domingo, 13 de março de 2011

Bruno de Carvalho, ontem no Solar do Norte

Ontem foi um dia especial por grande parte do tempo disponível ter sido preenchido pelo Sporting. Ao final da tarde ida para o estádio dos Arcos, onde debaixo de chuva e entre confraternização com alguns amigos que não via há algum tempo e a oportunidade de conhecer alguns Sportinguistas de carne e osso, cujo conhecimento era apenas virtual, assistimos a um dilúvio de mau futebol. Que só não foi traduzido em dilúvio de golos na nossa baliza por falta de pontaria dos avançados de Vila do Conde e que nos impediu de "comemorarmos"  os 7 anos de uma das derrotas mais embaraçosas dos últimos anos, por 4-0. Após o jogo deslocamo-nos ao Solar do Norte, onde decorreria a apresentação da candidatura da A.A.S. ao Conselho Leonino, da candidatura Ser Sporting ao Conselho Fiscal e Disciplinar assim como da candidatura de Bruno de Carvalho à generalidade dos órgãos sociais. Assim se explica a razão pela qual não pude contribuir nem acompanhar o debate aqui ocorrido no post "A excelência da prospecção de GLopes hoje ao Expresso", agradecendo a contribuição dos que o promoveram.

Há muito que acompanho a actividade da AAS e do movimento Ser Sporting, e que me identifico com generalidade das suas propostas pelo que contarão com o meu voto nas próximas eleições e cujas listas subscrevo. Tal como dizia Frederico Abreu na apresentação da sua candidatura, o Sporting teria ganho muito se existisse uma real separação de poderes entre os órgãos executivos, consultivos e fiscalizadores. Ganho seguramente em transparência e possivelmente em eficácia na utilização de recursos. Ao invés, assistimos à promiscuidade e à opacidade. Quer um quer outro órgão e sobretudo o clube têm a ganhar com a presença de listas independentes do Conselho Directivo. Ambas as candidaturas fizeram a apresentação das suas propostas, tendo Vítor Manuel Sousa feito a apresentação da candidatura da AAS, por ausência de Pedro Faleiro Silva, que na segunda-feira tem reunião Nyon com o staff de Platini, no âmbito das suas funções na F.S. E., federação de adeptos ao nível europeu. Da candidatura Ser Sporting a apresentação esteve a cargo do seu cabeça de lista Frederico Abreu.

A apresentação da candidatura de Bruno de Carvalho, feita pelo próprio, ficou marcada pela declaração prévia do candidato onde, além de refutar e repudiar de forma veemente as acusações de Godinho Lopes e Pedro Baltazar, demonstrou a sua indignação pela forma como nos últimos dias têm sido postos a circular rumores, que o próprio diz não terem fundamentos, sobre a sua vida pessoal e profissional. Quer as acusações quer o seu desmentido fazem hoje capa nos jornais. Se aceito que a questão da credibilidade de BdC esteja em cima da mesa, até porque questão foi introduzida pelo teor de algumas das suas propostas, não me parece que as acusações sem provas substanciais e antes até da apresentação e explicação do fundo que propôs façam sentido, pelo que me parece haver razões para o agastamento e a indignação por parte de BdC. De salientar que BdC não fez qualquer alusão à noticia do desmentido de Leonid Tiagatchov.

O programa da candidatura de BdC é público pelo que não vou enunciá-lo. Vou-me centrar naquela que foi a impressão pessoal deixada pelo candidato. BdC aparenta ser muito seguro de si e das ideias que tem para o Sporting. Enquanto o ouvia falar não pude evitar de ser assolado pela ideia de que o Sporting precisa de uma vassourada de alto a baixo para por fim ao desgoverno em que caiu e que BdC podia ser esse homem. Mas sei que isso não é tarefa para um homem só mas de uma equipa que, sem dúvida, precisa de um bom líder para encabeçar. Pode ser BdC? Talvez, mas, mas... O primeiro mas diz respeito à equipa que o acompanha. Uma das questões que lhe colocaria, se o tempo reservado às perguntas não tivesse permitido apenas 3 intervenções. O segundo “mas”segue no próximo parágrafo.

BdC tem-se feito acompanhar por Inácio como número 2, tendo-se ontem juntado Virgílio, naquilo que  BdC preconiza como o regresso das referências ao clube. Embora esta seja uma ideia que vende muito bem entre a massa adepta, ela incorre num erro óbvio: as velhas glórias do clube serão sempre uma referência para todos nós pelo que fizeram no passado e continuam a poder desempenhar um papel vital no reforço da identidade leonina, mas só serão úteis no futuro em lugares de decisão administrativa ou técnica se forem competentes e estiverem preparado para tal. Não sendo assim só os expomos desnecessariamente, desgastando-lhes e pondo em causa um estatuto que deveria ser perene. Nesses lugares e em favor do clube deveriam estar pessoas cuja aptidão estivesse acima de suspeita.

É esse o problema de Inácio e por consequência de BdC. Sempre manifestei as minhas dúvidas relativamente à qualificação de Inácio para a vice-presidência para o futebol. O facto de ser acima de tudo treinador desaconselhava-o. Inácio falou ontem como um treinador, imiscuindo-se em áreas que são do exclusivo domínio de um técnico, e, a menos que ele abdique de alguns dos princípios que enunciou, ou que encontre pela frente um treinador sem convicções, é fácil de prever problemas se e quando os resultados não surgirem. E para quem conhece a Academia como qualquer um de nós - Inácio vive na Maia, esteve os últimos 5/6 anos no estrangeiro e ligado à Naval e Leixões - revela ideias pré-concebidas, representantes de um futebol antigo que o próprio reconheceu serem as suas origens. Segundo o próprio os miúdos da Academia seriam muito melhor treinados por antigas glórias do que por "professores".

E o que dizer da falta de estrutura das suas propostas relativamente ao futebol: a equipa B só avança se puder disputar a Liga Orangina, o que, neste momento nem é legalmente permitido e demonstra que Inácio não percebe que a principal virtude da equipa B é continuar a formar e não tanto competir. Ou a formação de uma rede olheiros, aproveitando antigos jogadores estrangeiros que jogaram no Sporting, como Schmeichel, André Cruz e Vujacick, para o Sporting não "dar dinheiro aos empresários". Como uma coisa anularia a outra não se percebe e Inácio esqueceu-se ou não sabe que Vujacic já é olheiro do ManUtd desde o tempo de Queiroz. A ideia de impor o 4x3x3 e só aceitar um treinador que a isso se comprometa nem merece comentários.

O perigo de Inácio ser vice para área do futebol não se fica pois apenas pelo facto de as suas ideias para o futebol sénior deixarem razões para muitas dúvidas, mas também pelo que ontem parecem ser os seus preconceitos sobre a formação, o que desmente o próprio BdC, quando este afirma que a Academia produz a melhor formação do Mundo. Estando longe de concordar com este dogma, creio até que a Academia merece mais do que nunca uma profunda reflexão, mas que as mudanças não passam por trocar de "professores" por velhas glórias só pelo que estas fizeram no passado. Não fora este pequeno "pormaior" e BdC teria ganho um apoiante. Saí do Solar do Norte apreensivo com a possibilidade de Inácio ser o próximo homem forte do já se si fraco futebol do Sporting. Nitidamente o calcanhar de Aquiles de BdC.

P.S.- Uma palavra de apreço e gratidão ao Solar do Norte, em particular ao Bruno Martins e Diogo Maia, pela magnifica realização que se completa na próxima segunda-feira, com a apresentação da totalidade das candidaturas no Porto, cujo evento é promovido na barra lateral deste blogue. A escassez do tempo reservado ao período de perguntas e respostas não é da sua responsabilidade, antes do atraso da chegada de BdC ao Solar.

27 comentários:

  1. Troca de links?!??

    Responda no meu blogger

    http://amordeleao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Eu sou a favor de que a equipa tecnica das camadas jovens serem compostas por um professor e uma antiga glória, sendo escolhido o principal e o adjunto consoante a melhor caracteristica de cada um, tendo por iseia base que a antiga glória tenha de ser uma pessoa que goste de aprender. Não sei se isso é feito na academia, mas defendo que de tempo em tempos deviam ser patrocinados cursos na academia para tosos os tecnicos ligados ao futebol. Cursos de treinador, cusrsos de psicologia ligada ao desporto, cursos de metodologia de treino, cusrsos de arbitragens, cursos esses que deveriam ser feitos também pelos jogadores do plantel principal, para perceberem melhor o que os tecnicos lhes pedem.

    ResponderEliminar
  3. parece-me evidente que a lista de BdC cresceu mais em apoio do que a aquilo que ela realmente vale do ponto de vista das competências e da credibilidade. Já tinha ficado com essa certeza com a populista escolha de E.B. para a AG. Continuo a temer que o papel de vítima ainda capitalize mais votos numa figura que não me merece qualquer crédito, quer por desconhecimento, quer por aquilo que se consegue observar nas escolhas, nas deixas, nas atitudes.

    Obrigado pelo relato daquilo que se passou, é um óptimo contributo para a nossa elucidação.

    ResponderEliminar
  4. Seria melhor para o Sporting que em vez de Inácio estivesse José Couceiro, provavelmente. Mas não dava votos...

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo,

    Indo por partes:

    1) Relativamente á lista Ser Sporting para o Conselho Fiscal, também terá o meu voto e tenciono igualmente ser um dos subscritores, Pela fidelidade ás suas ideias, por respeito pelas pessoas (principalmente o Frederico e o João Mineiro, que não sei se está neste barco, mas assumo que sim).

    E também eu advogo a separação de poderes entre Direcção e Conselho Fiscal, para salvaguardar a indepencia deste ultimo orgão. O passado recente mostra-nos como isso seria importante.

    2) Quanto a Inácio e á estrutura para o futebol, percebo as preocupações. Se foi ou não uma boa escolha, o tempo o dirá (caso BdC vença as eleições, como eu espero que aconteça). De qualquer modo, há virtudes no modelo escolhido, assim como existirão debilidades. Mas existe um conjunto de pessoas a trabalhar no modelo, que certamente não deixarão de estar sensíveis às criticas para corrigirem aspectos menos conseguidos.

    3) Em relação á academia e ao scouting, existe uma aposta forte em acertar no recrutamento o que será sempre um primeiro caminho para o sucesso. O modus operandi ainda tem de ser melhorado, mas arrisco-me a dizer que pior do que o que temos não será possivel fazer. Existe também uma aposta forte em aliar aos aspectos tecnicos os aspectos comportamentais no recrutamento, o que me parece essencial.

    4) Eu também não sou adepto dessa moda de a tactica estar pré-definida e termos de estar amarrados a um modelo. Não concordo com esse conceito e espero que seja revisto...

    5) De qualquer modo, mais importante que alguns conceitos ligados com o futebol, são os conceitos de clube, de estrategia, de comunicação, de inserção na sociedade, de comportamento e do papel que o Sporting deve ter no desporto nacional (actor principal e não triste desgraçadinho) e nesses revejo-me na candidatura de BdC.

    6) Inacio será um nome que não reune consenso mas dificilmente qualquer outro nome o reuniria e todos teriam anti corpos de qualquer especie. De qualquer modo, para mim, é melhor que os de Futre, Duque ou Freitas... Inácio terá de se adaptar a este novo cargo e aprender com alguns erros do passado. Penso que terá capacidade para o fazer...

    7) Nenhuma mudança é isenta de riscos. Mas nenhuma organização melhora, se falhando clamorosamente outros modelos, quizer continuar de forma cega a insistir neles...

    ResponderEliminar
  6. Troca de links ?!??

    Responda no meu blogger.

    http://amordeleao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. LdA,
    Obrigado pelo teu testemunho pessoal, que curiosamente é coincidente com algumas apreciações minhas decorrentes do que fui lendo e vendo.

    Ponto prévio, tenho um enorme apreço por Inácio, enquanto jogador e enquanto treinador do nosso clube no fim do jejum. Também admiro Virgílio Lopes por tudo quanto nos deu enquanto um dos líderes de balneário numa altura em que aquela casa era admirável e estruturalmente forte (ver com interesse esta entrevista: http://leaodaestrela.blogspot.com/2010/07/virgilio-e-destruicao-da-formacao-do.html ).

    Serão o que o nosso clube precisa? Sim e não. Sim na medida em que nos fazem muita falta verdadeiros "notáveis" no Sporting, e eles são, sem dúvida nenhuma, notáveis na sua história ao serviço do clube, na sua autoridade moral, no seu esforço em prol do Sporting. Além disso, perdoem-me a franqueza de linguagem, não são como vários palermas que já passaram pelo dirigismo do clube, estes pertencem ao "comboio dos duros", provavelmente não serão peritos com o IPad mas conhecem bem o futebol português, conhecem as figurinhas que por aí andam e sabem com quem lidam.
    Porém, na medida em que necessitamos de fortíssimos elementos de inovação na gestão, formação e treino, temo que a "old fashion way" se queira impor com um "no meu tempo fazíamos assim e ganhávamos" cilindre essas necessidades. Gostaria muito de saber quem é o técnico escolhido por BdC e qual é verdadeiramente a sua posição quanto a José Couceiro para tirar algumas dúvidas.

    A outra questão é o fundo, mas quanto a isso veremos amanhã.

    ResponderEliminar
  8. Caro JG,

    começando pelo fim sou dos que advoga a mudança do modelo que vigora que está há muito caduco,
    se é que existe algum modelo.

    Mas não podemos mudar apenas por mudar, há que mudar para melhor. O Sporting não aguenta muitas mais aventuras e e falhanços e sem devolver alguma qualidade, já nem digo vitórias, ao seu futebol nem a auto-estima melhora, nem os adeptos voltam,nem as receitas aumentam.

    Como se pode mudar se as pessoas que ocupam lugares-chave nem perfil têm para a função a que se propõem?

    Do que ouvi ontem sobrou uma enorme preocupação de avançar pela via empirista, não consegui perceber ideias bem fundamentadas para Academia. Concordo que é difícil fazer pior no scouting mas isso já dizíamos quando Costinha chegou, por isso...

    ResponderEliminar
  9. Só mais uma nota. BdC tem sido muito mais claro quanto ao que quer e como quer do que todos os outros candidatos e isso é uma virtude, quer se concorde com ele, quer não.

    ResponderEliminar
  10. 10A,

    Pelo que se diz na imprensa Domingos é o técnico escolhido por BdC e ele ontem confirmou que tem 1 técnico apalavrado mas não disse o nome. Se assim for acho até que foi uma escolha, dentro dos treinadores portugueses disponíveis. E não tendo um nome tão sonante como o de Rijkaard, ninguém pode dizer que não seja pior para os nossos interesses.

    ResponderEliminar
  11. LdA:

    Percebi, do que li neste post e em anteriores opiniões tuas, que a equipa de BdC não te dá garantias de melhorias no futebol do SCP.

    Uma vez que temos 6 candidaturas para analisar (em teoria podem aumentar até dia 18...ou reduzir-se em caso de fusões / desistências), diz-me qual a equipa das candidaturas existentes que te dá tais garantias.

    É entre estas seis que temos de escolher... Infelizmente não podemos estar a traçar cenários idilicos nem esperar pelo candidato (e respectiva equipa) ideal...

    Ainda é cedo para tomar uma decisão definitiva, mas se tivesse que votar HOJE, não tinha a mais pequena dúvida em quem votaria para o CD do SCP: BdC.

    Quanto à AG, do que conheço, tb escolhia o candidato da lista de BdC.

    Qt ao CFD concordo ctg, e com os argumentos do Frederico Abreu.

    Para o CL, vou manter os votos na AAS, pq não me defraudaram, antes pelo contrário, revi-me nas posições que defenderam naquele Órgão durante estes quse dois anos, de modo que vou premiá-los renovando os meus votos e confiança.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. "Hoje até é domingo... e eu estou sem paciência..."

    "Bem queriam, mas não perdi o avião..."

    :)

    BdC hj no aeroporto:


    http://www.youtube.com/watch?v=OgSsmIh1zgo&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  13. LdA,
    Dos treinadores portugueses Domingos é o que tem melhor perfil para o Sporting, deixaríamos a via sacra da busca pelo Mourinho desconhecido e veríamos em Alvalade um treinador que já demonstrou que sabe "montar" (para usar uma expressão cara a um dos candidatos) equipas que sabem jogar com inteligência e é também alguém que sabe integrar novos jogadores nas suas equipas e substituí-los quando saem.

    ResponderEliminar
  14. Quem saõ so 80 jogadores que GLopes fala? Seria bom esporem por aqui a lista, não faço ideia nem de metade.

    ResponderEliminar
  15. Virgílio,
    Pois... Os que se candidataram são estes e se as eleições fossem hoje, com todas as limitações inerentes a essa condição, teria de dar um salto de fé e votar BdC, pois apesar de gostar mais da ideia do Sporting ser treinado pelo Rijkaard, o Futre não me agrada nada, mesmo nada. Além disso, para além destes dois nomes o DF oferece-nos um "depois logo se vê" e isso ainda me deixa menos descansado que os russos.

    ResponderEliminar
  16. Virgílio,

    Este post relata as impressões deixadas no encontro ontem no Solar do Norte pelo que só por isso apenas é referido BdC. Trata-se de uma reacção ao que me foi apresentado.

    Sobre o que penso das generalidade das restantes candidaturas e da campanha eleitoral escrevi aqui anteriormente

    "Em quem votar dia 26?"

    e até ao momento não tenho razões para mudar de opinião.

    Em nenhum momento "tracei cenários idílicos", o que procuro são propostas razoáveis que me permitam acreditar que a aposta numa determinada candidatura faz sentido. A ideia de procurar o menos mau é pouco entusiasmante e mobilizador.

    Como deves compreender a escolha de Eduardo Barroso para presidente da AG parece-me desastrosa parecendo-me que BdC tem feito as suas escolhas em função de futuros ganhos eleitorais e não baseado na competência. Veremos que preço terá a pagar por isso caso vença.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. "Zeferino Boal é capaz de ser primeiro desistente e provavelmente em favor de BdC. Vai uma aposta?"

    Aparentemente, foi em favor de SAMendes;)

    ResponderEliminar
  18. Introduzir José Couceiro na sua equipa seria uma notícia muito boa, mas aparenta ser difícil devido à posição que Couceiro actualmente ocupa.

    Bruno Carvalho, a meu ver, necessita de resolver duas questões de suprema importância:

    1) Apresentação inequívoca do seu Fundo;
    2) Anunciar o treinador que pretende ver à frente da equipa do próximo ano;

    A questão do Fundo, a meu ver, é a principal. Não pode permitir que restem dúvidas acerca da sua realidade - os investidores pouco importam, mas deve ficar confirmada a existência do Fundo.

    Saudações Leoninas,

    Daniel
    www.sociedadesporting.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. LdA,

    Sem se saber ainda quem é o treinador escolhido por Bruno Carvalho, julgo que será de máxima importância a personalidade, carisma e experiência do elemento escolhido.

    Se tiver uma personalidade tão vincada quanto BdC e Inácio, acredito que estaremos em vias de ver regressar um Sporting ambicioso e a lutar pelo título muito em breve.

    Mas isto só se poderá mesmo afirmar depois do nome apresentado, que julgo ser muito mais importante que qualquer explicação sobre fundos.

    Em relação às velhas glórias, se elas acreditam em BdC e Inácio, porque razão não hão-de apoiar e expor-se?
    Há muito que ambos dizem que o actual Sporting está a anos luz do Sporting por quem vestiram a camisola, achas que seria hora de se esconderem?
    Espero bem que o velho Manel apareça esta semana também a dar apoio e se puder fazer parte da esrutura ainda melhor.
    É necessário fazer regressar ao Sporting aqueles que sabem o que é o orgulho de se vestir aquela camisola!

    Não sei como falou inácio no Solar do Norte, mas sei como falou no Alvaláxia, sem tácticas e com muito apelo ao espírito sportinguista.
    Gostei bastante.
    Se tem ou não o perfil, veremos no futuro caso vençam as eleições.

    Eu saí do Alvaláxia na passada quarta-feira convicto do meu apoio a BdC, e a cada dia que passa, perante ataques desesperados de gente baixa e com muitos esqueletos no armário, mais sinto que este é o homem certo para nos fazer voltar a sonhar com algo mais que terceiros lugares.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  20. LdA:

    “Em nenhum momento "tracei cenários idílicos" “

    Não percebeste. Nem eu disse que tinhas traçado. Cenários Idílicos, tu? Só se não te conhecesse, amigo…

    Acho que não estamos a conseguir comunicar, assuimndo desde já que tal facto é da minha interira responsabilidade, deixa-me utilizar uma magem mais simples, para ver se me explico melhor:

    Imaginando a tradicional classificação de 0 a 20, classificaria os candidatos da seguinte maneira ( não interessa agora estar a justificar a nota):

    Bruno de Carvalho – 13 valores.
    Zé Eugénio – 11 valores
    Restantes apanhavam nega.

    13 é uma nota, entusiasmante e motivante? Não, não é.

    Eu sei que o teu grau de exigência é elevado e ainda bem que assim é. Fazem falta mais sócios exigente. Se todos pautássemos o nosso nivele de exigência pelo teu, t dificilmente estaríamos como estamos… Mas, será que um candidato de 18 valores existe? Se existe anda escondido. E há mais de três décadas que não aparece…

    PMAG:

    Entre EB, RA e SL… Eh pá… nen sei que diga… Já afirmei que EB não parece ser boa escolha e Daniel Sampaio tem mt menos anti-corpos. Para além de ter uma ideia mt positiva dele.


    Mas, o caso é que BdC tb tem que utilizar alguns ‘truques’ de populismo caso pretenda vencer. È compreensível que assim seja, até pq como facilmente perceberas ele combate contra outros que têm armas mt mais poderosas que aquelas que ele tem disponível. Para se arrepender de eventuais erros no caso de ser eleito presidente, tem que, precisamente, vencer essas eleições.


    Gostava de acrescentar mais alguns dados à nossa conversa, mas fica para depois q agora tenho que me pisgar para o trabalho… ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Sporting até morrer,

    o que eu disse em relação às velhas glórias não foi bem interpretado pelo que recomendo nova leitura.

    ResponderEliminar
  22. Concordo que Inácio é um ponto fraco da candidatura de Bruno de Carvalho. Aliás, o projecto de Carvalho para o futebol é aquilo que me impede, para já, de lhe dar os meus 4 votos.

    Precisamos de alguém com um mínimo de conhecimento do mercado internacional e cujo nome seja um factor de peso tanto na negociação com os clubes como de persuasão de jogadores. Inácio, com todo o carinho que possamos ter por ele, não é essa pessoa.

    Pelo contrário, Inácio significa um olhar apenas voltado para o mercado interno. A escolha de Domingos é disso exemplo. Reconheço que, ao contrário de Peseiro, Bento, Carvalhal e Sérgio, reúne os mínimos para poder ser considerado treinador para um grande - uma boa campanha europeia e um 2º lugar num não-grande. Mas os mínimos são só isso, mínimos. Não é um nome que vá galvanizar os adeptos ou convencer jogadores de craveira internacional a virem para Alvalade. Nem tem o arcaboiço e experiência para a tarefa de reconstruir o futebol do Sporting quase do zero, que é o que está em causa.

    Por outro lado, um eixo Inácio-Domingos tem, por muito que não queiramos, uma ressonância a FC Porto muito forte. Ora acabar com a relação de sujeição total ao Porto que foi iniciada por Soares Franco e prosseguida por JEB é também um dos aspectos da ruptura necessária com o passado recente do Sporting. Será mais complicado fazê-lo com esta equipa no comando de futebol. Aliás, custa-me a perceber como é que os seis meses do Futre no Benfica causam tanta celeuma e os 15 anos de Inácio nas Antas nem suscitam um piscar de olhos…

    A forma como as anteriores direcções enxotaram os ex-atletas do clube foi um dos muitos aspectos negativos da sua actuação. Homens como Oceano, Carlos Xavier, Venâncio ou Virgílio são fundamentais ao futebol do clube, tanto nas equipas técnicas da formação como nas dos séniores. Mas daí a terem automaticamente perfil para cargos directivos, vai um grande salto.

    ResponderEliminar
  23. Quanto ao treinador da lista do BdC:

    "“Já percebi que os sportinguistas querem um treinador estrangeiro, vamos ter calma. Tenho quase 99,9 por cento de ideia que o treinador será estrangeiro, agora quanto aos outros 0,1 logo vemos”, concluiu."
    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1484590

    ResponderEliminar
  24. Caro JG

    O Mineiro é candidato a vice-presidente para o CFD Independente liderado pelo Frederico Abreu.

    Podem ver a lista e respectivo programa aqui: http://cfdindependente.wordpress.com/

    Ou ajudar a espalhar a mensagem no Facebook aqui: http://www.facebook.com/CFD.Independente

    ResponderEliminar
  25. Estou muito indeciso relativamente à Direcção e Mesa. Irei tomar a decisão apenas nas véspera.

    Porém tenho duas certezas:
    Conselho Leonino - AAS - Pedro Faleiro
    Conselho Fiscal - Independente - Frederico Abreu

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)