quarta-feira, 9 de março de 2011

Em quem votar dia 26?

Faltam 2 semanas e meia para o acto eleitoral e parece estar definido o primeiro sentido de voto dos Sportinguistas, como revela a sondagem ontem publicada pela "Bola". É talvez uma boa altura para reflectir sobre o que até agora tem sido proposto aos Sportinguistas. Uma vez que, à medida que o tempo encurta, são cada vez em maior número os comentários desprovidos de objectividade e sem qualquer relação com os artigos aqui escritos gostava de deixar claro 3 aspectos fundamentais: (i) não tenho nenhuma pretensão em fornecer qualquer indicação de voto ou de aconselhar alguém, até porque (ii) não tenho nenhuma decisão tomada, (por razões que se entenderão abaixo), e (iii) e não tenho qualquer reserva mental em relação a nenhuma das candidaturas em presença. Se, no interesse do clube, estivesse certo de que havia uma candidatura capaz de devolver ao Sporting o seu estatuto e di-lo-ia abertamente, tal como fiz nas anteriores eleições.

Antes da apreciação propriamente dita às candidaturas devo dizer que o debate em torno das  respectivas propostas tem sido decepcionante, porque estas se têm centrado em questões laterais, com doses maciças de emoção, sem grande substância, ou fixação num passado que não voltará. Primeiro eram os fundos de Braz da Silva, agora são os milhões de GLopes, os fundos de BdCarvalho, tendo-se assistido, no debate decorrido na SIC, a algumas propostas absolutamente caricatas. Por outro lado não vislumbro em nenhuma das candidaturas a promessa de uma liderança simultâneamente esclarecida e agregadora, que nesta altura seria crucial no sentido de o Sporting recuperar o tempo perdido. Muito menos a ruptura que todos reclamam encarnar. Das propostas até agora avançadas há alguma garantia de melhor aproveitamento dos recursos, melhor utilização do dinheiro, de maior mobilização dos Sportinguistas em torno do clube e sobretudo melhor prestação desportiva, que assim seria sim a ruptura necessária? Com tanto por definir por parte das candidaturas surpreende-me a segurança com que se vai tomando partido, que mais me parece  uma nova série de cheques em branco.

Bruno de Carvalho tem sido anunciado por todos como a lista da ruptura e com isso granjeado muitos apoios, também porque, de todos, tem sido o que tem sabido cavalgar melhor a onda de descontentamento. E quando vejo o que hoje se diz de BdC lembro-me inevitavelmente do que foi dito sobre a lista Ser Sporting encabeçada por PPCristóvão. À lista Ser Sporting apontava-se falta de credibilidade, apesar de pouco ter prometido e ter por trás uma linha de pensamento com vários textos publicados, desde o Leão de Verdade (designação infeliz, mas com conteúdo em que me revi muitas vezes) até à constituição do movimento Ser Sporting. E, ao contrário do que agora acontece com BdC, havia uma equipa a que se juntou um cabeça de lista. De BdC conhece-se apenas o próprio e mais logo ficaremos a saber quem acompanha, mas a questão da credibilidade e da sua capacidade não parece agora ser importante.

Não sou dos que vê na idade de BdC um problema e mesmo que o desconhecimento do seu percurso é um óbice. Concentro-me apenas do que conheço das suas propostas para ter dúvidas e receios. Dúvidas de que o próprio é responsável por até ao momento não esclarecer como vai arranjar os 50 milhões, quem são os investidores que o acompanham, e em que moldes disponibilizam o dinheiro ao Sporting, não sendo nenhum dos itens despiciendo. Dúvidas por não ter avançado ainda com o nome do seu treinador, tendo apenas anunciado que é português ou estrangeiro! Isto é, qualquer um. E muitos receios me provocam o pouco que tornou claro. Desde a escolha de Inácio para o acompanhar, cujo Sportinguismo não duvido, mas cuja competência é mais que questionável. Entre ele, Futre e Freitas parece-me o menos capaz, duvido do seu conhecimento do mercado e das suas ideias para o futebol, e entre os 3 o diabo que escolha. Receios que entre ele e Inácio tenham já escolhido 8/9 jogadores, como anunciou já BdC, sem ter ainda treinador. Receios quando ouço dizer que se quer implementar o 4x3x3 em todo o futebol do Sporting e que se for preciso contrata um preparador físico. Porquê o 4x3x3 e não o 4x1x3x2,  ou o 4x2x3x1? Que treinador conceituado ou não aceita este tipo de intromissão no seu trabalho? Paulo Sérgio?... Alguém ouviu Florentino Peres ou Sandro Rosel ou mesmo LFV ou PdC pronunciar-se sobre tácticas? Estamos a eleger um presidente ou um treinador de bancada?

A candidatura de Godinho Lopes assumiu-se inicialmente como uma candidatura de consenso, facto que foi desmentido pela pulverização de candidaturas, como antes assinalei. E esse desmentido é mais inequívoco ao aparecerem 2 candidaturas que saem de elementos que fizeram parte de corpos sociais (Dias Ferreira) ou da SAD (Baltazar) e que lhe pode fazer perigar a eleição por dispersão de votos. Sem querer por em causa o legitimo exercício de cidadania de todos os seus constituintes, parece-me que, face aos resultados dos últimos anos, era altura de esta linha de gestores ter já abdicado de livre vontade, por óbvia  falta de competência, deixando os sócios escolher outros protagonistas. O clube merecia essa grandeza de espírito. Assim é até bem provável serem encaminhados até à porta, pela expressão dos votos dos associados. Para isso concorrerá muito uma péssima escolha para cabeça de lista GL, que tem gravado na testa o despesismo e a incompetência. Embora GL se tente colar aos 2 títulos ganhos nos 4 anos em que fez parte da direcção do Sporting, do que ele não se consegue esquivar é que na área que lhe competia ficou um estádio anacrónico, e uma série de operações imobiliárias nebulosas. O status quo desta vez facilitou como nunca e deu mais uma vez como garantida a eleição, tendo ainda a veleidade de negociar com aquele que designou como sucessor a saída de Liedson e as contas do clube. E as dúvidas são a dobrar sobre como se irá financiar no dobro do que promete BdC.

Dias Ferreira
está longe de ser um desconhecido como BdC mas partilha com ele os procedimentos: anunciou o seu homem para o futebol, indo um pouco mais longe e indicando o seu treinador, onde não foi de economias: campeão europeu como jogador e treinador e ainda por cima um nome que deixou água na boca aos Sportinguistas. Se o nome de Rijkaard é um trunfo o de Futre é daninho para os seus interesses e os mais de 10 pontos percentuais que o afastam dos da frente demonstram-no. Tal como BdC não se conhece quem o acompanha, constituindo uma surpresa a inclusão do seu compagnon de route Paulo Abreu na lista de GL. Há quem até já tenha proposto a fusão da sua candidatura com BdC, o que poderia desequilibrar em definitivo as preferências em favor daquele. Não creio que seja possível porque nem DF nem BdC aceitarão ser número 2 um do outro. Não negligenciaria de imediato o potencial de DF, pela sua exposição pública e por poder espreitar os deslizes dos que o precedem nas preferências. No debate na SIC foi DF quem teve a pose presidencial que me parece mais adequada às necessidades do clube: o clube é um projecto desportivo, o valor real do ecletismo, desmitificando as relações com os nossos principais credores, os bancos.

Sobre os outros 3 candidatos abrevio o discurso. Começo por Baltazar, aquele que mais me decepcionou. Se a sua participação no debate fez da sua candidatura uma nada-morta o enunciado das suas propostas é absolutamente fatal. Esperava muito mais de uma lista que se anunciava como uma "ruptura inteligente". É um óbvio sinal de fraqueza a tentativa de fusão em curso  com BdC e este só teria perder. Abrantes Mendes é aquilo que se pode considerar uma reserva moral do Sporting, pela seriedade do seu discurso e por denunciar há muito o resultado inevitavelmente desastroso das opções que fomos tomando. Mas nunca conseguiu libertar-se da imagem daquele que aparece apenas nas horas más, sem oferecer alternativas, nem do estigma de ter estado associado a Jorge Gonçalves. Zeferino Boal é capaz de ser  primeiro desistente e provavelmente em favor de BdC. Vai uma aposta?

16 comentários:

  1. Acredito que Zeferino Boal, Pedro Baltazar e Abrantes Mendes desistam em favor de Bruno Carvalho. Ou talvez Abrantes Mendes possa desistir em favor de Dias Ferreira, até.

    Mas no fim iremos ter apenas 3 listas candidatas. Hoje apareceu uma noticia que Frank de Boer poderá ser o treinador do Godinho Lopes. Assim sendo será uma aposta de risco, uma vez que só tem percursos de treinador em camadas jovens do Ajax, tendo pegado na equipa neste último ano de 2010 quando o treinador principal foi despedido.

    ResponderEliminar
  2. Bom texto. Só acho que erraste num pormenor, em que o candidato Bruno de Carvalho tem menos conhecimento do mercado e do futebol. De todos, é com certeza o que mais percebe de futebol, já que tem um curso de treinador nível II (se não me falha a memória), além de ter apresentado um projecto credível e estruturado (aproveitando o projecto do José Eduardo).

    O resto da estrutura directiva e treinador que irá apresentar será crucial, nas eleições.

    Se a sua escolha for num treinador como: Leonardo Jardim, Rui Vitória, Domingos Paciência... perderá com certeza muitos votos, mesmo estes seres bastante promissores.

    Se apresentar um treinador como: Michael Laudrup, Martin O´Neil, Steve McLaren, Marcelo Bielsa..(maioria claramente utópica), ganha de certeza as eleições juntando um bom director-desportivo, com conhecimentos do mercado (Luís Freitas-Lobo).


    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Já disse por outras palavras basicamente o mesmo. Quem disser mais que aquilo que escreveu não é correcto. Um dos primeiros três terá o nosso futuro nas mãos e nenhum deles nos enche as medidas a 100%.


    Ficou hoje comprovado que o jornal onde escreve uma mulher saída do cruzamento entre um Galgo Afegão e um Esfregão de Arame dotada de gengivas negras, cabelo oleoso, pele bronzeada do tabaco, sorriso de bebedolas, e casada com um cineasta bizarro, está deveras interessado em influenciar a escolha do próximo presidente leonino.


    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. tenho em mim que BdC vai ser muito importante no futuro do Sporting. Acho sinceramente e analisando os dados duma forma mais afastada, que o BdC tinha muito a ganhar numa fusão com o DF. DF não é concensual por causa de Futre, mas já mostrou que a sua personalidade nãi vai permitir as habituais brincadeira de que o sporting é alvo, seja de adeptos adversários, dirigentes adversários, comentadores desportivos, arbitros e policias. tem muito mais nervo que BdC o que nesta fase da vida do Sporting me parece essencial. alem disto, há um factor que considero muito importante. uma candidatura com DF e BdC com DF na frente,iria permitir a BdC entrar no mundo do futebol duma forma mais subtil, sem o desgaste inerente ao lugar de presidente, podendo assim, no próximo mandato, assumir-se como homem capaz de liderar o sporting durante muitos e bons anos. este primeiro mandato poderia ser um "estágio".

    ResponderEliminar
  5. Godinho Lopes diz que os 100 milhões vêm de investidores e da banca. Acho não há dúvida nenhuma em como é o BPI que está por detrás. Aliás a filha do CEO do banco, Daisy Ulrich está na lista dele.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros amigos, faz sensivelmente 3 semanas que o Bruno Carvalho se reuniu com o M. Laudrup no C.C. Vasco da Gama, mais concretamente na esplanada deste espaço comercial. Junto dele estava a esposa do M. Laudrup, gira e cheia de tiques, e, muito bem dispostos com o diálogo que estavam a ter. Se não for este o treindor do Bruno Carvalho, pelo menos foi um dos sondados.
    Por isso esqueçam o Laudrup na candidatura do G. Lopes como alguns jornais lançaram.

    ResponderEliminar
  7. Em relação á candidatura de BdC é importante não esquecer que todas as dúvidas existentes já foram comentadas pelo próprio.
    No final do dia de hoje BdC irá apresentar os nomes dos restantes órgãos sócias que o irão acompanhar e os investidores que irão financiar o clube serão apresentados em princípio entre os próximos dias 14 e 16. Por isso tenham calma que a seu tempo BdC colocará todas as cartas sobre a mesa ao contrário de todos os outros candidatos que por esta altura nem programa eleitoral têm.

    ResponderEliminar
  8. LdA:

    Temos seis candidatos nenhum de ‘encher o olho’, todos com defeitos. Certíssimo. Mas, entre os seis ainda há em quem descortine algumas virtudes, para além dos óbvios defeitos que, ressalvo, poderão ser corrigidos… Por exemplo: os Fundos anunciados ainda vão a tempo de ser apresentados, explicados e, posteriormente, esmiuçados. Por nós. Também pelos adversários, mas neste caso com o sentido de alerta ao máximo, afim de destrinçar se as eventuais criticas terão, ou não, razão de existir. Estamos em campanha, é preciso não esquecer. O mesmo se passa relativamente ao restantes elementos dos O.S. e/ou equipe técnica nas listas que ainda não os apresentaram.

    Como dizia, temos seis candidatos, mas dentro dos seis há casos que, por manifesta falta de credibilidade, estão já por mim colocados de parte.

    Godinho Lopes. Nem valeria a pena acrescentar mais ao que está descrito no post, mas sempre vou adicionando que a constituição da Lista do CD foi feita, nitidamente, com o objectivo de agradar (leia-se caçar votos) em supostas tendências do associativismo leonino…

    Boal e Abrantes Mendes, não têm soluções. Honra lhes seja feita ao facto de ambos serem opositores do 'status quo' desde à longa data, praticamente desde o inicio do projecto roquette… Acrescente-se o discurso cordato, articulado e emotivo do Juiz, que nos enche a alma… A questão é que não chega a paixão, nem o acerto do diagnostico profetizado muito antes de praticamente todos os restantes associados, é preciso muito mais… E, lá está, não se notam soluções que convençam, nem em Boal, nem Abrantes Mendes. SAM é uma reserva moral, sim. Zeferino Boal poderá ser uma espécie de José Manuel Coelho das nossas eleições 2011…

    Dias Ferreira já deu muita cambalhota. Com quedas de escadarias incluídas… A escolha de Paulo Futre foi péssima. E fez-nos recordar as incongruências do passado. Qd no final do debate do passado sábado elogiei a sua postura, fi-lo pq achei justo realçar o seu discurso hábil e (pasmo) ponderado. Reconheço, por isso que no debate poderá ter ganho votos, mas não os meus. Isso e Riykaard e Oceano. Não se pode menosprezar a importância e o fascinio de certos nomes...

    Pedro Baltazar: um desastre a comunicar. Uma lista muito suspeita, com Santana Lopes à cabeça. Depois não consigo encaixar aquela famosa 'giga-joga' das acções da SAD. E como não vou à bola com 'giga-jogas', menos ainda as que incluem penhoras de passes de jogadores lá pelo meio… Muito dificilmente confiarei os meus botos em PB. Depois, foi visível a sua ‘visão do clube: Futebol, futebol, futebol e só depois é que vem… o futebol. Fiquei com a nítida sensação que ainda se espalhava mais do que aquilo que já se espalhou, relativamente ao assunto ecletismo. O Futsal deu bronca, mas NUNCA pareceu realmente convencido de que se deverá apostar nas modalidades. Entretanto, já tentou emendar a mão, depois das reacções negativas ao seu desempenho e mensagem gaguejadas no sábado à noite. Pavilhão? Só com garantias de que temos financiamento a 100%. Resumindo, não partilho da visão que tem para o clube e não me parece que seja solução. Também já anunciou Fundos, embora de menor calibre face aos números de BdC e de GL. Entretanto começou a baloiçar e a piscar o olho ao BdC… Sinal de fraqueza?

    (Cont.)

    ResponderEliminar
  9. Resta, precisamente, o Bruno de Carvalho. Resta-me esta tábua de salvação. Neste momento, digo que se o meu voto não está decidido, pq ainda posso mudar de opinião mediante novos dados, mas a verdade é que nesta altura inclino-me para ele. Pq não diz que é de ruptura pq parece bem e, dado o momento, pode gerar mts votos. Não. Promete acções concretas que revolucionam as intenções dos últimos executivos do SCP: a auditoria externa e independente é um exemplo. E uma auditoria contabilística e à gestão dos ultima década / décda e meia. Aqui está um exemplo de que pretende promover mudanças. O facto de contactar jogadores (pareceu-me que não estão contratados como afirmas LdA…) não me parece mal. Se se pretende preparar a próxima época é bom que se iniciem desde já contactos, que poderão ser concretizáveis em função de ganhar as eleições e, caso tal suceda, do seu futuro treinador as avalizar.

    O erro evidente, que apesar de tudo não é grave, uma vez que é reversível, está na introdução das questões tácticas no debate…. Curiosamente ainda ontem surgiu essa questão na caixa de comentários do “Cacifo do Paulinho” pelo que incluo os links sobre a avaliação que lá fiz relativamente a essa situação:

    http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2011/03/08/godinho-lopes-nao-pode-ganhar/#comment-36422


    http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2011/03/08/godinho-lopes-nao-pode-ganhar/#comment-36440


    O FUNDO dos 50M€ tem que, obviamente, ser explicado. O treinador tem que ser apresentado. Os O.S. serão hj anunciados. Veremos.

    Por fim, repito aquilo que venho dizendo. BdC tem hipóteses de vencer. Mas apenas se fizer uma campanha imaculada. Basta falhar num dos itens que tem em stand by e … Adeus ó Vindima. Será quase certo que teremos GL e a continuidade, mesmo podre, mais uns anitos à frente dos destinos do SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Voltando um pouco atrás ao debate, para mim o vencedor foi Dias Ferreira, foi o que disse menos asneiras, mas assim que que foi confrontado por Boal, mostrou a sua personalidade.

    Bruno Carvalho, aproveitou bem a ocasião para se apresentar, mas à semelhança de todos, adiou qualquer concretização sobre o que pretende fazer.

    Godinho mostrou que não sabe tirar o som do I-Pad e que deve existir gente lá na lista que sabe tudo, e que 295 milhões menos 70 dá 225, mais os quarenta e o pavilhão e dará 200 e tal com um treinador estrangeiro e agora é que vai ser.

    Baltazar, em quem depositava a minha velinha no fundo do túnel, destacou-se por não ter levado o I-Pad mas deviam lá estar arquivadas as suas ideias e propostas. Ficamos só a saber que ele nunca deve ter visto outro desporto que não o futebol de 11, e que em 82 tal como eu venerava o Zico e sus muchachos.

    O Boal é o maior!!!!! E tem uma impressora de jacto de tinta.

    Abrantes Mendes, tem Sporting nas veias, gostava de ver aquele coração a transpirar Sporting na Academia é aquela mensagem que os nossos atletas precisam de beber. Adiou para um melhor timing as suas opções.

    Resumindo, todos têm mais ou menos as mesmas soluções, venham elas da banca ou da venda de patrimonio desportivo. Nenhum me disse como pretende acabar com o defice entre receitas e despesas.

    Portanto, seja qual for o eleito, vamos investir! Entretanto há mais uns que se pretendem afastar, conforme for eleito, Inácio, Cristóvão, Futre ou Santana Lopes.

    A fotografia espelha bem o Sporting, tudos têm um dedo para apontar ao vizinho e nenhum está preocupado com os quatro que apontam para ele.

    Entramos agora na fase dos cozinhados, onde Godinho Lopes estará em desvantagem porque a sua lista já é um Menu completo.

    P.S.- Com o ruido a diminuir dentro de portas, até parece que Nobre Guedes e Couceiro podiam ficar mais uns anos enquanto os Talibans fazem a sua guerrilha nas ruas...

    ResponderEliminar
  11. Virgílio,

    parece-me muito pouco a apenas a auditoria e sem nada que diferencie realmente dos restantes.

    Ele atira com 50milhões o GL com 100 mas se foram tão mal gastos como os anteriores é prejuízo nem sequer investimento.

    Qual é a ideia concreta que me permite ter esperança que o futebol vá ser mais competitivo, que as modalidades idem idem aspas, p.ex.?

    O Sporting não pode fazer apenas a ruptura com a classe instalada, tem que o fazer também e sobretudo em relação aos procedimentos e aí o que vejo é dizerem todos mais ou menos a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vez, excelente análise.

    Vão ser umas eleições interessantes. Pela primeira vez desde 1995, o tom dominante é de ruptura com o passado recente - quão longe estamos do "mais uns treinos e um pouco de sorte" que ganharam as eleições de 2009. Até a continuidade se encontra dispersa por várias candidaturas - embora representada sobretudo em Godinho Lopes (nas pessoas) e Baltazar (no discurso). Um detalhe: vamos ter provavelmente um presidente eleito com menos de 50% dos votos, o que pode ser uma fonte de fragilidade. Fazia sentido os estatutos preverem uma segunda volta nestes casos.

    Sendo certo que representaria uma melhoria face ao desvario de JEB e ao miserabilismo militante de Franco, Godinho Lopes tem muita coisa preocupante. Parece uma lista sem coerência, montada para caçar votos e que se desmembrará em recriminações mútuas à mínima dificuldade. Propõe uma liderança bicéfala no futebol - meio caminho andado para o conflito - à qual parece atribuir capacidades mágicas, ainda que não se perceba no que é que Carlos Freitas melhorou face à mediocridade que sempre lhe conhecemos. O seu passado no clube está ligado aos erros de concepção do novo estádio (pavilhão, fosso, etc.), às derrapagens financeiras na sua construção e às negociações nubelosas na venda de terrenos do antigo. E nomes como De Boer - mas não estamos já pelos cabelos com treinadores inexperientes?! - não tranquilizam ninguém.

    Bruno Carvalho tem um discurso de ruptura e a (grande) vantagem de não ter rigorosamente nada a ver com o que se passou no clube nos últimos anos. Mas não me convence na substância. Ir buscar o projecto de José Eduardo - que é pouco mais do que um rol de banalidades - não abona nada em seu favor. E depois todos temos um carinho especial pelo Inácio, mas está longe de ser um nome que vá fazer a diferença no mercado internacional.

    Quanto a Dias Ferreira, disseste tudo. Discurso ambicioso, opção por um treinador de topo, desdramatização da relação com os bancos, reactivação do basquete e do voleibol (que nunca se percebeu porque acabaram). Incorrendo na ira dos meus consócios, acho Futre de longe o melhor nome para director desportivo que apareceu até agora e estou-me nas tintas para as suas frases sobre o Benfica. Tem nome e experiência internacional e um trabalho interessante em condições difíceis no Atlético. Se há alguém capaz de atrair jogadores de renome entre os que apareceram até agora, parece-me ele.

    O pior é não se saber quem o acompanha na lista e o próprio passado do candidato. Também ele esteve aos pulos ao lado de JEB no dia 6 de Junho de 2009 - e não me venham dizer que não era possível adivinhar o futuro, porque estava na cara o que ia acontecer.

    Continuo a achar que fundir as candidaturas de Dias Ferreira e Bruno Carvalho é a única forma de derrotar Godinho Lopes. É uma oportunidade histórica, e espero que os dois consigam pôr de lado os egos para a aproveitarem.

    ResponderEliminar
  13. LdA:

    É pouco? É. Mesmo assim é mais do que os outros. Se leste o programa tb lá estão mais algumas ideias. São todas válidas ou exequíveis? se calhar não. São novas? Nem por isso, mas se foram aplicadas, vá lá, metade das ideias positivas que apresenta, sempre seria melhor que aquilo que vamos tendo e que é um valente ZERO...

    Qt à capacidade das implementar... É uma porra, mas só se saberá depois de os elegermos e virmos se cumprem com o que prometeram e se têm capacidade de concretizar as ideias.

    Já me conheces, enquanto existir uma réstia de esperança, não desisto. Para mim, Bruno de Carvalho é isso: uma migalha de esperança ou, se quiseres, a tal 'tábua de salvação' em que me posso agarrar ao invés de me afogar.. neste momento vou esbracejando, mantendo-me à tona de água. Não me quieras afogar já. Pelo menos até as 19:00 horas de hoje. Esse será o primeiro passo para aferir o que realmente vale a lista de BdC. E se correr bem, lá contnuarei a dar mais umas braçadas na direcção da tábua.

    Abraço, caro amigo.

    ResponderEliminar
  14. "... umas braçadas na direcção da tábua"

    na direcção... da salvação... Aiii. :)


    A DIVULGAR... "POR UM DEBATE DIFERENTE":


    http://sportingrecuperaridentidadeperdida.blogspot.com/2011/03/manifesto-por-um-debate-diferente-sobre.html

    SL

    ResponderEliminar
  15. Afinal não só eu que acho que os sócios do SCP vão ter de escolher: O MENOS MAU. E isso é miserável para um clube com a grandeza do SCP. Tantos candidatos e tão maus.
    Até agora nenhum deles leva os meus votos. Não falaram nada ou falaram superficialmente daquilo que verdadeiramente interessa...

    ResponderEliminar
  16. José Alvalade,

    No seu lugar no mínimo pedia desculpas pelas acusações precipitadas que fez anteriormente.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)