quinta-feira, 17 de março de 2011

O fundo é russo mas não é para "loiros"

A questão de fundo destas eleições tem sido o fundo de BdC e por isso seria inevitável não escrever sobre ele. Como não gosto fazer juízos precipitados aguardei a sua apresentação para depois me pronunciar e é isso que vou fazer hoje.

A honorabilidade de Bruno de Carvalho
Muito se tem falado da credibilidade de Bdc. A vida pessoal e profissional do candidato desde que decidiu avançar tem sido alvo de um escrutínio de malha apertada e até de rumores que põem em causa a sua honra e carácter, levantando dúvidas ora o seu passado, ora antecipando factos que ainda não ocorreram, o que me parece totalmente inadmissível. BdC, como qualquer outro candidato, merece o meu apreço pelo esforço que faz em oferecer soluções ao Sporting e, sem provas em contrário, não deve  ver  posta em causa à priori o bem mais precioso que um indivíduo pode ostentar perante os seus pares- a sua honorabilidade - em nome de trunfos eleitorais. Não nos podemos esquecer em nenhum momento que qualquer um dos candidatos pode ser o próximo presidente do Sporting e o pior que poderia acontecer é vê-lo tomar posse já fragilizado quer aos nossos olhos quer aos olhos dos rivais e inimigos, que o Sporting também os tem.

A discussão deve pois estar centrada na credibilidade das ideias e soluções que os candidatos defendem e essa questão, tal como já aqui afirmei, acaba por ser inevitável e é colocada pelo próprio DC, ao escolher a solução do fundo como tema central da sua campanha. Isto é, tornou-se de importância crucial perceber se o fundo existia e se ele tem exequibilidade para o Sporting. BdC parece ter dissipado essas dúvidas, falta perceber se este instrumento financeiro é passível de ser utilizado em tempo útil, isto é como instrumento de reforço do plantel, onde assenta um pilar fundamental dos argumentos de campanha de BdC.  Essa é agora a questão que inevitavelmente se coloca a esta candidatura, que deve ser respondida de forma inequívoca. Porque podemos estar a falar de dinheiros para reforços que tem que estar disponível no imediato mas pode demorar meses. Não é o mesmo reforçar a equipa no inicio da época, no final da pré-época , em Dezembro, ou até mais tarde.

Mas esse não é a única dúvida que tem que ser esclarecida. Falta também perceber onde estarão as receitas para financiar as rescisões de contratos que se advinham e o aumento inevitável da folha salarial e com ele os problemas endémicos de tesouraria que afectam o Sporting. Este aspecto é obviamente transversal a todas as candidaturas, bem como o milagre de fazer aparecer os cerca de 15 milhões que são necessários para fechar a época. Isto se queremos mesmo um Sporting a começar de folha limpa no próximo ano. E estamos apenas a falar da SAD, estou para ver os esqueletos que saltarão dos armários quando se virem as contas do clube na totalidade…

A origem do dinheiro
Faz sentido discutir nacionalidade do dinheiro de BdC ou de qualquer outro candidato do Sporting? Obviamente que não, o dinheiro não tem nacionalidade como muito bem sabemos. Mas já não tenho dúvidas que deve preocupar a um futuro presidente do Sporting saber como é ganho o dinheiro que servirá para financiar o Sporting. Porque o Sporting não é um clube qualquer, onde ganhar não pode nunca ser tudo. O Sporting é um ideal, é uma forma de estar e não pode ser indiferente que o dinheiro que usa seja de diamantes de sangue, de ditadores que vivem à custa da pobreza e extorsão do seu povo ou de actividades criminosas. E aqui convém lembrar os que se apressam a atirar pedras aos telhados dos vizinhos que os bancos que nos financiam estão longe de ostentar folhas imaculadas, vide o caso dos submarinosPortucale, ou do caso BCP. De facto o dinheiro não fala, mas há no seu trajecto linguagem gestual que convém não ignorar, pelo que se recomenda muita cautela quando se quer dar lições de moral…

A ruptura inteligente e a ruptura irracional
BdC de Carvalho tem-se assumido como o arauto da ruptura contra a continuidade e com isso capitalizado muitos pontos. Se não me surpreende que muitos dos que durante muitos anos defenderam o final da “dinastia roquette” estejam hoje ao seu lado, já o mesmo não digo dos que esperaram até final para verem o que já há muito era evidente. Aliás o próprio BdC há menos de 2 anos votou em Bettencourt, o que diz muito da sua capacidade de previsão e análise, que são características que distinguem os líderes. Por isso quando ouço muitos que há pouco tempo apoiavam ainda Bettencourt  e hoje rasgam as vestes quando ouvem falar em continuidade vejo uma espécie de manobra de diversão que faça por os olhos em terceiro para ninguém se aperceba da figura de néscios que andaram a fazer durante este tempo todo. Que credibilidade têm hoje os que defendem hoje a auditoria quando no passado a ignoraram ou a ela se opuseram? Provavelmente a mesma que os que hoje protestam contra a incúria das centrais nucleares no Japão, se até ao dia do sismo nunca as tinham visto? É tão irracional defender hoje uma ruptura qualquer como defender e caucionar pelo voto o que se vinha fazendo até Bettencourt se demitir!

A importância da ginástica nestas eleições

Muito se tem falado pois em continuidade e ruptura. Saber quem será capaz de fazer uma ruptura na atitude e não na retórica é crucial nestas eleições. Estas eleições não são para “loiros” seguramente. Por isso o histórico do que cada um andou a fazer e a dizer durante estes anos todos é tão importante para aferir a coerência e credibilidade de quem se apresenta a eleições. Se muito se tem falado dos flic-flac´s à retaguarda de alguns elementos da lista de GL não deixa de ser notória a maleabilidade de Eduardo Barroso, até há bem pouco tempo um dos maiores ícones da máquina de propaganda roquetista e uma das mais assinaláveis conversões desde S.Paulo. Foi preciso não deixarem protestar desde a tribuna para mudar de opinião, não foram os resultados tenebrosos de uma politica que durante muitos anos defendeu com unhas e dentes e de forma irracional. Que esperar dele no futuro se não mais do mesmo, isto é, continuidade?

60 comentários:

  1. Mais um blog anti BdC...parecem cogumelos.

    Ainda vão ter de engolir um sapo grade!

    ResponderEliminar
  2. Jalex,

    Ainda o BdC andava aos saltos com JEB e já eu escrevia aqui contra o que se passava no Sporting. Veremos quem engolirá o sapo maior, se não seremos todos poucos para o engolir

    ResponderEliminar
  3. LdA, os 15 milhões que faltam para acabar a época deveriam vir de vendas de jogadores... Como consta que já há um fundo prontinho a ser activado exactamente nesse valor parece-me, seja lá qual for o candidato que esse problema não se põe.

    Acho estranho vários candidatos falarem nesse fundo e nenhum concretizar, que jogadores, em qual percentagem e com que valorização compõem o fundo. Pelo menos, a candidatura de Godinho Lopes e Pedro Baltazar deverá saber esta informação, Pedro Baltazar inclusive falou de reforçar este fundo e a subscrever junto com a sua lista a sua totalidade.

    Mas já me estou a mentalizar para perder, Patricio, Carriço ou qualquer outro jogador.

    P.S. - Entre Bettencourt e Cristovão, continuaria a escolher o mesmo que escolhi na altura, não tenho arrependimentos nesse aspecto, porque aquilo que foi proposto como alternativa para mim, hoje como ontem, não era solução.

    ResponderEliminar
  4. LDA, concordo com algumas coisas principalmente:

    Não nos podemos esquecer em nenhum momento que qualquer um dos candidatos pode ser o próximo presidente do Sporting e o pior que poderia acontecer é vê-lo tomar posse já fragilizado quer aos nossos olhos quer aos olhos dos rivais e inimigos, que o Sporting também os tem.

    Agora há várias coisas que discordo,

    Quando à 2 anos Bdc votou em bettencourt, assim como 90% dos sócios, não havia alterantivas.(A que havia era demasiado duvidosa para ser considerada válida, milhões sem se saber de onde e nedveds e jogadores do género como propaganda)
    JEB consegui enganar não só BDC como milhares de sportinguistas e, li aqui, noutros blogs e ainda pessoalmente, muita gente a pedir desculpa por ter votado no JEB. São essas pessoas piores do que BDC? terá ele uma responsabilidade acrescida em relação aos outros? Não me parece.

    Em 2º lugar, Parece-me que BDC já explicou que o fundo estará disponivel rapidamente mas, mesmo que assim não fosse, acho que uma irresponsabilidade gritante "votar em quem tem o dinheiro mais rápido".
    A solução para o nosso grande clube não vai ser mágica, vai levar tempo e,votando em projectos, este parece-me ser viável.
    Mudar o sentido de voto de acordo com os "milhões mais rápidos", "treinador mais estrangeiro e conceituado" PMAG, parece-me arriscado e muiiiito perigoso.
    Esta é a minha maior preocupação quando leio comentários ao Sporting, não interessa o treinador e os milhões quando por trás está um grupo imcompetente (como grimis e pongolles), arrisco-me a dizer que, nos ultimos anos, podiamos ter lá tido jesus, AVB, ou mesmo ancellotis e guardiolas e, com aquela péssima estrutura, falta de visão, tacto e competência, dificilmente ganharíamos um título.
    Não estamos em altura de ser redutores e básicos na análise às candidaturas. EB não é o melhor PMAG, provavelmente não, Futre não é o melhor DD, talvez não o seja mas qual é o melhor projecto?
    Qual é o projecto que nos devolve o Sporting que conhecemos? Quem é mais competente para nos devolver tudo isso?
    Isso é que importa pensar porque o resto vem por arrasto.
    Não sabemos e o Caldeira e o Antero, o Butrageno e o valdano, Peter kenyon etc são os melhores do mundo nas suas funções, a verdade é que, inseridos na estrutura onde estão são vencedores e campeões. O PDC tambem contratou fernadez e octavios, O real contratou vanderleis luxemburgos, mas souberam dar a volta. Poruqe a estrutura é que conta. Erros todos temos.
    Agora Vales e Azevedos e presidentes medíocres com estruturas viciadas? Nem cm o Mourinho e o Guardiola juntos lá vão.

    Um abraço e desculpa o post longo.

    ResponderEliminar
  5. Jalex,
    Os candidatos têm o dever de apresentar as suas ideias e as suas propostas, os sócios têm o dever de reflectir e escolher.
    Aqui e noutras raríssimas e honrosas excepções na blogoesfera tenta-se reflectir para melhor escolher.
    Eu rejeito frontalmente o radicalismo das posições que por toda a blogosesfera campeiam com uma visão "ou o nosso ou o caos", quer seja de GL, quer seja dos apoiantes de BdC.
    Pensem, reflitam, não se deixem levar numa onda eleitoral e tentem ver para lá das promessas. Podem até reforçar a opinião que já têm, mas não encerrem os sentidos perante quem quer, tal como vocês, o melhor para o clube e pensa sobre ele, concorde-se ou não.

    ResponderEliminar
  6. não interessa o treinador e os milhões quando por trás está um grupo imcompetente (como grimis e pongolles)

    Queria dizer
    não interessa o treinador e os milhões quando por trás está um grupo imcompetente ( que contrata jogadores como grimis e pongolles)

    ResponderEliminar
  7. "

    Ainda o BdC andava aos saltos com JEB e já eu escrevia aqui contra o que se passava no Sporting. Veremos quem engolirá o sapo maior, se não seremos todos poucos para o engolir"

    Gostaria de ver fotos disso ou melhor ainda um vídeo,ou é mais um rumor de baixo nível para denegrir este candidato como outros tantos?


    Ainda assim quase que aposto que você embora o negue também certamente votou em Bettencourt e da forma que faz campanha pelo candidato que sabemos vai continuar a votar em mais do mesmo.

    Afinal o dia em que esta corja sair do clube vai ser o dia que este e muitos outros blogs deixam de ter sentido de existir,pois vocês vivem da desgraça deste clube.

    E só estão bem a criticar,e por essa razão é que nunca apoiarão soluções para o clube.O que a vocês interessa é a confusão e descalabro deste clube.

    O problema é que qualquer dia ao ritmo que isto esta não vão ter muito mais para criticar.

    ResponderEliminar
  8. Jalex,

    está a entrar num terreno que não se preparou muito bem.

    "E só estão bem a criticar,e por essa razão é que nunca apoiarão soluções para o clube.O que a vocês interessa é a confusão e descalabro deste clube."

    Tem que acompanhar o blog à mais tempo para saber que está totalmente errado.
    Não temos todos que ter a mesma opinião..

    ResponderEliminar
  9. Concordo inteiramente contigo Jalex, este blog tem-me desiludido bastante, só sabem criticar e sem qualquer tipo de conteúdo.

    Vejam o vídeo da presença do Bruno de Carvalho num núcleo sportinguista, ontem, e tentem ser mais construtivos:

    http://www.ustream.tv/recorded/13363057

    SL

    ResponderEliminar
  10. Jalex,
    Nem anti-Bruno de Carvalho nem anti-coisa-nenhuma.
    Trezentos mil porcento pró-sportinguista, é isso que este blogue é, por quase inteira responsabilidade do Leão de Alvalade. E que assim permaneça, por muitos e bons anos, porque a blogoesfera tem muito para oferecer mas desse muito apenas algum pouco se aproveita.

    Dito isto, custa-me aceitar a diferença de tratamento que é distribuída entre candidatos. Subscrevendo por completo a questão da honorabilidade que o post desenvolve e mesmo que a misturemos com a questão da "origem do dinheiro" que o post também desenvolve, não sei onde é que a honra do Sporting - via Bruno de Carvalho - fica mais comprometida comparativamente à desonra que seria termos um presidente que pactuou com verdadeiros assaltos que foram feitos ao património do Sporting, por exemplo.
    E quem diz património, diz muita outra coisa.

    ResponderEliminar
  11. Jalex,

    "Afinal o dia em que esta corja sair do clube vai ser o dia que este e muitos outros blogs deixam de ter sentido de existir,pois vocês vivem da desgraça deste clube."

    Antes de um comentário deste teor, convém estar mais a par do que é este blog e daquilo que defende. Ao contrário de outros, não temos qualquer agenda.
    Para além disso, existem VÁRIOS editores no blog. Já te passou pela cabeça que podemos ter visões diferentes sobre o mesmo assunto?

    Mais atenção e principalmente, mais respeito.

    ResponderEliminar
  12. É como o Dias Ferreira ...
    Para alguns o Dias Ferreira é um descabido e néscio tresloucado. O rótulo é fácil de colar. E não só é isso como é burro e ceguinho. Já o Carlos Freitas, seria um mal menor, tolerável.
    "Familiarity breeds contempt", é um facto. O mais que Dias Ferreira fez em quase 20 anos foi defender o Sporting na televisão. Hoje, avançou com um nome para treinador, um director desportivo que a mim pessoalmente, passe o pleonasmo, desagrada e muito, afirmou a intenção de reactivar a secção de Basquete, e afirmou a vontade de ficar com o Oceano na futura equipa técnica do Sporting.

    Não disse muito mais que isto, coisas negatívissimas claro está, verdadeiros atentados ... e no entanto, é um mentecapto.
    Isto é estranho.

    ResponderEliminar
  13. MM,

    o Dias Ferreira é um incapaz.

    "Só uma coisa não sei se é crise ou não: haver cada vez um maior número de tipos que não sabem o nome do pai ou andam à procura da mãe!..."

    http://www.record.xl.pt/interior.aspx?content_id=408825

    ResponderEliminar
  14. PLF,
    Sem precisar de puxar muito pela memória julgo que esse texto insere-se naquilo que o Dias Ferreira muitas vezes dizia na SIC Notícias: a facilidade com que a imprensa coloca ou afirma o "Sporting em crise" comparativamente aos seus rivais. Nesse caso todo esse texto é uma clara alusão ao Benfica, Benfica esse que no novo milénio - exceptuando 2010 - teve no cômputo geral uma prestação verdadeiramente patética e miserável.
    Não sei se o Dias Ferreira é um incapaz por ter escrito esse texto mas subscrevo o parágrafo final, esse que você deixa aí: os benfiquistas - sua esmagadora maioria - nada mais são do que filhos da puta. Agora, ele pode ser incapaz, por ter escrito esse texto ou ter feito outra coisa qualquer. O que tenho dificuldade em entender é o porquê de ser tão fácil bater nuns e perdoar outros.

    PLF você sabe da imensa admiração e respeito que lhe tenho, e garanto-lhe que nunca nada mudará isso, mas palavra que não consigo compreender: porque é que é preferível o conhecido ao desconhecido? Mesmo que demos de barato que tanto um como o outro são maus. PLF você é perfeitamente claro e não deixa margem para dúvidas quando diz que o Carlos Freitas é um bandido que enriqueceu à conta do Sporting e mais: roubou o Sporting. Se assim é, que honra tem um presidente do Sporting que conta com o seu serviço? E mais do que contar, faz dele uma bandeira da "competência"?

    ResponderEliminar
  15. PLF,
    1 - http://www.sportingapoio.com/pela-independencia-por-ricardo-andorinho/
    E a conclusão óbvia,
    2 - http://www.sportingapoio.com/godinho-lopes-ja-foi-presidente-do-sporting-por-ricardo-andorinho/

    O que eu pergunto é, porque é que é preferível o conhecido ao desconhecido? Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. MM,

    aquele parágrafo final era destinado aos sportinguistas que contestavam o Paulo Bento e o rumo seguido pelo JEB. E, já sendo má a substância, é especialmente mau vindo de um PMAG.

    Não tenho medo do desconhecido. Só não o acho forçosamente melhor do que o conhecido e o Bruno Carvalho parece-me pior (muito pior mesmo) do que o que conhecemos. Disse-o quando ainda havia apenas dois candidatos e um entretanto desistiu.

    Agora, se em vez de apoiarmos uns ou outros, nos preparássemos para repensar o clube para as eleições de 2013, aí sim faríamos um bom serviço ao clube. Tudo o resto são querelas que nos consomem.

    ResponderEliminar
  17. MM,

    Defender este blog, ou o LdA neste caso, com uma alusão ao Dias Ferreira, não me parece a melhor defesa para ser honesto. ;)

    Concordo com o PLF no que toca ao DF e até iria mais longe mas deixemos as coisas no "incapaz".

    ResponderEliminar
  18. Esta é uma campanha feita com muitos chavões:
    - Continuidade
    - Ruptura
    - Credibilidade
    - Fundos
    - Treinadores

    Mas "cadê" as ideias para o futuro a médio e longo prazo do Sporting Clube de Portugal?

    Não percam o que anda muito pouco divulgado pelos blogues sportinguistas.

    O clube vai promover sessões de esclarecimento com todos os candidatos no Auditorio e também através do site do clube, onde podemos interagir com os candidatos colocando questões via email disponibilizado.
    Uma excelente iniciativa!

    PS: consultem as noticias do site do clube está lá tudo explanado.

    ResponderEliminar
  19. qual e o teu candidato? era interessante saber.
    eu admito que apoiava Bettencourt mas a vrdd é que não havia alternativas credíveis (é preciso argumentos?!). E o seu discurso de união enganou-me.. tal como o Godinho está a tentar fazer. BdC não é perfeito... mas é a melhor alternativa... não percebo como há muitos que não entendem.

    ResponderEliminar
  20. PLF,
    Pois... mas até 2013 alguém tem de dirigir o clube. Por agora temos de contribuir para escolher de entre os que efectivamente se apresentarem, ou deixar que escolham por nós.

    ResponderEliminar
  21. Vamos por partes:

    1) Jalex: todas as opiniões são bem vindas e toleradas agora tens de ter a nõção de que este blog não é uma das muitas "chafaricas" blogosféricas que poluem a net um par de meses e depois desaparece quando a tesão do mijo passa.
    Nesse sentido convidava-te a "viajares" um bocadinho pelo arquivo aqui da casa pois acesso ao acervo é gratuito e é concerteza mais frutuoso para ti do que ver fotos ou videos que isot não é o Picassa nem o Youtube.

    2) Não notei no artigo nenhum anti-BdC de cujo estigma pareces padecer. O que vi foram ser levantadas uma série de questões interessantes e pertinentes que deviam ocupar a mente de todos os sportinguistas e que, ao contrário dos nomes de treinadores e jogadores, deveriam estar no cerne da discussão eleitoral.

    3) Como poderás ver neste blog, no meu, o nos de outros comentadores aqui do blog, poucos ou nenhuns se reviam na gestão de JEB, havendo mesmo quem tenha votado em PPC, mas o facto de ter votado JEB na altura não pode ser motivo para votar um leão ao ostracismo senão terias de o fazer com 90% dos que votaram nessas eleições apenas porque não partilhavam a tua opinião.

    4) Por último: não gostar de JEB não me tornava automaticamente num defensor de PPC, da mesam forma que ter reticências sobre BdC não me converte num adepto de GL ( o único candidato aliás em que não vou de certeza votar ). Tenta ver o mundo sem ser a preto e branco pois no meio há muitas matizes e isto aqui, felizmente, ainda não é o Irão.

    SL

    ResponderEliminar
  22. JVL,
    O comentário sobre o blogue não teve nada que ver com o Dias Ferreira. Comentário sobre o blogue, 1º parágrafo. "Dito isto", a partir daí, assunto completamente novo.

    PLF,
    Mas por isso mesmo, ou também por isso, é que a questão ou chavão "ruptura" faz sentido de colocar-se. Disse-o há dias, aqui: dizer "não" ao Godinho Lopes - e é-me irrelevante a quantidade de gente virgem de Sporting que o rodeia - significaria que no pior dos cenários (Dias Ferreira ou Bruno de Carvalho revelarem-se muito mais presidentes) a eleição imediatamente seguinte trar-nos-ia o benefício de toda uma série de gente que neste momento paira em redor do Sporting ... não existir mais. Porque é assim PLF, desaparecerão, porque a única coisa que move muitos deles é o ritual de sugar o Sporting. Como se fosse um hábito. Hábito fácil ainda por cima, porque conta com a nossa - enquanto corpo plural de sócios e adeptos - conivência.
    Ainda hoje o Sousa Cintra no "Record", ao mesmo tempo que apoia o Godinho Lopes diz que não entende como é que o Sporting perdeu todo o riquíssimo património que tinha. E o que eu não entendo é isto. Ele sabe que património deixou, sabe que esse património não existe mais, e fica-se por aí, não conclui nada. O que eu não entende é isso. O Dias Ferreira ao pé dos vampiros que emagreceram o Sporting é um santo, creio.

    Sobre o Bruno de Carvalho, gostava de ter essa garantia. Uma que dissesse que ele não é um individuo mal intencionado. Não sei se é possível tê-la ou não. Agora se o problema do Bruno de Carvalho estiver somente ao nível de visão ou não concordância com as suas ideias, é que nem é preciso meditar muito sobre a troca PLF.
    Opinião pessoal, nada mais, não tem valor nenhum.

    Sobre o texto desconhecia que tinha como alvo os sportinguistas. Não sei se tem, porque o texto em si não deixa perceber isso: fala do Paulo Bento da mesma forma que fala sobre muita outra coisa. De qualquer das formas não julgo o Dias Ferreira por isso quando tenho outros elementos bem mais relevantes. Temos todos, de resto, porque ele falou anos a fio para todos.

    O Dias Ferreira é um incapaz, inimigo do Sporting? Dá vontade de rir. Tenho quase a certeza que mesmo que tentasse muito, ele, Dias Ferreira, não teria sido capaz nem teria tido tempo de fazer aquilo que outros fizeram em meia dúzia de anos. Aquilo = o Sporting ser há pouco tempo dono de 100, e hoje ser dono de 0.
    Nem o Dias Ferreira nem ninguém que realmente gostasse do Sporting, ou não visse o Sporting como um brinquedo, como mais um projecto, ou mais uma empresa ...

    ResponderEliminar
  23. MM,

    Como fazes dois comentários e o 2º começa com um:

    "É como o Dias Ferreira ...
    Para alguns o Dias Ferreira é um descabido e néscio tresloucado."

    não foi nítido que isto já era um assunto completamente diferente. Pareceu-me inclusivamente, que estabelecias uma comparação entre as situações. Desfeita a confusão portanto.

    ResponderEliminar
  24. MM,

    Perante o actual cenário, não há uma escolha evidente.

    Do que estou convencido - e não costumo estar muito errado nos meus prognósticos - é que se o Bruno Carvalho ganhar, não vai durar muito. Vai durar mesmo muito pouco e teremos eleições rapidamente.

    Mas um ano chega para deixar uma cicatriz profunda. Veja-se o legado do Costinha. Pretendia-se alterar o paradigma, isso mesmo foi comunicado à CMVM, e enterrou-se ainda mais o clube.

    Por último... há dois aspectos que me parecem decisivos e que raramente são analisados. A primeira é a substância da etiqueta da continuidade ou da ruptura: a gestão do Duque não teve nada a ver com a gestão do MRT, ou a do Paulo Andrade, as presidências do Roquette, do Dias da Cunha, do FSF e do JEB também tiveram muito pouco a ver em termos de orientação política. Essa etiqueta é uma simplificação que trata da mesma forma realidades (ideias, objectivos, orientações estratégicas) completamente diferentes. Não foram só os nomes das pessoas que mudaram.

    Depois, convém não esquecer o estado em que estava o Sporting quando a "geração da dívida" entrou no Sporting, ou nos "saudosos" tempos do pós-Rocha, em que o Sporting não pagava (mesmo!) salários nem fornecedores, em que o estádio estava a cair aos pedaços, em que uma bancada foi interditada, em que se começou uma época com 14 jogadores.

    E isto é importante porque temos de olhar para muito mais do que os últimos 15 anos, ou os últimos 30 anos. Temos de olhar para os últimos 105 anos e perceber o que queremos para os próximos 105.

    Vitórias de Pirro, não obrigado.

    ResponderEliminar
  25. Foi completamente impossível acompanhar até agora o debate e por isso agradeço desde já àqueles que fizeram um esforço para ler este extenso post para assim entenderem ao que me propus ao escrevê-lo. Por outro lado não vou perder muito tempo com os comentários de quem nem sequer se dá ao trabalho de passar do título para baixo para de imediato começar a debitar comentários completamente descontextualizados com o artigo e com o histórico do blogue. Agradeço aos que tomaram a minha defesa e que o tenham feito mesmo não concordando com o que escrevi.
    Começo por dizer que (LMGM) o fundo de que falas não está prontinho, o próprio Baltazar o confirmou no debate no Porto, antes sim já foram cumpridas algumas formalidades mas não é ainda possível retirar dele qualquer liquidez. Tanto assim é que o próprio Baltazar afirmou que se não fosse possível ter o dinheiro do fundo disponível no imediato que ele e a sua candidatura bancária o dinheiro em falta.

    ResponderEliminar
  26. (Leão do Porto) Quanto à falta de alternativas parece-me uma falsa questão muito mais à luz do que se sabe hoje e dos sinais que já havia disponíveis então. Pior do que aconteceu era muito difícil. E por isso ainda mais me custa que hoje se considere BdC uma alternativa credível quando sobre ele, sobre as suas ideias e quem o acompanha há muito mais para perceber do que havia sobre a lista Ser Sporting, cujo movimento existia muito antes das eleições e tinha publicações regulares das suas ideias.

    O histórico das nossas opções – neste caso de BdC – permite-nos não só aferir a coerência, a capacidade de análise e de previsão bem como a genuinidade das nossas convicções. Hoje é muito conveniente e fácil defender ou até exigir uma auditoria, porque não foi ela defendida há menos de 2 anos, quando ela era já necessário há muito mais tempo?

    Quanto à discussão das candidaturas concordo que não devemos ficar pela superficialidade das questões, é isso que no fundo aqui tenho procurado fazer, de forma independente. Agora a minha questão é: será que os Sportinguistas estariam dispostos a votar por exemplo em Abrantes Mendes se fosse ele o indicado para nos devolver o Sporting que queríamos? Esta pergunta foi-me feita ontem por um sportinguista e deixou-me a pensar sobre a resposta a dar, ficando a pensar se estaremos de facto capazes de uma discussão sem preconceitos e tão condicionada como está por coisas pouco importantes.

    Não foi por diversos tipos de condicionamento à partida que muitos não conseguiram perceber os perigos que colocava a falta de programa de JEB, que afinal ainda acrescentou outros hoje bem concretos e que nenhum de nós estava capaz de imaginar?

    ResponderEliminar
  27. Leão de Stª Engrácia

    1º Mostrem as fotos ou então ainda melhor o vídeo do Candidato Bruno de Carvalho aos saltos com a vitória de Bettencourt nas ultimas eleições.

    Já que fizeram esta acusação devem ter bases para suportar esta afirmação,ou é mais um ataque infundado daqueles que temos vimos nos últimos tempos?

    Quanto a qualidade deste blog é uma analise que deve ser feita por cada um,a forma como esta a abordar estas eleições fala por si.

    2º- Não noto?Foram poucos se calhar!

    Mas já agora lanço o desafio,já que o fundo financeiro do candidato Bruno Carvalho foi dissecado ate ao fundo gostaria de ver o mesmo sendo feito as formas de financiamento prometidas pelo Sr Eng Godinho Lopes.Afinal não promete só 50 milhões mas sim o dobro disso.

    Posts sobre isto não vi nenhum curiosamente!O que vi e me deixou perplexo(ou nem por isso)foi um autor deste blog a desmentir três publicações desportivas e o próprio Scolari em relação ao interesse de Godinho Lopes na sua aquisição.

    Mal começo a haver criticas a este treinador...muito conveniente.

    3º-Não me leve a mal mas isso diz me muito pouco!Essa conversa é muito bonita mas quando se chega as urnas a história é outra.Quem tem gamebox e vai assiduamente ao estádio o que ouve mais são histórias destas...não me diz muito portanto.

    4º-Este blog tal como muitos outros que existem na blogosfera a sua raison d'etre é a pura crítica!Vivem do caos e descalabro que infelizmente assolam o meu querido clube.

    O dia que houver um Sporting vitorioso é o dia em que deixam de ter conteúdo.



    Critica se o rumo que estas eleições tomaram mas vários blogs por esta blogoesfera foram os primeiros a "apadrinhar" esse tipo de conduta.

    Chegou se ao cúmulo como vi em um site que era membro(era membro a 5 anos e depois disto deixei do ser!!Não tolerei aquilo,foi baixo demais)de arranjar conhecidos economistas de praça para caluniar candidatos.Economista este que nem se importou de por em causa a sua profissão e conhecimentos da sua área e pura e simplesmente mentiu e caluniou!Para sua infelicidade ao contrário do que Abrantes diz nem todos são totós!E alem de ter mentido eu e outras pessoas sabia mos bem a mando de quem ele estava ali.

    É simplesmente vergonhoso a estilo de campanha que tem sido feito e pior ainda ver tanta gente a participar nela.

    É reles,feio e o Sporting merecia melhor que isto.

    Mas parece que as pessoas só são felizes com o clube na desgraça.

    Não vou perder também mais tempo aqui...

    ResponderEliminar
  28. Fazer analises e julgar as pessoas e as ideias todos podemos fazer. Considerar que quem apoia BdC não está a ver o filme todo, e julgar que ele é o proximo Vale e Azevedo é de todo injusto.

    Lembro que não há muito tempo algumas pessoas aqui defenderam a contratação de Costinha para DD do Sporting, se nessa altura alguém aqui viesse dizer que não tinha o perfil desejado talvez fosse criticado por isso. Mas ele foi nosso DD e com as consequencias que dai advieram.

    Dizer que se quer encher a academia com antigos jogadores e que isso é um erro histórico pode me parecer precipitação, pode não ser a medida mais correcta de todas, para mim um misto entre as 2 situações era a preferencial, mas recordo que os nossos figos, futres, quaresma, simão, Crsitiano Ronaldo cresceram sem as condições de hoje e com treinadores como Mario Lino, Fernando Mendes, Juca e outros que tais...e depois que esta linha apareceu nunca mais apareceu um jogador que fizesse mesmo a diferença, apenas Nani que só o final da formação foi feita em Alvalade.

    ResponderEliminar
  29. O efeito Bruno de Carvalho no Sporting Clube de Portugal até poderia ser muito positivo, caso ele se viesse a revelar um novo "Vale e Azevedo".
    Para quem não se recorda foi o efeito Vale e Azevedo que fez despertar outra massa associativa e voltar a unir um clube altamente desavindo.
    Quem sabe se o Bruno de Carvalho ainda não vai ser o catalisador deste clube.
    E não se infira das minhas palavras que o considero algum Vale e Azevedo...
    Não sei nada dele, estava simplesmente a estabelecer um paralelo de comparação.

    ResponderEliminar
  30. Jalex,

    se lesse o texto todo poupava-nos tempo que é precioso para todos:

    "Falta também perceber onde estarão as receitas para financiar as rescisões de contratos que se advinham e o aumento inevitável da folha salarial e com ele os problemas endémicos de tesouraria que afectam o Sporting. Este aspecto é obviamente transversal a todas as candidaturas, bem como o milagre de fazer aparecer os cerca de 15 milhões que são necessários para fechar a época."

    E poupava-nos tempo se lesse pelo menos os artigos mais recentes:

    "E as dúvidas são a dobrar sobre como se irá financiar no dobro do que promete BdC."

    aqui: http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/03/em-quem-votar-dia-26.html



    Quanto ao desmentido sobre o interesse de Godinho Lopes fi-lo por um imperativo de consciência, face à informação que possuo e fi-lo contra o que eu próprio escrevi baseado numa noticia que não o era até ontem.A informação chegou até mim e não foi através de nenhuma das candidaturas em presença.

    Parece-me que uma vez que gostamos todos do Sporting e nenhum de nós concederá que gosta menos que o outro que debatamos de forma livre tudo que está em cima da mesa, e consigamos a independência de espírito de perceber um bom argumento pelo seu valor e não condená-lo e atribuir-lhe interesses obscuros só porque não vai de encontro ao que gostaríamos de ouvir, face ao candidato de que gostamos.

    Quanto ao vídeo, era obviamente uma figura de estilo, já o voto em JEB não o é.

    ResponderEliminar
  31. André:

    A ideia da contratação de Costinha foi aqui defendida inicialmente pelo meu amigo LMGM e antecipada por mim assim que soube da sua desvinculação.

    Essa situação não é comparável à eleição de Bettencourt, sobre isso havia matéria mais que disponível que muitos não quiseram analizar.

    A contratação de Costinha pareceu-me boa, baseado no wishful thinking de que o curriculum como jogador lhe tinha dado bagagem para se tornar um bom DD. Mas não há bons DD´s sem bom-senso e esse whishful thinking saiu-me caro e muito mais ao Sporting.

    É isso que não quero repetir agora. E é preciso muito mais boa-vontade para apostar em Bruno de Carvalho como presidente do Sporting do que em Costinha como DD.

    ResponderEliminar
  32. LdA,

    è pelo caso do Costinha que pode acontecer exactamente o contrario com Inácio. Também me parece que em certas afirmações parece-me que ainda não está preparado para o cargo, mas que temos de dar o beneficio a quem já mostrou sentir o clube. E até ver prefiro quem sinta o clube do que um Carlos Freitas que sinta os bolsos cheios.

    ResponderEliminar
  33. LdA,
    "Será que os Sportinguistas estariam dispostos a votar por exemplo em Abrantes Mendes se fosse ele o indicado para nos devolver o Sporting que queríamos?"
    Não é isso que nós andamos a tentar fazer? A tentar descobrir quem será o mais indicado? Recorrendo ao teu exemplo, SAM evoca o que de melhor há no Sporting, mas vejo-o como alguém pouco menos que só e cujas propostas para solucionar os problemas do clube se resumem a um "depois logo se vê" em todos os domínios. Em face das candidaturas em compita, vejo-me obrigado a fazer um voto de fé nestas eleições, mas não consigo libertar-me totalmente das amarras do concreto. Por isso, excluí SAM das minhas intenções de voto.

    ResponderEliminar
  34. Mais um que acha que um blog/blogger é bom se defender aquilo de que ele julga estar certo...

    Jalex tem bom remédio, faça você um blog como deve ser e divulge a sua opinião.

    Foi o próprio Bruno Carvalho que disse (se não estou em erro na entrevista à Antena 1) que tinha votado em Bettencourt.

    E pergunto eu, qual é o interesse disso? O movimento/lista/tertúlia o que quiserem Ser Sporting tem todos os meios (ou devia ter) para despoletar a mal fadada auditoria. Se nestes anos todos foram incapazes de reunir as condições necessárias para isso não sei como se propõem para dirigir o Sporting (aliás já nem a isso se propõem...).

    Há duas candidaturas que estão sob permanente ataque, Bruno de Carvalho e Godinho Lopes e como dizia o publicitário da Beneton, "não interessa se dizem bem ou mal de mim, interessa é que falem de mim".

    Nenhum candidato vai conseguir cumprir as suas promessas/propostas/programa na globalidade, é impossivel. Nenhum vai construir o pavilhão (até ao fim do seu mandato), nenhum vai acabar com o fosso, nenhum vai mudar cadeiras, reformular o clube, a Academia ou até o futebol.

    A razão é simples, nenhum tem dinheiro para o clube e todas essas medidas implicam verbas do Sporting, não de fundos, nem de banca.

    Para o futuro Presidente ter possibilidade de rapidamente obter sucesso, precisava que a venda de gamebox em Junho próximo fosse a maior de sempre e fenómenos desses dependem de sucessos desportivos anteriores. É no ano seguinte a se ser campeão que se consegue um aumento significativo de vendas os sócios (seja lá onde for) não investem nisso, esperam para ver.

    Essa receita extraordinária em dinheiro vivo num momento de ausência de competição vai ser decisiva para o Nobre Guedes ou o seu sucedâneo poder programar a época desportiva financeiramente. Se as vendas forem fracas lá vai a criatura ter de inventar engenharias financeiras, hipotecas, juros ou o raio que o parta para aguentar o barco.

    Se for possivel sobrevive, se não for voltamos ao filme que o PLF descreveu anterior ao malvado Roquetismo.

    ResponderEliminar
  35. Caro André, como disse o LdA fui eu que defendi a entrada de Costinha, e mais uma vez a minha opinião não mudou, nem acho que tenha sido nenhum descalabro a sua acção.

    Mas na altura em que falei de Costinha, não era ele o único que queria que viesse, nem com funções tão abrangentes como teve.

    Alguém com o perfil de Costinha, tinha de ter um elemento superior a ele a fazer a ligação com a direcção, a minha proposta era Diogo Matos, mas aceito perfeitamente Couceiro teria o mesmo perfil que me agrada. Estes dois Directores um para todo o futebol outro para acompanhamento directo da equipa profissional, necessitavam também de um treinador que lhes garantisse margem para respirar, as minhas hipoteses foram, Domingos, Bilic e MacLaren.

    Esta estrutura não foi feita, entrou Costinha para capataz de balneário, desprezou-se Carvalhal e veio Paulo Sérgio, Couceiro entra um ano depois, para receber a demissão do Presidente... e esta eu nunca vou entender.

    Costinha tem dois erros fatais, a escolha que fez do treinador e o não apresentar a sua demissão após a entrevista que deu à SportTv, de resto geriu o grupo muito melhor que a grande maioria dos que já vi por lá passarem.

    ResponderEliminar
  36. LdA

    Nenhum dos candidatos é perfeito. As listas ainda acentuam mais as fragilidades individuais. O meu voto, tal como há 2 anos atrás será sobretudo de protesto, e pende neste momento para aquele que nunca desempenhou cargos executivos, ou com poder de influência na estrutura empresarial do Sporting. E que não tenha na sua lista acólitos do Roquettismo que tenham tido cargos executivos/directivos, durante o reinado.
    Os rumores de vigarices que surgiram em torno de BdC, mais reforçam a dimensão da ameaça que este candidato constitui. Para mim ver tanta gente nervosa, incluido o Esbugalhado de Reguengos, como lhe chamavam noutro dia no Cacifo, é motivo de ânimo.
    Não acredito em listas de consensos. O clube está todo partido, e só as vitórias e os títulos nos reunirão novamente. A listo de GL é um autêntico Freakshow! Ver lado a lado Pedro Cunha Ferreira, Luís Duque e Carlos Freitas, dá-me a volta ao estômago! Que cozinhado este! Acredito que BdC terá liderança forte e que as fragilidades que, à priori, Inácio e Virgílio terão, podem encontrar no treinador certo, a compensação adequada.
    Barroso é mais dificil de engolir. Mas este, ao contrário de DF fez acto de contrição, e consta-me que a sua "contratação" franqueou a BdC boa antena, na estação televisiva mais vista de Portugal! É 1 cargo de muito prestígio, que não assenta na figura, mas não é executivo, como os de Freitas ou de Futre! Além disso, quer se queira quer não, Barroso vale votos, sobretudo de alguma franja de maior peso no universo votante, pelo que estrategicamente, na óptica do putativo candidato "é bem jogado"! Melhor do que meter o Manel ao lado de GL a dizer que o Sporting precisa de "uma lufada de ar fresco".


    SL

    ResponderEliminar
  37. Cenademaceiros, todos sabemos que o Sporting precisa de uma lufada de ar fresco, o meu receio é que se escancarem as portas e além do ar fresco o Sporting passe de constipado a um doente com pneumonia.

    Ou como diz o PLF no seu post de hoje

    http://bancadanova.blogspot.com/2011/03/quem-e-o-caos.html

    "O Sporting estava numa encruzilhada à partida para as eleições e o que se tem feito até agora tem oscilado entre o mau e o péssimo. Só não escolham é aceleradores."

    Há 2 anos votou-se irracionalmente em JEB com os resultados conhecidos de todos. Hoje parece que o sportinguistas se preparam para, de forma também irracional, em fazer uma opção que tem todos os indicadores de ser pouco segura.

    E é bom lembrar que o roquetismo não é filho de pai incógnito: muitas das eleições foram ganhas por KO e muitos fecharam os olhos às cooptações. A responsabilidade do actual estado de coisas é de muitos mais do que apenas dos dirigentes que lá passaram. O próprio BdC foi apoiante do status quo durante muitos anos, embora hoje não dê jeito nenhum dizê-lo.

    E nem vale a pena falar de Barroso. Houvesse ao menos vergonha!!!

    ResponderEliminar
  38. LdA

    O estado do Sporting é a de um constipado?

    A mim parece-me mais a de uma doença cronica, em que devemos ponderar tratamentos inovadores.


    Eu gostava era de ver o Sporting conseguir romper com este ciclo vicioso infernal em que anda. Até para não ver mais notícias como a de hoje sobre diferenças de tratamento como refere a candidatura independente ao CF.

    Talvez o PLF tenha razão e volte a haver eleições em 2013. Mas quero acreditar que nessa altura será mais fácil retirar do poder "gente nova", sem que haja este condicionamento doentio.

    ResponderEliminar
  39. FCS, a perspectiva de eleições em 2013 pode, em determinados cenários, ser até muito optimista.

    ResponderEliminar
  40. PLF,
    O que eu gostava de entender, ou conhecer, bastava-me conhecer, são as concretas razões que fazem do Bruno de Carvalho um candidato não apetecido. É o quê em concreto?

    O 4-3-3 para todas as equipas do Sporting desde os 8 ao 80? É o Inácio? O Virgílio? É a afirmação vaga do Inácio que diz querer trazer para dentro do Sporting antigas glórias do clube? O Beto? O Iordanov? É o fundo de 50 milhões? A origem do dinheiro dos 3 investidores russos? Dinheiro esse que não financiará o Sporting acrescente-se, porque o dinheiro é para o fundo de jogadores e o fundo é independente do Sporting. É uma ferramenta apenas. Por exemplo eu entendia muito mais que se pusesse em causa o fundo, a sua criação. Dizer-se o que é que está errado nisso. Porque será certamente uma opção, com vantagens e desvantagens, mas não, fala-se é dos investidores russos. E fala-se o quê? Máfia, quando dos investidores russos nada se conhece.

    Então o Bruno de Carvalho - já que se faz o paralelismo com Vale e Azevedo - é ainda pior que o Vale e Azevedo, porque isto de chegar à fala com a máfia Russa não é decerto para qualquer um. E o Bruno de Carvalho teve ou tem de fazê-lo ao mesmo tempo que gasta o seu tempo com os invisuais da Aragão Pinto. Eu por exemplo não conheço o trabalho dessa Fundação mas admito que só me soa bem que o presidente do Sporting seja um individuo ligada a uma causa desse tipo. Mas isto não quer dizer nada, porque lá a gorda que dirigia a fundação para o Cancro ou para a SIDA ao que parece só se usava daquilo para proveito próprio. Bom mas se assim é, há ecos dessa espécie em relação ao Bruno de Carvalho? Deve ser fácil encontrá-los porque se há coisa que Portugal cultiva com orgulhoso hábito são conversas de comadres. A mim por exemplo agrada-me muito que o Bruno de Carvalho pouco fale disso, porque podia perfeitamente fazê-lo. Seria fácil, e ele no entanto não o faz. Isto cai bem. Do mesmo modo, um alto dirigente do Hóquei de Patins "do" Sporting já disse - sem margem para dúvidas - que o Hóquei não apoia nenhum candidato nem serve de chamariz para coisa nenhuma. Recebeu o seu próprio patrocinador e dirigente - Bruno de Carvalho - e recebeu o Godinho Lopes, e não expressou apoio a nenhum deixando isso claro. Mas conhecendo como decerto conhecerá ou privará com o seu dirigente Bruno de Carvalho, também não disse nada que nos fizesse perceber estar ali um papão Vale e Azevedo.

    É por isso que eu pergunto: são as ideias? Que ideias PLF? Para além da do preparador físico? Em que medida seria o Bruno de Carvalho um acelerador que nos conduziria ao fundo do penhasco?

    PLF, isto poderia ter sido escrito por si:
    "Quanto ao que o Venâncio afirmou ao DN, não estou de acordo. O que o Sporting precisa acima de tudo é de competência. Se quem desempenhar funções no clube, for competente e adepto do Sporting melhor ainda. Mas em primeiro lugar tem que estar a competência, qualidade que nos últimos anos não tem sido propriamente abundante em Alvalade", palavras do Virgílio, e que aparentemente contrariam aquela noção negativa que se cola ao Inácio, deste querer levar muito ex-futebolista do Sporting para dentro do Clube, independentemente da sua competência.

    Ou este PLF, eu não me importo e sinto que preciso muito de ter / ver / saber que gente que diz isto está no Sporting e serve-o.

    Vê-se aí um discurso preocupado, genuíno, estruturado. E tudo isto ao mesmo tempo que a transbordar verde por tudo o que é lado. Estou farto de Godinhos Lopes, empresários, banqueiros, Ricciardis e Nobres Guedes. Como diz o Ricardo Andorinho, o Sporting é uma organização que vende Desporto, e é a isso que tem de dedicar-se.

    O Bruno de Carvalho aparentemente está a rodear-se de pessoas com um passado desportivo ligado a um Sporting vencedor. Isto diz-me muito, muito mais do que papões ...

    ResponderEliminar
  41. LdA

    A ameaça de pneumonia trouxe-a Soares Franco. Neste momento o estado é post mortem! Não há nada, para além do nosso potencial. Até juvenis o cabeça de cotonete alienou! Qual é que é medo! Ninguém fará pior que este presidente de cabeça alva. NINGUÉM! É que nem o Boal faria. Eu digo que qualquer um destes candidatos fará melhor. Tenho impressão que BdC poderá fazer um pouco melhor, daí estar inclinado a dar-lhe os meus votos!

    Eu sei que o Roquettismo não é filho de pai incógnito. Todos fomos Roquettistas um dia. Eu fui Roquettista! Acontece que saí de casa há 6 anos, desavindo com o FSF, o padrasto. E com o pai, e o sobrinho e os Ribeiro Telles e todos os outros serôdios da Comissão Liquidatária!

    Pergunto se é de segurança que falamos, que garantias temos dos demais candidatos? De GL? De DF? De PB? Brincamos ou quê? Talvez SAM, sobretudo pela qualidade da base de apoio. Mas SAM é curto. SAM devia ter preparado o terreno há muito tempo. SAM nunca devia ter desistido. Nunca devia ter-se resignado com a derrota que FSF lhe impôs. E SAM chega tarde a esta corrida. SAM apesar de eu acreditar ter o que é possível não tem hipótese de discutir a vitória. BdC tem!

    SL

    ResponderEliminar
  42. "A responsabilidade do actual estado de coisas é de muitos mais do que apenas dos dirigentes que lá passaram. O próprio BdC foi apoiante do status quo durante muitos anos, embora hoje não dê jeito nenhum dizê-lo."

    LdA:

    Já disse aqui e reafirmo. A responsabilidade tb é minha. Tb eu fui apoiante do status quo... Abri os olhos já FSF andava a fazer merda da grossa. 9 ou 10 anos depois do inicio da saga... Outros abriram ainda mais tarde, mas o que me preocupa mesmo são tds aqueles que ainda não os abriram. Ou aqueloutros que se os abriram, já esqueceram o que viram no passado...

    Pergunto-te: e não partilharás tb tu quota parte dessa responsabilidade, amigo Lda? Ou foste sempre oposicionista do Roquettismo?

    Se os candidatos, as listas, os DD, os vices para o futebol, os fundos, as soluções, etc e tal (falta-se saber os treinadores e eventuais jogadores...) se é tudo uma valentíssima merda, uns pq ñ têm credibilidade, outros pq não têm ideias, outros pq não têm experiência, um pq usam o chavão da "ruptura", outros pq querem fugir como o diabo da cruz ao chavão "continuidade", então se não se importam, e uma vez que um dos cinco candidatos um terá que governar tão tormentosa nau, permitam-me optar por escolher como futuro mau presidente do SCP o gajo que olhem... mostrou mais garra e melhor discurso, pronto... E mal ou bem tem sido o único a fazer propostas e a colocá-las à nossa discussão...

    O BdC é incoerente? Pois seja. Os outros são tds mt mais.

    O BdC tem fracas ideias? Pois que tenha. As ideias dos outros são ainda mais fracas... Aqueles que as apresentaram. Pq tb há alguns que se as apresentaram, ninguém (ou muitíssimo poucos) as entenderam... Será que somos todos loiros? Às tantas…

    O BdC tem uma equipa fraquinha? Talvez, acredito. mas nc lá estiveram antes, pelo que ng poderá ter a certeza absoluta do que são capazes... Já de outras equipas SABEMOS que não PRESTAM... Facto.

    Enfim... O que eu realmente gostava de ler a pouco mais de uma semana do dia H, era constatar tendências, escolhas, fazer o saldo á medida que os dados vão-se conhecendo (ou desconhecendo), etc, etc. É que dizer que nenhum presta é a atitude mais cómoda e ficamos sempre bem se a 'coisa' der para efectivamente para o torto…

    (Cont.)

    ResponderEliminar
  43. O que eu gostava de ver respondido ou declarado dos meus consócios sportinguistas é o seguinte: perante o desempenho apresentado dos candidatos, em qual pensam votar neste momento, mesmo se aguardamos por outras informações que poderão alterar o nosso sentido de voto?

    È simples, basta dizer qlq coisa do tipo: perante os factos conhecidos (propostas, nomes, ideias) o menos mau (numa perspectiva pessimista) ou o melhor candidato (na perspectiva optimista) até ao momento é o, ou é a lista do, X Y ou Z.

    E sinceramente é isto que eu não consigo ler de gente que mt prezo na blogosfera… Se calhar se arriscassem mais um bocadinho ajudavam-me a escolher mais… conscientemente. Eu, loiro me confesso…

    De duas coisas tenho a certeza: 1.ª) dia 26 vou votar num dos candidatos que se apresentaram para liderar o CD e a MAG do SCP(CFeD e CL já tenho os votos decididos), ficar em casa e deixar que outros decidam por mim não faz o meu feitio, tenho que arriscar, mesmo sabendo que posso vir arrepender-me. 2.º) dia 27 cá estarei, para enfrentar a luta... Com BdC, com GL, com DF, com PB, com SAM, com o Zé das iscas. E vou dar a oportunidade que dei a JEB... Se mais tempo não lhe dei (a JEB), foi pq os disparates foram tantos e de tal nível de grandeza, que esgotaram-me a paciência depressa.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  44. Quando se perdem debates televisivos, não se apresentam programas eleitorais, não se arranjam soluções financeiras, nem argumentos para explicar listas de continuidade, o truque é contratar um agitador de pacotilha (Cunha Vez), antigo homem da comunicação do Benfica, e começar a fazer jogo sujo, inundando a comunicação social de notícias sobre o candidato Bruno Carvalho. Quando era um ilustre desconhecido, ninguém se importava com ele. Logo que começou a marcar pontos juntos dos sportinguistas, começaram os ataques: vida profissional, pessoal, desportiva, etc. E o curioso é quem coloca em causa a seriedade deste candidato. Uma lista formada por um engenheiro que já foi preso e acusado de fraude, um ex-polícia que foi julgado por violência contra detidos, um ex-vereador que está impedido de sair do país, por suspeitas de corrupção, um vendedor de banha da cobra que foi o pior bastonário da Ordem dos Advogados, passando por todos aqueles que arruinaram o Sporting. Palavras para quê...?

    ResponderEliminar
  45. Virgílio,

    Fiquei entusiasmado com o aparecimento de José Roquette e continuo a pensar que os princípios que apresentou era na altura bons, foram seguidos por muitos, inclusive pelos nossos rivais, mas fomos nós os “pais da ideia” os que perdemos mais por não termos sabido implementar o que era uma boa ideia. Aquilo que hoje se chama roquetismo tem muitas cambiantes e é muito diferente falar-se de Roquete, de Dias da Cunha, FSF e JEB. Não vale a pena historiar o que senti em cada um desses tempos, sou do Sporting, tenho a minha quota de responsabilidade pelas escolhas que fiz, pelas que não fiz, pelo que aqui escrevo, inclusive.

    Não tenho que fazer escolhas por ninguém apenas por mim. Reflecti neste post preocupações que me parecem fazer todo sentido e fi-lo mesmo sabendo que elas são infinitamente minoritárias neste meio. A questão que te coloco é se achas que o que escrevi sobre o fundo não faz sentido e se assim pensas porquê.



    Sentes segurança para fazer a opção por BdC quando grande parte da sua estratégia assenta num fundo que oferece muitas dúvidas, para o qual não parece haver planoB?

    Eu não.

    ResponderEliminar
  46. Enquanto uns discutem o sexo dos anjos, outros, qual formiguinha, vão ganhando, grande Braga, e enorme domingos, e claro Carlos Freitas, a estrutura é importante, não os milhões.

    ResponderEliminar
  47. Vírgilio,
    Onde é que eu posso encontrar o programa e os nomes da lista do Zé das Iscas? :)

    Agora a sério. Não podemos deixar de escolher. Para a direcção ainda não tenho uma decisão tomada, mas já só tenho duas opções, BdC e DF (apesar do Futre... que me continua atravessado).
    Com BdC veio debate, vieram promessas e veio o sonho. Partindo de um "one man show" a obra cresceu muito desde o início, a necessidade aguçou o engenho, colocaram-se questões, colocaram-se problemas, gizaram-se soluções. Os ventos têm corrido de feição e os deuses têm sorrido a BdC. No entanto, continuo a sentir que falta estofo, falta experiência do mundo da bola, experiência essa que tenho muitas dúvidas que o Inácio possa suprir. Contínuo a sentir que há demasiado improviso bem disfarçado. Podem contrapor com António Machado: "caminante, no hay camino, se hace camino al andar", mas, pelo menos, temos de saber onde pisamos.
    Depois o irrealismo de alguns pontos do programa e o fundo dos russos, confesso que o fundo dos russos não me agrada.
    Quanto a DF. Sim, bem sei que o DF é um tipo algo inconsistente, capaz de cometer gaffes e erros, de agir apenas de acordo com os impulsos, de improviso, etc. Mas tem aquilo que o BdC não tem, conhece o futebol português como poucos (dentro e, sobretudo, fora das quatro linhas), terá a seu lado um "ratão" (sim, sim, é o Futre - um "s_c_n_" endiabrado muito capaz de fazer umas "reviengas" a alguns "players" do futebol português mas também... ao próprio Sporting), terá um treinador que eu vi treinar enquanto jogador em Alvalade e quanto ao qual acreditei (era jovem) que iria pelo menos fazer uma meia época de leão ao peito, oriundo de uma escola admirável, membro de uma das selecções que eu mais gostei de ver jogar (com Van Basten, Gullit, etc.), treinador do Barcelona e, junto com o Oceano, capaz de dar arte e garra à nossa equipa.
    Porém, no caso de DF não vejo quaisquer propostas concretas para o presente financiamento do Sporting e isso é assustador.
    Enfim, seja qual for a decisão que tome, não a tomarei fruto de uma convicção inabalável, mas apenas sabendo que tenho de ajudar a escolher quem dirija o meu clube, senão para fora do poço para qual o atiraram, pelo menos de forma a que se possa manter à tona de água.

    ResponderEliminar
  48. Caro LdA,

    Sendo leitor deste blogue já há algum tempo, sei perfeitamente que sempre foi crítico da gestão de JEB e de seus antecessores, e isso ninguém pode por em causa, basta ler o histórico de posts.

    Ao mesmo tempo que lhe reconheço esta faceta, também noto nos posts que tem elaborado para analisar estas eleições que coloca mais enfoque na análise das ideias que BdC tem apresentado do que na análise do que são as propostas dos restantes candidatos (ou a falta delas).

    Sabemos ambos que a luta será a dois, BdC vs. GL, e sabemos ambos que esta será uma oportunidade única para acabar com a série negra do Roquettismo e seus descendentes, por isso menos compreendo a falta de apoio a quem é finalmente alternativa, e que já por mais que uma vez mostrou a credibilidade das suas propostas.

    Quero crer que o LdA e muitos outros que aqui escrevem ainda vão a tempo de unir esforços e apoiar aquele que pode inverter esta queda sem fim do SCP.

    Eu já estive frente a frente com BdC e francamente acredito que fazia bem a muitos dos que aqui escrevem poderem igualmente estar à conversa com este homem, verificado que o homem realmente inspira confiança, que transpira sportinguismo, e acima de tudo que nada tem de parvo.
    Acredito, e outros que conhecem BdC também acreditam, que temos ali presidente para muitos anos.

    Posso estar errado, pois errar é humano mas porra, a alternativa chama-se Godinho Lopes.

    Faltam 8 dias para decidirmos o futuro do Sporting meus caros.

    SL
    José
    (não tenho blogue, sou eu mesmo)

    ResponderEliminar
  49. "O que eu realmente gostava de ler a pouco mais de uma semana do dia H..."

    DIA H = mistura de hora H com dia D!... :)

    LdA:

    Aproxima-se tal dia e tal hora amigo...

    Respondendo às tuas interrogações.

    “Aquilo que hoje se chama roquetismo tem muitas cambiantes e é muito diferente falar-se de Roquete, de Dias da Cunha, FSF e JEB”

    Sim, é verdade. Mas há (essencialmente) duas características comuns a todos eles: a matriz central (ou se quiseres o ideal de clube) que preconizavam para o SCP e, sobretudo, a ausência de conhecimento mínimos de futebol e até do sentir o pulsar SCP. Foram tds mt, mas mesmo mt fracos líderes…TODOS, sem excepção.


    “Não tenho que fazer escolhas por ninguém apenas por mim.”

    Nem eu te peço para decidires por mim ou por outrem... Apenas gostaria de te conhecer uma posição clara sobre o momento que vivemos. Sabes porquê? Porque gosto de saber a posição daqueles que me conquistaram um profundo respeito e a admiração ao longo de centenas de post’s e mts meses de reflexão conjunta. Qd concordo com determinadas ‘escolhas’ não o faço para fazer favores a alguém, por mt amigo que seja desse palguém. Na amizade cabe a palavra discordar.

    “A questão que te coloco é se achas que o que escrevi sobre o fundo não faz sentido e se assim pensas porquê.”

    Lda, claro que fazem sentido. É bom preocuparmo-nos com este Fundo como será bom preocuparmo-nos com tds as restantes propostas que nos são apresentadas. Todas merecem análise cuidada. Umas mais, outras menos, obviamente. O desafio que te coloco a ti, em particular, e a outros que não vou agora especificar, vai mais além deste poste sobre os… "Fundos". (Mas mantendo a conversa apenas nos "Fundos"… ). Já sabemos o que consta o Fundo de BdC. Os seus riscos, virtudes e defeitos, mas dos outros Fundos, dos outros candidatos, não sabemos patavina... Posto isto, qual das propostas te causa maior preocupação? O Fundo que já escrutinamos ou os outros que, à excepção dos milhões, nada mais sabemos?

    “Sentes segurança para fazer a opção por BdC quando grande parte da sua estratégia assenta num fundo que oferece muitas dúvidas, para o qual não parece haver planoB?”

    Não, não sinto segurança. Mas, mais uma vez, sinto-me mt mais inseguro com os outros Fundos de outros candidatos (GL e PB). Ou ausência de qlq solução financeira (vide DF e SAM…). Ora se te parece que BdC não tem plano B, que sentimento predominante te merecem os vários Planos A que por aí andam ao desconhecido?

    Qt à “Origem do dinheiro”… Quer-me parecer que o facto dos investidores serem russos pode provocar algum preconceito (não estou a afirmar que é o teu caso). Mas será que o crime organizado não existe por td o mundo? Se os investidores fossem espanhois, ou norte-americanos causariam a celeuma que estes russos têm causado? Dúvido…

    Aquela estória das calças de ganga do Tiagachov (julgo que se escreverá assim…) é uma coisa ridícula. Como vi noutro comentário exemplificado: então o Comendador Rui Nabeiro, que iniciou a construção do seu império a contrabandear café, é um ilustre mafioso raiano? Bom, tenho que me por a pau, é que às tantas um dos accionistas da empresa em que eu trabalho (minoritário, mas sócio-gerente) tb é mafioso, uma vez que em criança fez contrabando, como gde parte das famílias da localidade raiana donde ele é proveniente… Querem lá ver que os euros que levo de salário para dentro da minha casa é dinheiro sujo? O ponto que eu quero atingir é o seguinte: não sabemos se aqueles 3 russos são uns bandidos ou se são honestos, como não saberíamos se fossem 3 alemães ou chineses desconhecidos… Se não sabemos, mesmo se existem pistas que não nos descansando totalmente nos indicam que assim não seja, pq assumir desde logo que ‘chegou’ a máfia russa ao SCP?

    ResponderEliminar
  50. (Cont.)


    Por fim, tendo acompanhado o teu raciocínio com atenção (como sempre) ao longo destas ultimas semanas, fico com a sensação (reforço que é apenas sensação) de que te inclinas mais para PB… E ainda não compreendi o pq dessa inclinação. Atenção: posso estar enganado, reforço que é só uma impressão minha, logo algo mt pessoal e subjectivo… Mas que tal sensação, justa ou injustamente, se instalou na minha mente, lá isso instalou.

    Gde Abraço.

    ResponderEliminar
  51. LdA, fazes reparos bastante pertinentes tal como o PLF tem vindo a fazer também.

    Julgo que não existem candidaturas perfeitas, mas BdC deve ter o dom da oratória e eu caí nela direitinho.

    Fala de emoção, amoR & paixão ao clube. Fora o seu programa rigorosamente cumprido pelo timing do próprio.

    Nem vale a pena falar dos ataques constantes (de diversos sectores) que este soube superiormente defender-se.

    E concordo com que disse o FCS. – "será mais fácil retirar do poder "gente nova", sem que haja este condicionamento doentio." Ora se isto não é ruptura... pelo menos é um passo em frente

    Mas isso seria pensar no pior cenário possível. algo que acredito profundamente não venha a acontecer

    Uma coisa é certa e que nos unirá eternamente – o Sporting é o nosso grande amor

    ainda ontem na Quinta do Conde BdC falou sobre esse mesmo plano B. julgo que foi colocada essa questão que fazes (sobre o fundo) o video está postado mais acima

    Repito, não é uma candidatura perfeita, mas de longe a mais cativante & séria.

    Sporting sempre

    Um abraço

    ResponderEliminar
  52. LdA

    O que todos os que aqui têm passado, trocando argumentos mais apaixonados, ou tentando racionalizar, evidenciam é que, penso que infelizmente para o Sporting, não apareceu, entre os candidatos, o”Homem”.

    Entre as 6 candidaturas não há uma que me convença a 100%. E tirando aqueles que já decidiram e que só vêem coisas boas no seu eleito, a grande maioria, espero eu, anda a tentar pesar os pós e contras de cada candidatura para fazerem a sua escolha.

    Espero que até 26 haja mais informação que desinformação de modo a que os Sportinguistas possam escolher bem.

    ResponderEliminar
  53. http://www.sportingapoio.com/continuando-a-falar-da-continuacao-continuidade-por-ze-diogo-quintela/

    Eh pá... O Zé Diogo é impagável. Esta crónica é de 'mijar' de tanto rir (o termo correcto para esta crónica é mesmo esse, 'mijar de rir': 90% de riso alarve com 10% de xixi...) :)

    ResponderEliminar
  54. Sporting até morrer,

    Não tenho colocado apenas o enfoque nas ideias de BdC. Não fiz a contabilidade mas creio que tenho falado tanto de BdC como de GL, tendo praticamente deixado de lado SAM, PB e pouco de DF. No entanto encontra vários artigos onde são efectuadas análises que abrangem todas as candidaturas.

    Com tantos candidatos e com tanta informação é impossível fazer o acompanhamento por igual a todas as candidaturas, o que é desde logo uma injustiça. Mas o blog é uma actividade complementar que já me rouba muito tempo disponível, que normalmente retiro ao descanso e ao tempo livre e tenho uma profissão exigente (quem não tem?) em tempo e atenção e também tenho vida familiar e pessoal. No entanto em nenhum momento quero que isso sirva de desculpa para os erros que aqui cometo,nem para a falta de rigor que queiram apontar.

    Eu também estive em frente a BdC, assim como a quase todos os candidatos e acredita que se fosse pela impressão pessoal todos podíamos ficar descansados.

    ResponderEliminar
  55. LdA,
    Estive a ouvir a entrevista de SAM à Antena 1 e recomendo vivamente a sua audição ( http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Abrantes-Mendes-candidato-a-presidencia-dos-Leoes.rtp&article=423789&visual=16&layout=55&tm=67 ). Grande, grande entrevista.
    Vale mesmo a pena.

    ResponderEliminar
  56. Virgílio,
    Ficaria muito mais tranquilo comigo mesmo se tivesse já encontrado alguma candidatura onde me pudesse rever ou sentir acolhimento de algumas ideias que considero fundamentais para o clube. Ao invés o que vejo é algo entre a demagogia, a irresponsabilidade e desconhecimento.

    Se tenho aqui manifestado tantas dúvidas em relação a BdC é precisamente pelo fundo e pelas ideias que o Inácio vem apresentando ( a ser verdade o que dizem hoje os jornais sobre as aquisições...)

    Apesar de não o manifestar no post pessoalmente tenho muitas dúvidas que o dinheiro chegue mesmo algum dia a Lisboa, se chega na totalidade e a tempo da época. Desde o inicio que me parece uma história mal contada por todas as peripécias à sua volta.

    Olha teria ficado muito mais tranquilo se soubesse por exemplo que a viagem a Moscovo de BdC tivesse sido na companhia do vice para a área económica, isto é, que tudo não gravitasse em torno de BdC em exclusivo por razões mais que óbvias.

    Vivi o tempo de Jorge Gonçalves e a situação compara-se. Os Sportinguistas estavam cheios de humilhações (equipas a jogar mau futebol, épocas perdidas antes de começar, aquisições duvidosas, etc) e foram atrás das unhas de JG.

    O homem cheio de boa vontade também queria tirar o Sporting do charco esperava financiamentos estrangeiros que nunca chegaram, Rijkaard só treinou, Silas, Douglas, Rodriguez, Eskilson mais as facturas de água em atraso e outras contas acabaram por ser pagos por Cintra.

    ResponderEliminar
  57. Mais, SAM nunca disse que o Sporting é um clube de tótós, naquele contexto o que ele disse foi que estava farto de um clube de tótós que aceita tudo e mais alguma coisa, referindo-se claramente aos "c_roquettianos" (FSF, JEB, etc.).

    ResponderEliminar
  58. 10A, essa questão do clube de totós valeu-me aqui uma "reprimenda" do LMP que julgo ter ficado esclarecido:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/03/duas-desistencias-num-so-dia.html

    Como eu disse sobre o debate realizado aqui no Porto fiquei mt impressionado com postura do representante de SAM. Vou ouvir a entrevista mais logo, obrigado.

    ResponderEliminar
  59. Entrevista de Bruno Carvalho ao Diário Económico:

    http://economico.sapo.pt/noticias/deixaremos-de-ser-o-menos-grande_113685.html

    http://economico.sapo.pt/noticias/se-for-eleito-o-sporting-estara-a-lutar-pelo-titulo-na-proxima-epoca_113684.html

    Destaco esta:
    "O engenheiro Godinho Lopes quando diz que quer por na Academia a fotografia do vencedor da taça das taças de 1966 eu pergunto o que me interessa ver o Borussia Dortmund? O Sporting venceu em 63/64, portanto que ele não sabe de futebol sei eu e todos os sportinguistas."

    ResponderEliminar
  60. LdA

    Por acaso sempre simpatizei com o SAm e, na verdade, era isso que defendia.
    Votar em quem tem o melhor programa para o futuro e não milhões, DD e treinadores. Isso é que eu acho redutor. Votar num treinador?? Se ainda fosse o Mourinho, agora Rijkard?

    Só tenho pena é que SAM de tenha deixado arrastar em vez de aparecer, falar e tentar tomar uma importância maior do que a que tem.
    O que uns têm a mais ( GL em controlo de imagem) outros tem a menos (SAM)

    A única coisa que sei até agora é que GL mais me parece um cancro do que uma vacina!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (8) 40anosdisto (4) 8 (88) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (52) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (6) andebol 24/25 (1) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) aquisições 2024/25 (2) arbitragem (113) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (13) basquetebol 22/23 (2) basquetebol 24/25 (1) Bastidores (85) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeões europeus (1) campeões nacionais 23/24 (4) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (9) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (3) clássicos (12) Coates (6) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (8) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) Debast (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (101) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (7) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (9) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) eterno capitão (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (11) futebol de praia (1) futebol feminino (7) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futsal 23/24 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (32) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (11) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (21) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hóquei em Patins 23/24 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (7) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (7) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kovacevic (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (26) Liga 24/25 (9) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões 2024/25 (4) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (3) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (10) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Martim Costa (1) Martinez (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) mercado 24/25 (1) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (126) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) Neto (1) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (10) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (8) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (9) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (4) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quenda (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (49) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (25) Rúben Amorim (3) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (45) seleccionador nacional (12) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça 2024 (1) Supertaça Feminina (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (14) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (5) Taça de Portugal 24/25 (1) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tetra futsal (1) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (5) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (15) VAR (5) Varandas (30) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (6) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)