Coisas miúdas, coisas graúdas
Numa actualidade cheia de dificuldades e conflitos para resolver, torna-se difícil ter disponibilidade para pensar o futuro. Qualquer tema que exceda o horizonte da próxima jornada é difícil de ser tratado e convenientemente preparado.
Recentemente encontrei-me a ver um jogo da Liga Europa em que actuava uma equipa Russa, não me recordo já qual com exactidão, sei que apreciei o futebol geométrico, a disponibilidade física, a técnica dos movimentos simples (passe – recepção).
Como o jogo não envolvia equipas do meu agrado emocional, ainda viajei pelas antigas equipas da URSS, onde brilhavam excelentes jogadores como Dasaev, Demianenko, Blokhin, etc., aterrei nos nossos Cherbakov e Izmailov e no quanto gosto do seu futebol.
A conclusão a que cheguei foi, aqui está um futebol com escola onde será dado valor a uma boa formação, aqui está um futebol que graças aos seus novos milionários vai crescer nos próximos tempos porque pode fabricar bons jogadores e ainda competir activamente com o primeiro mercado europeu.
Por todas estas razões e porque somos lideres na formação, uma área que de certo é apreciada no lado frio da Europa, via com muito bons olhos o estreitar de relações com o Leste, como? Através da internacionalização do conceito “Academia Sporting” (que tão bem está a ser gerido), do intercâmbio de uso de instalações aproveitando as nossas condições climatéricas especificas (tenho o completamente infundado feeling que só seremos campeões quando voltarmos a fazer uma pré-época fora dos 40º alentejanos), da troca/transacção de jogadores, técnicos e porque não investidores.
Cumprido que está o pontapé de saída da nossa presença em África, espero que quem pensa o futuro em Alvalade nunca perca o seu espaço e fique a falar com as paredes, para isso já me chega o que vi ontem, o “Papa” a falar com as paredes com um discurso de Muro das Lamentações sem perceber que o sistema lhe foge entre os dedos.
P.S.- Estive a ver o Braga – Nacional, ora será que por 5 milhões o Valência aceita vender um certo emprestado…
Fernando Meira a caminho do Sporting vi aqui http://visaodemercado.blogspot.com/
ResponderEliminarLMGM:
ResponderEliminarExcelente ideia! Só de imaginar um futuro Balacov 'produzido' algures numa Academia Sporting da Bulgária, p. e., deixa-me logo com água na boca... hehe...
Essa dos 40º alentejanos é uma superstição como outras (muitas) que eu cá tenho! Tens q arranjar uma positiva para contabalançar, c' um caraças... Haja pensamento positivo! :)
Abraço!