Bruno de Carvalho, ontem no Solar do Norte
Há muito que acompanho a actividade da AAS e do movimento Ser Sporting, e que me identifico com generalidade das suas propostas pelo que contarão com o meu voto nas próximas eleições e cujas listas subscrevo. Tal como dizia Frederico Abreu na apresentação da sua candidatura, o Sporting teria ganho muito se existisse uma real separação de poderes entre os órgãos executivos, consultivos e fiscalizadores. Ganho seguramente em transparência e possivelmente em eficácia na utilização de recursos. Ao invés, assistimos à promiscuidade e à opacidade. Quer um quer outro órgão e sobretudo o clube têm a ganhar com a presença de listas independentes do Conselho Directivo. Ambas as candidaturas fizeram a apresentação das suas propostas, tendo Vítor Manuel Sousa feito a apresentação da candidatura da AAS, por ausência de Pedro Faleiro Silva, que na segunda-feira tem reunião Nyon com o staff de Platini, no âmbito das suas funções na F.S. E., federação de adeptos ao nível europeu. Da candidatura Ser Sporting a apresentação esteve a cargo do seu cabeça de lista Frederico Abreu.
A apresentação da candidatura de Bruno de Carvalho, feita pelo próprio, ficou marcada pela declaração prévia do candidato onde, além de refutar e repudiar de forma veemente as acusações de Godinho Lopes e Pedro Baltazar, demonstrou a sua indignação pela forma como nos últimos dias têm sido postos a circular rumores, que o próprio diz não terem fundamentos, sobre a sua vida pessoal e profissional. Quer as acusações quer o seu desmentido fazem hoje capa nos jornais. Se aceito que a questão da credibilidade de BdC esteja em cima da mesa, até porque questão foi introduzida pelo teor de algumas das suas propostas, não me parece que as acusações sem provas substanciais e antes até da apresentação e explicação do fundo que propôs façam sentido, pelo que me parece haver razões para o agastamento e a indignação por parte de BdC. De salientar que BdC não fez qualquer alusão à noticia do desmentido de Leonid Tiagatchov.
O programa da candidatura de BdC é público pelo que não vou enunciá-lo. Vou-me centrar naquela que foi a impressão pessoal deixada pelo candidato. BdC aparenta ser muito seguro de si e das ideias que tem para o Sporting. Enquanto o ouvia falar não pude evitar de ser assolado pela ideia de que o Sporting precisa de uma vassourada de alto a baixo para por fim ao desgoverno em que caiu e que BdC podia ser esse homem. Mas sei que isso não é tarefa para um homem só mas de uma equipa que, sem dúvida, precisa de um bom líder para encabeçar. Pode ser BdC? Talvez, mas, mas... O primeiro mas diz respeito à equipa que o acompanha. Uma das questões que lhe colocaria, se o tempo reservado às perguntas não tivesse permitido apenas 3 intervenções. O segundo “mas”segue no próximo parágrafo.
BdC tem-se feito acompanhar por Inácio como número 2, tendo-se ontem juntado Virgílio, naquilo que BdC preconiza como o regresso das referências ao clube. Embora esta seja uma ideia que vende muito bem entre a massa adepta, ela incorre num erro óbvio: as velhas glórias do clube serão sempre uma referência para todos nós pelo que fizeram no passado e continuam a poder desempenhar um papel vital no reforço da identidade leonina, mas só serão úteis no futuro em lugares de decisão administrativa ou técnica se forem competentes e estiverem preparado para tal. Não sendo assim só os expomos desnecessariamente, desgastando-lhes e pondo em causa um estatuto que deveria ser perene. Nesses lugares e em favor do clube deveriam estar pessoas cuja aptidão estivesse acima de suspeita.
É esse o problema de Inácio e por consequência de BdC. Sempre manifestei as minhas dúvidas relativamente à qualificação de Inácio para a vice-presidência para o futebol. O facto de ser acima de tudo treinador desaconselhava-o. Inácio falou ontem como um treinador, imiscuindo-se em áreas que são do exclusivo domínio de um técnico, e, a menos que ele abdique de alguns dos princípios que enunciou, ou que encontre pela frente um treinador sem convicções, é fácil de prever problemas se e quando os resultados não surgirem. E para quem conhece a Academia como qualquer um de nós - Inácio vive na Maia, esteve os últimos 5/6 anos no estrangeiro e ligado à Naval e Leixões - revela ideias pré-concebidas, representantes de um futebol antigo que o próprio reconheceu serem as suas origens. Segundo o próprio os miúdos da Academia seriam muito melhor treinados por antigas glórias do que por "professores".
E o que dizer da falta de estrutura das suas propostas relativamente ao futebol: a equipa B só avança se puder disputar a Liga Orangina, o que, neste momento nem é legalmente permitido e demonstra que Inácio não percebe que a principal virtude da equipa B é continuar a formar e não tanto competir. Ou a formação de uma rede olheiros, aproveitando antigos jogadores estrangeiros que jogaram no Sporting, como Schmeichel, André Cruz e Vujacick, para o Sporting não "dar dinheiro aos empresários". Como uma coisa anularia a outra não se percebe e Inácio esqueceu-se ou não sabe que Vujacic já é olheiro do ManUtd desde o tempo de Queiroz. A ideia de impor o 4x3x3 e só aceitar um treinador que a isso se comprometa nem merece comentários.
O perigo de Inácio ser vice para área do futebol não se fica pois apenas pelo facto de as suas ideias para o futebol sénior deixarem razões para muitas dúvidas, mas também pelo que ontem parecem ser os seus preconceitos sobre a formação, o que desmente o próprio BdC, quando este afirma que a Academia produz a melhor formação do Mundo. Estando longe de concordar com este dogma, creio até que a Academia merece mais do que nunca uma profunda reflexão, mas que as mudanças não passam por trocar de "professores" por velhas glórias só pelo que estas fizeram no passado. Não fora este pequeno "pormaior" e BdC teria ganho um apoiante. Saí do Solar do Norte apreensivo com a possibilidade de Inácio ser o próximo homem forte do já se si fraco futebol do Sporting. Nitidamente o calcanhar de Aquiles de BdC.
P.S.- Uma palavra de apreço e gratidão ao Solar do Norte, em particular ao Bruno Martins e Diogo Maia, pela magnifica realização que se completa na próxima segunda-feira, com a apresentação da totalidade das candidaturas no Porto, cujo evento é promovido na barra lateral deste blogue. A escassez do tempo reservado ao período de perguntas e respostas não é da sua responsabilidade, antes do atraso da chegada de BdC ao Solar.
Troca de links?!??
ResponderEliminarResponda no meu blogger
http://amordeleao.blogspot.com/
LdA,
ResponderEliminarEu sou a favor de que a equipa tecnica das camadas jovens serem compostas por um professor e uma antiga glória, sendo escolhido o principal e o adjunto consoante a melhor caracteristica de cada um, tendo por iseia base que a antiga glória tenha de ser uma pessoa que goste de aprender. Não sei se isso é feito na academia, mas defendo que de tempo em tempos deviam ser patrocinados cursos na academia para tosos os tecnicos ligados ao futebol. Cursos de treinador, cusrsos de psicologia ligada ao desporto, cursos de metodologia de treino, cusrsos de arbitragens, cursos esses que deveriam ser feitos também pelos jogadores do plantel principal, para perceberem melhor o que os tecnicos lhes pedem.
parece-me evidente que a lista de BdC cresceu mais em apoio do que a aquilo que ela realmente vale do ponto de vista das competências e da credibilidade. Já tinha ficado com essa certeza com a populista escolha de E.B. para a AG. Continuo a temer que o papel de vítima ainda capitalize mais votos numa figura que não me merece qualquer crédito, quer por desconhecimento, quer por aquilo que se consegue observar nas escolhas, nas deixas, nas atitudes.
ResponderEliminarObrigado pelo relato daquilo que se passou, é um óptimo contributo para a nossa elucidação.
Seria melhor para o Sporting que em vez de Inácio estivesse José Couceiro, provavelmente. Mas não dava votos...
ResponderEliminarCaríssimo,
ResponderEliminarIndo por partes:
1) Relativamente á lista Ser Sporting para o Conselho Fiscal, também terá o meu voto e tenciono igualmente ser um dos subscritores, Pela fidelidade ás suas ideias, por respeito pelas pessoas (principalmente o Frederico e o João Mineiro, que não sei se está neste barco, mas assumo que sim).
E também eu advogo a separação de poderes entre Direcção e Conselho Fiscal, para salvaguardar a indepencia deste ultimo orgão. O passado recente mostra-nos como isso seria importante.
2) Quanto a Inácio e á estrutura para o futebol, percebo as preocupações. Se foi ou não uma boa escolha, o tempo o dirá (caso BdC vença as eleições, como eu espero que aconteça). De qualquer modo, há virtudes no modelo escolhido, assim como existirão debilidades. Mas existe um conjunto de pessoas a trabalhar no modelo, que certamente não deixarão de estar sensíveis às criticas para corrigirem aspectos menos conseguidos.
3) Em relação á academia e ao scouting, existe uma aposta forte em acertar no recrutamento o que será sempre um primeiro caminho para o sucesso. O modus operandi ainda tem de ser melhorado, mas arrisco-me a dizer que pior do que o que temos não será possivel fazer. Existe também uma aposta forte em aliar aos aspectos tecnicos os aspectos comportamentais no recrutamento, o que me parece essencial.
4) Eu também não sou adepto dessa moda de a tactica estar pré-definida e termos de estar amarrados a um modelo. Não concordo com esse conceito e espero que seja revisto...
5) De qualquer modo, mais importante que alguns conceitos ligados com o futebol, são os conceitos de clube, de estrategia, de comunicação, de inserção na sociedade, de comportamento e do papel que o Sporting deve ter no desporto nacional (actor principal e não triste desgraçadinho) e nesses revejo-me na candidatura de BdC.
6) Inacio será um nome que não reune consenso mas dificilmente qualquer outro nome o reuniria e todos teriam anti corpos de qualquer especie. De qualquer modo, para mim, é melhor que os de Futre, Duque ou Freitas... Inácio terá de se adaptar a este novo cargo e aprender com alguns erros do passado. Penso que terá capacidade para o fazer...
7) Nenhuma mudança é isenta de riscos. Mas nenhuma organização melhora, se falhando clamorosamente outros modelos, quizer continuar de forma cega a insistir neles...
Troca de links ?!??
ResponderEliminarResponda no meu blogger.
http://amordeleao.blogspot.com/
LdA,
ResponderEliminarObrigado pelo teu testemunho pessoal, que curiosamente é coincidente com algumas apreciações minhas decorrentes do que fui lendo e vendo.
Ponto prévio, tenho um enorme apreço por Inácio, enquanto jogador e enquanto treinador do nosso clube no fim do jejum. Também admiro Virgílio Lopes por tudo quanto nos deu enquanto um dos líderes de balneário numa altura em que aquela casa era admirável e estruturalmente forte (ver com interesse esta entrevista: http://leaodaestrela.blogspot.com/2010/07/virgilio-e-destruicao-da-formacao-do.html ).
Serão o que o nosso clube precisa? Sim e não. Sim na medida em que nos fazem muita falta verdadeiros "notáveis" no Sporting, e eles são, sem dúvida nenhuma, notáveis na sua história ao serviço do clube, na sua autoridade moral, no seu esforço em prol do Sporting. Além disso, perdoem-me a franqueza de linguagem, não são como vários palermas que já passaram pelo dirigismo do clube, estes pertencem ao "comboio dos duros", provavelmente não serão peritos com o IPad mas conhecem bem o futebol português, conhecem as figurinhas que por aí andam e sabem com quem lidam.
Porém, na medida em que necessitamos de fortíssimos elementos de inovação na gestão, formação e treino, temo que a "old fashion way" se queira impor com um "no meu tempo fazíamos assim e ganhávamos" cilindre essas necessidades. Gostaria muito de saber quem é o técnico escolhido por BdC e qual é verdadeiramente a sua posição quanto a José Couceiro para tirar algumas dúvidas.
A outra questão é o fundo, mas quanto a isso veremos amanhã.
Caro JG,
ResponderEliminarcomeçando pelo fim sou dos que advoga a mudança do modelo que vigora que está há muito caduco,
se é que existe algum modelo.
Mas não podemos mudar apenas por mudar, há que mudar para melhor. O Sporting não aguenta muitas mais aventuras e e falhanços e sem devolver alguma qualidade, já nem digo vitórias, ao seu futebol nem a auto-estima melhora, nem os adeptos voltam,nem as receitas aumentam.
Como se pode mudar se as pessoas que ocupam lugares-chave nem perfil têm para a função a que se propõem?
Do que ouvi ontem sobrou uma enorme preocupação de avançar pela via empirista, não consegui perceber ideias bem fundamentadas para Academia. Concordo que é difícil fazer pior no scouting mas isso já dizíamos quando Costinha chegou, por isso...
Só mais uma nota. BdC tem sido muito mais claro quanto ao que quer e como quer do que todos os outros candidatos e isso é uma virtude, quer se concorde com ele, quer não.
ResponderEliminar10A,
ResponderEliminarPelo que se diz na imprensa Domingos é o técnico escolhido por BdC e ele ontem confirmou que tem 1 técnico apalavrado mas não disse o nome. Se assim for acho até que foi uma escolha, dentro dos treinadores portugueses disponíveis. E não tendo um nome tão sonante como o de Rijkaard, ninguém pode dizer que não seja pior para os nossos interesses.
LdA:
ResponderEliminarPercebi, do que li neste post e em anteriores opiniões tuas, que a equipa de BdC não te dá garantias de melhorias no futebol do SCP.
Uma vez que temos 6 candidaturas para analisar (em teoria podem aumentar até dia 18...ou reduzir-se em caso de fusões / desistências), diz-me qual a equipa das candidaturas existentes que te dá tais garantias.
É entre estas seis que temos de escolher... Infelizmente não podemos estar a traçar cenários idilicos nem esperar pelo candidato (e respectiva equipa) ideal...
Ainda é cedo para tomar uma decisão definitiva, mas se tivesse que votar HOJE, não tinha a mais pequena dúvida em quem votaria para o CD do SCP: BdC.
Quanto à AG, do que conheço, tb escolhia o candidato da lista de BdC.
Qt ao CFD concordo ctg, e com os argumentos do Frederico Abreu.
Para o CL, vou manter os votos na AAS, pq não me defraudaram, antes pelo contrário, revi-me nas posições que defenderam naquele Órgão durante estes quse dois anos, de modo que vou premiá-los renovando os meus votos e confiança.
Abraço.
"Hoje até é domingo... e eu estou sem paciência..."
ResponderEliminar"Bem queriam, mas não perdi o avião..."
:)
BdC hj no aeroporto:
http://www.youtube.com/watch?v=OgSsmIh1zgo&feature=player_embedded
LdA,
ResponderEliminarDos treinadores portugueses Domingos é o que tem melhor perfil para o Sporting, deixaríamos a via sacra da busca pelo Mourinho desconhecido e veríamos em Alvalade um treinador que já demonstrou que sabe "montar" (para usar uma expressão cara a um dos candidatos) equipas que sabem jogar com inteligência e é também alguém que sabe integrar novos jogadores nas suas equipas e substituí-los quando saem.
Quem saõ so 80 jogadores que GLopes fala? Seria bom esporem por aqui a lista, não faço ideia nem de metade.
ResponderEliminarVirgílio,
ResponderEliminarPois... Os que se candidataram são estes e se as eleições fossem hoje, com todas as limitações inerentes a essa condição, teria de dar um salto de fé e votar BdC, pois apesar de gostar mais da ideia do Sporting ser treinado pelo Rijkaard, o Futre não me agrada nada, mesmo nada. Além disso, para além destes dois nomes o DF oferece-nos um "depois logo se vê" e isso ainda me deixa menos descansado que os russos.
Virgílio,
ResponderEliminarEste post relata as impressões deixadas no encontro ontem no Solar do Norte pelo que só por isso apenas é referido BdC. Trata-se de uma reacção ao que me foi apresentado.
Sobre o que penso das generalidade das restantes candidaturas e da campanha eleitoral escrevi aqui anteriormente
"Em quem votar dia 26?"
e até ao momento não tenho razões para mudar de opinião.
Em nenhum momento "tracei cenários idílicos", o que procuro são propostas razoáveis que me permitam acreditar que a aposta numa determinada candidatura faz sentido. A ideia de procurar o menos mau é pouco entusiasmante e mobilizador.
Como deves compreender a escolha de Eduardo Barroso para presidente da AG parece-me desastrosa parecendo-me que BdC tem feito as suas escolhas em função de futuros ganhos eleitorais e não baseado na competência. Veremos que preço terá a pagar por isso caso vença.
Abraço
"Zeferino Boal é capaz de ser primeiro desistente e provavelmente em favor de BdC. Vai uma aposta?"
ResponderEliminarAparentemente, foi em favor de SAMendes;)
M, 50% :)
ResponderEliminarLOL
ResponderEliminarIntroduzir José Couceiro na sua equipa seria uma notícia muito boa, mas aparenta ser difícil devido à posição que Couceiro actualmente ocupa.
ResponderEliminarBruno Carvalho, a meu ver, necessita de resolver duas questões de suprema importância:
1) Apresentação inequívoca do seu Fundo;
2) Anunciar o treinador que pretende ver à frente da equipa do próximo ano;
A questão do Fundo, a meu ver, é a principal. Não pode permitir que restem dúvidas acerca da sua realidade - os investidores pouco importam, mas deve ficar confirmada a existência do Fundo.
Saudações Leoninas,
Daniel
www.sociedadesporting.blogspot.com
LdA,
ResponderEliminarSem se saber ainda quem é o treinador escolhido por Bruno Carvalho, julgo que será de máxima importância a personalidade, carisma e experiência do elemento escolhido.
Se tiver uma personalidade tão vincada quanto BdC e Inácio, acredito que estaremos em vias de ver regressar um Sporting ambicioso e a lutar pelo título muito em breve.
Mas isto só se poderá mesmo afirmar depois do nome apresentado, que julgo ser muito mais importante que qualquer explicação sobre fundos.
Em relação às velhas glórias, se elas acreditam em BdC e Inácio, porque razão não hão-de apoiar e expor-se?
Há muito que ambos dizem que o actual Sporting está a anos luz do Sporting por quem vestiram a camisola, achas que seria hora de se esconderem?
Espero bem que o velho Manel apareça esta semana também a dar apoio e se puder fazer parte da esrutura ainda melhor.
É necessário fazer regressar ao Sporting aqueles que sabem o que é o orgulho de se vestir aquela camisola!
Não sei como falou inácio no Solar do Norte, mas sei como falou no Alvaláxia, sem tácticas e com muito apelo ao espírito sportinguista.
Gostei bastante.
Se tem ou não o perfil, veremos no futuro caso vençam as eleições.
Eu saí do Alvaláxia na passada quarta-feira convicto do meu apoio a BdC, e a cada dia que passa, perante ataques desesperados de gente baixa e com muitos esqueletos no armário, mais sinto que este é o homem certo para nos fazer voltar a sonhar com algo mais que terceiros lugares.
SL
José
LdA:
ResponderEliminar“Em nenhum momento "tracei cenários idílicos" “
Não percebeste. Nem eu disse que tinhas traçado. Cenários Idílicos, tu? Só se não te conhecesse, amigo…
Acho que não estamos a conseguir comunicar, assuimndo desde já que tal facto é da minha interira responsabilidade, deixa-me utilizar uma magem mais simples, para ver se me explico melhor:
Imaginando a tradicional classificação de 0 a 20, classificaria os candidatos da seguinte maneira ( não interessa agora estar a justificar a nota):
Bruno de Carvalho – 13 valores.
Zé Eugénio – 11 valores
Restantes apanhavam nega.
13 é uma nota, entusiasmante e motivante? Não, não é.
Eu sei que o teu grau de exigência é elevado e ainda bem que assim é. Fazem falta mais sócios exigente. Se todos pautássemos o nosso nivele de exigência pelo teu, t dificilmente estaríamos como estamos… Mas, será que um candidato de 18 valores existe? Se existe anda escondido. E há mais de três décadas que não aparece…
PMAG:
Entre EB, RA e SL… Eh pá… nen sei que diga… Já afirmei que EB não parece ser boa escolha e Daniel Sampaio tem mt menos anti-corpos. Para além de ter uma ideia mt positiva dele.
Mas, o caso é que BdC tb tem que utilizar alguns ‘truques’ de populismo caso pretenda vencer. È compreensível que assim seja, até pq como facilmente perceberas ele combate contra outros que têm armas mt mais poderosas que aquelas que ele tem disponível. Para se arrepender de eventuais erros no caso de ser eleito presidente, tem que, precisamente, vencer essas eleições.
Gostava de acrescentar mais alguns dados à nossa conversa, mas fica para depois q agora tenho que me pisgar para o trabalho… ;)
Abraço
Sporting até morrer,
ResponderEliminaro que eu disse em relação às velhas glórias não foi bem interpretado pelo que recomendo nova leitura.
Concordo que Inácio é um ponto fraco da candidatura de Bruno de Carvalho. Aliás, o projecto de Carvalho para o futebol é aquilo que me impede, para já, de lhe dar os meus 4 votos.
ResponderEliminarPrecisamos de alguém com um mínimo de conhecimento do mercado internacional e cujo nome seja um factor de peso tanto na negociação com os clubes como de persuasão de jogadores. Inácio, com todo o carinho que possamos ter por ele, não é essa pessoa.
Pelo contrário, Inácio significa um olhar apenas voltado para o mercado interno. A escolha de Domingos é disso exemplo. Reconheço que, ao contrário de Peseiro, Bento, Carvalhal e Sérgio, reúne os mínimos para poder ser considerado treinador para um grande - uma boa campanha europeia e um 2º lugar num não-grande. Mas os mínimos são só isso, mínimos. Não é um nome que vá galvanizar os adeptos ou convencer jogadores de craveira internacional a virem para Alvalade. Nem tem o arcaboiço e experiência para a tarefa de reconstruir o futebol do Sporting quase do zero, que é o que está em causa.
Por outro lado, um eixo Inácio-Domingos tem, por muito que não queiramos, uma ressonância a FC Porto muito forte. Ora acabar com a relação de sujeição total ao Porto que foi iniciada por Soares Franco e prosseguida por JEB é também um dos aspectos da ruptura necessária com o passado recente do Sporting. Será mais complicado fazê-lo com esta equipa no comando de futebol. Aliás, custa-me a perceber como é que os seis meses do Futre no Benfica causam tanta celeuma e os 15 anos de Inácio nas Antas nem suscitam um piscar de olhos…
A forma como as anteriores direcções enxotaram os ex-atletas do clube foi um dos muitos aspectos negativos da sua actuação. Homens como Oceano, Carlos Xavier, Venâncio ou Virgílio são fundamentais ao futebol do clube, tanto nas equipas técnicas da formação como nas dos séniores. Mas daí a terem automaticamente perfil para cargos directivos, vai um grande salto.
Quanto ao treinador da lista do BdC:
ResponderEliminar"“Já percebi que os sportinguistas querem um treinador estrangeiro, vamos ter calma. Tenho quase 99,9 por cento de ideia que o treinador será estrangeiro, agora quanto aos outros 0,1 logo vemos”, concluiu."
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1484590
Caro JG
ResponderEliminarO Mineiro é candidato a vice-presidente para o CFD Independente liderado pelo Frederico Abreu.
Podem ver a lista e respectivo programa aqui: http://cfdindependente.wordpress.com/
Ou ajudar a espalhar a mensagem no Facebook aqui: http://www.facebook.com/CFD.Independente
Estou muito indeciso relativamente à Direcção e Mesa. Irei tomar a decisão apenas nas véspera.
ResponderEliminarPorém tenho duas certezas:
Conselho Leonino - AAS - Pedro Faleiro
Conselho Fiscal - Independente - Frederico Abreu