Até ver Godinho Lopes será o novo presidente do Sporting. Até ver, porque parece que Bruno de Carvalho irá impugnar as eleições. É difícil de perceber por isso se as eleições de ontem foram apenas mais uma bola na trave ou um auto-golo. Para já GL terá ganho as eleições por meio golo (percentual) resultado conseguido por um remate de vários efeitos caprichosos, que aqui procurarei analisar. Nessa análise tentarei ser o mais objectivo possível, prescindindo da argumentação emocional já de si excessiva, que funciona aqui como um conta gotas de gasolina a pingar sobre a fogueira. Não sendo eu apoiante de nenhuma das candidaturas em disputa, ser-me-á porventura mais fácil o distanciamento necessário para ser objectivo.
O efeito fracturante
O efeito fracturante destas eleições, se elas vierem a ser validadas, perdurará por algum tempo. Godinho Lopes é um presidente como uma base de “desapoio” enorme: 63,44%, isto somando os votos de todas as candidaturas. O resultado seria mais o menos idêntico para BDC, obviamente, o que quer dizer que o primeiro trabalho do próximo presidente deve estar centrado em chamar a si essa percentagem de sócios que não votou na sua proposta. Esse trabalho requer inteligência e paciência do lado de quem ganhou mas nunca terá sucesso se não houver tréguas do outro lado. Fosse qual fosse o presidente saído destas eleições precisaria sempre de tempo para afirmar a sua liderança, pelo fractura evidente e pelo momento difícil do clube, que não é passível de ser invertido em clima de guerrilha interna. O Sporting, mais do que qualquer candidato, merece muito mais do que o se viu ontem e o que se programa para os dias que se seguem. Se alguém trocar de posição com GL , e a manter-se este clima, apenas trocará de campo de batalha, mas esta continuará.
O efeito Record
A frustração existente no seio da candidatura de BdC é mais que justificada, pela exiguidade da distância a que ficaram de GL. Essa frustração começou logo a ser alimentada e potenciada pelo anúncio irresponsável do Record, pouco depois do fecho das urnas. Os resultados da sondagem exibidos são fiéis ao resultado da votação. O que não o é foi o anúncio da vitória de BdC, como foi feito, porque o que realmente apontava a sondagem era para um empate técnico. E assim foi entendido pelas candidaturas, porque as reacções foram comedidas. Estive até às 22h no Alvaláxia, onde residia a sede de candidatura de BdC, e apesar do óbvio optimismo não vi nenhum triunfalismo. Esta irresponsabilidade ou desonestidade intelectual foi um dos primeiros rastilhos para o que se seguiu.
O efeito Futre
Confesso que não esperava um resultado tão renhido, porque pensei que o Dias Ferreira valia muitos mais votos e disputaria com GL um eleitorado mais conservador. O que não contei, julgo que ninguém contou, nem o próprio DF, foi com o efeito Futre. O seu “slalon”, “naquela “ conferência de imprensa , terá baralhado completamente os resultados destas eleições, estou em crer. Só falta apurar onde aterraram os charters dos apoiantes de DF que debandaram, por certo incrédulos e assustados. Se em maioria na candidatura de GL, se na de BdC é difícil de avaliar, mas sendo um eleitorado mais conservador, talvez em GL, retirando à ListaC uma vitória que parecia certa.
O efeito Jabulani
Não sei, ninguém sabe, o que se seguirá. Um pouco como acontece aos guarda-redes quando a Jabulani é rematada pelos avançados. No entanto é crucial nestas alturas percebermos que o que está em causa acima de tudo é o que nos vincula ao Sporting e não a este ou àquele Sportinguista. Os resultados das eleições podem ser verificados e foram acompanhados pelos elementos das diversas candidaturas. O seu testemunho é crucial de forma a atalhar os boatos e que estes se tornem mitos urbanos. Mais do que alimentar as fogueiras emocionais que nos ameaçam consumir é necessário ser fiel aos factos ocorridos. Os boletins de voto estão certamente selados e podem ser recontados e o seu resultado verificado. A impugnação pura e dura do acto eleitoral, sem ter em conta todos os procedimentos prévios, só pode ser entendida por mim como mau perder e a tentativa de obter uma vitória na secretaria que não se logrou obter em campo eleitoral.
À tentativa de impugnação seguir-se-á uma contra-resposta, o que arrastará indefinidamente decisões e impedirá que o Sporting tenha uma direcção tão cedo, comprometendo fatalmente o clube já de si fragilizado. Assegurada a legalidade do acto eleitoral importa por os olhos no futuro e perceber que a possibilidade de servir o clube não se esgota nestas eleições, a menos que o clube sendo posto em causa, definhe e acabe.De igual modo, se nos mecanismos de apuramento que se devem seguir antes de outras tomadas de posições, se se apurar a maioria dos votos na candidatura de BdC, não restará à candidatura de GL senão aceitar esse facto e a derrota.
O que se passou a seguir à comunicação dos resultados é inadmissível e sê-lo-ia na mesma se BdC tivesse ganho e quem perdeu retaliasse de igual modo. Se alguém quer BdC ou GL como presidente independentemente da votação dos sócios que funde um clube.
O futuro próximo poderá (ou não…) ser esclarecedor do que propõe ambos os lados. Veremos quem está disposto a aceitar decisões salomónicas, esquartejando o clube, quem se satisfaz com vitórias de Pirro, ganhando a qualquer custo e por qualquer meio, deixando atrás de si um clube moribundo.
Nota pessoal:
Os episódios à volta destas eleições, desde a campanha eleitoral até aos tristes episódios de ontem, mais tranquilo me deixaram com a minha opção de voto. Os que gritam mais alto não são os que têm razão. Uma franja de adeptos não pode ter na mão decisões que cabem a todos os Sportinguistas. Votaram cerca de metade dos sócios habilitados para o efeito, poucas centenas de sócios não os representam, por muito barulho que façam. Há em ambas as listas que agora se degladiam tiques e vícios que os afasta da ideia de Sporting que professo, pelo que não ter votado em nenhuma foi um voto útil no Sporting.
Veremos quem, acima de tudo e dos seus projectos pessoais, gosta do Sporting.
Uma simples recontagem dos votos, clarificaria tudo. Mas não concordo que se tivesse ganho BdC ele também teria 60 e tal % contra ele, porque muita gente que não votou em BdC e GL, não queria era mesmo que GL ganhasse.
ResponderEliminarA única coisa que me faz ter fé no SCP da proxima época chama-se Domingos.
Mike Portugal,
ResponderEliminar"Mas não concordo que se tivesse ganho BdC ele também teria 60 e tal % contra ele, porque muita gente que não votou em BdC e GL, não queria era mesmo que GL ganhasse."
A menos que tenhas dados muito concretos nesse percentagem também estarão muitos que não queriam BdC presidente. Eu era um deles, p.ex.
Mike,
ResponderEliminarNão tenho qualquer confiança em Domingos. Não me admiro mesmo nada que a próxima época venha a assistir a grande contestação desde o início, principalmente se for esse o nome escolhido. Da minha parte digo desde já: Domingos não me transmite qualquer confiança. Pelo contrário, sinto-me repugnado de o ter como treinador.
BORA PESSOAL, VIVA O BRUNO DE CARVALHO, VIVA O SPORTING! http://www.facebook.com/pages/N%C3%93S-S%C3%93-QUEREMOS-O-BRUNO-A-PRESIDENTE/135344083206254?sk=wall
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminarNão tenho dados concretos. É apenas uma impressão geral de ler na blogoesfera e falar com amigos sportinguistas.
Jvl,
Tem confiança. Domingos é bom. Tenho mais receio de Carlos Freitas.
Mike,
ResponderEliminarDomingos representa o fcp e a sua influência no SCP. Não tenho qualquer confiança no Choramingos.
Zé, como sabes prefiro falar contigo do que comentar.
ResponderEliminarMas nesta altura crucial para a vida do clube fazem falta esta lucidez no meio da gritaria. Era bom que os Sportinguistas lessem e dessem mais importância ao clube do que à frustração.
Como sabes não voto e se votasse votaria em Bruno Carvalho mas apesar da frustração que tudo isto me causa não a ponho à frente do clube que tanto gosto.
É como dizes quem tem vontade de servir o Sporting não esgota essas possibilidades neste acto eleitoral.
VIVA O SPORTING!
Entre pessoas de bem este assunto poderia estar resolvido hoje. 1,2,3 re-contagens as que fossem necessárias para nenhuma dúvida restar sobre o escrutinio.
ResponderEliminarNeste clima Godinho está em pior situação do JEB alguma vez esteve.
Está em marcha uma luta de classes no Sporting!
Godinho Lopes é um presidente como uma base de “desapoio” enorme: 63,44%, isto somando os votos de todas as candidaturas. O resultado seria mais o menos idêntico para BDC,...
ResponderEliminarPelo que podemos constatar se o sistema fosse um socio um voto o BDC ganharia folgadamente ,por isso aquilo que dizes nao e factual.O BDC se ganhasse teria uma maior base de apoio do que o GL.Ha-que acabar com essa estoria de um socio ter 25 votos.Hoje podera ser o principio do fim para o nosso Sporting,Deus queira que nao(isto vindo de um ateu,que desespero.
O Sporting parece caminhar a passos largos para a auto-destruicao,pois assemelha-se ao regime americano,ha lobbys por tudo quanto e lado,cada um puxa pelos seus propios interesses e, quem sai f#d*do e o SPORTING.
declaração de interesses:
ResponderEliminarCD - Lista D
AG - Lista A
CF - Lista B
CL - Lista H
Tanta especulação deu nisto. Ainda não se sabia quem é que tinha ganho, pq sondagens e boatos não valem, e já se ouvia cantos de vitoria. Logo pensei que se os resultados fossem diferentes dos que a maioria dos PRESENTES acreditava iria haver confusão.
Estive na sala o tempo todo (apenas me ausentava para ir fumar) e não vi nada do que alguns relatam (sacos de votos a circular, delegados a festejarem, etc), apenas vi seriedade e trabalho dos que contavam.
Estas manisfestações são identicas às que se veêm quando o assunto é a auditoria: Também aqui, o resultado já é o esperado antes mesmo de o sabermos e caso seja diferente também se irá gritar "escandalo, roubo, etc". Assim é dificil haver paz verdadeira. Temos que respeitar a maioria e o sporting não sou eu nem tu nem ele, somos todos NÓS.
E caso haja inregularidades, que se apure de vez o que se passou e os resultados. Até lá, é crucial estarmos todos juntos pelo nosso grande amor: o SPORTING!
Sócio 7149
Além do perigo que corre o nosso clube de perder os jovens da geração dos meus netos (ouvi há pouco tempo o neto duma amiga minha, com 13 anos, dizer à Avó que passaria a ser do Porto pois não gostava de pertencer a um clube que passa a vida a perder e nunca é campeão) ainda temos o desgosto de imaginar que se cozinhou algo durante as longas 8 horas de contagem de votos.
ResponderEliminarImagino JEB a rir que nem um desalmado com toda esta situação... enquanto eu continuo a pedir...
EU QUERO O MEU SPORTING DE VOLTA!
Concordo com o pots. Mas acho que a transferência de votos de BC para DF foi o que causou esta derrota. Para mim houveram algumas centenas de sócios muitos indecisos entre Bruno de Carvalho e Dias Ferreira; mas ao contrario de si; penso que o EFEITO FUNDO RUSSO, desviou votos em favor de Dias Ferreira. Basta ler algumas coisas da blogosfera. Os sportinguistas queriam mudança, mas tinham receio do BC e apostaram em DF.
ResponderEliminarAos sportinguistas que a aqui comentaram:
Eu percebo o desencanto, mas não começem a minar já a próxima época. Ainda nem temos a certeza absoluta se Domingos é o novo treinador e já começámos a dirigir comentários sectaristas.
Que interessa se Domindos é do Porto?
Se vier não vai querer ganhar tudo?
Alguem contesta Jesus e todos sabem que é um sportinguistae pelos vistos sócio.
Sejam racionais e não debitem "sound bytes".
Algo para rir neste dia triste:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=8IcJ4PUqD9A
LOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Grande post, adorei, é uma vergonha que se tente agredir um presidente do SCP sendo que quem o fez deve ser afastado de sócio do SCP, mau perder não é uma característica do SCP e não a quero no meu clube.
ResponderEliminarComo em todas as eleições há elemento de todas as listas presentes nas contagens porque este silencio? se houvesse irregularidades alguém acredita que havia este silencio?
Impugnar o que? se impugnar é a solução que se termine de vez com o SCP.
Votei em BdC, mas neste momento o meu presidente é GL.
Espero que GL leve o SCP ás vitorias.
concordo com o post, eu apoiava BDC, e nao gostei da vitoria do GL,mas gosto muito mais do Sporting, o momento deve ser de uniao em torno do vencedor, nao o ostilizando,mas fazendo que cumpra o que prometeu como por expl: a auditoria, as cadeiras verdes os jogadores ou outros de valor semelhante,desta forma vamos ajudar o sporting,responsabilizando e ao maximo quem ganhou, se vamos continuar a mandar o clube abaixo,força!mas comigo nao contem!
ResponderEliminarSL
http://vivesporting.blogspot.com/
A Mesa da Ag do Sporting anunciou 88.530 votos. Depois Lino de Castro anunciou que GL venceu com 33.275 votos, correspondentes a 36.55% dos votos. Mas 36,55% de 88.530 votos são 32.257 votos e não 33.275! Alguém me consegue explicar isto, sob pena de ficar um manto de suspeição sobre as eleições do Sporting?
ResponderEliminarObrigado,
Rui Moreira
É bom ver um post que diz quase tudo o que penso, penso que tens muita razão quando frisas o "efeito record" , já que essa é a grande causa de toda a frustração dos apoiantes de Bdc.
ResponderEliminarAgora temos de pensar no futuro e unirmo-nos em torno do novo presidente já que somos sportinguistas e só com estabilidade é que Godinho Lopes conseguirá fazer um bom trabalho.
E achas que Godinho tem condições de estabilidade?
ResponderEliminarPelas declarações dele hoje relativamente à necessidade de avaliação dos jogadores que o plantel necessita já se percebeu que vamos ter mais do mesmo.
EU QUERO O MEU SPORTING DE VOLTA!
Se lhe derem ele tem, agora com pedras e murros é um bocado díficil
ResponderEliminarJose Alvalade,
ResponderEliminarSectaristas!? Era o que faltava não poder exprimir a minha opinião acerca do Domingos, que nem sequer é ainda treinador do SCP, porque pode criar "instabilidade".
Assim que a poeira assente, sei que irá desaparecer. Faça-nos um favor e antecipe esse momento.
JVL,
ResponderEliminarEntão não vou desaparecer pois parece que a poeira veio mesmo para ficar...