directo! Um número estranho, se tivermos em conta que não faltam no plantel jogadores com características para a execução de bolas paradas. O caso mais evidente de desaproveitamento é Matias Fernandez . O chileno desde muito jovem que construiu um verdadeiro portfolio de livres letais mas, estranhamente, quase nunca os é chamado a executar. Nesta análise convém referir que no leque de bolas paradas que o jogo possibilita às equipas, como cantos e livres indirectos, o Sporting está longe de ser um exemplo de aproveitamento. E o que dizer dos penalty´s falhados que tantas vezes nos deixaram morrer na praia?

Seguramente que terá que haver uma explicação para estes dados e que não fazer mais uma vez do azar o bode expiatório. Uma ferramenta tão importante no desfecho dos resultados como as bolas paradas não pode continuar ausente do catálogo de recursos ao dispor da equipa.

Apesar de alguns períodos menos brilhantes, o balanço geral técnico das actuações do Sporting nos jogos em casa não varia muito em função das competições. O que marca a diferença é apenas o número de golos, que vai da média de 0,8 (3 em 4 partidas) na Liga para 5 na prova da UEFA: o melhor ataque da segunda prova europeia tem, por junto, menos golos marcados no campeonato do que o principal goleador, o portista Hulk.

Considerando os quatro jogos da Liga e os dois europeus realizados no estádio leonino, é a qualidade da finalização que torna esta intrigante disparidade um caso digno de estudo. A média de concretizações é, até, superior nos jogos da competição doméstica, com uma (muito) anormal percentagem de remates para fora e aos ferros da baliza, bem como do número de remates bloqueados (cinco por jogo), incluindo neste item a falta de capacidade de transformação de livres directos.

Nos sofridos jogos do campeonato, que têm atraído a Alvalade assistências maiores do que as goleadas europeias, apenas um remate em cada três é enquadrado na baliza, pondo pouco à prova a tranquilidade dos guarda-redes visitantes. Boeck, do Marítimo, foi quem teve mais trabalho (6 defesas), contra quatro de Bracalli (Nacional), cinco de Moretto (Olhanense) e quatro de Paulo Santos (Rio Ave).

Há quem considere que as goleadas ao Levski e ao Gent resultaram do desconhecimento dos treinadores respectivos, mas os sinais que se retiram  são de que os golos podem surgir em catadupa a qualquer momento, também na prova nacional. Aliás, bastaria que a contabilidade dos remates aos postes tivesse um registo normal, que nos clubes grandes é de 1 para cada três partidas, para que o número de golos apontados em casa atingisse uma cifra mais consentânea ao caudal ofensivo.

Considerando apenas os jogos em casa, o Sporting é de longe a equipa com mais finalizações, a única com uma média superior a 20 remates por jogo, num total de 92, contra 75 do FC Porto, 60 do Benfica e 57 do Braga – tendo envolvido 18 jogadores, todos os utilizados, em acções de finalização. E se Vukcevic, com 16 remates, não conseguiu fazer um golo, os autores dos escassos três anotados até agora – Matias Fernandez (3 remates), Saleiro (2) e Abel (1) – foram bem mais assertivos.

LIVRES NÃO CHEGAM A PASSAR AS BARREIRAS

Após 46 jogos sem conseguir marcar um golo de livre directo, merece atenção a forma como a equipa leonina enfrenta este handicap e tenta superar a limitação. Quase sem se dar por isso, Nuno André Coelho [na foto] tornou-se a primeira solução, em particular nos jogos em casa, somando quatro tentativas, duas frente ao Marítimo, uma contra o Olhanense e outra na derradeira jornada com o Rio Ave, embora nenhum dos remates tenha acertado sequer na baliza – metade deles nem passou da barreira. Transpondo a análise para o conjunto, incluindo as tentativas de Vukcevic, Matias Fernandez e Evaldo, chega-se à mesma conclusão, com a agravante de nenhum deles igualmente ter passado a barreira. Na Liga Europa, apenas uma tentativa, por Maniche, que também não conseguiu acertar no alvo.

J.Querido Manha in CM

11 comentários:

  1. Eu sinceramente continuo a ser da opinião que as equipas da liga Europa, não são tão fraquinhas como as fazem parecer, nem é por falta de conhecimento dos treinadores adversários do nosso clube, mas sim porque vêm cá jogar para ganhar, e não estacionam o autocarro em frente à baliza, à espera de levar um pontinho para casa... Mas cabe-nos a nós, ao PS, à equipa, arranjar soluções para combater esse "táctica".
    E concordo com o PS, ao dizer que na Liga Europa tambem temos marcado cedo, o que nos ajuda. Mas tambem ajuda a atitude da equipa, que após marcar o 1º e 2º golo não adormece e continua a ir para cima deles.

    No campeonato, tem acontecido o contrário, o normal é darmos sempre uma parte ao adversário e temos conseguido jogar um futebol mais razoavel apenas 45 minutos por jogo.
    As bolas que têm batido nos postos são um facto, e já são algumas, mas isso não pode ser desculpa, se bate a 1º, se bate a 2º...é ir tentando até entrar, e começar a jogar mais que 45 minutos por jogo.
    Apesar disto, sou da opinião que estamos um pouco melhores que em relação ao inicio do campeonato...E no ultimo jogo do campeonato, demos a 1º parte ao adversário, mas depois fomos criando lances de perigo, bolas nos postes, até que uma entrou e deu-nos os 3 pontos.
    Acredito que hoje vamos ganhar em Leiria, nem consigo pensar noutro resultado.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Também estivemos muito tempo sem ver o carteiro, e ele tem aparecido ultimamente... quem sabe o padeiro se chega à frente desta feita...

    ResponderEliminar
  3. 0-2 em Leiria hoje e subida ao 3º lugar, isolados.
    Para a semana jogando em casa e vencendo ganharemos 2 pontos a cada 1 dos 2 da frente. Ficaremos a 8 do Porto e a 1 do Benfica.
    Os problemas virão mais à frente: Porto e Braga, mas para já é isto que precisamos de fazer.
    Está perfeitamente ao nosso alcance ...

    0-2, com 35 minutos iniciais demolidores.

    ResponderEliminar
  4. MM:
    Não estava a ser mau mas o golo do Leiria foi um bolo paio à mistura com muito facilitismo da nossa defesa

    ResponderEliminar
  5. So comecei a ver o jogo agora Leao de Alvalade, esta 1-1, vamos ver o que isto da ...

    ResponderEliminar
  6. Hehe, uma bandeira do Chile no estadio.
    Interessante.
    Vou fazer-nos cafe Leao de Alvalade. E com ele virao mais golos para a 2' parte.

    ResponderEliminar
  7. Acontece. Mas o guarda-redes chegava-lhe se nao estivesse la o Postiga.

    ResponderEliminar
  8. O Maniche parece em forma.
    Esta mais magro ve-se claramente.

    ResponderEliminar
  9. Nao ha pachorra para tanto apito.
    Trampa de futebol este.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)