segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Miar para fora e rugir para dentro

Estão já em marcha diversas movimentações para a substituição de Gilberto Madaíl na cadeira presidencial da FPF. E, nessas movimentações, são mais ou menos visíveis algumas estratégias dos principais clubes nacionais com vista a assegurarem uma representação que garanta a defesa dos seus interesses. Não do futebol nacional, muito menos da salvaguarda do espírito desportivo, mas dos seus interesses particulares. Estratégias com objectivos tão obscuros que não permitem estabelecer uma fronteira clara entre o que é a mera protecção e a tentativa de marcar golos desde a secretaria.

O SLB tenta substituir Madaíl por Seara, continuará certamente a contar com a eminência parda João Rodrigues  e o FCP joga, como é seu hábito, em vários tabuleiros -  via Vítor Baía e via associações - de forma a garantir a presença em qualquer cenário. E o que faz o Sporting?

O Sporting, quem o representa e dirige faz o mesmo de sempre.

Para o exterior alheia-se do mundo real, proclama-se de forma cândida numa espécie de Mahatma Gandhi do futebol nacional. Na entrevista da passada semana dizia Bettencourt  "A posição do Sporting é há muitos anos a mesma. Temos deixado os agentes trabalhar, contribuímos para a paz no futebol, denunciámos situações e fomos maltratados por isso. Aquilo que o Sporting deseja é que os dirigentes contribuam para a união de que o País precisa.”

Para o interior mostra os dentes, afirmando que “os Sportinguistas de corpo inteiro são os que reconhecem o trabalho que está a ser desenvolvido”. Ou alheia-se dos deveres que lhes estão incumbidos, sem a humildade de reconhecer as responsabilidades das suas acções no estado presente do clube: “Não se cria um ambiente de vitória, quando sistematicamente se critica o clube. Estamos permanentemente a malhar no pobre do leão e assim fica mais difícil libertar as garras." Isto dito em pleno Encontro Nacional de Núcleos, que contou com apenas 41 num total de 255 (???), e no dia em que se celebravam 125 anos do nascimento de José de Alvalade.

E é com esta visão estratégica espelhada no discurso que os dirigentes do Sporting se dispõem a inverter um dos piores ciclos da sua vida centenária.

17 comentários:

  1. Concordo em absoluto com Bettencourt.
    Esta deve ser a posição do Sporting!
    Unidos venceremos.
    Viva o Sporting

    ResponderEliminar
  2. Não percebo a estratégia do Sporting. E tenho dúvidas que seja uma estratégia pois parece-me mais ser uma inoperância de incompetência.

    Será normal não querer fazer-se representar nos orgãos de decisão? Qual é o mal? Se têm ideias e se querem ser imprendedores então participem na formação de um futebol melhor!

    E depois não se queixem dizendo que Sporting não tem voz, não tem representação, não tem nada, como disseram recentemente!

    Internamente continua o discurso da vítima. Essa história da união é dos fracos e dos manhosos. Parece-me que a oposição que tem havido tem sido muito pouca e muito pontual. Até se estranha andar tudo tão caladinho com o estado das coisas. Mas esses senhores insistem em se fazerem de vítimas.

    Os sócios continuam a ir ao estádio, mesmo que não sejam muitos. Estão lá apoiar mesmo que seja medíocre o espectáculo. As reformas são aprovadas como eles querem. Afinal quais são os medos? Estão constantemente com desculpas exteriores para justificar o falhanço presente.

    Os sportinguistas todos, os apoiantes e os críticos, continuam à espera do volte-face. Do tal clique milagroso que se espera que abafe a visível incapacidade do treinador de futebol.

    E esperamos todos também pela estabilização económica prometida reforma atrás de reforma e que nunca chega.

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    haverá expressão mais anacrónica, totalitária, imbecil e inconsequente do que este discurso do "unidos venceremos" em que os resultados, quaisquer sejam (desportivos ou financeiros) nao importam, importa é discernir quais são os sportinguistas de corpo inteiro e quais os que só têm cabeça, o coração, os pés ou quaisquer outra extremidades?

    É o Sporting reduzido à expressão bovina que irá seguramente trilhar outras pastagens.

    Mas a história recordará. Recordará aqueles que podiam e poderiam ter - apenas por amor ao Sporting - referido publicamente que o PIOR Sporting DE SEMPRE é o PIOR Sporting DE SEMPRE, sem serem acusados de sportinguistas de corpo parcial ou de sportinguistas de 2ª-feira quando se ganha.

    JEB = um vazio intelectual desde sempre, ao serviço do Sporting desde Junho de 2009.

    ResponderEliminar
  4. "JEB = um vazio intelectual desde sempre, ao serviço do Sporting desde Junho de 2009." - PLF

    Mas o actual presidente não anda lá desde 2000?

    Até agora vi até ao minuto 20 a entrevista. Vejam a reacção de MEDO quando lhe perguntam se a culpa do estado actual do Sporting se deve à Comunicação Social?

    ResponderEliminar
  5. Metralha,

    lapso meu pelo qual me penitencio.

    ResponderEliminar
  6. PLF:
    Lá se foi ar contrito e apaziguador para telespectador ver.

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    não sei o que prefiro... se a típica distinção entre "verdadeiros" e "falsos" sportinguistas (não deixa de ser curioso que nesta retórica do verdadeiro e do falso, o "verdadeiro" é sempre o "anónimo", incapaz de se exprimir ou manifestar, que passa dificuldades mas que acredita nos seus líderes, longe das elites opinativas...) ou se o despudorado discurso do "acontece" e do "eu assumo os meus erros" envolto no vazio intelectual da ausência da menor ideia do porquê de se ter cometido o erro à partida.

    Como disse num post que há dias repristinou: quando não se percebem as causas para os problemas, dificilmente se acertam nas soluções.

    E para os sportinguistas de corpo inteiro ou só parcialmente, cito o que o NMB hoje referiu na Centúria Leonina, que no fundo é o que venho dizendo há anos a esta parte:

    "Ao cuidado de quem aceite com ligeireza que, vendido o património não desportivo e desvalorizado o património desportivo, os EUR400M de JEB ou os desejados EUR150M de FSF são a mesma coisa. Não são."

    Para a insolvência? Depressa e em força!

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Mas será possível estarmos a viver isto???

    Estas conversas dos que criticam em oposição aos que aprovam deixam-me perplexo pela tamanha pequenez de pensamentos.

    Eu ando ausente, calado e alheado destes debates. Limito-me a ir ao estádio mas tem sido também em silêncio que entro e saio.

    É inaceitável que um presidente do SCP diga o que este senhor tem dito. É uma vergonha para o clube, para a sua história, para tudo o que foi feito ao longo de mais de 100anos.
    É uma vergonha para o esforço dos atletas, hoje e sempre, para o empenho de todos os que sempre lutaram dentro e fóra de campo pelo Sporting.

    Anda muita gente adormecida e resignada a uma mediocridade perigosa. Anda muita gente calada e passiva perante uma mudança urgente necessária.

    Infelizmente a oposição não existe mas é impossível concordar com o rumo e com a postura de quem dirige o nosso clube.

    Será que ainda alguém se lembra da força e da mentalidade leonina? Que presidente é este, sem ambição, sem responsabilidades, sem ideias, sem posição no futebol português, sem competência nenhuma no futebol, sem garra e sem espírito leonino? Estamos muito mal servidos e vamos pagar uma factura muito alta por este serviço.

    ResponderEliminar
  9. “os Sportinguistas de corpo inteiro são os que reconhecem o trabalho que está a ser desenvolvido”

    Mas há discurso mais apaziguador ou de união que este? Ah grande JEB!!! Já "só" faltam 3 anos.

    ResponderEliminar
  10. PLF,
    A insolvência de que você falou há uns meses e agora repte (em jeito de algum desespero e revolta) não é melhor do que aquilo que de momento existe mas, faria muita gente acordar (auto de fé), isso faria (novo auto de fé).
    Venha o diabo e escolha, certo sendo que o fará, pois a diferença que vai da Dona Branca para o senhor de fato é para o Sporting (povo) praticamente inexistente. Com a 1ª os que foram ajudados têm um destino, a pobreza. Já ela, para além da pobreza, tem também a cadeia. No 2ª caso, "os que nos ajudaram" cobram com requintes de gosto (necessidade) e malvadez (intenção) a divida para em seguida ir à sua vida e, mais uma vez, os que foram ajudados terminam inevitavelmente na pobreza.
    Há contudo salvação, salvação existirá sempre:
    Pensemos numa forma de reconversão do estádio José Alvalade em balcão e assim talvez nos deixem viver. No fundo mudaríamos de actividade, passaríamos a fazer depósitos, trocar cheques e tudo isso mas, continuaríamos a existir. Estou já a imaginar o anúncio televisivo em que o BES promove com pompa e circunstância a abertura do novíssimo balcão do Lumiar.
    Uma coisa nunca antes vista, ao melhor género de um clube verdadeiramente diferente.

    ResponderEliminar
  11. E pronto:

    Mais uma volta de revolta que José Alvalade deu no caixão...

    É impressionante o discurso paradoxal de JEB. Quer unir com discursos divisionistas. Acho que não vale a pena iludirmo-nos. Isto vai ser assim 'forever'... Qd julgava que tinha enterrado esse discurso (apesar de uma ou outra tentação que conseguiu dominar na TV), eis que na primeiro discurso pós-entrevista volta à táctica do costume... Já parece o 442 losango do queriducho preferido dele... (Até já esse mudou, como se viu na sexta-feira passada e voltará a ver-se amanhã...)

    Livra! Ainda bem que neste fim-de-semana apenas vi o fogo de artifício que o sportinguista (de corpo inteiro?) Joaquim Morão ofereceu...

    ResponderEliminar
  12. Virgilio

    Quem voltou à tática do costume foi o vice...não foi o JEB.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Lda...por ter ido pelos links é que disse o que disse...o segundo link vai para a esta noticia:

    “Não se cria um ambiente de vitória, quando sistematicamente se critica o clube. Estamos permanentemente a malhar no pobre do leão e assim fica mais difícil libertar as garras.” As palavras são de Rogério de Brito, produzidas ontem em Castelo Branco, no primeiro dia do 12.º Encontro Nacional de Núcleos do Sporting."

    Mas independente de quem o disse...dou-lhe razão...ando farto destes discursos da lenga, lenga!...por outro lado...tudo o que é dito, é escortinado até à ultima palavra!

    SL

    ResponderEliminar
  14. Dezperado:

    Se fosse só o vice 'Roger-a-jacto' a vir com estas tangas, nem me ralava muito... O pior é que não esteve sozinho.

    A expressão "leão de corpo inteiro" (referindo-se somente àqueles que com ele concordam SEMPRE...) foi, infelizmente, proferida pelo nosso presidente JEB.

    Ambos concordamos que assim não dá.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Dezperado:
    "por outro lado...tudo o que é dito, é escortinado até à ultima palavra!"

    Essa afirmação não pode ser deixada em claro.

    Não se trata de andar à procura de uma falha quase imperceptível ou de erros de sintaxe para malhar.

    Trata-se de constatar que dos dirigentes de Alvalade há um discurso de permanente divisão entre os bons e os maus sportinguistas, sendo que os bons são sempre os que concordam com suas excelências, e os maus os restantes.

    Como se pode proclamar a necessidade de maior união entre os sportinguistas como factor de alavancagem de melhores momentos, se, ao mesmo tempo se afirma que "unidos desde caladinhos"?

    Talvez a sensação de impunidade com que estas afirmações são feitas advenha da condescendência com que a maioria dos Sportinguistas as constata. Fosse a exigência maior, quer nos actos quer no discurso, e certamente que hoje seríamos poupados a este triste espectáculo.

    ResponderEliminar
  16. Lda

    Concordo inteiramente Lda...e como disse acima, tou farto deste discurso de lenga lenga. Prefiro que estejam calados e trabalham mas é, em vez de apontarem culpados.

    Mas por outro lado, temos a direcção sempre com o discurso do divisionismo...e os adeptos???

    Os adeptos não se dividiram também? Os que odeiam o JEB e companhia, ficam muito incomodados com a palvra de terroritas, e respondem na mesma moeda chamando todos os nomes possiveis ao nosso Presidente.
    Estamos num clube em que o Presidente não pode chamar nomes aos sócios (e muito bem), mas os sócios acham-se no direito de chamar tudo ao nosso Presidente.

    E os que não chamam todos os dias nomes ao presidente, são chamados os seguidistas, os méééée...Não é só a direcção que faz um discurso da divisão, os sócios também fazem.

    E quando digo que hoje é tudo escortinado até à ultima palavra, digo, pelas noticias ridiculas que vão aparecendo, sempre a enviar achas para a fogueira, e aos adeptos já não interessa se é verdade ou não, se for contra o JEB é verdade de certeza.

    Dou-lhe um exemplo: será normal, vir a publico, um regulamento interno que proibe as calças de ganga??? epá que regulamento do outro mundo, aqui no meu trabalho à um parecido e ninguem foi chamar f**** ao presidente. Desde quando isto seria noticia??? Só é noticia, porque serviu para gastarem-se mais alguns milhares de teclas a malhar no JEB.

    Hoje em dia, e culpo a direcção por termos chegado a este ponto, assim como culpo os adeptos. Já não interessa o teor da noticia, leio aqui comentários que parecem copy paste, independente se o post é sobre taticas, sobre as contas ou sobre o futebol.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)