Sabotagem…
Eleições do SCP: Um cenário negro... |
Eleições do SCP: Um cenário negro... |
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Parabéns ao Sporting e aos que não queriam o Bruno de Carvalho como presidente do Sporting. Está aí, o resultado. E o resultado não é a confusão, isso são pormenores. O resultado é esse senhor aí da foto ser o novo presidente do Sporting.
ResponderEliminarFaçam bom proveito desde clube e façam fé para que o escolhido - ainda que não directamente - governe bem este clube, porque este clube tem uma história ímpar que merece-o. Mas façam mesmo. Ajudem-nos, porque eles precisarão. Não se ponham agora com discursos de vítimas mal amanhadas ou lágrimas de crocodilo onde se canta uma qualquer derrota para o clube, via confusão gerada ... Não existe confusão alguma: votou na mudança quem quis. E todos os outros - exactamente 63,85% - não quiseram essa mudança. São a maioria portanto, e a maioria tem o resultado que quis. Tudo o mais - desacatos - é resultado de frustração e falta de sono dormido. Daqui a 4 dias isso tudo passa.
A maioria - quase 2/3 - teve o que quis.
Porque se não vencesse um, venceria o outro.
Isto foi clarinho desde o início.
Durante 2 semanas parecia que a mudança era uma desejada mas não, nunca o foi.
Porque as rupturas não se decidem às centésimas.
Nas horas que estive em Alvalade constatei que o semblante dos sócios era carregado, o clima na votação esteve sempre crispado e adivinhava-se o pior.
ResponderEliminarDisse aqui na véspera das eleições que a 'Jugoslávia sem Tito' que o Sporting foi durante os últimos anos só podia desembocar no estado actual do clube. Com pequenos senhores da guerra, snipers, comerciantes de 'armas', etc., todos numa estranha caravana a caminho do abismo.
Depois veio a catástrofe, uma contagem com fugas num cenário tumultuoso foi o cúmulo da insensatez.
Não votei nem num nem noutro, nem estou arrependido, mas o que eu sei é que perdemos todos e muito. Tudo o que se passou foi deplorável.
Sinto que o clube de que me tornei sócio há quase vinte e quatro anos está a ficar demasiado longe deste.
Não foi deplorável 10A.
ResponderEliminarFoi até uma demonstração de vitalidade. Insatisfação. Frustração por parte daqueles que queriam mesmo uma mudança. Deplorável seria talvez uma continuidade - no imediato aftermath - pacífica. Tudo normal, porque quem sentia a mudança queria-a mesmo. Os outros não a quiserem e não há qualquer problema, porque tiveram o resultado que queriam.
Só havia 1 de 2 resultados. Não é um preciso um cientista para resolver esta e não é preciso inventar muito, lol.
Olha, que se foda o Sporting. Mas pacificamente, porque a maioria estará por trás do que escolheu. Não há nenhum problema. Na próxima oportunidade uma das primeiras passagens será Alvalade, e deixar o meu cartão de sócio ao cima das escadinhas. E é lá que vou deixá-lo, porque não sou capaz de o deitar fora mas também não quero guardá-lo porque a minha ligação emocional ao Sporting não se faz via quotas.
MM,
ResponderEliminarA tua ligação emocional ao SCP também não deveria depender do presidente.
É certo que só havia 1 de 2 resultados, mas em democracia existe o direito a não acreditar nesses 2 resultados.
Tanto tu como eu votámos no BdC. Infelizmente os meus 10 votos não fizeram qualquer diferença.
De qualquer maneira só legitimarei este presidente depois da recontagem que penso, se irá fazer hoje, com calma.
Temos os totais de controlo, que são 88530 votos e 14205 boletins. Isto tem que bater certo na recontagem, senão está tudo estragado.
Voçês têm o sporting que querem, o da violência.!
ResponderEliminarHaja respeito.
MM,
ResponderEliminarQuando digo que é deplorável é porque não me revejo em agressões a jornalistas, petardos, tentativas de agressão ao (até ver) novo presidente, etc.
Quem perdeu, perdeu. E se efectivamente perdeu, lute mais e melhor para impor as suas ideias.
Agora, o que eu recuso terminantemente é a barbárie de quem se quer impor pelo grito, com encontrões e agressões.
A bipolarização, numa óptica de "ou nós ou o caos", numa campanha medíocre a que assistimos durante semanas, demonizando uns e beatificando outros, extremou posições num palco dado a grandes emoções irracionais.
Quanto ao cartão, sugiro que seja guardado por uma pessoa de confiança, pelo menos, durante seis meses. Se ao fim desses seis meses a intenção ainda for a mesma, força.
Importa não esquecer que mesmo com o clube doente como está, ainda é o Sporting e estas eleições não vão deixar tudo na mesma.
Virgílio, MM, 10A,
ResponderEliminarera muito importante que hoje - já de cabeça um pouco mais fria - os candidatos derrotados, que estavam presentes nas mesas de contagem dos votos, se pronunciassem sobre como correu essa contagem.
Era importante também que se censurasse o Record - que foi o único jornal a publicar uma sondagem - porque foi parcialmente responsável pelos lamentáveis acontecimentos de ontem à noite. Percebe-se o interesse de todos em saber os resultados da sondagem, percebe-se o interesse da publicação em fazê-la, mas conforme ficou demonstrado, face à dificuldade de fazer uma sondagem fidedigna com as diferentes categorias de votos.
Como se pode ver por aqui:
http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/interior.aspx?content_id=690038
Há 93 associados que valem 2.046 votos. Numa eleição que terá ficado decidida por uma margem abaixo dos 1.000 votos, é muito complicado fazer qualquer prognóstico e é mesmo irresponsável.
O problema é esse Mike ...
ResponderEliminarEu tive o descernimento de perceber que isto não se tratava de "um" presidente. Tratava-se da ruptura com um rumo, uma corrente, um estado prolongado de coisas. Não se tratava do Bruno de Carvalho. Tratava-se de interromper e dar por terminado um estado e uma condição. E a partir daí, dar passos. Se os primeiros fossem dúbios ou errados, daqui a 1 ou 2 anos cá estaríamos para escolher novamente. Nessa escolha - e mais uma vez, algo óbvio - já não estariam aqueles com quem importava romper.
Discernimento curto, o meu. Porque como te digo - e acredito piamente nisto - o Sporting não é um clube de gente estúpida ou que fique a dever alguma coisa à inteligência. Agora há aqui uma incompatibilidade, isso é óbvio que há.
10A, PLF,
Isso é tudo verdade mas é a espuma das coisas. Lamentável claro que sim - agressões e desacatos, importantes declarações dos derrotados claro que sim - explicar o que aconteceu, mas o importante mesmo foi a "decisão" a que se chegou.
E o Sporting não acaba, óbvio isso. A Belenização é historieta só. Um clube com 3 milhões de adeptos e uma série de coisas ainda por conquistar não se evapora assim de repente. Mas, da mesma forma que não acaba aqui, também não acabaria com o Bruno de Carvalho ...
Lá está, vamos sempre dar ao mesmo.
Tudo isto é repetição e inconsequente.
Abraços a todos, e viva o Sporting.
Eu ontem quando cheguei a casa fiquei até às 4 e meia da matina a tentar perceber quem tinha ganho, hoje de manhã acordei e nem quis acreditar. Acho que o mais justo era haver uma segunda volta com estas 2 listas porque como está, com cerca de 80% dos sócios contra o novo presidente não vai haver paz para ninguém. Eu confesso que o meu candidato era outro e que quem ganhou era o ultimo que queria ver a presidente e que se ele ganhou deve ter o apoio de todos nós, agora um presidente que começa desta maneira não vai dar nada de bom...
ResponderEliminarPS: pelos vistos ainda não foi desta que se quis uma mudança radical e já é a 2ª oportunidade para fazê-lo por isso depois convém ninguém se queixar.
MM,
ResponderEliminarComo compreendo as palaras que escreveste até agora.
Sentir que a mudança esteve tão perto para depois ver uma eleição decidida pelo nosso "justo" sistema de votos, e pela eterna turma do croquete é no minimo frustrante.
Quando referes que somos 3 milhões de adeptos, pergunto apenas até quando?
Algum de nós acredita que com GL as coisas vão melhorar?
Estas duas últimas épocas levaram os miudos a afastar-se do clube.
Não querem pertencer a um clube que simplesmente não ganha.
Se o afastamento é visível aos nível de sócios e adeptos adultos, como é que não o estará ser também entre os miudos?
O Sporting passa a ter um novo presidente, que não é o meu, é apenas o presdiente do SCP.
Desejo-lhe muita sapiência para dar a volta a isto.
Se acredito que o conseguirá?
Francamente, não acredito.
SL
José
PLF,
ResponderEliminarPara bem do clube essa era uma óptima medida de "damage control".
Também concordo com as críticas à "sondagem" do Record e à excessiva importância que lhe foi dada, pois mesmo sabendo da enorme dificuldade em estabelecer valores seguros com grandes diferenças de votos todos as aceitaram de forma acrítica.
04.21 horas - As listas concorrentes já foram informadas de que Bruno de Carvalho foi eleito.
ResponderEliminarDai as palavras de Baltazar
04.26 horas - Rogério Alves, da Lista A, terá vencido a corrida para a Mesa da Assembleia Geral, batendo Eduardo Barroso, candidato escolhido por
Bruno de Carvalho para aquele órgão.
04.48 horas - Rogério Alves confirma que já tem informação oficiosa de que foi eleito presidente da Assembleia Geral e que já felicitou Bruno de Carvalho.
04.55 horas - Volte-face em Alvalade! Godinho Lopes reclama vitória.
04.56 horas - Godinho Lopes é o novo presidente do Sporting Clube de Portugal.
Isto está muito mal contado e eu não me vou calar enquanto houver a minima ponta de suspeita.
Só por ser do SCP não sou obrigado a comer a "democracia" desta gente "credivel".
Caro MM,
Como te compreendo ...
Este GL nunca será o meu presidente representa tudo o que eu abomino no meu clube.
SL,
10A,
ResponderEliminarse houver dúvidas por parte dos candidatos, que se submeta a um inquérito independente. Já é muito mau que umas eleições com tanta dose de emotividade tenham gerado uma vitória tangencial, o que aconteceu só aprofunda um golpe que já é muito profundo.
Não peço união. Aliás, defendo que deve haver uma oposição estruturada e que com ela o Sporting sairia a ganhar. Mas, como em tudo, peço transparência. Que quem teve nas mesas de voto conte o que se passou.
No resto, era natural que com tanto revanchismo e com o anúncio da vitória de uma das listas (o que fez com que as pessoas que se deslocaram a Alvalade fossem predominantemente os apoiantes do Bruno Carvalho), com tanta espera e impaciência, que as coisas pudessem correr mal.
A história da Juve Leo também está muito mal contada.
Isto faz-me lembrar o "tone it down, for America". SAM deveria ser o 1º a falar, pela sua postura. Espero que, mesmo com o desgaste da campanha, todos saibam ter o sportinguismo para contar a sua versão sem teorias da conspiração.
MM,
ResponderEliminarE todos os outros - exactamente 63,85% - não quiseram essa mudança.
Se BdC fosse eleito a percentagem dos que não ser reviam nele seria sensivelmente a mesma.
LdA,
ResponderEliminarnão estou certo que os votos das listas B, D e E se encaminhassem para a lista do GL (tenho mesmo muitas dúvidas). Acho que se se dividissem à razão de 2/3 para um e de 1/3 para o outro, seria igualmente uma eleição muito disputada. A julgar pela forma como as listas B, D e E se proclamavam pela "ruptura" (whatever that means), os seus votos até poderiam ir para a lista C.´
Há uma ferida grande que é preciso sarar. E isso não se fará com unanimismos, mas com acções concretas.
Como é possível:
ResponderEliminar- Querer mais do mesmo rumo, quando esse é medíocre?
- Levar 8 horas para apurar o vencedor?
- Haver 4 recontagens se os resultados sempre apontaram para o mesmo vencedor?
- Não haver suspeitas de manipulação, quando o próprio RA deu os parabéns ao BdC e tinha indicações que tinha ganho a MAG, para depois, a lista de GL ganhar tudo MENOS a MAG?!
- Eleger uma figura que não tem perfil de líder, tendo a capacidade de mobilização de uma preguiça e o carisma de uma rocha?!
Virgílio,
Desculpa pela mensagem àquelas horas. Não só pelo incómodo que te poderei ter causado mas pela esperança que te poderei ter transmitido, sem razões para isso.
Fui deitar-me às 6.30h e posso dizer que foi a última vez que dediquei tanto do meu tempo ao SCP.
Duas oportunidades que tivemos para cortar com isto e optou-se sempre por continuar neste rumo descendente. Já sei porque somos diferentes, somos masoquistas.
A frustração é tanta, que até a porcaria do comentário anterior foi para o espaço...
Alguem sabe me explicar o que é que se quer dizer que a contagem teve de ser refinada ???
ResponderEliminarAlguém sabe ne explicar como é que tendo dezenas de jornalistas com fontes de inforamção diferente todos deram sempre a versão que a recontagem tinha sido pedida por GL e o BdC teria ganho ... o que contraria a versão "oficial".
Há muito por explicar espero uma intervenção do SAM e do DF já que do PB nada espero ... ele nem lá esteve.
SL
São este tipo de mensagens dubias, como a que está no título deste pots que ajudam a incentivar a actos como o que assistimos ontem em Alvalade.
ResponderEliminarUma mensagem a todos: Não falem do que não sabem.
Alguem da lista de Bruno de Carvalho disse que houve sabota?
Alguem da lista de Bruno de Carvalho disse que houve 4 recontagens?
Era bom que algume independente; fora das duas listas, viesse esclarecer os sócios. E já poderiam te-lo feito, pois todas as mesas tiveram delegados de todas as candidaturas.
Outra observação pertinente:
- Conhecendo como conhecemos Dias Ferreira, achma que se houvesse falcatrua, ele não viria de imediato denunciar?
Ganhasse quem ganhasse, seria o meu Presidente, portanto a partir deste momento só espero que a equipa de GL consiga muitos triunfos para nosso contentamento.
José Alvalade:
ResponderEliminarMensagem dúbia? Se realmente lesse o post tinha percebido que a única sabotagem de que falo é à minha esperança.
Votei BdC mas dei os parabéns ao vencedor desejando-lhe sorte. Mais claro e digno do que isto é impossível... Agora se acredito que aquela equipa vai realizar um bom trabalho, isso já é outra conversa…
Qt ao processo de apuramento dos votos… Não acredito que os delegados de uma lista (A) enganassem os de 4 listas (B, C, D e E), pelo que apesar duma derrota mt dura e até injusta, já que resulta de uns estatutos obsoletos, o BdC deveria acatar o desfecho destas eleições.
O que não compreendo é a necessidade de embirrar sempre com alguma coisa... Agora até com os títulos dos post's, ignorando o seu conteúdo… É por estas situações que cada vez dá menos vontade de escrever.
Um conselho: espero que não seja assim tão implacável e embirrento com o novel presidente do SCP… Outro: não instigue outros a não falar do que não sabem. Fica-lhe mal, primeiro pq vc tb não sabe e comenta, depois pq mesmo qd sabe, interpreta à sua maneira... O seu comentário ao meu post é a prova provada de ambas as situações.
SL
Isso de por ter ganho, seja lá de que maneira foi, fazer dele o meu presidente é coisa que não encaixo.
ResponderEliminarEu não me esqueço quem é essa figura e de todo o mal que fez ao clube.