terça-feira, 15 de março de 2011

O debate de ontem por quem lá esteve

Só quem mede a grandeza do Sporting pelos resultados da sua equipa de futebol ou pelas confrangedoras direcções que sucessivamente vêm tolhendo a força de um clube centenário se pode espantar com o que sucedeu ontem na apresentação das candidaturas na 2ª cidade do País. Além de uma sala cheia de sócios de todas as faixas etárias estavam presentes núcleos dos mais variados pontos do Pais tais como Paço D'Arcos, Estarreja, Vila das Aves, Vila da Feira, Parambos e Lousada e até um jovem sócio que se deslocou propositadamente de Londres para o evento. Não é por falta de adeptos com  representação transversal a toda a sociedade portuguesa, nem de fervor clubistico que o Sporting deixará, no imediato, de ser grande, mesmo considerando a erosão a quem tem sido sujeito. O que tem faltado a essa enorme e dedicada massa adepta é liderança e é isso que agora está em discussão e assume importância vital para o futuro do Sporting, que,  não se pode enganar, mais uma vez, na escolha.

Ao contrário do sucedido no debate na SIC desta vez houve mesmo debate e, do ponto de vista pessoal, foi altamente proveitoso. Ao contrário do que parece ser a inclinação da grande maioria dos meus consócios não vejo justificação para a bipolarização das atenções e das intenções de voto em apenas 2 das candidaturas em presença, isto é, entre BdC e GL. Todas as candidaturas suscitam dúvidas mais que justificadas e parece-me redutora esta discussão que se instalou, em que o bem o mal se reduz ás duas propostas aludidas. E nem Pedro Baltazar, nem Abrantes Mendes, nem Dias Ferreira, pelo que propõem e como perspectiva de liderança, são inferiores aos outros dois. Por isso ficou claro ontem no meu intimo  que o melhor para o Sporting nem é a continuidade personificada por GL nem a inconsistência de BdC, e que qualquer um dos outros pode fazer pelo Sporting o mesmo ou até melhor. Falarei disso no próximo post.

O debate de ontem vem sobejamente relatado de forma genérica nos diversos jornais pelo que deixo aqui a minha impressão pessoal do evento, que é afinal aquilo que justifica a existência do blogue. Se tiver que declarar um grande vencedor teria que indicar o Sporting Clube de Portugal pela vitalidade demonstrada e pela correcção generalizada como tudo aconteceu, apesar do clima emocional natural neste tipo de debates  No mesmo lugar do pódio colocaria a organização do evento, quer pela organização em si, a roçar a perfeição, mas sobretudo pelo seu resultado e pelo serviço prestado ao clube e aos associados desta zona do País.

De seguida farei a apreciação à prestação das candidaturas, e alguns episódios que me pareceram marcantes, que é importante que se perceba não é uma declaração de intenção de voto e muito menos um conselho.

A participação de José Pedro Rodrigues, em representação de Abrantes Mendes, ausente por doença, foi de longe aquela que me pareceu mais inteligente, mais assertiva, mais perspicaz e objectiva, demonstrando que é possível argumentar sem recorrer à demagogia e que se pode contestar de forma vigorosa nos argumentos sem o ser nos decibéis. Foi aquele que melhor justificou a razão pela qual estamos neste momento em eleições, tendo em conta o falhanço rotundo do Projecto Roquete, que há muito previa mas cujo estrondo estava longe de imaginar.  Protestou contra os excessos da campanha, seja na linguagem seja nos meios empregues. Pronunciou-se contra o fatalismo instalado, considerando que o Sporting é viável com união de todos os sportinguistas, sendo o que melhor caracterizou o que sucedeu nos últimos anos ao futebol do Sporting, falando desde as aquisições dispendiosas sem sentido, às disparidades irracional de salários no plantel: "Mas isto foi feito por alguém que percebe de futebol ou por uma criança de 10 anos?"

Dias Ferreira voltou a marcar pontos e é um candidato que me parece estar a gerir muito bem o excesso de bi-polarização e de ataques entre GL e BdC. Sem dúvida o mais popular, seguido de Inácio, e o único que teve palmas ao dirigir-se ao palanque para apresentar a candidatura. Aí teve um discurso à DF, forte, emotivo, revelando ser aquele que melhor conhece o clube e as suas mais variadas idiossincrasias, aqui e acolá com as suas habituais indirectas cujos destinatários não se percebiam muito bem. Longe de ser o meu estilo preferido, DF é um nome a ter em conta, o seu calcanhar de aquiles é Futre, o destinatário da maior vaia da noite.

Pedro Baltazar não é um comunicador, o nervosismo que dele se apodera na hora de passar a mensagem atraiçoa-o. Mas apesar de tudo  as suas propostas são claras e merecem discussão. Ao contrário da acusação feita por BdC no domingo, Baltazar foi quem mais contestou GL, nunca deixando de se dirigir a ele como "a continuidade".

Godinho Lopes fez um discurso bem estruturado, nitidamente bem assessorado, tentando desmontar as acusações de que foi alvo de todos os lados, como era fácil de esperar, quer uma coisa quer outra. Esforçou-se por se descolar da imagem de sucessor do projecto roquete, colando-se aos êxitos e esquecendo-se dos fracassos, como é óbvio. Dentro das possibilidades, defendeu-se vigorosamente.

A Inácio coube a defesa do projecto de Bruno de Carvalho e fê-lo repetindo mais ou menos os mesmos argumentos aqui relatados no domingo passado. Nitidamente o menos preparado para um debate que impunha conhecimentos que não tem quer sobre a própria lista que representa  quer sobre os temas em debate, mas era, a seguir a DF o mais popular da sala. Não deixo de repetir que não gosto do que propõe para o futebol, em particular da Academia, com a velha e estafada dicotomia entre professores e velhas glórias quando a discussão deve estar centrada na competência. Inácio esquece-se que um "dito professor" é apenas o melhor treinador do mundo e a mim ninguém me convence que a preparação e a competência adquirida pelo estudo é um embaraço. Há bons e maus treinadores de um lado e de outro e é sintomático que da geração de Inácio, com alguns dos melhores jogadores portugueses que vi jogar, não haja hoje quase nenhum nome digno de referência.

16 comentários:

  1. concordo com a análise: há mais vida para lá de GL e BdC, pena é que a imprensa ja tenha escolhido a priori os seus candidatos e só a esses dê a devida e necessária visibilidade.

    Por mim ainda está tudo em aberto, menos votar em GL, tal como já tinha tido a oportunidade de referir.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Bom post Leão de Alvalade.
    Continuo a achar que Abrantes Mendes não vai conseguir reunir os minimos para apresentar lista. Alias, acho muito estranho que a 1 semana e poucos dias das eleições ainda haja candidatos que não apresentaram as suas listas. Isto não devia ser permitido pelos estatutos.

    Sempre gostei da candidatura de Dias Ferreira (embora não o ache com capacidade para presidente), mas penso que ele terá dificuldade em reunir nomes para a sua lista.

    No dia 26 penso que só BdC e GL disputarão as eleições.

    ResponderEliminar
  3. O Inácio é uma nódoa. É este o gajo que o Bruno Carvalho quer para mandar no futebol do Sporting? Por amor de Deus. Nem no Leixões... quanto mais no Sporting

    ResponderEliminar
  4. Baltazar continua a ser o único que levanta a hipotese de investir no Sporting, já o fez e previsivelmente voltará a fazer. Mas neste momento defende o mesmo que outros ou seja investir em fundos que não são mais que venda de patrimonio desportivo.

    Agrada-me sempre a opção crédito, porque me ensinaram que é melhor brincar com o dinheiro dos outros do que com o nosso, a questão que se põe aqui é quem "banca" os eventuais erros do Sporting para este não passar a ser gerido por bancários? Não vejo essa capacidade em Godinho, vejo em Baltazar.

    Concordo com o somar de pontos por Dias Ferreira, é dali que ainda pode vir uma surpresa.

    ResponderEliminar
  5. Para mim o ponto alto é um dos responsaveis por este estado, um dos que mais gastou dinheiro no pouco tempo que lá esteve ter dito:" Só preciso de um cheque e uma vassoura" Se GL ganhar até tremo ao imaginar o passivo que vai chegar o clube.

    ResponderEliminar
  6. LMGM, estás completamente errado.

    Investir na compra de jogadores que não são do Sporting Clube de Portugal, representa que não sejam património do Sporting.

    Ou seja gastar € que não é nossa para reforçar equipa. temos o problema das mais valias.
    Se fossemos um clube vendedor e potenciador, o problema é que o único retorno foi Deivid e Liedson!

    Eventualmente preferes pedir empréstimos para comprar jogadores e continuares acreditar que os vais vender por 30M?Pedro Baltazar é um perigo...mas cada um tem a sua opinião!

    ResponderEliminar
  7. Como não vi e ainda nem sequer li o que se passou durante o debate de ontem (com excepção deste post), não posso tecer gds comentários.

    Apenas passei por cá para, precisamente, saber algumas novidades do LdA em 'primeira mão', ler as suas impressões pessoias e, acima de tudo, enaltecer o extraordinário dinamismo que o Solar do Norte apresenta: exemplar. Se todos os núcleos fossem assim...

    E um obrigado especial ao tal adepto que veio propositadamente de Londres (espectacular!!! :) ) bem como aos núcleos presentes, alguns dos quais tiveram que percorrer umas boas dezenas de léguas. O meu agradecimento a toda esta gente que se recusa a desistir do SCP!

    Gde abraço a tds.

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  8. nota: Alguma razão para o nome do Bruno de Carvalho estar mais 'pequerrucho' (no texto do post)que o dos restantes candidatos???

    :)

    ResponderEliminar
  9. Pergunta:

    Este José Pedro Rodrigues não fazia parte da lista 'Ser Sporting' em 2009? Vice-presidente para o património, salvo erro... Tenho a ideia de ter lido alguns artigos dele, nomeadamente do 'site de apoio'. Mas não estou certo. Se for a mesma pessoa, gostaria de referir que me revejo mt nos seus escritos.

    ResponderEliminar
  10. Virgílio:

    "Alguma razão para o nome do Bruno de Carvalho estar mais 'pequerrucho' (no texto do post)que o dos restantes candidatos???"

    Claro que há, foi um erro meu, que já está corrigido.

    "Este José Pedro Rodrigues não fazia parte da lista 'Ser Sporting' em 2009?"

    Precisamente.

    ResponderEliminar
  11. LdA:

    Subconsciente a funcionar... Just kidding! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. percebo o burburinho que se ouve à volta de BdC. a palavra ruptura tantas vezes referida surte os seus efeitos... mas continuo com muitas reticências sobre as ideias de inácio para o futebol, e principalmente para a academia. prefiro mil vezes o Futre e as ideias que tanto Futre como Dias Ferreira partilham. plantel curto e forte, aposta na formação, tactica padrão para todo o futebol e um bom treinador à cabeça (se bem que estas ideias e quase todas as ideias de todos os candidatos saem do plano "a solução" do Zé Eduardo). depois, inácio até pode perceber de jogadores mas duvido muito que perceba de mercados. ir buscar um bom jogador por 8M não é o mesmo que ir buscar o mesmo jogador por 3M. é a essa diferença que me refiro e não à valia do próprio jogador. inácio e virgílio dizem-me pouco a esse respeito. é essa necessidade de exatidão de mercado que tenho de valorizar, mais que os 50M...embora não ponha em causa o dinheiro do fundo e a sua utilidade. penso até que a comunicação social se devia debruçar mais sobre o dinheiro que entra nos cofres da luz que vem de negócios complicados de diamantes de sangue, de extorsão a um povo cuja sua maioria, cerca de 70% vive no limiar da pobreza e muitos morrem à fome. e de dinheiros do sempre correcto dinheiro petrolífero...

    ResponderEliminar
  13. Caro Tiago,

    Sinceramente, acho que não há muito por inventar e de uma forma ou de outras muitas das pessoas acabam por dizer o mesmo e ao fim ao cabo, acaba por prevalecer se se quer "ruptura" ou "continuidade".

    Concordo com o LdA quando diz que não se devem desprezar as restantes candidaturas e pressupor que só Godinho Lopes ou Bruno de Carvalho é que contam. Neste momento - e tendo já recolhido inputs de diferentes lados - continuo a aguardar por algo que me permita tomar uma decisão final quanto ao voto. Outras pequenas decisões já foram tomadas em relação a quem não deverá receber o meu voto.

    Não partilho de alguns entusiasmos - nem de pessimismos - em torno de A ou B. Creio que o momento no SCP é difícil e tal como em 2009, é fundamental conseguir ver o plano como um todo além de escolher apenas algo que se goste.

    Uma vez mais, os meus parabéns ao Solar do Norte pela sua excelente organização e proactividade em prol do Sporting Clube de Portugal, com um natural abraço ao nosso companheiro Bruno Martins.

    ResponderEliminar
  14. "LMGM, estás completamente errado."

    Meu amigo, é uma coisa que eu faço com regularidade, pior com a desfaçatez de quem não sofre com o erro da sua opção ou opinião.

    Mas não vejo grande interesse num fundo em investir no Sporting se não for também (ler com atenção também e não somente) para comprar jogadores do Sporting. Ou então não entendo o porquê de Bruno Carvalho ter ido vender a ilusão de futuros Figos, Ronaldos, etc..

    Era para os ir comprar ao Corinthians Alagoano? Ao Real Massamá?

    ResponderEliminar
  15. Eu também gostava muito de amnistiar o Dias Ferreira tal como alguns de vós parecem estar dispostos a fazê-lo mas não consigo.

    Quem foi conivente com esta últimas duas épocas e se vendeu a JEB por um lugar de PMAG não merece o meu voto.

    Venha de lá sangue novo sff.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  16. Alexandre foi essa nódoa que mais ajudou a quebrar o jejum!! Ou você é daqueles que pensa que o Sporting só foi campeão por causa de Duque e Freitas?!

    Tenha mais respeito por pessoas que realmente deram muito ao Sporting antes de dizer barbaridades!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)