segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O preço certo


Se a transferência de Ronaldo de Manchester provou alguma coisa é que todos os jogadores são transaccionáveis, haja para o efeito o dinheiro necessário. É isso que penso sobre a proposta do Lokomotiv para a compra de Izmailov. Isto é, pelos 6 milhões de euros que hoje são anunciados, nem vale a pena gastarem dinheiro em telefonemas. Para um jogador cujo empréstimo ficou por mais de 1 milhão de euros, mais 4,5 milhões pelo seu passe, acrescidos dos prémios e de 400 mil euros mensais de vencimento, o valor em causa está longe de ser o preço certo. Saldos? É no topo da Av. Augusto de Aguiar... A questão é saber se uma proposta idêntica ou melhor que a actual poderá voltar a estar em cima da mesa. No futebol as convicções valem o que valem, mas creio que sim. Sobretudo se tivermos em linha de conta que o russo tem qualidade para ser muito mais importante e consistente do que tem sido. Basta para tal que o nível colectivo suba e que as lesões não tornem tão intermitentes as suas prestações.

O sucesso de um jogador num clube está longe de depender apenas do próprio. Exemplos mais recentes e sonoros de rotundos falhanços são os de Diego e Luís Fabiano. O tempo e melhores condições para o sucesso trouxeram ao de cima o valor dos dois jogadores brasileiros, como se de azeite em água se tratasse. E quando esse é inquestionável, ele acaba por subsistir acima das adversidades. Contudo, quando um clube contrata um bom jogador, mas as suas características não se enquadram nas necessidades ou no modelo de jogo, está-se mais perto de marcar pelo fracasso a passagem desse jogador pelo clube.

Ao ver o jogo no passado sábado ante um Leixões sem vergonha de jogar com todas as linhas atrás da bola, e perante as nossas dificuldades em fazer funcionar ao marcador, não pude deixar de me questionar que papel está reservado para o francês que agora fomos buscar a Madrid. É ele apenas a primeira abordagem ao mercado no sentido de voltarmos ao 4x3x3, ou veio encarregue da missão, até agora impossível, de fazer par com Liedson? E, olhando para o lote de avançados disponíveis, não faria sentido buscar alguém mais capaz de oferecer soluções também para o jogo aéreo, tendo em conta que grande parte do cariz dos jogos do nosso campeonato, seja em casa ou fora, são em tudo semelhantes aos do passado sábado? Obviamente que não estou a pretender que o Sporting avance para o equívoco do avançado “alto e loiro”, uma vez que a boa execução técnica e a inteligência tendem a sobrepor-se à força bruta.

Quando um clube como o Sporting dá mais de 6 milhões por um jogador é desnecessário deixar uma alínea no contrato “obrigando-o” a ser não só um titular indiscutível mas também a produzir acima da média. É isso que espera Pongolle no tempo em que andar de verde-e-branco. Estará ele à altura da exigência? Era de um jogador como ele que precisávamos?

E temos um problema semelhante com Matias Fernandez, (muito bem lembrado aqui pelo TheLC), que no relvado não tem deixado mais que pequenas amostras do que o seu futebol deixa adivinhar. (Já aqui deixei ficar a minha opinião sobre o recuo de Carvalhal na implantação do 4x3x3, como parecia ser a sua intenção inicial. Num plantel pensado para jogar em losango wathever, e reconhecendo apenas a Pereirinha características de verdadeiro extremo, parece-me uma decisão acertada, que a recente evolução positiva no rendimento da equipa parece querer confirmar.) Mas, voltando a Matias, onde vai ele caber no actual 4x1x3x2?

Izmailov, Pongolle e Matias todos eles têm um preço certo. Veremos quanto vamos pagar por eles.

21 comentários:

  1. No OJOGO (e vale o que vale) diz-se que o Sporting pediu 8 milhões. Agora é pouco, no final da época logo se vê. Não se pode investir cerca de 10 milhões em Janeiro com o intuito de se reequilibrar a aumentar a qualidade da equipa e depois abdicar de Izmailov por menos de 15 milhões (era este o preço que eu colocava na mesa). Além do investimento no jogador, há o tempo que esteve parado e a sua importancia no nosso futebol. Tudo isso são factores a ter em conta.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, LDA

    Izmailov, é um dos meus jogadores preferidos. Seis milhões será muito pouco para a categoria deste jogador russo.

    Um jogador acima da média como é o caso do russo não pode sair ao desbarato. Porque não dobrar a proposta? já seria um começo de conversa.

    Bem sei que depois da lesão, o russo não tem feito exibições de luxo e tem acabado os jogos de "rastos". Será motivo suficiente para vendê-lo?

    PS- o que vocês acham deste Diego Ângelo? (julgo que o Malcato foi o primeiro a falar deste jogador)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia a todos,

    Já por diversas vezes disse que devemos inverter um pensamento que criámos depois de perder certos jogadores logo à primeira. Antes ficávamos sem os jogadores demasiado cedo, o que nos deixava em desespero. Agora ficamos agarrados e perdemos oportunidades.

    Aprecio bastante as qualidades de Izmailov, no entanto, não está a ficar mais novo, continua com propensão para as lesões (alguma vez a perdeu?) e mesmo sendo um jogador talentoso e extremamente profissional, já não é o desequilibrador que foi noutros tempos - sobretudo quando apareceu no Lokomotiv. Assim, penso que se deve ponderar bastante esta situação.

    LC,

    Ironia dos destinos, depois de ter falado algumas vezes em relação ao Diego Ângelo, ontem no jogo com a Académica, num lance onde revelou excesso de confiança e deu uma valente casa para o 1-0 dos "estudantes".

    De qualquer das formas, mantenho a minha opinião: Jovem, possante, alto, forte no jogo aéreo, canhoto e com bom índice de aproveitamento nos lances de bola parada.

    Em tempos, houve quem dissesse que o Pepe não era jogador para o Sporting ou que tecesse inúmeros comentários quanto às primeiras exibições pelos andrades, mas 3 anos depois, é vendido por 15x's mais do que custou...

    ResponderEliminar
  4. "Antes ficávamos sem os jogadores demasiado cedo, o que nos deixava em desespero. Agora ficamos agarrados e perdemos oportunidades."

    Completamente de acordo com esta frase.

    Apesar de ser um fã do russo, para mim a melhor contratação do Sporting nos últimos 5 anos, acho que não deve ser considerado inegociável embora concorde com o Verdão de que se deve dar o sinal de que não está "à venda". Agora se me disserem que algum clube se chegou com uma proposta de 9, 10 ou mais milhões de euros se calhar já pensava duas vezes e por 2 razões principais.
    1º tem 27 anos (faz 28 em Setembro) e se não sair este ano, só teremos mais 1 época para fazer dinheiro a sério com ele. E com jogadores estrangeiros, mantê-los acima dos 29, 30 anos é pedir para sairem a custo zero ou terminarem a carreira em Alvalade. Já o acho um erro com Liedson, e acho-o igualmente com Izmailov;
    2º é um jogador propenso a lesões, não tão chatas como esta última, mas que o tornam um jogador que falha muitos jogos por lesão;

    A preocupação maior seria a substituição do mesmo, mas isso já são outras conversas.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Concordo quando o Hugo diz que "Antes ficávamos sem os jogadores demasiado cedo, o que nos deixava em desespero. Agora ficamos agarrados e perdemos oportunidades." mas tem que ser analisado caso a caso.

    Tendo em conta a preponderância que tem na equipa e respectivo rendimento, como foi comprovado neste período em que não jogou, 6 milhões parece-me um valor demasiado baixo para a sua transferência.

    Neste caso não me parece que seja uma proposta tentadora a ponto de aceita-lá de imediato (ou fazer 1 pouco de forcing). 8 milhões pelo Izmailov já de si parece-me um valor baixo, quanto mais 6 que é aquilo que o JOGO fala que foi oferecido. Se aparecerem a dar 10, aí sim poderia começar a ser interessante. Além disso, é necessário começar desde já a salvaguardar a sua saída e a pensar no possível substituto e reforço do plantel, com o que sobrar da verba.

    Se dessem 4 milhões pelo Djaló, aí sim, nem pensava 2 vezes. Levava-o ao aeroporto e ainda lhe oferecia uma caixa de pastéis de nata. ;)

    ResponderEliminar
  7. A observação do Hugo é pertinente, e a observação do Nelson relativamente à idade é também importante, mas parece-me que 6 milhões não nos devolve o dinheiro gasto no jogador, que, parece-me, não teve nos anos que por cá tem andando, uma produção tão consistente que se possa dizer que retribuíu em rendimento desportivo.

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao Diego Ângelo devo dizer que não tenho ficado muito entusiasmado com o que tenho visto. Pode ser que eu é que tenho tido azar no que tenho visto...

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião 6 milhões é um valor muito baixo para vender o vender, e concrdo completamente com o LDA quando diz que ainda não se "pagou dentro do campo.
    Acho que o Sporting tem que vender jogadores mas, acima de tudo, tem que saber quando e como os vender.
    Não adianta compra pomgolles por 6.5 milhoes e depois vender izmailov e Veloso por valores medianos. Ao menos este já estão adaptados ao nosso futebol e campeonato, enquanto outros são uma incógnita. E não interessa se vem do liverpool ou do brasil e se é craque ou não. Os 2 exemplos do post (fabiano e diego) espelham bem esta realidade.
    Ao contrario do Porto, O Sporting têm perdido o timming e valores nas vendas que faz (exceptuando nani).
    Esta têndencia tem que ser invertida, alguém duvida que Izmailov no Porto era vendido por um valor bem acima desse? bem sei que o Porto tem uma melhor "montra" para mostrar os jogadores mas o que está em causa é a qualidade do jogador em questão.
    Acho que, para o sporting, o jogador vale mais do que este valor, se houvesse uma grande alternativa em carteira (R.micael) acho que se poderia vender, no entanto já sabemos do que a casa gasta, e que estes momentos de compra e venda normalmente são uma incógnita.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Seria mais um excelente acto de gestão.

    Reforçar a equipa e depois vender o nosso melhor jogador.Deixem a equipa crescer e Izma crescerá com ela...até porque finalmente tem um lateral que pode libertar o seu futebol.

    Mas enfim, dos nossos dirigentes já espero tudo.

    ResponderEliminar
  11. Por 15 milhões acho que poderia sair.

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Se dessem 4 milhões pelo Djaló, aí sim, nem pensava 2 vezes. Levava-o ao aeroporto e ainda lhe oferecia uma caixa de pastéis de nata. ;)
    :):):):):):)

    ResponderEliminar
  13. Dina,

    Estava mesmo a pedi-las não estava? :D

    ResponderEliminar
  14. Também acho pertinente essas observações. MAs para mim o "tabu-idade" não conta. Tenho a certeza que todos nós já obeservamos o J. Zanetti do Inter MIlan. TEm 36 anos! mas quem o vê jogar parece que tem 16.

    Izmailov é dos melhores medios que já passaram pelo Sporting.
    Eu penso também no plano desportivo e não me faz especie nenhuma ver o Liedson & Izmailov acabarem a carreira no Sporting, por exemplo. Ok, os elevados salários e tal. Mas quando se é bom isso não conta & depois há sempre acertos que se podem fazer com o evoluir da idade.

    O que nao abona em favor do russo (e agora contradizendo-me) são sem dúvida as suas lesões.

    6 milhões por um jogador destes? só podem estar a brincar.
    Totalmente de acordo com o Lda, quando este diz que os 6 milhoes nao pagam o investimento que o Sporting fez.

    Jvl,

    pasteis de nata oferecia era ao Abel com um bilhete só de ida.

    Os teus "amigos" Grimi e Djaló ainda vais ter que os gramar mais pouco :D

    ResponderEliminar
  15. Caros,

    Atenção que não estou a dizer que se deve "correr" com o jogador à mais pequena oportunidade, mas por vezes, quem tudo quer...

    Há pouco tempo escrevi aqui um texto indicando uma extensa lista de jogadores que custaram balúrdios ao Sporting e depois o nosso clube teve retorno zero.

    Pessoalmente e do ponto de vista desportivo, gostaria de continuar com este jogador no nosso plantel. Por outro lado, ao "guarda-lo" corremos o risco de um dia poder vir a ser outro Niculae ou outro Tinga. Espero ter sido mais claro na minha opinião.

    SL

    ResponderEliminar
  16. The LC,

    Infelizmente terei. Quanto ao Abel, custa-me muito menos tê-lo no plantel que ao Grimi.

    Apesar do que disse anteriormente, não me causa grande confusão ou apreensão, ter jogadores da qualidade do Izma ou do Liedson a acabarem a carreira no SCP.
    Se aparecer uma proposta irrecusável, é vendê-los; se não, mantê-los.

    O que me custa, é ter propostas irrecusáveis, recusadas. Djaló, Custódio e Douala são bons exemplos.

    ResponderEliminar
  17. 6 milhões por Izmailov era de comprar!

    Qualquer coisa menos de 12 milhões só dá direito a um passeio pelo museu para saber com quem estão a falar.

    Abel pode ser muito útil ao Sporting (e o Sporting a ele) como segunda linha, aquilo que já não lhe podemos pedir é para ser titular.

    Mas oferecer não é crime e pedir muito menos.

    Por falar nisso, alguém viu ontem o Ronny?

    ResponderEliminar
  18. *Observamos e não obeservamos perdão.

    ResponderEliminar
  19. Apesar de seguidor do blogue qs não comento mas hoje tem que ser, pq eu li o artigo até ao fim, ao contrário dos restantes. Gosto do artigo mas é um desperdicio para um blogue pq aqui só interessam as 1ª linhas e os comentários provam-no.

    O titulo do post podia mt bem ser os 3 duques...

    1- Izmailov, uma espécie de Postiga russo: caro, mt parra pouca uva, conhece melhor a marquesa do dep. médico que o relvado. Pronto, marcou um golo que deu 1 taça, fiquemos com ele até Lenine ressuscitar. O Djaló não vale nada mas marcou mais golos e também importantes e é mt mais barato.

    2-Pongolle é uma incógnita e quem dá 6,5 por uma incógnita?

    3- Matias foi um desperdício bentiano. Só os sul-americanos jogam com 10 à antiga, dos q traçam um circulo no relvado e dele não saem. É bom jogador mas é um ugrade ligeiro upgrade do Romagnoli por 3,5.

    Já ganhei ao poker com um trio de duques, mas normalmente é para perder dinheiro.

    ResponderEliminar
  20. cascavel,

    É algo que aconselho: ler os posts até ao fim. Os comentários também, se for para responder a algo do qual se discorda.

    Comparar o número de golos do Djaló com o Izmailov é o mesmo que comparar o número de assistências do Moutinho com as do Carriço.
    A diferença entre o Izmailov e o Djaló é uma e bem simples: o russo tem muita qualidade, o Djaló não.

    Pongolle foi realmente muito caro e não me parece que Matías tenha sido um desperdício mas sim retirá-lo da equipa, quando começava a marcar e a render mais.

    Também já ganhei ao poker com a carta mais alta sendo um J mas as probabilidades de isso voltar a acontecer, são bastante reduzidas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)