quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os 3 pilares

“ (…) Quem desrespeitar o bom-nome do Sporting (…) ficará privado de entrar nas instalações do clube. A bem da verdade e do respeito pela ética.”

Os jornalistas podem até inventar notícias,  mas é o presidente e a direcção que o acompanha, com as responsabilidades acrescidas pelos cargos que ocupam, quem tem nas mãos a possibilidade de fazer a melhor ou a pior das diferenças na defesa do bom-nome do Sporting. Se o princípio vertido no comunicado de JEB se aplicasse ao próprio não faltariam razões, de há um ano e alguns meses para cá,  de o impedir de entrar nas instalações do clube sob outra condição que não fosse a de um mero associado do clube. E as medidas não se ameaçam, implementam-se. Sob pena de fazer a triste figura do “agarrem-me senão eu bato-lhe”. A não ser que esta reacção tímida tenha por base o receio de  poder ser desmentida   a qualquer momento.

“Criámos muitas oportunidades, construímos muito jogo, e penso que tivemos muita qualidade naquilo que fizemos, mas falhámos na finalização.”

Paulo Sérgio faz o que pode mas pode muito pouco. A sua perspectiva sobre o que acontece ao Sporting de jogo para jogo prova o erro cometido aquando da sua escolha. Paulo Sérgio tem uma visão dos problemas  que revela falta de dimensão para o clube que treina. Contabilizando todas as oportunidades do último jogo em Aveiro fico sem saber quem ganharia o jogo, se a tal eficácia existisse e atrás da qual o treinador do Sporting esconde a sua incapacidade.

“É uma nova etapa da minha carreira e espero que seja fabulosa.”

Costinha foi anunciado como director desportivo do Sporting a seguir à última vitória verdadeiramente galvanizante do futebol do Sporting: 3-0 sobre o Everton. Desde então para cá, e começando pelo episódio Izmailov, o resultado da sua actuação está à vista de todos. Há poucos dias dizia que não estava disposto a desistir dele como director desportivo, por ainda lhe adivinhar algumas qualidades. Julguei-o com coragem e frontalidade. Que quem se esconde atrás de um plantel, depois de ser o principal visado nas noticias do Record, obviamente não tem. Até agora a concretização do seu sonho de trabalhar para o Sporting - que se escusou enquanto jogador - faz lembrar o pesadelo que os nossos rivais viveram quando Artur Jorge decidiu cumprir o seu sonho particular, com as consequências que se conhecem.

------------------------------

O Sporting encontra-se em 10º lugar, mais perto do último que do primeiro lugar. O campeonato já nem é uma miragem. Neste momento, com o futebol apresentado, é difícil de prever como e quando se poderá inverter este percurso cada vez mais difícil de qualificar. Até porque os três pilares em que assenta o futebol do Sporting parecem estar mais propensos a susterem-se mutuamente do que a promoverem qualquer mudança que resulte em melhorias sensíveis. É mais provável que os problemas se solucionem a si próprios. JEB está refém de Costinha, este do seu orgulho em reconhecer o erro das suas escolhas e Paulo Sérgio pensa que o problema é um pinheiro e não a sua floresta de enganos.

25 comentários:

  1. Como jornalista acho esta medida...inaceitável.
    Como Sportinguista preferia vê-los mais preocupados com os maus resultados e a tentarem inverter a situação que a arranjarem bodes espiatórios para a situação desastrosa em que o Sporting se encontra.
    Aceito que as notícias possam ter sido empoladas, mas também acredito que existe um fundo de verdade nalgumas se não em todas.
    Pensava eu que o ano passado tinha sido o anno horribilis do Sporting...mas por este andar esta época ainda vai ser pior.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Dina,

    O meu medo é mesmo esse, o de este ano ser ainda pior que o anterior. E pelo andar da carruagem...

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Partilho das mesmas opiniões sobre estes senhores que desgovernam os destinos do Sporting.

    O comunicado é um bluf e nada mais. Depois das ameaças vêm as entrevistas exclusivas ao mesmo jornal. Além disso as notícias são consequência das inúmeras más decisões em assuntos do futebol e não só.

    Costinha é uma decepção. Desde as contratações até à gestão de casos tem-se mostrado incoerente e pouco eficaz em resolver bem os assuntos. O caso Izma e o caso Moutinho são dois exemplos em que o clube sai fortemente prejudicado. A protecção do balneário continua a ser muito pouco eficaz e parece ser alguém com pouco traquejo e diplomacia fundamentais para o cargo que ocupa.

    Sobre o treinador, está tudo dito. É incrível as desculpas que usa para os resultados, é incrível a satisfação com as exibições e é incrível a mediocridade técnica que demonstra. É mau demais!!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, sportinguistas.
    Aquilo que neste momento mais me chateia, para além do actual mau momento da instituição Sporting, é também o chorrilho de críticas sem qualquer tipo de consequência imediata, ou, e isso seria louvável, a apresentação de uma solução de alternativa, não de alternância, rigorosa, credível e respeitável. Ora, isso não acontece. O mais fácil neste momento é criticar, e de forma completamente acéfala. O Presidente é mau?, apresente-se um mais competente, com ideias de futuro, que defenda os ideais do Sporting e que garanta, tal como JEB o conseguiu, uma vitória esmagadora nas urnas. Esse Messias que congregue os Sportinguistas em seu torno mas apareça. Onde ele esta caros consócios, onde ele está?
    Quanto ao treinador estou de acordo, é alguém que não fará o Sporting crescer, é alguém que não entusiasma os adeptos e não tem um passado que lhe garanta independência perante a direcção, ou seja, não tinha sequer legitimidade inicial para pedir reforços, verdadeiros, e, dessa forma, não ficar refém da direcção. Hoje, é-o. Muita à custa dos resultados mas também da falta de bons jogadores que lhe permitam tornar o Sporting mais competitivo. Aqui podemos começar a distribuir responsabilidades,treinador, direcção e jogadores, pois com este plantel poderíamos estar melhor classificados, por exemplo em segundo lugar, com mais três pontos... Salvaguardo, desde já, a minha posição em relação a esta afirmação: quero, sempre, o Sporting a lutar pelo 1º lugar. Treinador,direcção e jogadores podem ter alguma culpa neste momento mas não toda a responsabilidade, cabe-nos a nós, adeptos, sócios e simpatizantes, fazer alguma coisa, por exemplo: apoiar indo ao estádio, não tenho visto isso ultimamente, fazer oposição válida, séria e que vá para lá deste meio, útil, onde agora escrevo mas que tenha, como disse anteriormente, acção imediata, que produza algum efeito de mais valia na estrutura ou nos sportinguistas.
    Quero com isto dizer que todos nós somos responsáveis, de alguma forma, pelo actual estado do Sporting, e que também sermos nós, em conjunto, a ajudar a dar a volta à situação.
    A minha frágil posição de adepto incondicional, permite-me perceber que as coisas não estão bem, mas também me dá a lucidez suficiente para perceber que não estamos à beira do abismo, como muitos afirmam. Patético.
    Vamos por isso, todos, contribuir de forma séria e positiva para o presente do nosso Sporting e deixar-mo-nos de bodes expiatórios alicerçados, na sua maioria, por jornais que jamais defenderão os nosso interesses.
    Não se esqueçam que mudar tudo agora representa ficar no mesmo sítio, não duvidem, o passado fala por si. Sejamos críticos mas de forma honesta e racional.
    Viva o Sporting Clube de Portugal.

    Saudações Leoninas

    Rui Côrte-Real
    Sócio nº 57951

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui Corte-Real,

    Por esse prisma, não era preciso eleger uma Direcção, o Sporting seria governado através de referendos. Cabe aos sócios participar, apoiar, aderir, etc. Mas cabe a quem é eleito liderar, inspirar, congregar, demitir, contratar...ora isso não está a acontecer, e o que é feito foi muito mau. Se todos concordamos que existem problemas, porque raio não tem Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio a capacidade de os resolver. Está muita gente a encobrir muita gente e problemas amontoam-se. Deixemo-nos de ser tão pouco exigentes e culparmo-nos de tudo e de nada. Afinal ninguém disse que era fácil presidir, comandar ou treinar o Sporting. O clube pode não ter o maior dos orçamentos, mas estes responsáveis não ganham ordenados para ter o clube no 10º lugar.

    Mas a minha é só mais uma opinião...

    ResponderEliminar
  6. Rui Corte-Real

    "O Presidente é mau?, apresente-se um mais competente, com ideias de futuro, que defenda os ideais do Sporting e que garanta, tal como JEB o conseguiu, uma vitória esmagadora nas urnas. Esse Messias que congregue os Sportinguistas em seu torno mas apareça. Onde ele esta caros consócios, onde ele está?"

    Excelente comentário do qual concordo a 100%.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao comunicado em si...

    ouvi e li tantos comentários que o Record e CM inventavam noticias e ninguém do Sporting se chagava à frente...eram uns coitatinhos submissos à imprensa.

    Saíu um comunicado a criticar a imprensa por parte do Sporting...e pimba....não deveria ter saido nenhum comunicado deste tipo.

    É dificil agradar a gregos e troianos!!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Excelente post, se tivessemos directores com esta clareza nas suas funções estariamos muito melhores.
    Somos a chacota nacional e merecemos.

    ResponderEliminar
  9. Rui Côrte-Real,

    "O Presidente é mau?, apresente-se um mais competente, com ideias de futuro, que defenda os ideais do Sporting e que garanta, tal como JEB o conseguiu, uma vitória esmagadora nas urnas."

    Não interessa nada se o presidente é eleito com 90%, 51% ou 73%. O que é preciso é competência e não uma vitória esmagadora nas urnas. O problema é que a competência, como se vê, está em falta.
    E as críticas não são de circunstância. Pelo menos aqui.

    O que me custa é que por muito fundo que o SCP bata, e desde o ano passado é sempre a somar recordes, ainda haja quem ache que o problema são os críticos e que com mais apoio por parte dos adeptos e sócios, isto endireita-se. Isto só lá vai com uma varridela.
    Dezperado,

    "Saíu um comunicado a criticar a imprensa por parte do Sporting...e pimba....não deveria ter saido nenhum comunicado deste tipo."

    Mentira. Fiz um post a elogiar o facto. Se estás a falar da generalidade dos adeptos, convinha que o dissesses mas aí, seria sempre a mesma conversa, pois como dizes, é impossível agradar a todos.

    ResponderEliminar
  10. Rui-Corte Real,

    Mas afinal, por se achar que os derigentes estão a fazer um mau trabalho não os podemos criticar a não ser que tenhamos ou sejamos uma alternativa?? Isso parece a conversa do nosso presidente que corta a palavra aos críticos e que não admite um pluralismo de opiniões. Nem admite ouvir outras opiniões quanto mais discuti-las. Aqui somos essencialmente grupos de associados e adeptos que manifestam as suas opiniões em relação ao quotidiano do clube. Não me parece que um potencial candidato venha para aqui apresentar o seu manifesto eleitoral. Contudo, quem passa assiduamente aqui, pode lêr muitas críticas fundamentadas, concorde-se ou não com a fundamentação. E há assuntos, como o deste post que já foram amplamente discutidas noutros posts.

    Dezperado,

    Não é o comunicado que é mau é o bluf do mesmo!!! Mas parece que não há quem entenda isto!! Esse comunicado não assusta ninguém, apenas serve para mostrar serviço e para arranjar alguns culpados do estado das coisas. A culpa é do papão que destabiliza a coisa e já agora também dos terroristas críticos que não concordam com o rumo do Clube. Esta imprensa visada no comunicado é a mesma que depois dá um jeitão ter e usar nas entrevistas exclusivas em dia de AG..Ora!..

    SL

    ResponderEliminar
  11. JVL

    A critica era mais para os comentadores do blog, não para os autores dos posts em questão...mas pelos vistos tambem concordas, que no nosso clube usa-se muito aquele ditado: "preso por ter cão e preso por não ter cão".

    Pedro

    "Mas afinal, por se achar que os dirigentes estão a fazer um mau trabalho não os podemos criticar a não ser que tenhamos ou sejamos uma alternativa?? Isso parece a conversa do nosso presidente que corta a palavra aos críticos e que não admite um pluralismo de opiniões. Nem admite ouvir outras opiniões quanto mais discuti-las."

    O que eu percebi pelo comentario do Rui Corte Real do qual concordei a 100% foi o seguinte.
    Por ti, o JEB ia já para a rua ontem. E depois???? Direcção demite-se, e quem nos governa? Tu???, eu???, os autores deste blog??? Uma comissão de gestão nomeada em referendo pelos sócios do Sporting???

    E tu que criticas todos os dias esta direcção, deverias pensar onde andam as alternativas..será que há, será que existem??? não acharias bom, haver uma oposição com cara??? em vez de andarem a perder tempo em petições e manifestações???

    Ou será que vamos chegar às eleições (amanhã ou daqui a dois anos) e vamos ter outro candidato da continuidade a ombrear com um policia reformado???
    É que os candidatos da continuidade vão aparecer às dezenas...

    E outra coisa, leio muitas vezes nos teus comentários que os "seguidistas" estão contentes com esta direcção...acreditas que algum Sportinguista (seja ele seguidista, méééée, terrorista, que votou ou não no JEB) está contente com o actual estado em que o nosso clube está???

    SL

    ResponderEliminar
  12. Penso que e para BEM do SPORTING todos os mentores de Blogs deveriam começar a motivar os sócios nos editoriais para a AG do dia 13 e debater uma AG a sério. Isto tem de acabar se quiserem voltar a ter um SPORTING digno de RESPEITO e que os nossos jovens sintam orgulho de vestir (camisola) e dizerem ser do SPORTING.

    ResponderEliminar
  13. Dezperado,

    É verdade que sou um grande crítico destes dirigentes mas óbviamente que tb sei que neste momento não conheço alternativas credíveis.

    Mas não é por isso que os vou deixar de criticar. Talvez as pessoas achem que estes senhores estão a penalizar menos o clube do que eu acho e eu respeito essas opiniões.

    Posso espantar-me com quem defende estes senhores mas respeito. Quem me dera a mim que as coisas acalmassem e começassem a dar resultado. E que eu estivesse enganadíssimo em relação a tudo o que se pássa.

    Mas não me venham dizer que os males são por causa dos pessimistas e dos críticos. Ou dos jornais, dos pinheiros, do Izma, da maçã podre, do Caneira ou do roupeiro Paulinho..

    Não posso acreditar que algum verdadeiro sportinguista esteja contente com o estado das coisas, mas vejo muita gente aqui (n me refiro a si) a opinar baboseiradas ingénuas e a criticar os críticos. Já fui muito atacado por criticar, com ofensas e tudo mas as minhas opiniões não passam disso mesmo. Pobres de espírito os que não as sabem respeitar.

    O presidente também é Sportinguista, o Costinha também e o treinador também deve ser um respeitoso ser humano mas isso não os fazem competentes. N minha opinião, claro!

    Enfim, isto não é fácil. Sou muito crítico mas concordo que não há alternativas. Contudo, o que disse ao Rui-Corte Real, é que não é aqui que vai surgir um candidato. Aqui somos uma minoria que ama o clube, mais nada. Mas por não haver alternativas, não vou deixar de criticar o que eu acho mal.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Continuo a dizer que NINGUÉM se chega à frente...todos criticam e apontam dedos mas dar o passo em frente não aparece ninguém,numa suposta manifestação há uma semana apareceram 40 gatos pingados...o nosso "candidato a candidato" é um desgraçado que foi "convidado" a pirar-se da PJ. Num país a sério estava na choldra e sabe-se bem porquê.
    Alguém apareça com as tais alternativas...eu não vejo ninguém,apenas ouço os gatos pardos...

    ResponderEliminar
  15. A proposta de Mourinho para a selecção dizendo que agora PB ele é o melhor de todos, até sair, devia ser aplicada por todos nós ao Sporting.

    JEB, Costinha e PS são os melhores do mundo enquanto lá estiverem.

    Era interessante experimentarmos todos isto durante 3 meses e depois analisar os resultados. Ainda mais agora que afrontámos a Comunicação Social e irão sair noticias a dizer mal do Sporting todos os dias.

    ResponderEliminar
  16. Dezperado:
    Várias vezes aqui me tenho batido por uma comunicação diferente no Sporting, pelo menos mais pro-activa do que passiva como tem sido. mas não este tipo de comunicado, que nada diz, atira com uma mão e esconde a outra. De que tem medo afinal o Sporting e quem escreve os comunicados?

    O Sporting em que eu acredito chama os bois pelos nomes sem receios. P. ex. o regulamento de Costinha é mentira? Então desminta-se claramente.

    Agora escrever uma coisa redonda como é o comunicado que vem no site, que dá para rigorosamente tudo mas não serve para rigorosamente nada é uma perda de tempo.

    ResponderEliminar
  17. ED:
    se me conseguisses provar a relação de causa e efeito entre o que propões e os resultados alcançados e a sua hipotética melhoria no futuro mereces um prémio Nobel. Seja da física ou da literatura.

    Entretanto explica-me porque perdemos logo em Paços de Ferreira na primeira jornada do campeonato, com a equipa a receber apoio como nunca e sem criticas visíveis ao treinador.

    O que te parece que nasceu primeiro: o ovo dos que criticam ou a galinha depenada do Paulo Sérgio?

    ResponderEliminar
  18. È inaceitável que o nosso clube marque para o dia 10 dois jogos das nossas modalidades em lugares diferentes e a mesma hora..O FUTSAL em LOURES ás 16 e o ANDEBOL ás 17 no seixal..Será assim que querem que os adeptos apoiem?? È isto o nosso clube? Todos os jogos do futsal são no sábado..Logo o nosso tinha que ser no domingo a mesma hora do andebol..È uma falat de respeito para quem gosta de futsal e de andebol e para quem comprou as duas gameboxes..è uma falat de respeito para mim que gosto de futsal e que a pessoa que mais gosta adora o andebol...pergunto..È assim que querem dividir familias..Será que não tenho o direito de ver o que mais gosto junto de quem mais amo..???Ou a pessoa que mais amo não tém o direito de ver aquilo que mais gosta junto de mim??È UMA TRISTEZA..quem manda no SPORTING...

    ResponderEliminar
  19. Dezperado,

    Daí dizer que seria bom que dissesses a quem te referes ao invés de deixares no ar a quem te diriges. Já não é a primeira vez que o fazes.
    Não é só no nosso clube que existe esse "preso...", em todos isso acontece. Mal ou bem, as vitórias tendem a esbater as críticas e no nosso caso, elas tardam em aparecer de forma continuada. Mas há quem entenda que o que é preciso é mais apoio e/ou cagança e/ou treino.

    ResponderEliminar
  20. Assim é difícil...ainda há por aqui muita gente que acredita que:
    - O 4º lugar da última época foi por falta de apoio dos sócios e adeptos

    - O 10º lugar desta época é por falta de apoio dos sócios e adeptos

    - Os mais 300 milhões de passivo é culpa dos sócios e adeptos

    - As contratações de Pongolle, Caicedo, Angulo, Tales, Torsiglieri e outros foi por culpa dos sócios e adeptos que assim o exigiram

    - As assistências a rondar os 20.000 é por culpa dos sócios e adeptos que deviam lá estar sempre, nem que fosse a bocejar

    O amadorismo e incompetência grassam em Alvalade e alguns continuam a achar que a culpa é dos outros e não de quem nos dirije...

    SL
    José

    ResponderEliminar
  21. Dina, esta noticia do DN que mereceu referencia num post do LdA - http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1674872 - tem dois parágrafos magnificos.

    1º - "O líder leonino justificou o prejuízo da SAD (26,4 milhões) e o actual momento da equipa com "a instabilidade do clube, as eleições tardias e algum azar com a aquisição de alguns jogadores". "

    2º - "Bettencourt justificou os prejuízos aprovados no documento com a ausência na Liga dos Campeões e uma diminuição de receita de bilheteira."

    A minha pergunta é. Quem é que eu devo culpar por existir quem conclua que se justificou o prejuizo com instabilidade, eleições e azar nas contratações? Três hipoteses:

    a) O jornalismo produzido pelo DN.
    b) A jornalista Isaura Almeida.
    c) O LdA.

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade

    Só se prova algo se for experimentado. Alguma vez o fizémos?

    Pelo contrário. A única evidência é que nunca PS foi bem aceite por todos.
    Logo no inicio para uns era "vamos ver" para outros "não tem experiência" e ainda para outros "era uma aposta falhada", aliás, comentários semelhantes na hipotese Vilas Boas.

    No Sporting nunca nenhum serve a todos e como temos pouca auto-confiança, ao primeiro ou segundo desaire em vez de nos fecharmos e unirmos ainda mais, desatamos todos a disparar em todas as direcções.

    E digo-te mais. Isto sempre aconteceu, independentemente do Presidente. No entanto,se me garantires que o mal é do JEB e que com outro presidente isto melhora, conta comigo.

    Eu quero é o Sporting campeão, em todas as modalidades, independentemente de quem o dirige.

    ResponderEliminar
  23. Jose, tem base mais que suficiente, tal como todos os compradores da gamebox modalidades, para exigir a restituição do valor correspondente ao jogo que lhe é impossivel assistir.

    Eu sei que isso não resolve o seu problema, mas mexe onde doi mais, no bolso... Se isso não for feito a situação vai repetir-se eternamente.

    ResponderEliminar
  24. ED:
    O Sporting não é diferente dos outros clubes nesse aspecto e se o for é uma versão mais suave.

    O que se está a passar no Sporting era impossível de acontecer nos outros grandes, há muito que o treinador estaria na rua.

    A forma como justificas os desaires do nosso clube é completamente desprovida de sentido, irracional até.

    Reflecte no que escreveu o Sporting até morrer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)