Estamos no bom caminho (a entrevista)
Bettencourt deu uma longa entrevista ao jornal do clube hoje nas bancas e que, como sempre que é possível, partilhamos com os nossos leitores, lembrando em especial os amigos deste espaço que se encontram fora do País.
A entrevista subdivide-se em 6 grandes temas – descritos na página inicial, e que são abordados por JEB sem qualquer contraditório, pelo que a designação é notoriamente desajustada. E depois da sua leitura continuo a debater-me com a dúvida já expressa no artigo anterior: Estamos de facto no bom caminho?
Vou um pouco mais longe, pelas dúvidas que o seu discurso suscita: Não duvido da qualidade de adepto fervoroso de Bettencourt, mas é ele o presidente que o Sporting precisa neste momento? Não está a realização de tão difícil tarefa muito acima das suas possibilidades? Tendo em conta as decisões tomadas até hoje pergunto-me se não trocamos um bom vice-presidente para a área Administrativa, onde há muito por fazer, por um mau presidente, como tem sido nos últimos 14 meses.
Uma coisa é certa..No domingo fui ao andebol de borla pois nós sócios tivémos entarda gratuita..depois conseguimos a uefa cup do futsal..depois acabou-se a bufaria lá dentro do balneário e hoje no site da academia dos talentos foram buscar um papagaio que já saiu a 3 anos e meio..para criticar..Depois tenho outra certeza..acabou-se a colónia de férias lá dentro que iam para lá passear os calções e brincar com o paulinho..Depois tenho outra certeza..a torre da marinha encheu-se para ver o andebol..e éramos todos sportinguistas..Depois outra certeza..Resolveu um assunto que já estava preso há muitos anos..o pavilhão..Depois tenho outra certeza..um peido no SPORTING é transformado em tempestade pela imprensa afecta a outro clube
ResponderEliminarLeão de Alvalade, indo desta feita a tempo sem que a afirmação repita outras (embora repita outras passadas), obrigado pela disponibilização da entrevista, aqui. Profundo obrigado.
ResponderEliminarA parte do: "após a reestruturação financeira e de recebermos o dinheiro da CML o Sporting clube de Portugal fica sem passivo" não merece a minima referencia?
ResponderEliminarleao revisor:
ResponderEliminarNão comentei a entrevista em nenhum ponto em particular.
Mas se quiseres a minha opinião sobre o assunto lembro que Bettencourt se refere ao passivo do clube e não da SAD. Falamos de coisas diferentes.
Mas seja como for, sendo alcançado, é digno de louvor.
Leão revisor, ainda nem li a entrevista mas mesmo sem saber o contexto, não acredito nessa hipotese, nem sei se ela é desejavel, uma organização sem passivo é uma organização estagnada, sem investimento e sem estratégia de crescimento.
ResponderEliminarDepois para quem como eu não separo o Sporting Clube de Portugal das suas sociedades qual é a importância de ter uma sem passivo e outra carregada dele? Para mim não há qualquer diferença, o passivo p.ex. da SAD é do Sporting da mesma forma que o do Sporting é da SAD.
Já estou tão fartinho de JEB isto e JEB aquilo que vou deixar a leitura para qd tiver com a mente mais disponível... A minha opinião sobre JEB está formada e não serão entrevistas ao nosso jornal que irão mudar alguma coisa. O unico q pode mudar são RESULTADOS positivos.
ResponderEliminarVou falar de bola, que tenho saudades: Vi a selecção de PB e mais uma vez, comparando-a com a era do excelso e 'super-sumo' da táctica, sr. professor doutor CQ, parece o dia da noite. O futebol (ainda) não deslumbra, mas nota-se a olhos vistos outro ambiente, outra vontade, outro espirito de equipa... E claro, outro futebol, mt menos chato e com períodos bem razoáveis em termos de qualidade.
Qt à entrevista fica para amanhã, se tiver tempo...
Abraço a tds.
Por outro lado, também não se fez referência ao facto de JEB ter dito que o pavilhão, não era uma promessa eleitoral.
ResponderEliminarQuanto ao passivo, estou como o LMGM: não acredito nessa hipótese, nem fico contente pelo Clube não o ter mas a SAD ficar com um monstruoso.
DEMISSÃO DA CANALHA TECNOCRÁTICA DO CROQUETTE!
ResponderEliminarTODOS À ASSEMBLEIA!
O nosso amor de sempre
Brilhará pra sempre
Ai meu amor o que já chorei por ti
Mas sempre pra sempre
Vou gostar de ti
Tu meu amor de sempre
Voltarei pra sempre
Ai meu amor o que já chorei por ti
Mas sempre pra sempre
Gostarei de ti.
Ai meu amor o que já chorei por ti
Mas sempre pra sempre
Vou gostar de ti
http://www.youtube.com/watch?v=fg1UB38qUU8&feature=player_embedded
LdA:
ResponderEliminarO facto de disponibilizares a entrevista é um belo serviço à malta que anda a lutar pela vida lá fora e não só. Pq nem tds somos assinantes ou compramos o jornal do SCP.
Mais uma vez é de enaltecer o teu trabalho.
LMGM, JVL:
Logicamente q ng pede passivo zero. Reclama-se equilíbrio nas contas e volto a realçar uma palavra que para mim vale ouro: transparência. Esclareçam a malta e falem-nos a / com verdade. Chega de tanta ciência oculta e assunto intangível dentro do SCP.
Hasta mañana :)
SL
Não sei se haverá aqui alguém que me possa esclarecer sobre algo ...
ResponderEliminarJosé Eduardo Bettencourt diz na entrevista ao Jornal que "vamos (com a reestruturação financeira) baixar o passivo de 240 milhões de euros para 170 milhões", afirmando mais à frente que "nas várias empresas do grupo e no consolidado, o passivo é aquele que referi".
Portanto e se li bem temos um valor para o passivo do Sporting. Aquilo que ninguém conhecia já se conhece.
240 milhões = pré-VMOC´s.
Pós-VMOC´s = 170 milhões.
VMOC´s sozinhas = 55 milhões. Falta portanto uma peça 15 milhões. Tem alguma coisa que ver com a Academia? Soares Franco disse o ano passado que a Academia valia 22 milhões, logo a peça não é esta. Mesmo que fosse, José Eduardo Bettencourt disse "nas várias empresas do grupo e consolidado", o que torna irrelevante uma transferência virtual da Academia de um sítio para o outro. Certo?
Mas a dúvida não é essa.
Quando em Março de 2006 a venda do património não-desportivo é chumbada em AG mas Soares Franco recandidata-se em eleições no mês seguinte (Abril), ele afirmou "é necessário equilibrar as contas, reduzindo o passivo de 277 milhões de euros".
Portanto,
2006 = 277 milhões de euros.
2010 = 240 milhões de euros.
Mas 3 anos depois, Maio de 2009, o mesmo Soares Franco diz em entrevista:
"Esta história de dizer que o passivo hoje em dia é de 340 milhões de euros é fácil. Deste valor tem de abater-se 75 milhões, referentes a proveitos diferidos, que são o direito de superfície do estádio, os Lugares de Leão [lugar especial nas bancadas] ou os camarotes dos fundadores. São todas estas receitas que foram antecipadas para a construção do novo estádio que agora, todos os anos, têm de ser contabilizadas como proveitos. Não é uma dívida porque ninguém a tem de pagar, é um proveito diferido que tem de estar registado no passivo, porque foi antecipado. Assim, dos 340 já estamos aproximadamente nos 270 milhões de euros. E desta verba, há coisas que são normais, como os prémios de assinatura dos jogadores que temos de pagar e que estão lá todos registados ou os prémios dos jogadores, por exemplo. É preciso desmistificar estas coisas e quem quiser encarar e analisar isto de uma forma séria, chega à conclusão que o Sporting tem, ou tinha em Junho do ano passado, 235 milhões de dívida".
E nesta mesma entrevista diz também:
"Mas, pelo menos, ficaram a saber a verdade, nomeadamente que o endividamento bancário era de 280 milhões de euros em 2005. E este era o passivo que interessava".
Portanto,
2005 = 280 milhões.
2006 = 277 milhões.
2009 = 235 milhões.
2010 = 240 milhões.
A pergunta é, onde está o dinheiro da venda do património não-desportivo? O Amadeu de Lima Carvalho (outro grande sportinguista) sabe onde está o dele, porque a comissão do negócio foi-lhe paga, e o nosso, onde está?
Leão Revisor, posso humildemente pedir-lhe luz sobre a questão? Gostava que ela me fosse explicada - sem qualquer ironia - por alguém que não estivesse imbuído de espírito terrorista. Fica à sua consideração o pedido.
MM:
ResponderEliminarCreio ter algumas respostas, que resultam da minha leitura e não de nenhum facto confirmado, logo podem estar erradas:
1) FSF tem razão. Um balanço é uma posição patrimonial de um sociedade num determinado momento. O passivo corresponde à parte dessa posição que diz respeito às obrigações com terceiros. No Sporting criou-se o hábito de confundir passivo com dívida. Os proveitos diferidos que estão registados no passivo (por regra meramente contabilística) não são dívida. O que interessa é a parte do passivo que é dívida de longo prazo, e que na gíria se chama de "passivo bancário". Esse valor era em 2009 de 235M;
2) O valor da venda do património não desportivo está aplicado em parte na descida do passivo bancário em cerca de 45M entre 2006 e 2010. A restante parte terá financiado a operação que, registe-se, tem sido quase sempre deficitária, necessitando por isso de capitais alheios para funcionar. Não esquecer ainda que existe o serviço da dívida, que também consome parte substancial de recursos, embora rumores indiquem que ele não está a ser cumprido;
3) os 15M que faltam na conclusão do plano de reestruturação financeira estão relacionados com a transmissão dos direitos de superfície do estádio para a SAD, que correspondem a um suprimento em espécie. Esta operação é necessária para garantir a maioria de capital por parte do Sporting no final da operação, e não representa nenhum risco para o Clube porque a propriedade do terreno permanece sua.
"Estamos num bom caminho"... E eu digo: só se for para o abismo...
ResponderEliminarhttp://www.sportingapoio.com/adeptos/entrevista-a-alexandre-paiva/
Estes incompetentes vão acabar por destruir o SCP.
João Pedro Silva e MM
ResponderEliminarAinda não tive oportunidade de ler a entrevista, (à qual agradeço desde já ao Lda, te-la posta aqui).
Concordo com a analise do Joaõ, só fiquei com duvidas no 3º ponto, esses 15 milhoes que falta, não serão o dinheiro da CML???
É que se for como o João diz, um suprimento entre o Clube a a SAD, serve para abater o passivo da SAD, mas no consolidado, esse valor é anulado.
SL
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLdA:
ResponderEliminarObrigado pela entrevista.
MM, João Pedro, Dezperado:
Obrigado pelo vossa análise e explicações sobre as contas, porque para mim é difícil perceber estes assuntos.
Contudo ainda não percebo onde andam alguns milhões de património vendido. Alvaláxia, Ed.Visconde, uns terrenos que existiam, etc.
Virgílio,
Tocáste no assunto que a mim mais me deixa de pé atrás com estes senhores! A falta de transparência quando explicam os assuntos, a falta de ética quando decidem matérias fundamentais, a falta de pluralidade quando calam a boca a quem duvida. Falem-nos com verdades, como dizes, e muito mais fácil será para todos, perceber ou apoiar.
jvl,
Também já fartinho de entrevistas e teorias de JEB e companhia, também estou como tu, com saudades de ver e falar de futebol. Concordo que a selecção está diferente. Parece-me que os jogadores estariam fartinhos daquele maçador teórico CQ e estão agora mais alegres com PB que além de lhes ter imposto um espírito de equipa, soube equilibrar os sectores com os jogadores certos em cada posição. Para mim falta Quaresma. Não sei se tá lesionado mas para mim tem lugar nos convocados.
A todos Saudações Leoninas!
Dezperado,
ResponderEliminarO dinheiro da CML não deve ser pois a dívida deles para connosco, é de 18 milhões.
Aproveito para repugnar os plágios a que te referes. A blogosfera vive da lealdade.
ResponderEliminarAbc
"Tendo em conta as decisões tomadas até hoje pergunto-me se não trocamos um bom vice-presidente para a área Administrativa, onde há muito por fazer, por um mau presidente, como tem sido nos últimos 14 meses."
ResponderEliminarTerá sido dos poucos elogios que vi neste blog a este Sporting.
Eu acho que aqui há que separar as coisas e ter o discernimento que nem tudo está a ser mal feito como quase todas as pessoas que frequentam este blog querem fazer parecer.
Estes números a serem comprovados e sem entrar em grandes análises, são do mais claro que pode haver. A ser 240 milhões o nosso passivo consolidado, acho que temos todas as informações que podemos querer.
Antes refugia-se no que era o passivo da SAD ou do clube, lançando uns números fáceis de manipular publicamente.
Agora toda a gente o sabe. E mais, há uma promessa de baixar a 170, reduzindo assim também o que pagamos em juros anualmente.
Serei então um defensor de Bettencourt por dizer isto?
Claro que não. Obviamente que o futebol do SPorting está em crise e quando assim estiver será dificil melhorar resultados económicos.
Esta ano não parece ser melhor que o ano passado. A ser assim será o segundo ano de Bettencourt á frente do Sporting, com resultados desportivos muito fracos.
Não creio que aguente muitas epocas como presidente se entretanto os resultados não mudarem.
jvl
ResponderEliminarEu também ouvi 18 milhões, mas como disse anteriormente, ainda não tive tempo de ler a entrevista, mas pego nas palavras do leão revisor que retirou das entrevista (é a ideia que tenho)
"A parte do: "após a reestruturação financeira e de recebermos o dinheiro da CML o Sporting clube de Portugal fica sem passivo"
É que também já tinha lido isto algures nos jornais.
Apesar de ler isto e não acreditar que seja assim tão linear...ficamos sem passivo bancário? talvez...agora passivo iremos ter sempre, mas não é preocupante, desde que seja equilibrado pelo activo.
SL
J.
ResponderEliminarNão estou preocupado em fazer elogios ou no seu contrário. Faço aqui a análise dos assuntos da vida do clube que me suscitam o interesse.
Para contextualizar o que penso já no passado dia 7 dizia isto:
"Sou incapaz de afirmar que tudo está mal no Sporting, porque o Sporting não é apenas um clube de futebol. Mas o futebol é o barómetro que pontua a atmosfera Sportinguista e não há felicidade quando os resultados são os que conhecemos".
Dezperado:
ResponderEliminarRepito o que disse ao leao revisor: creio que JEB se refere ao passivo do clube, sem inclusão do valor da SAD.
Lda
ResponderEliminarTens toda a razão...já consegui dar uma vista de olhos por alto na entrevista.
O dinheiro da CML vai entrar directamente no Sporting Club Portugal.
Mas como (e acho que pela primeira vez), o JEB fala em contas consolidadas, irá baixar o passivo consolidado.
Outra coisa importantissima...O JEB diz que o passivo consolidado, ronda os 240 milhões...se estes números forem verdadeiros, só lhe posso dar os parabens.
Logo à noite iremos ter mais certezas de algumas coisas (espero eu)
SL
Caros:
ResponderEliminarA operação de redução de passivo de 240M para 170M dá-se apenas na SAD. Assim, a transmissão dos direitos de superfície do Estádio para a SAD influencia apenas o passivo da SAD, que é esse que está em causa com o plano de reestruturação financeira.
Quanto à forma como o suprimento em espécie transmitido do Clube para SAD afecta o consolidado, é difícil dizer.
Confesso que as regras contabilísticas para determinação da consolidação é uma ciência arcana que eu não domino.
Nesta entrevista não me parece essencial a questão do passivo do clube. Em termos de passivo, a interessar, é o consolidado, no qual a SAD tem uma enorme fatia.
ResponderEliminarSobre este tema, o importante é perceber qual a estratégia que a nossa direcção tem para combater as dificuldades financeiras do Sporting.
Esta esgota-se na reestruturação financeira (com a qual concordo)? Serão tomadas mais medidas de carácter financeiro?
Ou a estrutura financeira do sporting vai sendo apenas optimizada (não significa Passivo=0) a partir de investimentos na sua actividade que se esperam produtivos (jogadores, academia, internacionalização, fundo jogadores, aquisição parcial, Sporting TV, direitos televisivos).
Como é óbvio não estou à espera que o presidente abra totalmente o jogo, mas esperemos que a estratégia esteja minimamente pensada...senão a reestruturação terá sido em vão...
Relativamente à entrevista do Bento Valente só respondo com: Equipa de Juniores e de Juvenis possuem verdadeiros craques (Iniciados não estão ao nível dos anos anteriores).