O debate de ontem por quem lá esteve
Ao contrário do sucedido no debate na SIC desta vez houve mesmo debate e, do ponto de vista pessoal, foi altamente proveitoso. Ao contrário do que parece ser a inclinação da grande maioria dos meus consócios não vejo justificação para a bipolarização das atenções e das intenções de voto em apenas 2 das candidaturas em presença, isto é, entre BdC e GL. Todas as candidaturas suscitam dúvidas mais que justificadas e parece-me redutora esta discussão que se instalou, em que o bem o mal se reduz ás duas propostas aludidas. E nem Pedro Baltazar, nem Abrantes Mendes, nem Dias Ferreira, pelo que propõem e como perspectiva de liderança, são inferiores aos outros dois. Por isso ficou claro ontem no meu intimo que o melhor para o Sporting nem é a continuidade personificada por GL nem a inconsistência de BdC, e que qualquer um dos outros pode fazer pelo Sporting o mesmo ou até melhor. Falarei disso no próximo post.
O debate de ontem vem sobejamente relatado de forma genérica nos diversos jornais pelo que deixo aqui a minha impressão pessoal do evento, que é afinal aquilo que justifica a existência do blogue. Se tiver que declarar um grande vencedor teria que indicar o Sporting Clube de Portugal pela vitalidade demonstrada e pela correcção generalizada como tudo aconteceu, apesar do clima emocional natural neste tipo de debates No mesmo lugar do pódio colocaria a organização do evento, quer pela organização em si, a roçar a perfeição, mas sobretudo pelo seu resultado e pelo serviço prestado ao clube e aos associados desta zona do País.
A participação de José Pedro Rodrigues, em representação de Abrantes Mendes, ausente por doença, foi de longe aquela que me pareceu mais inteligente, mais assertiva, mais perspicaz e objectiva, demonstrando que é possível argumentar sem recorrer à demagogia e que se pode contestar de forma vigorosa nos argumentos sem o ser nos decibéis. Foi aquele que melhor justificou a razão pela qual estamos neste momento em eleições, tendo em conta o falhanço rotundo do Projecto Roquete, que há muito previa mas cujo estrondo estava longe de imaginar. Protestou contra os excessos da campanha, seja na linguagem seja nos meios empregues. Pronunciou-se contra o fatalismo instalado, considerando que o Sporting é viável com união de todos os sportinguistas, sendo o que melhor caracterizou o que sucedeu nos últimos anos ao futebol do Sporting, falando desde as aquisições dispendiosas sem sentido, às disparidades irracional de salários no plantel: "Mas isto foi feito por alguém que percebe de futebol ou por uma criança de 10 anos?"
Dias Ferreira voltou a marcar pontos e é um candidato que me parece estar a gerir muito bem o excesso de bi-polarização e de ataques entre GL e BdC. Sem dúvida o mais popular, seguido de Inácio, e o único que teve palmas ao dirigir-se ao palanque para apresentar a candidatura. Aí teve um discurso à DF, forte, emotivo, revelando ser aquele que melhor conhece o clube e as suas mais variadas idiossincrasias, aqui e acolá com as suas habituais indirectas cujos destinatários não se percebiam muito bem. Longe de ser o meu estilo preferido, DF é um nome a ter em conta, o seu calcanhar de aquiles é Futre, o destinatário da maior vaia da noite.
Pedro Baltazar não é um comunicador, o nervosismo que dele se apodera na hora de passar a mensagem atraiçoa-o. Mas apesar de tudo as suas propostas são claras e merecem discussão. Ao contrário da acusação feita por BdC no domingo, Baltazar foi quem mais contestou GL, nunca deixando de se dirigir a ele como "a continuidade".
Godinho Lopes fez um discurso bem estruturado, nitidamente bem assessorado, tentando desmontar as acusações de que foi alvo de todos os lados, como era fácil de esperar, quer uma coisa quer outra. Esforçou-se por se descolar da imagem de sucessor do projecto roquete, colando-se aos êxitos e esquecendo-se dos fracassos, como é óbvio. Dentro das possibilidades, defendeu-se vigorosamente.
A Inácio coube a defesa do projecto de Bruno de Carvalho e fê-lo repetindo mais ou menos os mesmos argumentos aqui relatados no domingo passado. Nitidamente o menos preparado para um debate que impunha conhecimentos que não tem quer sobre a própria lista que representa quer sobre os temas em debate, mas era, a seguir a DF o mais popular da sala. Não deixo de repetir que não gosto do que propõe para o futebol, em particular da Academia, com a velha e estafada dicotomia entre professores e velhas glórias quando a discussão deve estar centrada na competência. Inácio esquece-se que um "dito professor" é apenas o melhor treinador do mundo e a mim ninguém me convence que a preparação e a competência adquirida pelo estudo é um embaraço. Há bons e maus treinadores de um lado e de outro e é sintomático que da geração de Inácio, com alguns dos melhores jogadores portugueses que vi jogar, não haja hoje quase nenhum nome digno de referência.
concordo com a análise: há mais vida para lá de GL e BdC, pena é que a imprensa ja tenha escolhido a priori os seus candidatos e só a esses dê a devida e necessária visibilidade.
ResponderEliminarPor mim ainda está tudo em aberto, menos votar em GL, tal como já tinha tido a oportunidade de referir.
SL
Bom post Leão de Alvalade.
ResponderEliminarContinuo a achar que Abrantes Mendes não vai conseguir reunir os minimos para apresentar lista. Alias, acho muito estranho que a 1 semana e poucos dias das eleições ainda haja candidatos que não apresentaram as suas listas. Isto não devia ser permitido pelos estatutos.
Sempre gostei da candidatura de Dias Ferreira (embora não o ache com capacidade para presidente), mas penso que ele terá dificuldade em reunir nomes para a sua lista.
No dia 26 penso que só BdC e GL disputarão as eleições.
O Inácio é uma nódoa. É este o gajo que o Bruno Carvalho quer para mandar no futebol do Sporting? Por amor de Deus. Nem no Leixões... quanto mais no Sporting
ResponderEliminarBaltazar continua a ser o único que levanta a hipotese de investir no Sporting, já o fez e previsivelmente voltará a fazer. Mas neste momento defende o mesmo que outros ou seja investir em fundos que não são mais que venda de patrimonio desportivo.
ResponderEliminarAgrada-me sempre a opção crédito, porque me ensinaram que é melhor brincar com o dinheiro dos outros do que com o nosso, a questão que se põe aqui é quem "banca" os eventuais erros do Sporting para este não passar a ser gerido por bancários? Não vejo essa capacidade em Godinho, vejo em Baltazar.
Concordo com o somar de pontos por Dias Ferreira, é dali que ainda pode vir uma surpresa.
Para mim o ponto alto é um dos responsaveis por este estado, um dos que mais gastou dinheiro no pouco tempo que lá esteve ter dito:" Só preciso de um cheque e uma vassoura" Se GL ganhar até tremo ao imaginar o passivo que vai chegar o clube.
ResponderEliminarLMGM, estás completamente errado.
ResponderEliminarInvestir na compra de jogadores que não são do Sporting Clube de Portugal, representa que não sejam património do Sporting.
Ou seja gastar € que não é nossa para reforçar equipa. temos o problema das mais valias.
Se fossemos um clube vendedor e potenciador, o problema é que o único retorno foi Deivid e Liedson!
Eventualmente preferes pedir empréstimos para comprar jogadores e continuares acreditar que os vais vender por 30M?Pedro Baltazar é um perigo...mas cada um tem a sua opinião!
Como não vi e ainda nem sequer li o que se passou durante o debate de ontem (com excepção deste post), não posso tecer gds comentários.
ResponderEliminarApenas passei por cá para, precisamente, saber algumas novidades do LdA em 'primeira mão', ler as suas impressões pessoias e, acima de tudo, enaltecer o extraordinário dinamismo que o Solar do Norte apresenta: exemplar. Se todos os núcleos fossem assim...
E um obrigado especial ao tal adepto que veio propositadamente de Londres (espectacular!!! :) ) bem como aos núcleos presentes, alguns dos quais tiveram que percorrer umas boas dezenas de léguas. O meu agradecimento a toda esta gente que se recusa a desistir do SCP!
Gde abraço a tds.
VIVA O SPORTING!
nota: Alguma razão para o nome do Bruno de Carvalho estar mais 'pequerrucho' (no texto do post)que o dos restantes candidatos???
ResponderEliminar:)
Pergunta:
ResponderEliminarEste José Pedro Rodrigues não fazia parte da lista 'Ser Sporting' em 2009? Vice-presidente para o património, salvo erro... Tenho a ideia de ter lido alguns artigos dele, nomeadamente do 'site de apoio'. Mas não estou certo. Se for a mesma pessoa, gostaria de referir que me revejo mt nos seus escritos.
Virgílio:
ResponderEliminar"Alguma razão para o nome do Bruno de Carvalho estar mais 'pequerrucho' (no texto do post)que o dos restantes candidatos???"
Claro que há, foi um erro meu, que já está corrigido.
"Este José Pedro Rodrigues não fazia parte da lista 'Ser Sporting' em 2009?"
Precisamente.
LdA:
ResponderEliminarSubconsciente a funcionar... Just kidding! :)
Abraço!
percebo o burburinho que se ouve à volta de BdC. a palavra ruptura tantas vezes referida surte os seus efeitos... mas continuo com muitas reticências sobre as ideias de inácio para o futebol, e principalmente para a academia. prefiro mil vezes o Futre e as ideias que tanto Futre como Dias Ferreira partilham. plantel curto e forte, aposta na formação, tactica padrão para todo o futebol e um bom treinador à cabeça (se bem que estas ideias e quase todas as ideias de todos os candidatos saem do plano "a solução" do Zé Eduardo). depois, inácio até pode perceber de jogadores mas duvido muito que perceba de mercados. ir buscar um bom jogador por 8M não é o mesmo que ir buscar o mesmo jogador por 3M. é a essa diferença que me refiro e não à valia do próprio jogador. inácio e virgílio dizem-me pouco a esse respeito. é essa necessidade de exatidão de mercado que tenho de valorizar, mais que os 50M...embora não ponha em causa o dinheiro do fundo e a sua utilidade. penso até que a comunicação social se devia debruçar mais sobre o dinheiro que entra nos cofres da luz que vem de negócios complicados de diamantes de sangue, de extorsão a um povo cuja sua maioria, cerca de 70% vive no limiar da pobreza e muitos morrem à fome. e de dinheiros do sempre correcto dinheiro petrolífero...
ResponderEliminarCaro Tiago,
ResponderEliminarSinceramente, acho que não há muito por inventar e de uma forma ou de outras muitas das pessoas acabam por dizer o mesmo e ao fim ao cabo, acaba por prevalecer se se quer "ruptura" ou "continuidade".
Concordo com o LdA quando diz que não se devem desprezar as restantes candidaturas e pressupor que só Godinho Lopes ou Bruno de Carvalho é que contam. Neste momento - e tendo já recolhido inputs de diferentes lados - continuo a aguardar por algo que me permita tomar uma decisão final quanto ao voto. Outras pequenas decisões já foram tomadas em relação a quem não deverá receber o meu voto.
Não partilho de alguns entusiasmos - nem de pessimismos - em torno de A ou B. Creio que o momento no SCP é difícil e tal como em 2009, é fundamental conseguir ver o plano como um todo além de escolher apenas algo que se goste.
Uma vez mais, os meus parabéns ao Solar do Norte pela sua excelente organização e proactividade em prol do Sporting Clube de Portugal, com um natural abraço ao nosso companheiro Bruno Martins.
"LMGM, estás completamente errado."
ResponderEliminarMeu amigo, é uma coisa que eu faço com regularidade, pior com a desfaçatez de quem não sofre com o erro da sua opção ou opinião.
Mas não vejo grande interesse num fundo em investir no Sporting se não for também (ler com atenção também e não somente) para comprar jogadores do Sporting. Ou então não entendo o porquê de Bruno Carvalho ter ido vender a ilusão de futuros Figos, Ronaldos, etc..
Era para os ir comprar ao Corinthians Alagoano? Ao Real Massamá?
Eu também gostava muito de amnistiar o Dias Ferreira tal como alguns de vós parecem estar dispostos a fazê-lo mas não consigo.
ResponderEliminarQuem foi conivente com esta últimas duas épocas e se vendeu a JEB por um lugar de PMAG não merece o meu voto.
Venha de lá sangue novo sff.
SL
José
Alexandre foi essa nódoa que mais ajudou a quebrar o jejum!! Ou você é daqueles que pensa que o Sporting só foi campeão por causa de Duque e Freitas?!
ResponderEliminarTenha mais respeito por pessoas que realmente deram muito ao Sporting antes de dizer barbaridades!