Quem hoje lê as 1ª´s dos jornais seguramente que pensará tratar-se de uma brincadeira de Carnaval. Ou de um qualquer fenómeno que, de repente fez avançar o calendário para o dia das mentiras. Mas não, no Sporting Clube de Portugal os nossos piores pesadelos são vividos acordados, é a nossa realidade crua e dura. E acima de tudo é inacreditável que, passado um par de horas, o que deveria ser resolvido em bom recato, no seio do clube, saindo apenas o inevitável, esteja hoje escarrapachado nos jornais.
In "O Jogo"
Sá Pinto e Liedson envolveram-se ontem numa cena de pancadaria no balnéario logo após o triunfo diante do Mafra por 4-3, soube O JOGO. A pega começou ainda no relvado mas alastrou-se até ao balneário, onde dirigente e futebolista chegaram ao confronto físico. Foi este o "problema pessoal" invocado pelo treinador Carlos Carvalhal para não comparecer na sala de Imprensa após a partida. Os próprios jogadores do Sporting também demoraram mais tempo do que é habitual para irem à zona mista.
Tudo terá começado na sequência da falha de Rui Patrício no lance do segundo golo do Mafra. O público apupou o jovem guardião, o 31 não gostou e insurgiu-se contra a reacção dos adeptos. Sá Pinto colocou-se do lado das bancadas e repreendeu com veemência o ex-companheiro. A discussão subiu de tom e alastrou-se ao balneário, onde ambos se pegaram num confronto físico a que só outros jogadores e elementos do "staff" verde e branco puseram cobro.
A cena apanhou todos de surpresa, mas o filme já vem de trás. Sá Pinto e Liedson nunca tiveram uma relação fácil. Na época 2003/04, num jogo frente ao Rio Ave, o baiano preparava-se para bater um penálti frente ao Rio Ave e o então camisola 10, contra as ordens do técnico Paulo Bento, tirou-lhe a bola, assumindo a conversão, perante a estupefacção do brasileiro.
Resta agora saber quais as consequências desta cena, que promete reacender os ânimos no seio de um grupo que recuperava de uma acidentada primeira metade de época.
In Record:
Liedson e Sá Pinto desentenderam-se violentamente no final do encontro, já em pleno balneário do Estádio José Alvalade. Na base da discussão, ocorrida na presença de todos os jogadores, esteve o erro de Rui Patrício que resultou no segundo golo do Mafra e, embora ninguém assuma que avançado e diretor de futebol chegaram a vias de facto, é certo que existiram empurrões e alguns murros pelo meio.
Diversos jogadores tentaram separar os dois contendores, mas o ambiente só serenou quando o luso-brasileiro foi retirado do balneário, argumentando que, a partir de ontem, dificilmente conseguirão conviver no mesmo espaço. "É ele ou eu!", foi a ideia deixada pelo goleador.
Carvalhal assistiu à cena incrédulo e impotente. Um problema para o técnico, que poderá ver-se privado do concurso de Liedson. O dianteiro de 32 anos está sob a alçada disciplinar do clube e poderá ser alvo de um pesado castigo. A discussão começou ainda no banco de suplentes, com o diretor-desportivo a criticar o erro do guarda-redes e Liedson a sair em sua defesa. A troca de argumentos alastrou ao balneário e foi subindo de tom até ao contacto físico.
Sinceramente não consigo encontrar uma explicação plausível para que esta situação tenha sido possível.
ResponderEliminarNo entanto, não tomando a defesa de Liedson, jogador de quem já critiquei muitas vezes algumas atitudes no meu círculo de amigos, a ser verdade estes relatos dos jornais, acho impensável que o "director" do futebol do Sporting tenha feito o "linchamento" do Rui Patrício, que teve uma infelicidade que acontece aos melhores.
Com este relato, acho que não só Liedson como todos os outros jogadores do futebol profissional se deviam pôr ao lado do colega.
No entanto, até porque ainda estou a acordar e tudo isto me parece um sonho, espero para ver o que na realidade sairá desta vergonhosa cena.
Quando ouvi a notícia às 6h30 da manhã...achei que ainda estava a sonhar, ou melhor que era um pesadelo! Depois perguntei a mim mesma como é que tudo isto saiu do balneário com todos os pormenores? A quem interessará?
ResponderEliminarA ser verdade é lamentável que cenas destas aconteçam. As pessoas não podem deixar que as suas simpatias ou antipatias desestabilizem um plantel inteiro. Onde fica o profissionalismo nestes casos?
Lamentável!!
Foi um despertar assombroso a ser verdade o que se diz eu só vejo uma alternativa a saida do Sá Pinto e um castigo ao Liedson.
ResponderEliminarO Sá Pinto devia proteger o balneário ... e não por se a porrada com o jogadores que assumem a defesa dos seus companheiros.
É muito triste e para variar o maior prejudicado somos nós SCP.
SL,
Estupidez elevada à potência máxima.
ResponderEliminarÈ uma triste noticia q conheci lg de manha cedo. ESpero agora q JEB e CC hajam com coragem. Qd as coisas tavam a caminhar no bom sentido, dar este tipo de tiros no pé, é o pior q podia acontecer. De Sá Pinto temia (embora acreditasse q n iria fazer devido ao posto q ocupa)q pudesse fazer qq coisa do género, mas com adversários, nunca me passou pela cabeça q fosse com jogad nossos (e lg com Liedson)... De Liedson n esperava tal coisa. Sá Pinto se for Homem demite-se e Liedson tem de ser castigado. VERGONHOSO, sem desculpa.
ResponderEliminarVolta Stoykovic... estás perdoado.
ResponderEliminarImpressiona como o SCP parece ser um clube avesso à Paz…
Este caso não podia ter piores protagonistas! Como resolver mais este imbróglio? O Liedson vai sofrer o mesmo castigo que o Stoy? Como é que o SCP descalça agora esta bota?
Relativamente aos factos deste ‘episódio’ e a dar crédito à versão descrita (coincidente) nos dois pasquins, não há inocentes, mas há alguém que, pura e simplesmente, revelou não ter perfil para desenvolver um cargo com a responsabilidade que ostenta. Sá Pinto, por muita razão que tivesse, nunca poderia deixar chegar a situação ao ponto em que descambou. Um líder não pode perder a cabeça desta maneira. Tem que ter a frieza de espírito, a inteligência e o bom senso para saber lidar com estas situações. A reacção do público de Alvalade foi normal, como normal é o insurgimento de Liedson em defesa de um colega desafurtunado… É esta sensibilidade que Sá Pinto deveria ter tido e não teve. A criticar Liedson deveria tê-lo feito mais tarde com os ânimos restabelecidos. Já que chamou a atenção à frente de toda a gente e em pleno relvado, e ao ver a insobordinação do levezinho deveria ter-se contido e acabdo com episódio imediatamente. Mais tarde se resolveria a questão, assim não só não resolveu nada como a exponenciou a um ponto que não estou a ver agora como se resolverá… Mas o problema é que a antipatia mútua entre estes dois já vem de trás e, pelos vistos, Sá Pinto foi incapaz de ter a clarividência de a resolver condignamente.
Resumindo, Liedson terá que, evidentemente, ser castigado… mas e o Sá Pinto? Como fica a relação dele com o grupo que lidera?...
Muitas dúvidas me assaltam neste momento. E tristeza… ainda mais.
Inacreditável...
ResponderEliminarParece-me óbvio que o Sá Pinto fica sem condições para continuar... Ele tem antecedentes e por isso e pela função que ocup, isto nunca poderia ter acontecido.
Demonstrou falta de inteligência e vista curta...
Com este caso perde toda a credibilidade e empatia que me merecia.
Com isto não quero dizer que é o único culpado, pois Liedson tb não é flor que se cheire, e tb terá a quota parte de responsabilidade nesta palhaçada... a seu favor tem o facto de ser um jogador fundamental e de marcar os golos que precisamos para reanimar a equipa. Mas não deverá, não poderá ficar impune.
Sá Pinto terá de sair e Liedson terá de ser duramente castigado... No Liverpol o Babel foi-se queixar para o twitter e levou com uma multa de 1 semana de ordenado... cá estamos para ver!
Agora que a equipa começava a demontrar uma maior consistência, cá está mais um tiro no pé. Sinceramente este clube até nisto é diferente dos outros... mas eu dispensava esta diferença...
E os bufos do balneáreo ainda lá estão, pois noutros clubes, como o FCP esta história tinha ficado abafada, e apenas seria falada nos corredores... No Sporting é capa dos jornais no dia seguinte...
Lamentável.
Ainda nem estou em mim.
F*da-se!
SL
saint
lamentável este episódio.
ResponderEliminarAo que parece Sá Pinto já se despediu...(record)
Bom... Imagino agora a reacção do Paulo Bento a ler está noticia com o seu 'amigo' Ricardo como protagonista... Bonito...
ResponderEliminarIsto é para os sobreviventes deste blog que ainda tinham a "panca" de dizer que o sporting é um clube diferente.
ResponderEliminarO Benfica é fanfarrão, tem um presidente horrivel, os lampiões são broncos, tudo de mau é Benfica né?!
Vocês continuam a ser a paródia nacional. Grande JEB!
Liedson Resolve.
Caros Amigos o Sá Pinto por muito que Liedson o tivesse irritado, nunca mas nunca pode entrar em confrontos fisicos. Existe um código disciplinar a aplicar e é nisso que Sá Pinto te de se agarrar não é andar ao soco!
ResponderEliminarEle é um director não um jogador, tem mais responsabilidades. E dizer que se devia rescindir com o Liedson deve ser uma brincadeira não? Depois de Milhões investidos dizia-se, olha toma lá o passe e vai à tua vida. Realmente! No máximo colocá-lo na lista de transferências e receber algum por ele. Sá Pinto apesar de nunca ter gostado muito dele, acreditava nele. Desiludiu-me muito.
Pobre Carvalhal. Qualquer dia é ele que não quer ficar no Sporting!
Como é possível um director desportivo criticar um jogador numa situação daquelas. Ele nunca errou?!!?
http://sportingeterno.blogspot.com/
Ao contrário da maioria, não vejo o porquê do Liedson ser castigado. Ora bem, temos um director que deveria proteger os jogadores e que no erro de um deles, por sinal um possível futuro GK de selecção, o critica. Em seguida, resolve recriminar o Liedson, colocando-se ao lado dos adeptos, ao invés dos jogadores. Só há um culpado nesta situação: Ricardo Sá Pinto.
ResponderEliminarFODA-SE!!!! Somos o nosso pior inimigo! Quando as coisas começam a correr bem, ou melhor, há sempre a porcaria de um dirigente a dizer baboseiras, um jogador que faz merda, qualquer coisa!! INADMISSÍVEL!! É simplesmente surreal esta situação.
Sá Pinto, e pelo que me disseram já se demitiu, deixou de ter condições para exercer QUALQUER cargo no SCP. Estou tremendamente decepcionado. Não pelo Sá, não pelo Liedson mas pelo SCP, que é quem sofre com isto.
Um director recriminar um jogador que sai em defesa do colega, devido a um erro deste, é irreal. Repito: castigar o Liedson nesta situação, porquê?
O mais irónico é que no estádio, tirando as gargalhadas pelo erro - o resultado ajudava a não ficarmos preocupados - o que ouvi foram aplausos de incentivo ao Rui Patrício. E o Pedro Silva a ir dar-lhe "uma força".
Muito gostamos nós de dar tiros nos pés...
Sá: sabes para onde te quero mandar não sabes? Pensava eu que estavas com mais juízo...
O JEB é mesmo o presidente indicado para o SCP. Pelo menos não ganha mais cabelos brancos...
ResponderEliminarConsta que Sá Pinto se demitiu. Se foi por iniciativa própria ou empurrado para essa decisão já não sei, de qlq forma, menos um problema por resolver. É isso mesmo: Sá Pinto ontem conseguiu a proeza de transformar-se num enorme problema para o SCP! Porra, e julgava que eu é que era um tipo impulsivo...
Eu vou procurar evitar comentários quanto a este assunto que será certamente aproveitado para destabilizar o Sporting.
ResponderEliminarO Sá Pinto já não é director do futebol. Bola para a frente...
SL
JVL:
ResponderEliminarApesar de tudo Liedson envolveu-se à porrada com um superior hierarquico, pá! Mesmo com toda a razão do mundo do lado dele (e ñ só compreendo como aceito perfeitamente o teu ponto de vista) não pode passar impune. Como seria se fosses às trombas ao teu chefe? ;)
Olha, já li uma sugestão porreira: Uma multa equivalente a uma semana de salário e não se fala mais nisso, pronto...
São ídolos com os pés de barro, mas com mãos de boxeur.
ResponderEliminarNão sabe, nem nunca soube o que é a Liderança.
As suas qualidades nunca foram realmente importantes e decisivas no Sporting Clube de Portugal.
Enfim, mas como beijava a camisola...
O Sporting que regressa à Terra, depois de um mês de Janeiro de boa ilusão.
http://cantinhodomorais.blogspot.com/
Sá Pinto já saiu e agora como é com Liedson?
ResponderEliminarOlhando para trás e segundo se disse na altura Stojkovic foi afastado por algo parecido...e Liedson vai sair desta história como um anjinho de coro? Apesar do que possam dizer não me parece que ela seja assim tão anjinho...como jogador resolve muitas vezes mas sempre achei que ele como pessoa devia ser dos que as fazem pela calada. Já com PB tinha tido também um braço de ferro que quanto a mim ganhou, quando se recusou a marcar penalties e devido ao seu estatuto a situação ficou em banho-maria.
Não sei quem deu o 1º encontrão ou o 1º murro mas a verdade é que Liedson não deveria sair incólume da situação. Para bem do clube. Se não houver o castigo correspondente...qualquer dia anda tudo ao soco!
OK saiu um elemento destabilizador (Sá Pinto) e a vida continua...Sporting continua na senda das vitórias e o resto é história para vender jornais ou para anormais como o 'Anónimo' virem para aqui espicaçar. A verdade é só uma: o Sporting está a crescer em desempenho e em resultados e é isso e SÓ isso que a mim me interessa. SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um clube enorme que eu amo de paixão...FORÇA MEU SPORTING!!!
ResponderEliminarAss: Leoa Ferrenha do Norte
Nao entendo como estao as pessoas tao surpreendidas com esta situacao. Nao entendo.
ResponderEliminarO Sa Pinto sempre teve este tipo de comportamentos (ver http://monosdabola.blogspot.com/2009/11/oops-onde-e-que-ja-ouvimos-isto.html). As pessoas esquecem-se assim tao facilmente?
Dina:
ResponderEliminarO caso Stoy foi mal resolvido! Deixou-se correr demasiado tempo sem dar uma solução ao caso. Não se recuperou o jogador (o melhor do plantel na sua posição), não se vendeu, enfim, o SCP foi o gde prejudicado desportiva e financeiramente. Não houve capacidade, na altura, de encontrar uma solução a bem do SCP.
Não vamos repetir o erro novamente, pois não?
Qt ao Liedson parecer ser uma pessoa que a faz pela calada... Não quero comentar mt, mas conheço um proverbio que diz que 'Quem vê caras, não vê corações'
Não vamos agora julgar o caracter de um jogador que no campo nos tem dado mt. Olha, bem mais q o Sá Pinto...
Virgílio,
ResponderEliminarTens razão, ele agrediu um suprior hierárquico e volto atrás, ele deve ser castigado. Não em termos de ser despedido ou posto à venda mas em termos salariais.
*superior
ResponderEliminarDespedido? Que defende isso deve ser algum lamp ou tripa infiltrado...
ResponderEliminarOlha o jogador mais decisivo do SCP a acabar a carreira num dos rivais... Realmente, era só o q nos faltava.
No way!
Sou incapaz de tomar partido numa situação como estas. Mas é fácil perceber que a maioria já o fez: Sá Pinto tem os antecedentes que se sabem e Liedson é "o que resolve". Se houve murros "é porque foi o Sá Pinto que começou", e ninguém coloca sequer a hipótese de ter sido ao contrário.... E até por uma questão prática "mais vale" ficar com Liedson... Fosse o Pedro Silva ou o Grimi (lembro-me do que se disse dele na sequência dos 2 casos consecutivos...) e estariam todos a dizer "rua com eles", "mas que merda é essa de não respeitar o director desportivo?!!!."
ResponderEliminarLamentável em tudo isto é que tudo se saiba.
E chamo a atenção do post de hoje na "Visão Leonina" (ver link ao lado na "leitura obrigatória") do Nuno Manaia Costa com a qual concordo em grande parte:
"Sou muito suspeito para emitir a opinião, dado que não morro de amores por Liedson,(reconhecendo que é de longe o nosso melhor jogador!), não esquecendo nunca os dois anos consecutivos em que Liedson levou amarelos ficando de fora em dois jogos com os lampiões(sendo que num deles o Sporting antecipou um jogo da taça ,para que cumprisse castigo e pudesse jogar o derby).
"É claro que um director de futebol não se pode envolver neste tipo de situações, e tenho muitas duvidas que Sá Pinto consiga resistir a esta situação. Sempre fui um apreciador das suas qualidades,sobretudo do facto de ser uma pessoa ou Preta ou Branca...nunca cinzenta!(...)É com pena que vejo a grande hipotese de Sá poder cair...Sobretudo pelas gargalhadas que 2 dos maiores responsaveis do estado em que está o nosso futebol estarão a dar...
Compreendo a defesa dos adeptos, que já de á muito são desrespeitados , mas a forma de os defender deveria ter acontecido de outra forma.
Os jogadores de hoje não teem qualquer respeito aos sócios ,e isso doi-me cá dentro!
Com isto tudo Sá Pinto sai muito fragilizado , para mais por se ter envolvido com uma das vacas sagradas do plantel, e ainda por cima alguém que de facto tem uma performace desportiva muito grande.
O Sporting de á muito que está doente ,e não vejo que alguém o consiga curar, de uma coisa estou certo: Para o o ano operava a tal revolução no plantel...O Sporting tem um balneario podre...Onde tudo o que acontece ,se sabe cá fora!"
LdA,
ResponderEliminar"Fosse o Pedro Silva ou o Grimi (lembro-me do que se disse dele na sequência dos 2 casos consecutivos...) e estariam todos a dizer "rua com eles", "mas que merda é essa de não respeitar o director desportivo?!!!.""
Eu coloco as coisas noutro ponto: fosse o Barbosa e não o Sá e o que se diria era "Fora com o director desportivo, isto admite-se?!"
Sinceramente, acho que as pessoas estão a avaliar o episódio e não os intervenientes. Esquecem-se é que um é jogador e outro director. Mas... são dois tipos que jogaram juntos. É difícil pensar que dois tipos que jogaram juntos possam passar para um situação de diferenciação hierárquica. A não ser que haja substancial diferença de idades.
ResponderEliminarO que salta cá para fora é que o Sá criticou o RP e o Liedson o defendeu. É normal que as pessoas se ponham do lado do Liedson. Principalmente depois de saberem que o RP nem sequer teve culpa no lance.
Segundo pormenores que entretanto se vão sabendo parec e que tudo começou porque Liedson se RECUSOU a agradecer o apoio dos adeptos no final do jogo e que Sá Pinto não terá gostado da atitude e terá repreendido o levezinho...ou seja a ideia que se instalou foi a de que Sá Pinto teria criticado RP...
ResponderEliminarPERGUNTO:
-Quem contou o que se passou?
-Quem passou a ideia de que Liedson defendeu RP das críticas de Sá Pinto?
-Porque é que só agora se sabe que Sá Pinto repreendeu Liedson por este se ter recusado a ir ao relvado agradecer aos adeptos?
Também sou das que não morre de amores pelo Liedson apesar de reconhecer que ele resolve muitas vezes...sou das que sempre gostei de Sá Pinto porque deve ter sido dos últimos verdadeiros leões no relvado do Sporting (ok pode ser exagero meu...)mas que este caso exige punição ao jogador...exige para bem do clube e do balneário, ou corre-se o risco daquilo se transformar numa selva onde o rei não é o leão!!
(Vírgilio...não me batas com muita força que tenho tendência a ficar com nódoas negras facilmente!!)
Ah, e não concordo nada com o Manais da Costa. Um director, de qualquer organização, TEM que ser cinzento para navegar entre a maré.
ResponderEliminarManaia...
ResponderEliminarluissm,
ResponderEliminar"Principalmente depois de saberem que o RP nem sequer teve culpa no lance."
Ah!? Não teve? No mínimo falhou o alívio.
O Liedson não é flor que se cheire. E toda a gente sabe que ele não se dá com o Sá Pinto. Entre o lance ter acontecido e o recolher aos balneários deu mais do que tempo para a coisa esfriar. Sem querer defender um ou outro, porque não sei o que na realidade se passou, faz-me um bocado de espécie o linchamento público que está a ser feito ao Sá Pinto e a desculpabilização do levezinho. Se houve murros e empurrões, a culpa foi dos dois. A maior responsabilidade, no entanto, terá de ir para quem provocou. Sabem quem o fez? Eu não! O Sá Pinto, pelos vistos, já apresentou a demissão. Se por reconhecer a culpa, se por entender ser o melhor para o grupo, ainda é coisa que se virá a saber... O Liedson... vamos ver o que faz.
ResponderEliminara bola levantou na relva, jvl! o patrício deu-lhe com a canela. E não podia tocar na bola com as mãos, porque tinha sido um atraso. Não foi frango, foi azar!
ResponderEliminarVou começar por me abster de comentar a situação em si, que despoletou tudo isto, por não saber ao certo o que ocorreu. Não posso dizer que Liedson é o principal culpado como não posso dizer que o é Sá Pinto. Suponho que nunca saberemos exactamente o que aconteceu mas, em todo o caso, com as diferentes versões existentes não posso comenta-la devidamente.
ResponderEliminarMas isso não me impede de tirar algumas notas desde logo:
- Sá Pinto; Tenha ou não razão, exerce o cargo de Director de Futebol e enquanto Director tem muito mais responsabilidades na hierarquia do que tinha enquanto jogador. Queira ou não, nunca poderia ter deixado a situação chegar a este ponto. Com as responsabilidades que tem não deveria ter entrado na discussão acalorada e muito menos a deveria ter continuado até chegar onde chegou. Ainda que pudesse ter alguma razão, pela posição que ocupa e com a gravidade inerente ao caso, não vejo outra solução que não a sua saída do cargo que exerce.
- Liedson; Tenha ou não razão, é apenas um jogador de futebol contratado para fazer aquilo por que lhe pagam: treinar e jogar tão bem quanto sabe. Não é nem pode ser aceitável que um jogador se envolva desta forma com um superior hierárquico. Por mais peso que tenha ou queira ter dentro do plantel, não se pode esquecer que é um jogador como os outros e que não tem o direito de levar a situação até este ponto. Também não vejo como possa escapar a, pelo menos, uma pesada multa imposta pelo Clube.
- Acho inconcebível que estas coisas se saibam na comunicação social pouco depois de terem ocorrido. Se a discussão começou ainda no campo compreendo que não tenha passado despercebida. Mas se tudo se agravou dentro do balneário é grave que passado tão pouco tempo esteja cá fora a informação para entregar aos jornalistas dos três diários desportivos.
- José Eduardo Bettencourt; Tem um caso bicudo para resolver e espero que saiba liderar a situação. Espero que seja instaurado um inquérito interno com vista a apurar toda a verdade acerca do que se passou, quais os culpados e quais aqueles que, não sendo culpados, permitiram que a situação se agravasse desta forma. Espero ainda que tudo faça para descobrir como é que esta informação passou tão rapidamente cá para fora e, caso descubra que foi alguém de dentro que a passou, que tome medidas severas contra essa pessoa.
- Team Manager; Chegou ao actual cargo sem ninguém perceber muito bem porquê. Da minha parte nunca o vi fazer nada de bom pelo Sporting. Para além do elevado salário que aufere actualmente para ocupar aquele posto, o que faz? Não era agora uma excelente altura para tomar pulso da situação e ter desde logo impedido que a notícia saísse tão rapidamente cá para fora? Não sei ao certo o que faz este Team Manager. Mas também já esperava que não mostrasse grande utilidade quando fosse realmente preciso mostra-la.
- Carlos Carvalhal; Aprende que isto também é o Sporting. Certamente que ficou ontem a conhecer mais um pouco do que é este Clube, um Clube onde há muitos anos não se sabe ganhar. Os tiros no pé são frequentes quando a equipa vai ganhando, há um historial que o confirma. O balneário do futebol do Sporting não é mais do que o reflexo dos corredores da SAD e do Clube: um espaço onde os egos individuais e a mesquinhez se tentam sobrepor a todo o custo àquilo que verdadeiramente importa, o Sporting Clube de Portugal. Carvalhal ontem presenciou de perto um desses episódios, que fique prevenido porque com a mentalidade vigente em Alvalade, nada garante que tenha sido o último.
Saudações Leoninas
JVL:
ResponderEliminarO que me parece errado em tudo isto é fazerem-se julgamentos baseados rumores, sem se conhecererem os factos, salvando-se a face de um só porque marca muitos golos e condenando o outro porque já tem antecedentes. Até porque podemos estar a falar de um ajuste de contas pessoal, muito para lá da esfera do Sporting.
Se é lamentável que tudo isto aconteça e que tudo isto se saiba, o último peditório a que estarei disponível para dar é para aceitação de vacas sagradas, sejam elas quais forem. O mais engraçado é que acharam justo o afastamento do Stojkovic por ter "acertado o passo" ao Barbosa venha agora inverter a posição face ao que aparentemente sucedeu ontem.
ana,
ResponderEliminar"A maior responsabilidade, no entanto, terá de ir para quem provocou."
Não acho. Não é uma situação de "ah mas tu fizeste/disseste primeiro". O Sá Pinto é o dirigente, logo, está numa posição hierárquica superior. Não pode recorrer à violência! Porque é que não lhe instaurou um processo disciplinar?
LdA,
ResponderEliminarEm relação ao Stoj sempre disse que o problema foi nunca se ter instaurado um processo disciplinar, porque não se resolveu a situação como deveria. Vacas sagradas? Não existem para mim.
Mas tu sabes se foi o Sá que despoletou a situação? Conta lá como foi, então.
ResponderEliminarÉ que eu vejo-te mais zangado com o Sá. E não tens a certeza de que ele foi o responsável! Pelo teu prisma, também posso dizer que o Liwedson não deve desrespeitar um suerior!
ResponderEliminarana,
ResponderEliminarFoi erro do RP para mim, não é o mesmo que frango. Podia ter socado a bola porque no máximo era marcado livre indirecto.
Excelente comentário MSS, com o qual estou de acordo.
ResponderEliminarana,
E estou. Repito: ele com a posição que ocupa, nunca poderia recorrer a violência.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarjvl,
ResponderEliminarA culpa não é do Patrício. É da relva. A bola ressalta num tufo no momento em que o gajo dá o pontapé.
E percebo perfeitamente que ele tente disputar o lance de cabeça tendo em atenção a distância para a baliza, a probabilidade do Zhang cabecear na direcção certa e com a força suficiente e o facto de estarmos a ganhar 4-1 aos 82 minutos.
O sporting é o campeao do suicidio colectivo, quando tudo parece estar bem, nada melhor que se auto destruir! Ao que já chegamos!
ResponderEliminarestesportingfornever.blogspot.com
MSS:
ResponderEliminarpermite-me dizer, sem desprezo dos demais, que me revejo em muito do teu comentário. Apenas tenho dúvidas em relação ao Team Manager. Desde há muito que é uma espécie de tiro ao alvo no Sporting. Quando não há mais ninguém para se recriminar logo se vira a mira para ele.
Se é verdade que não se lhe reconhecem publicamente especiais qualificações para o cargo, que não é mesmo que não as tenha, ele deve ser dos que hoje se devem sentir mais penalizados de tudo isto, uma vez que, estou em crer, a aposta em Sá Pinto deve ter sido também sua.
Não tenho dúvidas que terá um papel decisivo na resolução de tudo isto. Por vezes o facto de não sabermos o que alguém faz exactamente no SCP não é um problema, quando vemos muitos que quase nada fazem porem-se em bicos de pés.
luissm,
ResponderEliminarO RP tinha tempo para dominar a bola e resultado para não se sentir atrapalhado com isso...o jogo com os pés é uma lacuna grave dele que urge corrigir o quanto antes.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarA forma como falo do Team Manager já está relacionada com os seus antecedentes em Alvalade. Há muito tempo lá, muito salário recebido e pouco rendimento.
Era o responsável da comunicação dos últimos anos e a comunicação era um desastre, sendo até um dos pontos que JEB referiu como sendo algo a melhorar em relação ao mandato anterior. Em consequência, Salema Garção é promovido a Team Manager... Quais as suas funções ao certo? O que faz ele na estrutura da SAD? E não era numa situação destas que deveria ter agido rapidamente, tentando blindar o balneário e assumindo a situação em mãos, assim que ela aconteceu? É a minha visão da situação.
jvl,
ResponderEliminarAquela bola não precisava de ser dominada. Tinha todas as condições para ser chutada de primeira... menos relvado.
Se achas que o jogo com os pés dele precisa de melhorar que dizer do jogo com os pés do Vuk? ;)
MSS,
ResponderEliminarQueria que ele fosse a correr da tribuna (ou onde vê os jogos) para o relvado e blindar a situação?
O termo "Team Manager" se calhar não é feliz já que como o LdA diz, o Salema Garção já era um dos alvos favoritos da malta e com um cargo pomposo deste género mais vontade dá ao pessoal para apontar a ele.
As suas funções são do foro de Marketing Relacional. Quer-se organizar uma cerimónia XPTO para divulgar a resolução do problema entre o Liedson e o Sá, é da sua competência. Até pode ser da sua competência gerir a forma como os jogadores reagem em determinadas situações e cenários, agora no calor do momento, que podia ele fazer?
SL
Estive a ouvir o Venâncio e não podia concordar mais com ele, muito, muito bem. A cena seja lá por que prisma for é lamentável, não há aqui inocentes se Sá Pinto tem antecedentes de violência, Liedson tem antecedentes de insubordinação, nenhuma é aceitável.
ResponderEliminarPara serem respeitados têm de se dar ao respeito e não à vergonha. Sá Pinto já saiu, Liedson tem de ser castigado, mas o problema continua, há em Alvalade falta de respeito pelo Sporting e isso sim é muito grave.
luissm,
ResponderEliminar"Se achas que o jogo com os pés dele precisa de melhorar que dizer do jogo com os pés do Vuk? ;)"
Don't get me started...O Vuk fez um jogo miserável.
Dina:
ResponderEliminarBatem leve, levezinho... oopss, levemente... ;)
Longe de mim a intenção de 'bater' em quem quer que seja... menos ainda nas visitas assíduas. Mas que não partilho da tua visão sobre o 31 (e q valente 31 ele nos arranjou agora...), lá isso não! :)
Amigos, como disse no meu primeiro comentário: ñ há inocentes... mas há diferentes níveis de responsabilização e, claramente, Sá, saiu-se pior que Liedson, independentemente da versão dos acontecimentos... Se foi motivado pelo episódio do falhanço de RP ou do não agradecimento ao público, é indiferente. Isto julgo ser lógico e não resultante duma visão mais pró-este ou anti-aquele. Até pq, como sportinguista ferrenho que sp fui e serei, apreciava ambos os envolvidos.
Aconselho a leitura do breve post do NMB na CL. Diz ele o seguinte: "Sendo máxima comum e muito recomendável que os elogios se fazem em público e as reprimendas em privado..."
Tivesse Sá Pinto seguido esta máxima comum e recomendável e nada disto se tinha passado.
Saudações Leoninas!
Totalmente de acordo com o LMGM
ResponderEliminarA liberdade de expressão é um direito relativamente recente que nos assiste que é muitas vezes utilizada de forma incorrecta, abusiva, deturpada. Foi o que se terá passado ontem em Alvalade.
ResponderEliminarFoi incorrecta por parte da massa adepta do Sporting que deveria ter pensado no degradante estado do relvado deste ano, o qual motivou o erro do jovem Rui Patrício. Pelo jogo que era, o placar registado, a evolução visível no GR esta época, e o momento de "retoma" que se tenta instalar esta manifestação não foi muito ajustada.
Mas, era contudo passível, pois vivemos em democracia e a liberdade de expressão é um direito que nos assiste a todos! Dai que Liedson não tem o direito de se insurgir contra a massa adepta. O seu papel é treinar, jogar e marcar golos. Não é invectivar bancadas! Mas Liedson usou também da sua liberdade de expressão, e abusivamente produziu algo para o qual não lhe pagam: mandar calar adeptos!
Estava claro que o Director Desportivo tinha de o por na linha, pois também ali devem existir regras e ninguém pode estar acima dos interesses do clube. Repito, NINGUÉM!! Nesta base e sendo seu superior Sá Pinto repreende-o e manda-o sentar. Esta terá sido a versão dos factos. A partir daqui então poderemos fantasiar mais ou menos sobre a troca de palavras que terminaram na troca de agressões.
Com base nisto é óbvio que o Director Desportivo se devia demitir, pois jamais poderia ceder à tentação de resolver ao murro esta diferendo. Como responsável ele deveria dar o exemplo, e não deu.
É lamentável contudo ouvirem-se determinadas considerações a respeito de Ricardo Sá Pinto, como as que aqui se escreveram. Só quem tem passado sportinguista curto ou tem outra filiação poderá atacá-lo como faz colando-lhe antecedentes. A estes pergunto, qauntos processos disciplinares e castigos internos incorreu o Sá Pinto em 9 anos de Sporting? Aos mesmos pergunto, e recorrendo aos mesmos esquema de antecedentes, quantos processos e castigos internos foi alvo o jogador Liedson?
É pois minha opinião, contariando aqueles que defenderam a accção do Liedson, lá está a liberdade de expressão deturpada, que o jogador brasileiro deve ser severamente castigado.
Primeiro porque ninguém está, repito, acima do clube e das suas regras, depois porque mandou calar adeptos, porventura alguns deles que até cantaram o seu nome no Sábado passado, depois porque desobedeceu a ordem de um superior e não soube acatá-lo com respeito e por último porque também se envolveu em cena de pancadaria.
Aos que viram no acto do Liedson e para com os adeptos e um seu superior hierárquico "uma defesa do grupo", pergunto, eu como é que se faz para o atacarmos?
P.S. Mas quem é que concebe o Sá Pinto aos berros a chamar urso ou frangueiro do banco ao Patrício?
SL
Hugo Malcato,
ResponderEliminarHonestamente sim, queria que acontecesse algo parecido com isso. Que existissem mecanismos que avisassem a SAD de que Sá Pinto e Liedson tinham discutido ainda no relvado e que o Team Manager, enquanto membro que faz a ponte entre plantel de futebol e Administração, fosse imediatamente para o balneário com vista a ajudar a resolver a situação enquanto blindava a informação para não sair para o exterior.
Infelizmente isso não se passou, não sei porquê... Agora o mal está feito e toda a gente sabe o que se passa (em tempo real).
E, entretanto, o Team Manager voltou a ser promovido, ainda que talvez apenas temporariamente, ao que parece... Promoção essa que se calhar é melhor abster-me de comentar.
Saudações Leoninas
Muitas vezes qd acontencem situações destas onde há, claramente, um "bufo" a maioria pensa logo num jogador chateado, aziado, um daqueles q é posto à margem pelo treinador, q não é opção, etc etc. Acho que esta premissa é totalmente errada pq a probabilidade de estar errada é muito alta.
ResponderEliminarMais do q um jogador aziado, a fuga de informação deve ter vindo de um jogador que tem "boa imprensa". Um jogador protegido pela imprensa tem que "pagar" essa protecção. Não pensem só nos aziados..
MSS,
ResponderEliminarPegando no que disse - "enquanto membro que faz a ponte entre plantel de futebol e Administração" - repito a minha mensagem, desta vez com uma pergunta: É essa a sua competência? Mais uma vez, reafirmo, "Team Manager" será provavelmente um termo desadequado para as funções já que as pessoas pensam logo num ele de ligação com a Administração etc.
E sejam quais forem as funções dele, o facto de as coisas virem cá para fora não me parece da sua responsabilidade mas sim do Sporting. Porque se as coisas estão cá fora foi porque alguém que assistiu a isto o quis divulgar - ou lucra em divulga-lo. O sentimento de impunidade nestas situações tem de acabar!
Pensem lá quem é que já por mais do que uma vez fez comentários quanto ao balneário do SCP, não por si mas por interposta pessoa...
SL
Segundo o que em chegou aos ouvidos quem ultrapassou o risco do verbal para o físico foi Liedson.Isto é grave, mt grave, Carvalhal deve estar pelos cabelos, concordo com a demissão de Sá Pinto por motivos mais que óbvios,qt a Liedson é um caso mais bicudo visto ter contrato com o clube,mas a uma pesada multa não pode escapar,já para não falar da mais que óbvia ausência nos convocados nos próximos jogos(sim eu sei vamos a Braga p/ semana...)
ResponderEliminarHugo Malcato,
ResponderEliminarEu não sei ao certo quem lucra em divulgar este tipo de coisas... Mas sei quem já lucrou com (mais) uma promoção hoje.
Não estou a afirmar que foi o promovido a bufar tudo cá para fora, atenção. Estou a constatar que em poucos meses um indivíduo foi promovido duas vezes após duas crises directivas na SAD.