sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A crise de resultados. O que está a falhar?

Muitos têm sido os diagnósticos sobre as causas da crise de resultados que assola o Sporting e que alguns identificam como tendo começado no início do presente ano. Hoje deixamos o espaço livre à análise dos nossos leitores, deixando alguns tópicos que obviamente não os obrigam:
  • A SAD não criou as condições necessárias para o sucesso, nos meios humanos e condições de trabalho disponibilizados.
  • A culpa é dos adeptos que (i) gerem mal as expectativas criadas (ii) pressionam excessivamente o treinador e/ou os jogadores., e (iv) não apoiam a equipa como seria necessário.
  • Domingos não tem sabido (i) lidar com a pressão de treinar um clube grande, (ii) criar um modelo de jogo eficaz (iii) (iv) lidar com as adversidades. (v) A preparação física é deficiente e a análise e conhecimento dos adversários deixa muito a desejar.
  • O problema centra-se na (i) excessiva juventude do plantel, (ii) no desconhecimento dos respectivos elementos, (iii) necessidade de adaptação a novas realidades ou (iv) falta de qualidade individual.
  • O azar do número excessivo de lesões, que impede a consolidação aptidões adquiridas no treino.
  • Falta de sorte em alguns jogos.
  • As arbitragens e outras "particularidades" do futebol português.

14 comentários:

  1. Até à data só deixámos de vencer jogos pelos dois ultimos tópicos.

    ResponderEliminar
  2. O 1º, o 2º e o 4º pontos para mim estão fora de questão.

    Quanto ao 3º, aí sim, já tenho que imputar responsabilidades a Domingos. Não tem conseguido usar os jogadores que tem da melhor forma.

    Quanto aos 3 últimos pontos, também tiveram interferencia, com certeza.

    ResponderEliminar
  3. Começou com más arbitragens e depois das dez vitórias vieram as lesões.

    ResponderEliminar
  4. Perguntem-se antes como é que conseguiram e a quem ganhar os 10 jogos seguidos...

    ResponderEliminar
  5. Também começámos mal a 1ª volta. Atingimos o pico das lesões em Olhão. Fito já treina! O Czar está de volta no Domingo, com Elias, Matias, Jeffren e Capel! Força Sporting!

    ResponderEliminar
  6. Ponto 1 - Em que medida? Quando vejo apontar criticas á estrutura, gostava que referissem dados e aspectos exactos, concretos. Não a banalidade de dizer que o problema é da estrutura, mas depois nem se saber muito bem o porque de se o dizer...

    Ponto 2 - De falta de apoio, a equipa não se pode queixar, da mesma forma que o treinador também não (por esta altura, falava-se convictamente em mandar embora o "Palserge"). A questão das expectativas parece-me pouco revelante: eu não esperava o título, mas não esperava tão pouco... e tinha razões plausíveis para não o esperar.

    Ponto 3 - É um dos que mais sentido fará, por certo. Se defensivamente o Sporting não tem estado excessivamente mal (em particular tendo em conta as apostas que Domingos tem feito, a nível de escolhas de jogadores, para o sector), ofensivamente, a equipa parece o Braga. O problema é que faltam alguns espaços (que pelo Braga DP tinha) e não há capacidade para dar a volta a blocos excessivamente baixos.

    Ponto 4 - Faria sentido, em grande parte, se os problemas da equipa se tivessem verificado apenas numa primeira fase (onde se verificaram), e não nos tempos mais recentes. Passaram seis meses, e seis meses são seis meses...

    Ponto 5 - É, para mim, o ponto que mais tem dado origem aos problemas, a seguir á incapacidade da equipa, provocada pela ausência de soluções operacionalizadas por Domingos. É por isso que este ponto indica algo de fulcral: está a chegar a uma fase em que deixará de fazer sentido.

    Ponto 6 - Não. De todo.

    Ponto 7 - Como disse, as minhas expectativas não foram defraudadas num primeiro momento (porque aí não eram suficientemente significativas), mas sim recentemente. Portanto, tendo em conta que a equipa não poderia caudicar nos últimos jogos, e tendo em conta que nestes não houve más arbitragens... não.

    Em suma, acho que balanços são interessantes, mas devem ser feitos no final da temporada desportiva. É agora, na segunda volta, que tiraremos todas as dúvidas relativamente a Domingos.

    A sua continuação na próxima época dependerá, em suma, do que a equipa apresentar esta segunda volta do Campeonato. Terá forçosamente de ser bem superior ao que ofereceu na primeira, para que a continuação faça sentido.

    Fazer mais de 60 pontos, vencer a Taça de Portugal, chegar á final da Taça da Liga, passar á próxima fase da Liga Europa e fazer os adeptos voltarem a acreditar na equipa são os grandes desafios para Domingos.

    E teve, tem e provavelmente continuará a ter todas as condições para os atingir.

    S.L.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Salários em atraso? Essa é uma duvida que anda na minha cabeça, porque não percebo porque de um momento para o outro estes jogadores deixaram de correr e de se entregarem de alma e coração ao jogo.

    ResponderEliminar
  9. Kovacevic, jmbb,

    Segundo creio não há salários em atraso mas esse é um cenário que estará em cima da mesa de TODOS clubes da Liga a breve trecho que não consigam fontes de financiamento alternativas à ausência de receitas.

    Quando falo em "salários em atraso" não me refiro a pagamentos do vencimento para lá do dia 15, mas sim à acumulação de mais do que 1 ordenado para pagar. Neste cenário não faz qualquer sentido apontar como uma possível causa para quebra de rendimento.

    Por outro lado, quem vê a equipa jogar dificilmente a pode acusar de falta de entrega até ao apito final, o mesmo não é dizer que o faça de forma correcta. Sinceramente parece-me uma especulação sem sentido até ao momento. O que eu vejo que falta em campo é de outro âmbito.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Nada é simples, e uma explicação simplista não resolve. A meu ver, todos os factores apontados concorrem, uns mais que os outros. Senão vejamos:

    (1) A SAD não criou, nem poderia em tão pouco tempo, as condições necessárias para o sucesso. A cultura de vitória e a competência, técnica e não só, têm estado há muito arredadas de Alvalade. Fez-se um caminho muito positivo, a meu ver, mas estamos ainda numa fase muito precoce em que é mais fácil resvalar e cair do que chegar lá. Basta ver o sentimento negativo do momento.
    (2) A culpa é dos adeptos também, certamente, ou tudo não fosse sempre um jogo de expectativas. Aqui é também determinante a manipulação a que a bancada mais incauta está sujeita por parte da imprensa menos séria (quase toda). Em muitas franjas de adeptos éramos um absoluto desastre em Setembro, um colosso em Novembro, e estamos hoje à deriva. Isto não é génese de nenhum problema mas é uma importante cadeia de amplificação. A pressão passa de fora para dentro, principalmente numa estrutura ainda pouco organizada e blindada como a nossa, e o desnorte de Domingos não pode estar completamente desligado disto.
    (3) Domingos não tem sabido ser o timoneiro. Muitas hesitações, muitas opções duvidosas, nervosismo, e incapacidade de gerir a qualidade do plantel e de a transpor para um modelo de jogo eficaz, ainda para mais quando os 11 "magnificos" deixaram de estar disponíveis ou oscilaram.
    (4) O plantel, recentemente formado, em muitos casos sem conhecimento do Sporting e do futebol português, e a sua juventude, não ajudam, de facto. É mais difícil criar referências, haver voz de comando, e maturidade para lidar com as adversidades. Basta ver que JP tem sido capitão de equipa, e está tudo dito.
    (5) O azar das lesões é inquestionável, tratando-se para mais de vários elementos muito influentes, mesmo indiscutíveis. Se o Tiago se lesionasse ninguém ia notar.
    (6) O menos relevante dos factores, já que a sorte procura-se.
    (7) As arbitragens são relevantíssimas. Tivesse o Sporting mais margem de manobra depois da escandaleira das primeiras jornadas e certamente a crise não seria tão aguda ...

    Não havendo nenhuma obrigação de ganhar o campeonato, há sim a obrigação de mostrar uma equipa competente, empolgante, empenhada, e capaz de discutir as vitórias com qualquer adversário. Isto não está conseguido. A receita: firmeza, estabilidade, trabalho, e que Domingos veja a luz. Parece-me um treinador bastante rígido e até pouco intuitivo, mas julgo que lhe podemos reconhecer a capacidade de potenciar um modelo quando o encontra. Resta-nos esperar que o faça rapidamente, porque julgo que voltarmos a cair no abismo não está fora do horizonte próximo.

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  13. Domingos não tem sabido (i) lidar com a pressão de treinar um clube grande, (ii) criar um modelo de jogo eficaz (iii) (iv) lidar com as adversidades. (v) A preparação física é deficiente e a análise e conhecimento dos adversários deixa muito a desejar.

    Obviamente que esta é a razão, ou então podem sempre apontar as baterias ao Bojinov. Uma vez que foi o búlgaro que insistiu em J.Pereira a jogar de inicio e algumas vezes capitão, em trocas de jogadores sem ritmo como recentemente Rodriguez por Polga, Carriço por Neto e Ribas, para depois lhes voltar a dar o lugar do banco ou da bancada, foi o búlgaro que insistiu em jogar em ponta de lança, quando desconhece essa posição( se pretendem mesmo saber onde pode jogar Boji, pensem em Sá Pinto, em João Pinto, em Deivid, ele é um jogador óptimo no apoio ao ponta de lança, ou um avançado que descai nas alas) e sobretudo foi o búlgaro que resolveu ir a Braga jogar cm 2 laterais esquerdos e a Olhão com 3 extremos.

    Quanto a situação física, podem sempre culpar o departamento médico ou novamente bater no ceguinho e culpar o nº7 do SCP. Se resolverem ir a fundo na questão, é pensar que tipo de lesões os jogadores têm tido ( musculares) e quem ou quê previne essas lesões ( preparação fisica/aquecimento). Ora como é óbvio o culpado é o preparador físico e em ultima análise o treinador, pois o mesmo tem de estar em cima destas situações. Aliás a situação da preparação fisica não se nota só nas várias lesões que tem afectado a equipa, nota-se na quebras de Capel, Ricky e sobretudo Elias, que chegou a equipa com um mês a mais de preparação, pouca ou nenhuma capacidade física para longo termos, uma vez que tendo o Atl Madrid de disputar a pré eliminatória da Liga Europa os seus jogadores teriam de estar muito perto do máximo das suas capacidades bastante cedo (Se repararam com atenção estas situação afectou o Elias e a própria equipa do Atlético que teve uma fase negra q levou ao despedimento do treinador). Ora esta situação do Elias teria de ter uma atenção e acompanhamento do responsável pela preparação física de modo a evitar essa quebra.

    Toda esta situação que o SCP passou, foi igual a que aconteceu em Leiria, Coimbra e Braga quando lá esteve a equipa tec encabeçada por Paciência.

    Infelizmente receio que com ele não passemos da cepa torta e só quando voltarmos a ter um responsável pela preparação física como Fidalgo Antunes/Materazzi, ou Boloni/Fidalgo Antunes, consigamos voltar aos títulos

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)