Nota Prévia: o derby de logo é mais um derby - Jardel não diria melhor - mas na actual conjuntura o seu resultado está longe de merecer o dramatismo que se lhe quer colar. A época do Sporting está há muito perdida e ganhe ou perca logo esse sentimento generalizado não será afastado. E, tal como dizia aqui ontem e Couceiro apontou depois na conferência de imprensa, muito mais importante para o futuro próximo do Sporting é alcançar o terceiro lugar. Mas independentemente de qualquer apreciação o jogo de logo é para ganhar.
O futuro esse joga-se muito mais nas eleições de 26 de Março e por isso as atenções estão concentradas na campanha eleitoral. Esta será com certeza marcada pela entrevista de hoje dada por Godinho Lopes. Pelo seu conteúdo creio que esta terá o mesmo efeito que a aparição de Braz da Silva teve no inicio da campanha, obrigando os restantes candidatos a responder ao mesmo nível. A minha análise, sem qualquer preconceito:
Os 100 milhões
Pela primeira vez alguém fala em milhões despido de demagogia. Muito do dinheiro que vai ser preciso injectar no Sporting é para necessidades de curto prazo. Para pagar ordenados, para o serviço da dívida, para suprir o buraco gerado pela antecipação de receitas, etc, etc. Ou seja 60% dos 100 milhões de que fala GL não é para gastar em reforços mais ou menos sonantes mas sim para para assegurar a sobrevivência. Se as contas estão bem feitas isso dá uma perspectiva da dificuldade que o próximo conselho directivo vai ter que vencer. É a primeira vez que alguém conotado com aquilo que os Sportinguistas chamam de "continuidade" fala com esta clareza das contas do seu antecessor. Falta apenas uma pergunta: perante este cenário realmente de pré-catástrofe - e para que ela aconteça basta que a conjuntura económica ponha pequenos grãos na engrenagem - GL vai exigir as responsabilidades? A situação não configura pelo menos a abertura de um inquérito interno e eventual procedimento disciplinar ou acções legais com o objectivo de ressarcir o clube?
Treinador como Mourinho
Isso todos querem mas só o Real Madrid é que tem. Fica muito bem dizê-lo mas é muito mais difícil de conseguir. Sem sabermos o nome do treinador não saberemos o que GL pensa ser um treinador como Mourinho. Mas há uma frase inquietante: "Não me interessa se é como jogador ou treinador, tem é de estar completamente adaptado à pressão e ser ganhador." Quantos grandes jogadores, com grandes carreiras, se tornaram sequer bons treinadores ou excelentes como Mourinho que, como jogador, não passou da mediocridade? Por falar em treinador, o que leva Pedro Baltazar a contratar Zico? Alguma vez viu as suas equipas jogar?
Estrutura da SAD
GL assume a responsabilidade, Luis Duque fala ou decide quem fala abaixo dele. Nada a dizer. Fica por saber à rédea para Duque e Carlos Freitas e que comprimento é que tem.
O estádio e as derrapagens
Da explicação dada por GL não tenho meios para contraditar. Mas sei, todos o sabemos, que, além dos custos, há muita coisa que correu mal na construção do estádio de Alvalade e cujo prejuízo está longe de estar contabilizado mas é evidente: a anacronia do fosso, dos azulejos, das cadeiras e o próprio projecto imobiliário em si: um pavilhão que não o é, um espaço comercial que nos envergonha. E quando fala de Diogo Gaspar Ferreira...
Futebol Profissional
GL marca pontos falando de coisas realmente importantes: (i) a disparidade salarial entre vários jogadores do plantel,( "um guarda-redes que não joga e ganha duas vezes mais do que o titular, um médio que ganha seis vezes mais do que outro, de dois alas em que um deles tem um salário dez vezes superior ao outro, dois defesas centrais em que "um ganha oito vezes mais do que o seu parceiro de dupla"). (ii) Um plano de carreira para os jogadores oriundos da formação, (iii) com a criação da equipaB, (iv) um modelo de jogo para o Sporting e (v) recuperação dos valores leoninos a partir da Academia, sem cair no populismo de evitar nomes que são reconhecidos em todo o mundo como grandes jogadores de futebol e levam o nome do Sporting aos quatro cantos do mundo.
Actualização: Vai mesmo haver debate com os seis nomes que concorrem à presidência do Sporting:
No próximo sábado, dia 5 de Março, os seis nomes que correm à presidência no clube leonino vão estar na SIC-Notícias a partir das 22h.
Copiando descaradamente o teu formato.
ResponderEliminarNota prévia: Estou a passar-me com o paleio de este ser "o jogo do ano". O jogo do ano já foi e perdemos (ou jogos melhor dizendo), este pode ser o jogo para "lavarem a cara". É para ganhar, claro, como sempre, senão o melhor é ficar em casa a fazer crochet.
Os 100 milhões
Vá lá já aumentou um bocadito, mas se é para resolver problemas com euros continua a ser curto. Lá para os 500 milhões começo a achar que é possivel.
Então e não há receitas até final do ano? Quais eram os encargos bancários dos três grandes para este ano é matéria já publicada e não me parece que os do Sporting sejam os mais complicados de gerir.
Não entendi como é que o dinheiro da próxima época foi "antecipado". O orçamento enviado para a Liga é falso? Sabem as consequências disso? É utilizado dinheiro gerado pelo futebol noutras empresas/atividades do Sporting? Gostava que isso fosse explicado.
Treinador como Mourinho
"Isso todos querem..." Vá de retro satanás! Eu excluo-me voluntariamente e assumo-me como minoria de bloqueio contra o Zé! Um treinador que apresente bons trabalhos sucessivos é suficiente, exista Sporting e direcção para lhe dar condições para ele evoluir.
Estrutura da SAD
E talvez uma outra dúvida. Quanto custará despedir Mil Homens... caso a sua convivência com Duque não seja possivel ou não goste de sair de administrador.
O estádio e as derrapagens
(Não tendo lido a entrevista) Esta será a que entendo melhor. Qualquer projecto que seja obrigado a sofrer sucessivas alteração gera derrapagens. O projecto inicial com 30 mil lugares e pavilhão (e projecto financeiro para o sustentar) foi completamente alterado.
Não sei se não faria rigorosamente o mesmo (não teria coragem de deixar Alvalade fora do Euro), por isso o melhor é estar calado.
Futebol Profissional
Ainda há quem gabe a sorte ao futuro presidente... Tanto trabalhinho para fazer. Mas aqui é um bom sitio para gastar dinheiro, chama-se investimento.
As disparidades salariais vão sempre acontecer, se por exemplo o ala que ganha menos for o Salomão, ninguém entenderia que ele tivesse um salário identico p.ex. ao Izmailov vindo de escalões secundários. É um problema que pode ser resolvido com o tal plano de carreira, aplicado não só aos putos mas também aos seniores. Mas isso foi feito com Maniche (só renova se tiver rendimento) e ninguém gostou.
P.S.- E agora ... Lampreia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Haveria muita coisa para perguntar a Godinho Lopes, líder desta candidatura completamente espontânea e de ruptura ( que até tem o apoio expresso de Ricciardi...)!
ResponderEliminarMas ao rosto desta lista, já justamente apelidada "a da Vergonha", ou também "Arca de Babel", "Salada Russa", "Junta de Salvação Nacional", etc, etc deve-se fazer directamente estas perguntas:
- Auditoria, é para fazer? Se não ( que obviamente será a sua resposta) porquê? Em que é que se baseia para afirmar que o passivo total consolidado são 295 M € ( Nº totalmente falso!)?
- De onde provêm os 100 M € ? Do BES? Do BCP? Do BPI? Para se ter esse montante o que se dá de garantia? O Estádio? O naming do mesmo?
- Aceita debates televisivos com os outros candidatos?
- Porquê um CD com 11 membros???
- Assume que é uma candidatura da Continuidade?
- Não vai ser mesmo remunerado?
- Onde é o que está o seu Projecto?
- Compromete-se a construir o Pavilhão (uma das maiores vergonhas do Roquettismo)?
- Porque é que Paulo Cristóvão e Pedro Ferreira fazem parte da lista ao CD?
Se Godinho Lopes responder a metade de destas 9 perguntas já não é mau! Pode é responder com mentiras, já que mentiu vergonhosamente sobre o passivo...
Luis Magalhães Pereira,
ResponderEliminarAs perguntas são pertinentes mas algumas delas já estão respondidas.
GL compromete-se a construir o pavilhão e diz que não vai ser remunerado.
A questão da remuneração deve ser vista sem demagogia. Sem remunerar os seus dirigentes em funções executivas o Sporting só é acessível a quem possa viver dos rendimentos, ou é governado em part-time ou então por delegação de poderes em funcionários pagos a peso de ouro que ninguém sabe muito bem quem são e como foram escolhidos.
O problema não é pagar o problema é não haver uma cultura de responsabilização. Como pergunto no post "A situação (em que nos deixou Bettencourt) não configura pelo menos a abertura de um inquérito interno e eventual procedimento disciplinar ou acções legais com o objectivo de ressarcir o clube?
Abraço
LMP:
ResponderEliminarA lista da vergonha? Eu classificaria esta lista mais como a lista dos “sem vergonha”, a começar por este:
http://www.sersporting.org/idealsporting/?p=1945
LdA:
Curto e grosso que hoje tenho mais que fazer e gostava de ver o derby desde o inicio. Até podem 'estar cheios de boas intenções…'. Mas não acredito mais nestes senhores. E com isto digo tudo. Chamem-me complexado, estou-me borrifando…
Abraço.
Hoje é dia de ir à lixeira...se é o jogo do ano, se é o jogo do tudo ou nada...pouco me importa...é contra o nosso grande rival...por isso ganhar irá sempre saber bem, independentemente do pouco que está em jogo e da nossa época ter sido um desastre.
ResponderEliminarLogo vou por a mascara e meto-me a caminho da lixeira nacional...
Em relação aos candidatos, não ha um que me encha as medidas...mas vamos aguardar, por mais novidades.
SL
Este tipo com carinha à John Gotti não me convence nem me engana. Caso seja eleito espero que dure mais tempo que o seu antecessor. Não seria mau sinal.
ResponderEliminarRealmente a candidatura de Braz deu mote a estas eleições. Não podemos dizer que foi em vão a sua aparição.
os trunfos deste artista são Luis Duque e Carlos Freitas. É caso para dizer que em terra de cego quem tem um olho é rei.
Neste vasto mundo do futebol estes senhores apenas conhecem Duque & Freitas.
Já agora alguém me explica o porquê de Freitas andar de clube em clube?
A esta lista de notáveis só falta o Cavaco & o Sócrates para completar o ramalhete.
Isto só pode ser Karma. Ó da guarda! (aii, que esse também fugiu)
Ah, antes que me esqueça. É preciso ter muita lata para dizer que esteve apenas no projecto vencedor. Quer dizer que este caos em que nos encontramos o senhor não tem nada a ver. Nem teve assim um tempinho para ajudar o seu amigo JEB.
Mais do mesmo. Não obrigado.
E viva os tachos!
Sem demagogia, escrevem?
ResponderEliminarEntão, de onde advirão os 100 milhões de euros? Eu sei: renegociar a dívida, que na verdade é criar mais dívida. Os 100 milhões de curto prazo, cuja liquidação não terá origem em capitais próprios do clube (receitas), saltam da rubrica "curto prazo" para a rubrica "medio ou longo prazo", nada mais.
Fala com clareza sobre as necessidades financeiras do clube? Perdoem a descarada publicidade, mas fiz questão de explicar, no meu blogue (Sociedade Sporting), que a necessidade que ele fala está no Relatório e Contas 09/10.
E tenham em atenção o último exercício do clube: 2,5 milhões de lucro. Apenas apresentamos 2,5 milhões, o que demonstra muito bem a incapacidade de o Sporting gerar capital suficiente que acompanhe os níveis de despesa. Vendemos Moutinho, Veloso e Tonel, negócios desportivamente ruinosos para o clube, e só apresentamos 2,5 milhões de euros.
A fé nisto tudo é esperar que o executivo de Godinho, caso vença, saiba investir o dinheiro. Se não o souber fazer, o que tem acontecido ultimamente, estaremos a fazer exactamente o mesmo exercício de hoje nas próximas eleições.
O SCP encontra-se subvencionado pela banca. O número de reestruturações da SAD deve prefigurar um recorde qualquer, e não é um bom recorde, é um recorde mórbido onde todas as partes, SAD e instituições bancárias, saem mal vistas.
Como este candidato é apadrinhado pelo BES, é fácil para ele referir que "tem 100 milhões de euros".
ResponderEliminarAliás, eu arriscaria o meu colhão esquerdo, passe a expressão, no facto de ter sido Ricciardi a informar Godinho dos 100 milhões que findam em tempos próximos.
Primeiro eram 20 milhões (Godinho já veio dizer que essa entrevista nunca aconteceu, o que, se for verdade, é um escândalo que não merece unicamente um solitário desmentido...), agora são 100 milhões. O último valor está correcto. Está no R&C da época passada.
Engraçado. Eu acho que as referências a Mourinho e ao treinador campeão e ganhador até são das mais interessantes, por representarem uma ruptura clara e há muito necessária face ao perfil de treinador inexperiente e disposto a engolir tudo que tem sido a marca no Sporting desde Peseiro. Se estamos onde estamos, muito se tem devido também aos treinadores – principalmente Bento e Sérgio – que aceitaram sem pestanejar o enfraquecimento progressivo do plantel que vem desde 2005. Quero um treinador que tire 110% dos jogadores, espicace e coloque desafios aos dirigentes - e não “yes men” que aceitam os Ronnies, Grimis e Postigas que lhes colocam pela frente e que assistam impávidos à saída dos Liedsons ou à destruição dos Izmailovs a troco de nada.
ResponderEliminarTambém saliento a intenção de finalmente se deixar a ladainha dos “jovens da academia” e dos “onze portugueses” e se perceber que ter jogadores de craveira e renome internacional é meio caminho andado para trazer de volta as pessoas ao estádio – e que estes não vêm por dois tostões nem para clubes que se andam a chorar em público que têm “armas diferentes” dos outros.
Também a criação de uma equipa B parece uma decisão evidente para um clube que investe tanto na formação.
Mas estas ideias só brilham porque a bitola que JEB e Franco nos deixaram é miserável. Na verdade, são ideias do mais básico bom senso. Ora, mesmo admitindo de bom grado que o bom senso básico já é um grande avanço face aos desmandos de JEB e Franco, daí a achar que só por si ele vai permitir alcançar uma posição de domínio face aos nossos dois rivais - que deve ser sempre o nosso objectivo – vai uma enorme distância.
E, quando se vai para lá do básico, a entrevista a “Bola” tem várias coisas inquietantes. Sem falar de não se perceber nada sobre a origem dos 100 milhões (ou 40? Não percebi.) Destaco três:
- É muito bonito reconhecer o desastre financeiro legado pela anterior direcção. No entanto, Nobre Guedes o, responsável pelo pelouro das finanças dessa direcção e mentor da reestruturação financeira que (percebe-se agora) nada resolveu, é amplamente elogiado e integrado na lista. Mas em que é que ficamos?
- Depois, a historieta do Moniz Pereira sobre os “bons tempos” em que os adeptos que assobiavam levavam “um enxerto de porrada” não só é de mau gosto como mostra continua intacto o tique que caracterizou os dois últimos mandatos de acusar de mau sportinguismo quem manifesta um descontentamento justo. Quem diz querer uma cultura de vitória não se pode continuar a queixar-se dos sócios que assobiam quando a equipa joga mal e não ganha. Pelo contrário, ter um público exigente é a marca de um clube grande e muitas vezes o motor que leva os seus atletas a transcenderem-se e a não se acomodaram. Se estes não aguentam a pressão de jogar num grande, então não servem para o Sporting.
- Finalmente apresentar a Ajuda de Mãe como modelo para o Sporting e falar de como os sportinguistas deviam fazer transferências para um NIB para ajudar o clube é miserabilismo franco-bettencourtiano no seu pior.
Daniel,
ResponderEliminarQuando digo "despida de demagogia" refiro-me em concreto ao aspecto de a maior parte do dinheiro ser canalizada para o curto/médio prazo devido a obrigações criadas pela gestão anterior.
Como o Pedro muito bem diz a seguir, já é mais difícil de perceber que escolha alguém que está directamente ligado a esse período ruinoso.
Quanto aos lucros são relativos a curto período, estou curioso para ver as contas anuais...
PS: a tua chamada de atenção para o teu blogue foi tudo menos descarada. É antes um bom exemplo de como se pode participar numa discussão e simultaneamente promover o seu espaço. Faz parte das regras do jogo, é bem-vinda.
GOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
ResponderEliminarRobertooooooooooooooooooooooooooooooooooo ...
Então Srº Luis Magalhães Pereira; não sabe que a Auditória vai ser feita. Basta ver que os seus amigos Cunha Ferreira e PPC estão lá.
ResponderEliminar